terça-feira, 20 de junho de 2023

Barcelos | Wandson, Bruno Aleixo, PZ e Augusto Fraga são alguns dos nomes confirmados para o “Enter the Void” do IPCA


Criatividade, Inovação e Inclusão são as palavras-chave do “Festival Enter the Void” que o IPCA está a organizar e que decorre nos dias 29 e 30 de junho, em Guimarães.
O Festival ‘Enter The Void’ é uma iniciativa de inovação pedagógica promovida pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que tem como principal objetivo criar uma comunidade criativa, inovadora e inclusiva, para explorar novas ideias e inspirar a próxima geração de criadores, designers, artistas. Pretende-se partilhar experiências, trocar ideias e estimular a inovação e a criatividade.
O Festival irá decorrer no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, e as inscrições abrem no dia 26 de junho.

O "Enter The Void" conta com a participação de André da Loba, Augusto Fraga, Bruno Aleixo, FAHR, Favo Studio, Filipe de Carvalho, Grandpa’s Lab, Marco Vale, Nuboyana PT, OOF, OUPAS, Pedro Neves, PZ e Wandson.
Os convidados são oradores e artistas premiados, nas áreas de Motion Design, Animação, Design Gráfico, Arquitetura, Música, Documentário, Ilustração, Televisão, entre outras. Vão apresentar-se em ‘talks’ (conversas informais), workshops e 'creative gatherings' destinados a elevar as competências criativas e artísticas do público presente.

Com um ambiente descontraído e informal, pretende-se, assim, criar um espaço que promova a interação entre estudantes e outros participantes com os oradores, contribuindo para a criação de novas aprendizagens e abordagens nas áreas da criatividade, inovação, entre outras.
A inovação pedagógica assume um papel de destaque nas medidas estratégicas do IPCA, que promove um modelo educativo favorável a um envolvimento ativo entre estudantes e professores. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações pedagógicas inovadoras, baseadas numa postura reflexiva e aberta à experimentação, estimulando os processos de aprendizagem através de abordagens colaborativas, autónomas e criativas. O Festival "Enter the Void" surge como uma plataforma física e conceptual, para estabelecer diálogos e colaborações, onde experiências e perspetivas sobre a criatividade e inovação serão partilhadas.

Esta iniciativa conta com o apoio da FASA e RUN-EU, e é realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

A imagem gráfica do evento foi produzida pelos estudantes do curso TeSP em Ilustração e Arte Gráfica.

Ana Reis

Exposição Livros abertos… personagens à solta. Alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede visitam mostra patente na Biblioteca Municipal

 
No passado dia 15 de junho, alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) realizaram uma visita guiada à exposição Livros abertos… personagens à solta, de Sónia Oliveira, que se encontra em exibição na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Duas dezenas de alunos do 11º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial do Estabelecimento de Ensino estiveram acompanhados por uma docente nesta iniciativa, que está contextualizada na Unidade de Curta Duração (UFCD) Intervenção Socioeducativa, que integra o curso que se encontram a frequentar.
A ação teve como principal objetivo despertar os alunos para a importância da literatura infantil na área da intervenção educativa direcionada para os mais novos e sensibilizá-los para as diferentes formas de trabalhar os contos para a Infância. Na visita os participantes tiveram oportunidade para recordar ou conhecer diferentes histórias que, no futuro, poderão colocar em prática, na sua formação e aplicar em contexto de trabalho.
Recorde-se que na exposição na Biblioteca Municipal de Cantanhede estão patentes 27 trabalhos artísticos da autoria de Sónia Oliveira que criou, em artesanato de costura criativa, representações de algumas das mais célebres personagens de contos infantis. As fábulas e os contos representados com personagens na mostra são “A Bela adormecida”, “A Carochinha e o João Ratão”, “A história do Pedrito Coelho”, “A pequena sereia”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bambi”, “João e Maria” (ou “A casinha de chocolate”), “O Capuchinho vermelho”, “O coelhinho branco”, “O Principezinho”, “Os Três Porquinhos” e “Rapunzel”. Em exposição estão, ainda, três fantoches representativos da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e das personagens de cinema, Eduardo Mãos de Tesoura, do filme com o mesmo nome, e Jack Sparrow, do filme “Piratas das Caraíbas”.
Os bonecos expostos estão acompanhados pelos livros que serviram de inspiração à artista, cuja obra está exposta na Instituição.
Sónia Oliveira reside em Cantanhede e dedica-se, em exclusivo, à criação de bijutaria e joalharia artesanal portuguesa de autor e, também, à criação de peças manufaturadas como bonecos, vestuário, entre outras, com recurso à costura criativa e ao artesanato.


