segunda-feira, 10 de julho de 2017

Apoio às actividades económicas

O apoio às actividades económicas de base local é o tema do workshop que a Agência para a Competitividade e Inovação, IP (IAPMEI) promove com o apoio da Associação In LOCO e Câmara Municipal de São Brás de Alportel esta Sexta-feira, 14 de Julho.
O encontro vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a partir das 9H30 e durante toda a manhã, e pretende esclarecer os participantes sobre questões como o licenciamento das unidades de produção e transformação, os mercados locais e a actividade agrícola, e o apoio ao investimento.
Para o efeito, estarão no local técnicos do IAPMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e IN LOCO.
A acção prevê ainda uma apresentação do Atendimento Descentralizado.
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição que deve ser entregue até 12 de Julho.
Fonte: O Algarve

MP acusa 25 funcionários do serviço de bagagens do aeroporto de Lisboa de furto

Acusados pertencem a uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo
Resultado de imagem para MP acusa 25 funcionários do serviço de bagagens do aeroporto de Lisboa de furto
O Ministério Público (MP) acusou esta segunda-feira 25 arguidos, funcionários do serviço de bagagem do aeroporto de Lisboa, pelos crimes de fruto qualificado, recetação e abuso de confiança, indicou esta segunda-feira a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).
Segundo a PGDL, os arguidos, funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo, no aeroporto de Lisboa, tinham, por inerência das suas funções, acesso às bagagens dos passageiros quando procediam ao carregamento ou descarregamento no terminal de bagagens.
No âmbito das suas funções, os arguidos apoderaram-se ou receberam centenas de objetos de "valor considerável, fácil apropriação, ocultação e venda", que os passageiros transportavam nas suas bagagens, nomeadamente artigos informáticos, computadores portáteis, 'ipods', 'ipads', telemóveis, artigos em ouro ou artigos de bijuteria, vestuário, relógios e perfumes, adianta a PGDL.
De acordo com o MP, os arguidos sabiam da proveniência ilícita dos objetos.
Dois dos arguidos ao cessarem funções naquela empresa, apoderaram-se de bens que lhes tinham sido entregues para o exercício das funções que desempenhavam.
Os 25 arguidos estão sujeitos ao Termo de Identidade e Residência.
O inquérito foi dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação de Penal (DIAP) de Lisboa, com a coadjuvação da PSP.

Fonte: Lusa
Foto: SARA MATOS / GLOBAL IMAGENS

Independência de Angola: O que a história oficial não conta

Uma imagem com texto

Descrição gerada com confiança muito alta

A jornalista Leonor Figueiredo, que nasceu em Portugal e cresceu em Angola, resume no livro O Fim da Extrema-Esquerda em Angola, o resultado de uma investigação que encetou, apoiada em mais de 30 testemunhos recolhidos nos dois países e num espólio relativamente reduzido, uma vez que grande parte dos documentos terá sido apreendido ou destruído. No ano e meio que mediou entre a Revolução dos Cravos em Portugal e a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, viveu-se um intenso período de democracia. Este livro procura relatar a complexidade dos caminhos de aprendizagem da liberdade e do debate político, ajudando a compreender melhor o que se passou. A denunciar o que a história oficial não conta. Com prefácio do historiador Jean-Michel Mabeko-Tali.

No final de 1974, dois MPLA encontraram-se pela primeira vez em Luanda. Um, era o movimento oficial, com os seus dirigentes e os guerrilheiros vindos da mata e de Brazzaville. O outro, era um MPLA informal, heterogéneo, composto por jovens que o imaginaram ouvindo, na rádio, as emissões clandestinas do Angola Combatente. Após o 25 de Abril de 1974, esses jovens tornam-se politicamente muito activos, desenvolvendo acções, em nome do MPLA, nas escolas e nos musseques.

Foi o choque de duas gerações e de duas ideologias, a pró-soviética da cúpula do MPLA e a maoista dos jovens idealistas. As primeiras prisões políticas ocorreram ainda antes da independência de Angola. Estima-se que mais de cem militantes desta extrema-esquerda, dos CAC, da OCA e do NJS, foram presos e torturados, até 1980. Só depois de várias e prolongadas greves de fome é que os libertaram. Eram homens e mulheres, angolanos e portugueses.

