sexta-feira, 15 de setembro de 2023

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITÇÃO, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA – MEDIDAS PREVENTIVAS


1. SITUAÇÃO
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias:
- Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e
ocasionalmente de granizo, em todo o território do continente, em especial nas regiões
Norte e Centro;
- Vento do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul e aumentando de intensidade ao longo dos dias, soprando até 55 km/h e com rajadas até 90 km/h;
- Agitação marítima com aumento gradual, prevendo-se ondas até 4 m no domingo, 17 de setembro, no litoral Norte e Centro.

Acompanhe a informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas, são propícios:
- À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
- A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
- A originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;
- À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;
- Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
- Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

MUNICÍPIO DE SILVES ASSOCIA-SE ÀS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO COM O TEMA “PATRIMÓNIO VIVO”

 Sob o mote “Património Vivo”, o Município de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, através da dinamização de um programa especial que decorrerá nos dias 23 e 24 de Setembro e que pretende celebrar as práticas e as formas como o passado é preservado na memória coletiva e transmitido de geração em geração.
O arranque é dado através da atividade “Dia Aberto na Couraça Islâmica de Silves”, em que o Município convida o público em geral, a observar esta importante e imponente estrutura de abastecimento de água à cidade, até há pouco tempo apenas conhecida pelos relatos das fontes históricas. A entrada de acesso deverá ser feita pela Rua Dr. Francisco Vieira | Escadinhas do Mirante, entre as 10h00 e as 12h00 e as 16h00 e as 19h00.
Segue-se, ainda no dia 23, a atividade “Um dia com os Oleiros da Mouraria”, no Museu Municipal de Arqueologia, entre as 15h00 e as 18h00, onde se convidam as famílias a replicar modelos cerâmicos dos séculos XVI e XVII. Segundo fontes históricas, no final da Idade Média, dois oleiros eram proprietários de uma olaria na Mouraria da Cidade de Silves, a investigação arqueológica pôs a descoberto os dois fornos onde estes coziam as cerâmicas que modelavam, bem como muitas das peças que deixaram para trás quando a oficina foi desativada.
A programação culminará no dia 24, com a atividade “À descoberta do Castelo de Silves”, entre as 10h00 e as 12h00, destinada às famílias. O Castelo de Silves, alcáçova islâmica na sua génese, conhecida pelas fontes históricas desde o período califal (séc. X), possui uma história de quase mil anos que o Município de Silves desafia a descobrir de uma forma lúdica e divertida, semeando pelos seus recantos pistas e enigmas por desvendar.
O telefone 282 440 854 ou email patrimoniocultural@cm-silves.pt  são os contactos do Setor de Património da CMS, disponíveis para a prestação de esclarecimentos e inscrições.
Consulte o programa em: https://www.cm-silves.pt

 

Silves | ARRANQUE DA NOVA ÉPOCA DO DESPORTO SÉNIOR COM INSCRIÇÕES A PARTIR DE 25 DE SETEMBRO

 O Município de Silves retoma a partir do mês de setembro, o programa “Desporto Sénior – Dê outro ritmo à sua vida”.
Este programa destina-se a munícipes a partir dos 55 anos e tem como principal objetivo a promoção do envelhecimento ativo e a adoção de estilos de vida saudáveis, autoestima, relacionamento interpessoal e a consequente melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
As aulas irão decorrer nas salas/ginásios existentes nas várias localidades do concelho, através do desenvolvimento de aulas de ginástica/atividade física, com uma frequência de 2 vezes por semana; um passeio anual; a participação nas Olimpíadas Sénior e o encontro final do Desporto Sénior.
 
Conheça a calendarização da época desportiva 2022/2023:
1º Período: 25 de Setembro de 2023 a 15 de Dezembro de 2023
2º Período: 3 de Janeiro de 2024 a 22 de Março de 2024
3º Período: 8 de Abril de 2024 a 12 de Junho de 2024
 
Interrupções:
1º Período: 18 de Dezembro de 2023 a 3 de Janeiro de 2024 (Natal)
2º Período: 12 a 14 de Fevereiro 2024 (Carnaval)
3º Período: 25 de Março a 5 de Abril de 2024 (Páscoa)
 
As inscrições têm início no dia 25 de setembro, junto ao professor da classe.
 
O telefone 282 440 270 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos Setor de Desporto da CMS, localizado nas Piscinas Municipais de Silves, disponíveis para o fornecimento de informações adicionais.
 
