terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Câmara de Anadia adquire dois veículos elétricos


O Município de Anadia vai adquirir duas viaturas ligeiras de passageiros elétricas, num investimento que ronda os 60 mil euros. A aquisição surge na sequência de duas candidaturas apresentadas pela Autarquia ao Fundo Ambiental que irão comparticipar as viaturas em 50 por cento.

Com esta aquisição, o Município pretende contribuir para um meio ambiente mais sustentável, promovendo a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Município, reduzindo assim as emissões poluentes.

Ao abrigo das candidaturas aprovadas pelo Fundo Ambiental, a Câmara de Anadia irá proceder ao abate de dois veículos ligeiros com mais de 10 anos.

À semelhança de várias outras medidas que o Município tem vindo a implementar para a promoção da sustentabilidade ambiental no concelho, e dando continuidade à renovação da frota automóvel, a autarquia propõe-se assim adquirir estes veículos elétricos. Com esta aquisição é sua pretensão contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono e consequente crescimento verde e redução da pegada ecológica, por forma a tornar os serviços mais eficientes do ponto de vista ambiental.

Carnaval na Madeira com fecho do comércio às 17:00 e recolher obrigatório às 18:00


O Governo da Madeira vai alterar as regras de confinamento "durante toda a semana" do Carnaval, com o encerramento das atividades comerciais às 17:00 e recolher obrigatório às 18:00, anunciou hoje o presidente do executivo regional.

"Vamos alterar as regras em vigor que estão na resolução relativamente ao encerramento das atividades" devido à pandemia de covid-19, afirmou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita que efetuou à construção de um caminho agrícola no concelho de Câmara de Lobos, contíguo a oeste do Funchal.

O governante adiantou que a decisão será tomada na reunião do Conselho do Governo, que se realiza na quinta-feira, e vai estipular "o encerramento, durante toda a semana, das atividades às 17:00 e recolher obrigatório às 18:00".

Esta medida "tem em vista a prevenção das festas e convívios de Carnaval", disse.

No Conselho do Governo Regional de 28 de janeiro foi aprovada uma resolução que prolongou as medidas de confinamento em vigor até 21 de fevereiro, entre as quais o recolher obrigatório e a suspensão das aulas presenciais para os alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário.

O recolher obrigatório está estipulado entre as 19:00 e as 05:00 nos dias de semana e das 18:00 às 05:00 aos fins de semana.

As atividades de natureza industrial, comercial e de serviços têm também de respeitar os horários do recolher obrigatório, sendo permitido o funcionamento dos restaurantes até às 22:00 exclusivamente para a confeção de refeições para entrega ao domicílio.

Miguel Albuquerque considerou ser "fundamental que neste momento [Carnaval] não existam convívios nenhuns, que se reduzam os contactos, que não existam festas, nem públicas, nem particulares", para que seja possível continuar a conter a pandemia de covid-19 na região.

O executivo da Madeira também já cancelou todo o programa de Carnaval e o cartaz turístico.

Apesar destas medidas mais restritivas, o Governo Regional deliberou em 05 de fevereiro manter a tolerância de ponto concedida há décadas aos funcionários da administração pública regional no dia de Carnaval, 16 de fevereiro, ao contrário do que fez o executivo nacional.

Miguel Albuquerque justificou que a tolerância é já uma das "expectativas" da população do arquipélago, nomeadamente no setor da educação e outros setores de atividade, salientando que "as regras de prevenção e contenção da pandemia continuam em vigor".

"É evidente que as épocas festivas são sempre com propensão natural das pessoas para conviverem mais ao realizarem festas e se juntarem, mas a ideia é prevenir e evitar isso", acrescentou.

O presidente do governo madeirense também contrariou as notícias que indicam que a região tem o maior índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV, segundo revelou o Instituto Nacional Ricardo Jorge.

"Vejam qual a região que testa mais", realçou.
Miguel Albuquerque referiu que a Madeira podia ter um "Rt baixo", bastando para tal "fechar tudo, entrar tudo em confinamento, e não manter a economia como está a manter".

Os últimos dados revelados segunda-feira pela Direção Regional de Saúde indicam que a Madeira registou mais 83 novos casos de covid-19 e uma morte, elevando para 55 o número de óbitos na região devido ao novo coronavírus desde o início da pandemia

Segundo o boletim diário da DRS, desde domingo recuperaram da doença 72 pessoas e estão ativos na região 1.809 casos de infeção.

Lusa

Onde fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro em 2021

ADASCA (Aveiro) informa as datas das sessões de colheitas de sangue a realizar no seu Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. piso, Rua de Ovar:
-Fevereiro 10, 12, 17, 19, 24 e 26
- Dia 28 (Domingo) entre as 9 e as 13 horas no Salão da Junta de Freguesia de Cacia.
-Marco 3, 5, 10, 12,17, 19, 24 e 31
- A brigada agendada para o dia 26 (6ª. feira) transitou para dia 27 e vai decorrer no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro com entrada pela retaguarda.
Caros amigos, não faltam oportunidades para aderir à dádiva de sangue, assim haja vontade. Dar sangue não engorda, não cria habituação nem emagrece, bem pelo contrário, faz bem à saúde.
Aconselhamos a aceder ao site www.adasca.pt + http://www.adasca.pt/como-dar-sangue
Compareçam, partilhem.
A despistagem é feita no local da colheita de sangue, basta que o candidato à dádiva seja sincero nas resposta: 
1) teve tosse, dores musculares, dores de cabeça, fraqueza, ou dificuldade em respirar? 
2) Teve algum contato próximo com caso suspeito ou positivo? 
3) Viajou, reside ou trabalha em zonas com foco de transmissão ativa? Em função das resposta sim ou não é tomada uma decisão.