Este é o quarto livro de Leonor Figueiredo a abordar períodos da História Contemporânea de Angola. O primeiro debruça-se sobre a descolonização e o abandono a que as autoridades portuguesas votaram os seus cidadãos; o segundo faz a biografia de Sita Valles, uma mulher que se cruzou com o sangrento 27 de Maio de 1977; e o terceiro vem revelar um desconhecido movimento estudantil que fervilhou em Angola nos anos de 1974 e 1975. 

O Fim da Extrema-Esquerda em Angola chega às livrarias a 19 de Julho. A sessão de lançamento decorre no mesmo dia, às 18h30, na Casa da Imprensa, em Lisboa, com apresentação de Michel Cahen, director de investigação do CNRS-Bordeaux, e comentário de Sédrick de Carvalho, jornalista angolano, activista e um dos «15+2».

O FIM DA EXTREMA-ESQUERDA EM ANGOLA
Leonor Figueiredo
15x23
264 páginas
16,90 €
Não Ficção / História Política
Nas livrarias a 19 de Julho

Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.

1150-105 Lisboa | Portugal

Eu, Psicóloga: Como quem dorme no ônibus sabe (quase sempre) quando acordar?

Tirar uma soneca no ônibus ou no trem e acordar no ponto exato para descer não é mágica, dom nem mesmo milagre. A explicação para esse feito está no cérebro, que consegue reconhecer exatamente quando é, em espaço e tempo, a hora de despertar.

Nos Estados Unidos, dois pesquisadores vêm buscando as razões pelas quais isso acontece: o especialista em cuidados básicos de saúde Marc I. Leavey e o neurologista e diretor do Centro de Medicina de Distúrbios do Sono de Michigan, Ronald Chervin.

A primeira hipótese, levantada por Leavey, é que o relógio interno de seu corpo está sincronizado com o ponto de parada. Como? Da mesma maneira com que você se acostuma a acordar um determinado horário todos os dias, o seu organismo se habitua com a duração do trajeto e da soneca. É assim que você consegue levantar e não passar do ponto.

No entanto, isso só é possível se você pega o transporte público na mesma hora diariamente. Ou seja, caso você ou seu ônibus se atrase, é provável que você não acorde. “Seu corpo está apto a aprender uma rotina desde que seja uma rotina”, ressaltou Leavey.

Chervin, entretanto, não acredita totalmente nesta teoria. Para ele, a explicação desse “fenômeno” está no ritmo circadiano — período de 24 horas sobre qual se baseia o relógio biológico de vários seres vivos, que regula seus organismos e seus funcionamentos e pode sofrer alterações por interferência do exterior, como sons.

De acordo com Chervin, o cérebro não desliga totalmente durante o sono, sendo despertado por determinados estímulos. Dessa maneira, os anúncios das paradas, a música, a voz do condutor ou até um barulho de fora do veículo que indiquem o local exato da descida são considerados sinais de despertar.

Outra tese levantada pelo neurologista é que você acorda a cada ponto para verificar se é o destino final e logo volta a dormir, sem que o cérebro tenha tempo para processar a experiência e registrá-la na memória. Chervin sustenta a ideia após encontrar essa situação em diversos casos de pacientes que sofrem de apneia do sono. Algumas pessoas observadas pelo cientistas acordaram mais de 200 vezes por noite e não lembraram disso pela manhã porque logo voltaram a dormir.

Bela Adormecida

Apesar dos pontos (opa, não são os de ônibus) levantados acima, nem todo mundo tem esse controle. É possível que seu corpo não esteja preparado para despertar naquele momento ou você está dormindo muito profundamente.

“Se você está no sono REM [fase em que ocorrem os sonhos mais realistas, que os olhos se movem rapidamente e que a atividade cerebral é similar à de quando estamos ativos], é muito mais difícil de acordar”, fala Leavey. O ideal é tirar uma soneca de 18 minutos, visto que mais de 20 minutos podem te levar a esse sono mais profundo e te deixar mais desorientado ou cansado.