Consulte os horários em: https://www.cm-silves.pt

ASPEA promove “Caminhadas Verdes - Green Walks: A saúde pela natureza aos nossos pés”

 
Lisboa, 15 de setembro de 2023
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental lança as Caminhadas Verdes – Green Walks em articulação com o Clube Ciência Viva, na Escola Secundária Quinta do Marquês – Oeiras. No dia 30 de setembro, das 9h30 às 12h30, junto ao Forte da Cresmina – Guincho, dá-se início a uma caminhada com interpretação científica e didática promovendo a marcha e potenciando, segundo a Organização Mundial de Saúde, a atividade física como sendo favorável à saúde mental e ao bem-estar.
A marcha em Montanha, na Floresta, junto ao rio ou ao Mar, permite conhecer o nosso património natural, um contacto direto com a natureza, com as áreas protegidas e a sua biodiversidade e geodiversidade e património edificado.
Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, reforça que este tipo de atividade, integra a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, a Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030, os Objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS) promovendo a atividade física e reduzindo o comportamento sedentário podendo auxiliar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, particularmente Boa Saúde e Bem-estar (ODS3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS11), Ações contra as Mudanças Climáticas (ODS13) e por último, Educação de Qualidade (ODS4) entre outros.
O programa de caminhadas, com uma dimensão nacional e internacional, integra espaços verdes nas cidades, áreas protegidas, como reservas ou Parques Naturais conta com a presença de um especialista convidado.
Na programação, coordenada pela vice-presidente da ASPEA Clarisse Ferreira, contamos com “Green walk nas Dunas da Cresmina” no Parque Natural Sintra-Cascais em setembro (nível fácil), “Green Walk na Ilha das Flores – Lajes” novembro (nível fácil), “Green Walk na Reserva Natural da Barrinha de Esmoriz em Dezembro (nível difícil), “Green Walk no vale Glaciário da Garganta de Loriga” do Parque Natural da Serra da Estrela em maio (nível difícil) ou “Green Walk entre a praia do Creiro e o Portinho da Arrábida em junho (nível fácil), entre outras, a decidir.
As ações podem ser constituídas como Ações de Curta Duração (ACD), para professores de diferentes níveis de ensino, de acordo com a legislação em vigor, caso exista um número de professores a frequentar que a queiram ver validada como tal.
 
Inscreva-se na Green Walk de 30 de setembro e formalize a inscrição através do NIB PT50 0079 0000 5327 6341 1013 3.
 
Todas as informações em: https://aspea.org
Sílvia Gomes

No passado dia 13 de setembro. Crianças do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã visitam exposição na Biblioteca Municipal


A Biblioteca Municipal recebeu no passado dia 13 de setembro, um grupo de 19 crianças do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã, para uma visita guiada à exposição Trajes de Ofícios Antigos - Bonecos vestidos por Isolete Pereira, patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao dia 30 de setembro.
Nesta iniciativa, estiveram presentes crianças com idades compreendidas entre os 6 e 13 anos, acompanhadas por duas monitoras da instituição. Os jovens artistas aproveitaram para conhecer a autora da exposição, Isolete Pereira, e usufruíram de uma breve explicação sobre os trabalhos expostos, assim como a forma que artista utiliza para criar as suas peças.
Recorde-se que na mostra estão expostos 31 bonecos vestidos pela artesã Isolete Pereira, cujos trajes são representativos do vestuário usado em antigas profissões existentes no concelho e vários outros objetos.

Câmara de Aveiro investiu 145 mil euros em reforço da sinalização horizontal; Edição de setembro do Boletim Municipal

 I – Câmara de Aveiro investiu 145 mil euros em reforço da sinalização horizontal

Está concluída a empreitada de reforço da sinalização horizontal, em diversos arruamentos (21) por todo o Município, em mais um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de cerca de 145 mil euros.
Com o objetivo de reforçar as condições de segurança na circulação dos peões e de automóveis, esta intervenção incluiu a remarcação e pintura de novas bolsas de estacionamento, reorganizando e melhorando a qualidade da circulação, em zonas onde se verifica uma intensidade de tráfego e circulação de pessoas superior ao normal.
O investimento na recuperação dos arruamentos continua a ser uma prioridade para a CMA incluindo nesta ação planeada a realização de obras acessórias de drenagem de águas pluviais e sobre-elevação de pavimentos.
[fotografias disponíveis aqui<https://we.tl/t-V9JjYgypO9>]

II – Edição de setembro do Boletim Municipal
Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de setembro do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses.


Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | VISITAS LITERÁRIAS NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realiza visitas literárias, no dia 23 de setembro (sábado), com sessões às 16h30 e às 18h00, cuja participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia.
Para conhecer simultaneamente o património marinhense e os grandes nomes da literatura local e nacional, esta é uma visita itinerante que explora a vida e obra dos grandes autores (nacionais e locais) retratados pelo mestre Joaquim Correia: Gil Vicente, Luís de Camões, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo.
Esta visita descontraída e multidisciplinar foi pensada para estudantes do 3º ciclo e secundário, mas o convite é para toda a comunidade

O texto (investigação e dramaturgia) da visita é da autoria de Susana Rodrigues; encenação de Cristóvão Carvalheiro; interpretação de Cristóvão Carvalheiro, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva e Tânia Catarino; figurino e adereços da companhia “Teatro à Solta” e produção do Município da Marinha Grande.

