terça-feira, 25 de julho de 2023

Provas de Duatlo e Triatlo tiveram grande adesão. SEXTA EDIÇÃO DO EVENTO “ RIOS IBÉRICOS FOI UM SUCESSO DESPORTIVO EM CASTELO DE PAIVA “WALK ASTIC NIGHT” FOI A NOVIDADE DO EVENTO


A sexta edição do evento “ Rios Ibéricos “ traduziu-se num rotundo sucesso e o fim-de-semana foi repleto de emoção e exercício físico em Castelo de Paiva. Durante dois dias, o Largo do Conde e Entre-os-Rios, foram palco de uma série de eventos desportivos que serviram para animar a região e envolver atletas de todas as idades. Uma organização fantástica em cada momento, repartida pelo Município de Castelo de Paiva, Município de Penafiel, Federação de Triatlo de Portugal, Centro Sol Nascente e da Just Begin.
 
Esta grande jornada desportiva começou na noite de Sexta Feira, com a WALK “ASTIC” NIGHT, uma caminhada nocturna que levou os participantes a desfrutar de várias sensações ao mesmo tempo, potenciando momentos de entretenimento inesquecíveis. A cada paragem ao longo do percurso, os participantes foram surpreendidos com eventos especiais com néon, fumo e espuma, criando uma atmosfera única e envolvente. Todos elogiaram e gostaram da experiência.
No Sábado, durante a tarde, no Largo do Conde, em Castelo de Paiva foi o cenário da prova RIOS IBÉRICOS DUATLO JOVEM, uma competição que combinou a corrida e o ciclismo. Esta foi uma excelente oportunidade para os jovens atletas mostrarem as suas habilidades e determinação. A participação neste Duatlo experiência esteve aberta a qualquer pessoa com idades entre os 6 e os 100 anos … permitindo aos adultos experimentarem com os jovens em distâncias pequenas.
Já na manhã de Domingo, bem cedo em Entre-os-Rios, Penafiel, para a prova de natação, e com final no Largo do Conde, foi o ponto alto do fim-de-semana, com a disputa da TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO, em distância Olímpica. O evento contou com a presença atletas oriundos de vários clubes nacionais, destacando-se a presença do Benfica, Sporting, Alhandra, Vasco da Gama de Sines, Clube de Natação de Torres Novas, Clube Galitos, Sporting Clube de Espinho, Cnatril Trialtlo, Clube Fluvial Vilacondense e Outsytems de Oeiras
,etc, prometendo uma competição renhida e momentos de grande emoção.
Os triatletas tiveram nesta prova, a oportunidade de demonstrar toda a sua força, resistência e habilidades numa das modalidades desportivas mais encantadoras. Realizou-se também duas provas promoções de Triatlo e Duatlo com distância Sprint e em Estafetas, para os atletas que preferirem distâncias menores.
Todos os intervenientes nesta organização, reconheceram a importância do desporto na promoção da saúde e do bem-estar da população, e congratularam-se pela possibilidade de, juntos, terem proporcionado em Castelo de Paiva um fim-de-semana fantástico para os amantes desta modalidade desportiva que, cada vez mais, cativa praticantes em Portugal.
A Vereadora do Desporto e Cultura, Liliana Vieira, acompanhou o desenrolar das provas, e em jeito de balanço final, congratulou-se com o sucesso desta bonita jornada desportiva, dando os parabéns às entidades parceiras envolvidas na organização, envolvendo municípios vizinhos e ribeirinhos, manifestando também o desejo de que voltem a Castelo de Paiva e possam conhecer as potencialidades turísticas desta terra, que se quer afirmar como destino de eleição.