CEARTE com dezenas de cursos online gratuitos

 

Nestes tempos de confinamento, o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património, reforçou largamente a sua oferta de cursos on-line, para diferentes públicos e em diferentes áreas de formação.

Os cursos têm a qualidade que é reconhecida à formação do CEARTE, pois o Centro tem formadores com conhecimentos e formação em metodologias de formação e-learning, tem desenvolvido conteúdos pedagógicos e diversas matérias de apoio aos formandos adaptados à Formação à distância, utiliza a plataforma Zoom que permite uma boa interação entre formandos e formadores nas sessões síncronas e um repositório para as sessões assíncronas.

Reforçando os objetivos da formação ter a máxima qualidade, o CEARTE adota mecanismo de acompanhamento técnico pedagógicos específicos para a formação online, desde as evidencias de sumários, presenças e avaliações mas também ao acompanhamento pelo Coordenador e Técnico de Informática a todos os formandos com maiores dificuldades ao nível da literacia digital, até à certificação dos cursos.

Os cursos são, na sua generalidade, gratuitos, as sessões síncronas (em que o formando está online com o formador) decorrem normalmente em horário pós-laboral e as assíncronas (tempos de formação autónoma, para o formando desenvolver trabalhos solicitados pelo formador) poderão ser nos horários mais convenientes para os formandos. São cursos reconhecidos, dão direito a um certificado de formação, devendo os formandos dispor, em sua casa, de um computador com câmara e de um bom acesso à internet.

Para fevereiro e março estão previstos curos online em diversas áreas de artesanato, das vendas online, do marketing digital, do social, das línguas, da gestão e do empreendedorismo, da hotelaria e restauração entre muitas outras áreas.

Pode inscrever-se em cursos como:

  • Introdução à Máquina de Costura
  • Motion Graphics/After Efects
  • Comportamentos Disfuncionais ma Criança e no Jovem
  • Atendimento - Técnicas de Comunicação
  • Estética Fotográfica
  • Costura Criativa – Iniciação
  • Primeiros Socorros
  • Execução de Padrão com Carimbos – Confeção de Bolsa
  • Língua Inglesa
  • Marketing Digital – Redes Sociais
  • Saúde na Pessoa Idosa – Cuidados Básicos
  • Língua Inglesa – Apresentação e Informação
  • Desenvolvimento da Criança dos 0 aos 3 anos – Iniciação
  • Literatura para a Infância e Juventude
  • Bonecos com História
  • Cozinha Criativa

O CEARTE tem também, para quem precisar, o reconhecimento de competências escolares (para o 6º, 9º ou 12º ano) online.

Aproveitar a qualidade, competências técnicas e a disponibilidade do CEARTE em oferecer soluções inovadoras na formação presencial, online ou em regime misto para os problemas das pessoas – os de hoje, mas sobretudo os de amanhã, é uma excelente aposta, certamente.

O futuro é de incerteza, mas uma coisa é certa: as mudanças necessárias e os desafios a enfrentar vão ser feitos pelas pessoas e, esperamos, para as pessoas, por isso as pessoas são e serão sempre o mais importante … e a sua qualificação, capacitação e formação ao longo da vida é determinante.

Mais informações através de info@cearte.pt ou pelo telefone 239 497 200 e inscrições em http://www.cearte.pt

Família portuguesa luta para cancelar deportação do Canadá


Uma família portuguesa está a apelar às instâncias judiciais federais do Canadá para que “suspendam” a sua deportação, após alegarem “incompetência” de consultores de imigração, disse hoje à agência Lusa um dos elementos do agregado familiar.

Filipe Gonçalves, de 40 anos, Eva Ferreira, de 39 e o filho Luís Gonçalves, de 15 - no Canadá desde 2012 e oriundos de Fafe (distrito de Braga) -, vão ser deportados esta quinta-feira após o visto do trabalho ter expirado, apesar de várias tentativas em diferentes processos de revalidação do estatuto.

Nós ficamos nesta situação porque ao longo destes anos encontramos pessoas [consultores de imigração] que nos representaram muito mal, não fizeram o trabalho bem feito, fomos enganados, em bom português, posso mesmo afirmar que fomos roubados”, frisou Eva Ferreira.

Desde a chegada ao Canadá, em agosto de 2012, a família diz que já gastou cerca de 56 mil dólares canadianos (36,4 mil euros) em três consultores e advogados de imigração de diferentes empresas.

“Nunca fugimos da imigração, nunca nos escondemos de ninguém, estamos a trabalhar e a pagar impostos todos os anos, tudo certo, preto no branco, não vivemos à custa do Governo, a única coisa que pretendemos, é ficarmos legais neste país”, acrescentou.

A família portuguesa chegou ao Canadá, candidatou-se em 2012 a dois vistos de trabalho, através de uma companhia de transportes pesados de mercadorias.

Os vistos de trabalho, de Filipe, de um ano, e de Eva, válido por dois anos, foram aprovados em meados de novembro desse ano, altura em que ambos começaram a trabalhar no Canadá com toda a documentação legal.

O problema surgiu com a renovação dos vistos de trabalho, que não sucedeu, com a família a culpar vários consultores de imigração que não “fizeram o seu trabalho”.

A família só teve conhecimento que se encontrava em situação indocumentada em 2014, apesar das infrutíferas tentativas de legalização.

