quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Opinião - Os duques de Bragança do PS


Numa corte chamada JS, há muitos anos, havia um rei que se chamava Pedro (O Santos). Foi aclamado presidente da JS no berço da nação, numa espantosa manobra política, onde pôs os seus nobres da corte a desistirem, à última hora, em favor da sua aclamação. Mal sabia esta corte que seria a última manifestação puramente democrática durante anos a fio até à atualidade….
Após esta aclamação, o rei D. Pedro (O Santos) escolheu logo dois nobres que o iriam suceder durante a próxima década no seu reinado, criando desta forma na Assembleia da República, um lugar monárquico de deputado por inerência da corte JS.

Hoje este rei que se diz democrático é candidato a governar o país, sendo um mago profissional desde os 14 anos no partido e desde dos 20 anos na nossa dita casa da democracia.

Estes 2 nobres escolhidos, de nome D. Duarte (O Cordeiro) e D. Pedro (O Delgado), juntamente com o Rei geriam a juventude da corte, com medidas de ficar com os olhos em bico, muitas vezes tomadas num pavilhão chinês situado no príncipe real ou com medidas que metiam água, tomadas num local apropriado chamado periscópio…

D. Duarte já usava gravata na altura, apesar de não ser tão brilhante como o seu companheiro nobre, era o predileto do Rei D. Pedro, enquanto o seu outro companheiro nobre, D. Pedro (O Delgado) estava destinado à coroa só depois de D. Duarte. Tal como nas dinastias D- Pedro (O delgado), irá ter o nome do seu avô, após a governação de D. Duarte…

Ainda jovem, D. Pedro (O delgado) não usava gravata e a sua imagem na altura era uma mistura entre o jornalista Michael Moore e o músico John Lennon… Teria ainda que atingir a maturidade, embora já evidenciasse que o trabalho de bastidores seria o seu forte.

Após terem ocupado a cadeira monárquica do parlamento português, os dois nobres escolhidos pelo Rei, nos dias de hoje chegaram a lugares de destaque na vida politica portuguesa.

D. Duarte (O cordeiro) foi vice-presidente da maior autarquia do país e ministro, D. Pedro (O Delgado) é deputado da nação, acumulando ao cargo de deputado o lugar de uma das maiores juntas de freguesia da capital.

No interior do império real do PS, estes 3 nobres sempre ocuparam uma postura muito segura e consistente na manutenção dos seus títulos, uma vez que os 3 tinham passado pela mesma cadeira “reservada” de forma monárquica na Assembleia.

Por serem tão cautelosos dos seus privilégios, até havia na altura quem os chamasse de nobres “seguristas”… Mas quando as coisas azedaram no império PS, bastou ao antigo Rei Pedro (o Santos) dar sinal de mudança de direção e o espirito de corporativismo da antiga nobreza da corte da juventude, veio ao de cima e devido à sua nobreza ser “pura” como se diz na velha tradição “dos 4 costados”, ficaram repentinamente conhecidos para a História como “os costistas” .

Durante o reinado “costista” estes duques reinaram com privilégios…A corte sempre esperou o que agora aconteceu…Pedro (O Santos) foi aclamado sucessor legitimado do reino…veremos se será Rei…assim como os seus dois sucessores…

No que me toca a mim, resta-me dizer: Viva a República!

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

Cantanhede | Atuações musicais na tenda instalada na Praça Marquês de Marialva. Música na Praça anima centro da cidade até 23 de dezembro

 

No âmbito da iniciativa Música na Praça, que tem animado o centro da cidade de Cantanhede, a tenda instalada na Praça Marquês de Marialva recebe esta sexta e sábado mais quatro propostas musicais.
Esta sexta-feira, 22 de dezembro, pelas 18h00, a animação está a cargo do duo Melissa & Francisco. Já pelas 21h00 é apresentado o Auto de Natal.
No sábado, 23 de dezembro, a Música na Praça propõe duas horas de animação de manhã (entre as 10h00 e as 12h00) com os Copofonia, e outras duas à tarde (15h00 às 17h00), a cargo do Ensemble de Saxofones de Arazede e do Combo da Associação Musical da Pocariça.
Pelo palco da tenda já passaram, entretanto, os grupos Xamaril, Grupo de Bombos Só Pedra, União Musical de Santo António, Coro da Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, Grupo de Tiroliro da Aposénior, Cristiano Cardoso Neves, Hangover Band e Arm Trio.
O derradeiro evento deste ciclo está agendado para 30 de dezembro, com a iniciativa Cantanhede Dança, de cariz solidário e que congrega workshops de dança, um jantar solidário, um espetáculo de dança e uma festa afro-latina.
Recorde-se que a iniciativa Música na Praça integra um vasto programa de animação natalícia delineado pela autarquia, que inclui exposições, concertos, presépios, música, jogos e ateliês criativos.
Da programação consta também uma tômbola de Natal, até 27 de dezembro, um carrossel para crianças, até 7 de janeiro, e espetáculos musicais em várias freguesias.
Ainda no âmbito desta quadra, a Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Nasceu um Menino”, uma mostra que reúne trabalhos do Mundinho d’Arte ateliê.
Destaque ainda para os presépios de cortiça, de Samuel Machado, e em calcário, da autoria de Carla Ferreira, que poderão ser apreciados na Escola Conde Ferreira e Largo Conselheiro Ferreira Freire, respetivamente.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Piaget cria curso sobre Competências Digitais para Psicólogos

 O Instituto Piaget vai arrancar em janeiro com um curso de curta duração sobre Competências Digitais para Psicólogos. O objetivo é permitir aos profissionais da área da Psicologia adquirir conhecimentos e desenvolver competências para o exercício profissional via remota, através do uso eficaz das ferramentas digitais, com segurança, de forma ética e com bons resultados. 
O curso será ministrado pelo ISEIT (Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares) de Viseu, uma das duas instituições que integram o Campus universitário do Instituto Piaget nesta cidade beirã. Tem a duração de 20 horas, decorrendo em regime b-learning, sendo 6 horas presenciais e 14 horas online.
 
A ação formativa é acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). É desenvolvida em parceria com o Centro Medicina Digital P5, ligado à Escola de Medicina da Universidade do Minho, e conta com o apoio do Piaget Online. As aulas decorrem em horário pós-laboral.
 
Na base da criação do curso está a constatação de que a nova era digital constitui também uma oportunidade e um desafio para a Psicologia. A transformação digital tem-se assumido como um processo de mudança, da mentalidade e das ferramentas, que potencia o desempenho profissional, melhorando a qualidade e ampliando os serviços prestados.
 
É neste quadro que o coordenador pedagógico do curso, Professor Paulo Alves, afirma que “urge, por isso, a aquisição de competências e qualificações no domínio do digital, que preparem os profissionais para as alterações que a transição digital tem vindo e continuará a provocar em todos os setores de atividade”. O académico é simultaneamente o presidente do Campus de Viseu do Instituto Piaget e também ele psicólogo.
 
A equipa de formadores é constituída por sete psicólogos e um advogado. Entre os psicólogos, quatro são doutorados e há especialistas de várias áreas. Um dos psicólogos possui também uma licenciatura em Engenharia Informática e doutoramento em Ciências da Informação. Três dos psicólogos integram os quadros do Centro de Medicina Digital P5, parceiro do Instituto Piaget.
 
Além dos psicólogos que sejam membros efetivos da OPP, podem inscrever-se no curso psicólogos juniores e estudantes do 2º ciclo (mestrado) em Psicologia. As aulas terão início no dia 13 de janeiro, estando as inscrições abertas até 11 de janeiro.
 
 
Luís Fonseca
Gabinete de Comunicação e Imagem

Concerto de Natal na Igreja de Valadares

 A Igreja de São Tiago de Valadares, em Baião, recebe o Iberian Ensemble no dia 28 de dezembro, quinta-feira, pelas 21h, para um concerto de Natal.
O programa musical, que prevê obras de Vivaldi, Fasch, Leonarda e Laland, será protagonizado por Alexandre Andrade, na flauta barroca, António Vidal, no oboé barroco, Joana Almeida, no fagote barroco, David Cruz, no violoncelo barroco, Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca, e Catarina Sousa, no cravo.
Depois das Igrejas de Soalhães e de Gatão, Valadares acolherá o terceiro recital do Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24, promovido pelo Iberian Ensemble, com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.
O Iberian Ensemble, grupo de música antiga sob a direção artística de Alexandre Andrade, dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
 
*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Águeda distinguido como um território amigo da longevidade

 Galardão reconhece que o Município oferece condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo
O Município de Águeda acaba de ser distinguido, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), como um território amigo da longevidade. Águeda faz, assim, parte de um leque de 25 Municípios, entre os 100 da Região Centro, que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos.
A CCDRC, tendo em conta o envelhecimento da população, desenvolveu um trabalho de identificação destes territórios, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu distinguir os municípios mais amigos da Longevidade, na Região Centro.
Neste estudo foram identificadas e classificadas as dinâmicas territoriais locais. A avaliação teve por base um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho amigo da longevidade dos territórios. E, por outro lado, analisou também a incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias.
Águeda foi um dos 25 municípios com valores mais elevados nas duas componentes da análise, o que leva a que seja considerado um território amigo da longevidade – vulgo “Território da Longevidade”.
O galardão foi entregue ontem, numa cerimónia que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo. A iniciativa contou ainda com apresentação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e uma mesa-redonda sobre oportunidades de financiamento disponíveis para esta área temática.
Refira-se que dos 25 municípios distinguidos, nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa.

    Gabinete de Comunicação e Imagem
    Ana Sofia Pinheiro