domingo, 28 de janeiro de 2024

No âmbito de um protocolo que envolve a Junta de Freguesia da Tocha. Câmara de Cantanhede cede antiga escola da Caniceira a duas associações da Freguesia da Tocha


A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de protocolar a cedência da antiga escola da Caniceira em benefício da Associação de Caçadores do Pinhal do Povo e do Atletismo Clube da Tocha, que assim vão dispor das instalações para as suas atividades. O edifício estava devoluto desde o encerramento da escola pelo Ministério da Educação, no âmbito do Programa de Requalificação da Rede Escolar do 1.º CEB, tendo entretanto passado a ser propriedade do Município.
Assinaram o acordo que formaliza a utilização do imóvel Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, José Manuel Cruz, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e os representantes das entidades beneficiárias, designadamente Carlos Manuel Jorge Carreira, presidente da Associação de Caçadores do Pinhal do Povo, e Daniel Filipe de Jesus Batata, presidente do Atletismo Clube da Tocha.
Na sessão participaram ainda o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, o vereador Fernando Pais Alves, bem como o tesoureiro e a secretária da Junta de Freguesia da Tocha, respetivamente Ademar Tereso e Maria da Conceição Nogueira.
Para Helena Teodósio “a cedência da antiga escola primária da Caniceira a duas representativas associações locais faz todo o sentido pois é uma forma de preservar, valorizar e rentabilizar património do Município. Este é de resto um procedimento que a autarquia tem adotado relativamente a outros edifícios escolares desativados pelo Ministério da Educação”, referiu a presidente da Câmara Municipal, sublinhado “a importância deste tipo de apoio a entidades locais que exercem uma valiosa intervenção nas comunidades, uma vez que estamos a facultar-lhes instalações que de algum modo facilitam o desenvolvimento das ações e atividades que fazem parte do seu objeto social”.

Nos termos do acordo celebrado, o Município de Cantanhede, enquanto entidade proprietária da antiga EB1 da Caniceira, “cede gratuitamente o imóvel à Junta de Freguesia da Tocha, que por sua vez o faculta à Associação de Caçadores do Pinhal do Povo e ao Atletismo Clube da Tocha, passando a ser destas entidades a responsabilidade de cuidar da manutenção, reparação e limpeza das instalações, com o compromisso de as manter, assim como o espaço envolvente, em condições cuidadas e dignas de asseio e higiene”.

As entidades beneficiárias, “independentemente de poderem vir a acordar com a Junta de Freguesia da Tocha outras condições, suportarão os encargos decorrentes da utilização do imóvel, nomeadamente, alterações de contratos de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança e vigilância, limpeza, seguros ou outras despesas inerentes, caso existam”.

Válido por um ano e renovável automaticamente por iguais períodos, se não for comunicada a intenção da sua não renovação com a antecedência de 90 dias, o acordo estabelece que não poderão ser efetuadas obras no edifício sem prévio conhecimento e autorização expressa do Município, salvo os trabalhos de beneficiação e manutenção necessários para a sua utilização.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Évora | Remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho. Vidro Fotovoltaico substitui antigas placas de acrílico do Lanternim


A eletricidade produzida, de forma limpa, através deste sistema de captação de energia solar, permitirá satisfazer parte dos consumos de energia elétrica do edifício, quer seja para iluminação, quer seja a necessária para os equipamentos dos postos de trabalho. Em momentos de excedente de produção elétrica, a energia será injetada na rede.
A Obra de remodelação da cobertura do Palácio dos Condes de Sortelha, o imponente edifício que domina a Praça do Sertório onde atualmente estão localizados os Paços do Concelho, entrou numa fase importante do seu desenvolvimento: está prestes a ser executada a substituição do acrílico existente na cobertura metálica do lanternim, por vidro fotovoltaico. Os vidros serão instalados numa nova caixilharia metálica assente sobre a estrutura existente, de forma a obter um sistema solar fotovoltaico com área total de envidraçados de 169m2.
Este será complementado por um sistema de telas interiores deslizantes, em parte da cobertura, de forma a atingir o desempenho adequado que garanta as condições térmicas, acústicas e luminotécnicas confortáveis e adequadas. A cablagem elétrica das fileiras será instalada no interior da caixilharia em calha própria, pelo que não será visível.

A implementação do sistema de captação de energia solar no Edifício dos Paços do Concelho integra-se no POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework, um projeto que pretende transformar o tecido urbano das cidades em que intervém, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em última análise, melhorar a qualidade devida através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.

Esta será a fase inicial de um percurso que irá prosseguir com a instalação de sistemas idênticos em edifícios localizados no Centro Histórico de Évora. Será assim atingido mais um objetivo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das alterações climáticas, que o Município tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento.

Leitura do responso é o atractivo da iniciativa. Enterro do entrudo volta a animar festa de Carnaval em Pedorido