Câmara Municipal de Aveiro apresenta o início da operação das novas BUGA’s


A CMA disponibiliza mais bicicletas, com sistema de GPS, cartão e app associados, que poderão ser utilizadas em todo o Concelho, reforçando o compromisso de tornar Aveiro um Município cada vez mais sustentável.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresentou hoje, dia 19 de junho 2023, as novas bicicletas BUGA, tendo ocorrido a sessão no Largo do Mercado Manuel Firmino, junto à Loja BUGA.
Após a conferência de imprensa, o Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e o Executivo Municipal seguiram de BUGA pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até ao “Parque da Rua Verde” na Rua Almirante Cândido dos Reis, assinalando a conclusão dessa obra integrada no Projeto Participativo Viva Aveiro, liderado por um grupo de moradores nesta Rua da Cidade.
As novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e o aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136. Estas novas bicicletas passam agora a poder ser utilizadas em todo o Concelho de Aveiro e contam também com um sistema de GPS integrado, o que irá permitir perceber quais as rotas mais percorridas pelos utilizadores, possibilitando à CMA uma melhor gestão dos espaços públicos. Foram ainda criados um cartão e uma aplicação para facilitar a sua utilização. O cartão poderá ser carregado e o valor será deduzido a cada utilização da BUGA. A aplicação permitirá aos cidadãos gerir, a partir do seu telemóvel, a utilização das bicicletas.
“Aveiro foi pioneira, a nível nacional, no conceito de bike sharing com a criação da BUGA e, ao dar este passo, continuamos a estar na vanguarda. Aumentámos a oferta deste serviço para todo o Concelho e apostámos na inovação, com a criação de uma aplicação e de um cartão de utilização. A BUGA existe desde 1999 e o nome já faz parte do léxico não só dos aveirenses, como dos portugueses. Por isso, optámos também por manter o nome BUGA, com a consciência de que esta é a decisão certa para honrar a história e o prestígio destas bicicletas e desta marca de Aveiro”, afirma Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, acrescentando que, “para assegurar a manutenção e uma boa gestão deste meio de transporte, as novas BUGA passarão a ter um custo para o utilizador. A antiga BUGA, Gratuita, vai continuar ao serviço e ao dispor de todos. A nova BUGA, Gostosa, inicia a sua atividade com um raio de ação muito maior e uma maior proximidade às Pessoas potenciais utilizadoras”.
As BUGA contam ainda com um novo slogan: “Aveiro on Bike”. Além de destacar o meio de transporte e o Município onde as bicicletas irão circular, este slogan transmite duas ideias: a possibilidade de percorrer todo o Concelho de Aveiro de BUGA e a forte ligação de Aveiro a este modo de mobilidade suave.
A CMA continua assim a trabalhar para tornar o Concelho cada vez mais sustentável. Além das BUGA, Aveiro conta já com quatro autocarros 100% elétricos, através da Transdev / Aveirobus, uma frota que irá aumentar para mais 10 até ao fim do ano, reforçando o compromisso “We are green” da CMA. Também os Moliceiros das Operações Marítimo-Turísticas dos Canais da Cidade de Aveiro passarão a ser movidos a motores elétricos, o que se traduzirá numa redução anual estimada de 400 toneladas de CO2.
O Município terá ainda o primeiro Ferryboat 100% elétrico do País, que está a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa e operar na Ria de Aveiro, sendo também um dos primeiros ferryboats elétricos em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos. O novo Ferryboat permitirá a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético.








Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

MUNICÍPIO DE SILVES REPAVIMENTOU OS ARRUAMENTOS NA URBANIZAÇÃO DO VALE DO OLIVAL

 O Município de Silves concluiu recentemente a obra de repavimentação dos arruamentos da Urbanização do Vale do Olival, em Armação de Pêra, num investimento que ascendeu a 232 mil euros.
A empreitada envolveu a repavimentação dos arruamentos, passeios, passagens de peões, sinalética, desobstrução e limpeza da rede de águas pluviais, execução de sumidouros e instalação de válvulas de seccionamento na rede de abastecimento de água.
A intervenção integra-se na estratégia de reabilitação do espaço urbano, elevando os níveis de bem-estar dos residentes, melhorando as acessibilidades e a mobilidade, bem como a qualidade turística da Vila balnear.
 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 21 DE JUNHO, NA ESTRADA N264 E ALGUMAS RUAS, NA FREGUESIA DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 12H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de trabalhos relacionados com a reparação de roturas na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido na Estrada N264 (frente ao Mercado de Messines), Rua Dr. António Cabrita Carneiro, Rua da Junqueira, Rua Primeiro de Maio e na Rua Sr.ª da Saúde, freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 21 de junho, entre as 09h00 e as 12h00.
Será igualmente de salientar, que o trânsito na Rua Dr. António Cabrita Carneiro será igualmente provisoriamente interrompido, para a realização dos trabalhos.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Cantanhede | Seminário deu a conhecer projeto da CIM Região de Coimbra. Igualdade de género é uma questão civilizacional que urge resolver

 
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, elogiou esta terça-feira, 20 de junho, o projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade”, promovido pela CIM Região de Coimbra, que impulsionou a implementação dos Planos Municipais para a Igualdade de Género e Não Discriminação nos 19 municípios que a integram.
Ao intervir na sessão de abertura do seminário “Região de Coimbra, com igualdade”, que decorreu no Biocant Park, em Cantanhede, Helena Teodósio saudou a “execução de políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção da igualdade de género nos termos daquilo que é preconizado na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação”, mas também a promoção ativa da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens, bem como o combate à violência doméstica e à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género.
Não vejo como sem o enquadramento institucional da CIM e sem respetivo suporte financeiro da candidatura teria sido possível levar a cabo uma um programa com tal amplitude e alcance social”, considerou.
Numa visão mais global, a autarca observa que do ponto de vista legislativo, “Portugal registou avanços muito significativos na consagração dos direitos dos cidadãos independentemente do género”, todavia, ressalvou, “esta não é só nem sobretudo uma questão de leis; esta é uma questão cultural, diria mesmo uma questão civilizacional que as sociedades têm de resolver muito rapidamente”.
Helena Teodósio admitiu que “há ainda conquistas a realizar na célula familiar, na vida social, ou no mundo do trabalho, entre outros domínios em que é necessário acentuar a desconstrução de estereótipos de género e promover a igualdade e a não discriminação de cidadãos”, terminando com um elogio ao trabalho dos técnicos e das técnicas envolvidos na elaboração e implementação dos planos municipais.
Já o vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Raul Almeida, explicou o projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade” é “vital” para a região, porquanto “permite adotar estratégias eficazes na promoção da igualdade do género”.
Os Municípios são atores determinantes neste processo, pela proximidade que têm com as populações e com as instituições locais”, sublinhou.
Ao longo do seminário foram apresentados exemplos de boas práticas no âmbito da inclusão e igualdade.
O projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade”, com um investimento de 639 mil euros, é cofinanciado pelo Portugal 2020, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e Fundo Social Europeu.

Reguengos de Monsaraz recebe quatro governantes no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”


No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, o concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber amanhã, dia 21 de junho, os ministros da Administração Interna, José Luís Carneiro, da Saúde, Manuel Pizarro, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
O Ministro da Saúde vai estar às 15h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz para a assinatura do acordo de princípio entre o ministério e a autarquia para ser efetuado o protocolo de cooperação para a melhoria dos cuidados primários de saúde no concelho, que prevê a constituição de uma equipa de médicos para tratar do processo de transição da USF REMO para o modelo B e a concretização do pacote de medidas integrado no Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família, que atribui incentivos superiores a 100 mil euros por ano aos profissionais de saúde, entre os quais mil euros mensais aos médicos de medicina geral e familiar que pretendam trabalhar nesta unidade de saúde.
José Luís Carneiro vai encerrar pelas 12h30 o seminário Turismo Seguro – Um Contributo para o Desenvolvimento Turístico, que vai decorrer durante a manhã no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. Nesta ocasião, a autarquia vai sensibilizar o Ministro da Administração Interna para resolver a falta de efetivos nos postos da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro, que desde 2009 perderam cerca de metade dos militares, num concelho que todos os anos recebe milhares de turistas de dezenas de nacionalidades.
A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional vai visitar Monsaraz às 12h e ver as obras que foram efetuadas na requalificação e consolidação de uma parte das muralhas da vila medieval e na reabilitação do Caminho da Barbacã, mas vai também conhecer a estratégia de promoção turística da autarquia, que teve recentemente ações de divulgação na Casa do Alentejo, na Estação de Santa Apolónia, na Assembleia da República e na Praça do Rossio, assim como na Bolsa de Turismo de Lisboa. Isabel Ferreira vai receber ainda uma apresentação do projeto PISTA, que permite conhecer e caraterizar os turistas que visitam o concelho de Reguengos de Monsaraz e que depois de analisados esses dados vai contribuir para definir as melhores estratégias de promoção para que tenha impacto o investimento no património.

