quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede Crianças do Jardim de Infância visitam exposição de pintura e assistem a Hora do Conto

Decorreu nos dias 30 e 31 de janeiro, uma visita de cerca de centena e meia de crianças das cinco turmas do Jardim de Infância do Centro Educativo de Cantanhede à exposição “Pintura, minha terapia”, que se encontra patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante todo o mês de janeiro.

No decorrer das visitas guiadas coordenadas por uma técnica deste equipamento cultural, os jovens puderam apreciar os trabalhos de pintura expostos, explorando as temáticas e as cores que compõem cada uma das telas patentes na mostra, bem como as técnicas gráficas utilizadas pelo artista plástico José António Almeida.

Na segunda parte da visita, as crianças participaram numa atividade de leitura e ouviram o conto “O nabo gigante”, da autoria de Alexis Tolstoi e com ilustrações de Niamh Sharkey. A leitura contemplou ainda a exploração de um tapete de histórias, do mesmo conto, da autoria de Milú Loureiro, escritora e contadora de histórias, que encantou os pequenos participantes.

Estas são algumas das atividades que a Biblioteca Municipal de Cantanhede disponibiliza aos seus visitantes e utilizadores, numa perspetiva de promover, desde a mais tenra idade, o contacto com os livros e com a leitura, mas também com a arte, nas suas variadas vertentes expressivas.


Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem estratégia para melhorar avaliação do risco cardiovascular


Uma equipa de investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma estratégia baseada em técnicas de fusão de informação que permite melhorar a avaliação do risco cardiovascular associado a um episódio de síndrome coronária aguda (enfarte de miocárdio).
No decorrer da investigação “GRACE PLUS – Uma abordagem baseada na fusão de dados para melhorar a pontuação GRACE na avaliação de risco da Síndrome Coronária Aguda”, da autoria de Afonso Neto, aluno de doutoramento do Departamento de Engenharia Informática (DEI), de Jorge Henriques e Paulo Gil, investigadores do CISUC e ainda de José Pedro Sousa, médico cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi possível concluir que existem fatores de risco não contemplados no GRACE, em particular a hemoglobina no momento da admissão, com impacto positivo na melhoria da precisão da avaliação de risco.

“Começámos por investigar formas de adicionar ao modelo Global Registry of Acute Coronary Events (GRACE) novos fatores de risco, identificados pelo nosso parceiro clínico (CHUC), com potencial para melhorar a precisão do prognóstico, tais como a hemoglobina na admissão e marcadores de inflamação”, contextualiza Jorge Henriques.

Por outro lado, prossegue o investigador do CISUC, “para manter a interpretabilidade do novo modelo e, por consequência, a sua confiança, percecionada pela equipa clínica, foi definido como requisito adicional manter a forma como na prática clínica o GRACE é utilizado, sendo este sujeito a um fator de correção, considerando a contribuição de novos fatores de risco, daí a justificação de GRACE PLUS”.

Segundo a equipa do CISUC, os modelos de avaliação de risco cardiovascular são ferramentas muito úteis para auxiliar o prognóstico de uma série de eventos. O modelo GRACE, bastante utilizado na prática clínica, é atualmente o mais usado em Portugal na avaliação de risco no contexto da síndrome coronária aguda. No entanto, “é um modelo que apresenta algumas limitações, nomeadamente devido à utilização de um número incompleto de variáveis (fatores de risco) no cálculo do prognóstico”.

O modelo GRACE pode ser considerado uma ferramenta de prevenção secundária, sendo habitualmente aplicado a pacientes no momento da admissão hospitalar, resultante da ocorrência de um episódio de síndrome coronária aguda (enfarte de miocárdio). O objetivo deste modelo é estimar a probabilidade de morte ou de um novo evento de enfarte de miocárdio num determinado período de tempo, geralmente no mês seguinte ou nos próximos seis meses.

Este modelo baseia-se em oito fatores de risco registados na admissão hospitalar, designadamente idade, frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, creatinina, classe Killip, estado de paragem cardíaca, marcadores cardíacos elevados e desvio do segmento ST no eletrocardiograma. “Ao ponderar todos estes fatores, o modelo GRACE gera uma pontuação (score), posteriormente discretizada com vista a fornecer uma categoria de risco, em três classes distintas, nomeadamente, baixo risco, risco intermédio e alto risco”, esclarece a equipa de investigadores.

Assim, este estudo focou-se no “desenvolvimento de uma ferramenta baseada em metodologias de fusão de informação e em técnicas de inteligência artificial, que permita melhorar a avaliação do risco cardiovascular e, dessa forma, proporcionar um suporte mais fundamentado à decisão clínica em contexto real sem, no entanto, alterar a forma como essa decisão é atualmente efetuada pelos profissionais”, afirma o investigador da FCTUC.

