segunda-feira, 22 de março de 2021

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHO NA QUINTA DAS CORTES


Foi concluída a obra de pavimentação de caminho na Quinta das Cortes, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines. A empreitada contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a colocação de sinalética rodoviária. O investimento ascendeu a 40 mil euros.
O investimento integra-se na estratégia do Município de Silves de reabilitação e requalificação da rede viária do concelho, de acordo com as prioridades estabelecidas e os limites orçamentais, com o objetivo de melhor servir as populações, elevando as suas condições de bem-estar, mobilidade e segurança, bem como o reforço dos níveis de competitividade do território.



245 Mil Euros para a retoma da atividade cultural não profissional na Região Centro

 A Direção Regional de Cultura do Centro viu o seu Programa de Apoio à Atividade Cultural (PAAC) reforçado em 175 mil euros pelo Ministério da Cultura.  

Em março, após dois meses de confinamento quase total no país, o Governo anunciou um plano de desconfinamento e, com ele, medidas de apoio às empresas e ao emprego em várias áreas, entre elas a Cultura. Neste âmbito, o Ministério da Cultura apresentou um pacote de incentivos financeiros à retoma da atividade cultural no país através do qual reforçou o apoio às estruturas artísticas não profissionais em 700 mil euros, perfazendo um total de 1.1 Milhões de euros de apoio a estas estruturas, através das Direções Regionais de Cultura de todo o País. Desta forma, a Direção Regional de Cultura do Centro vê o seu orçamento para o Programa de Apoio à Atividade Cultural reforçado em 175 Mil euros.

 

PAAC + é lançado hoje e substitui a edição de 2021 do Programa de Apoio à Ação Cultural da Região Centro, que tinha tido início a 1 de fevereiro, com um orçamento de 70 mil euros. Com um orçamento total de 245 mil euros e com novas normas, o PAAC + permitirá a candidatura de mais associações e de  projetos mais ambiciosos. O objetivo é um: incentivar a atividade cultural na Região e no País.

 

As principais novidades do PAAC + são:

- Reforço do limite máximo de apoio por candidatura;

- Apoio até 100% das despesas elegíveis;

- Candidaturas mais flexíveis;

- Acesso a estruturas culturais com menos de dois anos de existência;

- Acesso a candidaturas de festivais em primeira edição;

- Acesso a candidaturas de bandas de música, filarmónicas, escolas de música, tunas, fanfarras, ranchos folclóricos e outras agremiações culturais que se dediquem à atividade musical, apoiadas pela DRCC em 2021, através do apoio ao associativismo cultural previsto na Lei nº 123/99, de 20 de agosto, e no Decreto-Lei nº 128/2001, de 17 de abril;

- Criação de uma nova medida dedicada ao apoio à edição discográfica;

- Novas despesas elegíveis como a aquisição de serviços de seguros, deslocação, alimentação e alojamento.

 

As candidaturas que já foram submetidas ao PAAC serão consideradas, no entanto poderão ser revistas pelos proponentes se estes assim o entenderem. As candidaturas ao PAAC + decorrem de 23 de março a 23 de abril em culturacentro.gov.pt, os vencedores serão conhecidos a partir de 12 de maio.

 

O Programa de Apoio à Atividade Cultural na Região Centro

O PAAC tem como prioridade apoiar a atividade cultural da região através do apoio a  iniciativas que estimulem a capacitação das comunidades locais, do fortalecimento do tecido cultural não profissional, da estimulação da criação de redes culturais nos territórios e de uma política de qualificação dos agentes culturais não profissionais. É nesse sentido que a Direção Regional de Cultura do Centro lança este programa em 2019, suportado exclusivamente através do seu orçamento, para apoiar projetos nas áreas da criação artística, da difusão das artes do espetáculo, das artes plásticas, da difusão e formação de cinema e audiovisual, e da edição. O apoio é atribuído mediante um processo de avaliação de mérito, de natureza qualitativa e quantitativa e de acordo com os critérios apresentados no regulamento disponível no website da DRCC – culturacentro.gov.pt .

A edição de 2021 já tinha algumas novidades, entre elas o lançamento do programa de formação dos agentes culturais com a realização de três workshops, entre fevereiro e julho de 2021: “Como elaborar um projeto cultural?”, “Plano de comunicação para projetos culturais”, “Mecenato e patrocínio de projetos culturais”. O primeiro workshop decorreu em fevereiro com duas datas, devido ao elevando número de inscrições, o segundo workshop está previsto para 16 de abril e o terceiro para 16 de julho, as inscrições abrirão em breve no site e redes sociais da DRCC.

Outra novidade de 2021, que se mantém com o PAAC +, é a inclusão da modalidade online no regulamento. Os projetos de criação e difusão artística e os projetos de difusão e formação de cinema e audiovisual poderão ser realizados em modo presencial ou virtual, desde que feitos e transmitidos em tempo real. Também as despesas com licenças e recursos técnicos para a realização do streaming são agora elegíveis.

 

Entre o conjunto de atribuições e competências das Direções Regionais de Cultura, encontra-se o apoio a iniciativas culturais, de caráter local ou regional, realizadas por agentes e estruturas de caráter não profissional. No último ano, o PAAC apoiou 32 projetos, em 15 concelhos da região centro.  

Proença-a-Nova | Município desliga as luzes por um futuro sustentável para todos


Hora do Planeta assinala-se a 27 de março
No próximo dia 27 de março, os principais espaços públicos de Proença-a-Nova vão ter a luz apagada durante uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, juntando-se ao movimento “Hora do Planeta” pelo 10º ano consecutivo.

