quarta-feira, 27 de setembro de 2023

A dureza do atletismo em Castelo de Paiva. 5ª edição da Rampa de S. Gens realiza-se no próximo Domingo

Já em tempo mais fresco, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo vai voltar ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 15ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se na  manhã do próximo Domingo, a 5ª edição da Rampa de S. Gens, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXVII Jogos Desportivos, a levar os atletas até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura.


Com organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este é um desafio desportivo muito peculiar, relevando aqueles que enfrentarem a rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas que será deveras exigente para os participantes neste desafio, que este ano volta a atrair boa adesão de participantes, recordando-se que o “record” masculino está no registo de 4m22sg e o feminino estabelecido em 5m23sg, com a ultima vitória a pertencer aos conhecidos atletas Rui Muga e Rosa Madureira, em 2021, sendo que, os vencedores da edição do ano passado foram Victor Barbosa, do GDC de Castelo de Paiva, e Beatriz Valente, do Grecas, de Vagos.


A Rampa de S. Gens, já contabiliza meia centena de inscritos, e tem início às 10 horas, sendo uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, realizando-se nesta edição a habitual caminhada, desde o centro de Sardoura, acontecendo o habitual convívio e cerimónia de entrega de prémios na zona de lazer no topo do Monte de S. Gens.


Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense, já se pronunciou sobre esta realização da Rampa de S. Gens, louvando os seus promotores ( CM, GDCCP e ADCCJ Clark ) e o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, desejando que, a dureza que apresenta, apesar da curta distância do trajecto definido, não seja factor impeditivo para uma boa adesão de participantes nesta dura prova, mas que seja também, um dia de festa para o atletismo paivense, podendo os atletas e seus acompanhantes desfrutar de um animado convívio, num sitio único com uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro.


Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, saúda todos os participantes neste desafio e nesta jornada desportiva, evidenciando a alegria de ver as parecerias assumidas neste evento que, uma vez mais, vão permitir a realização de um grande convívio, aproveitando para destacar a importância deste ponto turístico do concelho, um espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer continuar a potenciar e valorizar com outras acções e intervenções.

As inscrições ainda não estão fechadas e podem ser feitas através dos contactos telefónicos 255689072 ou 911089015.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa

ASPEA convida a comemorar o Dia Nacional da Água. “Rios de Água: conhecer para preservar, monitorizar e recuperar”

 A 1 de outubro assinala-se o Dia Nacional da Água e nada melhor do que integrar uma ação que valorize este bem essencial que tanto descuramos. Ao som da água a correr no rio, ao som das folhas das árvores quando o vento sopra, sentindo a sombra de uma árvore é possível contemplar uma borboleta, um pássaro a voar, uma rã a coaxar, ou uma cobra a nadar! Todos nós temos memórias de um rio nas nossas vidas. Junte-se a nós pelas 9 horas, na zona de pesca em Benavente.

Aveiro, 27 de setembro de 2023

 

No dia em que se assinala o Dia Nacional da Água, 1 de outubro, a ASPEA junta-se à ação de sensibilização, remoção e restauro no rio Sorraia, em Benavente.

A iniciativa terá como objetivos: 

·Sensibilizar para a proteção e conservação da biodiversidade ripícola em geral e do rio Sorraia em particular;

·Distinguir espécies autóctones de espécies exóticas e invasoras;

.Usar o material do Projeto Rios na interpretação de dados obtidos na campanha de remoção das espécies exóticas;

·Conhecer técnicas de remoção de espécies exóticas e invasoras;

·Entender as causas e as consequências da proliferação de espécies exóticas no rio e margens do rio;

·Aplicar conhecimentos adquiridos em situações-problema cujo tema é o papel das espécies exóticas e invasoras no ecossistema terrestre ou dulciaquícola.

 

Nesta atividade, os participantes poderão observar as aves usando os binóculos, as borboletas recorrendo a redes entomológicas ou ver os pelos que cobrem as folhas usando uma lupa.

O rio tem vida e o ecossistema dulciaquícola permite criar condições para o fitoplâncton, o zooplâncton, as fases larvares dos insetos, como escaravelhos de água (coleópteros), libélulas e libelinhas (Odonatas) e os peixes possam ter um berçário nos primeiros anos de vida, ou ainda, ser a casa de anatídeos, répteis, anfíbios e muitos mais seres vivos que fazem parte da nossa fauna endémica e constituem teias alimentares elaboradas.

