sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Ciclaveiro lança PéPedal - Programa de Mobilidade Escolar Ativa numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro

 A Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta lança o  PéPedal -  Programa de Mobilidade Escolar Ativa com os objetivos de PROMOVER as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e REDUZIR o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro até ao portão da escola.
O programa é lançado pela primeira vez e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), com o qual a Ciclaveiro tem vindo a colaborar em anos anteriores. A implementação irá decorrer, ao longo do ano letivo, em quatro escolas de primeiro ciclo e pré-escolar: Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz.
Com este programa, a Ciclaveiro e o AEA, cientes dos graves problemas que a inatividade física provoca no desenvolvimento saudável dos alunos e a necessidade de promover a atividade física e a redução do sedentarismo, em particular o infantil,  irão  trabalhar ao longo do ano o tema da mobilidade ativa na comunidade escolar.
Um dos principais motivos para o aumento do sedentarismo está diretamente relacionado com a forma como nos deslocamos. A dependência do carro tem vindo a aumentar e na mobilidade escolar é notória e preocupante. As crianças chegam à escola sentadas  dentro do carro, perdendo a autonomia e a oportunidade de ativarem o corpo, sendo-lhes roubada a possibilidade de caminhar ou pedalar para a escola, conhecendo os percursos casa-escola, convivendo com vizinhos e amigos, desenvolvendo as suas competências físico-motoras, sensoriais e sociais, com todos os benefícios ambientais e sociais associados.
O programa PéPedal da Ciclaveiro foi desenhado segundo o modelo teórico “Gobi”, desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento e irá, ao longo do ano letivo, através de várias iniciativas, sensibilizar, ensinar, incentivar e celebrar coletivamente as conquistas feitas por toda a comunidade escolar. 
Ao longo do ano as crianças serão acompanhadas pelo Consultório Médico PéPedal, dinamizado por uma equipa de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) numa pequena consulta de avaliação e sensibilização para a importância da mobilidade ativa.  
Os alunos terão também oportunidade para aprender a andar de bicicleta ou melhorar a prática através do programa “Desporto Escolar Sobre Rodas”, um projeto da Direção Geral da Educação, ou na Academia Mini Rodas da Ciclaveiro, aberta a toda a comunidade, que envolve as famílias na aprendizagem. 
Vão também ser incentivados a caminharem ou pedalarem para a escola,  aderindo aos Comboios Escolares PéPedal, com o apoio e coordenação das associações de pais de cada uma das escolas. Ao aderirem os alunos terão acesso ao Passe Escolar PéPedal para apanharem um dos comboios a pé ou de bicicleta que chegam a cada uma das escolas envolvidas e que lhes dará acesso a um conjunto de benefícios com entidades locais parceiras, consoante o número de viagens que fizerem no “comboio”.
O programa terminará no final do ano letivo, celebrando as conquistas alcançadas coletivamente, com um  Ciclo Passeio Escolar envolvendo toda a comunidade escolar. 
 
Toda a informação sobre este programa PéPedal, sobre as iniciativas, sobre as condições e regras de utilização dos comboios e do passe escolar PéPedal pode ser consultada em pepedal.pt 
 
A página do Agrupamento de Escolas de Aveiro (https://aeaveiro.pt/) irá também disponibilizar informações sobre o projeto e alguns registos das iniciativas dinamizadas nas escolas ao longo deste ano letivo.
 
A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar estes temas desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver,  de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e de seu importante papel na mudança coletiva.
 

COMEMORAÇÕES OFICIAIS DO 153.° ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DA COVILHÃ A CIDADE | ATUALIZAÇÃO

 No âmbito das Comemorações do 153.º aniversário da Elevação da Covilhã a Cidade, a Câmara Municipal da Covilhã vem por este meio convidar o vosso órgão de comunicação social a participar nas iniciativas que vão ser realizadas nos dias 21 e 23 de outubro.
 
De acordo com o seguinte programa:
 
21 DE OUTUBRO
 
09H30 - 4.° Congresso da UGT Castelo Branco Auditório Municipal
 
10H/11H - Inauguração das coberturas dos pavilhões do CDD Estrela do Zêzere da Boidobra e do Clube Desportivo da Covilhã
11h30 - Entrega da bandeira da ética desportiva ao Município (Pavilhão do CDC)
 
15H- Visita empreendimentos privados LOGICALMONTAIN - Reabilitação de Edifícios (na Rua António Augusto de Aguiar)
Ferdiconcept - Reabilitação do Bairro da Alegria;
 
23 DE OUTUBRO
 
10H - Visita às obras de Requalificação da Escola do Teixoso
14H30 - Visita à Reabilitação de casas no âmbito da ELH Bairro da Alampada - Boidobra

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE DANÇA DA COMPANHIA DE PAULO RIBEIRO

 O espetáculo "Ceci n'est pas un film", da conceituada companhia de dança de Paulo Ribeiro, é apresentado a 27 de outubro (sexta-feira), pelas 21h30, no Teatro Stephens, na Marinha Grande.
O espetáculo para o público em geral é antecedido de uma sessão gratuita para alunos do ensino secundário do concelho, seguida de uma conversa informal com o coreógrafo e os dois intérpretes, a ter lugar às 15h00.

Este é um dueto com Ana Jezabel e Francisco Rolo, que dançam com imagens de filmes de histórias a dois, pequenas fracções que evocam a possibilidade do amor.

FICHA ARTÍSTICA
Autoria, coreografia e espaço cénico: Paulo Ribeiro
Colaboração e seleção de filmes: Cine Clube de Viseu
Interpretação: Ana Jezabel, Francisco Rolo
Música: The Boys from Brazil - Segredo Suba; Balanescu Quartet - Unging Upsidedown, Autobhan; João Parahyba - Nightly Sins (tribute); Barbara - Ne Me Quite Pas; Nina Simone - Ne Me Quite Pas; Simone de Oliveira - Não Me Vais Deixar (Ne Me Quite Pas)
Figurinos: José António Tenente
Desenho de Luz: Cristóvão Cunha
Fotografia: Carlos Fernandes
Coordenação Geral: Pedro Jordão,
Comunicação: Patrícia Cuan
Produção Executiva: Rita Monteiro
Produção: Companhia Paulo Ribeiro
PREÇO
5€
Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Castelo de Paiva representado. PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ESTEVE NA CERIMÓNIA DE VOUZELA

 
O presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, Almiro Moreira, participou recentemente na cerimónia evocativa dos incêndios de 15 de Outubro de 2017, que contou com a presença do Presidente da República, Prof. Marcelo Rabelo de Sousa.
Na cerimónia, foi depositada uma coroa de flores no monumento evocativo localizado na vila de Vouzela, seguindo-se de uma missa presidida pelo Senhor Bispo de Viseu, D. António Luciano.

Para além do Presidente da Republica e demais entidades civis e militares, nacionais e locais, marcaram presenças representantes dos municípios de Tondela, Carregal do Sal, Nelas, Arganil, Gouveia, Oliveira do Hospital, Vila Nova de Poiares, Mortágua, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão.

O presidente da AM, Almiro Moreira, recordou este dia trágico em Castelo de Paiva, realçando a enorme extensão que foi destruída no território e os imensos prejuízos causados à população em várias freguesias, sendo este o município da Região Norte com mais área ardida.

O autarca evidenciou ainda o espírito de solidariedade e coesão da população paivense demonstrado em mais este tempo de infortúnio.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Aveiro | Barcos Moliceiros levam Congresso da Região de Aveiro até Lisboa este sábado

 De 15 a 24 de outubro, os 11 Municípios da CIRA recebem o Congresso da Região de Aveiro, sobre temas importantes para o presente e o futuro da CIRA

Este sábado, dia 21 de outubro, o Congresso da Região de Aveiro 2023 tem uma paragem especial, no Município de Lisboa, com presença no programa do Portugal Cultural Imaterial, que acontece no Museu do Traje.

 “Decidimos anuir ao convite que nos foi feito pelo Ministério da Cultura, para integrarmos o programa do Portugal Cultural Imaterial e que no fundo utiliza este pretexto, para dar palco de dimensão nacional, a processos de classificação de património imaterial, que estão em vários estádios de desenvolvimento, a nível nacional, bem como no quadro da UNESCO – como é o caso do Barco Moliceiro”, explicou o Presidente Ribau Esteves.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) convidou por isso, o pintor José Oliveira, uma das maiores referências a este nível na Região, para apresentar o seu livro “30 anos a pintar a Ria”, onde se conta muito sobre a história, o património e a cultura dos Moliceiros.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de participar num workshop de pintura de painéis de Moliceiros e assistirem à exibição de dois vídeos sobre a Grande Regata dos Moliceiros e a Arte da Construção Naval.

O Congresso da Região de Aveiro 2023, à semelhança das edições anteriores, é um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta Região, com passagem pelos 11 Municípios da Região de Aveiro.

CONGRESSO DA REGIÃO DE AVEIRO 2023

Sábado, 21 de outubro – dia 7
Presença no programa Portugal Cultural Imaterial
/ Lisboa, Museu do Traje
- Apresentação do Livro “30 anos a pintar a Ria”, José Oliveira
- Workshop de pintura de painéis de moliceiros
- Exibição dos Vídeos:
            > “A Grande Regata dos Moliceiros”
            > “Barco Moliceiro e a Arte da Construção Naval”

Programa disponível e em atualização permanente no site da Região de Aveiro, em: https://regiaodeaveiro.pt/ .

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | TEATRO DE MARIONETAS PARA FAMÍLIAS

 Esta sexta-feira, 20 de outubro, o Teatro Stephens exibiu o espetáculo de marionetas  “O Ninho”, do Festival ACASO, para cerca de meio milhar de alunos do 1.º ciclo, no âmbito do objetivo do Município em levar a cultura aos alunos do concelho.
Amanhã, 21 de outubro, pelas 11h00, o espetáculo é apresentado para as famílias, estando disponíveis, ainda, alguns bilhetes.

Nesta peça de teatro de marionetas, a história é contada sem uma única palavra, inspirada num dos poemas mais singelos do escritor português Miguel Torga. "O Ninho" é um convite à valorização das coisas simples da vida, as que são fáceis de entender e as que devemos guardar como as mais importantes.

Duração -35 minutos
Classificação Etária - M/6
Preço - 5€

MUNICIPIO DE SILVES JÁ INVENTARIOU MAIS DE 2.200 ARVORES NA CIDADE DE SILVES

 O Município de Silves, no âmbito dos trabalhos de inventariação do arvoredo urbano do concelho de Silves, em curso, inventariou e caraterizou, até à data, mais de 2.200 arvores em contexto urbano, na cidade de Silves.
Porque  as árvores têm um papel importante na promoção da sustentabilidade do meio urbano, da amenidade climática, da fixação de carbono, do ciclo da água e da qualificação do espaço público, a autarquia está a inventariar todo o património arbóreo municipal dos aglomerados urbanos do concelho, o que pode ser consultado e acompanhado pelos munícipes no site institucional do Município de Silves, em https://cm-silves.maps.arcgis.com/apps/dashboards/e8317ac0aecf4fb4b3cdd54d3ef9dd7a
 
O inventário municipal do arvoredo urbano é uma ferramenta dinâmica, em constante alteração, que identifica e carateriza todas as árvores existentes no espaço público e privado municipal, designadamente no que concerne à identificação da espécie, idade, diâmetro (da copa e do tronco), altura, estado fitossanitário, entre outras.
 
O Município de Silves reconhece, assim, a importância e papel fundamental do arvoredo, como elemento fundamental da infraestrutura verde para um meio ambiente mais sustentável, particularmente em contexto urbano.

Inscrições abertas até abril de 2024. Ossos em Foco: a Osteoporose pelo olhar criativo de doentes, profissionais de saúde e cuidadores informais

Lisboa, 20 de outubro de 2023 – A Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) lança, no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, o concurso “Ossos em Foco”, destinado a doentes, profissionais de saúde e cuidadores informais com o objetivo de os desafiar a criar uma peça de arte que retrate a sua experiência da Osteoporose.
A osteoporose é uma doença que afeta a densidade óssea relacionada com a descida dos níveis de estrogénio, uma hormona predominante no sexo feminino. Esta patologia silenciosa pode ser diagnosticada por densitometria óssea, antes de ocorrer uma fratura após um evento que, em condições normais, não provocaria uma fratura óssea. A origem da osteoporose está ligada à propensão genética assim como ao estilo de vida do doente, no entanto, é também evitável ou passível de tratamento, desde que o doente seja devidamente acompanhado por especialistas da área e adote hábitos prudentes no dia-a-dia.

Ao colocar os “Ossos em Foco”, na perspetiva de quem vive ou lida com, e conhece a doença, pretende-se sensibilizar a população para o impacto drástico da osteoporose na qualidade de vida dos mais de 500 mil portugueses já diagnosticados e evitar novos diagnósticos evitáveis. As inscrições para o concurso estão abertas entre 20 de outubro de 2023 e abril de 2024. A obra vencedora e outras selecionadas serão eleitas por um painel de jurados composto por um elemento de cada entidade envolvida nesta iniciativa, também expostas, junto a uma compilação das restantes obras participantes, nos Centros Hospitalares Universitários do Porto (CHUP - São João) e Coimbra (CHUC), a partir de setembro de 2024.

Na divulgação do concurso envolvem-se ainda, enquanto parceiros da plataforma ossosfortes.pt, website onde será possível submeter a candidatura e consultar o regulamento do concurso, a Associação Nacional contra a Osteoporose (APOROS), a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), a Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA), a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.
Para mais informações, consulte o regulamento e outros detalhes em ossosfortes.pt.

Ana Tiago

Silves | CICLO DE TEATRO SÉNIOR SOBE AO PALCO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 O Teatro Mascarenhas Gregório vai receber, durante o mês de outubro, o Ciclo de Teatro Sénior, uma iniciativa dos Polos de Educação ao Longo da Vida, dinamizada pelo Município de Silves.
Esta atividade tem como objetivo possibilitar uma forma de ocupação criativa dos utentes, sendo um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental dos utentes destes Polos, tornando o processo de socialização dos seniores mais dinâmico na comunidade.
A iniciativa tem entrada livre.

Conheça a programação:
» Dia 20 de outubro | “Eu quero é festa!”
Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra
21h30
 
» Dia 21 de outubro | “O Cliente tem sempre razão”
Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes
21h30 
» Dia 27 de outubro | “O Nosso Tempo”
Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra
21h30
 
» Dia 28 de outubro | “A Culpa é da Lua”
Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves
21h30
 
Venha conhecer os nossos atores!
 
+ Info: O telefone 282 440 800 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de cultura da CMS disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

Fotógrafa esteve na segunda edição do PHOTOfest. Ana Abrão apresentou livro “Kalasha” em Cantanhede

 
A apresentação do livro “Kalasha”, de Ana Abrão, foi mais uma marca do êxito da segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, que decorreu de 13 a 15 de outubro, em vários espaços do concelho, e teve como tema “Olhar Mulher”.
Depois de na estreia do PHOTOfest, em 2022, ter protagonizado a exposição de fotografia “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”, e do livro com o mesmo nome, que resultaram de uma imersão na cultura asiática, Ana Abrão regressou a Cantanhede para apresentar o livro Kalasha, uma partilha de fotografias e histórias de manifestações culturais e experiências pessoais da autora ao longo de dois meses de convivência com uma minoria animista do Paquistão.
A sessão contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, da presidente da associação fotografArte, Fátima Lopes, e do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.
Pedro Cardoso não poupou nos elogios à obra, salientando que “um encontro com Ana Abrão, uma fotógrafa apaixonada pela fotografia, é um encontro com outras culturas”.
Esta prestigiada fotógrafa é uma referência incontornável a nível internacional, leva-nos consigo até às montanhas do Paquistão, para nos dar a conhecer outra cultura e revelar aspetos de beleza única, com a particularidade de se tratar de uma minoria acolhedora que luta pela preservação da sua identidade cultural, resistindo”, considerou.
Pedro Cardoso diz que “Kalasha só é possível graças à mestria e arte da autora, cujos trabalhos têm um poder comunicacional notável, que não nos deixa indiferentes. No fundo consegue colocar na agenda temas relevantes em que muitas vezes estão em causa a dignidade humana e os direitos humanos”.
As fotografias, de uma enorme sensibilidade estética e artística, são acompanhadas de uma história. Relatos de rituais religiosos, celebrações, danças, cantos, crenças, mas também da interação de Ana Abrão com pessoas locais, crianças e adultos, jovens e idosos.
Pessoas genuínas e de uma simplicidade admirável” como referiu Ana Abrão, que pretende “contar histórias do mundo... Vidas, culturas, cores, vivências, emoções, imagens, cheiros, sons, movimentos…”.
Graduada em Psicologia e doutorada em Psicologia/Informática, Ana Abrão deixou de ter como centro a sua carreira de professora universitária para se dedicar ao seu gosto pela fotografia.
A fotógrafa luso-brasileira representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia e participa em salões de fotografia como júri. Tem os reconhecimentos PPSA pela Photographic Society of America, além de “Artist” e “Excelence” (AFIAP, EFIAP) pela associação Europeia International Federation of Photographic Art. 


*Paulo Cardantas/ Divisão de Comunicação



OPINIÃO: Televisão portuguesa: a ditadura que também nos governa

 Há pouco tempo estando eu refastelado no meu sofá, a ver os globos de ouro 2023 na SIC, comecei a questionar-me se não estaria eu a ter um "dejá vu" de várias edições que vi há mais de uma década para cá...
Os nomeados da nossa indústria de entretenimento televisivo e informativo repetem-se década atrás de década como se houvesse lugares cativos que nem Hollywood com vedetas milionárias interessadas a manterem-se na ribalta, consegueria manter tantos anos na ribalta...

A televisão "histórica" portuguesa; RTP, TVI e SIC juntam hoje uma elite de protagonistas que por vezes rodam as cadeiras entre si mas que não largam os seus centros de poder que nos dias de hoje fabricam Presidentes da República, criam casos a governos com uma agenda política e dizem-nos com extrema precisão para distinguir o que é falso daquilo que é verdadeiro. Será que nos dias de hoje podemos continuar a achar que este poder é o quarto poder da nossa sociedade? Eu acho que não. Colocaria a televisão digna do pódio e não em quarto lugar...

O que a maioria do povo não sabe é que os vasos comunicantes entre política e comunicação são mais do que muitos e que a publicação de notícias não obedece ao que é mais importante para o país mas é por vezes o resultado de ambições, ajustes de contas ou favores pessoais... ou não houvesse a possibilidade de através da política obter lugares bem pagos de assessores de imprensa em cada secretaria de estado, em cada gabinete de cada ministro, nos grupos parlamentares da assembleia, nas câmaras municipais,  nos órgãos de comunicação do estado, em alguns Institutos públicos e por aí fora...

Esta elite televisiva que se fecha em si mesma e que sabe o poder que a televisão tem numa sociedade, continua a dar palco a si própria noutros meios de comunicação como a rádio ou a imprensa escrita...

 Num mundo televisivo sem concursos públicos, onde tudo se faz por "seres um gajo porreiro", vemos diariamente os "gajos porreiros" chacinarem outros "gajos porreiros" que o deixaram de o ser por despeito ou por inveja. 

Tipico do espírito português...

Num país com um mercado pequeno, não há espaço comercial para o reconhecimento do mérito para quem não tenha ajuda destes três grupos de televisão mais antigos em Portugal e que no fundo também lideram as audiências das rádios e dos jornais que batem recordes de vendas, dando visibilidade aos mesmos de sempre que vemos nos programas de televisão.

A meu ver, um processo nada democrático e que dá oportunidades de forma discriminatória...

Mesmo sendo eu democrata, acabo por vezes a dar razão a alguns extremistas que atacam os media devido à inexistência de rotatividade de responsáveis e protagonistas que é normal existir noutros poderes da sociedade, não existindo tal democraticidade na nossa comunicação social...

O equilíbrio de comentadores políticos filiados partidariamente deixou de ser um assunto...e os convites de participação de comentário fazem-se com base no amiguismo...ou com base em interesses.

Os nomeados e preferidos dos programas de pancadinhas nas costas dessa elite são sempre os mesmos...e até já adivinhamos quem ganha; é sempre a equipa da casa...sem a ajuda do polígrafo aplicado a quem o faz...

Afinal a eles quase tudo é permitido e ninguém faz noticia de quem faz a notícia...

É um antigo quarto poder que influencia a justiça,  subjuga a política e denegride opositores...

Merecerá que lhe continuemos a bater palmas e a pedir autógrafos?

Eu já penso duas vezes quando as bato.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

Grupo Insparya marca presença em Aveiro para dar a conhecer a mais inovadora tecnologia de transplante capilar

 ·Escolher a melhor clínica para efetuar um transplante capilar, bem como os melhores profissionais para acompanhar todo o processo, é fundamental para obter os melhores e mais naturais resultados neste procedimento. Por este motivo, parte da equipa médica da Insparya estará em Aveiro no próximo dia 26 de outubro, para promover consultas de avaliação de saúde capilar e dar a conhecer alguns dos aspetos a ponderar para que a escolha da clínica seja a mais acertadas.
·As consultas de avaliação de saúde capilar realizam-se no no Meliá Ria Hotel & Spa, a partir das 11h00. Para maior comodidade solicita-se marcação antecipada através do número 800 913 333.
 
Lisboa, 20 de Outubro de 2023 - Graças ao seu investimento anual de 2 milhões de euros em todas as áreas relacionadas com a investigação e tecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento da alopécia, o Grupo Insparya tornou-se uma referência no seu sector. Para dar a conhecer o Método Insparya, assim como as razões que fazem deste grupo uma referência na área do transplante capilar, o Grupo Insparya, suportado por uma equipa clínica, estará presente em Aveiro para sessões personalizadas de aconselhamento relacionadas com a melhor forma de obter os melhores e mais naturais resultados através do transplante capilar, sem esquecer os aspetos a ter em conta para que a escolha da clínica seja a mais acertada:
Ter uma equipa clínica de médicos e enfermeiros especializados e com experiência comprovada em transplante capilar é um dos pontos-chave na hora de se submeter a este procedimento. "Por isso, no Grupo Insparya temos uma equipa clínica especializada em transplantes capilares, com médicos e enfermeiros treinados no exclusivo Método Insparya, um método único, baseado numa técnica e tecnologia próprias, desenvolvidas no Insparya Hair Science and Clinical Institute e reconhecida por prestigiadas empresas médicas e de investigação do mundo", afirma o Dr. Carlos Portinha.
 
certificação de qualidade garante padrões de qualidade, promove a segurança, confiança e tranquilidade aos pacientes, assegura a competência dos colaboradores e incentiva a melhoria contínua dos procedimentos e resultados. Como explica Dr. Carlos Portinha "Insparya é o único grupo de transplante capilar com certificação de qualidade ISO 9001. Cumprindo sempre o compromisso de colocar os melhores recursos ao serviço dos nossos pacientes".
 
O Grupo Insparya conta atualmente com 11 clínicas em Portugal, Espanha e Itália. Todas elas estão equipadas com as máximas condições de conforto para pacientes e acompanhantes, e utilizam a mais recente tecnologia em transplantes capilares, o BotHair® UltraPlus. Um projeto exclusivo que envolveu a criação de um sistema inovador e disruptivo que permite a extração, armazenamento e implantação de unidades foliculares de forma mais precisa e em menos passos, sem comprometer a área doadora.
 
É essencial procurar um grupo clínico que tenha uma equipa médica experiente e qualificada em transplante capilar e um portfólio de histórias de sucesso como o Grupo Insparya, que é líder em saúde capilar com mais de 14 anos de experiência e mais de 50.000 pacientes.
 
O Dr. Carlos Portinha afirma que "ao optar por uma clínica especializada como as do Grupo Insparya, pode estar mais confiante de que receberá um tratamento capilar de qualidade e adaptado às suas necessidades, pois somos o único grupo capilar que se dedica exclusivamente ao diagnóstico, tratamento e investigação da saúde capilar”. O Grupo Insparya possui um departamento próprio de investigação biomédica e tecnológica (Insparya Science and Clinical Institute), único entre os grupos especializados em transplantes capilares, bem como um centro de formação nas suas técnicas exclusivas. Atualmente, parte da investigação biomédica realizada baseia-se no estudo aprofundado da unidade folicular com o intuito de possibilitar a sua multiplicação num futuro próximo.
 
O Grupo Insparya revolucionou a área dos transplantes capilares, proporcionando aos pacientes a tecnologia mais inovadora disponível a nível mundial. O já referido BotHair® UltraPlus, entre muitas outras vantagens, permite que as unidades foliculares sejam extraídas, aspiradas, armazenadas e implantadas com menos manipulação, mais precisão e rapidez, garantindo os melhores resultados e diminuindo até 25 vezes o tempo de implantação e os movimentos necessários por parte da equipa médica. Outro dos benefícios associados a esta tecnologia é o facto de permitir ajustar a velocidade de extração e pressão de aspiração a aplicar a cada paciente, garantindo um maior conforto em comparação com outras tecnologias que não permitem personalização do sistema de acordo com cada situação.
 
É da máxima importância receber cuidados adequados após o transplante capilar para garantir uma recuperação bem-sucedida. Por este motivo, o Grupo Insparya não só o acompanha no dia da intervenção, como também efetua um acompanhamento pós-operatório personalizado.
 
Sónia Matos
Account Manager

Aveiro | Reunião de Câmara – 19 de outubro de 2023

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada ontem, quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023, nos Paços do Concelho.
1.“Bairro Comercial Digital de Aveiro” avança em parceria com ACA e a AHRESP para abranger cerca de 1000 estabelecimentos comerciais

O Executivo Municipal deliberou aprovar o contrato a celebrar entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Associação Comercial de Aveiro (ACA) e a Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), com o objetivo de criar, ao abrigo do “Bairro Comercial Digital de Aveiro” um programa de transformação digital no setor do comércio local no Município de Aveiro, circunscrito ao Centro da Cidade, com a perspetiva de abranger cerca de 1.000 estabelecimentos comerciais.

Recordamos que o “Bairro Comercial Digital de Aveiro” surge através de uma candidatura a Fundos Comunitários e com um investimento total da CMA de 1,1 milhões de euros, dos quais 921.713,98€ financiados pela União Europeia, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Todos os serviços num único cartão

A medida “Bairro Comercial Digital de Aveiro” visa dotar os comerciantes aderentes de uma plataforma de vendas online, integrada numa solução de logística de entregas e de uma aplicação móvel de dinamização da comunidade de cidadãos. Com o desenvolvimento da plataforma será também implementada uma solução de integração de serviços municipais ao cidadão num único Cartão, que permitirá associar à plataforma de vendas uma massa crítica de cerca de 30 mil utilizadores de serviços municipais na área de educação, mobilidade, cultura, turismo entre outras áreas, os quais terão acesso direto e privilegiado aos produtos e serviços da plataforma de vendas online do “Bairro Digital”.

Adicionalmente serão desenvolvidas medidas complementares de infraestruturação do “Bairro” ao nível de comunicações e sensorização na área do Wi-Fi e estacionamento do Aveiro Tech City Living Lab, bem como a colocação de ecrãs digitais informativos sobre a oferta disponível em locais de destaque.

A criação do “Bairro Comercial Digital de Aveiro” surge ancorado pelas necessidades de implementar medidas revitalizadoras da atividade do tecido comercial local, em função das suas necessidades, principais mais-valias e fragilidades, de reforço da aposta na digitalização e implementação de soluções tecnológicas que contribuam para um maior desenvolvimento da Cidade e do Município de Aveiro.

2.Descentralização na Ação Social: Subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal autorizou a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de setembro de 2023.
Com um ano e três meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro continua a dar nota positiva ao trabalho realizado até ao momento.

3. Aberto procedimento para reconhecimento do interesse do "Café Rossio - O Augusto" para a Cidade de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do procedimento de Reconhecimento do "Café Rossio – O Augusto" como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local para a Cidade de Aveiro.

A Câmara Municipal de Aveiro considera que “O Augusto”, pela sua presença viva na Cidade, com uma atividade que se estende por décadas, fazendo parte da memória coletiva de Aveiro e dos Aveirenses, a que se agrega o seu património material e imaterial, vai ao encontro dos critérios que permitem a atribuição deste reconhecimento.

4. Alienação de parcelas de terrenos

O Executivo Municipal deliberou alienar uma parcela de terreno com a área de 28,50 m2, pelo valor de 9.500€, situada na Rua São João da Cruz, em Aveiro, que apesar de bem enquadrada no tecido urbano, pertencia ao Domínio Público.

Do mesmo modo, o Executivo Municipal deliberou alienar outra parcela de terreno, com a área de 620 m2, pelo valor de 7.250€, situada nas Agras do Norte, e que estava afeta à construção de um arruamento que acabou por ocupar apenas a área de 740 m2, dos 1360 m2 previstos.

5.Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a uma Família e três Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residente em Aveiro, correspondendo a mais três Cidadãos ajudados, no valor global de 760€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

6. Doação de 15 peças de arte aos Museus de Aveiro

Considerando a manifestação apresentada pela Munícipe Maria Teresa Soares Pinheiro de Carvalho, em doar 15 diferentes peças de arte, localizadas em casa de família no Centro da Cidade de Aveiro, com o intuito de incorporar o acervo do Museu de Aveiro / Santa Joana e do Museu Arte Nova, o Executivo Municipal deliberou aceitar a doação e a respetiva incorporação, agradecendo publicamente a generosidade e a cidadania ativa demonstrada pela doadora que contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal.

7. Alteração das datas das Reuniões de Câmara do mês de novembro

Considerando a realização a Reunião de Câmara extraordinária no próximo dia 27 de outubro, não se justifica a realização de nova Reunião de Câmara na semana seguinte, no dia 02 de novembro.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração das datas das Reuniões de Câmara do mês de novembro, determinando que a Reunião de Câmara prevista para dia 02 de novembro se realize no dia 09, pelas 15h30, mantendo o seu caráter público e audição do público pelas 17h30 e que a segunda reunião prevista para dia 16 de novembro se realize no dia 23, pelas 15h30 com carácter privado, ambas nos Paços do Concelho, em Aveiro.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]