Em março de 2020, Otava suspendeu a maioria das deportações, devido à pandemia. No início de agosto, o Canadá decidiu deportar os casos mais graves de inadmissibilidade. E todos os casos de inadmissibilidade no final de novembro.

Foi nessa altura, que a família portuguesa contactou a advogada de Toronto Jacqueline Swaisland, que apresentou em dezembro uma candidatura ao estatuto de compaixão humanitária pelo enorme esforço que “têm feito para regularizar o seu estado no Canadá”.

“Há aqui vários fatores, como os interesses do seu filho de 15 anos, que passou a maior parte da sua vida no Canadá. Entretanto, na última quinta-feira, foi-lhe enviado um pedido de deportação pela Agência de Fronteiras Canadiana [CBSA, sigla em inglês], para o dia 11 de fevereiro deste ano”, explicou a advogada.

Entretanto, Jacqueline Swaisland submeteu um pedido de adiamento da deportação, alegando que a família “não deve ser deportada neste momento”, e que a CBSA deverá aguardar até que tenha uma resposta à candidatura ao estatuto de compaixão humanitária e porque “não é seguro viajar para Portugal, porque tem uma das taxas mais altas de casos com infeções devido à pandemia”.

O pedido foi rejeitado pelas autoridades canadianas, tendo como última alternativa, um recurso ao Tribunal Federal, a ser apresentado na quarta-feira, um dia antes da deportação.

“Já estamos aqui há nove anos, o meu filho já tem mais anos de Canadá do que de Portugal, só frequentou a primeira classe em Portugal, não sabe ler nem escrever português, todos os seus amigos estão aqui, e nós em Portugal não temos nada", disse Eva Ferreira.

"Voltar agora para Portugal, é imigrar para o nosso próprio país, é começar tudo do zero outra vez”, lamentou.

A portuguesa alertou o facto de a própria ter problemas de saúde, e o marido, com diabetes tipo 2,” uma doença de risco devido à pandemia”.

A Lusa contactou ainda a Agência de Serviços de Fronteiras Canadiana, mas esta não quis comentar o caso, argumentando que estaria a violar a Lei da Privacidade e a Lei de Proteção da Imigração e dos Refugiados.

Para aumentar a confiança pública e integridade dos consultores de imigração, Otava criou em 2019 o Colégio de Consultores de Imigração e de Cidadania, organismo de regulamentação dos consultores de imigração canadianos e dos consultores de estudantes internacionais.

Segundo dados do Governo canadiano, residem no país mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes.

Lusa

Prémio Literário UCCLA 2021: Candidaturas encerram no dia 28 de Fevereiro

A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), organizadora do Prémio Literário Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, e a Guerra e Paz, editora oficial do prémio até 2023, anunciam que as candidaturas para a 6.ª edição encerram no próximo dia 28 de Fevereiro. O anúncio do prémio acontece no dia 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e já há previsão para a data de lançamento da obra premiada.

Decorre o prazo para a apresentação de candidaturas à 6.ª edição do Prémio Literário Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, organizado pela UCCLA. Os autores ainda podem enviar as suas obras originais para o e-mail premioliterario@uccla.pt até às 24h00 do próximo dia 28 de Fevereiro de 2021. Podem candidatar-se concorrentes de qualquer nacionalidade, sem obra publicada. São aceites obras em Prosa de ficção (romance, novela, conto ou crónica) e Poesia. O regulamento pode ser consultado aqui.

O júri deverá anunciar o vencedor do Prémio UCCLA de 2021 no dia 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, devendo o lançamento do livro, edição da Guerra e Paz, ter lugar na Feira do Livro de Lisboa.

Recordamos na lista abaixo os vencedores das cinco primeiras edições. A última das quais já publicada com a chancela da Guerra e Paz, editora oficial do prémio até 2023.

 

 

Membros do júri de 2021

 

- Domício Proença - Brasil;

- Germano Almeida - Cabo Verde;

- Hélder Simbad - Angola;

- Inocência Mata - São Tomé e Príncipe;

- Pires Laranjeira - Portugal;

- Luís Carlos Patraquim - Moçambique;

- Luís Costa - Timor-Leste;

- Tony Tcheka - Guiné-Bissau;

- Inês Cordeiro - directora da Biblioteca Nacional de Portugal;

- João Pinto Sousa - Movimento 800 anos da Língua Portuguesa;

- Rui Lourido - UCCLA.

 

 

Vencedor do Prémio UCCLA 2020

 

 

O Heterónimo de Pedra de Henrique Castanheira, de nacionalidade portuguesa.

 

 

Vencedores do Prémio UCCLA anteriores

 

 

2019 - Praças, de A. Pedro Correia, de nacionalidade portuguesa e natural de Angola.

2018 – Equilíbrio Distante, de Óscar Maldonado, de nacionalidade paraguaia, a residir em São Paulo, no Brasil.

2017 - Diário de Cão de Thiago Rodrigues Braga, de nacionalidade brasileira, natural de Corumbá, Goiás.

2016 – Era uma vez um Homem de João Nuno Azambuja, de nacionalidade portuguesa.

 

Projeto Centro Cultural oferece programação online a partir de Leiria


O Município de Leiria vai lançar o projeto Centro Cultural, com um conjunto de espetáculos culturais com transmissão online, de áreas como o teatro, a música, a dança ou o canto, envolvendo diversas instituições culturais do concelho.

Esta aposta resulta da necessidade de continuar a promover a cultura no contexto pandémico, oferecendo uma alternativa aos tradicionais espaços culturais que se encontram encerrados.