As inscrições (gratuitas) podem ser realizada através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573 318.

INÍCIO DO NOVO ANO LETIVO EM SILVES MARCADO PELA INAUGURAÇÃO DO NOVO EDIFÍCIO DA EB1 Nº1 DE SILVES

 O Município de Silves procedeu, ontem, dia 13 de setembro, à inauguração do novo edifício da Escola Básica do 1º Ciclo, nº 1 de Silves. Presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, a cerimónia contou com a presença da Vereação, do Presidente da Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, do Delegado Regional de Educação do Algarve, Alexandre Lima, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves, António Condessa, bem como de outras individualidades e população em geral, destacando-se a atuação do Quarteto de Saxofones da Sociedade Filarmónica Silvense.
O investimento ascendeu a 2,2 milhões de euros, tendo beneficiado da comparticipação de fundos comunitários. A nova escola apresenta: 12 salas de aula; 1 sala de informática; instalações sanitárias para alunos, professores e funcionários; a reorganização dos espaços exteriores; a criação de uma zona de jogos para atividade física e recreio; parque infantil e hortas pedagógicas.
A Presidente da Câmara Municipal de Silves, destacou que “a construção do novo edifício representa um fator primordial para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e sucesso escolar e educativo dos alunos, bem como, um contributo significativo para a requalificação e modernização do Parque Escolar do concelho”.
Para a autarquia silvense este investimento é de inegável importância e representa um dos eixos prioritários da estratégia de ação municipal - a valorização contínua das infraestruturas e do espaço escolar - contribuindo para o sucesso escolar, assim como, para a melhoria da área da educação, setor vital para o desenvolvimento do país.

ESAC celebra Ecology Day

 No contexto das celebrações do Ecology Day 2023, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) propõe para o dia de amanhã, 15 de setembro, no período das 10h00 às 13h00, três atividades distintas.
Todos os interessados estão convidados a descobrir a simbiose entre Ecologia e a ESAC através das seguintes atividades:

  • Visita à área florestal da ESAC;
  • Atividade de limpeza e preservação dos espaços verdes do campus;
  • Visita à área de produção animal e vegetal.
As inscrições nestas atividades deverão ser efetuadas no site https://www.ecologyday.eu ou através do número 915424728 (Ana Neri). 

Isabel Silva


Cantanhede | No próximo dia 16 de setembro, em Febres. Visitas ao Património promove novo roteiro turístico no concelho

 
Uma visita guiada à Casa Carlos de Oliveira e ao Atelier Fernando Rato são as mais recentes propostas das “Visitas ao Património”, uma iniciativa promovida pelo serviço de Turismo da Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com outros serviços e parceiros.
O programa irá realizar-se no próximo dia 16 de setembro e terá como ponto de encontro o estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, pelas 10h00, a que se seguirá uma visita à Casa Carlos de Oliveira, espaço museológico que homenageia um dos autores mais marcantes da literatura portuguesa da segunda metade do século XX.
Este núcleo museológico contempla um considerável espólio doado ao Município de Cantanhede, constituído por mobiliário, uma parte significativa da sua biblioteca pessoal, algumas manifestações artísticas no âmbito da pintura, uma sala dedicada à multimédia, bem como um conjunto de painéis resultante do programa Rota dos Escritores do século XX, cujo ponto de partida são textos de Carlos de Oliveira, que se reportam a várias temáticas identitárias da região da Gândara. Neste espaço está ainda patente uma exposição da obra do escritor António Canteiro até 25 de setembro, que marcará presença neste momento.
De seguida, está prevista a visita a um dos mais antigos e conceituados ateliers de ourivesaria, em atividade no concelho de Cantanhede. Sediado em Vilamar e sob o lema “Concretizamos Sonhos”, o Atelier Fernando Rato dedica-se à confeção de peças únicas, acessíveis a todo o tipo de público, selecionando para o efeito materiais de alta qualidade, de forma a satisfazer os ansejos dos clientes mais exigentes.
Iniciado no verão de 2022, os programas das Visitas ao Património já realizados contaram com mais de 150 participantes, tendo contemplado visitas ao Museu da Pedra, CIAX, seguida de Peddy Paper “À Descoberta do Património da Praia da Tocha”, vila histórica de Ançã, Monumento Nacional da Varziela, Museu Etnográfico do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, à Igreja da Tocha e Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais, Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã e Empa da Vinha, passeio pedestre por “Terras de Calcário” e visita à Igreja de Ançã, “À Descoberta do Tremoço e Capela de Santo Amaro”, e “Visita à Casa António Fragoso e Capela de S. Tomé”.
Estas visitas ao património cultural e natural da região são gratuitas, mas requerem inscrição prévia em https://shre.ink/9SgA, através do número de telefone 231 410 155, ou presencialmente no Posto de Turismo de Cantanhede.

Luis Loureiro