quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

V Encontro de Natação promove competição e convívio


Pelo quinto ano, o Encontro de Natação promovido pelo Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova voltou a reunir os alunos da Escola de Natação de Proença-a-Nova e dos concelhos vizinhos de Castelo Branco (C.S. Padres Redentoristas), Oleiros, Vila de rei, Figueiró dos Vinhos e Penamacor, a 25 de janeiro, na Piscina Municipal. 

Promovendo não só a competição, mas acima de tudo o convívio, participaram nesta iniciativa quase uma centena de atletas que competiram de forma saudável nos vários estilos: crawl, costas, bruços, mariposa e quatro estilos. 

Neste ano letivo 2019/2020, estão inscritos na Escola de Natação 94 alunos nos níveis introdutório, elementar e avançado, adaptação ao meio aquático, necessidades educativas especiais e natação de adultos. Para além dos treinos, a escola promove a participação dos seus atletas em competições regionais, tendo conquistado várias medalhas. 

No final do ano letivo, a Escola de Natação promove também uma iniciativa de encerramento de atividades, que este ano está prevista realizar-se 26 de junho na Piscina da Pedra do Altar.

Castelo de Paiva | Objectivo é proteger habitações localizadas na encosta da serra

CÂMARA MUNICIPAL LANÇA EMPREITADA PARA A ESTABILIZAÇÃO DOS PENEDOS DE S. DOMINGOS
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou esta semana, a abertura de concurso público para a Empreitada de Estabilização dos Penedos do Monte de S. Domingos, uma intervenção de engenharia para travar ou impedir derrocadas ou deslocamentos dos enormes penedos localizados na encosta do Monte de São Domingos, na Raiva, uma obra reivindicada há imenso tempo, dada a natural preocupação sempre manifestada pela comunidade que habita naquela zona do concelho.

Recorde-se que, no períodos de 2000 a 2003, o Monte de São Domingos, localizado no território da União de Freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso, foi afectado por vários incêndios que destruíram a vegetação e alteraram de forma significativa a evolução dos blocos rochosos das suas encostas, o que conduziu à queda de blocos rochosos ao longo das vertentes até às proximidades das habitações que se encontram junto à Estrada Municipal 1123, constituindo um perigo para quem ali mora.

Por outro lado, foi em 2006, que o Governo, através do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, assumiu que o estudo de estabilidade dos Penedos de S. Domingos da Serra, seria financiado pelo PO Norte, a 75% e a autarquia paivense assumiria a componente nacional do investimento, no âmbito de uma candidatura à medida 3.16- ambiente do Programa ON – Operação Norte, mas apenas agora, foi possível lançar o concurso, tendo em conta o risco iminente, por força do grande incêndio de Outubro de 2017, que resultou que muitos mais afloramentos rochosos ficassem expostos e em risco de queda.

A obra, agora anunciada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, está orçada em 480.915,00€ e será financiada em 75% pelos Fundos Comunitários (POSEUR) e 25% pelo Município Paivense.

Carlos Oliveira 

Águeda | Câmara firma protocolo com CERCIAG


Câmara alarga apoio de terapia da fala nas escolas 

Acordo com a CERCIAG permite expandir o apoio de terapia da fala que é disponibilizado em contexto escolar. 

A Câmara de Águeda assinou, hoje, um protocolo com a CERCIAG - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda, CRL., válido por 12 meses, que visa o alargamento do apoio de terapia da fala que é prestado às crianças que frequentam os ensinos Pré-escolar e 1.º Ciclo nas escolas do Concelho. 

Até ao momento, no âmbito da delegação de competências do Estado nos Municípios nas áreas sociais e considerando que, tal como determinado por lei, o aluno tem o direito de beneficiar de outros apoios específicos, adequados às suas necessidades escolares ou à sua aprendizagem, a Câmara de Águeda tem vindo a prestar apoio, nos últimos anos, ao nível da terapia da fala, às crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo. 

Perante a sinalização de várias crianças com problemas de linguagem, que lhes condicionam os processos de aprendizagem, a Câmara considerou “imprescindível alargar e expandir a terapia da fala em contextos escolares”. 

Neste âmbito, o trabalho do terapeuta da fala incide na avaliação e intervenção ao nível da comunicação verbal (articulação oral/escrita e fala) e não-verbal, bem como da interação social e da motricidade orofacial de alunos com multideficiência ou perturbações do espectro do autismo. 

Segundo os pressupostos do acordo, vai trabalhar-se, nesta fase, não só a criança, mas também os familiares e docentes/educadores que a acompanha, de forma a capacitá-los para que, no dia a dia, deem continuidade ao trabalho realizado pelos especialistas. 

Este trabalho visa “a estimulação de competências linguísticas de crianças que apresentam lacunas no desenvolvimento da linguagem oral/escrita e a sensibilização para a importância da estimulação da linguagem, sobretudo da consciência fonológica, nos diferentes contextos em que a criança se encontra inserida, nomeadamente escolar e familiar”. 

Este projeto vai ser implementado de duas formas: através de uma intervenção seletiva junto de crianças identificadas como estando em situação de risco, por apresentarem perturbação da linguagem e/ou fala, que beneficiarão de uma intervenção terapêutica individualizada em contexto escolar; e através de uma intervenção universal, que prevê a realização e dinamização de ações, no âmbito da prevenção e capacitação, destinadas a famílias, educadores e/ou professores, dotando-os de conhecimentos, ferramentas e estratégias de promoção da consciência fonológica que poderão ser implementadas no dia a dia das crianças. 