A programação é apresentada na página de https://www.facebook.com/LeiriaCultura, num conjunto de espetáculos que percorrem os espaços culturais do Município, desde teatros, biblioteca, museus ou galerias, nos serões de sexta, sábado e domingo, sempre com início às 21h30.

A abertura ocorre dia 12 pelo Te-Ato – Grupo de Teatro de Leiria, seguida, dia 13, pelo Orfeão de Leiria, e no dia 14 pelo Son Latino – Companhia de Dança e Animação.

Dia 19 será a vez de o Nariz – Teatro de Grupo, seguindo-se, dia 20, a Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria e dia 21 o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

Nos dias 26, 27 e 28, a oferta cultural fica a cargo do Coro Ninfas do Lis, Quarteto de Saxofones Samp e Escola de Dança Clara Leão, por esta ordem.

A programação fecha nos dias 5, 6 e 7 de Março, pelo Leiriena Teatro, Instituto Jovens Músicos e Escola de Dança Diogo Carvalho.

Esta aposta coincide também com a transformação da página de facebook da Leiriagenda em Leiria Cultura, uma página que assume uma nova dimensão: deixa de ser um espaço com uma vocação quase exclusiva de agenda cultural, assumindo-se também como um palco, no espaço digital, para a cultura do Município de Leiria.

Anadia investe cerca de 100 mil euros em apoios às famílias


O Município de Anadia aprovou um conjunto de medidas sociais para mitigar os impactos causados pela pandemia, junto das famílias, permitindo assim o fomento e o reforço da coesão social da população do concelho, num investimento municipal que ronda os 100 mil euros.

Assim, para apoiar as famílias com menores rendimentos, o executivo deliberou o aumento do apoio monetário direto que pode ir até ao valor máximo de 250,00€ e/ou cabaz alimentar constituído por produtos essenciais adquiridos junto do comércio local.

Os agregados familiares e/ou pessoas isoladas poderão aceder a estes apoios, desde que, comprovadamente, demonstrem a perda ou inexistência de rendimentos, em consequência da pandemia Covid-19, durante um prazo máximo de seis meses, reavaliado mensalmente.

Será atribuído um apoio pecuniário de 100,00€ e cabaz alimentar por agregado familiar ou pessoa isolada, no caso de ausência total de rendimentos. Se o rendimento mensal per capita for igual ou inferior a cem euros, será atribuído um apoio de 150,00€ ou cabaz alimentar. Se o rendimento mensal per capita for superior a cem euros, mas inferior a 60% do valor do salário mínimo nacional, o apoio será de 100,00€. No caso de agregados familiares constituídos por cinco ou mais elementos, acresce o valor mensal de 100,00€, aos apoios monetários já referidos.

As pessoas que se encontrem nestas situações podem candidatar-se aos apoios, através do preenchimento de um formulário próprio, que deve ser enviado, juntamente com outros documentos solicitados, para o email: redesocial.m.anadia@gmail.com ou entregue presencialmente, com marcação prévia pelo telefone 231 510 484/6, junto do Serviço de Ação Social do Município de Anadia, situado no Centro Cultural de Anadia.

Para além destes apoios monetários, o Município vai também disponibilizar equipamentos informáticos e ligações de internet ao Agrupamento de Escolas de Anadia para utilização pelos alunos do concelho, dos diferentes níveis de ensino, que não disponham de meios tecnológicos, nem de capacidade financeira para os adquirir, com o objetivo de proporcionar uma maior igualdade nas condições de acesso ao ensino à distância.

Há ainda a destacar o fornecimento gratuito de refeições a alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, enquadrados nos escalões A e B, no período de atividades não letivas e letivas não presenciais, em articulação com as Instituições de Solidariedade Social do concelho. Foi também definido o alargamento do prazo de instrução do pedido de comparticipação para aquisição de cadernos de atividades correspondentes aos manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico adotados pelo Agrupamento de Escolas de Anadia.

O programa prevê ainda a isenção do pagamento de propinas aos alunos que frequentam a Universidade Sénior da Curia, enquanto durar a suspensão das atividades letivas.

Estas medidas são parte integrante do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico “Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos”, aprovado pelo executivo anadiense, no passado dia 3 de fevereiro, e que representa um investimento global a rondar o meio milhão de euros.

De referir que as medidas de apoio às famílias não se esgotam neste Programa Extraordinário, uma vez que ao abrigo do Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia, aprovado em agosto de 2018, está definido um vasto conjunto de benefícios, designadamente o “Fundo Social”, a “Comparticipação de despesas para medicamentos”, a “Melhoria habitacional”, o “Apoio ao arrendamento urbano para fim habitacional”, a “Atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior” e “Incentivos à Natalidade”.

 

AVISO À POPULAÇÃO CONDIÇÕES METEOROLOGICAS ADVERSAS - MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, para as próximas 24 horas, realçam-se os seguintes aspetos:

08FEV 2021
- Precipitação (persistente no Norte e Centro) e vento por vezes forte;
- Queda de neve (em especial na Serra de Estela- T orre);
- Agitação marítima forte na costa ocidental.