Ana Mendes Godinho vai inaugurar às 11h30 as obras efetuadas na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de São Marcos do Campo, que integrou a construção de um novo bloco de quartos para 11 utentes e a remodelação do edifício, que recebeu uma nova lavandaria, um gabinete técnico e um gabinete médico.

Carlos Manuel Barão 

Cantanhede | Distinção atribuída pelos projetos educativos implementados. Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria é “amigo das crianças”

 
O Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria está de parabéns. Desta vez, o mérito foi reconhecido pela Confederação Nacional das Associações de Pais, Leya e psicólogo Eduardo Sá, que numa iniciativa conjunta atribuem, anualmente, o selo de distinção de Escola Amiga da Criança.
Nesta 5.ª edição, o Agrupamento viu reconhecido o trabalho realizado no âmbito dos projetos “Gerir as Emoções com o Monstro das Cores” e LimARTE, promovidos pela EMAEI e pelo SPO do Agrupamento de Escolas, respetivamente.
Segundo a organização, o selo de distinção de Escola Amiga da Criança significa que neste agrupamento o coração está na base das aprendizagens e do crescimento das crianças, e que neste espaço escolar “a escola vai além dos seus muros”.
Este reconhecimento da Escola Básica Carlos de Oliveira, de Febres, e do Agrupamento de Escolas, reforça o trabalho desenvolvido por quem se empenha em conceber e concretizar projetos adicionais e iniciativas para que os alunos aprendam, cresçam e sejam felizes no espaço escolar
”, destacou a propósito o vice-presidente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, que tem a seu cargo o pelouro da Educação.
Ainda de acordo com o autarca, “estes projetos inspiradores e que estiveram na base desta distinção são o resultado do envolvimento de toda a comunidade escolar, professores, alunos, pessoal não docente, direção, e famílias, que não se têm poupado a esforços para continuar a criar um ambiente educativo promotor do sucesso educativo”.


Marinha Grande | BANDEIRAS AZUL, QUALIDADE DE OURO E ACESSÍVEL VÃO SER HASTEADAS NAS PRAIAS DO CONCELHO

 O Município da Marinha Grande vai realizar as cerimónias do hastear da Bandeira Azul, Bandeira Qualidade Ouro e Bandeira Praia Acessível, no próximo dia 22 de junho de 2023 (quinta-feira), a partir das 14h30, em São Pedro de Moel, Praia Velha e Praia da Vieira.

O programa é o seguinte:
22 de junho
14h30 | Praia da Vieira - Bandeira Praia Acessível (junto ao Monumento ao Pescador)
15h00 | Praia Velha - Bandeira Azul e Bandeira Qualidade de Ouro (frente ao Restaurante Meraki)
15h30 | São Pedro de Moel - Bandeira Azul e Bandeira Qualidade de Ouro (junto à Praça Afonso Lopes Vieira)

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), vai voltar a ser hasteada em São Pedro de Moel e na Praia Velha, na sequência da candidatura apresentada pelo Município da Marinha Grande. A Bandeira Azul é um programa internacional de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades e implica o cumprimento de critérios de qualidade de água, segurança, gestão ambiental, educação ambiental e informação.

Também nestas duas praias, vai ser hasteada a bandeira "Praia com Qualidade de Ouro 2023", atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, para distinguir a qualidade da água, tendo como critérios: ter qualidade da água “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear. A distinção é dada com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para além destes galardões, vai ser hasteada a bandeira relativa à Praia Acessível, na Praia da Vieira. O galardão “Praia Acessível” vai ser visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.

Marinha Grande | OLHAR A ARQUITETURA E BIODIIVERSIDADE DE SÃO PEDRO DE MOEL

 São Pedro de Moel foi o cenário para a visita interpretativa organizada pelo Município da Marinha Grande, com a parceria do Grémio dos Arquitetos, no passado domingo, 18 de junho.
Os cerca de 60 participantes, entre os quais se encontrava o vereador João Brito, partiram da Praça Afonso Lopes Vieira para escutar as explicações do arquiteto Ricardo Camacho, da bióloga Sónia Guerra e da técnica do município Cátia Cavaco.
Entre as várias paragens realizadas por São Pedro de Moel, foram sendo feitas referências históricas ao lugar, com um olhar sobre a evolução da arquitetura dos edifícios, alguns dos quais da autoria de reconhecidos arquitetos portugueses.