Aqui ficam os resultados principais desta jornada desportiva, com o nome dos atletas e equipas vitoriosos e os tempos conquistados, que permitiram a honra e o privilégio de subir ao pódio em lugar de destaque:
Duatlo Promoção Masculinos Primeira Corrida: 2500 m - Ciclismo: 20000 m - Segunda Corrida: 5000 m
Tiago Pinho 35-39 Clube Fluvial Vilacondense 1:08:33
Duatlo Promoção Femininos Primeira Corrida: 2500 m - Ciclismo: 20000 m - Segunda Corrida: 5000 m
Sara Eiró 40-44 X Não Licenciado 1:42:53
Triatlo Promoção Estafetas
Outsystems Olímpico de Oeiras ESTF XZ Estafeta 1:53:44
Triatlo Promoção Masculinos
Dinis Ferreira CAD Individual 1:10:25
Triatlo Promoção Femininos
Beatriz Cardoso CAD Associação Académica de São Mamede 1:35:29
Classificações Escalões Masculinos / Juniores
João Vaz M JUN Sporting Clube de Portugal 02:08:39
Classificações Escalões Femininos / Juniores
Catarina Moutinho F JUN Clube de Natação de Torres Novas 02:55:21
Taça De Portugal De Triatlo - Classificações Absolutos Masculinos
João Mansos 25-29 Sporting Clube de Portugal 01:59:34
Diogo Tomé 20-24 Sport Lisboa e Benfica 02:03:05
José Pedro Vieira 20-24 Clube de Natação de Torres Novas 02:04:00
Taça De Portugal De Triatlo - Classificações Absolutos Femininos
Raquel Rocha 30-34 CNATRIL Triatlo 02:26:42
Inês Rico 20-24 Alhandra Sporting Club 02:28:01
Inês Oliveira 25-29 Sporting Clube de Portugal 02:34:12
Taça De Portugal De Triatlo Classificações Equipas Masculinas
João Mansos 25-29 Sporting Clube de Portugal 01:59:34
Hugo Figueiredo 20-24 Sporting Clube de Portugal 02:05:50
João Vaz JUN Sporting Clube de Portugal 02:08:39
Taça De Portugal De Triatlo Classificações Equipas Femininas
Raquel Rocha 30-34 CNATRIL Triatlo 02:26:42
Hanna de Sousa 45-49 CNATRIL Triatlo 02:38:35
Tuxa Negri 30-34 CNATRIL Triatlo 02:43:04
24 de Junho de 2023











Carlos Oliveira



XVIII FEIRA MEDIEVAL DE SILVES. A Mesquita, Símbolo e Poder

 A Feira Medieval regressa à cidade de Silves, de 10 de 20 de agosto, com 11 dias de recriação das vivências da antiga capital da província que hoje corresponde ao Algarve, a esplendorosa Xilb (Silves). Tendo como tema base “A Mesquita, Símbolo e Poder”, dará a conhecer a história da edificação e consagração da mesquita, enquanto espaço de culto e manifestação simbólica da nova religião, nos primórdios da islamização de um território que se tornará num dos maiores centros políticos e culturais do Gharb al-Andalus.
Na cidade voltará a ouvir-se o sermão pela voz do Íman; o Vizir dará as boas vindas a todos quantos nos visitam e o chamamento para a oração ecoará desde o alto minarete pelo Al-Muezzin. Serão dias de festa contagiante, alegrada pelos pregões dos vendedores, pelo som da música e das vibrantes danças inspiradas em memórias do Oriente.
A atmosfera mística da Feira Medieval tem início, diariamente, às 18h00, com o Cortejo Medieval, onde os participantes trajados a rigor irão desfilar pelas ruas da Medina e dos Arrabaldes. Os amantes das disputas podem assistir aos Jogos de Guerra onde se defrontarão um rebelde que tomou posse do território, Yahyâ Ibn Bakr Ibn Zadlaf, e o exército Omíadas, às 20h00 e às 22h30, na Praça Al-Mut’amid; e as Noites do Oriente, uma exibição deslumbrante de música, dança e fogo, que terá lugar, às 22h30, no Castelo de Silves.
Deixe-se envolver pela gastronomia, espetáculos e animação histórica, onde marcam presença mais de uma centena de expositores, entre artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores.
Revelar a imensa riqueza da história desta cidade e do seu território continua a ser preocupação do Município de Silves, organizador do evento. “Sabemos que estamos perante um evento de recriação histórica e essa recriação é que lhe dá alma, lhe dá a cor que é tão particular de Silves e das suas gentes. Por aqui passaram povos, religiões, culturas e maneiras de ser muito diversas, que nos deixaram saberes e modos de estar que nos são muito peculiares. A cultura é uma marca desta cidade e está profundamente ligada a essa herança de que muito nos orgulhamos, porque Silves é um lugar especial no que toca à cultura e à história”, explica a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.
Com uma forte produção visual, a imagem da XVIII Feira Medieval volta a ser da autoria do fotógrafo André Boto.
Deixe-se levar até à época medieval.
Esperamos por si!