Para executar este projeto de intervenção nas escolas do Concelho e com base no protocolo hoje assinado, a Autarquia atribui à CERCIAG um apoio de 29.525,12 euros, uma verba que será transferida de uma forma faseada, sendo que a instituição apoiada terá de fazer relatórios trimestrais com a monitorização dos indicadores que permitirão avaliar o trabalho desenvolvido. 

Para Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, este apoio é uma “mais-valia que é disponibilizada nas escolas, não só às crianças, mas também agora às famílias e educadores, que precisam de uma orientação para saber lidar com algumas problemáticas específicas dos seus educandos”. 

Refira-se que, além deste apoio de terapia da fala, a Câmara Municipal de Águeda presta, também nas escolas, apoio psicológico, através do GAPSI (Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico), que envolve técnicos especializados, quer da Autarquia, quer dos diferentes parceiros que cooperam nesta área, a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, bem como as instituições de solidariedade social Os Pioneiros e o Centro Social e Paroquial da Borralha. Este apoio é concretizado em cada escola do Concelho, de acordo com o estabelecido com cada agrupamento de escolas do Município. Um serviço que pretende colmatar as dificuldades sentidas pelas escolas e instituições do Concelho de Águeda, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas emocionais e comportamentais das crianças dos ensinos Pré-escolar e 1.º Ciclo do Município.

CPCJ de Ansião entregou prémios aos vencedores do Concurso de Desenho “Os Direitos da Criança”


No passado dia 25 de janeiro, pelas 10h30, realizou-se, na Biblioteca Municipal de Ansião, a cerimónia de entrega de prémios às crianças vencedoras do Concurso de Desenho “Os Direitos da Criança”, dinamizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ansião. 

Foram 209 os desenhos participantes, trabalhos cheios de cor e de imaginação, onde as crianças puderam dar asas à sua criatividade e refletir sobre os seus direitos. 

Sagraram-se vencedores deste concurso: Dinis Ramalho António (EB1 de Santiago da Guarda), com o 1º Prémio, no valor de 50 euros; Gabriela Coutinho Prates Santos (EB1 de Ansião), com o 2º Prémio, no valor de 30 euros; e Gustavo Medeiros (JI de Avelar), com o 3º Prémio, no valor de 20 euros. 

A Escola EB1 de Alvorge obteve a Menção Honrosa da escola com maior participação, e a turma do 4º ano da EB1 de Ansião alcançou a Menção Honrosa da turma com maior participação. 

Todos os trabalhos realizados pelos participantes estarão em exposição no decorrer da Festa do Livro, a ter lugar no início do mês de junho. 

Parabéns a todos os participantes e vencedores pelo seu empenho e dedicação.

Ansião | Homenagem ao Dr. Fernando Travassos


Aquele que foi criado como um espaço em sua homenagem, acolheu, no passado dia 24 de janeiro, mais um momento de evocação póstuma ao Dr. Fernando Travassos, como forma de assinalar os 70 anos da chegada a Ansião do "médico do povo". 

O Consultório da Memória com o seu nome reuniu vários ansianenses que, tendo com ele convivido e privado, partilharam as suas memórias das várias facetas desta figura incontornável da história e da identidade ansianenses. 

Manuel Augusto Dias, Rui Nogueira, César Nogueira, João Patrício e Odete Antunes, numa tertúlia moderada por Teresa Fernandes, traçaram o percurso biográfico de Fernando Travassos que, sendo natural de Arganil, desde os 28 anos fez vida em Ansião. 

Foram enaltecidas as qualidades profissionais, humanas e sociais daquele que sempre será lembrado e acarinhado pela comunidade ansianense, para a qual muito deu de si, não só na prestação de cuidados médicos como também no envolvimento e na dedicação a coletividades concelhias, como os Bombeiros Voluntários de Ansião e a Sociedade Filarmónica Ansianense, e a momentos culturais como o Cortejo Alegórico do Povo nas Festas do Concelho. 

Ansião ficar-lhe-á eternamente grato.

Portugal Lisboa no topo das cidades com mais trânsito na Península Ibérica

A conhecida empresa especializada em software e medição de trânsito, TomTom, publicou o relatório anual que analisa o congestionamento de trânsito em 416 cidades de 57 países, um número superior ao do ano passado.
Em 2019, Lisboa foi pela quarta vez consecutiva, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, acima de grandes cidades espanholas como Madrid ou Barcelona.  Com uma percentagem de 33% no que diz respeito ao congestionamento, os lisboetas passam cerca de 43 minutos no trânsito diariamente, o que perfaz um total de 158 horas por ano. O índice de tráfego aumentou em relação ao ano passado, mas a capital portuguesa acabou por descer quatro lugares no ranking, ocupando agora a 81º posição a nível mundial.
Já na sua nona edição, o TomTom Traffic Index baseia-se na percentagem do nível de congestionamento, que representa o tempo adicional de viagem que os condutores passam na estrada durante um ano. O estudo começa por analisar os tempos de viagem em condições sem trânsito em várias partes das cidades. Depois, são analisados os tempos de viagem no ano inteiro (24 horas por dia, 7 dias por semana) em cada cidade – e a informação é comparada com os períodos sem trânsito, de forma a estimar o tempo de viagem adicional. Ou seja, um nível de congestionamento de 36% significa que o tempo adicional de viagem é 36% superior à média do tempo de viagem sem trânsito.
Porto também viu o seu índice de tráfego aumentado, tendo subido 3 pontos percentuais em relação ao ano passado, e subindo 13 lugares no ranking, ocupando a posição 108. Ainda assim, com um índice de 31%, mantém-se inferior ao de Lisboa. Na invicta, os condutores perdem 39 minutos no trânsito, somando um total de cerca 154 horas anuais. 
O final do dia de sexta-feira (entre as 18h e as 19h) acarreta os principais problemas de congestionamento de trânsito, tanto em Lisboa como no Porto. Analisando os níveis de tráfego nas autoestradas, estes situam-se nos 23% em Lisboa e 21% no Porto. Já nas vias secundárias, o congestionamento aumenta para 34% em Lisboa e 36% no Porto, registando, respetivamente, uma subida de 1 e 3 pontos percentuais em relação ao ano passado.
Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index englobou as cidades do Funchal (17%, 351ª posição), Braga (18%, 334ª posição) e Coimbra (15%, 375ª posição), sendo que todas elas registaram um aumento na percentagem de tráfego. De acordo com o relatório da TomTom, no Funchal e em Braga, os condutores passam uma média de 22 e 24 minutos por dia no trânsito, respetivamente, e 18 minutos em Coimbra. Tal como acontece em Lisboa e no Porto, o período de maior congestionamento é ao final do dia, sendo que neste caso, o dia da semana mais congestionado regista uma maior variação.
Mas fora da Península Ibérica estão as cidades com mais trânsito do mundo, com o ranking mundial volta a ser liderado por uma cidade indiana. Em 2019, Bengaluru encabeçou o pódio, com os condutores da cidade indiana a passarem 71? tempo adicional no trânsito. Segue-se a capital das Filipinas, Manila (71%), Bogotá, na Colômbia (68%), a cidade mais congestionada de 2018, Bombaim, (65%) e Pune, também na Índia (58%), completando assim o top 5 das cidades com mais trânsito do mundo.
guiadacidade

Último troço da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede está em construção


A construção da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede foi retomada no troço compreendido entre a Rua dos Bombeiros Voluntários e a zona escolar, designadamente na Rua Dr. Lino Cardoso. O traçado tem continuidade em alguns dos percursos do Parque Verde de S. Mateus já dimensionados para o efeito, estendendo-se ao longo da envolvente do Parque Municipal de Ténis e das Piscinas Municipais, local onde se reparte em dois trajetos, um que termina na proximidade da Rotunda dos Lions, outro que irá prolongar-se até ao tribunal junto ao designado Caminho das Oliveiras. 

É assim que, para concluir a execução do pavimento, falta apenas aplicar tapete num pequeno troço da Rua João de Ruão, nas imediações da Zona Industrial, seguindo-se depois os trabalhos de pintura e a colocação de sinalética vertical e horizontal, para que a empreitada seja encerrada. 

Adjudicada pela Câmara Municipal por 460.058 euros, a Rede Ciclável Urbana de Cantanhede tem uma extensão de 7,5 Km, tendo sido concebida para gerar fluxos de mobilidade em bicicleta no núcleo urbano da cidade e deste para áreas que registam maior afluência diária de residentes, designadamente através das ligações à zona da Escola Secundária Lima de Faria, EB 2,3 Marquês de Marialva e Centro Escolar, bem como a vários locais do forte polo empregador centrado na zona industrial e Biocant Park. 

Trata-se de um investimento estruturante inscrito no PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, no âmbito do qual conta com uma comparticipação comunitária de 85% dos custos elegíveis, nos termos da candidatura aprovada para o efeito pelo Portugal 2020. O projeto contempla, numa fase posterior, mais cerca de 5 Km de ciclovia, perspetivando-se ainda, a médio prazo, a possibilidade de a estender a outros lugares. 

O objetivo é preparar Cantanhede para os desafios da mobilidade sustentável, criando condições para generalizar o uso da bicicleta, promovendo por essa via a substituição do automóvel nos movimentos pendulares dos residentes, até porque a cidade se caracteriza por uma orografia bastante plana, o que a torna especialmente convidativa para o uso de velocípedes. O trajeto foi concebido para servir áreas residenciais, de modo a proporcionar ao maior número possível de pessoas para a utilização da bicicleta nas deslocações diárias entre casa e trabalho ou entre casa e escola, havendo também alguns troços propícios para passeios de recreio ativo. 

Na elaboração do projeto analisaram-se devidamente as condicionantes existentes nas diversas zonas abrangidas e, em função os objetivos estabelecidos pela Câmara Municipal, foram adotados critérios habitualmente usados em obras análogas, de forma a acautelar as melhores condições de segurança para os utilizadores e a conseguir um bom efeito estético ao nível do enquadramento urbano do percurso. 

No geral, o perfil transversal é de 2,5 m de largura, contíguo ao passeio, acautelando boas condições de convivência em segurança entre ciclistas e peões. Em alguns locais pontuais foi necessário adotar um perfil transversal diferente, nomeadamente quando o terreno não permitiu a implementação da ciclovia e do passeio de forma individualizada, tendo-se optado neste caso por um perfil de 3 m de largura, com passeio partilhado nos dois sentidos definidos para os ciclistas.

ABERTURA DE CONCURSO INTERNACIONAL PARA A ASSOCIAÇÃO SFCOLAB

Encontra-se aberto o concurso internacional para contratação de um recurso humano para as funções de secretário executivo do SFCOLAB – Associação SFCOLAB Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. O concurso decorre no âmbito do concurso de Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados aprovado pelo CENTRO 2020.
Em causa está um contrato de trabalho a tempo inteiro que deverá ter início no primeiro trimestre de 2020, com um período experimental inicial de 30 dias. O prazo de submissão de candidaturas está fixado em 10 dias após a publicação do respetivo edital e os documentos a apresentar são:
  • Carta de motivação em inglês;
  • Curriculum detalhado em inglês;
  • Certificado de habilitações;
  • Contacto de 2 referências.
Os documentos devem ser enviados, em formato PDF, para o e-mail sfcolab@gmail.com, indicando a referência do concurso (obrigatório).
O SFCOLAB – Associação SFCOLAB Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura será um centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura, orientado para as tecnologias de ponta. A sua origem encontra-se no SMART FARM COLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que foi aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e obteve um financiamento público ao longo dos próximos três anos para a contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados.
Os objetivos da associação são:
  • Implementar a agenda de investigação e de inovação orientada para a criação de valor económico e social proposta e aprovada pela FCT;
  • Disseminar o uso da agricultura digital e obter o máximo de indicadores para criar soluções inovadoras para o tecido económico;
  • Impulsionar e estimular ligações estruturadas e duradouras entre a ciência e o setor da horticultura, viticultura e fruticultura na Região Oeste;
  • Aumentar o acesso à produção e à informação usando dados em tempo real, proporcionando soluções mais rápidas e precisas para os agricultores;
  • Diversificar, estimular e coordenar atividades baseadas em conhecimento científico, promovendo processos de mudança tecnológica e a criação de agendas de investigação e inovação de curto e médio prazo.

O Município de Torres Vedras, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, a Impactwave, o Luís Vicente, a Optimizeplanet, a Quinta do Pinto – Sociedade Comercial Agrícola, a SGS Portugal, a Stagric, os Transportes Paulo Duarte e a Tomix – Indústria de Equipamentos Agrícolas e Industriais são as entidades que dão forma a esta associação sem fins lucrativos.

Inovação nas TIC em debate em Aveiro - O “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” realiza, no dia 6 de fevereiro, mais uma sessão no IT - Instituto de Telecomunicações

O “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” realiza, no dia 6 de fevereiro, mais uma sessão no IT - Instituto de TelecomunicaçõesResultado de imagem para IT - Instituto de Telecomunicações

Setor das TIC é o que mais investe em Inovação & Desenvolvimento em Portugal

Conetividade ubíqua e segura; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Comunicação de Conhecimento; TIC aplicadas ao setor público; e TIC aplicadas aos setores produtivos serão os temas em debate em mais uma iniciativa integrada no “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Dedicada ao tema das “TIC”, a sessão terá lugar no dia 6 de fevereiro, no IT – Instituto de Telecomunicações, em Aveiro.
A iniciativa é composta por dois momentos distintos. Da parte da manhã, durante um Workshop temático, irá realizar-se uma mesa redonda seguida de dinâmicas de grupo e que será finalizada com um momento para debate e conclusões. Da parte da tarde terá lugar um Focus Group Meeting que incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas.
Entre 2014 e 2017 as empresas nacionais investiram 2,1 mil milhões de euros em projetos enquadrados na área temática “Tecnologias de Informação e Comunicações”, que se integra no eixo “Tecnologias Transversais e suas Aplicações”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).
Este será o sétimo de um conjunto de eventos que integra o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projeto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER. Nos próximos meses, a ANI vai continuar a promover um conjunto de iniciativas sobre a Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e a setores estratégicos da economia nacional considerados prioritários no âmbito da especialização inteligente.
TIC absorveram 24% do total investido em I&D em 2017
De acordo com o relatório “Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)”, produzido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, entre 2014 e 2017, a área temática de Tecnologias de Informação e Comunicações registou um crescimento anual médio de 8,5% em I&D. A maior subida na despesa em I&D foi em 2017, ano em que as empresas investiram mais de cerca de 614 milhões de euros, mais 15,3% nesta área, face ao ano anterior. Em 2017, foi o setor que absorveu mais investimento em inovação.

Tabela: Evolução da Despesa em I&D na área de Tecnologias de Informação e Comunicações em Portugal
Área Temática
2014
2015
2016
2017
Tecnologias de Informação e Comunicações
481 929
505 007
533 013
614 301
% do setor face ao total nacional
21,5%
22,6%
22,3%
23,7%
Total Nacional
2 232 249
2 234 370
2 388 466
2 585 099

Nota: Valores em milhares de euros.

Exposição celebra 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi


Os 150 anos do Nascimento de Ernesto Korrodi vão ser celebrados com a exposição “Ernesto Korrodi: Além da Arquitetura”, que é inaugurada dia 2 de fevereiro, às 16:00, no Banco das Artes galeria. 

A exibição resulta da preservação de 12 cadernos de desenhos, estudos e notas inéditos que o arquiteto criou durante as suas campanhas nacionais e internacionais, incluindo países como Espanha, Itália, Marrocos ou Suíça. 

Ernesto Korrodi nasceu na Suíça em 1870 e veio para Portugal aos 19 anos para dar aulas de desenho nas Escolas Industriais. 

Fixou-se em Leiria nos finais do século XIX para colaborar na mudança de imagem urbanística da cidade, destacando-se o levantamento da ruína do Castelo, com a sua documentação fotográfica e em desenho para base de trabalho aos estudos de reconstrução do monumento. 

Realiza ainda preciosos documentos visuais e escritos sobre outro património relevante nacional, como a Sé de Lisboa, o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo e os Castelos de Ourém e de Porto de Mós, desenhando os aspetos mais relevantes para registo e utilização futura em projetos de arquitetura, cantaria e elementos decorativos. 

Em Leiria, Korrodi deixa a sua marca em alguns dos mais emblemáticos edifícios, sendo exemplos a Câmara Municipal, o Mercado de Sant’Ana, a Casa do Arco e o Banco das Artes galeria (antigo edifício do Banco de Portugal). 

A exposição estará patente até 3 de maio e tem entrada gratuita.

Castelo de Paiva | 335 famílias já foram beneficiadas


CÂMARA MUNICIPAL RENOVOU ACORDO DE PARCERIA PARA MANTER INCENTIVO Á NATALIDADE

Na sequência da implementação da medida social de Incentivo à Natalidade, aprovada pela Câmara Municipal em Março de 2016, e que tem sido muito bem acolhida pela população, foi recentemente renovado o Acordo de Parceria estabelecido entre o Município e os estabelecimentos comerciais aderentes, relativamente ao ano em curso, podendo beneficiar deste apoio, as crianças nascidas no concelho, nos termos do regulamento municipal aprovado, tendo até ao momento sido beneficiadas cerca de 335 famílias paivenses, encaminhadas pelos serviços da Acção Social da autarquia.

Destacando a utilidade desta medida social, o presidente da CM de Castelo de Paiva realça a sua importância para desejada fixação de jovens no concelho, enquadrado no objectivo de melhorar a qualidade de conforto e bem - estar à nascença, na sua alimentação e higiene, através da garantia da disponibilização aos progenitores de um conjunto básico, mas essencial, de bens destinados aos recém -nascidos até aos 2 anos de idade, ao mesmo tempo, aproveitando para dar conta do enquadramento demográfico do concelho, referindo – se à problemática do envelhecimento da população e à diminuição da taxa da natalidade.

Gonçalo Rocha evidencia o interesse desta medida social, como forma de combater o desequilíbrio demográfico, no seio de uma população cada vez mais envelhecida, e ao mesmo tempo ajudar as famílias, tentar travar a emigração e potenciar alguma melhoria para a economia local, destacando que, na implementação desta medida foi alargado o âmbito da acção, sendo que, não será apenas famílias carenciadas que serão beneficiadas, mas também a classe média, que tão desprotegida tem sido nos últimos anos.

A autarquia destaca o papel dos parceiros no apoio e fornecimento de produtos que promovam uma melhor saúde e uma melhor qualidade de vida, ajudando a encontrar respostas eficazes para ajudar ao aumento da taxa da natalidade, garantindo assim uma ajuda aos pais no acesso a determinados bens e serviços, nomeadamente a aquisição de produtos para o bebé.

A acção social continua a ser uma das prioridades do Executivo Municipal liderado por Gonçalo Rocha, sendo a grande aposta a implementação de projectos que revelem, no terreno, respostas sociais que vão ao encontro das necessidades da população do concelho.

Carlos Oliveira 

Campanha de Educação para a Saúde “2’Minutos para mudar de vida” chega a Leiria


O auditório do Estádio Municipal de Leiria recebe sexta-feira, dia 7 de fevereiro, às 18:00, a campanha nacional de educação para a saúde “2´Minutos para mudar de vida”, que promove as mudanças de comportamento para prevenção das doenças não transmissíveis, como é o caso do cancro. 

“2’Minutos para mudar de vida” teve início em abril de 2019 com a exibição da série com o mesmo nome na RTP1 e chega agora a Leiria para uma sessão organizada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES/Pinhal Litoral), com o apoio da Câmara Municipal de Leiria. 

Durante a sessão de dia 7 de fevereiro, será dada aos participantes a oportunidade de verem episódios da série da TV e aprenderem com especialistas, o que é possível e importante fazer para prevenir o cancro. 

A entrada é gratuita e aberta a todos aqueles que estiverem interessados em participar. Mais informações em https://www.facebook.com/2minutosparamudardevida/

Criada pelo i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, em parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo, esta campanha utiliza diversas plataformas de divulgação, nomeadamente TV, web (www.2minutos.pt/partilhar) e eventos presenciais, para alcançar um público alargado e diversificado.

PS avança com voto de condenação formal de André Ventura por xenofobia

Resultado de imagem para PS avança com voto de condenação formal de André Ventura por xenofobia
A líder parlamentar do PS anunciou hoje que vai propor na Assembleia da República uma condenação formal do deputado do Chega, André Ventura, por "xenofobia", depois deste ter sugerido a deportação da deputada do Livre Joacine Katar Moreira.
Joacine Katar Moreira apresentou uma proposta para a devolução de património existente nos museus portugueses aos países de origem nas antigas colónias de Portugal, o que levou a seguir André Ventura a propor a devolução desta deputada do Livre ao seu país de origem.
"O PS condena veementemente as afirmações proferidas contra um deputado, que são xenófobas. O convite feito a qualquer cidadão para sair e voltar ao seu país de origem é inadmissível numa sociedade democrática e é inadmissível em Portugal. Isto, para o PS, não passará sem uma condenação formal no espaço próprio, que é o parlamento", declarou Ana Catarina Mendes.
Lusa

Luanda Leaks: Joalheira detida por marido de Isabel dos Santos anuncia falência

Resultado de imagem para Luanda Leaks: Joalheira detida por marido de Isabel dos Santos anuncia falência
TVI24
A joalheira De Grisogono, detida parcialmente por Sindika Dokolo, marido da empresária Isabel dos Santos, anunciou hoje que entrou em falência, depois de não ter conseguido encontrar um comprador e perante a acumulação de dívidas.
De acordo com a imprensa suíça, a decisão será anunciada hoje aos 65 trabalhadores na fábrica de Plan-les-Ouates, na Suíça, e surge na sequência da divulgação, por um consórcio internacional de jornalistas, da utilização de dinheiro público angolano nesta joalheira.
Na semana passada, em entrevista à agência Lusa, o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admitiu que entre os processos em investigação está o financiamento com dinheiros públicos da empresa pública de diamantes, Sodiam (200 milhões de dólares, 180 milhões de euros] para a compra da joalheira De Grisogono.
No despacho-sentença que determinou o arresto de bens de Isabel dos Santos, divulgado no final do ano passado, é dito que em audiência de produção de prova, ouvidas as testemunhas, resultou provado, entre outros factos, que, em agosto de 2010, o executivo angolano, chefiado então por José Eduardo dos Santos, decidiu comercializar diamantes angolanos no exterior do país.
Ficou também provado que "o antigo Presidente da República decidiu investir numa empresa suíça - De Grisogono/Joalharia de Luxo - que se encontrava em falência técnica em virtude de uma dívida para com os bancos UBS-Banco Cantonale de Genebra e BCV".
Segundo a providência cautelar de arresto, ficou igualmente provado que José Eduardo dos Santos decidiu comprar a dívida da sociedade De Grisogono/Joalharia de Luxo junto dos bancos e "oferecer o negócio a Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, sua filha e genro".
O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou no dia de 19 de janeiro mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks’, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.
Na passada quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República angolana anunciou que Isabel dos Santos tinha sido constituída arguida num processo em que é acusada de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol e que visa também portugueses alegadamente facilitadores dos negócios da filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.
De acordo com a investigação do consórcio, do qual fazem parte o Expresso e a SIC, Isabel dos Santos terá montado um esquema de ocultação que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para uma empresa sediada no Dubai e que tinha como única acionista declarada Paula Oliveira.
A investigação revela ainda que, em menos de 24 horas, a conta da Sonangol no EuroBic Lisboa, banco de que Isabel dos Santos é a principal acionista, foi esvaziada e ficou com saldo negativo no dia seguinte à demissão da empresária da petrolífera angolana.

O EuroBic já anunciou que a empresária vai abandonar a estrutura acionista, o mesmo acontecendo na Efacec e já depois de os três membros não executivos do conselho de administração da NOS ligados a Isabel dos Santos terem anunciado a sua saída da operadora de telecomunicações.

Há uma semana, a consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) anunciou o corte de relações com as empresas controladas por Isabel dos Santos, enquanto a Sonae disse estar a acompanhar a situação com preocupação, devido à alusão à NOS, controlada pela ZOPT, da qual é acionista, tal como Isabel dos Santos.
A empresária angolana já refutou o que descreveu como "alegações infundadas e falsas afirmações" e anunciou que vai avançar com ações em tribunal contra o consórcio de jornalistas que divulgou a investigação ‘Luanda Leaks’. Além disso, Isabel dos Santos reafirmou que os investimentos que fez em Portugal tiveram uma origem lícita.
Lusa

Corpo de Kobe Bryant identificado entre as vítimas do acidente aéreo

Resultado de imagem para Corpo de Kobe Bryant identificado entre as vítimas do acidente aéreo
Jornal NH
Não havia dúvida de que Kobe Bryant estava entre as vítimas, mas já é oficial: a medicina legal identificou ontem oficialmente o corpo do atleta e de outras três das nove vítimas do acidente de helicóptero que ocorreu há três dias.
"Através de impressões digitais, os investigadores identificaram três homens e uma mulher que estavam na aeronave", incluindo o ex-jogador do Los Angeles Lakers e o piloto do helicóptero aeronave, Ara Zobayan. Os outros corpos identificados são de Altobelli e Sarah Chester.
"Os investigadores estão ainda a trabalhar na identificação das cinco  restantes vítimas", incluindo a filha de Bryant, Gianna, de 13 anos.
As autoridades recuperaram entre domingo e segunda-feira os nove corpos do local do acidente, uma intrincada área montanhosa em Calabasas, a sudoeste de Los Angeles.
O helicóptero Sikorsky S-76 caiu na manhã de domingo e levava Bryant do condado de Orange, onde morava, até à sua academia desportiva Mamba, em Thousand Oaks, onde a sua filha disputaria uma partida de basquetebol.
A notícia da sua morte provocou grande consternação no mundo inteiro, a começar pelos moradores de Los Angeles que o viram jogar durante 20 anos.
Numa praça localizada na frente ao Staples Center, estádio dos LA Lakers, foram erguidos vários altares improvisados em homenagem a Kobe Bryant, com balões, ténis, bonés, flores e velas.

"A velocidade da queda era superior a 600 metros por minuto"

O Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB), que investiga acidentes aéreos envolvendo aeroaves civis, divulgou também ontem um vídeo onde é possível ver os destroços e as cinzas no local da queda do helicóptero, que pertencia ao ex-jogador.
"A velocidade da queda era superior a 600 metros por minuto", disse Jennifer Homendy, membro da equipa do NTSB designada para o caso, em conferência de imprensa  "Foi uma descida bastante acentuada em alta velocidade", acrescentou.
O NTSB pretende divulgar um relatório preliminar do caso em dez dias e um final entre 12 e 18 meses.
A aeronave não contava com um dispositivo de alerta de proximidade de solo (TAS), que não era necessário, embora o NTSB recomendasse às autoridades federais esse exigência.
O helicóptero também não possuía uma caixa negra, porque esse equipamento não era exigido.
Os investigadores encontraram um iPad, possivelmente do piloto, muito experiente com mais de 8.000 horas de voo, que será analisado.
O clima continua a ser uma parte desconhecida e crucial da investigação. A neblina era suficientemente intensa no domingo de manhã, ao ponto de a polícia deixar os seus próprios helicópteros em terra, tendo os usado apenas à tarde.
"Temos um meteorologista na equipa que está a analisar o clima e a tomada de decisões para voar naquele horário", disse Homendy.

LeBron James: "Estou aqui sentado a tentar escrever algo neste post, mas cada vez que tento, começo a chorar de novo"

Os Lakers deveriam ter regressado ao Staples Center ontem para enfrentar os LA Clippers, mas a NBA decidiu adiar o jogo para uma data ainda a ser determinada "por respeito aos Lakers, profundamente abalados pela trágica perda de uma lenda da organização".
O seu próximo jogo em casa está marcada para sexta-feira contra os Portland Trail Blazers. No site de revenda de ingressos StubHub, a entrada mais barata era de 768 dólares e a mais cara 10.000 dólares.
LeBron James, atualmente o nome mais forte da NBA, afirmou que estava "devastado" com a morte de Bryant numa publicação no Instagram, na qual também prometeu continuar o legado do seu amigo nos Lakers.
"Estou aqui sentado a tentar escrever algo neste post, mas cada vez que tento, começo a chorar de novo, ao pensar em ti, na minha sobrinha Gigi e na amizade/laço/irmandade que nós tínhamos", escreveu.

Kevin Durant: "Como competidor, odiava-se jogar contra ele. Como pessoa, adorava-se estar perto dele"

Também Kevin Durant, que atua no Brooklyn Nets, disse que "é difícil seguir em frente agora", emocionado com a morte trágica de Bryant. "Mas como comunidade do basquetebol, como mundo em geral, estamos todos de luto e mantemo-nos unidos", acrescentou.
Durant, que está fora da temporada 2019-20 da NBA devido a uma lesão, afirmou que "ainda é difícil processar isto (a morte de Kobe)". "É uma tragédia. Entristeceu tantas pessoas no mundo", disse o jogador.
Ao ser questionado sobre como prestar homenagem ao pentacampeão da NBA, Durant disse que o melhor a fazer é que "todos os jogadores joguem o melhor que puderem cada noite".
No total, Durant enfrentou Bryant 25 vezes em jogos da temporada regular e dois playoffs enquanto estava no Seattle-Oklahoma City. Bryant e Durant foram companheiros de equipa no Dream Team que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
"Ter a oportunidade de competir contra Kobe e estar perto dele no espaço humano foi uma alegria", lembrou Durant. "É difícil entender tudo isto. Tendo esse tempo e esses momentos com Kobe sempre significou seguir em frente, mas acho que é muito difícil fazer isso com o tamanho do impacto que teve sobre todos nós. Como competidor, odiava-se jogar contra ele. Como pessoa, adorava-se estar perto dele", concluiu Durant.
Também o tenista sérvio Novak Djokovic disse que Kobe era seu "mentor".  "Foi um dos melhores atletas de todos os tempos. Inspirou-me e a muitas outras pessoas no mundo", afirmou com lágrimas nos olhos depois de se classificar para as semifinais do Open da Austrália.
Madremedia / AFP

Onze jovens marroquinos interceptados pela Polícia Marítima em Olhão

Resultado de imagem para Onze jovens marroquinos interceptados pela Polícia Marítima em Olhão
A embarcação foi detectada pelas 5h30. Três migrantes tiveram de receber assistência médica no Hospital de Faro.

A Polícia Marítima resgatou das águas, ao largo de Olhão, uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo. Três tiveram de receber assistência no Hospital de Faro.
Segundo o capitão André Cardoso de Morais, os jovens dizem ser do Norte de Marrocos e têm entre 21 e 30 anos.
O barco, que só tinha a bordo alguns mantimentos e combustível, foi intercetado cerca das 4h30.
Os jovens, que não tentaram fugir, foram encaminhados para a capitania de Olhão e aguardam a chegada de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O comandante do porto de Olhão explicou ainda que três homens foram encaminhados para o Hospital de Faro “para despistar eventuais problemas de saúde”, pois apresentavam dores abdominais.
Os imigrantes ilegais que seguiam na embarcação não têm documentos e vão ser ouvidos por um intérprete do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), disse fonte deste organismo à agência Lusa.
Os 11 homens falam "muito pouco francês" e que só depois de o SEF avaliar toda a situação destas pessoas é que será tomada uma decisão.
É o terceiro caso no Algarve. A última situação aconteceu em dezembro de 2019, quando oito jovens (entre os 16 e os 20 anos) desembarcaram numa praia de Monte Gordo.
Em dezembro de 2007, as autoridades também detetaram um grupo de 19 imigrantes alegadamente provenientes de Marrocos na ria Formosa, junto a Olhão, naquele que foi o primeiro incidente do género registado na costa portuguesa.

Fonte: Renascença
Foto: Ana Rodrigues

Mais de 29 mil sobre-endividados pediram ajuda à Deco em 2019. O problema não é o desemprego, mas o pior emprego

Resultado de imagem para Mais de 29 mil sobre-endividados pediram ajuda à Deco em 2019. O problema não é o desemprego, mas o pior emprego
RTP
Mais de 29.000 sobre-endividados voltaram a pedir ajuda à Deco em 2019, tal como em 2018, sendo a principal causa de endividamento a deterioração das condições laborais, em vez do desemprego, segundo dados da associação.
O balanço do ano não é positivo, na opinião da coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco, Natália Nunes: “O número de pedidos de ajuda [à associação de defesa do consumidor Deco] não diminuiu em 2019, mantendo-se com o mesmo número desde 2017″, e totalizando 29.154 no ano passado, quando em 2018 foi 29.350 e em 2017 tinha sido 29.000.
O que mudou, analisando dados daquele gabinete de 2019 face a 2018, foram as razões desse sobre-endividamento, deixando o desemprego de ser a principal causa das dificuldades financeiras das famílias, sendo substituído pela deterioração das condições laborais, como atrasos de pagamento de salários, perdas de rendimentos (nomeadamente devido a baixa médica) e redução de horas extraordinárias ou comissões.
A Deco lembra que os desempregados que regressaram no ano passado ao mercado de trabalho têm sido confrontados com contratos temporários e/ou parciais e que, do ponto de vista financeiro, esta situação conduz a insegurança e instabilidade e está aliada a baixos salários.
“Relativamente aos créditos, verificamos que as famílias continuam a ter cinco créditos (um à habitação, dois cartões pessoais e dois cartões de crédito), tal como em 2018, mas verificamos que há um aumento dos montantes do crédito pessoal e dos cartões de crédito”, apontou Natália Nunes.
Os montantes médios do crédito, que em 2018 eram de 16.111 euros para o crédito pessoal e 7.580 euros para os cartões de crédito, subiram no ano passado para, respetivamente, 22 mil euros, 8.300 euros.
Em termos percentuais, o crédito à habitação tinha um peso de 73% no total de créditos, o crédito pessoal 20% e os cartões de crédito 7%.
Os dados revelam ainda outro grande motivo de preocupação para a associação de defesa dos consumidores, a taxa de esforço suportada pelos consumidores sobre-endividados, ou a percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações de créditos, que no ano passado foi de 76%, contra 80% em 2018.

“Com esta taxa de esforço [76%], as famílias estão estranguladas do ponto de vista financeiro”

Natália Nunes lembra que a taxa de esforço “não deve ser superior” a 35% do rendimento, o que significa que os gastos mensais com créditos não devem absorver mais de 35% do rendimento mensal da família.
“Com esta taxa de esforço [76%], as famílias estão estranguladas do ponto de vista financeiro”, afirmou Natália Nunes.
Em 01 de julho de 2018, entraram em vigor novas regras do Banco de Portugal (BdP) de restrição à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo três tipos de limites, recomendando a entidade a atribuição de novos créditos apenas a clientes que gastem no máximo metade (50%) do seu rendimento líquido com as prestações mensais de todos os empréstimos detidos (habitação e consumo), apesar de admitir exceções.
“Essas medidas tiveram algum efeito no que concerne à concessão de crédito à habitação, com a banca a atuar de acordo com as recomendações do BdP. Mas há muito a fazer”, afirmou a responsável da associação, acrescentando que entre os pedidos de ajuda que chegam à Deco “há muito crédito contratado recentemente por famílias cuja taxa de esforço já não lhes permitia ter mais crédito”.
A Deco defende a criação de “regras muito apertadas” para a concessão de cartões de crédito, e a aplicação das recomendações à concessão de crédito ao consumo.
Os dados da associação revelam ainda que a maioria (44%) dos consumidores que pedem ajuda à Deco eram trabalhadores do setor privado (contra 14% do setor público), 19% eram desempregados e outros 19% reformado.