Também a biodiversidade e as espécies autóctones de São Pedro de Moel foram observadas, com o acompanhamento informativo acerca da sua importância e preservação.

Marinha Grande | TEATRO INCLUSIVO DA APPACDM APRESENTADO NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, é palco da exibição da peça de teatro inclusivo “Porque não paramos?”, protagonizada por utentes e técnicos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, no dia 24 de junho (sábado), pelas 18h00, para a comunidade e cuja entrada é gratuita.
A peça vai ser, também, exibida no dia 22 de junho (quinta-feira), pelas 18h00, para utentes e familiares da APPACDM e no dia 26 de junho (segunda-feira), pelas 15h00, para escolas do concelho.

No dia 24 de junho, pelas 18h00, a sessão é aberta à comunidade, com entrada gratuita mas sujeita à lotação da sala, devendo ser efetivada reserva antecipada para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.
“PORQUE NÃO PARAMOS?” é uma iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a APPACDM Marinha Grande, Rosales Ballet e Plano Nacional das Artes.

Trata-se de uma peça criada de raiz para potenciar os diversos espaços e homenagear o espólio do Museu Joaquim Correia, protagonizada por utentes e técnicos da APPACDM e encenada pela companhia “O Nariz - Teatro de Grupo”, com produção do Município. Tem texto original de Paulo Kellerman e adaptação e encenação de Vitória Condeço.
Num tom ligeiro e cómico, são abordadas temáticas sérias, como a inexistência de interesse pelo outro ou a obsessão contemporânea pela pressa, e a consequente dificuldade em parar e olhar, questionar, ouvir. Partindo de uma pergunta complexa (Qual o sentido da vida?), a peça simula uma visita a alguns espaços do Museu onde serão propostas diversas possibilidades de resposta a essa questão inicial.

Recorrendo ao movimento e à linguagem corporal, à palavra e ao diálogo com o espaço, a peça propõe ao espectador uma confrontação com as suas próprias dúvidas e certezas, com os seus preconceitos e julgamentos, com a forma como olha o que o rodeia e age sobre o que vê.

São algumas das estátuas icónicas de Joaquim Correia, por natureza condenadas à imobilidade, que lembram aos irrequietos e impacientes visitantes (todos nós) a importância de parar e estar, parar e olhar, parar e ser. Porque “se uma pessoa pára, começa a preocupar-se com o que vê. Começa a criar laços com o que vê.”

O trabalho de preparação com a população da APPACDM tem sido desenvolvido desde 2022, apostando nas relações interpessoais entre os atores profissionais e os utentes e profissionais da instituição através de exercícios de expressão dramática, para estimular o clima de confiança e familiaridade necessários ao trabalho de contracena.  

Em março e abril, os utentes da APPACDM vieram ao Museu Joaquim Correia em residência artística, de modo a criar relação com o Museu, a sua arquitetura e as obras do Mestre Joaquim Correia, personagens também elas do texto dramatúrgico de Paulo kellerman. Inicialmente, o trabalho desenvolveu-se nas instalações da APPACDM e, a partir de maio, os ensaios adensaram-se e passaram a desenrolar-se no Museu Joaquim Correia. O trabalho será, finalmente, apresentado ao público nos dias 22, 24 e 26 de junho.

Ficha técnica

Texto
Paulo Kellerman

Encenação e Adaptação
Vitória Condeço

Interpretação
* Pel' APPACDM Marinha Grande
Ana Rita Santiago
Ana Rita Santos
Bárbara Rigueira
Carmen Antunes
Filipe Gouveia
Idalina Lopes
Inês Oliveira
Inês Resende
Joana Soares
João Rocha
João Tiago Monteiro
José Luís Lagoa
Maria Lucinda Novo
Neide Gouveia
Pedro Henriques
Susana André
Vânia Nogueira

* Pel'O Nariz Teatro de Grupo
Carolina Vieira
Francisca Passos Vella
Francisco Frazão
Tânia Chavinha