“Através deste mecanismo, é possível combinar fontes de informação heterogéneas, neste caso o modelo de risco já existente – GRACE, e o fator de risco adicional – hemoglobina”, revela a equipa do CISUC, acrescentando que “esta abordagem permitiu determinar para cada individuo o fator de correção ótimo a adicionar ao GRACE, tendo em conta o valor particular de hemoglobina, de forma a maximizar a precisão de estratificação determinada pelo modelo original”.

Para os autores do projeto, “para além da melhoria da caracterização do risco cardiovascular, uma das vantagens adicionais deste estudo consiste em potenciar a aplicação de cuidados de saúde proporcionais ao real risco que o doente apresente no momento da admissão hospitalar, podendo contribuir para uma gestão efetiva de terapêuticas e de recursos humanos”, concluem.

O artigo científico, publicado na revista Information Fusion, pode ser consultado aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1566253522001956?via%3Dihub#sec2.

Foto: DR.

Pára-raios a laser

 Em dias de tempestade como nos podemos proteger dos perigosos raios que caem do céu? Esta pergunta assombrou a humanidade durante séculos. E, enquanto não tínhamos respostas, a magia e o misticismo apoderaram-se destes fenómenos. Até que, no século XVIII, o norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790) inventou o famoso pára-raios. Isto ocorreu após Franklin descodificar que os raios são um fenómeno de natureza elétrica. A engenhosa solução é ainda hoje utilizada para proteger edifícios e outras estruturas. Infelizmente o pára-raios tem uma limitação: protege apenas uma área pequena.
Assim, os cientistas tentam desenvolver novas ideias para proteger áreas mais abrangentes. Uma solução inovadora consiste em emitir um poderoso laser que capte os raios. E no Verão de 2021, na Suíça, uma equipa de cientistas liderada por Aurélien Houard conseguiu demonstrar de forma inequívoca que um raio natural foi desviado por um laser ao longo de mais de 50 metros. A salientar que não se trata de um laser qualquer. Esta tecnologia foi, aliás, premiada em 2018. Nesse ano o Prémio Nobel da Física foi dividido entre o norte-americano Arthur Ashkin, o francês Gérad Mourou e a canadiana Donna Strickland. Foram estes dois últimos que desenvolveram novas formas de produzir impulsos de laser de alta intensidade e muito curtos. Na data de atribuição do Nobel a academia designou estas invenções de “revolucionárias no campo da física dos lasers”. E volvidos alguns anos aqui está mais uma experiência de sucesso. O objectivo é proteger estruturas maiores como aeroportos, por exemplo. Serão necessários, como sempre, mais testes, mas se daqui a uns anos observar um pára-raios a laser não fique surpreendido. É só a ciência a contribuir, mais uma vez, para a nossa segurança.

Luís Monteiro (Médico)

A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade

 Nunca se olhou tanto para a alimentação e para os sistemas alimentares como nos dias de hoje. A tendência de crescimento da população mundial e a urgência em considerar o impacto da cadeia alimentar no ambiente, na sustentabilidade e na saúde das populações, leva a que a nutrição humana seja uma das preocupações fundamentais da sociedade atual.
A Dieta Mediterrânica pelas suas características, pelos processos e hábitos associados é considerada uma das formas de nutrição que mais contribui para a sustentabilidade e saúde humana.
As principais características da Dieta Mediterrânica são: Azeite como principal fonte de gordura; Hortaliças e frutos em quantidade e frequência; Cereais integrais, leguminosas e oleaginosas (frutos secos) como fonte de proteína e fibra; Consumo moderado de lácteos e de peixe; Consumo esporádico de carnes vermelhas e brancas; Vinho de forma moderada e a acompanhar as refeições; Frugalidade e consumo organizado por refeições em grupo; Confeção na forma de sopas, estufados e caldeiradas, o que reduz a perda de nutrientes; Consumo sazonal dos alimentos; Recurso à produção local; Atividade física e horas de pausa e sono.
Já no que respeita aos principais benefícios para a saúde da Dieta Mediterrânica aponta-se a Qualidade de vida; Controlo do peso (prevenção de obesidade); Níveis estáveis de glicémia e de pressão arterial; Melhor qualidade de sono; Maior longevidade; Menor incidência de doenças coronárias e cardiovasculares; Menor incidência de diversos tipos de cancro.
 
