quinta-feira, 13 de julho de 2017

Eurodeputado do Partido da Terra, José Inácio Faria, integra missão de observação eleitoral a Timor-Leste

Resultado de imagem para Eurodeputado do Partido da Terra
O Eurodeputado do Partido da Terra - MPT, José Inácio Faria, integra a missão de observadores do Parlamento Europeu às eleições legislativas do próximo dia 22 de Julho.
Quinze anos depois da independência, este é o segundo voto organizado exclusivamente pelas autoridades timorenses depois das eleições presidenciais do passado dia 20 de Março.
José Inácio Faria, admirador da “determinação, coragem e perseverança dos timorenses na luta pela independência contra a ocupação indonésia”, refere que “enquanto observador eleitoral, envidarei todos os esforços para contribuir para a melhoria dos processos eleitorais numa das mais jovens democracias do mundo e darei todo o apoio que as autoridades eleitorais timorenses entendam necessário da parte do Parlamento Europeu para que este processo eleitoral decorra da forma mais transparente e democrática possível”.
A missão, que acompanhará todo o processo de votação e escrutínio dos resultados, funciona de acordo com a "Declaração de Princípios para a Observação Eleitoral Internacional", adoptada sob os auspícios das Nações Unidas em 2005. Além disso, os observadores estão vinculados por um Código de Conduta que garante uma neutralidade rigorosa no exercício das funções.

MAIS DUAS MEDALHAS PARA ANTÓNIO MARQUES: ATLETA DA APCC CONQUISTOU OURO E PRATA NA POLÓNIA

Open de Poznan decorreu entre 5 e 10 de Julho
António Marques, jogador de boccia da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e um dos mais medalhados do mundo, acaba de conseguir mais duas conquistas para juntar ao seu currículo. Em representação de Portugal no Regional Open de Pozan, o atleta conquistou uma medalha de ouro (como membro da equipa BC1/BC2) e outra de prata (na competição individual da categoria BC1).
Nesta que foi a sua primeira presença numa competição internacional envergando as cores portuguesas depois dos Jogos Paralímpicos do ano passado, o atleta nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos contribuiu para o percurso 100% vitorioso de Portugal na competição de equipas. No torneio individual apresentou-se também em grande forma, sendo batido apenas pelo seu compatriota João Pinto.
Marques foi acompanhado, como acontece há mais de duas décadas, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição. Ambos deram um importante contributo para uma prestação excecional da Seleção Nacional, que conquistou no total dez medalhas nesta prova, disputada entre os dias 5 e 10 de julho.
António Marques é o atleta de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos (sete naquela modalidade e uma no atletismo) e que há mais tempo compete em torneios internacionais em todo o mundo. Antes desta prova, ocupava o quarto lugar do ranking mundial individual da classe BC1.
Regional Open de Poznan insere-se num novo modelo de competição, introduzido esta época, que pretende dar oportunidades a novos jogadores para competirem ao mais alto nível e estabelecerem-se no circuito mundial. Contou com mais de 80 participantes, em representação de 13 países, tendo viajado de Portugal 12 atletas.
O boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APCC. É uma modalidade desportiva praticada por lazer, recreação e também ao mais alto nível competitivo. Nesta última vertente, há mais de 30 anos que diversos atletas representam a Associação em competições nacionais e regionais e o País em provas internacionais.

INEM: Presidente Confirma “Dificuldades” Em Garantir a Operacionalidade

Luis Meira, presidente do INEM assumiu ontem numa Comissão Parlamentar de Saúde “dificuldades efetivas” para garantir o funcionamento operacional do instituto. Meira garantiu que  “os trabalhadores têm feito um esforço – que deve ser reconhecido – para garantir a operacionalidade de meios”.
Quando abordado acerca dos tempos de atendimento das chamadas, aquele responsável garante que a média de atendimento se cifra em 26 segundos, mas que são valores que deixam o INEM preocupado e que tal é o reflexo do défice nos recursos humanos.
Fonte: BPS

Requalificação do parque do Bairro Social de Santiago em Aveiro

Tanto esta placa como outras espalhadas em diversos locais que foram alvo de melhoramentos, dizem-nos que já nada é feito sem o dinheiro vindo da CEE, independentemente do nome das suas fontes. Ao que chegámos.
Atrás deste arco vemos dois funcionários da empresa que ganhou o concurso a fazer não sei bem o quê.
Aqui vemos os arruamentos que foram feitos deste a construção do dito parque, apenas as máquinas os colocaram à vista. É possível que sejam alvo de alguns melhoramentos.

As árvores que avistamos tudo indica que estão condenadas a desaparecer, a erva é que podia ter sido cortada à muito.

Está esta ponte em forma de aro condenada à demolição? Tudo é possível acontecer.

O que vai acontecer as estas árvores? Ali podemos ver a erva bastante alta, chega-nos pela cintura.


Esta escadaria foi alvo de recuperação, ver vamos que utilidade vai ter.




Outro caminho descoberto, porque se manteve tanto tempo votado ao abandono, e agora é alvo de reparação?

Neste local existia um coreto (?) ao lado vemos uma máquina para acabar de demolir.

Aqui existiu um coreto (?) agora resta um monte de entulho. Já não justificava a sua existência?

Neste arruamento vemos um lancil, espaço que já esteve em condições de se caminhar por ali.

Aqui temos outro exemplo de claro abandono, porquê? A quem cabia o seu cuidado?

Uma caixa com ligação de fios eléctricos votada ao abandono.
Será que o chafariz que avistamos ao fundo também vai desaparece?

Este tanque já funcionou em pleno com luz no fundo, agora o seu estado é o que vemos. Equipamento público abandonado.


A este edifício chamam Casa da Comunidade Sustentável, que designação mais estranha. Afinal do que se trata? Quem lá entra fica com a sensação de que está num espaço estranho, onde o modelo de atendimento é distante. Casa da Comunidade...

O mesmo edifício, com a mesma designação. A comunidade tem as costas largas, todos sabem isso. Não nos parece que a designação seja a mais adequada.

Moral da história a que estamos votados, já nem sequer um tijolo é colocado sem levar uma indicação da origem do dinheiro, ao ponto que este País chegou.
Fazer obras com o dinheiro alheio, mais tarde ou mais cedo, vamos ouvir coisas desagradáveis. Afinal para que serve os impostos que são pagos com língua de palmo? O Portugal 2020 está na moda, o que me leva a recuar ao tempo do primeiro mandato de Cavaco Silva, havia dinheiro para tudo e mais alguma coisa, para a seguir sermos esmagados pela famigerada troyka.
A comunidade residente no Bairro Social de Santiago nem sequer se incomoda com os trabalhos naquele espaço, ela quer é sopas e descanso )no bom sentido), nada de incómodos.
Estamos atentos, apesar da vergonha que nos invade, porque votar ao abandono o que ali foi há anos construído, e agora despejar dinheiro para justificar sabe-se-lá o quê, não deixa de ser estranho.

J. Carlos







Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo visitam empresa da região

" Julho, foi mês de mais uma visita.... Mês esse em que os agricultores tiram as suas batatas do campo e as preparam para venda!
Foi no passado dia 11, que visitámos mais uma industria do Concelho de Mira,iniciativa inserida no plano anual de actividades inter-institucionais dos Centros de Dia de Mira.
Os nossos séniores, foram recebidos na empresa Oliveirinha & Filhos, pela pessoa do Sr. Gabriel Pinho, que explicou atentamente e com entusiasmo o funcionamento da mesma. Agora com tecnologias avançadas e mecanismos que ajudam a produzir mais eficientemente e sem tanto esforço humano, deixou, os que tanto usaram "a força de braços e tiveram tantos dias de trabalho árduo do campo", espantados e impressionados com a evolução dos tempos, numa matéria que tanto lhes é familiar.
É de louvar a abertura e disponibilidade que os dirigentes das empresas tem demonstrado para connosco (IPSS) e tão prontamente nos tem recebido e mostrado o seu trabalho de todos os dias.
Para finalizar o dia os séniores fizeram um lanche convívio no Parque Geriátrico da ASSCCB."
(Vânia Henriques
Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo)

Hora de Fecho: Sonhava ter um banco, mas descobriu petróleo

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Américo Amorim, o "Rei da Cortiça", morreu esta quinta-feira aos 82 anos. Era o homem mais rico de Portugal, não veio das grandes famílias do século XX mas subiu a pulso no mundo do negócios.
O empresário Américo Amorim, conhecido como "o rei da cortiça", morreu esta quinta-feira, devido a complicações de saúde. Tinha 82 anos.
Se não precisa do subsídio de férias para pagar a próxima pausa anual, aplique a soma na melhoria das suas finanças pessoais. Desde a amortização de créditos onerosos até à preparação da reforma.
Brilhante Dias será secretário de Estado da Internacionalização. Ana Paula Zacarias sai de Bogotá para os Assuntos Europeus. António Mendes assume Assuntos Fiscais. Tomadas de posse esta sexta-feira.
Em entrevista ao Observador, aqui condensada em tweets, António Barreto fala dos tempos da reforma agrária, das ocupações, da relação com o PCP e da "geringonça", a quem não poupa críticas.
Empresa que comprou a PT está a preparar o lançamento de um banco online nos mercados onde opera, incluindo Portugal. Fonte oficial da instituições não comenta acusações de António Costa.
O Nobel da Paz Liu Xiaobo morreu esta quinta-feira aos 61 anos, vítima de um cancro terminal. Ativista democrático, foi preso por questões políticas em 2009 e serviu a sentença até à morte.
Depois de terem baixado em 2016, as notas nos exames nacionais de Português e a Matemática A subiram este ano, assim como subiu a média a Biologia. Já a Física voltou a cair para o último lugar.
O Governo escolheu a cidade do Porto como candidata para receber a sede da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Decisão representa um recuo do Executivo, que tinha escolhido inicialmente Lisboa.
O fotógrafo Arthur Mebius esteve três vezes na Coreia do Norte para documentar a vida da Air Koyro, a pior companhia aérea do mundo. Surpresa: tem um serviço cinco estrelas. Ficam as fotos.
A HBO divulgou mais imagens do primeiro episódio da sétima temporada de Game of Thrones, que tem estreia marcada para o próximo domingo, 16 de julho. 
Opinião

Helena Garrido
As políticas públicas têm hoje a marca do caso a caso, sem estratégia, só com táctica. A forma como se reduziu o défice é um bom exemplo. Irónico até, por parecer confirmar a austeridade expansionista

Joana Vicente
O recurso sistemático às cativações tem funcionado como uma ferramenta de não-gestão orçamental. O atual Governo, a bem dos objetivos orçamentais, tem sido o maior pecador cativador. 

Paulo Tunhas
Um mês de férias! O tempo que se imagina à frente ao nosso dispor… O luxo de se poder não ir um dia à praia porque se sabe que o dia seguinte está ali, no mesmo sítio, à hora que quisermos…

José Manuel Fernandes
Costa voltou de férias para "controlar a crise". Na verdade, para nos tomar a todos por parvos. E para humilhar ainda mais as Forças Armadas. Ou alguém acha que o furto de Tancos afinal não foi grave?

Diana Soller e Madalena Meyer Resende
Não haja enganos: quando Trump proferiu God Bless Our (European) Allies não se referia à NATO e à UE. Falava de uma Europa de nações ciosas da sua soberania, dos quais a Polónia é um perfeito exemplo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Cantanhede Ladies Open - Meias Finais


Cantanhede Ladies Open - Meias Finais - 

Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede

Jogador do Ajax com danos cerebrais graves e permanentes

Jogador do Ajax foi retirado de helicóptero do campo depois de cair no relvado, num jogo contra o Werder Bremen, disputado no sábado
Jogador do Ajax com danos cerebrais graves e permanentes
O futebolista do Ajax de Amesterdão Abdelhak Nouri, que sofreu uma paragem cardíaca durante um jogo particular com os alemães do Werder Bremen, "tem danos cerebrais graves e permanentes", referiu hoje o clube holandês na sua conta oficial no Twitter.
Na nota publicada na rede social, o Ajax afirma estar "profundamente triste" com o diagnóstico feito a Abdelhak Nouri e refere que "os pensamentos do clube e as suas orações vão para ele e para os seus entes queridos neste difícil momento".
A confirmação de danos cerebrais permanentes surgiu na sequência dos testes realizados ao jogador após este ter acordado do coma induzido, num hospital de Innsbruck, dois dias após os médicos terem constatado que o coração não tinha sido danificado.
O jogador holandês, de 20 anos, sofreu sábado uma paragem cardíaca e caiu inanimado no relvado aos 71 minutos do jogo com os germânicos do Werder Bremen, no Lindestadiu, em Eisenstadt, sendo imediatamente alvo de tentativas de reanimação.
Abdelhak Nouri, médio holandês formado nas escolas do Ajax, internacional nos vários escalões de formação, foi posteriormente transportado de urgência para um hospital de Innsbruck, onde se encontra sob sono induzido.
Depois de terem sido informados sobre o estado de saúde do médio, os colegas de equipa de Nouri dirigiram-se para os balneários, com a partida ainda por terminar. Os adeptos também receberam instruções para abandonarem o estádio.