* Pelo Rosales Ballet
Maria Eduarda Rosa

Guarda-roupa
Tânia Chavinha

Sonoplastia
José Eduardo Polido
Design Gráfico
CMMG

Produção
CMMG

Classificação Etária
M/6 anos

Proença-a-Nova | Município investe 4 milhões de euros nas áreas empresariais


O Município de Proença-a-Nova investiu 4 milhões de euros em espaços empresariais edificados onde se inclui a requalificação da Área Empresarial do Vale Porco e a segunda fase de expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA), no Vale Serrão.
“Este investimento faz parte da estratégia do Município: criar espaço empresarial edificado onde as empresas entram e conseguem começar a produzir de imediato, um fator diferenciador e de sucesso do nosso concelho relativamente a outros, a prova disso é a lotação quase esgotada da Área Empresarial do Vale Porco”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
São 6 as empresas que se irão instalar na Área Empresarial do Vale Porco: Santos e Cordeiro, Propilhas, Medronho e Canela, Stopfire LDA, Desfecho Colossal e RT Publicidade, cujos contratos foram assinados no Dia do Município, dia da inauguração oficial que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e o presidente da Assembleia Municipal, João Paulo Catarino. Neste espaço encontra-se apenas um lote disponível que irá a hasta pública em breve e, segundo João Lobo, “já existem interessados para este último espaço que falta ocupar, num local que era a antiga serração Daniel Lourenço que muito diz aos proencenses, para aqueles que aqui trabalharam, a riqueza que gerou e tem hoje empresas a voltar de novo a trazer esse ânimo, contribuindo para a fixação de trabalhadores e geração de valor para o concelho”.
Quanto ao PEPA, está concluída a construção de outro espaço que irá a hasta pública em breve e estão previstos mais 38 lotes disponíveis entre setembro e outubro deste ano.
“A nossa capacidade de atração empresarial simboliza que estamos no caminho certo e agora é tempo de passar a olhar para a habitação, criando condições para a retenção de mão de obra nestes territórios. É o dever da administração central e local dar resposta àqueles que vem até nós no que respeita à habitação, à ação social e à educação”, conclui o edil.




MARINHA GRANDE PROMOVE FESTAS POPULARES DE SÃO JOÃO

 A Marinha Grande recebe as Festas Populares de São João, nos dias 23 e 24 de junho, das 17h00 às 02h00, na Rua Machado Santos, com o objetivo de dinamizar o comércio do centro da cidade, através de gastronomia, artistas populares e atuação de DJ’s.
A iniciativa é promovida pelo Município, pela ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande e pela Junta de Freguesia da marinha Grande, tendo como restaurantes aderentes I Love It Francesinhas e Tasca Nova.

Devido à realização do evento, o estacionamento e a circulação rodoviária estarão condicionados nalgumas ruas do centro tradicional, estando devidamente assinalados e com indicação das vias alternativas.

Considerando que as Festas Populares são uma oportunidade para dinamizar o comércio local do concelho, o Município da Marinha Grande convida todos os comerciantes a prolongarem o horário de funcionamento dos seus estabelecimentos nos dias 24 e 25 de junho, até às 02h00.
O programa das Festas Populares de São João é o seguinte:

23 de junho (sexta-feira)
17h00 - Acordeonista Patrick Faria
21h30 - Banda Fénix

24 de junho (sábado)
Festa 80's
17h00 - DJ PP
19h30 - DJ Miguel Vital (voz off do programa Preço Certo)
22h00 - DJ’s Usados com Garantia.

Ovar caminha contra o cancro no dia 7 de julho


A caminhada “Todos por Todos” realiza-se em Ovar a 7 de julho com uma noite dedicada à promoção de um estilo de vida saudável e sensibilização para a prevenção do cancro.
“Todos Por Todos” é o lema da iniciativa do voluntariado comunitário a decorrer em toda a região Centro. Ovar, através do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) deste concelho da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC), associa-se à iniciativa promovendo uma caminhada solidária, no dia 7 de julho, com concentração na Junta de Freguesia de Válega, pelas 21h00.
A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais deste Núcleo e visa contribuir para a promoção da Educação para a Saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços de apoio ao doente oncológico e familiares promovidos pela LPCC.NRC.
As inscrições para a caminhada solidária podem ser feitas em Ovar, nos seguintes locais: Junta de Freguesia de Maceda, a norte do concelho; Junta de Freguesia de Válega, a sul do concelho; Twelve Café, no centro da cidade; Supermercado Delmar, no Furadouro; e no Supermercado Alentejano, no centro de Válega.
Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Válega.