09FEV 2021
- Precipitação Forte e persistente no Norte e Centro (zonas montanhosas) Período mais crítico: 00 e 12UTC;
- Queda de neve acima de 1400 metros de altitude, essencialmente na serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1000 metros nas Regiões Norte e Centro (em especial a na serra da Estrela e no extremo Norte);
- Possibilidade de trovoada (tarde) e queda de granizo no Norte e Centro. Redução de visibilidade devido a ocorrência de precipitação;
- Vento até 45 km/h do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h em especial no litoral, sendo até 55 km/h e com rajadas até 110 km/h nas terras altas;
- Persistência de vento forte com rajadas durante um longo período de tempo. com ligeiro desagravamento durante a manhã no Norte e Centro e durante a tarde no Sul;
- Neve até ao início da manhã pode chegar à cota de 1000 metros;
- Rajadas até 70 km/h, em especial no litoral, e até 90 km/h nas terras altas, até ao início da manhã;
- Queda de neve na Serra da Estrela, descendo temporariamente a cota para 1000 metros;

- Vento do quadrante oeste. Vento forte e com rajadas;
- Agitação marítima forte na costa ocidental.
Informação hidrológica relevante
Prevê-se que precipitação acumulada até próximo dia 10 atinja os 150 mm nas regiões norte e centro do continente.
A precipitação local excessiva e persistente dos últimos dias poderá provocar cheias e inundações face à subida da altura dos rios e ribeiras do Alentejo (nomeadamente no vale do rio Sorraia, com submersão de pontes no concelho de Mora e galgamento da margem esquerda do rio em Coruche, com vigilância em relação à vila, e submersão de estradas) e Algarve. Com base na previsão de precipitação deverá ser mantida a vigilância sob as bacias do Tejo, Douro, Vouga e Mondego.


2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:
- Piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água;
- Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
- Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
- Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-
mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
- Desconforto térmico na população pela conjugação da temperatura mínima baixa e do vento, nomeadamente nas terras altas.


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de gelo nas vias rodoviárias;
- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
- Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas:
- Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões;
- Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;
- Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;
- Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de funcionamento;
- Providenciar alimentos adequados em quantidade e características, assim como medicamentos, de acordo com o número e tipologia de ocupantes dos veículos.
- Nas vias afetadas pela acumulação de água, são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais;
- Evitar circular naquelas vias com veículos pesados, em particular articulados, veículos com reboque e veículos de tração traseira;
 Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em locais de vento mais forte;
 Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a estes fenómenos;
- Proceder à remoção de máquinas e alfaias agrícolas, bem como de amimais das zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de alagamentos e inundações
- Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo);
- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
- Será emitido SMS preventivo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu e Vila Real.

Marinha Grande | Fundo de Emergência de Apoio ao Comércio e Empresas

 CÂMARA VAI APOIAR A ECONOMIA E EMPRESAS MARINHENSES 

Fundo de Emergência de Apoio ao Comércio e Empresas

A Câmara Municipal da Marinha Grande deu início ao procedimento de elaboração e aprovação do “Regulamento do Fundo de Emergência Municipal de Apoio ao Comércio e Empresas – Impacto Covid-19”.

O Programa visa o apoio ao comércio e às microempresas que compõem o tecido empresarial do concelho, visando a sua recuperação, a manutenção de postos de trabalho associados e a mitigação dos efeitos negativos que a crise causada pela pandemia provocou e que se tem vindo a agravar no contexto do aumento das infeções por Covid-19, no concelho e no país.

O contexto pandémico em que vivemos desde 2020 levou o Município a colocar em prática um vasto Programa de Apoios à sociedade para combater os efeitos da pandemia, tendo como objetivo primordial proteger as famílias do concelho.

Ciente de que atividade comercial e empresarial do concelho detém um papel determinante e estratégico no desenvolvimento económico e social das suas populações e consciente das suas atribuições e competências para promover o relançamento da economia e para apoiar o desenvolvimento da atividade económica de interesse local, a Câmara Municipal da Marinha Grande entende ser premente a criação de uma medida específica, excecional e temporária para a economia.

Por desejarmos que os agentes económicos e cidadãos sejam envolvidos neste processo, pedimos a quem queira apresentar propostas ou contributos para o referido regulamento que dirijam requerimento à Presidente da Câmara Municipal e enviando-o, preferencialmente, para o endereço eletrónico institucional geral@cm-mgrande.pt, ou entregue pessoalmente no edifício sede da Câmara Municipal, sito na Praça Guilherme Stephens, 2430-522 Marinha Grande, ou enviado em correio registado, no qual conste o nome completo, a morada ou sede e o respetivo endereço de correio eletrónico, caso exista, acompanhado do consentimento do seu uso.

GNR lança Operação “Internet Mais Segura 2021”

Visando contribuir para a prevenção de comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet, hoje, dia 9 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia da Internet Mais Segura, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Microsoft Portugal, lança a operação Internet Mais Segura 2021, que se materializará através de ações de sensibilização digitais que serão direcionadas para a comunidade escolar.

Face à atual conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial, sendo neste enquadramento especial que a GNR e a Microsoft Portugal se associaram para disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar, de 9 a 12 de fevereiro, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC). Estas ações irão focar-se nas crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos para questões como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade, incorreção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da internet, na qual destacam-se os videojogos, e serão divulgadas através de 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo previsível alcançar mais de 105 000 alunos.

A GNR aconselha ainda que se tenham alguns cuidados para melhorar a sua privacidade online, destacando as seguintes dicas:

 

  • Use passwords fortes;
  • Não guarde os seus dados pessoais no navegador da Internet;
  • Não partilhe dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta;
  • Mantenha o seu antivírus atualizado;
  • Verifique e controle a dependência de internet junto dos seus familiares e amigos.

Oito distritos sob aviso laranja devido à chuva forte e agitação marítima

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja até às 09:00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 a 12 metros, passando depois a amarelo.

O oitavo distrito em aviso amarelo é o de Viseu, mas devido à chuva.

