quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Sociedade | Chamas próximas do parque urbano da cidade de Abrantes preocupam autarca

"O incêndio já está dentro da cidade e todos os meios estão a ser canalizados para esse local", disse

MIGUEL A. LOPES/LUSA

A Presidente da Camara Municipal de Abrantes disse esta quinta-feira que o incêndio que lavra há cerca de 24 horas no concelho está próximo do perímetro urbano da cidade, o que causa "muita preocupação" com o aproximar da noite.

"O incêndio já está dentro da cidade e todos os meios estão a ser canalizados para esse local", declarou Maria do Céu Albuquerque, explicando que as chamas chegaram há pouco ao parque da zona industrial, o que também causa "grandes preocupações".

A presidente da autarquia disse que no terreno, a combater as três frentes de incêndio, estão cerca de 700 operacionais, mais de 200 viaturas terrestes, mais de 100 militares, 10 meios aéreos (que vão abandonar com o cair ad noite) e 13 máquinas de rasto.

"A noite vai ser muito difícil porque os locais que carecem de intervenção são os mesmos, mas os meios aéreos vão deixar de atuar", frisou a autarca, adiantando que os meios terrestres vão estar a operar numa área com "uma dispersão muito grande", tendo como missão primordial proteger as habitações e as pessoas.

A autarca explicou que os fogos nas três fontes e incêndio estão a lavrar com grande dispersão, apesar de o vento ter amainado, o que causa dificuldade no comabte através de meios terrestres.

Maria do Céu Albuquerque disse ainda que haverá uma atenção e mobilização redobrada nos pequenos aglomerados populacionais, onde vivem sobretudo idosos.

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes adiantou que ainda hoje vai para o terreno para verificar o ponto da situação fazendo uma nova declaração quando tiver mais informações.

O incêndio que lavra na zona de Abrantes, no distrito de Santarém, desde quarta-feira, já levou ao corte da Autoestrada da Beira Interior (A23) foi cortada hoje em ambos os sentidos.

Quatro aldeias - Medroa, Braçal, Amoreira e Pucariça - tiveram de ser evacuadas, tendo os habitantes sido encaminhados para o Regimento de Apoio Militar de Emergência" (RAME), no Quartel Militar de Abrantes.

As chamas consumiram, entretanto, uma casa de primeira habitação na Aldeia do Mato, tendo ficado desalojadas cinco pessoas, que se encontravam na praia fluvial local.

Fonte: DN

IF: Várias Auto-Estradas Cortadas

A A23 foi cortada esta tarde em ambos os sentidos na zona de Abrantes, devido ao grande incêndio que lavra naquela região.
O corte da A23 deu-se pelas 19h40.
Quatro aldeias desta região (Medroa, Braçal, Amoreira e Pocariça) tiveram de ser evacuadas, tendo os habitantes sido encaminhados para o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), no Quartel Militar de Abrantes.
Neste incêndio, as chamas consumiram uma casa de primeira habitação , tendo ficado desalojadas cinco pessoas
A A1 (na zona da Mealhada) e a A14 (Coimbra – Figueira da Foz) também foram e estão cortadas devido aos incêndios naquela zona (incêndio da Mealhada e Montemor-o-Velho).
Fonte: BPS

António Costa e Tony Carreira no arranque do Festival do Marisco

Abre, esta Quinta-feira, 10 de Agosto, em Olhão, mais uma edição do Festival do Marisco. A sessão de inauguração vai contar com a presença do 1º ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do secretário de Estado, José Apolinário.
A noite promete ser de enchente, uma vez que ao palco vai subir um dos mais populares cantores nacionais, Tony Carreira. Na Sexta-feira, a música vai ficar por conta de Richie Campbell e, no Sábado, a ‘banda sonora’ do certame é assegurada pelo grupo D.A.M.A. Diogo Piçarra (Domingo), Nelson Freitas (Segunda) e Seu Jorge (Terça, 15 de Agosto) são os outros nomes ‘fortes’ do cartaz musical.
Naturalmente que, para além da música, o que vai levar muitos milhares de pessoas a Olhão, nestes dias, é o marisco bem confeccionado. Há muito por onde escolher: sapateiras, santolas, lavagantes, ostras, gambas, camarões, amêijoas, conquilhas ou berbigões, assim como as famosas açordas de marisco, cataplanas, arroz de marisco ou paellas.
Os bilhetes diários custam 6 euros, com excepção dos que dão acesso ao recinto nos dias 10 e 15, que são vendidos por 9 euros. As crianças até aos seis anos não pagam entrada, e para jovens entre os sete e os 12 anos, o bilhete tem 50% de desconto.
Este ano, há, também, a possibilidade de adquirir o Bilhete Festival que vale para os seis dias do evento, e que pode ser adquirido por 36 euros (adultos) ou 18 euros (crianças).
Fonte:O Algarve

Ana Moura actua em Albufeira

O Município de Albufeira celebra o seu dia a 20 de Agosto, com a actuação da fadista Ana Moura. O espectáculo está agendado para as 22h30, na Praia dos Pescadores, terminando a festa pela meia-noite com fogo de artifício.
Este espectáculo junta-se a muitos outros que estão integrados no programa de animação de Verão promovido pela Câmara de Albufeira, que tem como palco principal o Largo Eng.º Duarte Pacheco.
O programa, que se desenvolve até 9 de Setembro, sempre às Quartas-feiras e Sábados, a partir das 21h30, conta com muita música tradicional portuguesa, folclore, dança clássica, contemporânea e oriental, hip-hop e música filarmónica.
Os próximos espectáculos ficam por conta de: Ben & The Pirates (dia 12), Grupo Coral da Casa do Alentejo em Albufeira (dia 16), Rancho Folclórico de Albufeira (dia 19), Primes do Zé (dia 23), Banda Alhada (dia 26), Banca Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne (dia 30).
Por esta altura, está, também a iniciar-se a 20ª Festa da Sardinha dos Olhos de Água, que se desenvolve até Sábado, 12 de Agosto. Nessa mesma noite (Sábado), em Paderne, decorrerá a Noite Branca, onde não faltará animações nos vários pontos da Aldeia, com a participação dos artesãos e uma grande variedade de doçarias e petiscos.
Fonte: O Algarve Económico

O passado também condena. Polícia Federal e Procuradoria reabrem investigação sobre Lula no mensalão


A Procuradoria da República no Distrito Federal e a Polícia Federal reabriram uma investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por fatos relacionados ao mensalão do PT.