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE ANA SANTOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 Tem lugar a 24 de junho (sábado), pelas 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, a apresentação do livro "Histórias de uma gaivota e outras", da autoria de Ana Santos, com o apoio do Município.
O livro editado pela Cordel d’Prata, aborda a gaivota e a envolvente natural (ar, mar e terra), em todas as suas histórias. Nelas, há despertares ornamentados pelas palavras escritas. “Com a gaivota coabitam os elementos naturais que ganham expressividade na exaltação das emoções e dos sentimentos de uma gaivota embarcada em deambulações introspetivas”. Na obra podem ler-se “histórias com apontamentos poéticos, nascidas de viagens, ora vividas ora sonhadas, alimentadas de um puro sentido de rendição à beleza do mundo natural e das relações humanas, passando pelo inevitável autoconhecimento”.
Ana Santos, nasceu a 26 de julho de 1967, em Lourenço Marques, Moçambique. Viveu parte da infância e adolescência em Figueiró dos Vinhos. Licenciou-se em Física e Química (via ensino) pela Universidade de Aveiro.  

Na Marinha Grande, viveu e exerceu a sua prática docente durante cerca de 20 anos. Em março de 2015, publicou o livro de contos “Arbore". Mantém, desde junho de 2019, uma página ativa no Facebook e no Instagram – “Ana Santos-Autora” – na qual publica textos da sua autoria. Atualmente, trabalha no concelho de Vila Nova de Gaia.

Crónica Postal: A DUPLA MISSÃO DOS PROFESSORES


Claro que os professores são uma classe respeitada e que faz por o merecer. É compreensível que lutem por melhores condições. É aceitável que exerçam o direito à greve. Mesmo com o reconhecido prejuízo das nossas crianças e jovens.
Não acredito que os professores se revejam em formas de luta de aceitação duvidosa. Tenho sérias reservas que os professores concordem que vale tudo. Tenho a firme convicção que os professores desejam manifestar-se de forma correta e urbana. Sem violência verbal de duvidosa aceitação, que não respeite e que retire a autoridade e a simpatia pelas suas causas.
Aceitamos que os professores se manifestem, que façam greve, mas também exigimos que o façam sem perderem a responsabilidade de terem que ser um exemplo para as crianças e jovens.
A reivindicação de melhores condições de trabalho e vida é um direito democrático que os nossos jovens devem aprender a saber exercer. Mas, devem aprender a fazê-lo com respeito por formas de luta que não ultrapassem o limite do razoável. Os professores tem esta dupla e exigente missão.
Naturalmente que estou a falar da reprovável manifestação de (supostos…) professores nas celebrações do Dia de Portugal.
Não vão ser um pequeno grupo de ‘desviados’ que nos retirarão a excelente opinião que temos dos profissionais que ensinam as nossas crianças e jovens. Um punhado de radicais que não querem respeitar os valores democráticos, onde o direto a exigir melhores condições não se pode confundir com ataques pessoais ou incitamentos a violência, verbal ou outra.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:

[os professores devem ensinar as nossas crianças e jovens] a respeitar formas de luta que não ultrapassem o limite do razoável.”

Alunos do secundário criam nova relação com o mar através de trabalhos artísticos distinguidos em concurso


Já são conhecidos os vencedores do concurso que desafiou professores e alunos do ensino secundário de todo o país a explorar de forma artística o lixo que o Oceano deixa na praia. Uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica que ganhou forma nas mãos de 17 grupos de alunos de todo o país. Os premiados são três grupos de diferentes instituições de ensino: Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), Colégio Valsassina (Lisboa), e Externato de Santa Clara (Porto).
“Como Escola Superior de Biotecnologia que produz conhecimento nas áreas da sustentabilidade e da economia circular, temos uma preocupação acrescida quando vemos que ainda há muito a fazer para preservar os Oceanos,” refere Ana Maria Gomes, docente e diretora adjunta da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “No Dia Nacional do Mar lançamos o desafio aos estudantes do secundário para recolheram e trabalharem com o lixo que chega às praias e os resultados foram extraordinários,” acrescenta.

O concurso envolveu a recolha de lixo transportado pelas águas e a transformação desses recursos em manifesto artístico lato sensu (os estudantes optaram sobretudo pela montagem escultural). Entre os grupos vencedores estão o Grupo Corvimar, da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), com o trabalho “Caravela-Portuguesa; o grupo Os Pegadas”, do Colégio Valsassina (Lisboa), com o trabalho “Stop Now!” e o Grupo AquaArt, do Externato (Santa Clara do Porto), com o trabalho “Arte e Alma”. As menções honrosas foram atribuídas ao Grupo Lix(a)rte, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira) com o trabalho “O gémeo de WALL-E”; ao grupo BrigadaECO, do Externato de Santa Clara (Porto), com o trabalho “Um ‘Bonfim’ para o Lixo” e ao grupo O Outro Lado do Plástico, do Externato de São José (Lisboa), com o trabalho “Save the Sea”.