Sem a existência de eventos físicos, como era habitual antes da pandemia, todos os que quiserem participar – cidadãos, empresas, municípios e organizações – basta apagarem as luzes e ligarem-se ao planeta para chamar a atenção para o tema da Água e Alterações Climáticas.

Em Portugal, a organização do evento está a cargo da Associação Natureza Portugal (ANP) que revela que, ano após ano, são cada vez mais os cidadãos, as empresas, as associações, as instituições e organizações de diferentes tipos, assim como as cidades e localidades, que apostam na conservação da biodiversidade do planeta e na consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas. O número de municípios aderentes no nosso país já chegou aos 120 e este ano a organização espera superar este número.

Esta iniciativa da World Wildlife Fund nasceu em 2007, em Sidney, na Austrália, e desde essa data os principais monumentos internacionais e nacionais apagam as luzes por uma hora no último sábado do mês de março.


México | Nacional Monte De Piedad Lanza Su Primera Convocatoria Para Apoyar Proyectos De Educación Financiera

 


por Yesica Flores

Nacional Monte de Piedad, Institución de Asistencia Privada dedicada al préstamo prendario, servicios financieros y actividades de alto impacto social, anunció el lanzamiento de su primera convocatoria especializada en Educación Financiera.

La convocatoria tiene el objetivo de apoyar proyectos que promuevan el desarrollo, mejora o ampliación de programas o herramientas de educación financiera a través de las cuales los grupos en condiciones de vulnerabilidad mejoren sus decisiones financieras. De esta manera, la Institución otorgará donativos a instituciones que fomenten hábitos y la correcta alfabetización, a través de programas y/o herramientas que utilicen métodos innovadores, orientados principalmente a cambiar el comportamiento financiero de los mexicanos que viven en situación de vulnerabilidad.

A esta convocatoria podrán sumarse aquellas Organizaciones de la Sociedad Civil legalmente constituidas y sin fines de lucro, tales como Instituciones de Asistencia o Beneficencia Privada, Asociaciones Civiles y Donatarias autorizadas por el SAT, que trabajen con población vulnerable, en general. No obstante, se priorizarán las iniciativas dirigidas a jóvenes, mujeres y trabajadores por cuenta propia (dueños de micronegocios y autoempleados en colectivos o cooperativas).

El cierre del registro será el próximo miércoles 31 de marzo y la fecha límite para el envío de notas conceptuales será el jueves 8 de abril. Una vez analizados los proyectos, los resultados de la convocatoria serán publicados el martes 25 de mayo en la página de Internet: https://inversionsocial.montepiedad.com.mx/convocatorias/.

Nacional Monte de Piedad pretende que, a través de esta iniciativa, las personas apoyadas logren desarrollar hábitos financieros positivos, a través del fortalecimiento de sus capacidades y habilidades que propicien la salud financiera. De esta forma, los conocimientos adquiridos se verían reflejados positivamente en el incremento del ahorro, reducción de deuda personal y la adhesión a una planeación y presupuesto que permita a los individuos tomar decisiones de manera informada, cumplir con metas a largo plazo y proporcionar una mayor estabilidad y seguridad financiera.

“Entendemos a la inclusión financiera como el acceso y uso de servicios financieros de calidad para los segmentos vulnerables de la población; por lo que, desde nuestra trinchera, trabajamos diariamente por impulsar, apoyar, articular y divulgar acciones que permitan profundizarla y democratizarla. Se trata de un pilar de la Institución que inicia en nuestras sucursales a través del préstamo prendario, y que genera un valor a la sociedad mediante la ejecución de acciones de inversión social”, destacó Marisol Fernández Alonso, directora de Inversión Social de Nacional Monte de Piedad.

Nacional Monte de Piedad ha desempeñado un papel fundamental en el impulso de la inclusión financiera de los mexicanos, pues desde 2019 ha desarrollado y publicado estudios, forjado alianzas y diseñado estrategias que beneficien a la población que se encuentra en la base de la pirámide.  

Este tipo de iniciativas se diseñan de manera proactiva para generar conocimiento, articular esfuerzos, proteger a los usuarios de servicios financieros e impulsar la educación financiera; desarrollando de esta manera las habilidades que permitan a la población tomar mejores decisiones financieras.

México | La Resolución De Necesidades En Las Ciudades Con Videovigilancia Inteligente


por Yesica Flores

La crisis social de la actual pandemia ha modificado la vida cotidiana en casi todos los núcleos urbanos del mundo. Estos cambios están transformando y revolucionando la forma de pensar, diseñar y habitar las ciudades. Sin embargo, pensar en el futuro es hablar de acciones y estrategias que deben ser replanteadas desde ya, pues existe en la población una necesidad imperante de buscar alternativas que ayuden a potenciar la salud e integridad de las personas para mitigar los riesgos sanitarios.

Bajo esa perspectiva, acelerar el desarrollo tecnológico es una de las primeras propuestas que las urbes están implementando para atender las necesidades poblacionales. Según proyecciones de la Organización de las Naciones Unidas para el año 2050, el 66% de la población mundial habitará en ciudades, lo que incentiva a los gobiernos e instituciones a integrar soluciones que permitan mejorar la calidad de vida de sus habitantes.

Por otro lado, “la incertidumbre sobre los estragos del Covid-19 y sus evoluciones, han hecho fundamental la necesidad de generar confianza en el ciudadano hacia las estrategias de sanidad impuestas por los gobiernos, y es aquí donde las tecnologías de video están jugando un papel importante”, afirmó Luis Ortega, Director General de Connect Advance.