A origem da Dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica assenta num padrão alimentar com mais de cinco mil anos, com origem na bacia do Mediterrâneo, influenciada pelas civilizações que por aí passaram, pelas suas migrações e pelas trocas de saberes.
O conceito de Dieta Mediterrânica, associado aos benefícios na saúde, foi estabelecido apenas nos anos 50, do seculo XX, em consequência dos resultados de um estudo liderado por um fisiologista norte-americano – Ancel Keys – em que se encontraram valores significativamente mais baixos de doenças coronárias e cardiovasculares em países como a Itália e a Grécia, comparativamente a países com outros regimes alimentares.
Dieta Mediterrânica e Saúde Planetária
Em 2019 surgiu o conceito de Dieta da Saúde Planetária. Tem subjacente o balanço entre o que é ótimo para o planeta e o que é ótimo em termos de alimentação e nutrição humana. É uma dieta de base vegetal, onde a proteína vegetal tem um peso superior à proteína animal, mas que mantém o consumo de carne e peixe em pequenas quantidades e com baixa frequência. Considera que os alimentos devem ser obtidos a partir de processos de produção que usem o mínimo de recursos, de origem local e consumidos sazonalmente.
Na nossa realidade edafo-climática e geográfica, a Dieta Planetária não é mais do que a Dieta Mediterrânica, reconhecida pela Direcção Geral de Saúde (DGS).
A relação entre a maior adesão à dieta mediterrânica e uma boa saúde, medida por indicadores de saúde tem vindo a ser reforçada em cada vez mais estudos.
Impacto da Dieta Mediterrânica na sustentabilidade
Os alimentos de origem vegetal e de época, produzidos localmente, assim como as práticas agrícolas que maximizam o uso de recursos, contribuem para uma baixa pegada ecológica e maior sustentabilidade ambiental.
A associação entre a produção e a transformação de produtos numa mesma região é também um contributo para a sustentabilidade social e económica das diferentes regiões.
Em populações rurais e agrícolas, tem ainda a vantagem de contribuir para maior valorização e capacitação das mulheres. As mulheres têm aqui um papel particularmente importante, e muitas vezes sub-valorizado, pois estão ligadas a atividades agrícolas e são as principais responsáveis pela seleção e preparação dos alimentos.
O desconhecimento da Dieta Mediterrânica
Apesar das vantagens da Dieta Mediterrânica e dela fazer parte da nossa identidade, a verdade é que nos estamos a afastar cada vez mais deste padrão alimentar.
Dados da DGS, de 2020, mostram que ainda há um número elevado de pessoas que desconhece a Dieta Mediterrânica e que, possivelmente a associa a um tipo de regime alimentar de restrição. Mais preocupante ainda é o fato de ser nos jovens adultos que a escolha da Dieta Mediterrânica mais diminui.
Certamente que as rotinas laborais, o menor tempo para a preparação e confeção de alimentos, juntamente com a perda de algumas competências culinárias e menor tempo dedicado pelas famílias à cozinha são fatores a considerar na degradação nos padrões alimentares.
A Dieta Mediterrânica e o futuro
Há a necessidade de salvaguardar a Dieta Mediterrânica, de repensar estratégias para aproximá-la da sociedade de hoje e, em simultâneo, aproveitar melhor os ensinamentos alimentares dos nossos pais e avós.
Neste contexto de alterações climáticas, aderir à Dieta Mediterrânica é o grande contributo que podemos dar à saúde humana, ao planeta e à sustentabilidade económica e social.
 
Elsa Lamy
(investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora)

Estudo sugere que estação de crescimento mais longa não implica maior desenvolvimento das árvores

 Um estudo, em que participa o Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), sugere que as estações de crescimento mais longas não implicam necessariamente a formação de anéis de crescimento mais largos.
A investigação, que pretendeu testar de que forma é que a variação da duração da estação de crescimento condiciona o desenvolvimento das árvores, foi publicado na revista Agricultural and Forest Meteorology, com o título “Decoupled leaf-wood phenology in two pine species from contrasting climates: Longer growing seasons do not mean more radial growth”.
«Com o aumento da temperatura média global, são esperadas estações de crescimento mais longas. No entanto, o aumento da duração da estação de crescimento pode não significar um aumento da produção de madeira. Por exemplo, a seca estival pode neutralizar o potencial efeito positivo de uma estação de crescimento mais longa, limitando o crescimento e a produtividade florestal», começa por explicar Filipe Campelo, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e coautor do estudo.
«Por outro lado, desconhece-se como a fenologia das árvores, em particular a data de aparecimento e queda das folhas, afeta o crescimento, a fixação de carbono e consequentemente a mitigação das alterações climáticas pelas florestas», revela o investigador da FCTUC
Segundo as conclusões do estudo, as folhas surgiram primeiro no pinheiro-de-alepo (início de março) do que no pinheiro-silvestre (meados de maio).  «Os resultados demonstraram que a formação da madeira está dissociada da fenologia das folhas e uma estação de crescimento mais longa nem sempre resulta num aumento do crescimento radial nem na fixação de mais carbono» afirma Filipe Campelo.
«Este estudo sugere ainda que a estimativa da quantidade de carbono sequestrado anualmente pelas florestas deve ter em consideração, além da duração da estação de crescimento, a variação intra-anual das taxas de formação da madeira. Este ponto é crucial para uma melhor compreensão do ciclo global do carbono e avaliação da contribuição das florestas para a regulação do dióxido de carbono na atmosfera», salienta o coautor.
Para alcançar estes resultados, foi testada a relação entre a duração da estação de crescimento e o crescimento através da comparação de dados fenológicos das folhas e das datas de início e fim da formação da madeira simuladas por modelos de formação da madeira. Assim, foram analisadas séries temporais com as datas de emergência e queda das folhas, bem como séries temporais do tamanho dos anéis de crescimento, em duas espécies de pinheiro sob condições climáticas contrastantes, nomeadamente o pinheiro-de-alepo (Pinus halepensis), num sítio mediterrânico em Espanha, e o pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris), num sítio boreal na Rússia.
O artigo científico, que envolveu sete investigadores oriundos de Espanha, Portugal e Rússia, pode ser consultado aqui:
 
Sara Machado
Assessora de Imprensa – Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Inauguração da exposição "Porta Memória" // Carnaval de Estarreja

 \\ O Carnaval de Estarreja, um dos melhores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, está de regresso! A folia acontece de 4 a 21 de fevereiro, com os Grandes Corsos (dias 19 e 21 de fevereiro), o Desfile Noturno da Escolas de Samba (dia 17), as Marchas Luminosas (dia 15), o Desfile Infantil (dia 12), e um programa complementar que integra concertos, espetáculos, oficinas, exposição e visitas aos bastidores desta verdadeira “fábrica da fantasia”.
 
A partir do dia 11 fevereiro, os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles e os grandes corsos - e a Praça Francisco Barbosa - o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço de grande diversão e alegria. Toy (11 de fevereiro), Pequeno David e os Sem Soninho (dia 12), Nel Monteiro (15 de fevereiro), Rouxinol Faduncho (18 de fevereiro), Funil & Abelhinha (19 de fevereiro) e Kumpania Algazarra (20 de fevereiro) são alguns dos nomes que sobem ao palco nas noites quentes de Carnaval. Os concertos têm entrada livre.
 
:: Bilheteira online – Bilhetes para os desfiles carnavalestarreja.bol.pt/  

 

JAZZ NAS ADEGAS COM MARTA RODRIGUES QUARTETO

 O Município de Silves prossegue no ano de 2023 com a rubrica “Jazz nas Adegas”, nos dias 24 e 25 de fevereiro, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, no Cabrita Wines em Silves, com a atuação de MARTA RODRIGUES QUARTETO.
O quarteto da jovem e talentosa cantora lacobrigense propõe a recriação de alguns dos marcos da Música Popular Brasileira e do Cancioneiro Americano, numa abordagem tão tradicional como fresca e inventiva, harmonizando a crueza da improvisação jazzística com o lirismo das canções.
O público desfrutará da sonoridade do quarteto composto por Marta Rodrigues (voz), Pablo Lapidusas (piano), Hugo Santos (contrabaixo) e Rui Filipe Freitas (bateria).
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
 
10.mar.23  21h00 | 11.mar.23 17h00
Herdade Barranco do Vale         
Filarmónica Jazz Combo                              
 
24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Quinta do Rogel              
String Reed Trio              
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Quinta João Clara           
Nuno Carpinteiro                           
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes para MARTA RODRIGUES QUARTETO na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios. O evento destina-se a maiores de 18 anos.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

 

Carnaval 2023 – ‘Rosinha’ marca regresso da folia a Figueiró dos Vinhos

 A boa disposição e folia carnavalesca de Figueiró dos Vinhos está de volta!

Após a paragem de dois anos, o Carnaval figueiroense regressa e promete 6 dias de muita alegria e diversão a conterrâneos e visitantes.
A artista ‘Rosinha’ protagoniza o regresso da grande Festa do Carnaval de 2023 que se realizará entre 17 e 22 de Fevereiro, com um programa recheado de bailes, música, desfiles, concursos de máscaras e o tradicional e obrigatório “Enterro do Entrudo”.
A folia carnavalesca começará, assim, com o Desfile de Carnaval das Escolas do Concelho, pelas 10h30 do dia 17, onde alunos e professores demonstrarão a sua alegria e imaginação. Criatividade que poderá ser, igualmente, observada no almejado Corso Carnavalesco com a artista Rosinha, “Rainha” de 2023, marcado para domingo, dia 19, pelas 15h00, e que culminará com um espetáculo musical protagonizado pela artista.
A música e a dança, próprias das festividades, não faltarão. Sábado, dia 18, promovido pela Associação Terractividade, realizar-se-á o Baile e Concurso de Máscaras de Grupo, onde os dois Melhores Grupos de Mascarados serão premiados.

Já no dia 20, segunda-feira, o salão dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos será palco do Baile com a “Banda Sense” e do Concurso de Máscaras Individuais que ofertará ao Melhor Mascarado um belíssimo Jantar para 2 Pessoas, num restaurante do concelho à sua escolha, e ao detentor do 2º Lugar um delicioso Cabaz de Doces Regionais.

A Folia de 2023 termina em beleza novamente com o desfile de carros alegóricos pelo centro da vila, no dia 21, e com o divertidíssimo “Enterro do Entrudo”, na Quarta-feira de Cinzas.

Bailes, concursos, corsos, alegria, boa disposição e festa para todas as idades é o convite deixado a todos os que queiram fazer parte da folia bairrista do Carnaval de Figueiró dos Vinhos.

TAD confirma castigo a Samuel Costa por prática de assédio sexual

O antigo coordenador e team manager da equipa de futebol feminino do Famalicão vê confirmada a suspensão de 18 meses, na sequência de denúncias de assédio sexual feitas por jogadoras.
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) confirma o castigo imposto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a Samuel Costa, antigo diretor desportivo do futebol feminino do Famalicão, por assédio sexual.
Samuel Costa tinha sido suspenso, em novembro, pela Federação Portuguesa de Futebol por 18 meses (e multa de 3.060 euros) em resultado de decisão do Conselho de Disciplina (CD) pela prática de três infrações "muito graves" decorrentes de situações de assédio sexual e comportamento discriminatório quando o dirigente se encontrava ao serviço do Vitória SC e Valadares.
O TAD veio agora confirmar a decisão, dando como provados os factos apresentados pelo CD no processo que determinou o castigo de Samuel Costa.
"O depoimento do Demandante (Samuel Costa) não afastou minimamente o conteúdo da prova que nos é dada pelas cópias das mensagens enviadas, nem pela prova testemunhal das jogadoras que se afirmaram ofendidas pela prática dos factos acima julgados provados. A prova produzida veio até confirmar o ascendente que o Demandante tinha sobre as atletas", lê-se no acórdão do TAD.
O CD castigou Samuel Costa a 3 de novembro. O dirigente impugnou a decisão do CD junto do TAD a 14 de novembro 2022. O TAD confirma, agora, a suspensão.

António Botelho/TSF

Pais com filho com deficiência ou doença crónica passam a ter direito ao teletrabalho

A proposta do PS foi, esta quarta-feira, aprovada.
A nova lei aprovada prevê que os trabalhadores com filhos com deficiência ou doença crónica, independentemente da idade, passem a ter direito ao teletrabalho, desde que as funções sejam compatíveis e que os trabalhadores tenham os equipamentos necessários para o exercício da atividade laboral a partir de casa.
O Código do Trabalho previa a possibilidade de utilizar o teletrabalho, apenas aos pais com filhos dependentes até aos três anos, ou até aos 8 em condições como o caso de famílias monoparentais.
Mantém-se que o empregador, quando questionado “não pode opor-se ao pedido do trabalhador”, quando efetuado segundo o que está previsto na legislação.
O PS, entretanto, chumbou uma proposta do PSD, que visava que a lei também pudesse ser estendida aos pais com filhos com doença oncológica, também independentemente da idade.

“É preciso salvar o SNS”: Médicos anunciam greve nacional a 8 e 9 de março

 
A greve nacional foi agendada pela FNAM “em resposta” ao que diz ser a “falta de compromisso" do Ministério da Saúde.

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) agendou uma greve nacional de médicos para os dias 8 e 9 de março. Em causa está o facto de a tutela insistir em apresentar “medidas paliativas”.
As negociações com o Ministério da Saúde têm sido prolongadas no tempo, a um ritmo demasiado lento, onde se acumulam os pedidos de adiamento de reuniões e escasseiam as propostas por parte da tutela. Por outro lado, os sindicatos médicos têm feito o seu trabalho de forma responsável, cumprindo prazos e apresentado as suas propostas”, lê-se no comunicado enviado às redações.Vincando que “sempre assumiu uma posição dialogante e disponível”, a FNAM contesta a resposta do Ministério da Saúde que, diz, “tem sido evasivo e tem apresentado medidas paliativas, através da recém-criada Direção Executiva do SNS, à revelia das negociações com os sindicatos”.

SIC Notícias


JOVEM MARCA A DIFERENÇA! TORNA-TE DADOR DE SANGUE!

 

Este é o lema que a ADASCA vai manter durante o ano que agora se inicia. É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde outros.

Site: www.adasca.pt Apoio: Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

A nossa aposta faz todo o sentido, aliás, está a ser organizada/programada a Semana do Dador de Sangue’ que engloba um conjunto de iniciativas, para despertar a atenção da comunidade aveirense, que vai decorrer entre os dias 12 e 18 de Junho.