Além disso, quem não dorme o suficiente à noite também pode enfrentar problemas. “Aqueles que têm mais privações de sono que outros poderão cair em estágios profundos com mais rapidez e terão dificuldade para acordar num horário designado”, completa Chervin.

Alerta

Para Chervin, cair no sono no ônibus ou trem não é necessariamente uma coisa boa, independentemente de você acordar antes ou não da parada. “Se você está cochilando no minuto que senta, é provável que você tenha alguma coisa de errado na saúde do sono.” Tente ficar mais tempo na sua cama e bons sonhos!

Debora Oliveira

Saúde: Setor privado está a aproveitar lacunas do SNS em Portugal, diz estudo

Incapacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do setor primário na saúde, concluiu um estudo sobre o "Setor Privado da Saúde em Portugal".
O documento, desenvolvido pela consultora Augusto Mateus & Associados, considera que o “setor privado da saúde é cada vez mais relevante para a saúde dos portugueses, para a sustentabilidade do sistema de saúde e para o tecido empresarial nacional”, informa a Lusa.
Os autores do trabalho concluem que o setor privado proporciona uma maior rapidez no acesso a cuidados, maiores níveis de conforto, a possibilidade de escolha de médico, simpatia dos colaboradores, notoriedade, localização e entidade prestadora dos cuidados.
O documento revela ainda que a atividade privada da saúde está sobretudo concentrada nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, “responsáveis por 68,2% das empresas, 79,3% do volume de negócios e por 72,7% do resultado líquido”.
Jornal Económico com agências
19:44

Colheita de sangue dia 12 entre as 15 e as 19,30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Para o mês de Julho vão decorrer colheitas de sangue nos dias 12, 19 e 26 entre as 15 e as 19:30 horas, dias 15, 22 e 29 entre as 9 e as 15 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro. todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

PSD Loulé | Carta Aberta ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loulé e seu Executivo


Exmº Dr. Vítor Aleixo
Foi com apreensão que recebemos e tomámos conhecimento da carta que V/exa. endereçou aos munícipes, tendo a mesma seguido junto com fatura da água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos da Câmara Municipal.
A missiva enviada tinha um carácter panfletário e propagandístico, não estivéssemos nós já em período pré-eleitoral.
São reproduzidos nessa carta dizeres dos cartazes do Partido Socialista e transcritas partes de textos, também do Partido Socialista, a propósito das próximas eleições autárquicas, fazendo dela um descarado exercício de propaganda eleitoral.
Que V/exa. se dedique ao auto-elogio e promoção do seu executivo, não é a problemática essencial, contudo deveriam fazê-lo por outros meios em que não fossem descaradamente utilizados meios e dinheiros públicos.
Tal prática é altamente censurável e questionável do ponto de vista ético e legal, sendo totalmente incompatível com o dever de isenção, a que os detentores de cargos políticos estão obrigados, no exercício das funções públicas, para as quais foram eleitos.
A referida carta, visa apenas obter uma posição de vantagem, relativamente a outras candidaturas, socorrendo-se para isso de meios que não estão disponíveis aos restantes candidatos. Em democracia não pode, nem deve haver desigualdade de tratamento entre os diferentes candidatos e candidaturas, essa é mesmo a essência qualquer processo eleitoral livre e justo.
Os serviços públicos estão ainda obrigados a um dever de isenção e imparcialidade relativamente às candidaturas, candidatos e a atos eleitorais, não podendo trata-los de forma desigual. Perante tais acontecimentos, é pois legítimo perguntar a V/exas., se estão disponíveis para incluir cartas aos munícipes das restantes candidaturas, junto com as próximas faturas da Câmara Municipal, com o intuito de estabelecer as condições de igualdade de tratamento a todos os candidatos?
É ainda de referir que existe uma lei em Portugal, pelos vistos desconhecida por vós, que é a lei da proteção de dados, que não permite utilização de dados da Câmara Municipal e informação sobre os seus munícipes, para outro fim que não aquele a que se destina. Sendo vedada a sua utilização, ou disponibilização a terceiros, para fins publicitários ou de propaganda, assim, além de ter posto em causa a obrigação do Estado de tratamento em condições de igualdade, a todos os candidatos e candidaturas, V/exas. cometeram também um abuso de confiança perante todos o Munícipes do Concelhos de Loulé.
Loulé, 10 de Julho de 2017
Pela Comissão Política de Secção do PSD/Loulé
Gabinete de Comunicação do PSD/Loulé