 

SÍTIO DA TORRE EM ARMAÇÃO DE PÊRA SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 28 DE JULHO

 

O Município de Silves informa que o Sítio da Torre, em Armação de Pêra, sofrerá um corte de trânsito no dia 28 de julho, entre as 08h00 e as 12h00, na sequência da realização de betonagem de obra.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA DISTINGUIDA COMO “ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA”

Uma comissão de peritos constituída por profissionais indicados pela SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, distinguiu a Câmara Municipal de Évora com o título de “Entidade Empregadora Inclusiva”. 
A Marca “Entidade Empregadora Inclusiva” destina-se a promover o reconhecimento e a distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. São pontuados todos os domínios que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo, sendo valorizadas as entidades que se distingam por práticas de referência no recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, manutenção e retoma de emprego, acessibilidades, e ainda pelo serviço e relação com a comunidade. 
Na presente edição candidataram-se 165 entidades dos setores privado, público e da economia social. O Júri deliberou atribuir a Marca “Entidade Empregadora Inclusiva” a 54 entidades, das quais 7 com Menção “Excelência”. 
A Câmara Municipal de Évora congratula-se pelo reconhecimento público agora recebido, que surge em resultado de um trabalho de fundo, executado de forma contínua e centrado na otimização de recursos, sempre com especial atenção aos casos que envolvam necessidades especiais. A este propósito recorde-se que o Município de Évora tem em curso um Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação. Trata-se de um trabalho que reúne orientações de intervenção e aponta ações concretas para as trabalhadoras e para os trabalhadores da Autarquia, bem como para as munícipes e para os munícipes, no sentido da concretização progressiva de uma sociedade justa, inclusiva e igualitária, cuja promoção da igualdade e não discriminação entre todos os cidadãos se baseia numa atuação concertada entre a Câmara Municipal, entidades relevantes e população.

Rio Zêzere recebe remadores internacionais em mais uma edição do Portugal Rowing Tour


Participantes vão remar em águas de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Sertã, numa iniciativa de remo de lazer que atrai participantes de toda a Europa.
Um total de 40 remadores de cinco países da Europa vão descobrir o território do Rio Zêzere, no Centro de Portugal, no próximo mês de agosto, durante a edição de 2023 do Portugal Rowing Tour.
O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense, com o apoio da Turismo Centro de Portugal, e que atrai a Portugal remadores de várias nacionalidades. Durante a sua estada, em unidades hoteleiras da região, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo ao convívio e à descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região onde os circuitos acontecem.
O circuito de 2023 do Portugal Rowing Tour acontece de 10 a 13 de agosto e é constituído por quatro etapas, que levarão os participantes a vários locais emblemáticos do Rio Zêzere, como as albufeiras de Castelo do Bode e do Cabril, o Lago Azul, a Praia Fluvial do Trízio e a Foz de Alge. No total, os remadores remarão cerca de 60 quilómetros, em percursos localizados nos concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Sertã. O programa inclui também um passeio pedestre em Pedrógão Pequeno.

O evento segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, e do qual o Ginásio Figueirense e o Turismo Centro de Portugal foram precursores em Portugal. Ao longo das suas edições, o “Portugal Rowing Tour” já explorou as águas dos rios Mondego, Zêzere, Douro e Tejo e da Ria de Aveiro.

Rute Costa, diretora do Portugal Rowing Tour, destaca o enorme interesse que o evento desperta todos os anos a nível internacional. “As inscrições já estão encerradas, uma vez que foi atingido o limite máximo de 40 participantes, à semelhança, aliás, do que tem sucedido todos os anos. A rapidez do preenchimento das inscrições, maioritariamente por parte de remadores estrangeiros, comprova o sucesso desta iniciativa, ano após ano. Em 2023 temos uma grande comitiva de participantes ingleses, mas também holandeses, luxemburgueses e suecos, além de portugueses. Acreditamos que vai ser mais um Rowing Tour de sucesso e que as experiências proporcionadas a estes participantes serão uma mais-valia para a promoção do território do Centro de Portugal e do turismo náutico na região”, sublinha.

Para Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “o Portugal Rowing Tour é um exemplo da valorização do turismo ativo na nossa região. Modalidades como o remo de lazer encaixam na perfeição na estratégia da Turismo Centro de Portugal e reforçam a predisposição desta região para receber eventos desportivos, nomeadamente com ligação à água”.