 
Desfiles escolares na manhã de 9 de Fevereiro
Num tempo que se deseja de muita folia e boa animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com a realização de algumas iniciativas carnavalescas dinamizadas por associações locais, e que vão contar com o apoio municipal.
Na manhã do próximo dia 9 de Fevereiro, vão decorrer durante a manhã os Desfiles dos Agrupamentos Escolares, sendo que, no Largo do Conde, vão desfilar os alunos do
Agrupamento Escolar de Castelo de Paiva, e pelas ruas de Oliveira do Arda, na Raiva, vão desfilar os alunos do Agrupamento Escolar do Couto Mineiro, enquanto para a tarde do dia 12, está marcada a apresentação do Carnaval Sénior, com a participação das IPSS do concelho, uma iniciativa muito acarinhada pela população e agendada para o espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos.
Entretanto, e como manda a tradição, Pedorido voltará a viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, sendo que, no Domingo Gordo, dia 11, haverá festa rija durante a tarde no Parque de Merendas, com Desfile Infantil e Concurso de Mascarados, lanche, e bailarico com a apresença do DJ Ricardo Ramalho e a Festa Total.
O habitual Enterro do Entrudo realiza-se na noite do dia 12 de Fevereiro, com desfile fúnebre desde a Póvoa até à zona das Concas e Ponte Centenária ( Foz do Arda ), com animação a cargo dos Grupo de Bombos Amigos de Cima durante o cortejo, realizando-se de seguida a Leitura do Responso, a Queima do Entrudofogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular, seguindo-se um animado baile pela noite fora, com a participação do grupo Musical Karisma, de Castelo de Paiva.
Esta iniciativa é da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paiva, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e população do Couto Mineiro do Pejão.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Carnaval de Estarreja estabelece parceria com hotéis e alojamentos e promove roteiro turístico


O Carnaval de Estarreja, um dos eventos mais aguardados na região e que tem a sua programação nuclear agendada para 3 a 13 de fevereiro, volta a promover uma colaboração estratégica com uma seleção de alojamentos locais e hotéis do concelho e da região. Esta parceria com 12 unidades tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma estadia inesquecível durante o Carnaval, combinando a rica tradição cultural do evento com a hospitalidade local.
Os participantes do Carnaval poderão desfrutar de ofertas exclusivas e pacotes especiais ao reservarem a sua estadia nos parceiros oficiais, para além de descontos nos bilhetes de entrada para o Desfile Noturno das Escolas de Samba (dia 9) e para os Grandes Corsos dos dias 11 e 13 de fevereiro, com a presença de 13 grupos de folia, passerelle e escolas de samba, 1300 figurantes e 17 carros alegóricos.

Para aproveitar as vantagens desta parceria exclusiva, os interessados podem fazer suas reservas diretamente com os alojamentos participantes.

"Na sequência do trabalho de requalificação do Carnaval de Estarreja, também na vertente de acolhimento dos públicos, pretendemos proporcionar aos nossos visitantes uma estadia única e confortável, aprimorando ainda mais a experiência do Carnaval de Estarreja”, realça a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

Também a pensar no turista e a quem queira explorar a terra do Carnaval, foi criado um Roteiro de Experiências<https://www.cm-estarreja.pt/media/Documentos/Cultura/Carnaval%202024/%5bE%5d%20Roteiro%20Experiencias%20Carnaval.pdf> que pretende dar a conhecer o património ambiental e cultural da região. Os visitantes têm a oportunidade de ficar a conhecer os encantos locais, como o BioRia, o roteiro de arte urbana ESTAU, a Casa Museu Egas Moniz, entre outras experiências, com visitas guiadas e nas quais se podem inscrever.


*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 A pesquisa dos acervos sobre o tema do Holocausto e as suas vítimas, mantém-se inacabada.
Ainda assim, importa lembrar que, embora o terror nazi tenha visado milhões de pessoas por razões de biologia, nacionalidade ou ideologia política, a vivência das Testemunhas de Jeová nesse período terrífico da nossa civilização como o único grupo que sofreu as hostilidades do regime devido à sua fé cristã, deve, admitidamente, ser evocada neste dia 27 de janeiro de 2024, quando se comemora o 79º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau e o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.  
As Testemunhas de Jeová estão entre as “vítimas esquecidas” do Holocausto, e faz referência à brochura em formato digital, intitulada: Purple Triangles – “Forgotten Victimes” of the Nazi Regime, e que pode ser descarregada gratuitamente.

*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

**Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová

Município de Reguengos de Monsaraz vai abrir Espaço Coworking na biblioteca municipal

O Município de Reguengos de Monsaraz vai abrir no dia 29 de janeiro o Espaço Coworking na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Este espaço disponibiliza recursos e serviços de escritório e destina-se a apoiar colaboradores de entidades públicas e privadas, profissionais liberais, nómadas digitais e estudantes, que considerem preferível trabalhar ou estudar em locais partilhados com outras pessoas do que em casa.
O coworking é um modelo de trabalho inovador que permite a partilha dos mesmos valores, aumenta a cooperação e a produtividade dos utilizadores, gera sinergias e facilita o estabelecimento de redes de contatos. Os espaços de coworking combatem o isolamento de quem está em teletrabalho e proporcionam a criação de novos relacionamentos de negócios através do networking, assim como a colaboração recíproca entre profissionais de diversas áreas.
A utilização do Espaço Coworking de Reguengos de Monsaraz é gratuita, devendo cada coworker efetuar a marcação no balcão de entrada da biblioteca municipal ou no Gabinete de Apoio à Presidência, indicando a sua identificação, o projeto ou atividade, a finalidade, as datas e equipamentos pretendidos, podendo ocupar o espaço imediatamente desde que exista vaga. O espaço pode ser requisitado durante 30 dias consecutivos pelos coworkers, que depois podem efetuar renovações sucessivas.
O Espaço Coworking vai funcionar nos dias úteis das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 18h numa sala climatizada da biblioteca municipal, com acesso ilimitado à internet por cabo de rede e wi-fi e estruturada em locais de trabalho individuais. Cada coworker vai dispor de serviço de fotocópias, de digitalização, de 500 impressões gratuitas por mês a preto e branco e 50 a cores, acesso a sala de reuniões e oferta de café e de chá.






*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem