sábado, 8 de abril de 2017

TERRORISMO ETA já revelou a localização de depósitos secretos de armas

A ETA já entregou à polícia francesa as referências de geolocalização de 12 depósitos secretos de armas que estão todos situados no departamento 64 de França, nos Pirenéus Atlânticos.
Foto: REUTERS/Regis Duvignau
Vários órgãos de comunicação social franceses e espanhóis citam que a informação foi dada por "fontes da luta antiterrorista" que não afastaram totalmente a possibilidade de a organização basca ainda ter depósitos de armas escondidos.
A ETA anunciou em fevereiro que iria proceder hoje ao seu desarmamento "total e sem condições" e organiza em Bayonne, cidade francesa na fronteira com Espanha, várias ações para assinalar esse desarmamento.
As cerimónias começam às 10:30 (09:30 em Lisboa) com a projeção no cinema Atlanta da curta-metragem "A paz agora, uma exigência popular", do realizador Thomas Lacoste, que aborda o processo de desarmamento da ETA através do grupo Louhossoa, os autodenominados "artesãos da paz".
Depois da estreia do filme, terá lugar na mesma sala um colóquio com Thomas Lacoste, o professor de Direito Jean-Pierre Massias e o juiz e membro do comité de Direitos Humanos das Nações Unidas Louis Joinet.
Às 12:00 (11:00 em Lisboa) haverá uma mesa redonda numa tenda instalada junto à esplanada Roland Barthes com a participação do ex-conselheiro basco e atual porta-voz da organização a favor dos presos da ETA Sare, Joseba Azkarraga, a antropóloga membro do Foro Social permanente Aitzpea Leizaola e o ex-juiz e assessor das Nações Unidas Philippe Texier.
Finalmente, às 15:00 locais (14:00 em Lisboa) está prevista a realização de uma "grande concentração" de cidadãos.
Os governos espanhol e francês olham para esta cerimónia com desconfiança, recusando contribuir para branquear o passado da ETA, que acusam de ter morto mais de 800 pessoas.
O executivo de Madrid declarou na sexta-feira que "não espera nada" da cerimónia para assinalar o desarmamento da ETA, assegurando que a organização separatista basca "não terá nenhum benefício político".
O porta-voz do executivo espanhol sublinhou que a ETA deve "desarmar-se, dissolver-se, pedir perdão [pelos mortos] e ajudar a clarificar os crimes que não estão clarificados".
A organização foi criada em 1959, durante a época da ditadura franquista, renunciou à luta armada em 2011, depois de mais de 40 anos de atos de violência em nome da independência do País Basco e de Navarra.
A ETA, organização considerada "terrorista" pela União Europeia, recusava até agora o seu desarmamento e a sua dissolução, pedidas por Madrid e Paris, exigindo o início de negociações para libertar os seus membros presos (cerca de 360, dos quais 75 em França).
Fonte: TSF

Eu, Psicóloga: Saiba como agir em caso de assédio sexual

Andar pelas ruas e ouvir um comentário obsceno sobre o seu corpo é um elogio? Ouvir uma cantada no ambiente de trabalho é algo natural? Ser “encoxada” no transporte público faz mesmo parte da rotina das grandes cidades? A resposta para todas essas perguntas é NÃO. Tudo isso é assédio sexual.



O que é assédio sexual?

O assédio sexual é uma manifestação sensual ou sexual, alheia à vontade da pessoa a quem se dirige. Ou seja, abordagens grosseiras, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham, amedrontam. É essencial que qualquer investida sexual tenha o consentimento da outra parte, o que não acontece quando uma mulher leva uma cantada ofensiva.

Porque devemos denunciar o assédio?

Dizer não ao assédio é não aceitar mais que mulheres sejam vistas como objetos sexuais passivos ou como vítimas frágeis do poder dos homens. Dizer não ao assédio é afirmar que as mulheres podem e devem ter controle sobre a própria sexualidade. É mostrar que podemos igualar a voz e o poder da mulher na sociedade, é não submeter as mulheres aos papéis sociais tradicionais.