Posteriormente serão disponibilizadas mais informações sobre o evento.

Vamos necessitar de jovem voluntários. Os interessados em colaborar podem contactar-nos através do e-mail geral@adasca.pt.



Barcelos | Pedro Fraga reeleito Presidente do Conselho Geral do IPCA

 Os membros externos cooptados pelo Conselho Geral do IPCA tomaram hoje posse, ficando o órgão formalmente constituído.

Pedro Fraga, CEO da F3M Information Systems, S.A, foi novamente eleito Presidente do Conselho Geral do IPCA, para o mandato de 2022-2026.

Com a tomada de posse dos sete membros cooptados e eleição do Presidente, fica assim completo o processo de constituição do Conselho Geral do IPCA, agora em plenas funções.

Os membros externos que hoje tomaram posse são os seguintes:
Filomena Moreira, antiga Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados
Jorge Saleiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos
Marta Coutada, Secretária Executiva da CIM Ave
Nuno Mangas, Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2020
Pedro Fraga, CEO da F3M Information Systems, S.A
Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernado da Costa e Presidente da AEMinho – Associação Empresarial Do Minho
Fernanda Rollo, Professora Catedrática e antiga Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Estas sete personalidades juntam-se agora aos representantes dos professores, estudantes e do pessoal não docente, eleitos no final de 2022.

No decorrer da reunião foi ainda eleita a secretária do Conselho Geral do IPCA, Liliana Pereira, Provedora do Estudante do IPCA.

Ao Conselho Geral cabe a responsabilidade de definir a estratégia, orientar e supervisionar a atividade do IPCA, promovendo a prossecução da sua missão enquanto instituição de ensino superior.

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação e Imagem (GCI)

Espectáculo para as crianças das IPSS. BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA FESTEJOU DIA INTERNACIONAL DO MÁGICO

 No âmbito da actividade “ O Inverno na Biblioteca “, realizou-se ontem à tarde, no espaço do Auditório Municipal, um espectáculo de magia orientado para as crianças do concelho, que frequentam as valências das IPSS, ao nível dos infantários e pré-escolar.
 
 Ao todo, foram mais de 300 crianças que participaram num grande espectáculo do Mágico Duarte, organizado pela Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, neste dia em que se comemorou o Dia Internacional do Mágicorelacionado com a vida de um santo da Igreja Católica, São João Bosco, padroeiro dos mágicos, falecido a 31 de Janeiro de 1888 e canonizado em 1934 pelo papa Pio XI, na Itália.

Foi uma tarde feliz para as crianças, que de forma exuberante participaram no espectáculo, interagiram com o mágico, resultando muitas vezes os seus actos em olhares de espanto e de admiração, com aplauso de todos, a dar à festa um bonito tom de animação no Auditório Municipal.



Carlos Oliveira

Biocant Park acolheu BIO’n’TEQ - Mostra Tecnológica de Biotecnologia. Biotecnologia é uma das áreas em que Cantanhede já é uma referência

 

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reafirmou esta quarta-feira, 1 de fevereiro, que Cantanhede quer reforçar o estatuto de referência na área da Biotecnologia e deseja que o Biocant Park acolha mais entidades ligadas à tecnologia e inovação, mas também empresas que de alguma forma se relacionam com estas.

Ao intervir na sessão de abertura do BIO’n’TEQ - Mostra Tecnológica de Biotecnologia, que o Biocant realizou em parceria com a AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a autarca começou por recordar o “pioneirismo” do projeto de criação deste parque de ciência e tecnologia, que desde logo se assumiu como “um exemplo de empreendedorismo”.

Helena Teodósio manifesta-se convicta de que, duas décadas depois, o Biocant Park já é uma referência no cluster da Biotecnologia, embora ainda haja caminho para fazer neste domínio.

A autarquia continua empenhada em fazer com que Cantanhede mantenha uma posição de revelo na evolução do cluster nacional do setor e está disponível para aprofundar a cooperação com todas as entidades públicas e privadas que possam contribuir para a concretização deste desígnio”, destacou.

Para o efeito, a edil cantanhedense adiantou que “o Município vai continuar a gerar dinâmicas favoráveis à evolução do Biocant Park, muito particularmente na vertente económica”, desejando “a vinda de mais empresas de conhecimento intensivo para o perímetro do Biocant Park, mas também para a instalação em torno dele de indústrias que desenvolvam produtos e serviços de elevado valor acrescentado, preferencialmente de áreas relacionadas com a biotecnologia”.

Na sessão de abertura usaram também da palavra Jorge Brandão, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Horácio Pina Prata, presidente da Direção da AEMITEQ.