Contudo, as espécies exóticas e invasoras chegaram à água e às margens do rio. O espelho de água e a galeria ripícola estão comprometidos. Conhecer as causas e as consequências do seu aparecimento e proliferação será alvo de exploração tendo em conta a ação antrópica, desta vez benéfica - remoção de exóticas e invasoras e recuperação da galeria com plantação de espécies autóctones, como o freixo ou salgueiro, refere Clarisse Ferreira, vice-presidente da ASPEA, que também estará presente no evento.

Urge, não só, limpar o espelho de água, restaurar as margens do rio com espécies autóctones como também restaurar a relação do Rio com a subespécie Homo sapiens sapiens, rumo à consciencialização ambiental e mudança de comportamentos e atitudes, salvaguardando para as gerações futuras um recurso natural precioso, no nosso planeta Terra – a Água!”, acrescenta Clarisse Ferreira.

Traga a família participe na ação promovendo a saúde e bem-estar conhecendo o património natural do rio Sorraia.


Sílvia Gomes

 

Évora | Câmara promove intervenção urgente para consolidação e estabilização de troço da muralha medieval

A consolidação, estabilização e restauro de um troço da muralha medieval de Évora, localizado na Avenida de Lisboa, está a ser preparada, com caráter de urgência, pela Câmara Municipal. A intervenção ocorre no âmbito do Programa de Conservação Reabilitação da Muralha e visa impedir o agravamento das fissuras existentes e a sua eventual derrocada.
A obra irá decorrer ao longo dos próximos meses e está a cargo da empresa Monumenta, especializada em intervenções de restauro em património classificado. A degradação da estrutura deve-se à erosão natural, com algumas zonas a ficarem progressivamente mais fragilizadas, como é o caso de um cunhal que se localiza a sul da porta que conecta a Rua dos Penedos à Avenida de Lisboa, onde agora se vai intervir.
Os trabalhos que agora se iniciam dão continuidade aos estudos arqueológicos efetuados no interior da muralha para averiguar a extensão total das fissuras tendo-se, simultaneamente, aplicado um conjunto de selos em gesso para averiguar a movimentação que o pano de muralha estava a ter, tendo-se concluído que aquele troço de
muralha apresentava risco de queda para a via pública.
A muralha medieval da cidade é uma edificação complexa que se prolonga por mais de cinco quilómetros. Ao longo desse percurso é pontuada por um sistema de torres de diferentes volumetrias, portas, cunhais e diferentes estruturas que se foram agregando à muralha ao longo do tempo. Também conhecida como cerca-nova, é de construção medieval, mais precisamente do séc. XIV.

Doença cardíaca é uma das principais causas de doença e morte em cães e gatos. Dia Mundial do Coração assinala-se a 29 de setembro


Doença cardíaca é uma das principais causas de doença e morte em cães e gatos

Lisboa, 27 de setembro de 2023 – A doença cardíaca está entre as principais causas de doença e morte de animais de companhia e é uma das principais patologias da rotina clínica. Os primeiros sinais de doença cardíaca em cães e gatos manifestam-se, normalmente, de forma subtil, sendo a idade um dos principais fatores de risco, assim como a predisposição de algumas raças.

No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, Myriam Gonçalves, médica veterinária e Head of Operations da AniCura Ibéria. lembra que “A doença cardíaca tem impacto não só no funcionamento do coração, mas em todo o organismo. O diagnóstico atempado e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença para que o animal atinja mais longevidade com qualidade de vida, por isso, é fundamental procurar o médico veterinário aos primeiros sintomas”.

A insuficiência cardíaca define-se como retrógrada, nos casos em que se acumula líquido nos pulmões (edema pulmonar), sendo a forma mais comum de insuficiência cardíaca, ou anterógrada, quando não é possível manter a pressão arterial normal1.

Saber identificar os principais sinais é importante para evitar o avançar da doença.

Cinco sinais de insuficiência cardíaca em cães e gatos:

1. Fadiga ou intolerância à atividade física - É um dos sinais que mais chama a atenção dos cuidadores, sobretudo quando se trata de cães jovens que não querem praticar exercício físico, passear ou correr. Nos animais adultos ou idosos a identificação acaba por ser mais difícil, já que o cansaço pode ser atribuído à idade ou a outras condições.