“O Portugal Rowing Tour é um eixo de promoção, nacional e internacional, muito importante para a região, em especial nos territórios de baixa densidade, como é o caso do Zêzere. Ao utilizar espelhos de água como Castelo de Bode e o Cabril, assim como os equipamentos hoteleiros dos municípios abrangidos, promove de forma efetiva este território enquanto destino. Além disso, é um produto turístico dirigido a um público-alvo com poder de compra elevado, o que representa um sinal encorajador para o comércio e serviço locais. A estratégia do Turismo Centro de Portugal, na sua aposta em desenvolver todo o território, está aqui bem evidente”, acrescenta Pedro Machado.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues

8 ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA NO NACIONAL DE INFANTIS DE PISCINA LONGA


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve representada com 8 atletas na última competição da época 2022/2023 para o escalão de Infantis.
O Campeonato Nacional de Infantis de Piscina Longa realizou-se na piscina Olímpica (descoberta) de Vila Nova Famalicão nos dias 21,22 e 23 de julho e contou com a participação de 478 atletas oriundos de 103 clubes. Recorde-se que os atletas para participar nesta competição tiveram que atingir os mínimos de participação (TAC) definidos no início da época pela Federação Portuguesa de Natação.
Durante os 3 dias os atletas nadaram os 200 estilos, 400 livres, 100 metros de uma técnica e outra de 200 metros noutra técnica diferente e alguns estafetas.
Os atletas da SCC estiveram em bom plano, demonstrado na sua maioria uma evolução muito significativa relativamente a época anterior.
Em termos classificativos nos Infantis B, Santiago Pereira foi a 20º em 101 participantes masculinos que pontuaram, no mesmo escalão, mas no setor feminino, Filipa Loisas foi 25ª, Eva Almeida 47ª, Sara Ferreira 50ª e Beatriz Portulez 51º num total de 89 atletas femininas que pontuaram na competição.
Em Infantis A, Maria Fernandes foi 21ª em 109 atletas pontuadas, Laura Monteiro 103ª e participou ainda a atleta Leonor Silva que não consegui pontuar e assim não obteve classificação.
Destaque ainda para o 4ª lugar obtido pela estafeta composta por Eva Almeida, Sara Ferreira, Beatriz Portulez e Filipa Loisas nos 4x100 Livres em Infantis, estafeta essa onde o 3º posto foi para o FCPorto, o 2º lugar para o SCBraga e o SportingCP foi a equipa vencedora.
Acaba assim uma época com a coletividade de Cantanhede a conseguir colocar 8 dos 10 atletas Infantis nos Campeonatos Nacionais.
O arranque da época desportiva de 2023/2024 está marcado para o dia 4 de setembro.


Barcelos | IPCA tem 775 vagas para licenciaturas disponíveis pelo CNA

 Gestão, tecnologia, design e hotelaria e turismo são as áreas nas quais o IPCA disponibiliza 16 licenciaturas, com alta empregabilidade
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem disponíveis 775 vagas, distribuídas por 16 licenciaturas, cujas candidaturas decorrem pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA), até 7 de agosto.
A oferta formativa do IPCA procura adaptar-se às necessidades do mercado e contribuir para o desenvolvimento dos setores críticos, estando perfeitamente alinhada com as necessidades de formação da região e do país, o que se traduz numa taxa de empregabilidade bastante elevada, segundo os dados recolhidos através do Portal InfoCursos da DGEEC - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Destaque para os cursos de tecnologia, como Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia de Sistemas Informáticos (em regime diurno e pós-laboral), Engenharia Informática Médica, Engenharia e Gestão Industrial e, claro, o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, que continua a ser o único no país.
Outra área de destaque é a do turismo que, depois do abalo com a pandemia, ganhou um novo fôlego e cresce como nunca. Nessa área, o IPCA disponibiliza os cursos de Gestão de Atividades Turísticas (em regime diurno e pós-laboral) e de Gestão Hoteleira.
A área da gestão, a mais antiga no IPCA e aquela em que é mais reconhecido, disponibiliza os cursos de licenciatura em Contabilidade, Fiscalidade, Gestão de Empresas, Solicitadoria e Finanças (à exceção deste último, todos em regime diurno e pós-laboral). Em regime de ensino a distância, o IPCA oferece a licenciatura em Gestão Pública (que existe também em regime presencial/diurno).
Por fim, a área que, no IPCA, vai sofrer maiores alterações num futuro próximo, é a de design, com os estudantes a terem a oportunidade de estrear uma nova casa já no início do ano letivo, mudando de instalações para o centro da cidade de Barcelos. Na área do design, o IPCA oferece os cursos de licenciatura em Design Gráfico, Design Industrial e, desde o ano passado, Design Audiovisual.
Além da aposta em cursos com empregabilidade, o IPCA aposta também na inovação pedagógica e na investigação aplicada, o que leva a um ensino diferenciador, que aposta no desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, capazes de levar a transformações e melhorias sociais, bem como a contribuir para uma fácil transição para o mercado de trabalho.
O IPCA faz parte da universidade europeia RUN-EU, permitindo aos seus estudantes inúmeras possibilidades de mobilidade e de participação em programas avançados de curta duração.
Todos os cursos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e alguns foram aprovados no âmbito do PRR, nos Programas Impulso Adultos e Impulso Jovem.
Para fazer a candidatura a uma das 16 licenciaturas do IPCA é necessário aceder ao site da Candidatura Online, da Direção-Geral do Ensino Superior, entre 24 de julho e 7 de agosto e seguir os passos indicados.
 