Em 2013, após acusações do empresário Marcos Valério, a PF abriu um inquérito para apurar suposto pagamento de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT quitar dívidas de campanhas eleitorais.

De acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, as acusações de Valério foram investigadas por três anos, e os ministérios públicos de Portugal e do Brasil pediram o arquivamento por total falta de provas. “Não há nada, portanto, que justifique a reabertura dessa investigação agora”, diz nota da assessoria.

Mais de 30 pessoas foram ouvidas, inclusive em Portugal, mas, em 2015, a PF entendeu que não havia indícios que comprovassem a irregularidade. O procurador Frederido Paiva, da Procuradoria do Distrito Federal, concordou com o arquivamento e enviou o caso à Justiça Federal.

No ano passado, o juiz do caso discordou do arquivamento pedido pelo MP. Quando isso acontece, é preciso que uma câmara de revisão do MP reanalise o caso.

A Câmara de Combate à Corrupção da Procuradoria Geral da República entendeu que a investigação deveria mesmo ser reaberta.

Por isso, a Procuradoria da República do DF recebeu novamente a investigação e determinou sorteio de um novo procurador para ficar à frente do caso – pelas regras, o processo não pode ser tocado pelo mesmo procurador que arquivou a investigação. O sorteado foi Ivan Marx.

O caso

Em depoimento dado em 2012, em meio ao julgamento do mensalão, Marcos Valério, condenado a 40 anos de cadeia por ter sido considerado operador do esquema, havia dito que Lula tinha conhecimento e que se beneficiou do esquema.

A investigação, aberta em 2013, se concentrou em um suposto repasse de US$ 7 milhões de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China) para o PT, por meio de contas no exterior.

O inquérito não teve vínculo formal com o processo do mensalão que tramitou no Supremo Tribunal Federal.

Segundo depoimento de Valério, o repasse foi negociado numa reunião que fez com Lula, os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), e com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta, no próprio Palácio do Planalto.

À época Lula classificou as declarações como mentirosas. Palocci disse, por meio de sua assessoria, que os fatos relatados por Valério “jamais existiram”. Miguel Horta declarou, por meio de nota, que não teve “qualquer ligação” com o processo do mensalão.

Nota da assessoria de Lula

Leia a íntegra de manifestação da assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso:

As acusações de Marcos Valério foram feitas em 2012 e investigadas por 3 anos. Ambos os Ministérios Públicos de Portugal e do Brasil pediram o arquivamento delas por total falta de provas. Não há nada, portanto, que justifique a reabertura dessa investigação agora. Assessoria de Imprensa do ex-presidente Lula.

(O Globo)e (cesarweis.com)

SEGURANÇA SOCIAL | Trabalhadores do privado estão a reformar-se aos 63 anos

Apesar de todas as penalizações e dos incentivos ao adiamento da reforma, os pensionistas da Segurança Social reformaram-se no ano passado aos 63,2 anos, em média. Mais tarde do que em 2014, mas mais cedo do que no início do milénio.

Trabalhadores do privado estão a reformar-se aos 63 anos

Sucessivos aumentos da idade da reforma e das penalizações de quem prefere antecipá-la podem ter baralhado as expectativas dos trabalhadores mais velhos, ditado cortes que por vezes superam os 50% e contribuído para travar a despesa. Mas parecem não ter alterado estruturalmente a idade média dos novos pensionistas de velhice da Segurança Social. Novos dados revelam que a idade média de reforma foi de 63,2 anos em 2016. Um ano mais tarde do que em 2014, mas mais cedo do que 15 anos antes. 

Desde Março que o Negócios está a pedir ao Governo a informação relativa à evolução da idade média da reforma mas, apesar da insistência, não obteve resposta. A informação relativa a 2016 foi entretanto actualizada pela Pordata, o portal estatístico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que atribui os dados, precisamente, ao Instituto da Segurança Social e ao ao Ministério da Segurança Social. 

Nos últimos anos, a idade da reforma subiu além dos 66 anos – está agora nos 66 anos e três meses – ao mesmo tempo que foram agravadas de forma significativa as penalizações para quem se reforma antecipadamente. O que os dados revelam é que, apesar do aumento registado essencialmente em 2015, que se acentuou de forma ligeira em 2016, a idade média dos novos pensionistas de velhice – o que exclui invalidez – está ainda abaixo do que era registado no início do milénio. De acordo com a mesma série, entre 2001 e 2004 a idade média dos novos pensionistas da Segurança Social – que traduz essencialmente os comportamentos no sector privado – superou sempre os 63,2 anos.

Desemprego pode ajudar a explicar

O Governo também não explicou a evolução a médio prazo, mas o facto de a subida não ser tão expressiva como poderia ser expectável pode estar relacionada com o regime de acesso à pensão antecipada após desemprego, que em condições específicas permite reformas a partir dos 57 anos, e que foi muito procurado no período mais crítico da recessão, servindo de válvula de escape. 

Isto porque o outro regime de pensões antecipadas, chamado "voluntário" – e que no passado permitia sair aos 55 anos –, esteve congelado entre 2012 e final de 2014. Depois, as regras tornaram-se mais restritivas, exigindo 60 anos de idade e 40 de descontos (com excepção de um curto período em 2016). 

Os relatórios oficiais da Segurança Social relativos a 2014 davam conta de aumentos de 10% na despesa associada às pensões após desemprego de longa duração. Em entrevista ao Negócios, em Julho, a secretária de Estado da Segurança Social revelou que essas pensões continuam a superar as restantes pensões antecipadas – as "voluntárias" – apesar de a tendência ser de diminuição. Isso aconteceu tanto em 2015 (21,6 mil pensões por desemprego contra 10,7 mil voluntárias) como em 2016 (16,7 mil pensões por desemprego, segundo dados provisórios, contra 11,4 mil voluntárias).

