Já em tempo mais fresco, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo vai voltar ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 15ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se na manhã do próximo Domingo, a 5ª edição da Rampa de S. Gens, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXVII Jogos Desportivos, a levar os atletas até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura.
quarta-feira, 27 de setembro de 2023
A dureza do atletismo em Castelo de Paiva. 5ª edição da Rampa de S. Gens realiza-se no próximo Domingo
ASPEA convida a comemorar o Dia Nacional da Água. “Rios de Água: conhecer para preservar, monitorizar e recuperar”
A 1 de outubro assinala-se o Dia Nacional da Água e nada melhor do que integrar uma ação que valorize este bem essencial que tanto descuramos. Ao som da água a correr no rio, ao som das folhas das árvores quando o vento sopra, sentindo a sombra de uma árvore é possível contemplar uma borboleta, um pássaro a voar, uma rã a coaxar, ou uma cobra a nadar! Todos nós temos memórias de um rio nas nossas vidas. Junte-se a nós pelas 9 horas, na zona de pesca em Benavente.
Aveiro, 27 de setembro de 2023
No dia em que se assinala o Dia Nacional da Água, 1 de outubro, a ASPEA junta-se à ação de sensibilização, remoção e restauro no rio Sorraia, em Benavente.
A iniciativa terá como objetivos:
·Sensibilizar para a proteção e conservação da biodiversidade ripícola em geral e do rio Sorraia em particular;
·Distinguir espécies autóctones de espécies exóticas e invasoras;
.Usar o material do Projeto Rios na interpretação de dados obtidos na campanha de remoção das espécies exóticas;
·Conhecer técnicas de remoção de espécies exóticas e invasoras;
·Entender as causas e as consequências da proliferação de espécies exóticas no rio e margens do rio;
·Aplicar conhecimentos adquiridos em situações-problema cujo tema é o papel das espécies exóticas e invasoras no ecossistema terrestre ou dulciaquícola.
Nesta atividade, os participantes poderão observar as aves usando os binóculos, as borboletas recorrendo a redes entomológicas ou ver os pelos que cobrem as folhas usando uma lupa.
O rio tem vida e o ecossistema dulciaquícola permite criar condições para o fitoplâncton, o zooplâncton, as fases larvares dos insetos, como escaravelhos de água (coleópteros), libélulas e libelinhas (Odonatas) e os peixes possam ter um berçário nos primeiros anos de vida, ou ainda, ser a casa de anatídeos, répteis, anfíbios e muitos mais seres vivos que fazem parte da nossa fauna endémica e constituem teias alimentares elaboradas.
Contudo, as espécies exóticas e invasoras chegaram à água e às margens do rio. O espelho de água e a galeria ripícola estão comprometidos. Conhecer as causas e as consequências do seu aparecimento e proliferação será alvo de exploração tendo em conta a ação antrópica, desta vez benéfica - remoção de exóticas e invasoras e recuperação da galeria com plantação de espécies autóctones, como o freixo ou salgueiro, refere Clarisse Ferreira, vice-presidente da ASPEA, que também estará presente no evento.
Urge, não só, limpar o espelho de água, restaurar as margens do rio com espécies autóctones como também restaurar a relação do Rio com a subespécie Homo sapiens sapiens, rumo à consciencialização ambiental e mudança de comportamentos e atitudes, salvaguardando para as gerações futuras um recurso natural precioso, no nosso planeta Terra – a Água!”, acrescenta Clarisse Ferreira.
Traga a família participe na ação promovendo a saúde e bem-estar conhecendo o património natural do rio Sorraia.
Sílvia Gomes
Évora | Câmara promove intervenção urgente para consolidação e estabilização de troço da muralha medieval
Doença cardíaca é uma das principais causas de doença e morte em cães e gatos. Dia Mundial do Coração assinala-se a 29 de setembro
Arouca | Polos escolares de Canelas e Chave recebem projeto de fomento da atividade física
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MOURAS ENCANTADAS E OUTRAS LENDAS” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES
Comemorações do II Centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes. Cantanhede na homenagem a um dos seus filhos mais ilustres
Inteligência artificial chega ao aquário do Porto. SEA LIFE Porto traz a primeira App de identificação de espécies marinhas para Portugal
Sala Projeto 1 do Colégio das Artes da UC vence Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira
A obra de remodelação da Sala Projeto 1, situada no Colégio da Artes da Universidade de Coimbra (UC), venceu o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira (PNAM) 2023. Paulo Providência, arquiteto e professor do Departamento de Arquitetura (Darq) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é o autor da obra.
O PNAM, organizado pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) com a parceria e apoio da Ordem dos Arquitectos (OA) e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.
Esta iniciativa destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitetos.
Para ficar a conhecer a obra vencedora aceda ao vídeo aqui.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Águeda | Requalificação do Centro de Saúde é uma “obra verdadeiramente importante”
Gabinete de Comunicação e Imagem | |
Ana Sofia Pinheiro |