2. Dificuldade respiratória - Uma vez que a doença cardíaca dificulta o bombeamento do sangue, o transporte de oxigénio e a respiração, para tentar compensar, o animal pode apresentar respiração ofegante mesmo sem realizar qualquer esforço físico. Além disso, podem acumular-se fluídos nos pulmões, provocando uma súbita e grave dificuldade respiratória (edema pulmonar).

3. Emagrecimento - Trata-se de um sintoma que pode ser facilmente atribuído a outras causas, mas a perda de peso, especialmente se for repentina, deve ser avaliada pelo médico veterinário.

4. Tosse - Em muitos casos, os cães com cardiopatias tossem, mas tal não significa que seja sinal de insuficiência cardíaca. A tosse deve-se, muitas vezes, ao facto de o coração pressionar os brônquios ou a outra doença nas vias respiratórias além da cardiopatia. Pelo contrário, os gatos não costumam apresentar tosse em caso de insuficiência cardíaca.

5. Aumento do volume abdominal - A acumulação de líquido no abdómen pode ser também um dos indicadores de doença cardíaca.

6. Colapsos cardiovasculares - No caso dos gatos, estes podem apresentar ainda colapsos cardiovasculares com grande impacto na saúde geral e redução da temperatura corporal que, frequentemente, baixa dos 38-39 graus até aos 34-35 graus. Doenças cardíacas crónicas graves também podem causar debilidade e morte súbita devido a distúrbios do ritmo cardíaco (arritmia)2.

A médica veterinária lembra que “Procurar um veterinário o mais rapidamente possível é especialmente importante quando a respiração, a consciência e o estado geral do animal estão comprometidos. Quanto mais atempadamente for detetado o problema e iniciado o tratamento, menos o animal sofrerá e mais possibilidades terá de o controlar”.

Os hospitais e clínicas AniCura dispõem de profissionais veterinários especializados em Cardiologia, assim como de equipamentos e técnicas de diagnóstico avançadas para dar resposta a este tipo de casos.

Referências
1 Insuficiencia cardíaca en los perros
2. Insuficiencia cardíaca en los gatos

Acedido em setembro de 2023.
Sobre a AniCura

A AniCura é um grupo de hospitais e clínicas de animais especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, criado com o objetivo de gerar sinergias e partilhar recursos. A empresa foi fundada em 2011, a partir da primeira fusão entre hospitais veterinários na Escandinávia. Atualmente, a AniCura é um modelo a seguir nos cuidados médico-veterinários especializados e um parceiro dos cuidadores de animais de companhia e médicos veterinários de toda a Europa. A Companhia conta, atualmente, com mais de 490 clínicas em 15 países da Europa, 84 clínicas na Península Ibérica e cerca de 12 mil colaboradores, dos quais 360 em Portugal.

A AniCura disponibiliza uma ampla gama de serviços médicos e cirúrgicos: Medicina Preventiva e Cuidados Primários, Diagnóstico Avançado, Medicina Interna, Cuidados Intensivos, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oncologia, entre outros. Disponibiliza ainda Reabilitação, Fisioterapia e Nutrição, assim como alimentação e artigos para animais de companhia. Desde 2018, a AniCura integra a Mars Veterinary Health, uma empresa familiar focada em Cuidados Veterinários.

Para mais informação sobre a AniCura visite www.anicura.pt ou www.anicura.group.com.

ATREVIA Portugal
Maria João Serra

Arouca | Polos escolares de Canelas e Chave recebem projeto de fomento da atividade física