As consequências

O assédio sexual tem causado impactos sérios e negativos na saúde física e emocional das mulheres. Entre os efeitos negativos relatados pelas vítimas, os mais citados são: ansiedade, depressão, perda ou ganho de peso, dores de cabeça, estresse e distúrbios do sono. Além disso, muitas delas podam sua própria liberdade e seu direito de escolha - deixando de usar uma roupa ou de cruzar uma praça, por exemplo - por medo de sofrer tais abordagens.

A raiz do problema

O que está por trás do assédio não é uma vontade de fazer um elogio. Na verdade, esse comportamento é principalmente uma tentativa de demonstrar poder e intimidar a mulher. E pode acontecer com qualquer tipo de mulher, independente da roupa que ela usa, do local onde ela está, da sua aparência física ou do seu comportamento. Ou seja, a culpa e a responsabilidade pelo assédio é sempre do assediador.

Assédio sexual versus paquera

As cantadas ou os assédios físicos não são uma forma de conhecer pessoas para um relacionamento íntimo. Uma paquera acontece com consentimento de ambas as partes: é uma tentativa legítima de criar uma conexão com alguém que você conhece e estima. Por outro lado, o assédio nunca leva a uma intimidade maior.

O sujeito que grita para uma mulher na rua de dentro do seu carro jamais quer ouvir a opinião da outra parte. Ele quer apenas se impor sobre ela. Quem confunde assédio sexual com paquera quer, na verdade, causar confusão justamente para poder continuar a fazer o que quiser sem dor na consciência. Paquera não causa medo e nem angústia. O mais importante é buscar o consentimento e aceitar “não” como resposta.

As roupas das mulheres

É errado achar que uma peça de roupa seja um sinal verde para qualquer tipo de violência sexual, inclusive a verbal. Todos têm o direito de sair de casa da maneira como preferirem, no horário que desejarem e para onde quiserem, sem temer qualquer tipo de abordagem grosseira.

Casas noturnas

Normalmente, as pessoas acreditam que, em casas noturnas, onde o ambiente é mais descontra- ído, é aceitável assediar as mulheres. Essa ideia precisa mudar. O consentimento deve ser dado de livre e espontânea vontade, antes do ato sexual. É importante lembrarmos que o consentimento não é a ausência de “não” ou o silêncio.

O assédio sexual, segundo a lei

O assédio sexual pode ser configurado como crime, de acordo com o comportamento do assediador. Vejamos:

Assédio sexual: O assédio caracteriza-se por constrangimentos e ameaças com a finalidade de obter favores sexuais feita por alguém de posição superior à vítima. (conforme Art. 216-A.do Código Penal)

Importunação ofensiva ao pudor: é o assédio verbal, quando alguém diz coisas desagradáveis e/ou invasivas (as famosas “cantadas”) ou faz ameaças. Tais condutas também são formas de agressão e devem ser coibidas e denunciadas. (Conforme Art. 61 da Lei nº 3688/1941)

Estupro: tocar as partes íntimas de alguém sem consentimento também pode ser enquadrado como estupro, dentre outros comportamentos. (Conforme Art. 213 do Código Penal: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso)

Ato obsceno: é quando alguém pratica uma ação de cunho sexual (como por exemplo, exibe seus genitais) em local público, a fim de constranger ou ameaçar alguém. (Conforme Art. 233 do Código Penal)

O que uma mulher deve fazer quando recebe uma cantada?

Não há um protocolo para essa situação – mesmo porque muitas mulheres afirmam ter medo de sofrer violências piores ao reagir negativamente a uma abordagem.