A agitação marítima levou também o IPMA a colocar sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.

Por causa do agravamento do estado do mar na Costa Oeste de Portugal continental, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje a população e recomendaram à comunidade marítima a adoção de um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras.

Em comunicado, pedem que sejam redobrados os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

À população em geral, relembram que se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu sob aviso laranja até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 12:00 por causa da chuva ou aguaceiros, por vezes forte e persistentes, podendo ser acompanhados de trovoada.

Ainda por causa da chuva, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Évora, Leiria e Coimbra até às 12:00 de hoje.

Lusa

Noventa e sete por cento dos vacinados nos Hospitais de Coimbra apresentam anticorpos


O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) revelou hoje que 97% dos seus profissionais vacinados contra a covid-19 apresentam anticorpos protetores contra a doença.

Em comunicado, o CHUC informa que vacinou até agora 4.458 funcionários, o que representa 55% do universo de trabalhadores da instituição, que reúne vários hospitais e serviços de saúde públicos de Coimbra.

"Na primeira avaliação pós vacinal dos cerca de 2.100 funcionários vacinados (primeiro grupo que aderiu e já com as duas doses), cerca de 97% respondeu de forma adequada produzindo anticorpos em níveis elevados, garantindo assim, com elevado grau de probabilidade, uma proteção contra a estirpe para a qual foi desenvolvida esta vacina", adianta, ao divulgar "alguns dados preliminares" do processo.

O CHUC refere que os serviços de Saúde Ocupacional e Patologia Clínica deste centro hospitalar, "em articulação, estão a levar a cabo um estudo serológico alargado, proposto a todos os funcionários, com o objetivo de monitorizar a eficácia da vacinação".

"Este estudo, com uma adesão praticamente total, é constituído por uma determinação pré-vacinal que permite a avaliação do estado basal da população, seguida da avaliação pós-vacinal, com o objetivo de determinar a intensidade da resposta serológica à vacina", explica.

Estas fases serão depois "complementadas com a avaliação ao longo de um ano, permitindo assim monitorizar a duração da resposta humoral, através de determinações seriadas do título de anticorpos específicos para SARS-CoV-2, aos três, aos seis e aos 12 meses".

"Na avaliação basal da população da instituição, candidata às primeiras fases de vacinação, cerca de 4,8% apresentavam já anticorpos, em título significativo, tendo na sua maioria apresentado situações frustes e aparentemente assintomáticas", segundo a nota, difundida numa altura em que "mais de metade da população ativa" do CHUC foi contemplada com duas doses de vacina 'Pfizer', com intervalo de três semanas.

A vacinação "desenvolve dois tipos de imunidade: a imunidade celular e a imunidade humoral, sendo esta última mais fácil de avaliar através de doseamento de anticorpos tipo imunoglobulina G, anti-SARS-COV-2".

O trabalho de avaliação abrangerá ainda, "até ao final desta semana, mais cerca de 1.700 funcionários, ficando assim o CHUC com uma avaliação realizada" a 3.800 dos seus trabalhadores.

"Foi verificada ainda uma ligeira variabilidade do título de anticorpos em função da idade, com os mais jovens a produzirem, em média, ligeiramente mais anticorpos, podendo justificar algumas reações secundárias à vacina, mais exuberantes", esclarece.

De acordo com o comunicado, "os raros casos de ausência total de resposta à vacina ou os que responderam com títulos muito baixos de anticorpos, na maioria das situações apresentaram alguma forma de imunossupressão e ou patologias crónicas associadas".

Os serviços de Patologia Clínica e Saúde Ocupacional do CHUC "vão dar continuidade à monitorização serológica aos três, seis e 12 meses, visando sobretudo confirmar a duração da imunidade, bem como a determinação do timing certo para uma possível revacinação".

Lusa

Espanha prolonga medidas restritivas nas fronteiras com Portugal até março


O Governo espanhol prolongou as restrições nas fronteiras terrestres com Portugal, devido à pandemia de covid-19, até 01 de março, de acordo com uma resolução publicada hoje no Boletim Oficial do Estado espanhol.

Segundo o Ministério do Interior espanhol (Administração Interna) apenas podem atravessar as fronteiras autorizadas os residentes em Espanha, trabalhadores transfronteiriços, motoristas de veículos de mercadorias ou perante questões essenciais.

"A severidade das medidas restritivas da mobilidade ainda em vigor em Espanha e Portugal recomenda a manutenção, [...], de controlos na fronteira terrestre interna entre os dois países com as mesmas limitações que foram aplicadas durante os 10 dias iniciais", segundo a publicação correspondente ao Diário da República em Portugal.

A resolução anterior foi prorrogada até 10 de fevereiro e agora o Ministério do Interior espanhol concordou num novo prolongamento até ao primeiro dia de março.

Estas medidas foram tomadas em coordenação com o Governo português, que em 28 de janeiro último decidiu limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.

Lisboa e Madrid estipularam que há oito pontos de passagem permanentes entre os dois países, designadamente em Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim, e seis pontos de passagem em horários específicos.

 

Fonte: Lusa

DGS torna obrigatória lista de pessoas a convocar se sobrarem vacinas


A Direção-Geral da Saúde (DGS) incluiu a obrigatoriedade de existência de uma lista de pessoas a convocar para a vacina contra a covid-19 no caso de sobrarem doses, sublinhando que deve ser sempre respeitada a ordem das prioridades.