Chama-se “A Hora do Super Quinas” e é promovido pela Federação Portuguesa de Futebol. Sucedendo ao projeto-piloto “Bola Mágica”, que, no ano passado, no concelho de Arouca, foi implementado no Polo Escolar de Rossas, este intervém junto de crianças de escolas do 1.º ciclo, através de uma oferta lúdica de atividade física e desportiva durante duas horas por semana. Neste ano letivo, serão cerca de 8 dezenas de crianças dos Polos escolares de Canelas e Chave que serão abrangidas por este projeto, que conta com o apoio do Município de Arouca.
“Para além da importância da prática da atividade física regular para a saúde e bem-estar e dos seus benefícios em termos de contexto escolar, esta também tem sido uma importante ferramenta para promovermos a inclusão e a igualdade das nossas crianças”, destacou a vereadora do pelouro do desporto, Cláudia Oliveira. “É ainda importante sublinhar o facto de termos a Federação Portuguesa de Futebol como parceiro especializado no incentivo à prática física junto dos mais novos, sem esquecer a colaboração dos docentes e técnicos das atividades de enriquecimento curricular, que são também eles fundamentais para o sucesso deste projeto”, acrescentou a autarca.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MOURAS ENCANTADAS E OUTRAS LENDAS” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no dia 30 de setembro, pelas 15h30, a apresentação do livro “Mouras Encantadas e Outras Lendas”, de Ana Cristina Martins. A obra aborda as lendas das mouras encantadas, donzelas sedutoras e de grande beleza.
De baixo de encantos (feitiços), elas são guardiãs de tesouros escondidos em nascentes de água, fontes, rios, cavernas ou castelos. Estão ligadas à conquista de castelos, a grandes amores proibidos entre princesas mouras e soldados ou reis cristãos.
Esperamos por si!
 
+ SOBRE Ana Cristina Martins
 
Nasceu em Angola em 1964. Após o 25 de abril veio viver com os pais e irmãos para Portugal.
Uma vez que o pai era natural do Algarve, primeiro regressaram a Albufeira e mais tarde acabaram por se estabelecer em Armação de Pêra.
Mãe de 4 filhos e avó, trabalhou em toda a vida em contabilidade. Com a pandemia ficou desempregada o que a levou a frequentar ações de formação. Numa dessas ações começou a trabalhar com o adobe illustrator, aliando o gosto pelo desenho a esta ferramenta.
Começou a ilustrar, adaptou uma lenda por concelho algarvio, e assim nasceu o seu primeiro livro.

 

Comemorações do II Centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes. Cantanhede na homenagem a um dos seus filhos mais ilustres

 
Uma delegação expressiva de Cantanhede, com a presença institucional do Município, participou nas comemorações do II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva, D. Pedro José Vito de Menezes.
Presente nas comemorações realizadas em Lisboa, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância e o interesse desta iniciativa para aprofundar o conhecimento pluridisciplinar da História de Cantanhede”, com novas abordagens de investigação, e “com a evocação desta ilustre figura de militar, diplomata e mecenas que foi D. Pedro José Vito de Menezes, sexto e último marquês de Marialva, e oitavo e último Conde de Cantanhede, falecido em Paris, onde era então embaixador, precisamente no dia 22 de novembro, há 200 anos”.

Para o autarca que tutela a área da Cultura, “esta iniciativa constitui mais uma oportunidade para revisitar as referências fundamentais e identitárias das terras de Cantanhede, com a mais-valia de ser feita de forma multidisciplinar por meio de conhecedores, estudiosos e sapientes académicos, produtores de conhecimento científico, que nos dão a garantia de boas e interessantes intervenções, para além de contarmos com a chancela de importantes instituições académicas e científicas, cujo prestigio é sobejamente reconhecido”.
Ao intervir na sessão, Pedro Cardoso sublinhou ainda a importância da ligação dos Meneses, senhores de Cantanhede e só depois/condes e mais tarde Marquês de Marialva, ao território de Cantanhede, e de como moldaram a história, a cultura, o património e identidade deste território. “Falamos de uma família que descendia da mais alta nobreza da península ibérica e que tendo servido a realeza ao longo de muitos séculos, possuía uma folha de relevantes serviços prestados à coroa”, detalhou.
Desta forma, continuou, “celebrar os 200 anos da morte de D. Pedro José Vito de Menezes é uma forma de revisitar e dar à luz mais conhecimentos sobre as inúmeras figuras de Cantanhede, de grande relevância, nas mais diversas áreas, a nível nacional - e isso é do maior interesse para conhecer a história do nosso concelho”.
Para o autarca cantanhedense, esta iniciativa “coloca de forma mais premente um novo desafio que é o de conhecer muitas das outras figuras proeminentes desta família que marcaram a História de Portugal e são ainda muito pouco conhecidas”. E nesse particular, agradeceu o contributo de Fernando Larcher, professor do ensino superior com fortes ligações familiares a Cantanhede e que “foi o grande impulsionador” da realização da conferência que decorreu no auditório da Biblioteca Nacional.
No âmbito das comemorações está também patente ao público na Biblioteca Nacional, uma interessante mostra bibliográfica em que se expressa não só a importância da personagem homenageada, mas também de toda a família dos Meneses de Cantanhede.
Estas comemorações estender-se-ão à cidade de Mêda e terão o seu epílogo, precisamente no dia 22 de novembro, no Palácio de Chateaubriand, em Paris (França).
Recorde-se que D. Pedro José Vito de Meneses, enquanto embaixador de Portugal em França, privou em Paris com o ilustre escritor, político e diplomata que foi François-Auguste-René de Chateaubriand, Visconde de Chateaubriand.
A Comissão Organizadora das comemorações integra a Biblioteca Nacional de Lisboa, Universidade Aberta, Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, Centro Europeu de Estudos de História Constitucional e Instituto Histórico da Beira Coa.