Denúncias formais

Agir imediatamente em locais públicos:

A vítima de assédio sexual poderá denunciar o ofensor imediatamente, procurando um policial militar mais próximo ou segurança do local, caso esteja em um ambiente privado ou transporte público (exemplo: praças, faculdades, eventos, metrô). A vítima deve identificar o assediador, gravando suas características físicas e trajes, ou até mesmo tirando uma foto deste, que em casos recorrentes, poderá auxiliar as autoridades na identificação do sujeito.

Caso precise de ajuda, você pode procurar:

Delegacia de Defesa da Mulher (www.policiacivil.sp.gov.br)

Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher)

Secretaria de Políticas para as Mulheres: ouvidoria@spm.gov.br e spmulheres@spmulheres.gov.br

Metrô de São Paulo: envie um SMS para (11) 97333-2252.

CPTM: envie um SMS para (11) 97150-4949

Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública Rua Boa Vista, 103, 10º andar, São Paulo/SP, tel. (11) 3101-0155, ramal 233 ou 238, e-mail: núcleo.mulher@defensoria.sp.gov.br


Este conteúdo foi extraído do site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e está disponível em pdf neste link

O que é a Matrix? A sociedade de consumo por Marx e Baudrillard



  
O que é a Matrix? Essa é a pergunta feita por Neo, mas de tão intrigante que é, o telespectador atento a internaliza como sua e, assim, passa a questionar-se. Morpheus, o grande filósofo da obra cinematográfica, diz em dado momento a Neo que somente ele pode descobrir, de fato, o que é a Matrix, do mesmo modo, que somente cada um de nós pode descobrir essa verdade.
“Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo”.
Sendo assim, a descoberta da realidade é um ato individual, ainda que possa ser influenciado por outrem, e que depende de vontade e coragem. É muito mais fácil permanecer seguindo a rotina cotidiana, fazendo parte de uma engrenagem, como gostam de falar os positivistas. A dificuldade reside em enfrentar as condições dadas, a fim de que se possa atingir a consciência do real, tornando-se um inadequado social.
A escolha entre a pílula azul e a vermelha é o que determina se você quer saber o que é a Matrix. Se você decidiu pela pílula azul, por favor, não continue. Caso, ainda esteja lendo, escolheu a vermelha. Sábia escolha. Seguem as palavras de Morpheus sobre o que é a Matrix:
Neo: O que é a Matrix?
Morpheus: Você quer saber o que é a Matrix? Matrix está em toda parte […] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade.
Neo: Que verdade?
Morpheus: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em um cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para a sua mente.
A Matrix, dessa forma, é a construção artificial de uma realidade que se reveste de aparências determinadas pela nossa mente. É uma hiper-realidade, uma espetacularização, dada pelos dominantes e que aceitamos como verdadeira. Como prisão “tradicional”, haveria repulsa e todos combateriam tal prisão. No entanto, quando se criam gaiolas enfeitadas e cheias de distrações, passamos a não perceber (ou não querer perceber) que, embora existam “atrativos”, ainda estamos em uma prisão. E como toda prisão, há controle, coerção e cerceamento de liberdade.
Todos os elementos que formam a Matrix não passam de manipulações sígnicas feita por aqueles que detêm o monopólio das relações de força, para usar um termo de Foucault, e que nós aceitamos como verdadeiras. Assim, internalizamos as coisas a partir de seu valor simbólico, o que leva, por consequência, a um mundo de simulacros.
Embora, o simulacro seja uma versão simulada da realidade, a sua construção se dá de uma forma tão cuidadosa que a ilusão passa a substituir o real no imaginário das pessoas. Estas ficam condicionadas de tal maneira que se recusam a aceitar que aquele mundo é apenas uma ilusão. Morpheus chega a alertar Neo para isso, afirmando-lhe que alguns indivíduos estão tão habituados àquela realidade que defenderão o sistema.
Esse fato demonstra que a força do dominante consiste no nosso consentimento, uma vez que aceitamos uma realidade que nós é passada sem o menor poder de questionamento. Pelo contrário, procuramos aumentar a nossa dependência e alienação ao sistema, o que em uma sociedade de consumo, obviamente demonstra-se pelo consumismo.
A de se considerar que o problema não é o consumo, mas sim, o valor simbólico que é dado às mercadorias, criando a hiper-realidade da Matrix. Essas ideias de Baudrillard podem ser percebidas também em Marx, a saber, na relação de fetichismo da mercadoria, em que as pessoas passam a atribuir às mercadorias um valor quase divino, as consumindo pela sua transcendência, isto é, pela capacidade que certas mercadorias têm de elevar o indivíduo perante os outros.
O que não percebemos (ou não queremos perceber), mais uma vez, é que a Matrix, a nossa sociedade consumista, cria um exército de servos voluntários, que aceita os grilhões impostos pelos dominantes através da publicidade, como se fossem soluções mágicas de felicidade. Tomando suas pílulas azuis todos os dias, distanciam-se de si mesmos e, portanto, do autoconhecimento, tão necessário à libertação, já que, como dito, a libertação é individual e se o indivíduo não busca autoconhecer-se a fim de pensar de forma crítica o mundo que o circunda, torna-se impossível enxergar a Matrix.
A decisão entre sair ou permanecer na caverna é difícil desde Platão. Entretanto, a coragem é o que separa as almas livres dos meros autômatos que nos tornamos. A coragem é que faz um homem decidir tomar a pílula vermelha e livrar-se das amarras que tornam o mundo mais “bonito”. A coragem é que faz o homem manter-se erguido percebendo a decadência da humanidade fora da hiper-realidade. A coragem é o que permite que alguns homens lutem pela liberdade daqueles que se acham livres por poderem escolher entre o Bob’s e o McDonald’s. A coragem é o que falta para aqueles que insistem em continuar em dobrar a colher e não percebem que são eles que se dobram, pois como disse Goethe:
“Não existe pior escravo do que aquele que falsamente acredita estar livre.”