A BIO’n’TEQ - Mostra Tecnológica de Biotecnologia insere-se, de resto, nesta visão estratégica do Município, pois visa fomentar a troca de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial, promover tecnologias da área de Biotecnologia e estabelecer parcerias estratégicas.

Ao longo de todo o dia, o edifício sede do Biocant Park foi palco de diversas iniciativas, desde a mostra de produtos e serviços a apresentações e mesas-redondas.

Organizada pelo Biocant - Technology Transfer Association e pela AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a Bio’n’TEQ enquadra-se nas atividades do projeto INOVC +: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Paulo Cardantas

IPO DE COIMBRA |CAMINHADA | 11 DE FEV.

 A Comissão da Comemoração dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra organizou uma caminhada, a realizar no próximo dia 11 de fevereiro, às 10H00.
A data escolhida, dia 11 de fevereiro, é, também, o dia em que celebramos o Dia Mundial do Doente.
Sob lema “Por Uma Vida Saudável”, este evento pretende sensibilizar e reforçar a importância da prática desportiva na nossa saúde.
O trajecto da caminhada será o seguinte:
· IPO de Coimbra - Av. Bissaya Barreto;
· Rua Bernardo de Albuquerque;
· Rua Dr. Augusto Rocha;
· Rua Lourenço de Almeida Azevedo
· Praça República
· Avenida. Sá da Bandeira
· Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes;
· Praça 8 de Maio
· Rua Visconde da Luz
· Rua Ferreira Borges
· Largo da Portagem
· Avenida Emídio Navarro
· Parque Verde.
NOTA: O Ponto de Encontro está marcado para as 10H00 em frente do IPO de Coimbra.
Esta atividade está aberta a todos os que queiram participar.
Para participar, terá que preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/vBPd2poALqWgVbv77
O Cartaz do evento supra pode ser acedido AQUI

João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

Novo Ciclo de Conversas sobre Cancro estreia no Dia Mundial do Cancro

 No Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva iniciam um novo ciclo de conversas que abordará diferentes tópicos, desde a prevenção ao diagnóstico e tratamento do cancro, com especialistas convidados. Nesta primeira sessão será discutida a estratégia da luta contra o cancro. O evento tem início às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva e tem entrada livre.
 
A comemoração do Dia Mundial de Luta contra o Cancro é uma iniciativa internacional que pretende unir a população mundial em torno da luta contra o cancro, através da sensibilização e da educação. O cancro é um problema de saúde pública, esperando-se que o número de novos casos e mortes venha a duplicar nas próximas décadas. Em Portugal, em 2020 contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro. É urgente compreender melhor o cancro, de forma a melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
Uma em cada cinco pessoas desenvolve cancro e cerca de metade dos cancros podem ser evitados com alteração de comportamentos de risco. O que podemos então fazer enquanto sociedade para combater este problema de saúde pública? Há esperança na melhor deteção precoce e nos tratamentos inovadores? Como pode a investigação contribuir para a cura do cancro?
 
Este é o mote para o novo Ciclo de Conversas do Projeto de Literacia em Saúde “Vamos aprender sobre Cancro”. Aos sábados à tarde, e em conversas informais, os especialistas convidados irão abordar diversos aspetos sobre o cancro, como prevenção, rastreio e diagnóstico, tratamento e investigação.
 
A primeira sessão acontece já no próximo sábado e irá debater a estratégia da luta contra o cancro.
 
Mais informações estão disponíveis aqui.

Novo investimento de 2,1 milhões de euros para requalificar e ampliar da Escola Básica das Barrocas


Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 02 de fevereiro, o Executivo Municipal vai adjudicar a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica das Barrocas, à empresa Nível 20 – Estudos, Projetos e Obras Lda, num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 2.139.736,67€.

Após um primeiro concurso com adjudicação e cujo contrato teve o visto chumbado pelo Tribunal de Contas, foi lançado um segundo concurso, que agora termina com a decisão de adjudicação.

Toda a Escola do 1.º Ciclo vai ser requalificada e ampliada, com espaços adequados e com qualidade, uma vez que os existentes são desajustados a uma resposta educativa de qualidade, nomeadamente com a renovação das casas de banho, um refeitório para as crianças do Jardim de Infância e outro para as do 1.º Ciclo, assim como dois espaços polidesportivos integrados na requalificação total dos espaços do recreio, nos quais vão ser construídos dois recreios cobertos que vão dar resposta mais dirigida a cada uma das duas valências de Ensino, 1º Ciclo e Pré-Escolar.

No novo edifício que vai ser construído do lado poente/norte desta unidade educativa, unindo os atuais edifícios da Escola e do Jardim de Infância, vão ser criadas também novas áreas para uma biblioteca, uma sala polivalente, uma sala de professores, uma sala para a multideficiência.