Quem quer trabalhar além dos 60 anos?

Ana Fernandes, socióloga que se especializou em demografia, começa por sustentar que, face aos ganhos de esperança de vida, o aumento da idade da reforma não foi muito grande. "Passou dos 65, que era o que existia nos anos 30 quando foi criada a previdência social, para os 66 anos". A grande questão, sublinha ao Negócios, "é que nem toda a actividade pode ser tratada da mesma maneira. Compara-se a actividade de um professor universitário com a actividade de um trabalhador das obras?"

Com isto, a docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) quer distinguir entre o incentivos de um professor universitário, que "tem prazer em trabalhar" mas que é necessariamente afastado aos 70 anos, e o de quem tem condições de trabalho e salariais mais duras. "Obrigar as pessoas a ficar até aos 66 anos em actividades que são dolorosas, de grande desgaste e de baixo rendimento também é uma violência". "Uma funcionária da limpeza, um trabalhador das obras, um empregado de supermercado não tem, aos 60 anos, mais estímulos para trabalhar", concretiza. O raciocínio "funciona nos dois sentidos: não há flexibilidade", conclui. 

É preciso ainda enquadrar a pressão dos empregadores que "de há quinze anos para cá" fazem processos de "saneamento" de trabalhadores mais velhos, por uma questão de produtividade ou de custos salariais. Um problema "relacionado com as características" actuais do trabalho", que exige "multiplicidade de funções", "competências várias" e que é pago com baixos salários. 

Governo alivia carreiras longas
O Governo começou por anunciar uma descida generalizada das penalizações mas, para já, o que deverá avançar a partir de Outubro é mais específico: o fim dos cortes para pensionistas com muito longas carreiras contributivas. Em causa estão pessoas que, tendo mais de 60 anos de idade, tenham 48 de carreira ou que, tendo 46 de carreira, tenham começado a descontar antes dos 15 anos de idade. O diploma que está em cima da mesa abrange a Segurança Social e a CGA. Prometido está um alívio geral dos cortes, pela eliminação do factor de sustentabilidade, mas sem data para avançar. Com essa segunda fase chegarão também novas restrições, como o progressivo aumento da idade de acesso à reforma antecipada.

Fonte: Jornal de Negócios

TECHDAYS 2017

A Câmara Municipal de Aveiro em coorganização com a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, a Associação Empresarial INOVARIA, o TICE.PT e o Habitat Sustentável decidiram em 2017 dar continuidade à organização do maior Fórum Nacional de Tecnologia, que congrega o que de melhor se faz nos centros de I&D nacionais, nas empresas do setor e nas instituições públicas. Pretendemos reforçar a aposta no TECHDAYS e que o mesmo se assuma como um evento de referência nacional e de realização regular, dando visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos Cidadãos.

O TECHDAYS junta empresas, unidades de investigação, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco - a cidade de Aveiro - para debater e experimentar o futuro. É um evento que afirma a imagem de Portugal nas áreas da TECNOLOGIA e I&D&I e as projeta a uma escala regional, nacional e internacional.

Este evento assume-se como um espaço de debate sobre temas muito relevantes para a nossa indústria, e na edição deste ano irão marcar presença os principais especialidades nacionais e internacionais em áreas de relevante interesse associadas ao uso da tecnologia.

E porque TECNOLOGIA também significa entretenimento, o TECHDAYS irá ainda trazer a Aveiro as mais recentes Inovações tecnológicas na área do GAMING, ROBÓTICA e EDUCAÇÃO para a CIÊNCIA, assumindo-se como um evento destinado a um público muito abrangente e heterogéneo que partilha a mesma paixão pela Tecnologia.

Com uma estrutura diversificada de atividades, no TECHDAYS 2017 irá acontecer no Parque de Exposições de Aveiro, entre 12 e 14 de Outubro e irá incluir:

• + 12 Conferências e Workshops com oradores de renome nacional e internacional;
• Reuniões B2B e encontros bilaterais entre empresas;
• Atividades de promoção da Educação para a Ciência e Entretenimento e
• Atividades de divulgação e demonstração de novos produtos e serviços de base tecnológica. 

Ao nível das conferências destaque, no dia 12 de outubro, para a conferência comemorativa do 25º aniversário do Instituto de Telecomunicações, no dia 13 de outubro destaque para a “Conferência Internacional de Negócios”, dinamizada pela AIDA e no dia 14 de outubro destaque para a conferência “Made INAveiro” promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e a Universidade de Aveiro. Ao nível dos diversos workshops que integram o programa destacamos:

. “Wordpress” - workshop de iniciação ao WordPress, promovido pela Comunidade WordPress em Portugal, com especial foco em duas temáticas: criação de um site e criação de uma loja online.

. “Desafios da Indústria 4.0” - este workshop está integrado no ciclo de seminários sobre a Industria 4.0, promovido pela Parceria Portugal Clusters e pela COTEC Portugal, com o intuito de disseminar e discutir o impacto sobre a competitividade das empresas e outras entidades nas diferentes cadeias de valor

. “Transformação Digital” promovido pela tice.pt - a transformação digital já não é mais um fenómeno confinado às tecnológicas. Pelo contrário, atravessou essa fronteira e está já a chegar a todas as indústrias e setores. O painel multissetorial deste workshop apresenta alguns dos desafios e implicações da transformação digital nas suas organizações desde a Inovação aos recursos humanos, passando pelos processos e metodologias.

. Capacitação na RIS3 Centro - esta Sessão de capacitação sobre a RIS3 da Região Centro é organizada por um grupo de Clusters de Competitividade em parceria com a CCDRC e a CIRA, contando ainda com o apoio do município de Aveiro e da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA). Esta sessão visa esclarecer e debater as apostas estratégicas de especialização inteligente da região Centro (RIS3 centro).

De salientar ainda a organização do Simpósio de Informática INFORUM que irá decorrer no TECHDAYS nos dias 12 e 13 de Outubro e de eventos paralelos promovidos pela comunidade DRUPAL e pela Associação Nacional de Software Livre no dia 14 de outubro.