Fonte: Lusa
Foto: EPA/SANDER KONING

Morreu Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal

Américo Amorim morreu esta quinta-feira, aos 82 anos. Era o homem mais rico de Portugal, segundo a mais recente lista da Forbes.

Morreu Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal
Morreu, esta quinta-feira, Américo Amorim. A informação foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte próxima do empresário.
O chairman da Corticeira Amorim, de 82 anos, perdeu a vida na sequência de doença prolongada.
Américo Amorim era dono do maior império da cortiça em Portugal. Segundo a Forbes, era também o homem mais rico do país, com uma fortuna avaliada em quatro mil milhões de euros.
Américo Ferreira de Amorim nasceu em Mozelos, Santa Maria da Feira, em 21 de julho de 1934. Segundo os relatos da imprensa, teve uma infância modesta, fez o Curso Comercial no Porto e foi trabalhar nos anos 50 para a empresa de cortiça da família. Depois viajou pelo mundo.
"Estive durante quatro anos e meio fora de Portugal, nos caminhos de ferro, em segunda classe e a dormir em pensões. Andei pela América do Sul, Europa Central e Ásia. Conheci povos, mentalidades, culturas, guetos de poder, sociedades desfavorecidas. Fiquei com a ideia de como era o globo. Foi uma universidade fantástica", afirmou, citado pela revista Visão.
Em 1963 é fundada a Corticeira Amorim, que tem como sócios os quatro irmãos da família e um tio.
Américo Amorim aposta na exportação e na internacionalização da empresa e, quando em abril de 1974 tem lugar a revolução dos cravos, o empresário é já descrito como um homem rico.
Nessa altura, Amorim aproveita para investir, quando muitos dos mais ricos de então se querem desfazer do seu património. "Enquanto os outros fugiam, eu fiquei e comprei", disse à Visão.
Nas décadas seguintes, Américo Amorim conseguiu diversificar os negócios. Esteve envolvido, em 1981, na criação da Sociedade Portuguesa de Investimentos (SPI), que daria lugar ao BPI, mais tarde virá a participar no BCP, o banco privado fundado em 1985.
Depois da aposta no setor financeiro, o império Amorim assume também posições em setores como as telecomunicações, turismo e petróleo.
Nos últimos anos, Américo Amorim surgiu quase ininterruptamente na revista Forbes como o homem mais rico de Portugal. Na lista anual de 2016 da revista surgem 1.810 milionários e o empresário português ocupa a posição 369, a mesma do ano anterior, com uma fortuna estimada em 4,1 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros). Atrás dele, mas a larga distância, aparecem dois outros portugueses, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.
"Não me considero rico. Sou trabalhador", disse em 2011 ao Jornal de Negócios, questionado sobre se aceitaria um imposto especial para as grandes fortunas.
[Notícia atualizada às 16h10]
Fonte: Noticiasaominuto

União Músicos de Mira fez a sua “Audição de Final de Ano”

Academia de Artes da União Músicos de Mira realizou a sua Audição de Final de Ano dos departamentos de Música e Expressão Dramática, na Casa do Povo de Mira.
Carolina Coleta, Mariana Rebelo, Inês Marques, Matilde Silva, Paulo Sequeira, Matilde Almeida, Afonso Almeida, Henrique Gonçalves, João Silva, Diogo Saltão, Afonso Regateiro, Martim Neves e Maria Rebelo (antiga aluna e membro executante da UMM) mostraram seus talentos musicais a uma plateia entusiasta que fez questão de dizer "presente" num momento importante como aquele, o encerramento do ano para todos os que muito deram de si, durante longo período.
Já na parte Dramática, estiveram presentes Paulo Sequeira, Inês Marques, Henrique Gonçalves, João Silva, Afonso Almeida, Vitória Maranhão, Carolina Coleta, Iara Félix, Mariana Rebelo, Matilde Almeida, Matilde Silva, Diogo Saltão, Gil Félix, Afonso Regateiro e Martim Neves.
Todos estiveram em palco sob os olhares atentos, também, dos seus professores: Alexandra Neto, Ana Raquel Azeiteiro, Bruno Santos, Bruno Ribeiro, Miguel Costa, Joana Costa, Jorge Fernandes, Kelly Santos, Ricardo Mingatos, Rui Pedro Alves e Victor Ferreira.
Joana Costa aproveitou para dizer que "já estão abertas as inscrições para o ano de 2017/2018"  e também informou que "não estiveram presentes muitos dos nossos alunos, pois estes já partiram para férias!".
Ficam aqui algumas imagens desta importante tarde para aqueles que deixaram no ar, alguma coisa do muito que aprenderam durante um ano inteiro.
Parabéns a todos!
Francisco Ferra