Veja quais equipas subiram ao pódio no 2º Torneio de Boccia em Mira

CLDS M3G Mira Social organizou o 2º Torneio de Boccia no Pavilhão Desportivo da CERCIMIRA.
A Equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS M3G Mira Social, realizou o 2º Torneio de Boccia, no dia 7 de julho de 2017, tendo contado com o apoio da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto. Neste torneio estiveram presentes 9 equipas: “Os Mirenses”; “Os Imparáveis”; “Os Pinhal do Fojo”; “Os Finos”; “Os Cachopos”; “Os Adenairados”; “Os Sonhadores”; “Os Unidos” e “Os Séniores do Boccia”.
O Boccia é uma modalidade desportiva inicialmente destinada para as pessoas com paralisia cerebral e que foi adaptada à população idosa, criando-se regras específicas. É um desporto que não exige uma grande preparação física podendo ser praticado por qualquer pessoa.
O 2º Torneio de Boccia, tal como o 1º realizado no ano anterior, foi um sucesso, tendo proporcionado um dia diferente à população envolvida, pois puderam desfrutar de um dia de convívio, vivenciaram novas experiências e foram protagonistas desta nova modalidade.
Neste torneio subiram ao pódio as equipas “Os Mirenses” ficando em 3º lugar, “Os Cachopos” em 2º e “Os Imparáveis” em 1º Lugar.
O CLDS M3G Mira Social agradece à Câmara Municipal de Mira, à CERCIMIRA, à PCAND, e a todos os participantes que fizeram parte deste dia, por todo o apoio prestado.

LANIX SE RENUEVA PARA CONTINUAR MARCANDO TENDENCIA



por Yesica Flores
• LANIX, la marca latinoamericana de tecnología con mayor reconocimiento a
nivel mundial, se renueva a través de una nueva imagen como parte de su
evolución.

• La marca No. 2 de ventas nacional, muestra su calidad e innovación a través de
su nuevo portafolio de Smartphones.

CDMX, 05 de julio de 2017.- LANIX es una marca de clase mundial, respetada y admirada como la insignia 100% mexicana, que compite con las grandes marcas de la tecnología móvil y cómputo a nivel internacional, quien ha logrado alinearse junto a toda la gama de marcas móviles existentes desde hace 27 años; es por ello que este 05 de julio LANIX anuncia 2 importantes noticias:
1) El lanzamiento de su nueva imagen
2) La presentación del portafolio de sus nuevos equipos

LANIX se ha caracterizado por tener una visión muy clara ante la capacidad de atención sobre el conocimiento de su consumidor, es por ello que hoy en el ámbito de la tecnología, está un paso adelante de sus competidores.
Gracias al profesionalismo y el talento de un gran equipo, LANIX ha formado una compañía capaz de innovar en productos de calidad, sin dejar atrás la parte visual que caracteriza a la marca. La trayectoria de LANIX es evidente, y en este 2017 como parte de su evolución, se renueva para ir de la mano con la congruencia de su éxito en tecnología, a través de una nueva imagen en su logotipo: sofisticado e innovador, fresco y elegante, que a partir de hoy, le dará un sello distintivo a lo que la marca representa en un solo concepto que engloba vanguardia, calidad y excelencia.
“Con la presentación de esta nueva imagen, buscamos compartir un gran momento con todas esas personas que han creído en la marca y quienes han sido parte fundamental en el enlace de grandes oportunidades, a ustedes quienes cuentan con la capacidad de obtener una gama de opciones tecnológicas sin límites y de calidad, ya que este lanzamiento implica también, diversos cambios en el diseño y utilidad de los smartphones de LANIX, reflejado en cada producto que nuestra marca ha creado a lo largo de su historia, con lo cual hemos logrado posicionarnos en el No. 2 de ventas nacional y consolidarnos como la marca latinoamericana de tecnología con mayor reconocimiento a nivel mundial” expresó, Gabriel González, Director Comercial de LANIX Mobile.
Con esta renovación, LANIX proyecta una imagen más vibrante y audaz, que promete un acercamiento más próximo con el abanico de consumidores que ha logrado cautivar a lo largo de su trayectoria dentro de la telefonía móvil; esforzándose día con día por trabajar y ofrecer equipos novedosos, hoy, siendo una de las marcas líderes en venta de Android, presenta sus más recientes modelos.
Su portafolio está compuesto por 4 equipos que ofrecen características únicas a un costo accesible sin dejar a un lado la innovación y calidad, de acuerdo al perfil de cada uno de sus usuarios:
Este año, la compañía mexicana, ha logrado sacar al mercado:
Ilium L920 que sin duda es uno de los smartphones que llega para conquistar el gusto de los consumidores mexicanos, por tenerlo todo. Este es un dispositivo que va más allá de lo común, por contar con un lector de huella digital, que con su procesador Quad Core 1.3 GHz optimizado para la plataforma Android 7, logra un increíble desempeño en velocidad; el tamaño de su pantalla de 5.2” HD IPS 2.5D” Full Lamination, es ideal para una cámara de 13MP AF Sony + 8MP; las fotos y videos se pueden almacenar en su memoria de 16GB + 2GB RAM, además de contar con sensor de gravedad, sensor de luz y proximidad. El L920, es un móvil para un consumidor independiente, con determinación, juvenil, ejecutivo y que gusta de lo mejor de la tecnología.
Precio: $3149.00
Ilium L1120 es moderno, dinámico y con estilo; ya que cuenta con conexión micro USB, sensor de gravedad, sensor de luz y de proximidad, FM Radio. Su lector de huella digital, la cámara de 13 MP AF Sony + 8MP con flash, una pantalla 5.5” HD IPS Full Lamination y su Touch panel 2.5D, logran un smartphone de los más populares de la marca, ya que reúne todas las mejores características para ser el compañero ideal de una jornada diaria, su combinación de Sistema Operativo Quad-Core 1.3 GHz, lo convierte en la opción ideal para conectividad en movimiento a través de Wifi, Bluetooth 4.0 y datos.
Precio: $3,979.00
Ilium L620 es el mejor smartphone al mejor precio, cuenta con diseño metálico y teclado TouchScreen, un poderoso procesador Mediatek MT6737 Quad-Core a 1.3GHz, optimizado para mejor desempeño con Android 7, permite navegar en múltiples pantallas on-line/off-line al mismo tiempo sin retrasar su respuesta. Además, conserva los mejores momentos en su memoria interna de 16GB (expandible a 64GB) captados con una cámara frontal de 8MP (HD,Auto focus), una trasera de 13MP (Auto focus, Flash Led) para poder reproducirlos posteriormente en un Smart TV. Guarda películas, descarga libros, reproduce juegos en línea, para los momentos de ocio con los menores.
Las características especiales de este móvil como su radio FM, sensor de movimiento, sensor de proximidad, sensor de luz, sensor magnético y función OTG, además de todas sus aplicaciones, logran en este smartphone una oficina móvil o el centro de entretenimiento para jóvenes y adultos.
Precio: $2,399.00
Ilium LT520 es un equipo independiente, juvenil con un toque ejecutivo, ideal para navegar en la red LTE/4G más rápida del mercado, con la capacidad de cumplir con labores multi- tarea de forma contínua y sin pausas. El LT520 tiene un procesador Mediatek MT6737M Quad-Core a 1.1GHz optimizado para trabajar con sistema operativo Android 7, con el cual, se pueden cumplir con varias labores al mismo tiempo al tener una memoria interna de 8GB + 1GB RAM. Capta los mejores momentos con una cámara frontal de 8MP y una trasera de 8MP con flash a través de una pantalla de 5” FWVGA IPS.
Precio: $1,999.00
Estos nuevos modelos LANIX ya se encuentran disponibles con Telcel, sus distribuidores y puntos de venta autorizados.

Es así como día con día LANIX trabaja para marcar tendencia, para todos aquellos amantes de la innovación, que gustan de descubrir modelos que se adapten a sus necesidades, con el objetivo de acercar y ofrecer a sus clientes una gama de opciones tecnológicas sin límites, y continuar en la preferencia de sus clientes quienes se mueven al ritmo de la tecnología.
Acerca de LANIX:
Empresa Mexicana con 27 años de operación ininterrumpida, dedicada a la fabricación y comercialización de equipos de cómputo y móviles. Es una marca de clase mundial, respetada y admirada como la insignia 100% mexicana que compite con los grandes sellos internacionales de las tecnologías de la información en la escena global. LANIX cuenta con una moderna estructura que combina la tecnología y la capacidad de su fábrica, con el profesionalismo y el talento de su gente, formando así una compañía capaz de ofrecer a sus clientes una gama de opciones tecnológicas sin límites.

Hora de Fecho: Guerra fiscal com a Galp já ultrapassa 240 milhões

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Conflito entre fisco e grandes empresas de energia soma 500 milhões. Metade é da Galp, que não paga contribuição sobre o setor desde 2014 – e está no centro da polémica que fez cair três governantes.
O primeiro-ministro convocou para terça-feira uma reunião sobre segurança em instalações militares com o chefe do Estado Maior das Forças Armadas e com os chefes dos três ramos militares.
Ministério Público suspeita de crime de gestão danosa na CGD por haver créditos com problemas que estavam classificados como "sem incumprimento". Conclusões preliminares inquérito ilibavam gestores.
Rocha Andrade somou controvérsias. Jorge Oliveira deu emprego ao filho de Lacerda Machado. João Vasconcelos era business angel da mulher. O economista Vítor Escária era próximo de Sócrates no resgate.
Secretário de Estado exonerado fez post no Facebook a dizer que se vai dedicar à família, a destacar que a política é uma atividade nobre e a dizer que sente "orgulhoso" de ter feito parte do Governo.
A Procuradoria-Geral da República confirma que "determinou a constituição como arguidos de três secretários de Estado agora exonerados (Internacionalização, Assuntos Fiscais e Indústria)".
Os três secretários de Estado exonerados não serão os únicos novos arguidos. O chefe de gabinete de Rocha Andrade e o atual presidente do Instituto de Soldadura já são arguidos desde a semana passada.
Os secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria foram exonerados e estão a ser investigados pelo crime de recebimento indevido de vantagem no caso Galpgate.
A família Aveiro está de férias em Ibiza e a barriga de Georgina voltou a levantar dúvidas. Ronaldo esteve com família e amigos no iate. Mas que patins são aqueles com que CR7 se divertiu na água?
Dolores Silva, Mónica Mendes e Suzane Pires, da Seleção Nacional de futebol feminino, estiveram no Observador para falar sobre o dia-a-dia num desporto que cada vez menos é só para homens.
Há um ano, Éder deu o pontapé que decidiu o Euro e fez disparar a nossa autoestima. Mas ainda há histórias por contar. Onde ficou a taça nessa noite? E qual foi a influência do galo preto no estágio? 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Demorou, e aconteceu da pior forma, mas o país acordou para a grande mentira de que a austeridade tinha acabado. Agora, ficou claro que, sem reformar o Estado, não se pode fugir à contenção orçamental

João Carlos Espada
Se não podemos defender a liberdade como valor universal, e se não podemos defender a liberdade como valor ocidental, seremos ainda autorizados a defender a liberdade?

Helena Matos
Em Tancos confrontámo-nos com o vexame da irresponsabilidade. Mas isso só aconteceu porque há anos que andamos a fugir do peso da responsabilidade. Tancos somos nós.

José Milhazes
A qualidade dos dirigentes mundiais apenas faz aumentar o pessimismo quanto ao futuro. Trump é um perigo para a segurança mundial, mas também não se espere que Putin venha salvar a Europa e o mundo.

João Marques de Almeida
Como podem existir ainda dúvidas sobre as intenções de Louçã e do Bloco? Um mistério. Aliás, não deixa de ser irónico que uma estação de televisão privada ajude à sua beatificação política.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

A vila Facebook (e a demissão do ministro das startups)

P
 
 
4.0 Tecnologia, inovação e empreendedorismo
 
 
  João Pedro Pereira  
Há situações em que viver do trabalho pode ganhar toda uma outra dimensão.
Abundam os exemplos de localidades que são em boa parte construídas por empresas para os seus trabalhadores. Estas empresas não só alimentam a economia local, como, em vários aspectos (a construção de casas, hospitais e equipamentos sociais), substituem ou complementam o Estado. Há uns anos, por exemplo, contámos aqui no PÚBLICO a história da metalúrgica Alba e da vila de Albergaria-a-Velha, num artigo com o título "Esta empresa foi um estado-providência". Nos EUA, as company towns foram muito abundantes. Porém, dá que pensar quando a empresa que constrói uma nova localidade é uma multinacional com ambição de ser uma plataforma global de interacção social e até de decisão política.
O Facebook anunciou na semana passada planos para criar aquilo que pode ser descrito como o cruzamento entre o campus de uma empresa e uma pequena vila: escritórios, lojas, cafés, mercearias, uma farmácia e muitos espaços ajardinados. A ideia é construir também 1500 apartamentos, que serão postos à venda a um preço abaixo do de mercado (os salários elevados dos funcionários das multinacionais de tecnologia levam a que o preço da habitação tenda a disparar nas proximidades destas empresas). As imagens, criadas em computador, mostram o ambiente de felicidade asséptica que seria de esperar: jardins e ruas imaculados, crianças a correr, muita diversidade étnica. Tudo temperado por uma dose q.b. de politicamente correcto.
Na semana passada, já tínhamos apontado para um bom artigo do Financial Timessobre as novas instalações da Apple e a importância de espaços de trabalho que não infantilizem os trabalhadores, nem pretendam substituir os espaços onde estes vivem. Em tempos, a imprensa glorificava o Google por disponibilizar aos funcionários uma cantina gratuita e escorregas. Esse tipo de escritórios banalizou-se e, com isso, diminuiu o entusiasmo que os media lhes devotavam. 
A vila Facebook, por muito confortável que pareça ser para os seus futuros habitantes, agudiza aquele problema. E, quase inevitavelmente, levará a um fechamento dos habitantes e funcionários numa comunidade pequena e necessariamente homogénea quando comparada com a de uma cidade a sério, por muito que a diversidade feita em Photoshop queira dar a ideia contrária. É uma enorme ironia para uma empresa que pretende ligar o mundo.
Saída de peso O secretário de Estado da Indústria – que quase podia ter o título de ministro das startups – foi um dos três secretários de Estado que se demitiram na sequência de terem aceitado convites da Galp para irem ver a selecção portuguesa jogar no Euro 2016, o que poderá infringir a lei. João Vasconcelos era bem conhecidono meio das startups portuguesas: foi director da incubadora Startup Lisboa quando António Costa era presidente da autarquia, surgiu no Governo como o rosto dos programas de incentivo ao empreendedorismo e à digitalização da indústria, e era o governante que marcava presença nos anúncios feitos pela Web Summit, a grande conferência de tecnologia que o anterior Governo aliciou para Lisboa. Eram pastas tão mediáticas que Vasconcelos não poucas vezes ofuscou o próprio ministro da Economia.
Nota: esta newsletter fará uma pausa de Verão a e regressa em Agosto. Até lá.

Digno de nota

- O PÚBLICO voltou a ganhar financiamento do fundo Google DNI para um projecto de inovação em jornalismo. Desta feita, será uma aplicação com informação local, que combinará artigos feitos por repórteres com notícias geradas por computador. É a terceira vez em três rondas de candidaturas que o jornal consegue financiamento.
- As empresas de tecnologia continuam a tentar aumentar o interesse dos consumidores pela realidade virtual. O Facebook decidiu fazer um desconto nos seus Oculus Rift, destinado aos apreciadores de videojogos. Por seu lado, o Google criou uma ferramenta para qualquer pessoa criar objectos tridimensionais enquanto está num ambiente de realidade virtual. Antes, já tinha incorporado uma funcionalidade no browser Chrome que permite aos utilizadores (pelo menos, os que tenham um telemóvel compatível) aceder a conteúdos de realidade virtual como se fosse uma página Web, sem a necessidade de uma aplicação específica.
- Uma entrevista do Sérgio Aníbal à economista Mariana Mazzucato, especialista em políticas de inovação. Mazzucato defende que o Estado tem um papel crucial no investimento em inovação tecnológica e que, neste momento, está demasiado ausente:  “O sector público não está a liderar e, portanto, aquilo com que ficamos é com muita inovação dispersa, que não é verdadeiramente transformacional.”

Projecto Fotográfico Ajuda Bombeiros

“A nossa melhor foto, para o melhor de todos nós, que são eles, os bombeiros”. É assim que o fotojornalista António Cotrim descreve o lema da campanha “Uma imagem por todos”, que visa ajudar os bombeiros portugueses.
A inicativa, que dá prioridade à corporação dos Bombeiros Voluntários e tem sido coordenada por António Cotrim e pela jornalista Cristina Fernandes, pretende angariar fundos através da venda de fotografias .
Este projecto surgiu, segundo revelou em entrevista à SÁBADO, para inverter a imagem negativa que, segundo Cotrim, as pessoas têm dos jornalistas e fotojornalistas. “Não somos aqueles vampiros que dizem, nem andamos à procura da infelicidade. Apenas tentamos fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível”, explicou o fotojornalista.
António Cotrim fez ainda referência à tragédia de Pedrógão Grande, afirmando que esta foi a altura ideal para os fotógrafos e jornalistas mostrarem que estão unidos e solidários com as vítimas do fogo.
O dinheiro vai ser revertido primeiramente para os bombeiros de Castanheira da Pêra – corporação que perdeu um dos seus elementos no combate do incêndio.
Passado um mês da tragédia, o coordenador da iniciativa lembra que é fundamental que as vítimas não sejam esquecidas. “Acho que as pessoas não podem ser esquecidas. Há pessoas que perderam a casa que têm de ser apoiadas”, frisou Cotrim.
O fotojornalista já teve oportunidade de falar com o comandante da corporação de Castanheira de Pêra, José Domingues, que se mostrou grato pela ajuda que irá receber.
O evento vai ser inaugurado a 19 de Julho na Fundação Portuguesa das Comunicações e já conta com a ajuda de fotógrafos como Alfredo Cunha e Homem Cardoso e do fotojornalista Mário Cruz. Também já existem fotos da Reuters e da France Press.

Fonte: sabado|bianca marques
Idem BPS

Deixam filha bebé morrer ao calor e abandonam corpo

Pai da criança entregou o cadáver a uma desconhecida e fugiu.

Foi criado um memorial no local onde a bebé morreu

Travis McCollough, de 30 anos e a namorada, Jessica Tollett, de 24, foram detidos este domingo. O casal de Chattanooga, no Tennessee, EUA, era procurado pelas autoridades há 24 horas, depois de terem deixado a filha bebé morrer no carro, ao calor, e abandonado o corpo da menina.



McCollough foi para o trabalho e deixou a filha bebé, de 11 meses, assim como os dois outros filho menores dentro do carro, sob um calor abrasador que ultrapassou os 36 graus. Quando voltou, o homem terá entrado em pânico ao descobrir a filha bebé morta e gritou por ajuda.

Uma mulher apressou-se a tentar socorrer Travis, que imediatamente lhe deu o corpo da menina para os braços e fugiu. Foi esta mulher que chamou a polícia para dar conta do caso.

A polícia fez buscas na casa do casal e o que descobriu parecia saído de um filme de terror. As duas crianças que sobreviveram tinham vário sinais de maus-tratos. Estavam mal-nutridas e apresentavam cortes e nódoas negras em todo o corpo.

O casal mantinha os filho fechados num quarto, cujas paredes estavam cobertas de urina, fezes e sangue. O frigorífico estava completamente vazio e, segundo as autoridades, as crianças não comiam há vários dias.

Os menores foram imediatamente encaminhados para o hospital e serão entregues aos Serviços Sociais assim que tiverem alta.

O pai está acusado de homicídio e três crimes de maus-tratos infantis, estando detido sob uma caução de 750 mil euros. A mãe, Jessica Tollett está acusada de maus-tratos infantis e está detida sob uma caução de 260 mil euros.



Fonte: CM