Durante três dias, a cidade de Aveiro irá, assim, reunir um vasto conjunto de expositores oradores e palestrantes, e várias atividades paralelas, que vão colocar Aveiro no epicentro da rota tecnológica, proporcionado o contato entre empresas através dos B2B Meetings e do “InterAveiro Qualify Meetings”, bem como a apresentação das mais recentes inovações tecnológicas ao público em geral.

As inscrições para expositores mantêm-se em aberto até 15 de setembro e as condições de participação podem na página: www.techdays.pt.

PÉS NO SAL NOS DIAS 12 E 19 DE AGOSTO


A Câmara Municipal de Aveiro promove, nos dias 12 e 19 de agosto, a atividade “Pés no Sal” que irá decorrer no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, entre as 9h30 e as 12h30.

Nos dias propostos todos podem aproveitar a oportunidade para colocar os pés no sal, bastando para tal aparecer no Ecomuseu Marinha da Troncalhada. Trata-se de uma ocasião única para ver os marnotos a trabalhar, mas, principalmente, para experimentar, na sua companhia, o trabalho de quebrar o sal (juntar o sal para o centro do tanque cristalizador) e de rer (puxar o sal para o tabuleiro do sal). Sempre presente estará um dos técnicos do museu para explicar todo o funcionamento da marinha de sal, em período de safra, sem esquecer a fauna e a flora.

CARSURF PROMOVE AULAS DE SURF EM SÃO JACINTO


A Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a Associação de Surf de Aveiro está a promover aulas de surf na praia de São Jacinto.

As inscrições poderão ser efetuadas no CARSURF de S. Jacinto – Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto, via e-mail (carsurfaveiro@gmail.com) ou através de telemóvel 962 362 213.

As aulas terão uma duração de 2 horas e a sua realização dependerá das condições meteorológicas e do mar. Esta atividade tem um custo de 25€/pessoa (isento de IVA) e as marcações podem ser solicitadas para os fins de semana de agosto e de setembro de 2017.

A confirmação da inscrição e realização da atividade será efetuada para o e-mail indicado na inscrição até 48 horas antes da data preferencial indicada.

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL | NOVA EMPREITADA

Terá início nos próximos dias uma nova empreitada para execução de sinalização horizontal em paragens de autocarro, um investimento de 21.356,50€ (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 45 dias, pintando 170 zonas de paragens “BUS STOP” distribuídas por todo o Município, reforçando a segurança rodoviária e dando continuidade à melhoria dos serviços prestados aos Cidadãos.

ROTUNDA DA JUNQUEIRA | ZONA INDUSTRIAL DE TABOEIRA


No seguimento das diversas informações que têm vindo a público relativamente à obra da Rotunda da Junqueira (em Cacia) importa esclarecer um conjunto observações relacionadas com a segurança na circulação automóvel e ciclista.

Objetivamente a obra ainda não terminou, faltando concluir o arranjo paisagístico da zona central (que só acontecerá em setembro), concluir a mudança das infraestruturas aéreas de telecomunicações para as novas infraestruturas subterrâneas (em curso) e a pintura da sinalização horizontal (terminada na passada sexta-feira) na qual estava a pintura da guia lateral de separação da ciclovia da restante faixa de rodagem.

O cruzamento da Junqueira (também conhecido por cruzamento da Renault) oferece atualmente melhores condições de segurança para todos os modos de mobilidade integrando passeios, pista para ciclistas e reforço de iluminação pública representando um dos primeiros investimentos na Zona Industrial de Taboeira que será complementado por outros que serão desenvolvidos no âmbito dos programas de fundos comunitários para as Áreas de Localização Empresarial do Centro2020.

INTERVENÇÃO NA RUA JOSÉ AFONSO


Está em curso a intervenção na Rua de José Afonso com necessidade de abertura de caixa para execução de nova fundação para o pavimento. Na execução dos trabalhos será necessário implementar o corte de circulação automóvel sendo salvaguardado o acesso aos moradores (podendo existir períodos de corte total).

Os trabalhos integram a empreitada de pavimentações em curso, num montante global de 354.887,87€ (acrescidos de IVA) a executar pela empresa “Manuel Francisco de Almeida Lda., com intervenção em 22 arruamentos do Município. 

Após a elaboração do “Relatório do Estado de Conservação dos Arruamentos Municipais”, do qual foi dado conhecimento ao Executivo Municipal na Reunião de Câmara de 23 de abril de 2014, e considerando o elevado volume de investimento necessário para a realização da intervenção imediata de reparação/beneficiação de pavimentos e infraestruturas (15 milhões de euros), tornou-se necessário planificar o investimento, de acordo com a urgência da intervenção e a capacidade financeira de investimento da CMA.

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

VIA ECOLÓGICA CICLÁVEL | OBRA EM EXECUÇÃO


Está em curso a empreitada para construção da Via Ecológica Ciclável (VEC) pela empresa Polis Litoral Ria de Aveiro, com trabalhos de limpeza e preparação da ligação de acesso do Canal de São Roque ao Cais da Ribeira de Esgueira, seguindo depois pela frente-Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho, até à margem sul do Rio Novo do Príncipe, numa operação que muito valoriza esta extraordinária zona de relevante interesse ambiental e paisagístico do Município de Aveiro.

Este novo investimento realizado no Município de Aveiro pela empresa Polis Litoral Ria de Aveiro em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, complementa o anterior investimento no Cais da Ribeira de Esgueira, disponibilizado aos Cidadãos em novembro de 2015, no qual foi construído um apoio de cais e uma zona ajardinada valorizando o património natural e melhorando as condições para a prática de pesca artesanal, permitindo também potenciar o aparecimento outras atividades, como é o caso do desporto, recreio e lazer.Com uma extensão de 48 km, a nova via ecológica ciclável desenvolve-se em dois percursos, um entre Aveiro, Albergaria-a-Velha e Estarreja, e outro entre Vagos e Mira, representando um investimento de 909.000€ e um prazo de execução de 275 dias.