Inteligência artificial chega ao aquário do Porto. SEA LIFE Porto traz a primeira App de identificação de espécies marinhas para Portugal

É a primeira aplicação móvel que permite reconhecer e identificar as criaturas dos mares em tempo real. A Sea Scan App foi desenvolvida pelo grupo Merlin Entertainments, em França, e chegou agora ao SEA LIFE do Porto para tornar as visitas ainda mais divertidas.
Se as centenas de espécies e as diferentes atividades do SEA LIFE Porto já encantavam miúdos e graúdos, agora é a oportunidade perfeita de se tornarem uns verdadeiros especialistas dos mares. A nova App do aquário portuense combina realidade aumentada e inteligência artificial para lhe dar a conhecer todas as informações e curiosidades dos seus habitantes.
 
“A Sea Scan vem revolucionar a experiência dos aquários, sendo a primeira vez que a inteligência artificial é utilizada neste setor. Estamos muito entusiasmados com esta nova era, pois agora conseguimos proporcionar às famílias uma visita mais enriquecedora, educativa e dinâmica”, refere Rui Ferreira, Diretor do SEA LIFE Porto.
 
Para uma experiência ainda mais surpreendente, a aplicação desafia os visitantes a completar missões, a encontrar o maior número de criaturas marinhas e a responder a questionários sobre poluição, declínio das espécies e outros temas, com o objetivo de sensibilizar também para a proteção dos Oceanos.
 
O aquário do Porto é o primeiro a trazer esta nova experiência para Portugal. A Sea Scan é gratuita, não necessita de internet para ser utilizada, está disponível em quatro idiomas (português, francês, inglês e espanhol) e pode ser descarregada na App Store (Apple) e Play Store (Android).
 
RAQUEL BELO
Communication Consultant

Sala Projeto 1 do Colégio das Artes da UC vence Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

A obra de remodelação da Sala Projeto 1, situada no Colégio da Artes da Universidade de Coimbra (UC), venceu o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira (PNAM) 2023. Paulo Providência, arquiteto e professor do Departamento de Arquitetura (Darq) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é o autor da obra.

«Este prémio é importante para a Universidade de Coimbra porque reconhece mérito ao Departamento de Arquitetura na promoção do projeto de reabilitação do Colégio das Artes, cuja sala de Projeto I é considerada exemplar pela construção em madeira, e pela correção acústica. Esse reconhecimento é extensível ao então diretor do Darq, professor Jorge Figueira, um importante incentivador do projeto», considera Paulo Providência.
 
Segundo o júri do PNAM, «esta distinção foi atribuída pela forma inventiva como usa a madeira como elemento estrutural, a partir da ideia de suspensão, modelando o espaço da sala de aula. A introdução de um mezanino divide a sala em dois, remetendo para a escala dos dois espaços das antigas enfermarias do século XX. Esta configuração gera, inferiormente, um espaço de menor pé-direito, dedicado à crítica e aulas teóricas, permitindo a continuidade espacial da sala, enquanto que o piso superior é reservado aos professores. A utilização da madeira na construção do mezanino respeita os materiais e técnicas construtivas que caracterizam o edifício, dando continuidade ao seu carácter construtivo».

O PNAM, organizado pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) com a parceria e apoio da Ordem dos Arquitectos (OA) e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.
 
Esta iniciativa destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitetos.
 
Para ficar a conhecer a obra vencedora aceda ao vídeo aqui.
 