Bajo este esquema, la videovigilancia inteligente se ha posicionado como una piedra angular en las estrategias de seguridad para las ciudades hacia 2021. Si bien es cierto esta tecnología ya era utilizada para garantizar la seguridad física y prevenir los delitos, hoy se está adaptando para robustecer la seguridad sanitaria y ayudar a las ciudades a ser más resilientes. Este nuevo enfoque en la vigilancia ha sido la clave para que la población pueda retornar a sus actividades de forma segura.

Luis Ortega, Director General de Connect Advance, afirma que un ejemplo se refiere a la planificación urbana de las ciudades para permitir un distanciamiento social, ya que hay muchas zonas urbanas repletas de vehículos, congestionamiento y poco espacio para el peatón, por ello los riesgos son inminentes. Hoy la videovigilancia se ha adaptado para ayudar a las autoridades a gestionar la movilidad y garantizar el distanciamiento.

“Las cámaras con altavoces integrados permiten enviar mensajes de alerta cuando detectan que los ciudadanos no cumplen con una distancia predefinida, a su vez, ayudan a identificar zonas de mayor afluencia de personas o automóviles para generar estrategias de movilidad que brinden a los habitantes la garantía para transitar de forma segura”, asegura el experto.

Otro aspecto clave es la utilización de la tecnología de video para detectar el correcto uso de cubrebocas o mascarillas; actualmente esta medida de seguridad es el punto de partida para evitar riesgos y las cámaras con análisis inteligente están ayudando a detectar su uso.

Al respecto, Alejandro Aguirre, National Sales Manager en México & CCA para Axis Communications en Latinoamérica señala que los altavoces conectados a la red de seguridad de las ciudades pueden ser de utilidad para que las cámaras envíen una señal de alerta y se transmita un mensaje de prevención y disuasión, con el fin de recordar a las personas el uso obligatorio y correcto del tapabocas.

“Las cámaras de video están capacitadas para hacer un análisis del rostro de las personas e identificar a quienes no portan la mascarilla, de esta forma, la solución puede hacer una doble función enviando un mensaje de alerta a través de los altavoces y a su vez, dar aviso al personal encargado de que esta medida sea cumplida, lo que aporta un beneficio clave al cumplimiento de los protocolos de sanidad”.

Por otro lado, la pandemia está exacerbando los desafíos geopolíticos y sociales en curso, la crisis del cambio climático recobró en 2021 gran relevancia para las organizaciones mundiales, por ejemplo, en el Informe Global de Riesgos (2021), publicado por el Foro Económico Mundial, se afirma que se necesitan enfoques más innovadores y colaborativos para la resiliencia en las ciudades y ayudar a disminuir los impactos que el virus está dejando en el cambio climático.

Este año es la antesala para la reintegración de las ciudades y con esto, los efectos del cambio climático son una necesidad a resolver. Alejandro Aguirre apunta que “la vigilancia en las ciudades ya ha permitido monitorear los cambios en el clima, la contaminación, y los niveles de ruido, pues están diseñadas para que resulte más fácil supervisar los datos más importantes para las ciudades. Estas soluciones generan alertas instantáneas que permiten analizar cada situación y tomar medidas inmediatas. Además, permiten utilizar la información histórica y en tiempo real para investigar las causas y los efectos a corto y largo plazo.”

Una de las grandes ventajas que ofrecen las nuevas tecnologías para garantizar el bienestar de los ciudadanos, es la mejora en la distribución de seguridad y atención al delito. Hoy en día existen cámaras que pueden facilitar muchas de las tareas, que, en conjunto con analíticas de video, permiten la identificación de rostros, matrículas y seguimiento a casos delictivos de manera eficiente. También ofrecen la posibilidad de maximizar la visión en condiciones de poca luz, vigilar áreas restringidas de manera automatizada, además de una fácil integración con otras soluciones como el audio en red.

“Si bien es cierto que cada ciudad es diferente y tiene necesidades de ingeniería y control distintas, la amplia gama de soluciones en el mercado tiene una respuesta a todos los retos de seguridad y eficiencia operativa, además, la gran versatilidad de las soluciones de video, permite su aplicación en diferentes sectores, pues generan un cambio paulatino con muchos beneficios para el desarrollo y la resiliencia en las ciudades”, comentó Luis Ortega, Director General de Connect Advance.

A partir de 2020 se ha mostrado un despliegue sin precedentes de iniciativas inherentes al uso de tecnologías como la videovigilancia para desarrollar las actividades cotidianas, sin embargo, el reto principal está enfocado en cómo acercar más al ciudadano al dinamismo que una ciudad exige. Por ello es importante que las estrategias de mejora en las ciudades contemplen llevarlas a una nueva etapa. Las áreas más importantes en esta tarea son la optimización de la seguridad sanitaria, la agilización de la movilidad urbana, los impactos medioambientales y la seguridad de las personas. Ante este panorama, la videovigilancia en red en conjunto con análisis inteligente se ha posicionado como un nuevo paradigma con el fin de convertir a las urbes en ciudades preparadas para adaptarse a los desafíos.

México | 4 Cambios Clave En Los Consumidores A Un Año De La Pandemia De Acuerdo Con Mercado Libre



por Yesica Flores

  • Tras la pandemia, 8 de cada 10 consumidores consideran a plataformas como Mercado Libre para sus futuras compras online.
  • La compra de productos de consumo y alimentos por internet ha aumentado un 221% durante el último año gracias a la conveniencia y comodidad.

La pandemia ha significado una etapa de grandes cambios tanto para empresas como consumidores: por un lado, el 87% de los negocios mexicanos han acelerado su proceso de transformación digital a fin de seguir ofreciendo sus productos y servicios; por otro lado, 3 de cada 10 personas han comprado online por primera vez gracias al confinamiento, y 5 de cada 10 mexicanos aumentaron sus compras digitales, de acuerdo con un estudio de Mercado Ads, la plataforma publicitaria de Mercado Libre.

“La omnicanalidad y la flexibilidad apuntan a ser la clave para el crecimiento de muchos negocios, no solo en cuanto a los canales para llegar a nuevos clientes, sino en la forma de ofrecer sus productos o servicios, pues a raíz de la pandemia, hemos visto surgir nuevas necesidades en los hábitos de consumo de las personas, a los que sin duda tendremos que aprender a adaptarnos para generar mayor confianza”, señala Alejandro Caballero, director del marketplace de Mercado Libre.

A un año de la pandemia, es evidente que hay un antes y un después muy marcado gracias al crecimiento y aceleración del comercio electrónico. Los 4 cambios principales que han surgido en los hábitos de consumo de las personas son:

  • Un proceso 100% digital

El cambio más radical ha sido el comportamiento del consumidor durante todo el ciclo de venta, en donde la búsqueda, el proceso de consideración y finalmente la compra del producto se han digitalizado por completo. De acuerdo con cifras del estudio, hoy el 82% de los compradores utiliza los motores de búsqueda de la plataformas de ecommerce para descubrir todo tipo de productos, y se estima que 22 millones de latinoamericanos han adoptado el canal online para sus compras habituales. 

  • Más tiempo en marketplaces

Ante este aumento de “compradores digitales”, se han tenido que optimizar los sitios para brindar oferta de calidad a los usuarios. Es por ello que durante el 2020, el tiempo promedio por usuario en plataformas de comercio electrónico pasó de los 19 a los 27 minutos por mes y, en esa misma línea, los compradores esporádicos llegaron a reducir sus ciclos de compra por internet de 276 días a 46.

Además, esto ha provocado que en fechas especiales como Navidad o Buen Fin, las ventas online se duplicaran hasta en un 125% en 2020, por lo que muy probablemente empecemos a ver al ecommerce como el destino principal para las altas temporadas de compras de este año.

  • Mayor disposición a nuevas categorías en el ecommerce

Hasta antes de la pandemia, la categoría de celulares y telefonía era una de las más compradas a través del mercado online. Hoy en cambio, las personas acuden a este canal para adquirir una mayor variedad de productos, principalmente aquellos relacionados con la salud (+600%), hogar, muebles y jardín (+195%), cuidado personal (+167%) y moda (+ 145%), lo que ha hecho que en promedio, los usuarios agreguen 2 categorías más a sus compras habituales por internet. El marketplace estima que 6 de cada 10 nuevos compradores de estas categorías, han vuelto a adquirir alguna de ellas desde el último año.

  • El ‘súper’ tenderá a ser totalmente online

Frente a estas nuevas posibilidades del canal online, los consumidores han acudido al ecommerce para adquirir cada vez más productos de consumo masivo y alimentos, cuyas compras por internet han aumentado un 221% durante el último año. Entre los principales motivos del crecimiento de esta categoría, está que la velocidad se ha vuelto una prioridad y un factor decisivo al momento de comprar. Actualmente, 6 de cada 10 envíos se realizan el mismo día a cualquier parte del país.

Datos de la plataforma de ecommerce más grande de Latinoamérica, también muestran que la sección de Supermercado de Mercado Libre, alcanzó un máximo histórico de visitas de 18 millones durante diciembre del 2020, y que 7 de cada 10 mexicanos planean comprar nuevamente en esta categoría de forma online.

Todo indica que los hábitos de consumo de las personas han cambiado para siempre, y ante esta nueva modalidad, los negocios no solo tendrán que aprender a adaptarse, sino proponer nuevas ideas que ayuden a los consumidores a encontrar lo que necesitan y adquirirlo en el menor tiempo posible. En este sentido, el ecommerce representa una vía ideal tanto para el crecimiento de los negocios, como para la satisfacción de sus clientes.

Dale clic para descargar el informe completo.

México | Inició VALORANT Girls Cup By Logitech G

 


por Yesica Flores

En línea con los esfuerzos enfocados hacia VCT GAME CHANGERS en la región, del 19 al 28 de marzo, 18 equipos (más de 70 mujeres) buscarán ganar la competencia femenil que marcará el inicio de una nueva etapa en los esports en México.

Desde el pasado 19  y hasta el 28 de marzo, se realiza en México VALORANT Girls Cup by Logitech G. Esta competencia, en coordinación con GGTech LATAM, está alineada a los esfuerzos de VALORANT Champions Tour (VCT) Game Changers, la iniciativa implementada por Riot Games que complementará la temporada competitiva al crear nuevas oportunidades y visibilidad para jugadoras dentro de VALORANT.

En VALORANT Girls Cup, Más de 70 mujeres compiten por ganar la primera copa en México y así pasar a la historia: FDS Girls, Akave Esports, Team8ight eSports, ESG, Keres Gaming, Elite MX White, Tactical Beauties, Team Unicornion’s, FY Esports, Queens Games, LDM, The Cult White, Aztec eSports, Sailor Scouts, New Geniuses, Phiance G, Lucidity eSports y Gaming Sisters.