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ENSAIO SOBRE O INDIVIDUALISMO” DE FILIPE CALHAU NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VAGOS

A Biblioteca Municipal de Vagos recebe hoje, dia 8 de abril de 2017, pelas 17h00, a apresentação do livro "Ensaio Sobre o Individualismo" de Filipe Calhau.
Sobre o autor: 
Filipe Calhau nasceu a 12 de fevereiro de 1991 é natural de São João da Madeira e reside em Vagos. É licenciado em Filosofia pelas Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
“Este projeto é transversal a muitas áreas de saber, como: Filosofia, antropologia, teologia, autoajuda, espiritualidade, sociologia, psicologia, linguística, política, ética, direito, etc. Porquanto que, tudo o que tenha a ver, direta ou indiretamente, com a “Individualidade”, deve ser abordado pela Individualogia, para o “Individualismo”.
Sempre me interessei por temas como, autoajuda e espiritualidade, filosofia e ciência, psicologia e teologia, etc. Portanto, este projeto é um condensado de toda a herança adquirida, atendendo a luz do meu próprio entendimento, da minha própria singularidade identitária.”
Sinopse:
Este livro é um ensaio, é um ensaio da Individualogia. É um ensaio para o "Individualismo". É um ensaio, porque ensaia, na consciência de que é um ensaio, com abertura para outros ensaios. Não tenho interesse que tenha uma estrutura fechada. Tenho interesse que tenha uma estrutura aberta, para aberturas. É um ensaio na abertura para mais questões e mais respostas.


ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM EM PENELA NO 2º TRILHO DO INFANTE

Numa organização conjunta da Associação Infante Dom Pedro e dos Bombeiros Voluntários de Penela, realizou-se no passado dia 2 de Abril, pelas terras do concelho de Penela o 2º Trilho do Infante, nomeadamente um Mini-Trail  na distância de 11 km, um Trail de 22 km e um Ultra Trail de 44km, que decorreu num ambiente  natural, sobre as paisagens das serras da Lousã e Serra do Sicó, levando os participantes a passar pela Cascata da Pedra da Ferida, Castelo de Penela, Louçainha, São João do Deserto entre outros locais do concelho.
Participaram nesta prova 7 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Eduardo Moreira Ricardo Aguiar, João Lucas, Pedro Cardoso, Tiago Gregório, José Santos e Dora Neves.
No final da competição na classificação geral do Mini -Trail, Eduardo Moreira classificou-se na 15ª posição, da classificação geral e em 8 º lugar no escalão de seniores, gastando 01.06.18, para percorrer os 11 km do percurso delineado para esta competição, seguido por Ricardo Aguiar, que gastou 01.06.53, classificando-se na geral na 16ª posição e em 6º lugar no escalão M40, Tiago Gregório, com 01.11.21, ocupando na geral a 27ª posição e o 13º lugar no escalão de séniores, seguido por José Santos que se classificou no 28º lugar na geral, e em 12º no escalão M 40, gastando 01.11.23 a percorrer a distância, Pedro Cardoso com 01.12.48, classificou-se na 39ª posição e em 15º no escalão de M 40,  João lucas com 01.23.56, classificou-se no 113º na geral e em 35º no escalão M40 e Dora Neves na 219º posição da geral e 15º no escalão de F40, perfazendo o tempo de 1.40.37. para percorrer a distância da prova.

Foto:  A.S.S.S.C.C

Havemos de ir a Mafra – e, quem sabe, à Costa Rica

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Lembro-me muito bem de ter lido o Memorial do Convento e de ter pensado que era um livro fantástico. E também me lembro muito bem de ter ido ao Palácio Nacional de Mafra, uns anos depois, e de ter pensado que era um monumento fantástico. Agora que a Mara Gonçalves nos traz histórias subterrâneas– literalmente – deste que é um dos mais importantes testemunhos do barroco em Portugal fiquei com vontade de lá voltar. Duas vezes na vida não chegam para absorver tudo o que se conta por entre as paredes grossas do palácio, da basílica e do convento. O facto de o monumental edificado celebrar este 2017 o seu tricentenário é motivo mais do que suficiente para um regresso. Não apenas ao palácio, mas também à Tapada, à Ericeira, às quintas que povoam este concelho que se divide entre a terra e o mar, o pão e o vinho, o construído pelo homem e o criado pela natureza. Apanhe, então, a boleia da Mara e do Nuno Ferreira Santos, que, por sua vez, passearam por Mafra com o director do palácio, Mário Pereira, e escreva assim na sua agenda: “Havemos de ir a Mafra.”
Ou a Santa Maria da Feira, se quiser aproveitar a sugestão da Alexandra Couto, que dormiu no novíssimo Hostel da Praça e constatou que a cidade ficou a ganhar, e muito, com esta nova unidade de alojamento. É que a Praça da República beneficiou de um arranjo urbanístico que “permite mobilidade para todos” e mostra-se agora de cara lavada. Por outro lado, numa cidade dominada largamente pelo seu incontornável evento de recriação histórica, a Viagem Medieval, este Hostel da Praça “respira ares de cosmopolitismo porque prefere evocar metrópoles como Tóquio, Nova Iorque ou Melbourne”, escreve a Alexandra. Vá conferir – e não se esqueça que a Feira é célebre pelas suas fogaças e caladinhos.
Estando por esses lados é mais um tirinho até Sever do Vouga, onde o José Augusto Moreira se sentou à mesa do restaurante Santiago e voltou com as melhores referências. Desde logo pela incrível vista voltada ao rio, “num cenário único enquadrado pelo amplo arco da velha ponte do comboio, pequenas bateiras e vegetação luxuriante”. E depois, claro, há comidinha da boa, entre o sável e a lampreia, o cabritinho na lenha e o polvo com migas de batata e couve. Está tudo dito, não está?
Quase. Guardei para o fim uma daquelas viagens que nos fazem sonhar. É à Costa Rica, mais concretamente ao Parque Nacional Manuel Antonio, um jardim com vista para o Pacífico. Foi o Antonino Ribeiro quem andou por lá, entre um número respeitável de pássaros e mamíferos, densa vegetação e praias de sonho, com areias douradas e águas azuis. Não dá vontade de fazer já a mala?
É tudo por hoje, marcamos encontro para a semana. Até lá, boas viagens, e visite-nos sempre.

Hora de Fecho: A noite que matou João Jorge deu-me um romance

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O meu primo foi morto há trinta anos no Vale da Amoreira. "Hoje Estarás Comigo no Paraíso" começou como um livro de não-ficção para recuperar os factos. Esta é a história de como esse plano mudou.
Um grupo de cerca de mil jovens portugueses que estavam em Benalmadena, sul de Espanha, na viagem de finalistas, foram expulsos do hotel devido a desacatos. Estão de regresso com escolta da PSP.
A ETA revelou às autoridades francesas oito depósitos onde estavam guardadas 120 armas a três toneladas de explosivos. Organização separatista basca promete desarmamento total.
Ministro das Finanças alemão defende o presidente do Eurogrupo. Wolfgang Schäuble diz que não viu nenhum insulto nas declarações de Jeroen Dijsselbloem e considera explicações já dadas suficientes.
O capitão do Benfica assinou este sábado a renovação do seu contrato com o Benfica, clube onde vai jogar até 2018. Luisão joga no Benfica desde 2003.
A Havas Media Group perguntou a 12 mil portugueses quais eram as mais marcas que fariam mais diferença nas suas vidas. A Google é a que mais valorizam. Mas também há a Olá ou a Mimosa.
Presidente da EDP diz que o seu salário e os prémios de gestão só dizem respeito aos acionistas. António Mexia avisa que interferir com iniciativa privada, limitando os salários, trará pobreza.
Nuno Vasconcellos só teria uma mota de água em seu nome quando foi executado por uma dívida de 9,7 milhões ao BCP, conta o Expresso. Empresário foi declarado insolvente em Portugal já este ano.
A menina indiana que foi resgatada da selva não deve ter crescido entre macacos, depois de o seu comportamento ter demonstrado alterações desde que foi internada. Terá sido abandonada pela família.
Depois de Tom Ford e Marc Jacobs se recusarem a vestir a primeira-dama, Melania escolheu um Dolce & Gabbana para o retrato oficial da Casa Branca. Afinal quem anda a vestir a mulher de Trump?
Devia ser Kona, mas afinal vai ser Kauai. Esta é a denominação, só para o mercado português, do futuro SUV compacto da Hyundai. Resta aguardar pela data de lançamento, que deverá ser ainda em 2017. 
Opinião

Alberto Gonçalves
De vez em quando, do alto da montanha de livros e merchandising partidário que acolhe na Marmeleira (?), Pacheco Pereira olha para baixo e deprime-se. Voltou a acontecer esta semana

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Sem nenhuma prova, infama-se a justiça eclesial, que se acusa de corrupta, ao sugerir que as declarações de nulidade matrimonial se compram e vendem…

Rui Ramos
O mercado do arrendamento em Lisboa ainda não funciona para todos, e está a ser perturbado pelo turismo. Mas um novo congelamento de rendas só poderá ter o resultado funesto dos anteriores.

Diana Soller
A intervenção na Síria é um ataque punitivo. Não foi por acaso que os bombardeamentos aconteceram no dia em que o Ministério da Saúde turco confirmou que as vítimas foram atingidas por armas químicas.