Numa atualização da norma hoje divulgada, a DGS lembra que a administração de vacinas é organizada de forma a evitar o desperdício de doses e diz que as doses sobrantes em cada sessão devem ser utilizadas em qualquer pessoa elegível dentro da fase em curso, devendo respeitar-se a ordem de prioridades definida "através da definição de uma lista, de elaboração obrigatória, de pessoas a convocar" para estes casos.

A norma diz ainda que para evitar desperdício, os frascos não perfurados que sobrarem numa sessão vacinal devem ser utilizados no mesmo dia se não tiverem sido mantidos a uma temperatura de 02 a 08 graus centígrados e que os frascos já perfurados "não devem ser transportados".

"Não sendo possível evitar o desperdício através dos procedimentos referidos na alínea anterior, a vacinação deve prosseguir através da vacinação de pessoas incluídas noutra fase do plano de vacinação, desde que pertencentes aos grupos prioritários e em respeito pelos subgrupos de prioridades", acrescenta.

Esta inclusão da obrigatoriedade de uma lista de pessoas a convocar no caso de sobrarem doses nas sessões de vacinação surge depois da polémica sobre o uso indevido destas doses em pessoas que não pertenciam a grupos prioritários, situações que já estão a ser investigadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e pelo Ministério Público.

A norma explica ainda que, em relação à vacinação nos lares, os frascos devem ser abertos apenas se houver profissionais suficientes para utilizar todas as doses na mesma instituição, mas admite que as doses não utilizadas (por não adesão à vacinação ou por surto ativo não existente aquando do planeamento) deve a vacinação prosseguir noutro lar ou unidade da rede de cuidados continuados integrados vizinha ou de concelho limítrofe.

Refere igualmente que deve ser dada prioridade ao concelho "com maior risco epidemiológico e/ou a estrutura ou unidade com maior número de pessoas".

Caso não seja possível esta estratégia, a norma diz que, para evitar desperdício, as doses sobrantes devem ser usadas para vacinar profissionais de saúde ainda não vacinados.

"Se não for possível vacinar todos os profissionais da instituição, na mesma sessão, estes profissionais devem ser vacinados num ponto de vacinação do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] / ULS [Unidade Local de Saúde], na primeira oportunidade, podendo ser realizada uma sessão de vacinação dedicada para estes profissionais, numa unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde", acrescenta.

Tal como referido na norma anterior, hoje atualizada, os pontos de vacinação podem incluir todos os locais habilitados para a administração de vacinas, desde que exista rede de frio adequada, conforme as especificações técnicas de cada vacina e as instruções do fabricante.

Nos locais de vacinação devem existir "profissionais de saúde com treino e formação para a vacinação e para a atuação em caso de reações anafiláticas" e "equipamento e medicamentos para o tratamento de reações anafiláticas", refere a DGS.

A norma diz ainda que antes da vacinação contra a covid-19 "é obrigatória a consulta da Plataforma Nacional de Registo e Gestão da Vacinação -- VACINAS para verificar o estado vacinal contra a covid-19 da pessoa a vacinar".

Quanto aos profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes não integrados em entidades prestadoras de cuidados de saúde ou não inscritos em associações públicas profissionais e que querem ser vacinados, a norma diz que se podem inscrever através do portal COVID19 (https://covid19.min-saude.pt/).

"Estes profissionais serão convocados para vacinação nos pontos de vacinação dos ACES", acrescenta.

Em relação às pessoas dos grupos de risco por idade e comorbilidades da Fase 1 que não sejam seguidas no Serviço Nacional de Saúde, "os respetivos médicos assistentes devem emitir uma declaração médica, obrigatoriamente por meios eletrónicos, da sua inclusão na Fase 1, de forma a permitir o agendamento automático para a vacinação contra a covid-19 num ACES", adianta.

Até segunda-feira, tinham sido vacinadas contra a doença 396.371 pessoas em Portugal, das quais 104.613 já com a segunda dose, segundo dados da DGS.

 

Fonte: Lusa

LOURDES — Graças, milagres e a conformidade com o sofrimento

 

Lugar abençoado com a fonte de milagres suscitada pela Santíssima Virgem, onde Ela estabeleceu seu Trono, revela especialmente sua bondade e mostra que é nossa Mãe

    • Fonte: Revista Catolicismo, Nº 842, fevereiro/2021

Difusor incansável da devoção à Santa Mãe de Deus, Plinio Corrêa de Oliveira costumava repetir com São Bernardo a máxima “de Maria nunquam satis” (Nunca nos cansamos de Maria). Podemos afirmar também que ‘de Lourdes nunquam satis’, pois jamais se ficará saciado e nunca se dirá o bastante.

Não há palavras suficientes para enaltecer os inúmeros milagres operados em Lourdes — cientificamente comprovados, com grande rigor, por equipes médicas que desmentem qualquer incrédulo. Nem palavras suficientes para falar dos relatos de peregrinos que marram as maravilhas que presenciaram quando lá estiveram e voltaram curados ou reconfortados em seus sofrimentos.

Sendo a festividade de Nossa Senhora de Lourdes a principal celebração marial deste mês, a matéria de capa da edição de Catolicismo [foto acima] expende aspectos diferentes dos já expostos ao longo dos anos na revista. Os leitores encontrarão informações preciosas, convidando-os a percorrer em espírito aqueles benditos lugares às margens do rio Gave, junto aos Pirineus.

Podemos pedir à Imaculada Conceição — título dogmático com que Ela se apresentou a Santa Bernadette na 16ª aparição (25 de março em 1858) — as graças, ou mesmo milagres, de que mais necessitamos neste ano sombrio, pandêmico e carregado de apreensões; mas também de esperanças na intervenção da Divina Providência.