Após a deliberação de adjudicação, o processo segue para assinatura de contrato e visto do Tribunal de Contas.

Concurso de Ideias para zona da Antiga Lota de Aveiro em Consulta Pública até 09 de fevereiro

Trabalhos expostos no Centro de Congressos de Aveiro 

Dando cumprimento ao compromisso assumido com os Cidadãos e às regras do Concurso, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que o seu Presidente, Ribau Esteves, irá fazer uma visita guiada à exposição dos trabalhos apresentados no Concurso Público de Ideias para a elaboração do Estudo Urbanístico da zona da Antiga Lota de Aveiro, hoje 01FEV23, pelas 17h30, no Centro de Congressos de Aveiro, como ato de abertura dessa mesma exposição. As peças estarão em exposição e Consulta Pública de 01 a 09 de fevereiro, seguindo-se posteriormente a decisão do Júri.

Os Cidadãos que visitarem a exposição e entenderem por bem partilhar a sua opinião, podem proceder ao seu envio para o email presidente@cm-aveiro.pt até ao dia 10FEV23 (inclusive).

O Concurso de Ideias tem por objetivo a apresentação do conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita não só valorizar a imagem urbana dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, como promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções, numa perspetiva de gerar um espaço dinâmico, com forte cariz cultural, com espaço de relevo para os desportos náuticos e a náutica de recreio, tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico.

Estes terrenos com cerca de 10 hectares, são abordados numa perspetiva de área piloto para teste da incorporação dos desafios da “New European Bauhaus”, que deverá contar, com o envolvimento cívico e com a exploração de novas abordagens na relação da urbanidade com os valores ambientais em presença, focando-se na sustentabilidade do ambiente urbano, em energias limpas, na construção da Cidade com neutralidade carbónica e nos objetivos da economia circular.

A Câmara Municipal de Aveiro convida os Cidadãos a participarem nesta sua iniciativa.

Município de Reguengos de Monsaraz defende que seja utilizado o Aeroporto de Beja para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa


O Município de Reguengos de Monsaraz vem congratular-se pelo facto da Comissão Técnica Independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para a localização do novo aeroporto de Lisboa, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2022 de 14 de outubro de 2022, estar a avaliar a possibilidade de aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa utilizando o Aeroporto de Beja;
O Município de Reguengos de Monsaraz vem também sublinhar a importância de ter sido criada a plataforma de cidadãos Sim ao Aeroporto Internacional de Beja, para que a voz da população do Alentejo seja ouvida nos processos de decisão e expressar o seu apoio aos promotores da iniciativa na elaboração do memorando estratégico que pretendem entregar à Comissão Técnica Independente;

Há décadas que o Alentejo tem sido sucessivamente esquecido pelos governos centrais, o que tem tido como consequências um forte impacto no enorme decréscimo populacional e na sustentabilidade e dinâmica da economia da região;

O Alentejo tem lutado quase sempre sozinho e com os escassos meios de que dispõe para que a região se desenvolva nas mais diversas áreas em benefício da sua população;

Considerando o aumento e a dinâmica da atividade turística a nível mundial e as potencialidades turísticas que o Alentejo consegue proporcionar nesse setor, podendo resultar num impacto significativo na economia regional e nacional, é fundamental que o Aeroporto de Beja seja devidamente aproveitado para benefício da região e do país;

O Município de Reguengos de Monsaraz considera que a distância física de Beja até Lisboa não poderá ser considerada um fator relevante para que o Aeroporto de Beja não seja aproveitado para voos nacionais e internacionais, mas também para transporte de mercadorias, pois poderão ser construídas acessibilidades para diversos meios de transporte que permitam ligar as duas cidades com maior rapidez e que sejam atrativas para os operadores turísticos e para todos os viajantes e empresas. Para além de poder ser uma infraestrutura complementar ao Aeroporto de Lisboa, o Aeroporto de Beja poderá ser igualmente importante para apoiar o setor turístico do Algarve;

O Município de Reguengos de Monsaraz vem assim expressar o seu apoio para que o novo aeroporto de Lisboa fique instalado no Aeroporto de Beja, que é uma infraestrutura que já se encontra construída e que não apresenta restrições para a sua expansão;

O Município de Reguengos de Monsaraz quer também sensibilizar e motivar as autarquias de todo o Alentejo para que se unam na defesa da utilização do Aeroporto de Beja para voos nacionais, internacionais e de mercadorias, complementando o Aeroporto de Lisboa e poupando milhares de milhões de euros dos contribuintes que não terão de ser utilizados para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa noutro local do país, quando já existe esta infraestrutura em Beja que está claramente esquecida e desaproveitada por decisão de vários governos.

Reguengos de Monsaraz, 1 de fevereiro de 2023
A Presidente da Câmara Municipal
Marta Prates