sábado, 16 de janeiro de 2021

Bombeiros ainda não estão a ser vacinados e há 400 infetados – Liga dos Bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse hoje que há cerca de 400 bombeiros infetados com covid-19, classificando de "injusto" os bombeiros continuarem sem ser vacinados apesar de transportarem doentes com o novo coronavírus.

Não é justo que os bombeiros não tivessem começado a ser vacinados. Fomos considerados no grupo dos prioritários. Devíamos ser vacinados na primeira prioridade. Estamos na frente. Somos os que mais transportamos pessoas contagiadas com covid-19 e suspeitos, numa percentagem de 95% é tudo transportado pelos bombeiros, e nunca mais vem o dia para começarem a vacinação dos bombeiros", declarou à agência Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.

Marta Soares avançou que há neste momento "cerca de 400 bombeiros infetados com a covid-19" e que "as coisas estão a desenvolver-se bem na parte da saúde dos bombeiros".

Há ainda uma morte a lamentar de um bombeiro voluntário de Lisboa neste período de pandemia, acrescentou.

O presidente da Liga dos Bombeiros avisa que está "em tremendas dificuldades para conseguir equilibrar aquilo que é a vontade dos bombeiros", porque segundo Marta Soares, querem "efetivamente tomar atitudes públicas".

"Dentro do nosso espírito de colaboração, de ajudar, de entrega, de doação, de dádiva, [tenho] tentado evitar, mas não é justo. Não é justo que os bombeiros não tivessem começado a ser vacinados", reitera.

Segundo Marta Soares, as autoridades de Saúde através de Francisco Ramos, o coordenador da 'task force' nacional para combater a covid-19, deram indícios de que no final do mês de janeiro ou princípios de fevereiro os bombeiros seriam vacinados.

"Senão acontecer assim, os bombeiros terão que tomar uma atitude pública", avisa.

"Nós não somos de greves. Nunca viramos as costas aos portugueses em situação nenhuma, mas temos que publicamente, de uma forma que estudaremos, sem pôr em causa a resposta ao socorro dentro daquilo que são as nossas missões, mas iremos tomar atitudes pública para chamar a atenção dos portugueses pela forma como estamos a ser tratados pelo Ministério da Saúde", salientou.

Marta Soares acusou a ministra da Saúde, Marta Temido, de ser "autista" por demorar "três meses" a responder aos pedidos dos bombeiros para serem vacinados contra a gripe sazonal.

"Posso dizer neste momento que a senhora ministra da Saúde é uma autista. Com todo o respeito pelos autistas. Não responde [aos bombeiros]. Ainda esta semana recebi uma resposta, com três meses de atraso, não em relação à vacinação da covid-19, mas em relação à vacinação da gripe, quando soubemos que tinham sobrado muitas vacinas da gripe", explicou Marta Soares.

"Respondeu-me três meses depois. Lamentável. Vergonhoso", classifica, acrescentando que a Liga dos Bombeiros também ainda não recebeu resposta de "dezenas de e-mails" enviados à ministra da Saúde.

Lar ilegal de Samora Correia com 43 casos encerrado por falta de condições

O Instituto da Segurança Social (ISS) disse hoje que o lar ilegal de Samora Correia onde 43 dos 44 utentes estão infetados com o novo coronavírus foi encerrado e evacuado por não existirem "condições mínimas para permanência" dos idosos.

Numa resposta à Lusa, na sequência de queixas de familiares dos idosos que foram levados na quarta-feira à tarde da residência não legalizada pela Segurança Social, situada em Samora Correia, no concelho de Benavente (Santarém), para a estrutura distrital de retaguarda, em Fátima, o ISS afirma que, feita uma avaliação pelas autoridades, foi decidido encerrar e evacuar as instalações, porque "não estavam reunidas condições mínimas" para permanência dos idosos, "estando em causa a sua segurança".

Segundo o ISS, dos 44 utentes que se encontravam na Residência Familiar Márcio Moreira, conhecida por Cantinho Sénior, em Samora Correia, apenas um teve resultado negativo no teste ao SARS-CoV-2, tendo sido levado pelos familiares para uma unidade privada.

Oito idosos foram internados e os restantes 35, entre os quais a mãe da proprietária, foram levados para a estrutura de apoio de retaguarda definida para o distrito de Santarém, o Centro Espiritual Francisco e Jacinta Marto, em Fátima, "que se encontra sob a gestão técnica da Segurança Social, com o apoio dos serviços clínicos e de enfermagem" do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo e a intervenção da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, "ao nível logístico e de funcionamento do equipamento", afirma.

Numa exposição feita pelos familiares de uma idosa, é afirmado que os utentes transferidos não tiveram acompanhamento médico e de enfermagem durante a deslocação e que, na chegada à estrutura de apoio, na quarta-feira à noite, não receberam cuidados de higiene nem a medicação, situação que, afirmam, em alguns casos se prolongou até ao princípio da tarde de quinta-feira.

Nessa denúncia, os familiares afirmavam que alguns dos idosos "apresentavam sinais de desidratação, febre, ansiedade e dificuldades respiratórias", tendo três deles sido encaminhados para o Hospital de Leiria "descompensados, desorientados e desidratados".

O ISS afirma que os utentes foram recebidos pela direção técnica em funções, pela equipa médica e de enfermagem e por elementos da proteção civil, sublinhando que, "por se tratar de um acolhimento em larga escala, o processo de admissão e acolhimento dos utentes foi naturalmente exigente".

"Contudo, foram garantidos todos os serviços assistenciais aos idosos, tais como avaliação clínica e de enfermagem, cuidados individuais ao nível da higiene, da alimentação, do conforto e segurança", afirma.

Quanto às queixas de falta de informação às famílias, o ISS afirma que, na quarta-feira, "uma equipa da Segurança Social contactou telefonicamente todos os familiares, informando da condição de cada um dos idosos e a decisão de acolhimento na Estrutura de Apoio de Retaguarda".

Na exposição, os familiares afirmam que alguns foram contactados pela Segurança Social "informando que deveriam procurar um lar alternativo para os seus entes após o fim da quarentena, dado que não poderiam regressar ao lar de origem por estar em situação ilegal".

Afirmando que não existem alternativas públicas na região, os familiares asseguram que o lar em questão "tem condições dignas de acolhimento e que os idosos são bem tratados e acarinhados pelos cuidadores", e que "a maioria dos utentes" tem "pensões sociais e parcos rendimentos que não permitem pagar os valores exigidos por lares privados".

Segundo o ISS, existem respostas sociais para idosos na região, dando como exemplo os cinco lares situados no concelho de Benavente, mas mostra-se disponível para, "nos casos em que existam dificuldades em encontrar" colocação, apoiar as famílias a encontrar uma alternativa, após o período de quarentena.

Lusa

Ministro de Estado e das Finanças testa positivo


O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19, informou hoje o Ministério das Finanças.

O ministro "está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas e encontrando-se a trabalhar", conclui o comunicado.

Lusa

Restaurante de Barcelos ‘proíbe’ entrada de chineses e comunistas

Mariana Zhu não queria acreditar quando, na sexta-feira, a irmã lhe mostrou o que estava afixado à janela de um restaurante, do lado de dentro, na cidade de Barcelos. Duas folhas a indicar a proibição de entrada, uma com a bandeira chinesa, outra com o símbolo do Partido Comunista.

Nascida em Barcelos de pais chineses, Mariana, de 17 anos, publicou as imagens na rede social Twitter, e já conta com mais de 1.200 ‘favourites’ em poucas horas, levantando uma onda de indignação e acusações de racismo a Richard Spickman, gerente do Ristorante Divinal.

A jovem explicou a O MINHO que esta situação causou “muita revolta” em casa e que o racismo existe em Barcelos e deve ser denunciado. Mariana conta que desde criança que sofreu preconceitos. “No jardim de infância os colegas chamavam-me nomes, a mim e a uma prima, chamavam ‘chincoã’ e puxavam os olhos para trás a fazer troça dos nossos”, conta.

“Infelizmente, continua até agora, são sempre ‘piadas’ e ‘brincadeiras’, mas na verdade é muito mais do que isso, as coisas que são ditas podem destruir completamente uma pessoa”, sublinhou Mariana ao nosso jornal.

A jovem nunca esqueceu outras situações de discriminação, como quando lhe foi vedado o acesso a um baloiço de um parque de uma freguesia enquanto que a colega que ia ao lado não viu qualquer restrição.

“À medida que fui crescendo, aprendi a lidar melhor com a situação, contudo, em tempos de crise, o ódio é notável, e com a covid-19 a xenofobia tem, sem dúvida alguma, aumentado, como se eu tivesse culpa do que aconteceu”, acrescentou. Mariana finaliza a entrevista a referir que “somos todos iguais e ninguém é melhor que ninguém”.

O MINHO falou por duas vezes com responsáveis do restaurante, mas nunca com o proprietário, Richard Spickman, conhecido por, em 2013, ter-se barricado num restaurante daquela cidade, levando à intervenção das forças policiais.

De acordo com a gerente, que pediu para não ser identificada, a situação “é desconhecida”. “Não sei de nada, os papéis podem ter sido colados por fora, mas não sei mesmo do que está a falar”, disse.

Questionada por O MINHO, a gerente afirmou que “todas as pessoas são bem-vindas” e que não existe nenhuma ordem para “não deixar entrar chineses”. “Nós queremos é o máximo possível de clientes”, sustentou a gerente do restaurante que se encontra a funcionar em regime de ‘delivery’ e ‘take away’.

No entanto, várias testemunhas confirmaram ao nosso jornal a colocação dos panfletos com teor xenófobo no lado interior das janelas daquele restaurante italiano.

O proprietário mostrou-se indisponível para comentar a situação.

Fernando André Silva / O MINHO

Surto no hospital de Torres Vedras com um total de 157 casos confirmados

Nos últimos dois dias, há 15 novas infeções.
O surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras registou, nos últimos dois dias, 15 novas infeções, aumentando para 157 o total de casos confirmados, segundo o último boletim epidemiológico deste município.

O surto contabiliza um total de 157 casos confirmados, dos quais 134 estão ativos, 12 recuperaram e 11 morreram, de acordo com o boletim diário.

Baseando-se nos dados reportados pelo delegado de saúde e divulgados no boletim epidemiológico do concelho, fonte oficial do município esclareceu que o total de casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

Os primeiros casos surgiram na semana do Natal, acrescentou.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. Estes concelhos dividem-se entre os distritos de Lisboa e Leiria.

Lusa

Imagem: RR

Liga de Bombeiros denuncia que há doentes horas retidos em ambulâncias e que já houve uma morte

Segundo Marta Soares, as ambulâncias dos bombeiros estão a ficar retidas com doentes em muitos dos hospitais deste país, durante horas.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses denunciou hoje que há doentes transportados para os hospitais a passar "horas nas macas das ambulâncias", tendo sido já registada a morte de um paciente dentro da ambulância sem entrar na unidade hospitalar.

“Recebi uma informação de um doente que morreu dentro de uma ambulância. Isso é garantido”, avançou à agência Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, assumindo que os bombeiros estão a viver “momentos muito difíceis e muito complicados", porque estão a ser eles a fazer “quase de hospitais”.

Segundo Marta Soares, as ambulâncias dos bombeiros estão a ficar retidas com doentes em muitos dos hospitais deste país, durante horas.

Chegamos lá [aos hospitais], não há macas, e muitas vezes eles estão horas nas nossas macas, alguns dentro das próprias ambulâncias, a ponto de já terem morrido cidadãos dentro das próprias ambulâncias, e muitas vezes as nossas macas ficam lá retidas, nos corredores, nas urgências, onde efetivamente esses hospitais se servem do nosso equipamento para garantir o resguardo dos doentes, já que não têm capacidade com camas, nem com macas" para fazer a receção, descreveu.

Imagem: CM 

GNR deteve 291 pessoas em uma semana

 A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 8 a 14 de janeiro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviári
a, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.      Detenções: 291 detidos em flagrante delito, destacando-se:

· 97 por condução sem habilitação legal;

· 40 por condução sob o efeito do álcool;

· 29 por furto;

· 22 por tráfico de estupefacientes;

· 13 por posse ilegal de armas e arma proibida;

·  Cinco por violência doméstica.

2.      Apreensões:

· 668 doses de cocaína;

· 283 doses de heroína;

· 240 doses de liamba;

· 216 doses de haxixe;

· 12 armas de fogo;

· 172 munições de diversos calibres;

· 22 veículos;

· 17 070 litros de álcool.

3.      Trânsito:

Fiscalização: 7 353 infrações detetadas, destacando-se:

· 2 635 excessos de velocidade;

· 506 por falta de inspeção periódica obrigatória;

·422 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

· 307 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;

· 285 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

· 246 relacionadas com tacógrafos;

· 241 por falta de seguro de responsabilidade civil;

·171 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Câmara Municipal de Anadia reuniu com responsáveis da Saúde Local

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, esteve reunida na passada segunda-feira,  com responsáveis da Saúde Local, onde manifestou a sua preocupação sobre algumas questões relacionadas com o estado da Saúde no concelho.

O encontro contou com a presença do Diretor Executivo do ACES Baixo Vouga, Pedro Almeida, dos responsáveis das UCSP Anadia I, II e III, José Carlos Ribeiro, Teresa Cavalheiro e Ana Teresa Lima, respetivamente, a representante da UCC, Silvana Marques, e a Delegada de Saúde Pública de Anadia, Graça Gonçalves.

Durante a reunião foram abordadas diversas situações, nomeadamente o processo de vacinação contra a Covid-19, a decorrer nos lares dos idosos, que teve o seu início no passado dia 11 de janeiro.

A falta de médicos em várias Unidades de Saúde do concelho foi outro dos temas falados, com a Presidente da Câmara Municipal de Anadia a manifestar uma grande preocupação, tendo em conta os constrangimentos que daí advêm para os utentes.

Os responsáveis de saúde abordaram ainda a taxa de casos positivos Covid-19 que se têm registado em Anadia, tendo os mesmos referido que, atualmente não existem surtos, mas sim disseminação comunitária.

Foi também salientada na reunião de trabalho as intervenções a realizar no edifício do Centro de Saúde de Anadia, sendo que a esta data já se encontra assinado o protocolo de colaboração com a ARS do Centro, que legitima a possibilidade de intervenção direta da Câmara Municipal de Anadia a suas expensas.

De sublinhar ainda que o Município de Anadia está a diligenciar a adjudicação a um empreiteiro que consiga, dentro do prazo estipulado, efetuar as obras urgentes e necessárias ao bom funcionamento daquela Unidade de Saúde.

A Presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, referiu ainda que “o Município providenciará a colocação de contentores climatizados para que se mantenham em funcionamento a Consulta Aberta e demais serviços, nomeadamente o ADR – Áreas dedicadas para doentes respiratórios”.

É objetivo deste Executivo Camarário que este processo de obras e outras intervenções de melhoria urgentes se iniciem o mais rápido possível, permitindo assim o acesso à saúde com maior qualidade e conforto, quer para os prestadores de cuidados de saúde e funcionários, quer para os utentes deste serviço”, adiantou ainda a edil anadiense.

 

Webinar esclarece Orçamento do Estado

 O Município de Anadia vai promover uma sessão de esclarecimento online sobre o “Orçamento do Estado de 2021”, no âmbito do “Invest Anadia”, em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PWC) e com a colaboração da Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) e da Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Câmara de Comércio e Indústria (AIDA-CCI).

Ao contrário dos anos anteriores e face aos constrangimentos decorrentes da pandemia do Covid-19, a sessão irá decorrer em formato digital, no próximo dia 22 de janeiro, pelas 14h30, sendo a mesma dirigida a todo o tecido empresarial do concelho e ao público em geral.

Durante a sessão serão dadas a conhecer as principais medidas constantes do Orçamento do Estado, com realce para os impostos sobre o rendimento das pessoas coletivas e singulares (IRC e IRS), assim como as principais medidas nos impostos indiretos e sobre o património.

No final da apresentação, haverá um espaço de debate, onde os presentes poderão apresentar eventuais dúvidas suscitadas durante a apresentação, bem como pedidos de esclarecimentos.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a qual poderá ser feita através do link: https://bit.ly/3nbW5P9

COVID-19 - MUNICÍPIO DA COVILHÃ REFORÇA MEDIDAS PREVENTIVAS


A Câmara Municipal da Covilhã, reunida em Grupo de Gestão do Plano de Contingência, analisou a evolução da situação relativa à COVID-19, bem como as indicações expressas pela autoridade nacional de saúde e pelo Governo. 

Da interação permanente com a Proteção Civil Municipal e tendo em conta o agravamento da situação pandémica, impõe-se a necessidade de reforçar as medidas de contenção da propagação do vírus. Assim, a Câmara Municipal da Covilhã determina temporariamente as seguintes medidas. 

O encerramento ao público das seguintes instalações municipais: 

➡️ Espaço “Tecer”; 

➡️ Centro de Ativ’Idades; 

➡️ Biblioteca Municipal; 

➡️ Arquivo Municipal; 

➡️ Auditório Municipal; 

➡️ Piscinas Municipais; 

➡️ Equipamentos mecânicos de mobilidade (elevadores e funiculares); 

➡️ Parques infantis; 

➡️ Museus, Galerias de Arte/Exposição; 

➡️ Sanitários Públicos; 

➡️ Auditório do Condomínio Associativo. 

No que diz respeito aos serviços de atendimento ao público, continuarão a funcionar mediante marcação prévia. 

Números de telefone úteis: 

➡️Balcão Único – 275 330 646 

➡️Urbanismo – 275 330 647 

➡️Ação Social – 275 330 648 

➡️Educação – 275 330 649 

➡️Proteção Civil – 275 330 650 

➡️CPCJ – 275 330 693 

O Município continuará a acompanhar o desenrolar da situação e tomará todas as medidas necessárias para a proteção da comunidade. 

A Câmara Municipal da Covilhã reforça o apelo à população para que continue a observar as medidas básicas de higiene e de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde e pelo Governo para conter a propagação da COVID-19. 

Por si, por todos, fique em casa! 

+ INFO: https://link.cm-covilha.pt/covid19-despacho14janeiro

CONFIANÇA

 

Foto: Frederico Viotti

Nossa Senhora superará todos os obstáculos superiores às nossas forças

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Neste momento de aflições e de perigos, quando a humanidade inteira geme sob o peso de desditas que se multiplicam a cada momento, crescem nossas necessidades e tornam-se mais prementes as nossas preces. Nestas circunstâncias, mais importante se torna sabermos rezar bem.

Deus quer nossas preces confiantes. Não deseja Ele que nos apresentemos ante seu trono como escravos se aproximando de um temível senhor, com medo, e sim como filhos diante de um Pai infinitamente generoso e bom. Essa confiança é mesmo uma das condições para a eficácia de nossas preces.

Mas como podemos ter confiança, se examinando a nós mesmos sentimos faltar-nos as razões de confiar? E se não temos confiança, como esperarmos ser atendidos?

Assim, por mais miseráveis que sejamos, podemos apresentar a Deus confiantemente nossos pedidos. Se eles forem sempre apoiados por Nossa Senhora, encontrarão um valor inestimável aos olhos de Deus, e certamente nos obterão os favores pedidos.

Convém meditarmos incessantemente sobre esta grande verdade. Como católicos, devemos enfrentar nesta vida as lutas comuns a todos os mortais, e além destas as decorrentes do serviço de Deus.

Embora os horizontes pareçam prestes a verter sobre nós um novo dilúvio, mesmo que diante de nós os caminhos se fechem, os precipícios se abram, e a própria terra se abale debaixo de nossos pés, não percamos a confiança, pois Nossa Senhora superará todos os obstáculos superiores às nossas forças.

Enquanto esta confiança não desertar de nosso coração, a vitória será nossa. De nada valerão os ardis de nossos adversários; caminharemos sobre as áspides e os basiliscos, e calcaremos aos pés os leões e os dragões.

ABIM

_______________

Excertos de artigo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (“Legionário”, 1º de junho de 1941).

Semana de Oração pela Unidade 2021 Cristãos Unidos na Oração e no enfrentar da Pandemia


Uma vez mais, os cristãos e as Igrejas em Portugal, irão celebrar de 18 a 25 de janeiro o Oitavário pela Unidade. Um período tradicional de oração que este ano se realiza num contexto marcado pelo agravar da pandemia e pela realização das eleições presidenciais. Fruto das restrições atuais, as tradicionais celebrações presenciais darão lugar às transmissões via on-line, com destaque para a celebração a nível nacional, no Sábado dia 23 de janeiro às 15h00, que terá a participação de líderes de diversas Igrejas. Esta celebração assinalará também em ação de graças o 50º aniversário (1971-2021) do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC). A Semana de Oração 2021 decorre sob o tema bíblico «Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos» (João 15,5-9) proposto pela Comunidade Ecuménica Monástica de Granchamp (Suíça). A proposta apresentada apela a um compromisso e a uma permanência em Jesus Cristo, capaz de fazer crescer o fruto da solidariedade e do testemunho na consciência de que espiritualidade e a solidariedade estão inseparavelmente ligadas.

Para o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, importa e seguindo o exemplo monástico, aprender no silêncio e na escuta da Palavra de Deus, a permanecer no amor fraterno, para que se produzam os abundantes frutos de amor que o Evangelho recomenda. O representante do Departamento de Ecumenismo da Conferência Episcopal Portuguesa, sublinha também a obrigação dos cristãos das diversas Igrejas, assumirem a sua identidade de irmãos em Cristo, que os leva à partilha das esperanças e sofrimentos do tempo presente.

O Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, refere que as Igrejas têm dado no atual contexto de pandemia e à sociedade portuguesa, um contributo importante ao nível espiritual e na prática de um amor que se aprende com Cristo, que procura que ninguém fique para trás, excluído ou abandonado.

De acordo com o Bispo Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana e Presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC), importa também, que nesta Semana de Oração pela Unidade, os cristãos se sintam unidos na defesa dos valores democráticos e no respeito pelas minorias presentes na nossa sociedade e, em especial, pelas pessoas de etnia cigana e comunidade imigrantes. Neste sentido, apelou a que os cristãos das diversas Igrejas participem ativamente na eleição presidencial do próximo dia 24 de janeiro, como forma de reforçar a democracia.

A coleta a ser levantada no contexto da celebração nacional Ecuménica do dia 23 de janeiro, será destinada ao trabalho com os sem abrigo e pessoas vulneráveis, desenvolvido em diversas cidades portuguesa pela Organização Cristã, «SERVE THE CITY» e pode desde já ser feita através de transferência bancária, NIB PT50.0036.0000.99105913446.21
 

Kim Jong-un exibe poder militar em Pyongyang

 A Coreia do Norte exibiu o que se diz ser um novo míssil balístico desenvolvido para ser disparado a partir de submarinos.

O novo projétil fez parte de um desfile militar realizado quinta-feira à noite, na praça Kim Il-Sung, em Pyongyang.

Algumas agências de notícias internacionais estão a entender este desfile como um sinal de poder militar enviado por Kim Jong-un aos rivais geopolíticos, nomeadamente a Joe Biden, o Presidente-eleito dos Estados unidos.

O desfile fechou uma semana marcada pelo desejo de Kim Jong-un, expresso durante uma cimeira de oito dias do Partido dos Trabalhadores, de reforçar o arsenal nuclear da Coreia do Norte e de iniciar uma retoma económica da crise provocada pela Covid-19.

Aliado norte-americano na região, o Japão garante estar atento ao que se passa em Pyongyang.

Ainda estamos a analisar os detalhes, mas o Japão sempre recolheu informação sobre a Coreia do Norte incluindo, com grande atenção, o desenvolvimento de misseis e tem vindo a investigar (o que se passa)".

Katsunobu Kato
Porta-voz do Governo do Japão

O desenvolvimento de armamento nuclear pelo regime de Kim Jong-un terá sido retomado após a aparente boa relação com Donald Trump ter esfriado em 2019, no decurso das negociações de desnuclearização, o que motivou a reintrodução de sanções económicas ao regime de Pyongyang.

Apreendidos e doados mais de 600 kgs de pescado em Porto de Mós

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento da Nazaré, no dia 15 de janeiro, apreendeu mais de 600 quilos de pescada com o valor estimado de 6 240 euros, no concelho de Porto de Mós.

No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda detetaram um indivíduo em posse de 624 quilos de pescada sem que tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão.

Foi identificado um homem de 43 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37 500 euros.

O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso. 

México | Cómo Combatir La Depresión Estacional En Tu Equipo De Trabajo?


por Yesica Flores

 Los meses de invierno, fríos y con poca luz pueden afectar el estado anímico de los trabajadores ocasionando un trastorno llamado depresión estacional. A pesar de que ésta se suele presentar en estos meses del año, no siempre desaparece al llegar la primavera o verano, y en muchos casos requiere tratamiento; no obstante es posible prevenir o aminorar sus síntomas.

De acuerdo con información de la Clínica Mayo, los síntomas de la depresión estacional comienzan en otoño y pueden continuar hasta hasta la primavera, reduciendo la energía de quien lo padece e incluso ocasionando mal humor.

La institución médica alerta que no se trata de un simple caso de ‘tristeza invernal’ o un ‘bajón’ de ánimo, por lo que llama a quienes la padecen a buscar ayuda y no enfrentar solos este problema. El tratamiento para este trastorno no necesariamente implica medicación, frecuentemente incluye terapias alternativas como fototerapia.

“La depresión puede ocasionar desánimo y falta de interés, lo que repercute directamente en la capacidad y habilidades de una persona para afrontar los retos diarios, como ir a la escuela o atender las labores del empleo. Muchos trabajadores han presentado dificultades para lidiar con sus emociones debido a la pandemia, pero ahora se presenta otro problema: la depresión estacional, por lo que es importante que las empresas estén preparadas para mantener el buen ánimo y la salud de su equipo”, afirma Andrea Rojas, Head de Recursos Humanos en Runa, plataforma de nómina y gestión de Recursos Humanos.

La Organización Mundial de la Salud (OMS) estima que en el mundo cerca de 264 millones de personas padecen depresión, por lo que es una de las principales causas de discapacidad laboral y cuesta a la economía mundial mil millones de dólares al año.

Por ello, la OMS insta a las empresas a aplicar muchas medidas eficaces para promover la salud mental en el lugar de trabajo y de este modo aumentar la productividad de los empleados. El organismo señala que por cada dólar invertido en la salud mental de los colaboradores, se obtiene un rendimiento de 4 dólares en cuestión de salud y productividad.

A pesar de que el trabajo es benéfico para la salud mental, un entorno laboral inadecuado podría desencadenar o agravar estas problemáticas. Según la OMS, estos son algunos riesgo para la salud mental en el entorno laboral:

  • Políticas inadecuadas de seguridad y protección de la salud.
  • Prácticas ineficientes de gestión y comunicación.
  • Escaso poder de decisión del trabajador o ausencia de control de su área de trabajo.
  • Bajo nivel de apoyo a los empleados.
  • Horarios de trabajo rígidos.
  • Falta de claridad en las áreas u objetivos organizativos.

De acuerdo con el estudio El futuro del trabajo en América Latina, realizado por Runa, el 63% de las empresas de la región considera que la pandemia representa un riesgo psicosocial para sus empleados, por lo que el 64% de ellas han implementado estrategias de prevención y atención.

Por ello, no es de extrañar que en un entorno tan complejo como el que representó este año a causa de la pandemia, la depresión estacional podría escalar a niveles mayores. Ante eso, Runa recomienda 5 acciones concretas para que las organizaciones afronten este reto:

Comunicación. La comunicación es la clave para entender la postura del otro y ofrecer alternativas para mejorar su estado de ánimo.

Las empresas que implementen estrategias de comunicación constante y en dos vías con sus trabajadores, sin duda tendrán un panorama claro del ánimo de los empleados, pero también de las áreas que son propensas a mejorar.

Campañas de información. En temporada de invierno es importante que la empresa hable abiertamente de la depresión estacional, qué es, cómo se manifiesta y cómo tratarla.

Esta información debe llegar a todos los empleados de una manera clara y amigable, puede ser  a través de correos, mensajes directos o ilustraciones en redes sociales; es decir, explotando todos los canales de comunicación digitales para que el trabajo remoto no sea motivo de no estar informado.

Capacitación. El home office puede ser un dolor de cabeza si el empleado no tiene claras sus funciones y el manejo de las nuevas tecnologías, lo que puede derivar en excesivas cargas de estrés, ansiedad o depresión.

Es importante que las empresas fomenten la capacitación constante de la fuerza de trabajo, para que así las labores se realicen con pleno conocimiento y entendimiento. Además, los líderes deben procurar dar instrucciones claras y estar abiertos ante cualquier duda, esto genera un clima de confianza que mejora el entorno laboral haciéndolo más solidario y amigable.

Cursos de manejo de estrés, promoción de actividades físicas y bienestar financiero. De acuerdo con el estudio de Runa, 51% de las empresas han enfocado sus estrategias de bienestar laboral en estas áreas, ya que forman parte importante de la prevención de trastornos y dotan a los empleados de habilidades para afrontarlos.

El manejo de estrés será vital al cierre de un año tan complejo como el 2020, al igual que la promoción de actividades físicas que fomentan el bienestar físico del personal, y en el caso del bienestar financiero, sin duda también será un gran apoyo para que la mala administración de finanzas personales no sea un problema más para el equipo.

Check-ins. Según Runa, el 33% de las empresas en América Latina realizan check-ins regulares uno a uno con su equipo de trabajo. El propósito no es hablar de tareas específicas, sino más bien de tener un mayor enfoque en la habilitación del trabajo como las metas alcanzadas, así como las acciones que funcionan y las que no.

Coaching. En el caso de coaching, 29% de las empresas de la región lo implementan, de acuerdo con Runa. Estas sesiones cuya duración va de 30 a 60 minutos, una o dos veces por semana, se aplica a un grupo de empleados en específico o para toda la fuerza laboral, dependiendo de las necesidades y metas de cada organización.

El coaching puede mejorar considerablemente las habilidades del trabajador, así como su capacidad de respuesta ante las crisis, lo que impacta en sus estados de ánimo y genera trabajadores más concentrados y productivos.

Mais de 200 pessoas infetadas com Covid-19 detidas por não cumprirem isolamento

Comportamentos de risco geram alarme nas redes sociais.

Entre 19 de março de 2020 e 7 de janeiro deste ano, a GNR e a PSP fizeram 212 detenções por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, avança o MAI à TSF. Estas detenções aconteceram porque alguns infetados com Covid-19 continuaram a fazer a vida normal, indo até às compras. Comportamentos de risco que têm gerado alarme nas redes sociais.

Deste procedimento é levantado auto de notícia por crime de desobediência, o qual é comunicado ao Ministério Público", explica o MAI.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1 994 833 mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8384 pessoas dos 517 806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Ana Sofia Freitas / Cátia Carmo / TSF


Consumo de eletricidade bate recorde diário com 11 anos devido ao frio

 

A vaga de frio contribuiu para o aumento do consumo máximo diário de energia elétrica.

O consumo de eletricidade bateu na quarta-feira o recorde diário de 11 anos e o de gás natural ultrapassou o máximo de 2017, segundo dados da REN - Redes Energéticas Nacionais hoje divulgados.

A vaga de frio é a razão para o aumento de consumo de energia, levando a bater recordes tanto a nível de pico como de consumo diário, refere a gestora das redes energéticas em Portugal.

O consumo máximo diário de energia elétrica atingiu 185,1 GWh na quarta-feira (13 de janeiro), superando o máximo registado em 11 de janeiro de 2010.

O maior pico de consumo de eletricidade registou-se às 19h30 de dia 12, e foi de 9.887 MW, ultrapassando o recorde de 9.403 MW registado em 2010.

Já o consumo mais elevado de gás natural foi registado no passado dia 5, de 299,1 GWh, ultrapassando o anterior recorde 269,9 GWh de 5 de dezembro de 2017.

Ainda no dia 5, às 20:00, registou-se o pico de consumo mais elevado de sempre, com 14.874 MW de consumo, quando o anterior máximo era de 13539 MW registado em 7 de janeiro de 2020.

Ainda no gás natural, os dados mostram novos máximos históricos registados no dia 5 quanto à emissão diária do terminal de GNL de Sines para a rede e no dia 8 na exportação para Espanha, através da interligação de Campo Maior.

Lusa

Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

Departamento de Estado emite alerta devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 em Portugal.

O Departamento de Estado norte-americano desaconselha viagens para Portugal devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, anunciou esta sexta-feira a embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.

"Cidadãos americanos que viajam diretamente dos Estados Unidos para Portugal para viagens não essenciais (turísticas) estão atualmente proibidos de entrar em Portugal. Para todos os outros tipos de viagens e para obter orientações sobre como chegar de outros destinos que não os Estados Unidos, consulte a Embaixada de Portugal mais próxima, consulado ou o SEF, antes de fazer planos de viagens", refere a representação diplomática, numa mensagem publicada no site oficial.

Por outro lado, a embaixada refere que, a partir de 26 de janeiro, “todos os viajantes (com 2 anos de idade ou mais), incluindo cidadãos dos EUA e residentes permanentes legais, devem apresentar um teste Covid-19 negativo feito três dias antes da partida em seu itinerário de voo com destino aos EUA”.

A notícia é conhecida no dia em que Portugal entra em confinamento geral e atinge um novo máximo diário de 159 mortes por Covid-19.

Na quinta-feira, o Reino Unido também proibiu a entrada de passageiros oriundos de Portugal, devido à nova variante brasileira do coronavírus.

Lusa

Estirpe brasileira tem “maior potencial de transmissão”

As autoridades de Manaus, a capital do Estado brasileiro do Amazonas, começaram a instalar câmaras frigoríficas em cemitérios locais para conservar corpos de vítimas de Covid-19, numa altura em que a região assiste a uma explosão de casos.

Perto de 4 mil novas infeções por dia, um recorde, instalaram o caos e alguns especialistas associam o aumento à nova estirpe brasileira, que tem origem precisamente no Amazonas. E tudo indica que será muito mais contagiosa.

Existe essa possibilidade, eu não posso garantir que já esteja ocorrendo mas existe, por conta das mutações que ela apresentou na posição 484 e na posição 501. São mutações que já foram associadas com esse maior potencial de transmissão, então muito provavelmente sim", declara Felipe Naveca, investigador da Fiocruz Amazónia, que identificou a variante pela primeira vez.

Não se sabe ainda se traz mais riscos ou se pode resistir à vacina. O que é factual é que em Manaus vive-se a saturação das unidades de saúde. A falta de abastecimento de oxigénio tornou-se crítica.

"A minha avó, com 84 anos, não resistiu. Ela precisava de 15 litros por minuto [de oxigénio]. Não tinha suficiente", contava Mayline da Mata, à porta de um hospital.

Marcellus José Barroso Campêlo, secretário da Saúde do Estado do Amazonas, desabafa: "Nós estamos batendo recordes em cima de recordes de internações".

Os protestos de familiares à porta dos hospitais têm-se sucedido. De acordo com a Folha de São Paulo, o governador estadual pretende parar a transferência de pacientes para outras unidades para travar a disseminação da nova estirpe.

Lusa

Familiar de vítima no hospital 28 de agosto, em Manaus   -   Direitos de autor  Edmar Barros/Copyright 2021 The Associated Press. All rights reserved

Euronews



Homem detido por tráfico na Carapinheira

A GNR de Coimbra, através do Posto de Montemor-o-Velho, no dia 14 de janeiro, deteve um homem de 35 anos por tráfico de estupefacientes na localidade da Carapinheira, no concelho de Montemor-o-Velho.

No âmbito de uma denúncia por desavenças entre familiares, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local onde, após diligências policiais, verificaram a existência de uma pequena estufa artesanal para cultivo de plantas de canábis. Foi ainda possível apurar que estas plantas dispunham de um sistema de aquecimento através de uma lâmpada de alto consumo, existindo ainda um aparelho para medir a humidade e a temperatura.

No decorrer da ação foi apreendido o seguinte material:

·27 plantas de canábis, com a altura entre 0,40 e 1,20 metros;

·389 gramas de sementes de canábis;

·38 doses de canábis;

·Dois moinhos;

·Uma lâmpada de aquecimento, com disjuntor e relógio programador;

·Um medidor de humidade e de temperatura;

·Uma balança de precisão.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Montemor-o-Velho.