Santiago do Cacém: Acidente Com Ambulância Mata Bombeiro

Resultado de imagem para Santiago do Cacém: Acidente Com Ambulância Mata Bombeiro
Um bombeiro dos voluntários de Santiago do Cacem com 61 anos, perdeu a vida esta manha no IC 33 (junto a Cruz de João Mendes em Santiago do Cacém), na sequência de um acidente que envolveu uma ambulância daquele corpo de bombeiros.
O bombeiro em causa seguia ao volante de um veículo de transporte de doentes e acabou por não resistir aos ferimentos provocados pelo embate da viatura com o pesado de mercadorias.
O veiculo fazia o transporte de um doente para o IPO de Lisboa quando se deu a colisão com o camião.
A colisão provocou ainda ferimentos ligeiros ao doente que seguia na ambulância, um homem de 67 anos, e ao condutor do pesado. Ambos foram assistidos no local e transportados para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Grândola com 10 elementos apoiados por cinco viaturas.
Bombeiros Para Sempre

Porto é a cidade portuguesa candidata a sede da Agência Europeia do Medicamento

Resultado de imagem para Porto é a cidade portuguesa candidata a sede da Agência Europeia do Medicamento
Depois de toda a polémica, a confirmação de que o Porto é a cidade que Portugal apresenta como candidata à sede da Agência Europeia do Medicamento. A decisão do Governo foi tomada esta quinta-feira.

A candidatura portuense foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

Para trás, fica a candidatura de Lisboa, a primeira opção mas que, entretanto, foi abandonada pelo executivo e no meio de bastante controvérsia.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, a Agência Europeia do Medicamento tem de trocar Londres por outra cidade na Europa dos 27.
Não faltam outros candidatos de peso.

O Porto terá agora que enfrentar mais 22 candidaturas, que incluem Bona, Lille ou Barcelona.
RTP

Morreu o empresário Américo Amorim

Resultado de imagem para Morreu o empresário Américo Amorim
O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.
O empresário Américo Amorim era o homem mais rico de Portugal e a sua fortuna aumentou para 4,4 mil milhões de dólares (4,09 mil milhões de euros) em 2017, segundo a lista das pessoas mais ricas do mundo divulgada pela revista Forbes.
Américo Amorim, 82 anos, ocupava no ano passado a oposição 369 da lista e este ano surgia na posição 385, uma descida de 16 lugares, apesar de a sua fortuna ter aumentado de 4,1 mil milhões de dólares para 4,4 mil milhões de dólares.

Fonte: JN
Imagem: TVI24

Infantes dos Bombeiros de Paredes Visitaram Bombeiros do Interior

A escola de infantes dos Bombeiros Voluntários de Paredes realiza todos os anos um acampamento por altura do Verão. Este acampamento insere-se no plano de actividades anual e, este ano, teve como objectivo dar a conhecer aos mais novos a realidade de um corpo de bombeiros do interior do país.
Desta forma, os corpos de bombeiros escolhidos foram os Bombeiros Voluntários de Vimioso e de Mirandela. Ficaram a conhecer as suas instalações, o seu parque automóvel e também as dificuldades que encontram na sua actividade diária. Os infantes de Paredes para além de visitarem os quartéis destes corpos de bombeiros tiveram ainda a oportunidade de conhecer a história e os pontos mais importantes destas duas cidades.
Fonte: BPS

Projeto na área da manutenção preventiva instala-se na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha assinou, esta semana, mais um protocolo para a instalação de um novo negócio na Incubadora de Empresas. PREVENMAQ é um projeto na área da manutenção preventiva e formação especializada, desenvolvido por Sérgio Armando Fernandes da Silva, que irá dirigir a sua atividade, principalmente, para a indústria Metalomecânica.

  Após uma experiência de 20 anos no setor das máquinas e ferramentas, Sérgio Armando Fernandes da Silva decidiu criar o seu próprio negócio ao constatar “que as empresas têm muita dificuldade em encontrar parceiros para fazerem manutenção preventiva e curativa nos seus equipamentos.” A prática comum na indústria é contactar os vários fornecedores das diferentes máquinas quando existe um problema, mas a PREVENMAQ pretende fornecer assistência e formação técnica especializada para todos os equipamentos.

Sérgio Armando Fernandes da Silva pretende chegar a clientes “que não têm tempo para fazer a manutenção das suas máquinas, sabem que é necessário mas não podem parar”, pelo que disponibiliza horários adaptados à realidade de cada empresa e formação no posto de trabalho, focada na correção de métodos e na apresentação de alternativas seguras de utilização

Para o novo empreendedor, a Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha “tem um oferta de meios muito interessante, por um valor simbólico, o que, para quem começa, é uma ajuda importante”.

 A Incubadora de Empresas, situada no centro de Albergaria-a-Velha, nas antigas instalações do ciclo preparatório, dispõe de vários gabinetes, individuais ou em regime de coworking, salas de formação, uma sala de reuniões, um auditório e um pavilhão multiusos. No equipamento municipal funciona, ainda, o Serviço de Apoio ao Empresário, que acompanha e apoia os empreendedores e serve de ponto de contacto com a Câmara Municipal.

Câmara Municipal atribuiu mais 150 mil euros à Unidade de Cuidados Continuados de Avanca

A celebração do Dia da Comunidade foi marcada pela formalização de mais um Protocolo de Cooperação Financeira entre a Câmara Municipal e o Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, no valor de 150 mil euros, destinado ao apoio à construção da Unidade de Cuidados Continuados Egas Moniz.

A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração Egas Moniz, com capacidade para 28 utentes - resposta que presta apoio social e cuidados de saúde, de forma continuada e integrada, a pessoas que, independentemente da idade, se encontram em situação de dependência, promovendo a sua autonomia e bem-estar -  e o novo Lar representam um investimento global de mais de 4 milhões de euros do Centro Paroquial e Social de Avanca. 
 
Ao serviço da comunidade desde outubro de 2014, a Câmara Municipal reforça o seu apoio à Unidade de Cuidados Continuados Egas Moniz com mais uma comparticipação de 150 mil euros a disponibilizar em 3 (três) tranches anuais, com valor previsto de 50.000.00€ (cinquenta mil euros) cada, corroborando, assim, o “claro benefício desta unidade para a nossa comunidade, como resposta única no Concelho, que contribui para a melhoria da qualidade de vida e para o reforço e incentivo do espirito de comunidade e de solidariedade, valores fundamentais que devemos preservar”, refere Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal.
 
O presente Protocolo de Cooperação Financeira, assinado no passado dia 18 de junho pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e pelo presidente da direção da instituição, Padre José Henriques da Silva, dá sequência a um primeiro contrato-programa celebrado em 2014, que previa a comparticipação de 200 mil euros, a disponibilizar em quatro anos, e cuja tranche final, de 50 mil euros, foi entregue ao Padre José Henriques Silva, igualmente,  no dia da comunidade da paróquia de Avanca.
 
Diamantino Sabina sublinhou, ainda, que “a perseverança e capacidade de mobilização e concretização do Padre José Henriques Silva, que resulta nesta enorme obra social que foi construindo em prol do bem-estar da nossa comunidade e em particular dos Avancanenses, merecem todo o reconhecimento e apoio da Câmara Municipal”. Também a comunidade Estarrejense reconheceu a valia do trabalho desta instituição quando “em 2015, no âmbito do Orçamento Participativo Municipal, votou em massa no projeto da Unidade de Cuidados continuados, garantindo mais 50 mil euros de apoio da Câmara Municipal”. 
 
O investimento financeiro para a concretização desta obra é de 2,9 milhões de euros, financiado com 750 mil euros por protocolo celebrado entre o Centro Paroquial e Social de Avanca e a Administração Regional de Saúde do Centro, correspondendo a um autofinanciamento no valor de 2,15 milhões de euros. Para que a construção da Unidade de Cuidados Continuados esteja já concluída e em pleno funcionamento, a dívida do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca ainda é avultada, nomeadamente dívidas com particulares e com a própria Paróquia. O apoio global garantido pela Câmara Municipal, desde 2014, ascende já aos 400 mil euros.



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404)