“Nos entusiasma tener aliados como GGTech para impulsar iniciativas que den visibilidad a la comunidad competitiva de jugadoras de VALORANT en la región. Este es un primer esfuerzo de varios que desde Riot Games estamos trabajando y que estamos convencidos ayudarán a nuestro objetivo de crecer y dar voz a otros géneros en la escena competitiva de Latinoamérica” explicó Fabián Arvizu, Brand Manager de VALORANT para Riot Games LATAM

Los enfrentamientos iniciaron con una primera ronda el pasado 19, el sábado 20 y domingo 21 se realizaron los octavos de final. Los equipos que pasen a cuartos de final jugarán el lunes 22 y martes 23; la competencia se podrá seguir a través de una transmisión compartida entre el canal de Logitech y los de GGTech, así como la semifinal el sábado 27 de marzo.

Para la gran final del domingo 28, se podrá ver desde: https://www.twitch.tv/valorant_la

y  https://www.facebook.com/LogitechMex/.

Los dos mejores equipos compiten por una bolsa de $1,500 USD y 5 kits (que incluyen Audífonos G733, teclado G915 LIGHTSPEED, PRO X Superlight Gaming Mouse, mousepad Powerplay) para el primer lugar y $500.00 USD, más 5 kits (que incluyen Audífonos G733, teclado G915 TKL, mouse G305, mousepad de tela 90×60) para el segundo lugar.

El horario de transmisión a través de las diversas plataformas indicadas a partir de las 18:00 hrs MX | 21:00 hrs CH y AR.

Para más detalles sobre el seguimiento de la competencia vistia: https://qualy.gg/landing/girls-cup-by-logitech-g

Comunicado: Óptica Arlindo lança movimento solidário #EuApoio

No final do ano de 2020 a Óptica Arlindo criou o movimento #EuApoio que visou incentivar as compras no comércio local da Rua Alexandre Lobo, este movimento consistia na divulgação destes negócios na página de Facebook da Óptica Arlindo. As publicações reuniram mais de 15 mil visualizações. Todas as publicações encontram-se ainda disponíveis na página.

Para 2021 decidiu retomar este movimento com a iniciativa solidária “Viseu Verga Mas não Quebra", através da qual não só os clientes, colaboradores e seguidores da Óptica Arlindo podem ajudar, mas convida toda a comunidade a ajudar. Quer doando objetos ou bens, que serão posteriormente divulgados na página da rede social Facebook, quer perguntando as faltas de quem mais precisa. Existem então duas opções: ajudar ou ser ajudado. Assim, a ideia é que algumas pessoas possam dizer aquilo que podem dar e outras aquilo que precisam.

A iniciativa visa ajudar "quem não tem possibilidade de adquirir os bens necessários". Assim a Óptica vai rececionar os bens doados e fazer com quem eles cheguem a quem precisa deles.

Os interessados em fazer doações devem visitar a página da Óptica Arlindo no Facebook e enviar mensagem privada a indicar aquilo que pretendem doar. Também quem necessitar de ajuda deve entrar em contacto com a Óptica Arlindo pela mesma via.

Ana Gomes, gerente da Óptica Arlindo, explica-nos o nome da iniciativa #ViseuVergaMasNãoQuebra. Veja o vídeo na página do Facebook.

Castelo de Paiva | 120 mil euros para as duas associações


CÂMARA MUNICIPAL ASSINOU PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO COM CCR DE S. MARTINHO E BANDA MARCIAL DE BARROS

     Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do presidente Gonçalo Rocha, assinou recentemente Protocolos de Colaboração com o CCR de S Martinho e com a Banda Marcial de Bairros, no primeiro caso disponibilizado uma forte ajuda financeira para a instalação de “ relvado sintético “ no parque de jogos daquela freguesia, e no segundo caso, um apoio financeiro para a recuperação da sede desta filarmónica paivense, nomeadamente para a reabilitação da cobertura do edifico sede da associação.


      Assim, correspondendo a um antigo anseio, o “Centro Cultural e Recreativo de S. Martinho” e a “Câmara Municipal de Castelo de Paiva” vão investir na instalação de um relvado sintético no campo de futebol “Manuel Emílio dos Santos”, de modo a proporcionar melhores condições para a prática desportiva aos cerca de 80 atletas ali inscritos, recordando-se que, esta colectividade desportiva, filiada na Associação de Futebol de Aveiro, tem posse destas instalações desportivas, no usufruto do direito de superfície pelo período de 50 anos, que lhe foi transmitido pelo Município de Castelo de Paiva por escritura outorgada em 13 de Maio de 2016, tendo submetido recentemente uma candidatura ao “Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.” no âmbito do “Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas – PRID 2020”, para financiamento da instalação do relvado sintético.

     No seguimento da aprovação da candidatura referida, o “Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.” e o “Centro Cultural e Recreativo de S. Martinho”, representado por Fernando António Correia Vieira, Presidente da Direcção, assinaram em Novembro de 2020, o Contrato – Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/260/PRID/2020), que prevê uma comparticipação financeira do IPDJ no montante de 35.000,00 (Trinta e cinco mil euros), para um custo elegível da intervenção no montante de 179.045,69 (Cento e setenta e nove mil e quarenta e cinco euros e sessenta e nove cêntimos);

     Neste contexto, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, conforme deliberação tomada na sua reunião ordinária realizada no dia 25 de Fevereiro de 2021, decidiu atribuir ao “ Centro Cultural e Recreativo de S. Martinho ” um apoio financeiro montante de 100.000,00 (Cem mil euros), que complemente a comparticipação financeira concedida pelo IPDJ para a concretização de um relvado sintético no Parque Desportivo “Manuel Emílio dos Santos”, naquela freguesia.

     Para além deste apoio financeiro significativo, a edilidade paivense vai também acompanhar a realização da obra através do seu Departamento Técnico, sendo obrigação da associação desportiva remeter à Câmara Municipal os documentos de despesa comprovativos da realização da obra e colaborar com o Departamento Técnico no acompanhamento mesma a efectuar por parte daquele serviço, bem como ao mesmo tempo.

     Relativamente à Banda Marcial de Bairros, o Acordo de Colaboração recentemente assinado, orienta-se para um apoio financeiro destinado à execução de obras na sua sede social, localizada no Largo de S. Lourenço, nomeadamente a recuperação de toda a estrutura da cobertura.

      A Banda Marcial de Bairros é uma das colectividades mais antigas e mais prestigiadas do concelho, cuja actividade de divulgação e do ensino da música se reconhece como de especial relevância para o Município de Castelo de Paiva e de prossecução do interesse público na área da cultura, sendo que, face ao elevado montante do investimento em causa, esta popular filarmónica solicitou à autarquia paivense, a atribuição de um apoio financeiro ajudando a comparticipar nos custos desse investimento.

       Assim, o Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, deliberou na reunião ordinária de 25 de Fevereiro, disponibilizar a atribuição à Banda Marcial de Bairros, representada neste acto por Gualter Rocha, Presidente da Direcção, e por Luís Filipe Mota Nunes, Tesoureiro, um apoio financeiro para o fim anteriormente referido, no montante de 20.000,00 (Vinte mil euros), visando avançar com obras de recuperação sede social.

      Tal como no Acordo de Colaboração anterior, também neste marcou presença o Vereador do Pelouro do Desporto e Cultura, José Manuel Carvalho, e para além deste apoio financeiro significativo, a edilidade de Castelo de Paiva vai acompanhar a realização da obra, através do seu Departamento Técnico, recebendo os documentos de despesa comprovativos da realização desta intervenção, que vai possibilitar reabilitar o espaço da sede social desta prestigiada associação musical.  

 

Carlos Oliveira

Eleitas as Escolas e deputados que representam o Distrito de Aveiro na Sessão Nacional

No dia 16 de março realizou-se online, a partir das instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude de Aveiro, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à Sessão Nacional.

Na sessão estiveram presentes 25 escolas (50 deputados efetivos), tendo sido eleitos para representarem o Círculo de Aveiro na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

- Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite – São João da Madeira

   Deputados: Sofia Guimarães Paiva – Samuel Rodrigues Silva

- Escola Secundária Soares Basto – Oliveira de Azeméis

   Deputados: Diana Sofia Costa Pereira – Cristiano Dias Alves

- Escola Básica e Secundária Coelho e Castro – Santa Maria da Feira

   Deputados: Inês Oliveira Sousa (Porta-Voz) – Érica Filipa Pinto

- Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior – São João da Madeira

   Deputados: Gonçalo Filipe Trindade Pinho – Mariana Ferreira Vaz da Silva Coelho


Escolas Suplentes:

1.º Agrupamento de Escolas de Ílhavo (EBS Dr. João Carlos Celestino Gomes)

     Deputados: Ana Pedro Figueiredo Rodrigues e Íris Perez

2.º Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento

     Deputados: Ana Jorge Santos e Beatriz Vieira

O tema proposto em nome do Círculo de Aveiro à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi: “A MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS”

No Distrito de Aveiro o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 33 escolas, 865 alunos, 14.942 eleitores inscritos, 6.148 votantes, 87 listas e 177 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela Presidente, Diana Lopes Cardoso, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, pela Vice-Presidente, Ana Camila Sobral, Escola Básica e Secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro e pela Secretária, Beatriz Rocha Freitas Brandão, Escola Básica e Secundária João da Silva Correia, São João da Madeira.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Parlamento do Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.



Marinha Grande | LIMPEZA DE TERRENOS OBRIGATÓRIA ATÉ 15 DE MAIO


A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, considerando as condições meteorológicas e a situação de confinamento devido à pandemia da Covid-19, o Governo decidiu prorrogar o prazo de limpeza de terrenos por mais dois meses.

Assim, todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes com edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível, até 15 de maio de 2021.

Nos espaços florestais, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta das edificações.
 
Nos aglomerados populacionais, em espaços habitacionais confinantes com espaços florestais, é obrigatória uma faixa de proteção de 100 metros.

A faixa de proteção deve obedecer aos seguintes critérios:
1 - A distância entre as copas de pinheiros bravos e/ou eucaliptos deve ser, no mínimo, de 10m;
2 - A distância entre copas de outras espécies florestais deve ser, no mínimo, de 4m;
3 - As copas das árvores e dos arbustos devem ser distanciadas, no mínimo, 5m da edificação;
4 - Nas árvores até 8m, a desramação deve ser 50% da sua altura;
5 - Nas árvores com mais de 8m, a desramação deve alcançar, no mínimo, 4m acima do solo;
6 - Até 5m de distância dos edifícios não pode haver acumulação de lenhas, madeiras ou outros materiais inflamáveis.

O não cumprimento da obrigação constitui contraordenação punível com coima de €280 a €10.000, no caso de pessoa singular e, de €1.600 a €120.000, no caso de pessoas coletivas.