José Milhazes
Ao envolver-se cada vez mais na guerra na Síria e noutros conflitos no Médio Oriente Vladimir Putin sabia que iria sujeitar todo o seu país a novos perigos, principalmente ao terrorismo islâmico.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Mil estudantes portugueses expulsos de Espanha por mau comportamento

Mil estudantes portugueses expulsos de Benalmádena por desacatos
Os alunos do ensino secundário estavam instalados no sul de Espanha, a participar numa viagem de finalistas. Metade já está de regresso a Portugal.
Mil estudantes portugueses do ensino secundário foram expulsos de uma unidade hoteleira em Benalmádena, sul de Espanha, por desacatos e mau comportamento, disse à Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.
Os jovens encontravam-se naquela estância turística a participar numa viagem de finalistas do ensino secundário.
Segundo fonte da PSP, metade dos mil estudantes já saíram do hotel de regresso a Portugal.
A polícia portuguesa está a acompanhar o caso em colaboração com as autoridades espanholas.
Resultado de imagem para Mil estudantes portugueses expulsos de Espanha por mau comportamento
A notícia foi hoje avançada pelo jornal Correio da Manhã.
Milhares de estudantes do ensino secundário portugueses estão em várias localidades do sul, de Espanha em viagens de finalistas.
Benalmádena, Marina D'Or e Punta da Umbria são alguns dos destinos escolhidos.
Fonte: Lusa
Foto: © iStock

Comentário: a irreverência destes meninos não tem limites? Sabe-se lá com que sacrifícios alguns conseguiram reunir o dinheiro necessário para participar no evento, agora regressam com uma mochila recheada de vergonha.

J. Carlos

Marcelo promulga lei das entidades reguladoras com "reticências" sobre salários

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O diploma suscita algumas reticências ao Presidente da República, nomeadamente quanto ao valor das remunerações, que Marcelo Rebelo de Sousa considera ainda muito elevado tendo em consideração o abono que se soma ao vencimento.

O Presidente da República promulgou o diploma do parlamento que procede à primeira alteração à lei-quadro das entidades reguladoras, anunciou hoje a presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa coloca ainda algumas reticências "à aparente não aplicação dos limites aos titulares em funções à data de entrada em vigor do novo regime legal, à discrepância que pode, eventualmente, vir a existir entre titulares, uns designados após a aludida entrada em vigor e outros em funções antes dela".

No entanto, acrescenta a nota da presidência, "atendendo a que o novo regime é mais contido e uniforme que o anterior, o Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que procede à primeira alteração à lei-quadro das entidades reguladoras".

A revisão da lei-quadro das entidades reguladoras, diploma que partiu de um projeto do PEV e que teve veemente oposição do PSD e CDS-PP, foi aprovado a 03 de março pela esquerda parlamentar e o PAN.

O texto final determina que a Assembleia da República passa a poder recomendar que, por resolução dos Conselho de ministros, haja lugar à dissolução dos conselhos de administração das entidades reguladoras e inclui a definição de um teto para os salários dos seus administradores.

As remunerações dos gestores ficam limitadas a um valor que não chega aos 12 mil euros mensais.

Fonte: DN

"Fui agredido e pedi aos miúdos para não saírem do balneário"

André Teixeira, treinador dos Sub-11 do Gondomar, relatou o que sucedeu no jogo com o Sousense.
André Teixeira, treinador dos Sub-11 do Gondomar que venceram por 5-2 no vizinho Sousense, confirmou o clima quente com que terminou o encontro.
"No final do jogo houve alguma troca de galhardetes entre o diretor do Sousense, que me insultou o jogo todo e decidiu avançar para mim, eu não lhe respondi e, no meio da confusão toda, vieram pais atrás de mim, fechando-me no balneário, agarram-me pela camisola, tenho alguns arranhões, inclusive algumas pessoas do Sousense empurraram-me para dentro do balneário para me proteger, não tive nenhum comentário durante o jogo, apenas me insultaram durante toda a partida. Deixei-me ficar quieto e depois fui agredido com alguns empurrões no meio da confusão", afirmou, a O JOGO.
Entretanto fechei-me dentro do balneário, pedi aos miúdos para não saírem e com a chegada da polícia permitiu que os miúdos fossem saindo com os pais e a autoridade tomou conta da ocorrência e consegui sair tranquilamente com a chegada da polícia", relatou-
Fonte: O Jogo