Não nos esqueçamos de rezar também pelo restabelecimento da Igreja e do mundo, abalados pela autodemolidora crise atual. Os pedidos podem ser feitos preferencialmente diante de uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes (ou da Imaculada Conceição). Aos que residem na capital paulista, será proveitoso visitar uma imagem muito especial [foto], de acordo com a informação do Prof. Plinio:

“Na igreja do Sagrado Coração de Jesus há uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Não é uma imagem qualquer, é a própria imagem que era venerada na Basílica de Lourdes, na França, antes da imagem atual, segundo documento guardado na igreja. Portanto, essa imagem constitui um elo entre Lourdes e o Brasil”.

Desejamos a todos uma profícua leitura, com bons frutos para a vida espiritual de cada um. Certamente serão concedidos por intercessão d’Aquela que é fonte de todas as graças, a bondosa medianeira entre Deus e os homens.

ABIM 

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México | Hackers Redirigen Sus Ciberataques A Las Tecnologías Operativas De Las Empresas

  • En los últimos 20 años, la tecnología operativa (OT) de las empresas, que son todas las aplicaciones tecnológicas que se utilizan en la ejecución de la actividad central de una empresa, se convirtió en un atractivo objetivo para ciberataques, por lo que reforzar medidas resulta una estrategia prioritaria.
  • La tecnología operativa, aplicada a sistemas de control industrial (SCI), por citar un ejemplo, mantienen en funcionamiento las operaciones básicas de las empresas, motivo por el cual se han convertido en un blanco muy atractivo para los ciberataques. 

Aunque históricamente, los ciberataques habían estado centrados en vulnerar las tecnologías de la información (TI) de cualquier empresa y/o industria, los hackers han redirigido sus ciberataques, enfocándolos a las tecnologías operativas (OT). En los últimos 20 años, la tecnología OT, que son las aplicaciones tecnológicas que se utilizan en la ejecución de la actividad central de una empresa, se convirtió en un atractivo objetivo para ciberataques, por lo que reforzar medidas resulta una estrategia prioritaria.

Cabe destacar, que de acuerdo al estudio de Cisco, “Referencia de las Capacidades de Seguridad”, el 31% de los profesionales de seguridad encuestados aseguran que sus organizaciones ya han experimentado ciberataques en la infraestructura OT, y el 38 % esperan que los ataques que comúnmente atienden en TI se extiendan hasta OT.

Ante tal escenario, Gustavo Valdez, Director General de Ikusi México, señaló que a medida que aumentan las amenazas corporativas y cibernéticas desconocidas, es más importante para las organizaciones concientizar a sus miembros de lo que pueden implicar los riesgos de un ciberataque e invertir en protecciones para evitar estos ataques. “Gran parte de la infraestructura crítica de un país reside en el mundo OT, y es común encontrar redes de este tipo donde no existen controles o herramientas que brinden visibilidad y protección de la misma manera que se hace en una red TI”, señaló el directivo.

Incluso, Gustavo Valdez puntualizó que el reto para muchas empresas en México será justamente trasladar sus mecanismos de ciberseguridad de TI a OT, principalmente porque los dispositivos OT llevan muchos años funcionando; incluso con tecnologías análogas, por lo que muchas empresas no trabajaron en la integración con TI, para establecer parámetros y procesos de ciberseguridad.

¿Por qué ahora las OT son el centro de atención de los ataques contra las operaciones industriales y la infraestructura crítica?

Gustavo Valdez señala que en gran medida responde a que sobre los controladores industriales, dependiendo del tipo de industria, recae el mayor porcentaje operativo y de las funciones básicas de las empresas. Ya sea a través de PLC (Controlador Lógico Programable), RTU (Unidad Terminal Remota) o DCS (Sistema de procesos Distribuido), los sistemas de control industrial permanecen imparables durante años, “por lo que podemos considerarlos el motor de la sociedad, y un blanco muy atractivo, para los ciberataques”. 

Un ataque puede iniciarse en un entorno de IT, pero puede pasar rápidamente a un entorno de OT y viceversa. El movimiento lateral, es casi la metodología de ataque preferida por los hackers, debido a la relativa facilidad para encontrar un eslabón débil en el sistema, aprovecharlo como punto de entrada, y luego, apropiarse rápidamente de toda la red de la organización.

Cabe señalar que con el fin de proveer soluciones en materia de ciberseguridad, Ikusi, empresa especializada en servicios de integración, ingeniería y desarrollo tecnológico para la transformación digital de negocios, cuenta con un servicio de seguridad diseñada específicamente para sistemas de tecnología operativa (OT), que utiliza el monitoreo pasivo para proporcionar una visión segura y confiable de los dispositivos, aplicaciones y protocolos; ayudando así a las organizaciones a entender su exposición cibernética a OT para proteger el rendimiento operativo de manera certera.

La solución Industrial Protect as a Service de Ikusi fortalece la ciberseguridad en redes industriales, identificando y mitigando amenazas en ambientes con sistemas legados de manera proactiva, con la finalidad de evitar un paro de las líneas de producción a causa de un incidente de ciberseguridad.

Esta solución crea mecanismos para simular sistemas principales y/o sensores virtuales del ambiente de OT para identificar rápidamente comportamientos de acceso o tráfico que pueda impactar en el funcionamiento óptimo de la línea de producción. Además, esta solución cuenta con visibilidad continua del servicio desde Ikusi Intelligence.

Para mayor información sobre Industrial Protect y otros servicios que ofrece Ikusi, visita www.ikusiredes.com y/o www.ikusilatam.com