Este concurso permitiu aliar a criatividade artística ao conhecimento científico e fomentar a cooperação e ligação ao mundo real. Contribui ainda para elevar a literacia sobre os oceanos e, ao mesmo tempo, empoderar a juventude face a problemas que tendem a ser vistos como esmagadores. O concuro “Em Defesa dos Oceanos” foi lançado no dia em que se comemora o Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro e no total foram 17 os grupos que participaram no concurso optando sobretudo pela montagem escultural. No final foram escolhidos 3 grupos vencedores que irão receber 150€ a distribuir pelos vários membros do grupo e atribuidas 3 menções honrosas no valor de 50€ cada. A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026.


PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Pelo 10.º ano consecutivo. Escola Básica de Cantanhede Sul realizou Eco-Desfile

 
A Escola Básica de Cantanhede Sul foi novamente palco de um Eco-Desfile, iniciativa que decorreu pelo 10.º ano consecutivo e que deu asas à criatividade, com pincelada ecológica, traduzida em magníficos trabalhos que exigiram muita dedicação e trabalho de variadíssimos pais, encarregados de educação, alunos, familiares e amigos.
O Eco-Desfile é uma iniciativa integrada no projeto Eco-Escolas e tem como principal propósito a sensibilização para a adoção de comportamentos ecologicamente responsáveis, apelando à mobilização de todos. Assim, o desfile envolveu alunos, professores, assistentes operacionais, pais, encarregados de educação e autarquias, que numa concertação de esforços elaboraram os fatos com materiais reciclados e muita imaginação e cujo resultado final permitiu um espetáculo de alta qualidade.
Estes magníficos trabalhos e este exemplo de envolvimento da comunidade escolar e das famílias merece destaque e ser partilhado com a comunidade em geral, pelo que vem o Município de Cantanhede congratular-se com o sucesso do Eco-Desfile da EB Cantanhede-Sul.
"Foi um desfile sustentável de grande beleza, mas sobretudo de grande criatividade e de participação dos pais e encarregados de educação no projeto que está inserido no programa Eco-escolas”, elogiou o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, realçando “a importância deste programa como aposta na educação ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania”.
Numa breve intervenção, o autarca destacou ainda o papel dos professores e do pessoal auxiliar, destacando “os professores coordenadores Manuela Ramos e Carla Marques e o incentivo do professor António Carvalho”, para quem foi pedido uma enorme salva de palmas “pelo percurso pedagógico que tem tido à frente da Escola básica de Cantanhede-Sul”.
O Programa Eco-Escolas, é um programa-chapéu, já que para além da sua dimensão internacional, é paralelamente agregador das sinergias locais das comunidades educativas.

Marinha Grande | WORKSHOP DEBATEU AUTISMO

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, acolheu, no passado dia 14 de junho de 2023, o Workshop “Compreender Autismo”, destinado a professores, assistentes operacionais, comunidade, técnicos, pais, cuidadores, família e colaboradores do município, num evento com entrada livre.
A iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande e pela Associação Vencer o Autismo teve como objetivo contribuir para a literacia da população neste domínio. Esta atividade enquadrou-se na Estratégia Municipal de Saúde, procurando responder, quer à desmistificação associada a esta problemática de saúde, quer à oferta de informação à população sobre os recursos existentes na comunidade, para dar uma resposta cabal às crianças e suas famílias.
Na sessão de abertura, a vereadora Ana Laura Baridó afirmou que o município irá continuar a desenvolver mais iniciativas no âmbito da saúde e destacou o facto da Marinha Grande ser das poucas câmaras municipais do país que tem uma divisão inteiramente dedicada à saúde e bem-estar dos munícipes.

O orador da palestra, Joe Santos, apresentou, ao longo de várias horas, estratégias, conhecimentos e exercícios à audiência, no sentido de que se possa lidar de forma mais benéfica com o autismo. Joe Santos é co-fundador da Vencer Autismo, uma fundação portuguesa que tem ajudado centenas de crianças e famílias, bem como tem também inspirado milhares de pessoas neste âmbito.