Sara Machado
Assessora de Imprensa  
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Águeda | Requalificação do Centro de Saúde é uma “obra verdadeiramente importante”

 Ministro da Saúde enalteceu, na cerimónia de inauguração, o trabalho do Município na criação de condições nas unidades de saúde do concelho
“Este ato simboliza, mostra e destaca uma obra verdadeiramente importante, uma obra relevante e fundamental para a vida das pessoas da nossa comunidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, hoje, na inauguração das obras de requalificação do Centro de Saúde de Águeda, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Esta obra representa mais um investimento “avultado e estratégico” que o Município lidera em prol da criação das melhores condições para a prestação de cuidados de saúde à população do concelho. Jorge Almeida salientou que “todo o investimento que possamos fazer na saúde das pessoas é, sem dúvida, dos que maior retorno poderá vir a ter. Os nossos cidadãos, que recorrem a estes serviços sobretudo naqueles momentos em que estão mais suscetíveis e vulneráveis, merecem-no”.
O presidente da Câmara de Águeda apontou a Saúde como um pilar da governação municipal, que tem sido, reiterou, caracterizada por grandes investimentos, por todo o concelho, desde a “beneficiação das US de Fermentelos, de Recardães e de Macinhata do Vouga”, ou ainda a construção de “duas novas unidades saúde em Aguada de Cima e Travassô”, sem esquecer o Centro de Saúde de Águeda, hoje inaugurado, e as urgências do Hospital de Águeda, que conta com uma grande fatia do financiamento do Município, em cerca de 600 mil euros.

“Nunca como agora se fez tanto investimento no concelho na área da Saúde. Estamos a passar a pente fino todas as unidades de saúde deste nosso vasto território. E vamos também avançar com a US de Barrô e vamos mudar a da Mourisca”, disse ainda.
Lembrando que a intervenção no Centro de Saúde “foi iniciativa integral da Câmara Municipal”, para as quais “foi preciso abdicar de várias outras obras inscritas no Pacto do Centro 2020 para garantirmos aí o financiamento comunitário”, Jorge Almeida frisa que a intervenção foi uma decisão do Município. “As obras nunca nos foram pedidas por ninguém”, mas “quando foi preciso optar, não tivemos dúvidas, pela grande necessidade e pela certeza da falta de qualidade das anteriores instalações, tomámos as rédeas deste processo e colocámos mãos à obra”.

Agora com a obra concluída, o Presidente da Câmara aproveitou a presença do Ministro da Saúde para reforçar o apelo para a dotação de clínicos no concelho. “Precisamos que estas unidades de saúde que a Câmara teima em dotar de ótimas condições, insiste em investir, tenham a componente humana (médicos, enfermeiros e restantes profissionais) absolutamente essencial para prestar estes cuidados”, afirmou.

Descentralização de competências
Jorge Almeida lembrou que, na próxima quinta-feira, será discutido e votado em reunião da Assembleia Municipal, o auto de transferências de competências na área da saúde. Sublinhou que este “foi um documento que discutimos arduamente para que todas as unidades que temos no concelho fossem contempladas e passa por pressupostos e compromissos que assumimos entre nós”.

Salientando que, a exemplo do que acontece noutras áreas da descentralização, “os valores a transferir do Estado Central para os Municípios ficarão sempre aquém do esforço que é solicitado aos municípios”, Jorge Almeida reforçou que os Municípios não assumem competências na área de dotação de pessoal clínico. “Essa responsabilidade continua a ser do Ministério da Saúde”, disse, reiterando o apelo para a fixação de quadros clínicos nas unidades do concelho.

“O concurso recentemente aberto para a colocação de médicos nas US de Águeda é uma demonstração de boa fé, mas, perdoe-me a insistência, Sr. Ministro, precisamos de mais”, declarou.

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, aceitou o repto e assumiu que são necessários “mais quatro médicos do que os que temos hoje. Em Águeda, salientou, “estamos melhor do que já estivemos, mas ainda precisamos de mais”. O governante apontou que, a par da falta de recursos humanos, a grande lacuna está na fixação dos profissionais que aqui são colocados.

As instalações de qualidade – a par das remunerações – “ajudam muito” para a fixação destes quadros, disse Manuel Pizarro que teceu um “elogio público àquilo que tem sido a ação da Câmara Municipal de Águeda”, num espírito de “entreajuda entre o poder local e Estado Central”.
Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, declarou a sua satisfação pela conclusão desta obra “de extrema importância” para o concelho. “Reconheçamos que tem sido um enorme esforço desta autarquia e das freguesias em dotar os seus munícipes de tão boas e dignas infraestruturas”.