O troço Aveiro-Albergaria-Estarreja, com uma extensão de 23 km, inicia no Canal de São Roque, em Aveiro e termina no Esteiro de Estarreja, passando pelo Cais da Ribeira de Esgueira, o Cais de Canelas e o Cais de Salreu, aproveitando caminhos existentes complementados por novos passadiços de madeira sobrelevados, privilegiando o contacto com a Ria. O troço Vagos-Mira terá 25 km de extensão e inicia-se em Vagos, na ligação do Caminho do Praião aproveita os caminhos rurais existentes ligando à ciclovia existente em Mira (que também será requalificada na presente intervenção). 


Com uma estreita ligação à obra da VEC, a Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a EDP Distribuição, está a investir cerca de 20.000€ na instalação da rede de iluminação pública do arruamento do acesso ao Cais da Ribeira de Esgueira, valorizando a zona e contribuindo para a melhoria das condições de segurança para circulação rodoviária, pedonal e ciclista.

ASSINATURA DE MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE CMA E IG..


O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), assinaram hoje nos Paços do Concelho em Aveiro, um Memorando de Entendimento entre ambas as entidades, cumprindo mais uma etapa importante do processo de negociação e acordo para a gestão dos edifícios dos Tribunais em Aveiro.

A CMA e o então Instituto de Gestão Financeira e Infraestruturas da Justiça, I.P., ao qual sucedeu nas suas competências o atual IGFEJ, celebraram um Protocolo em 2 de abril de 2009, pelo qual o Município cedeu parte das instalações de edifício da sua propriedade, designado “Convento das Carmelitas”, sito na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro, ao Ministério da Justiça, para instalação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.

A cedência de utilização foi acordada a título gratuito e provisório, até à instalação definitiva daquele Tribunal noutro edifício, não tendo sido definido qualquer limite temporal para a sua duração, nem estabelecidas outras condições para a sua utilização, sendo que as hipótese definidas no passado para a instalação definitiva do Tribunal não se concretizaram por decisão dos sucessivos Governos.

Tendo em consideração que até à presente data não foi ainda possível disponibilizar aquelas instalações, e que o processo de construção de um novo edifício para o Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro (e outros Tribunais) se encontra em fase de desenvolvimento do programa preliminar visando a execução do projeto e posteriormente da obra que será executada nos terrenos do Estado disponíveis do lado sul do Convento e da Igreja das Carmelitas, estimando-se que a sua conclusão possa ocorrer em 2020, entendem as Partes signatárias do memorando (CMA e IGFEJ) que deverão ser revistas as condições de utilização das instalações do “Convento das Carmelitas” por aquele Tribunal, por forma a serem acautelados os interesses da CMA e a devida preservação do edifício em causa.

Nesta conformidade, a CMA e o IGFEJ acordaram em vir a promover o arrendamento do “Convento das Carmelitas”, atuais e provisórias instalações do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, solicitando a competente avaliação à Direção-Geral do Tesouro e Finanças, do Ministério das Finanças, que homologará o valor da renda mensal que o IGFEJ vai passar a pagar à CMA, e em revogar o Protocolo em vigor, logo que o referido arrendamento seja autorizado pelas Entidades competentes, com celebração do competente contrato de arrendamento.

O projeto das obras urgentes de conservação e beneficiação do “Convento das Carmelitas” está em fase final de elaboração seguindo de imediato para a execução das obras, numa operação feita e paga pelo IGFEJ, com um valor estimado de 60.000€, e que conta com a cooperação institucional e técnica da CMA, garantindo-se assim a boa preservação do edifício e as devidas condições de trabalho dos Profissionais do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro e os Cidadãos utilizadores.

FESTA DE OUCA 2017 - Concelho de Vagos


FESTA DE OUCA 2017 - Concelho de Vagos

BOMBÁSTICA!!! A casa caiu! Argentino entrega fazenda do Lula e Lulinha na Argentina e mais as brasileiras.


BOMBÁSTICA !!! A casa caiu! Argentino entrega fazenda do lula e lulinha na Argentina e mais as brasileiras ASSISTA E COMPARTILHE!

O JUIZ SÉRGIO MORO, NÃO ESTÁ PERDENDO TEMPO COM O TRIPLEX E NEM COM O SÍTIO! ACONTECE QUE ESSE LADRÃO , BANDIDO PERIGOSO, DESTRÓI PROVAS OU PÕE TUDO NO NOME DOS “AMIGOS”.

ELE SERÁ PRESO PELO CRIME QUE FOR PROVADO, MAS NÃO PENSE QUE A POLÍCIA FEDERAL NÃO SABE DAS FAZENDAS E,COM CERTEZA, JÁ ESTÁ INVESTIGANDO!!

Veja o Vídeo
FONTE: http://www.hojedigital.com

"Dê sangue. Fica-lhe bem." é a mensagem solidária do MAR Shopping Matosinhos e do IPST para este verão

10 Ago 2017 - 14:00 (MAR Shopping Matosinhos, parque exterior, junto à entrada MAR)

Numa parceria de seis anos, que já ultrapassou os 500 dadores inscritos, o MAR Shopping Matosinhos e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) renovam o apelo solidário aos portugueses, agendando mais uma ação que visa angariar novas dádivas de sangue. Assim, a unidade móvel do IPSTvolta a marcar presença no parque exteriorjunto à entrada MAR do centro comercial, quinta-feira, dia 10 de agosto, entre as14h00 e as 19h00, para quem quiser juntar-se à causa.  
Como tem sido habitual, no verão as dádivas de sangue tendem a registar uma quebra. Além das deslocações para férias, que pode implicar um maior número de acidentes, há também empresas e instituições fechadas, o que torna mais difícil ter pessoas concentradas nos seus locais de dádivas.  
Para Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto “por norma o verão é uma altura especialmente sensível para as dádivas de sangue, com as férias a serem sinónimo de uma diminuição nas doações, enquanto as necessidades aumentam.” A responsável acrescenta ainda “não podemos esquecer que as doenças não tiram férias e, portanto, precisamos dos nossos dadores todos os dias.” 
Recentemente o presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa lembrou que apesar das colheitas estarem “estáveis” é indispensável continuar a missão de sensibilizarpara a necessidade de colheitas regulares de sangue, em particular nesta altura do ano. Sublinhou, ainda, o papel importante dos jovens, que têm dado “uma boa resposta”, estando a ser cumpridas “as metas de 10% para abaixo dos 25 anos e 20% entre os 25 e os 34 anos.” 
Até ao final do ano, o MAR Shopping Matosinhos e o IPST reeditam esta iniciativa solidária, tendo programada mais uma colheita, desta vez a 5 de dezembro, visando antecipar o período crítico do Natal.

Fonte: Boa Noticias


__________________________



Mundo | Guerra mataria dezenas de milhares na Coreia do Sul em poucos dias

Foto de arquivo mostra Kim Jong-un em março de 2013

Pyongyang disse estar a estudar plano para atacar ilha americana de Guam, no Pacífico. Trump recordou ter o maior arsenal nuclear

Se Donald Trump decidir mesmo lançar "o fogo e a fúria" contra a Coreia do Norte, um conflito desse género iria provocar "dezenas de milhares de mortos na Coreia do Sul nos primeiros dias", garante Mark Hertling, general na reserva e analista da CNN. Tudo porque, se o poderio militar dos EUA é inquestionavelmente maior do que o dos norte-coreanos, um primeiro ataque deve centrar-se nas instalações nucleares de Kim Jong-un. Com os norte-americanos a precisar de vários dias para destruir a artilharia colocada na fronteira entre as Coreias e com Seul a 50 km de distância, é de esperar um grande número de baixas, segundo vários estudos.

Ora, apesar de muitos analistas concordarem que nem os EUA nem a Coreia do Norte têm mesmo a intenção de se lançar numa guerra, a verdade é que nas últimas horas o conflito atingiu um tom perigoso. Depois de Pyongyang prometer dar uma "lição implacável" aos EUA na sequência da aprovação de novas sanções na ONU, foi a vez de Trump ameaçar lançar "o fogo e a fúria" contra a Coreia do Norte em caso de ataque contra o seu país. Pelo meio, a Agência de Informações da Defesa (DIA) confirmou que os norte-coreanos conseguiram produzir ogivas nucleares com as dimensões adequadas para colocação em mísseis balísticos intercontinentais.

Ontem, foi a vez de Pyongyang anunciar que está a "examinar cuidadosamente" um plano para atacar Guam, um território americano no Pacífico, onde vivem pouco mais de 160 mil pessoas, mas que abriga uma base militar com um esquadrão de submarinos, uma base aérea e um grupo da guarda costeira. Popular entre os turistas japoneses e sul-coreanos, Guam está protegida pelo sistema de mísseis antimíssil THAAD, instalado na Coreia do Sul. Num discurso na televisão, o governador do território, Eddie Calvo, garantiu estarem prontos para "qualquer eventualidade". Mas procurou tranquilizar a população, afirmando que "neste momento não pesa qualquer ameaça contra nós".

Povoada há 4000 anos pelos chamorros, povo indígena que hoje representa 40% da população, Guam foi colonizada pelos espanhóis no séc. XVI. Estes cederam a ilha aos EUA em 1898 após a derrota na Guerra Hispano-Americana.

Na administração Trump, se o secretário da Defesa, James Mattis, deixou um ultimato à Coreia do Norte para "deixar de pensar em qualquer ação [militar] que leve ao fim do seu regime e à destruição do seu povo", o secretário de Estado, Rex Tillerson, procurou acalmar os ânimos. O responsável pela diplomacia dos EUA afirmou que "os americanos devem dormir bem à noite", sem se preocuparem com "a retórica dos últimos dias". Quanto às declarações de Trump, Tillerson explicou que "o que o presidente está a fazer é mandar uma mensagem forte à Coreia do Norte numa linguagem que Kim Jong-un entenda, porque ele não parece entender a linguagem diplomática".

Desde 2006, a Coreia do Norte realizou cinco ensaios nucleares, recusando pôr fim ao seu programa apesar de ser alvo de sanções internacionais. Desde fevereiro, o país, um dos mais isolados do mundo, já efetuou o lançamento de 17 mísseis em 12 ocasiões diferentes. E os analistas acreditam que terá capacidade para atingir território americano, podendo mesmo chegar a Nova Iorque, com a trajetória certa.

Os americanos têm bases aéreas e militares tanto na Coreia do Sul como no Japão, além de já terem enviado para o Pacífico três porta--aviões nos últimos meses. Mas uma guerra com a Coreia iria obrigar a retirar as famílias dos militares ali destacados e levar para a região o resto do material e do pessoal necessários. Sun Zhe, codiretor da China Initiative na Universidade de Columbia, acredita que, em caso de conflito, os EUA se limitarão a ataques aéreos. "Não vão fazer uma intervenção terrestre. Vão bombardear instalações militares, mas não me parece que atravessem o paralelo 38 [que divide as Coreias]."

Apesar dos esforços do seu chefe da diplomacia e dos apelos à contenção da comunidade internacional - inclusive da China, único aliado de Pyongyang -, Trump recorreu ontem ao Twitter para deixar outro aviso. "A minha primeira ordem como presidente foi para renovar e modernizar o nosso arsenal nuclear. Este é agora mais forte e poderoso do que alguma vez foi", escreveu na primeira parte de um tweet que rematou: "Esperemos nunca ter de usar este poder, mas nunca chegará o dia em que não seremos a nação mais forte do mundo."

O perigo do bluff presidencial

Com a popularidade em queda - 38% segundo a última sondagem da CNN -, Trump decidiu jogar a sua credibilidade ao ameaçar a Coreia do Norte. "Trump pode ficar encurralado porque está a prometer uma ação que pode não querer cumprir", explicou Timothy Naftali à estação de televisão. Para o historiador presidencial na Universidade de Nova Iorque, o presidente devia "ter cuidado quando faz ameaças porque, para bem da credibilidade dos EUA, pode ter de as cumprir. Por isso, o presidente têm tanto cuidado de não fazer bluff. Porque o outro lado pode desafiá-los".

Ao surgir diante dos jornalistas, de braços cruzados e maxilares rígidos, no seu clube de golfe em Nova Jérsia, onde passa uns dias de férias para os quais levou o trabalho, e prometer lançar "o fogo e a fúria" sobre a Coreia do Norte, Trump veio incendiar ainda mais a situação. Com esta ameaça direta, o presidente americano arrisca-se a dar um argumento a Pyongyang quando esta diz que os EUA estão mesmo dispostos a atacá-la.

Esta retórica bélica por parte de um inquilino da Casa Branca é quase inédita nos últimos anos. Ronald Reagan causou espanto ao chamar "império do mal" à União Soviética em 1983, mesmo assim num contexto que não era ameaçador, e George W. Bush garantiu "eles que venham!", referindo-se aos rebeldes durante a Guerra do Iraque, um comentário que o presidente que colocou a Coreia do Norte no "eixo do mal" disse mais tarde lamentar.

O único momento comparável será quando Harry Truman, depois de lançar a bomba atómica sobre Hiroxima no final da II Guerra Mundial, ameaçou o Japão que se não se rendesse imediatamente enfrentaria "uma chuva de ruína vinda do céu, como nunca se viu na Terra". Três dias depois, os EUA lançavam outra bomba atómica sobre Nagasaki - fez ontem 72 anos.

Fonte: DN

Quatro aldeias evacuadas em Abrantes, ardeu uma casa de primeira habitação

Incêndio lavra há cerca de 24 horas

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Quatro aldeias foram evacuadas esta quinta-feira em Abrantes devido a um incêndio que lavra há cerca de 24 horas naquele concelho do distrito de Santarém, tendo as chamas consumido uma casa de primeira habitação, disse a presidente da autarquia.

Em declarações à Lusa, a presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, disse que o incêndio "está longe de estar controlado", tendo informado que foram evacuadas, "por precaução", as aldeias de Medroa, Braçal, Amoreira, Pucariça, nas freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Rio de Moinhos.

"As pessoas [destas aldeias] estão a ser dirigidas para o Regimento de Apoio Militar de Emergência" (RAME), no Quartel Militar de Abrantes, acrescentou, tendo referido ainda que as chamas já haviam alastrado às localidades de Paul, Sentieiras e Alto da Chainça, na União de Freguesias de Abrantes, e à localidade de Pucariça, na freguesia de Rio de Moinhos.

Também as populações de Aldeia do Mato e de Carreira do Mato "estão ameaçadas", indicou a autarca, tendo referido que o vento "mudou de direção" e está "a propagar o incêndio até à freguesia de Martinchel", ainda em Abrantes e na fronteira com o concelho de Constância.

Foi na Aldeia do Mato que as chamas consumiram uma casa de primeira habitação, tendo ficado desalojadas cinco pessoas, que se encontravam na praia fluvial.

Estão no local a combater este incêndio, com três frentes ativas, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), 634 operacionais, 203 viaturas e 8 meios aéreos, tendo Maria do Céu Albuquerque referido esperar pelo "reforço de mais 5 meios aéreos nacionais e internacionais, confirmado pela ministra da Administração Interna", e que "vão operar enquanto não anoitecer".

A câmara municipal recomendou aos veraneantes para abandonarem a praia fluvial de Aldeia do Mato, por precaução, e Maria do Céu Albuquerque explicou que "a dificultar o combate ao incêndio está o vento forte, muito calor e humidade nula".

O incêndio deflagrou às 18:14 de quarta-feira na União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes.

Segundo a página da ANPC estão cortadas as estradas EN 358, EM 544, e EM 1212-1.

Fonte: DN

Ministro do STF defende punição à corruptos

Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta terça-feira, 8, que o Brasil é um País que ‘se perdeu na história’ e defendeu ‘punição adequada e proporcional às pessoas que acostumaram a viver com dinheiro dos outros, com dinheiro desviado do povo brasileiro’.

“É imperativo que, com o devido processo legal, moderação, proporcionalidade, se cumpra a lei e se puna, adequada e proporcionalmente, essas pessoas todas que acostumaram a viver com dinheiro dos outros, com dinheiro desviado da sociedade e do povo brasileiro”, disse o ministro.
Via papotv.com.br

Telecomunicações. Atenção ao prazo para rescindir o contrato

Resultado de imagem para Telecomunicações. Atenção ao prazo para rescindir o contrato
Operadoras aumentaram os preços no final do ano passado sem avisar e a Anacom determinou medidas correctivas. Saiba se pode rescindir o seu contrato e tome atenção aos prazos.
Já começaram a chegar a casa de muitos consumidores as cartas das operadoras de telecomunicações com os prazos para a rescisão de contrato sem custos para o cliente.
Esta comunicação foi exigida pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) na sequência do aumento sem aviso dos preços, no final do ano passado – uma atitude que o regulador considerou ser contra o novo regime da lei das comunicações electrónicas, em vigor desde Julho de 2016 e segundo o qual, no caso de existir alteração das condições contratuais, os assinantes podem desvincular-se dos contratos sem qualquer encargo, caso não concordem com as novas condições.
A Anacom deu, então, duas hipóteses às operadoras: regressar aos preços praticados antes ou permitir a rescisão unilateral sem custos para os clientes.
A MEO e a NOS optaram pela segunda hipótese: a rescisão. No entanto, nas cartas que enviaram aos clientes, usaram uma linguagem pouco clara para quem não domina a legislação relativa aos serviços de telecomunicações e, em pleno período de férias, deram prazos curtos aos clientes (a MEO até 25 de Agosto e a NOS até 19 de Agosto para o assinante poder rescindir o contrato sem custos).
Mas quais os consumidores que podem rescindir o contrato?
“A determinação da Anacom aplica-se a todos os casos em que os contratos tenham sido alterados depois da entrada em vigor da nova regra, 17 de Julho de 2016, que estivessem à data vinculados a um contrato com período de fidelização e se mantivessem vinculados a um contrato com o mesmo período de fidelização, à data da execução desta decisão da Anacom”, afirma Maria Corte-Real, da Autoridade Nacional de Comunicações.
“Ou seja, não se aplica às pessoas que entretanto mudaram de operadora ou que renegociaram as suas condições – que, mesmo estando vinculadas à mesma operadora, estão vinculadas a novas condições contratuais. É para pessoas que tinham um determinado contrato com período de fidelização e estejam na mesma fidelização”, explica na Renascença.
A determinação da Anacom abrange quatro operadoras (NOS, MEO, Vodafone e Nowo), mas “não todas na mesma medida – ou seja, não tiveram todos os mesmos incumprimentos nem foi abrangido o mesmo número de clientes”, refere Maria Corte-Real.
No se refere à Vodafone, garante que não aumentou os preços em contratos com períodos de fidelização a decorrer, pelo que só vai dirigir a comunicação exigida pelo regulador aos assinantes da Sport TV. Os clientes terão até dia 1 de Setembro para decidir se querem rescindir.
Com o aumento dos preços, as operadoras terão arrecadado 50 milhões de euros, segundo as estimativas da associação de defesa do consumidor Deco.

Fonte: Renascença
Foto: Tek sapo.pt

Aprovada prestação para pessoas com incapacidades iguais ou superiores a 80%

Resultado de imagem para Aprovada prestação para pessoas com incapacidades iguais ou superiores a 80%
A Prestação Social de Inclusão já foi aprovada pelo executivo e trata-se de uma componente base de 264 euros.

O Governo aprovou, esta quinta-feira, a criação da Prestação Social para a Inclusão (PSI). É uma componente base de 264 euros a ser atribuída aos indivíduos que apresentem algum tipo de deficiência ou incapacidade igual ou superior a 80%, avança a Lusa.
Durante uma conferência realizada após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, esclareceu que “a componente base entrará em vigor já em 2017, é uma componente que tem uma dimensão de cidadania, é atribuída incondicionalmente, sem qualquer espécie de avaliação de outras condições, a quem tenha 80% ou mais de incapacidade comprovada e certificada”.
 Os indivíduos que se incluam nestes termos poderão requerer esta componente base a partir do primeiro dia de outubro.
O Conselho de Ministros aprovou também o decreto-lei que cria o Modelo de Apoio à Vida Independente e o decreto-lei das Acessibilidades, para uma maior “valorização e maior integração das pessoas com deficiência” e ainda o diploma sobre o Sistema Braille válido em Portugal, bem como um decreto-lei que expande as situações de atribuição do dístico de estacionamento a pessoas incapacitadas e com deficências, conclui a Lusa.

Fonte: Lusa

Rui Sousa vence sexta etapa, Alarcón conserva liderança

Resultado de imagem para Rui Sousa vence sexta etapa, Alarcón conserva liderança

O português Rui Sousa (RP-Boavista) venceu hoje isolado a sexta etapa da Volta a Portugal bicicleta, uma ligação de 182,2 quilómetros entre Braga e Fafe, enquanto o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) manteve a liderança.

O corredor minhoto, de 41 anos, destacou-se no troço de terra do Salto da Pedra Sentada, contagem de montanha de segunda categoria a menos de 20 quilómetros da meta, e concluiu a tirada em 4:41.50 horas, com quatro segundos de avanço sobre o grupo principal, encabeçado pelo espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e pelo italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira).

Na véspera do dia de descanso, Alarcón chegou na quinta posição e mantém a camisola amarela, 24 segundos à frente de Nocentini e com 30 de vantagem sobre o seu colega Amaro Antunes, numa etapa em que o Sporting-Tavira viu o espanhol Alejandro Marque terminar a etapa a 1.23 minutos do vencedor e perder a quarta posição para De Mateos.

Fonte: Lusa
 Foto: Nuno Veiga - Lusa

Portugal | Câmara de Aveiro obrigada a devolver 217 mil euros de ajudas comunitárias

Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro 

O dinheiro foi utilizado na recuperação do antigo Convento das Carmelitas e foi devolvido por incumprimento dos objetivos da candidatura

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), disse esta quinta-feira que a autarquia teve de devolver 217 mil euros de fundos comunitários utilizados na recuperação do antigo Convento das Carmelitas por incumprimento dos objetivos da candidatura.

O edifício, com mais de 200 anos de história, foi alvo de obras de recuperação para receber a "Casa da Cidadania", que se destinava a acolher associações culturais e recreativas e a Universidade Sénior.

No entanto, o espaço acabou por ser cedido, em 2009, pelo anterior presidente da Câmara, Élio Maia, ao Ministério da Justiça para a instalação do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Aveiro.

A cedência de utilização foi acordada a título gratuito e provisório, até à construção do futuro Campus da Justiça de Aveiro, o que não aconteceu até ao momento, por decisão dos sucessivos governos.

"Como a autarquia não cumpriu os objetivos da candidatura teve de devolver o dinheiro ao Programa Operacional da Região Centro", disse Ribau Esteves.

A candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para a recuperação e valorização do antigo Convento das Carmelitas foi feita no valor de 542 mil euros, dos quais 217 mil foram comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Entretanto, a autarquia anunciou ter chegado a acordo com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) para rever as condições de utilização daquele espaço, por forma a serem acautelados os interesses do município e a devida preservação do edifício.

Nesse sentido, as duas entidades assinaram um memorando de entendimento que prevê que o IGFEJ passe a pagar uma renda mensal pela utilização do edifício, tendo sido solicitada uma avaliação à Direção-Geral do Tesouro e Finanças, do Ministério das Finanças, que homologará o valor a pagar.

Ainda de acordo com o memorando, o IGFEJ vai pagar as obras "urgentes de conservação e beneficiação" do Convento das Carmelitas, que têm um valor estimado de 60 mil euros, estando o projeto em fase final de elaboração.

Fonte: DN

Comentário: as obras que foram feitas, algumas ainda continuam com dinheiros vindos da CEE, bem averiguadas, era possível que tivesse que ser devolvido uns milhares de euros.
A política é um cenário de anedotas num palco mal vidente, quando o bafo de alguns artistas afecta a respiração de outros. 
Aplica-se mais uma taxa municipal e a massa volta ao lugar... o povo paga e nem dá por ela.

J. Carlos