Leiria | Município associa-se à Hora do Planeta


O Município de Leiria junta-se novamente à Hora do Planeta, no próximo sábado, dia 27, entre as 20:30 e as 21:30, numa iniciativa que, desde 2007, procura envolver a população mundial num movimento global contra as alterações climáticas.

Sob o tem Água e Alterações Climáticas, o Município irá desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho durante a hora agendada, manifestando o seu apoio e a importância da preservação do meio ambiente e associando-se à iniciativa criada pelo World Wide Fund for Nature (WWF).

O Município compromete-se ainda implementar projetos educativos e ações de sensibilização ambiental, bem como continuar com as medidas de substituição da iluminação dos edifícios municipais por equipamentos de tecnologia LED e de promoção de ações de plantação de árvores.

Leiria | INTERVENÇÃO NO RIO LIS

A Câmara Municipal da Marinha Grande, a Câmara Municipal de Leiria e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estão a realizar a empreitada de “Manutenção do Rio Lis entre a Ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas”, através de um investimento de cerca de 120 mil euros.

Pretende-se com esta empreitada, recuperar e estabilizar as margens do Rio Lis entre a Ponte de Monte Real (Leiria) e a Ponte das Tercenas (Marinha Grande) numa extensão de 6.136,17 metros, tendo uma extensão total de 11.096,63 metros.
A intervenção consiste na limpeza de vegetação do leito, margens e dos diques; regularização pontual do leito e taludes das margens do rio; poda e desramação das arvores, incluindo a remoção das arvores mortas ou caídas e destroçamento dos sobrantes; aplicação de herbicida sistémico homologado para controlo e combate de infestantes, nos taludes e coroamento dos diques.

De acordo com a Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "Esta intervenção é mais um bom investimento no Rio Lis que desagua no nosso concelho, na nossa bela praia da vieira. Este investimento junta-se a outros que estamos a levar a cabo também em parceria com a APA como a construção de um cais no Rio Lis e a recuperação dos molhes na foz do Rio.

Marinha Grande | Biblioteca Municipal a funcionar no Edifício da Resinagem

 Biblioteca Municipal a funcionar no Edifício da Resinagem

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande está a funcionar, provisória e temporariamente, no 1.º piso do lado nascente do Edifício da Resinagem, com entrada pela Rua Joaquim Carvalho de Oliveira (junto à loja das sementes), enquanto decorrem as obras de requalificação do seu edifício sede.

Os serviços da Biblioteca Municipal encontram-se em funcionamento ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 16h30, tendo reaberto ao público no passado dia 15 de março, no seguimento do plano de desconfinamento.

O funcionamento da Biblioteca Municipal está condicionado pela situação pandémica, pelo que apenas continuará em funcionamento o serviço de empréstimo/devolução de livros, mas sem necessidade de marcação prévia e com a possibilidade de acesso às estantes por parte dos leitores.

A permanência nas instalações, para estudar ou trabalhar, está limitada ao número de lugares disponíveis.
 
Continua a ser garantido o cumprimento regular de:
• higienização do espaço, mobiliário e equipamentos; 
• distanciamento físico entre colaboradores e utentes;
• quarentena e desinfeção dos livros devolvidos;
• suspensão do serviço de leitura de periódicos e de computadores públicos;
• uso obrigatório de máscara e de álcool-gel;
• incentivo ao empréstimo domiciliário em detrimento da consulta/leitura presencial;
• garantido o acesso wireless em toda a sala de leitura;
• mantêm-se cancelados os projetos de promoção da leitura presenciais e de grupo;
• continuação das sessões de leitura on-line e com recurso às redes sociais.

Apesar da continuação do dever de recolhimento, não deixe de ler e de vir à Biblioteca. Vamos fazê-lo em segurança.

DIREÇÃO REELEITA DA ANIR PROPÕE PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA PARA A IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Os órgãos sociais da Associação Nacional da Imprensa Regional (ANIR) foram reeleitos, no passado dia 19, “apenas com alguns ajustes”, na assembleia geral eleitoral, presidida por José da Silva Pinho de O Regional de S. João da Madeira. Por videoconferência, sócios de várias regiões do país, do norte a sul, participaram e intervieram na assembleia dando o seu contributo com ideias e propostas.

“Muitos tem sido os sócios a incentivar a nossa missão, numa associação com dimensão verdadeiramente nacional exclusivamente representativa da imprensa de proximidade, cuja confiança em nós renovada anima”. 

 

A direção apresentou o esboço de um plano de recuperação e resiliência que a ANIR vai defender, depois de ouvir e colher contributos dos sócios, no intuito de assegurar a manutenção e desenvolvimento dos cerca de 400 jornais tradicionais. “Estamos a ser severamente prejudicados pela pandemia e vamos ter dificuldade em recuperar para os níveis de 2019, sem o necessário apoio dos poderes públicos. Somos uma imprensa de proximidade fundamental à democracia e à cidadania, que não pode deixar de existir em cada região”, concluiu a direção reeleita. 

 

Para a Direção foram eleitos os jornais Correio de Azeméis, Noticias de Aguiar, Voz Portucalense, Concelho de Estarreja, Gazeta de Paços de Ferreira, O Figueirense.


Para a Assembleia Geral, os jornais Pombal Jornal, Portimão Jornal, Correio da Feira, Alto Alentejo, O Comércio de Baião, Notícias de S. Brás, O Riachense, e para o Conselho Fiscal os jornais, Postal do Algarve, O Baluarte, O Povo de Basto, Notícias do Tâmega.

AVEIRO | CÂMARA ASSINALA DIA DA FLORESTA E DA ÁRVORE COM BALANÇO DA GESTÃO DO PARQUE ARBÓREO


As centenas de plantações por Todo o Município, as transplantações da Avenida, a gestão do parque do parque arbóreo e o cuidado com as zonas ardidas 

No dia em que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta (celebrado a 21 de março), com a plantação das últimas 8 de um total de 70 árvores (e mais alguns arbustos) plantadas no interior da Escola Básica 2,3 de São Bernardo, que contou com a participação do Presidente da CMA, Ribau Esteves, do Vice-Presidente, Jorge Ratola e do Presidente da Junta de Freguesia, Henrique Vieira, apresentamos aos Cidadãos um balanço do trabalho até agora realizado na gestão e qualificação do parque florestal urbano, uma das áreas muito importantes da opção política do Executivo de prioridade ao Ambiente e à Qualificação Urbana, para o atual mandato autárquico (2017/2021).

150 Árvores em São Bernardo

Com a plantação que foi terminada esta manhã (70 árvores) e os 50 espécimes que têm vindo a ser plantados no exterior, no âmbito da obra de qualificação da envolvente à Escola, esta zona da localidade de São Bernardo ficará com 120 novas árvores, mantendo-se 31 das pré-existentes: no final desta operação são mais 34 árvores (+ 30%) do que as existentes antes da obra de qualificação urbana em curso (foram retiradas 86 árvores), com as espécies devidamente escolhidas e a plantação correta e no devido lugar, compatibilizados com corredores pedonais espaçosos e seguros.

83 Árvores no Campus da UA

Ao mesmo tempo, a CMA está a realizar vários trabalhos de cuidado do seu parque florestal urbano, como foi a plantação de 19 novas árvores junto ao Canal Central da Ria de Aveiro em dezembro de 2020 ou mais recentemente, neste mês de março de 2021, a plantação de 83 novos espécimes no Campus da Universidade de Aveiro, uma ação integrada no trabalho de parceria desenvolvida no âmbito do projeto e da obra de qualificação urbana da Rua da Pega.

Árvores da Avenida replantadas

No que diz respeito à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, prevê-se que até ao final do presente mês, seja concluída a transplantação de todas as árvores que necessitam de ser deslocalizadas, dado estarmos na época do ano mais favorável para estas operações.

As replantações estão a acontecer para vários espaços verdes do Município, como é o Parque da Cidade de Aveiro (desde a Baixa de Santo António ao Parque dos Amores) ou o novo Parque Aventura, em Esgueira.

Com a qualificação deste espaço central da Cidade, a Avenida passará a ter 144 árvores, mais 75 do que as atuais 69.

1 hectare com 80 Árvores no Parque de Estacionamento de apoio à intermobilidade

No terreno de um hectare, onde já está localizado o Parque de Estacionamento de apoio à intermodalidade, a nascente da Estação de Comboios da CP, foram plantadas 80 árvores, contrastando com o cenário existente antes da obra, onde não existia qualquer árvore.

De relevar a função deste Parque de Estacionamento, em termos ambientais, que tem como principal objetivo a promoção da utilização de modos suaves de mobilidade, em estreita relação com o Terminal Rodoviário de Aveiro e a bicicleta e os eixos cicláveis próximos.

Este Parque integra também uma “alameda pedonal” central, que serve para dar seguimento à zona verde construída a nascente da sua localização.

2400 Árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e 160 no Parque dos Amores

De resto, têm sido várias as ações da CMA nos últimos anos de cuidado com o parque arbóreo, urbano e também não urbano, destacando a plantação de 2.400 árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto entre 2019 e 2020 em cooperação com projeto de educação ambiental promovido pelo Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (de Cacia) com o apoio da Associação AGORA ou a introdução no Parque dos Amores em 2019 de 160 espécimes, que visou combater as perdas no Parque da Cidade pelas tempestades de inverno e pela debilidade de algumas árvores, densificando o estrato arbóreo através de espécies autóctones da flora portuguesa, adaptadas às condições climatéricas da Cidade.

Reflorestação de zonas ardidas

Em 2019 e no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e de vários projetos de arborização e rearborização em parcelas de terrenos rústicos, propriedades da Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, foi realizada uma plantação num terreno situado no Carregal, com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância de reflorestar as áreas ardidas nos incêndios de 2017.

CM Aveiro preside à cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

No passado dia 19 de março foi publicado no Diário da República o Despacho nº 3024/2021 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, formalizando a nomeação do Presidente da CMA, Ribau Esteves, como presidente da comissão de cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), no âmbito do processo de Descentralização em curso, num trabalho de equipa com o ICNF (entidade líder da gestão da RNDSJ) e com outras entidades participantes.

A Reserva com o seu Centro de Interpretação e Acolhimento (inaugurados em 2019) têm um papel significativo na conservação e tradução do meio ambiente da Ria e da Região de Aveiro e que com a presidência de Aveiro à comissão de cogestão, procuremos aumentar a sua qualidade, visibilidade e trabalho em prol da melhoria da fauna e flora da Reserva e da Região.

Outras ações de gestão do Parque Arbóreo

A juntar a todas estas ações temos as operações anuais de podas, como forma de acompanhar o crescimento das árvores cuidando da sua boa integração no espaço público e o seu crescimento saudável.

Para a CMA o Ambiente e Qualificação Urbana revestem-se de particular importância na gestão do Município, com prioridade para a boa gestão do seu parque florestal urbano, garantindo mais e melhores espaços verdes, com segurança para todos, dando por esta via também um contributo na redução da pegada ambiental no nosso Município e na Região de Aveiro.