Obras transformam centro de saúde de Águeda
As obras de remodelação e ampliação do centro de saúde de Águeda, com execução a cargo da Câmara Municipal, comportaram um investimento de 1,6 milhões de euros (acrescidos de IVA), cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do Programa Operacional da Região Centro 2020, em cerca de 1,18 milhões de euros.

Esta intervenção reflete uma alteração radical das áreas de prestação de cuidados e contemplou a construção de um novo bloco, nas traseiras do atual edifício. Permitiu ainda melhorar a eficiência das instalações e reforçar as condições já existentes, criando-se mais espaços e transformando as divisões por forma a ganhar maior amplitude e condições de mobilidade mais eficientes.

Com uma área de implantação de 1.235 metros quadrados, o edifício do Centro de Saúde de Águeda foi agora ampliado em 372 metros quadrados.

Este era um edifício que apresentava já sinais de alguma degradação, a necessitar de intervenção urgente, sobretudo ao nível de problemas de infiltrações, isolamento térmico e acústico, substituição da cobertura de fibrocimento e remoção do amianto, entre muitas outras questões técnicas que viram agora a sua resolução.

Foram introduzidos novos espaços, nomeadamente gabinetes de psicologia, nutricionista, saúde oral e assistência social, um ginásio terapêutico, uma sala de pessoal, gabinetes de saúde materna e infantil, entre muitos outros.

Por sua vez, o novo volume projetado, a norte, contempla uma garagem e também, a introdução de áreas destinadas a farmácia e armazém avançado, receção/expedição/conferência de inventário e respetiva instalação sanitária de apoio. De modo a unir o existente e esta ampliação, foi criada uma cobertura, formando um alpendre, que dota e qualifica a entrada de consulta em isolamento.

Este renovado Centro de Saúde alberga, ao todo, seis unidades de prestação de cuidados de saúde: Unidade de Saúde familiar do Souto Rio, que entrou em funcionamento no passado mês de julho; Unidade de Cuidados na Comunidade de Águeda - UCC Grei; Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados - URAP Baixo Vouga – Pólo de Águeda; Uidade de Saúde Pública - USP do ACeS Baixo Vouga; equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos do Baixo Vouga; e Unidade de Cuidados Continuados Saúde e Apoio Social.

De referir ainda que, no decorrer das obras realizadas no Centro de Saúde, tornou-se necessária a descentralização da Unidade de Saúde Familiar Águeda + Saúde, que se encontra neste momento a funcionar na Incubadora Cultural do Parque de Alta Vila, num investimento municipal que representou cerca de 150 mil euros.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Marinha Grande | MILHARES DE PESSOAS PARTICIPARAM NA “NOITE BRANCA”

 A primeira edição da “Noite Branca”, que se realizou de 22 a 24 de setembro, no Centro Tradicional da Marinha Grande, sagrou-se um sucesso, tendo contado com a adesão de milhares de pessoas, para assistir aos espetáculos que decorreram em quatro palcos.
A iniciativa foi organizada pela Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande (ACIMG), com o apoio do Município da Marinha Grande e da Junta de Freguesia da Marinha Grande, com o propósito de dinamizar o comércio da cidade, através de concertos, desfiles de moda e fun zone.
Durante o passado fim-de-semana, foram muitos os estabelecimentos comerciais a prolongar o seu horário de funcionamento, para acolher os visitantes, que se deslocaram ao centro da cidade, atraídos pelos espetáculos, que decorreram na Praça Guilherme Stephens, Rua Machado Santos, Jardim Luís de Camões e Largo Ilídio de Carvalho.
Durante os três dias, realizaram-se passagens de modelos, dinamizadas por prontos-a-vestir da Marinha Grande. Na sexta-feira, dia 22 de setembro, ocorreram concertos de Wazabi, Micaela e Sérgio Rossi. No sábado, a animação foi assegurada pela Original Bandalheira, Banda Fénix, Biscoito Interrompido, Tributo aos Queen - Kind of Magic e DJ Miguel Vital. O último dia do evento, contou com a participação do organista Patrick, Orxestra Pitagórica da Associação Académica de Coimbra, Maikessuel, Rouxinol Faduncho e Usados com Garantia.
O centro da Marinha Grande teve iluminação alusiva ao tema, contribuindo para embelezar a decoração e o ambiente propício da Noite Branca, ao qual se juntou o “dress code” da maioria das pessoas presentes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem