terça-feira, 28 de agosto de 2018

Amanhã é dia de doar sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


____________________________________
Consultar no Site: www.adasca.pt


GNR esclarece sobre o crime de Quiaios

Resultado de imagem para GNR esclarece sobre o crime de Quiaios
Relativamente à ocorrência de hoje, dia 28 de Agosto,  na localidade de Ervedal – Quiaios, no concelho de Figueira da Foz, vem a Guarda Nacional Republicana (GNR) prestar o seguinte esclarecimento:
Pelas 07H35, o Comando Territorial de Coimbra, através do filho da vítima, teve conhecimento da ocorrência de um homicídio, que vitimou uma mulher de 48 anos, sendo o principal suspeito o seu companheiro de 53 anos. A GNR de imediato mobilizou patrulhas para o local.
Cerca das 7H50, os primeiros militares da GNR chegaram ao local, tendo efetuado um perímetro de segurança afastado e realizado diligências junto da habitação pertencente ao casal, no sentido de localizar o paradeiro do suspeito da prática do crime, os quais foram apoiados com binómios cinotécnicos.
Das diligências efetuadas, é possível garantir que o suspeito não abandonou o local depois da chegada dos militares, tendo sido ativada uma equipa de negociadores, dada a possibilidade do suspeito se encontrar no interior da habitação.  
A GNR, pelas 15H20, entrou na residência, através de uma intervenção táctica de elementos do Grupo de Intervenção de Operações Especiais, onde verificou que o suspeito não se encontrava no interior da habitação. Apurou-se ainda que as armas pertencentes ao suspeito (duas caçadeiras) encontravam-se na habitação, assim como outras duas propriedade de um familiar.
Da informação recolhida, o suspeito não possui histórico de atos violentos, sendo considerado pela vizinhança uma pessoa calma e sem registo de conflitos.
Neste momento, a GNR tem empenhadas várias patrulhas de diferentes valências, nomeadamente, dos postos territoriais, do destacamento de intervenção e binómios cinotécnicos, no sentido de localizar o suspeito.

Presidente de Angola lança nas redes sociais a aplicação "Qualificar"

O Presidente de Angola anunciou hoje, através das redes sociais, o lançamento da aplicação "Qualificar", que pretende facilitar o acesso à informação sobre mais de 3.000 cursos repartidos nos diversos níveis de ensino e formação angolanos.

"Sempre defendi que apostar nos jovens é apostar no nosso futuro. Acredito que o caminho para o sucesso depende da dedicação aos estudos e ao trabalho. É com satisfação que anuncio o lançamento do Aplicativo Móvel Qualificar. Estás preparado?", refere João Lourenço, em mensagens colocadas nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
A aplicação visa facilitar sobretudo as informações sobre o Ensino Secundário Técnico, Ensino Superior, Ensino Pedagógico, Formação Profissional e Formação para a Administração, constituindo um serviço público de consulta da oferta formativa, abrangendo mais de 500 instituições de ensino e formação, distribuídas pelas 18 províncias do país.
O "Qualificar" inclui a oferta formativa assegurada pelas instituições tuteladas pelos diversos ministérios com atribuições no domínio do ensino e formação, como os ministérios da Educação, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Administração do Território e Reforma de Estado e da Economia e Planeamento.
Compatível para vários dispositivos móveis, o "Qualificar" é totalmente gratuito e já se encontra disponível para instalação na Play Store e Apple Store.
Os utilizadores poderão efetuar a sua pesquisa por curso, por província e por área de conhecimento.
Com este aplicativo, os angolanos passam a ter acesso à informação sobre os vários cursos disponíveis no país, incluindo setores prioritários como a Agricultura e Pescas.
O "Qualificar" é o maior portal de oferta formativa de todo país, em que o Governo disponibiliza uma plataforma digital de consulta para todos os estudantes que poderão optar por um curso técnico-profissional ou superior, ou ainda, seguir a carreira de professor, bem como os que pretendam apostar no reforço das competências.

Lusa




SEGURANÇA SOCIAL | Excedente da Segurança Social aumentou 14,3% até julho para 1.185 milhões de euro

O ministério de José Vieira da Silva destaca o contributo das contribuições para a Segurança Social, que aumentaram 7% em julho (mais 623,6 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior.

O excedente da Segurança Social aumentou 14,3% em julho (mais 148 milhões de euros) face ao período homólogo, totalizando 1.185,1 milhões de euros, revelou esta segunda-feira o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Num comunicado que antecede a síntese de execução orçamental publicada pela Direção Geral do Orçamento (DGO), o ministério de José Vieira da Silva destaca o contributo das contribuições para a Segurança Social, que aumentaram 7% em julho (mais 623,6 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior.
O crescimento acumulado das contribuições até julho “é superior em 0,8 pontos percentuais ao crescimento acumulado registado no período homólogo (6,2%), beneficiando da melhoria continuada do emprego e das remunerações, e em linha com o previsto no orçamento para 2018”, acrescenta a mesma fonte.
A Segurança Social continua a dar um contributo positivo para a redução do défice orçamental e para a consolidação das finanças públicas”, sublinha o ministério. A receita efetiva aumentou 2,7% até julho em termos homólogos, apesar da redução das transferências do Orçamento do Estado (OE), de menos 387,7 milhões de euros.
Para o aumento da receita da Segurança Social contribuíram também as transferências do Fundo Social Europeu, que aumentaram 38,3% (mais 144,1 milhões de euros). Quanto à despesa, verificou-se um aumento de 1,8% face ao mês homólogo, “o que se explica por dois efeitos opostos”, adianta a tutela.
Por um lado, verificou-se uma redução na despesa de 6,3% com as prestações de desemprego (menos 49,9 milhões de euros) em julho face ao mesmo período do ano passado, com o número de beneficiários a reduzir-se em 11% face ao mês homólogo.
Segundo o ministério, a despesa com pensões e complementos caiu 0,4% (menos 41,4 milhões de euros), o que “resulta em grande parte da alteração do calendário de pagamento do subsídio de Natal que, ao contrário do que aconteceu em 2017, este ano será pago na íntegra em dezembro”.
A evolução desta rubrica reflete ainda a conjugação de dois efeitos, que não ocorreram até julho de 2017: a incorporação da atualização extraordinária de pensões, que se iniciou em agosto de 2017, e a redução parcial nas rubricas de pensões de invalidez que transitaram para a Prestação Social para a Inclusão”, explica a mesma fonte.
Por outro lado, registaram-se acréscimos de despesa em várias prestações sociais, como a prestação social para a inclusão, as prestações de parentalidade, abono de família, subsídio por doença, Rendimento Social de Inserção e Complemento Solidário para Idosos.
Além disso, o ministério assinala o aumento da despesa com transferências para emprego, higiene e formação profissional e com subsídios correntes, relativos à formação profissional e ação social.
Fonte: observador

Hora de Fecho: Amor alemão e um negócio de milhões em Lisboa /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Bastou uma visita a Lisboa para Nils e Mila decidirem lançar a Casafari no Lx Factory. Aos 41 e 39 anos, chegaram com duas empresas de sucesso na Alemanha e um fundo de investimento de 5 milhões.
Lisboa, Setúbal, Faro e Porto acolhem as 10 ruas mais caras para comprar casa em Portugal, de acordo com estudo realizado pela plataforma online de imobiliário Idealista.
A companhia aérea Ryanair arrisca-se a ter de pagar uma compensação de 33 milhões de euros aos 120 mil passageiros afetados pela greve de nove dias dos seus trabalhadores durante o mês de julho.
Nicolás Maduro continua saga para reverter crise. Primeiro, anunciou venda de ouro nacional para estimular poupança. Depois pôs polícias armados a fazer inspeções em supermercados para baixar preços.
Há alguns meses, eram amigas. Agora, a namorada de uma denunciou a outra. Rose McGowan revelou que foi a sua namorada que divulgou as mensagens que incriminam Asia Argento.
O pontapé de bicicleta com que Cristiano Ronaldo marcou à Juventus nos quartos de final da época passada foi considerado o melhor golo do ano no site da UEFA.
Usando o Twitter, Trump acusou a Google de "manipular" as pesquisas sobre ele próprio, de forma a aparecerem apenas os conteúdos dos media liberais que veiculam "fake news". O assunto é "sério", diz.
Críticas veladas a Trump e uma referência ao "privilégio" de, há 10 anos, ter perdido as eleições para Obama. Senador John McCain deixou carta póstuma a pedir aos norte-americanos que "não desistam".
Depois de uma passagem por Vilar de Mouros, o músico britânico regressa a Portugal para dois concertos em Lisboa e no Porto para celebrar os 40 anos dos Bauhaus. Bilhetes são postos à venda na sexta.
Esta segunda-feira, um dos criminosos mais procurados na Holanda foi preso em Espanha. Em 1998, Jos Brech terá agredido sexualmente e assassinado Nicky, então com 11 anos. 
Opinião

Helena Matos
Ninguém fala pelos contribuintes. Esses invisíveis que na sua mansidão tornam possível o populismo de quem promete o insustentável às suas clientelas eleitorais.

João Marques de Almeida
Como todas as outras experiências socialistas do século XX, o socialismo na Venezuela acabou numa ditadura, na pobreza, na miséria e com refugiados a fugirem para países capitalistas.

Alberto Gonçalves
A crónica pediu férias do dr. Costa, do prof. Marcelo, da dona Catarina do alojamento local, dos comunistas festivos, da oposição muda e, em suma, de um país que, contado ou visto, não se acredita.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os fiéis e os não-crentes estão fartos de palavras de condenação da pedofilia pela hierarquia da Igreja e exigem, como é de justiça, que se passe das palavras aos actos.

Manuel Villaverde Cabral
Haverá um lobby de correligionários do governo que espera chegar ao topo da hierarquia salarial pública e continuar a receber o seu ordenado antes de o ver reduzido a uma pensão bem menor?

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

FEBRES: 5.ª Semana Cultural / Festival Pica no Chão

Das várias iniciativas que a organização leva a público, destaca-se a mostra gastronómica centrada na que é já uma referência e uma atração gastronómica da Vila de Febres – o Frango de Churrasco, assado na brasa.


Escola de Golfe Júnior em Cantanhede

Incêndios: Oliveira do Hospital pede travão na regeneração natural do eucalipto

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, apelou esta segunda-feira ao Governo para travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas zonas afetadas pelos incêndios.
Numa nota de imprensa, o responsável por este município - afetado pelos incêndios de outubro de 2017 - recordou que os fogos consumiram “97% da área florestal do concelho” e sublinhou que “esta espécie se transformou numa autêntica invasora e que todo o território está agora invadido por muitos milhares de eucaliptos que formam autênticas selvas”.
Esta posição “não representa nenhum tipo de atitude fundamentalista contra o eucalipto”, sublinha o autarca.
“No entanto, se não for definida rapidamente uma estratégia nacional, não há dúvidas de que num futuro próximo vamos ter aqui autênticos barris de pólvora em matéria de risco de incêndio rural”, diz na nota.
José Carlos Alexandrino refere que, “depois dos incêndios, as sementes desta espécie exótica germinaram de uma forma absolutamente descontrolada, levando a que os eucaliptos começassem a nascer rapidamente e em grande densidade por todo o território”.
O autarca avisa também que “mais de 95% da floresta do concelho é de natureza privada” e assegura que, “se os agora pequenos eucaliptos não começarem a ser retirados dos terrenos”, passar-se-á “a ter povoamentos com cada vez mais material combustível e elevado risco de incêndio”.
Alexandrino considera, por isso, que “o reordenamento florestal tem de ser efetivamente um desígnio nacional”.
“As próximas gerações não nos perdoarão se desperdiçarmos esta oportunidade que o país tem para fazer uma verdadeira reforma florestal”, sintetiza.
O responsável adianta também que sempre protestou junto do Instituto de Conservação da Natureza “contra a proliferação do eucalipto no concelho”.
Lusa

Candidato à presidência do Brasil julgado por racismo

Resultado de imagem para Candidato à presidência do Brasil julgado por racismoO Supremo Tribunal Federal vai julgar esta terça-feira a denúncia contra Jair Bolsonaro e decidir se torna o candidato do PSL às eleições de 7 de Outubro réu por racismo.
A denúncia foi protocolada pela procuradora-geral da República Raquel Dodge, a propósito de declarações do deputado, em abril, com, disse a procuradora, "cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais".
Na ocasião, Jair Bolsonaro dissera que afrodescendentes que habitam quilombolas, comunidades rurais de descendentes de escravos, "não fazem nada e nem para procriar servem mais", e que as reservas em causa, assim como as de indígenas, atrapalham a economia do país porque custam, segundo o candidato, mil milhões de reais por ano aos cofres do Estado.
Para a defesa de Bolsonaro, as declarações não podem ser criminalizadas porque foram feitas no contexto da sua atuação parlamentar e visaram apenas criticar a política brasileira de demarcação de terras.
Na ocasião, o ex-capitão do exército disse ainda que o afrodescendente mais leve que ele encontrou numa visita a um quilombola "pesava sete arrobas". A procuradora-geral da República viu racismo na comparação com uma unidade de peso de animais, o que os advogados de Bolsonaro contestam.
A sessão, que estava inicialmente marcada para 4 de setembro, é analisada já esta terça-feira, por cinco dos 11 juízes que compõem o Supremo, a pedido do próprio Bolsonaro.
Bolsonaro, entretanto, já está envolvido noutro processo no Supremo por incitação a violação. Na altura, disse em pleno plenário da câmara a Maria do Rosário, deputada do PT, que só não a violava porque ela não merecia.

Pedro Cardoso e Anabela Rodrigues participaram em Trail de Arazede

Organizado pelo Atletismo Clube da Tocha, Junta de Freguesia de Arazede, Grupo Desportivo dos Águias e Ginásio Korpo Activo da Bunhosa, realizou-se no passado dia 19 de Agosto, o Trail da Freguesia de Arazede – Trilho do Morango, no qual participaram cerca de meia centena de atletas.
Ao organizar este evento as entidades organizadoras pretenderam, para além de promover a atividade física e Desportiva, divulgar a Freguesia de Arazede, potenciando igualmente a prática de um desporto com um impacto ambiental nulo como forma de chamar a atenção da população para a preservação do meio ambiente.
Participaram nesta prova os atletas da secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente Pedro Cardoso e Anabela Almeida.
O atleta Pedro Cardoso, participou na prova de 18 km, obtendo no final a classificação de 34º lugar na geral e 10 no seu escalão M40.
Anabela Almeida. competiu no Mini-trail de 11km, alcançando o 73º lugar da geral, o 17º na geral 

Eu, Psicóloga | Três lições de moral dos contos de fadas que precisam ser repensadas



Há 388 anos, nascia Charles Perrault, um dos escritores de contos de fadas mais influentes da humanidade. Perrault cresceu rodeado pela alta sociedade francesa e seus contos, muitos deles releituras bastante editadas de histórias orais da tradição europeia, são conhecidos até hoje, como Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Bela Adormecida.

Perrault era um homem bastante poderoso de seu tempo: há até quem compare sua influência como autor de histórias infantis a Walt Disney. Suas histórias ditavam os costumes da burguesia europeia que estava em ascensão; serviam como "guia de comportamento" para as crianças da época. Ainda que muito dessas morais tenha se perdido no tempo ou se transformado, contos de fadas são pistas da mentalidade humana de cada época e sabedorias universais. Por isso, o The Guardian fez uma lista com três lições que persistem nos contos de fadas tradicionais, mas devemos contestar (e, quem sabe, reciclar): 

1-Primeiras impressões (não) são tudo – e são importantes

Um bom exemplo disso é A Bela e a Fera, do próprio Perrault. Sem o amor de Bela, que transforma o monstro em um belo (e bastante conveniente) príncipe, não enxergaríamos a Fera como um príncipe. Contudo, a história original termina de um jeito um tanto quanto polêmico: apesar da garota poder voltar para ver sua família, a besta impõe condições e regras o tempo todo, nunca a deixando totalmente livre. Como diz o Guardian, "é basicamente uma síndrome de Estocolmo em forma de conto de fadas"

É claro que as morais da época eram diferentes; Bela fica muito agradecida com o acordo e isso só faz com que se apaixone ainda mais pelo monstro. Mas é fato que a natureza cerceadora da Fera sempre esteve lá – e nem mesmo a mágica do amor pode mudar isso. 

2-Você (não) deve mudar para conquistar o seu final feliz

Quando lemos ou assistimos à Bela e a Fera, fica claro que o monstro só se transformou para se tornar um par ideal para a garota. Perrault era um grande defensor da moral burguesa – e a Fera só merece realmente o amor de Bela, a jovem praticamente perfeita em todos os sentidos (diligente, próxima à família, obediente e sem grandes arroubos de personalidade), quando se molda à mesma moral. O monstro lentamente se torna mais afável e, eventualmente, um candidato mais respeitável ao amor da futura princesa. 

Ainda que muitos contos de fadas sejam únicos e originais, a repetição da fórmula "belo príncipe + bela princesa se apaixonam" já cansou. Por mais garotos e garotas imperfeitos nos contos de fadas modernos! As adaptações recentes da Disney dos contos de fadas teriam grandes oportunidades de mudar esse cenário – mas muitos deles apenas repetem o que foi estabelecido por Perrault no passado. 

3-(Não) espere a fada madrinha mudar sua vida

Tanto na versão de Perrault de Cinderela quanto na dos Irmãos Grimm, que veio duzentos (!) anos depois, a história é a mesma: a jovem (e bela) garota de bom coração é, de certa forma, salva por algo externo. Mas enquanto a "Cendrillon" de Perrault é ajudada por uma fada madrinha que surge espontaneamente, a "Aschenputtel" dos Grimm é salva por um pássaro branco, que é atraído por conta de uma árvore da qual a Cinderela alemã sempre cuidava (logo, mais uma prova de seu bom coração).
Na versão dos Grimm, a jovem pelo menos é mais ativa em sua própria felicidade. Não é o ideal; princesas de contos de fadas modernos da Disney, como Merida e Mulan, lutam pela própria felicidade e por aquilo que consideram correto. É isso que se espera dos novos contos de fadas: releituras que conversem mais com aquilo que, hoje, acreditamos como moral. 

Remodelação do Centro de Saúde avança


A Câmara Municipal assinou esta terça-feira, 28 de agosto, o contrato para a  remodelação do Centro de Saúde da Marinha Grande, que vai implicar um investimento de cerca de um milhão de euros.

Pretende-se efetuar a remodelação parcial do atual Centro de Saúde da Marinha Grande, ao nível do piso térreo e primeiro andar, numa área de 1.549,45 m2, para a reconversão necessária à criação de novas unidades funcionais, nomeadamente Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC).

O projeto prevê também pinturas exteriores, revisão / reabilitação de coberturas, bem como pequenos ajustes nos arranjos exteriores face às intervenções previstas nas redes de águas e esgotos.

A empreitada será efetuada com o edifício a funcionar, decorrendo em duas fases. A primeira fase será composta pela intervenção do corpo da entrada principal a Sul, lado direito, a nível do r/c e 1º andar. A segunda fase de intervenção corresponde à intervenção do corpo principal a Sul, lado esquerdo, a nível do 1º andar e restante edifício, no que respeita à implementação das redes de águas e esgotos, rede de incêndios, segurança e AVAC. A intervenção no exterior poderá ser desenvolvida em qualquer uma das fases de intervenção.

A prestação de cuidados de saúde continuará a ser desenvolvida dentro do edifício, em área disponível para o efeito, através da instalação provisória de profissionais e utentes.

A obra foi adjudicada à empresa Canas - Engenharia e Construção SA”, pelo valor de 987.477,76€ acrescidos de IVA à taxa legal em vigor e prazo de execução de 12 meses.

No próximo domingo, às 18h00 Pedro Tochas com “Nariz Preto” na Praia da Tocha



É já no próximo domingo, 2 de setembro, que Pedro Tochas inicia na Praia da Tocha uma digressão do seu espetáculo de rua, “Nariz Preto”, por 17 municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, no âmbito da programação da "Coimbra Região de Cultura" promovida por esta entidade. Na organização do evento estão também envolvidos como parceiros o Município de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.
No Largo da Fonte, a partir das 18h00, Pedro Tochas vai realizar uma atuação que “cria uma aventura épica com a ajuda do público. Mímica, circo e teatro físico, em ambiente de cinema mudo, são os elementos que fazem parte de uma história cheia de mistério e emoção, povoada por heróis e monstros, que prometem encantar e fazer rir toda a família”.
Concebido para ser apresentado em espaços públicos, seja em praças ou em ruas, e dirigido a públicos de todas as idades, o espetáculo recria o ambiente de cinema mudo e remete para um certo imaginário dos filmes de terror dos anos 1980. Segundo Pedro Tochas, ’Nariz Preto” “é uma espécie de filme mudo de terror, mas que não mete medo a ninguém". Povoada por “zombies” e heróis, a história desenrola-se a partir de um artista de rua com uma atuação que descamba, o que o leva a socorrer-se do público para ultrapassar a ameaça de um falhanço. O resultado "nunca é o mesmo, porque depende da forma como as pessoas interagem” adianta o humorista.
Pedro Tochas começou por ser “artista de rua, o lugar mágico de todos os dias, de toda a gente. O Teatrão deu por ele e contratou-o para as suas duas primeiras produções.
O trabalho de rua nunca parou, mas sentiu falta de outro tipo de formação. Viajou até aos Estados Unidos e estudou malabarismo e comédia física no Celebration Barn Theater.
O seu site oficial refere ainda que “para aprofundar os estudos foi até Inglaterra, ingressou na Circomedia-Academy of Circus Arts and Physical Theatre onde estudou teatro físico. No fim do curso foi convidado a voltar para um ano de especialização. Voltou no ano seguinte mas desta vez com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian que o ajudou a suportar o custo de vida em Inglaterra.
Regressou a Portugal, agora com outra formação e disposto a, mais uma vez, testar na rua tudo o que tinha aprendido. Trabalhou de norte a sul e levou espetáculos ao estrangeiro. Apresentou vários espetáculos a solo no campo do teatro físico até que resolveu arriscar na Stand-Up Comedy, pela qual tinha ganho gosto em Inglaterra”.
O espetáculo de Pedro Tochas na Praia da Tocha faz parte da programação de "Coimbra Região de Cultura" que a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra está a promover, designadamente no âmbito da ação “Festival Espírito do Lugar”. A operação "Coimbra Região de Cultura" está estruturada em três ciclos temáticos anuais, que consubstanciam a criação, desenvolvimento e implementação de diferentes “camadas” da rede de programação intermunicipal. A sua concretização assenta na organização de um conjunto diverso de atividades, tendencialmente distribuídas ao longo de vários fins-de-semana, de sexta a domingo, nos dezanove municípios da Região de Coimbra, contribuindo, assim, para o alargamento da estada média dos visitantes e turistas

Nª Srª da Nazaré louvada nos Resgatados

A comunidade dos Resgatados, na freguesia de Arazede, voltou a engalanar-se para os festejos em Honra de Nª Srª da Nazaré que decorreram entre 18 e 26 de Agosto.O ponto alto dos festejos realizou-se, no dia 26 de Agosto, com a missa e procissão de louvor.
Resultado de imagem para Nª Srª da Nazaré louvada nos ResgatadosAbrilhantada pela Academia Musical Arazedense, a procissão integrou as imagens de Santo António, de Nª Srª de Fátima e Nª Srª da Nazaré, tendo contado com a guarda de honra dos bombeiros da 4ª Seção de Arazede dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho à imagem da padroeira.
O vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, e de elementos da direção d‘O Sobreiro - Centro de Cultura, Recreio e Desporto, marcou presença no cortejo religioso que percorreu as principais ruas da localidade.