Gabinete de Acesso do IPCA
O IPCA tem um Gabinete de Acesso destinado a prestar apoio a todos os interessados que pretendam candidatar-se ao ensino superior. O Gabinete de Acesso vai funcionar preferencialmente através do e-mail gabineteacesso@ipca.pt podendo também ser contactado pelo telefone 253 802 509 ou presencialmente, no Edifício B, do Campus do IPCA, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00.
 

  • Contabilidade
  • Design Audiovisual
  • Design Gráfico
  • Design Industrial
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  • Engenharia Informática Médica
  • Engenharia de Sistemas Informáticos
  • Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais
  • Engenharia e Gestão Industrial
  • Finanças
  • Fiscalidade
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Gestão de Atividades Turísticas
  • Gestão de Empresas
  • Solicitadoria
Ana Reis

Certame dedicado aos vinhos, gastronomia e animação Freguesia de Santa Maria de Sardoura vai acolher 4ª Festa do Vinho Gastronomia e Actividades

 
Numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, vai decorrer no próximo fim-de-semana, de  28 a 30 de Julho, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, a 4ª edição da Festa do Vinho, Gastronomia e Actividades, um certame que terá lugar no Largo do Fundo do Adro e que vai contar com a participação de vários expositores locais e muita animação musical, ao longo de três dias de festa.
O programa apresentado, foi orientado para dar a conhecer os vinhos da freguesia, a gastronomia local, a doçaria tradicional, o artesanato e aquilo que de melhor se produz neste recanto do território paivense, e vai contar com um programa aliciante, onde não vai falar a animação musical, traduzida na apresentação de grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, concertos e os tradicionais bailaricos, potenciando uma saudável convivialidade.
Aabertura oficial do certame está agendada para as 18h30 de Sexta-Feira, dia 28, e vai ter lanche partilhado, com intervenções alusivas ao evento e o habitual périplo para a entrega dos certificados de presença aos expositores, seguindo-se a actuação do grupo Amantes do Douro e uma Aula de Zumba com Paula Carvalho, e à noite a festa continua com animação de rua e a exibição do Grupo Musical da ACUP, e do Rancho Folclórico de S. Martinho, para além da actuação do Grupo Musical “ Musikan Trio “, encerrando o primeiro dia com a animação a cargo do DJ Ricardo Ramalho.
No Sábado, o certame abre portas com a exibição dos Amigos das Concertinas de Oliveira de Azeméis, sendo que, a partir das 21h30 a animação de rua estará a cargo do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, e dos Bombos de Rio de Moinhos, seguindo-se o grande espectáculo com o Grupo Musical Banda LMC, com o encerramento da noite a merecer o registo do DJ Bruno Falcão.  
Para Domingo, o certame reabre depois do almoço, tendo a tarde preenchida com as Concertinas Ruben e Gilda, e mais tarde um animado bailarico com a apresentação do Duo Dupla Ocasião, seguindo-se o encerramento do certame às 20 horas
 O certame conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e da ACI e o autarca local, Ricardo Cardoso, espera uma boa adesão popular nesta quarta edição certame, desejando que a iniciativa seja um sucesso e possa consolidar-se, ajudando a dinamizar e a valorizar a freguesia de Sardoura.

Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar avança para obra num investimento de 21,7 milhões de euros

 Momento histórico: CIRA garante execução de uma obra que vinha a ser adiada há várias décadas

O Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) deliberou na sua reunião de ontem, 24 de julho, proceder à abertura do concurso público da obra do Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar, pelo valor base de 21.730.000€, numa operação que tem contrato de financiamento do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
Ribau Esteves congratulou-se pela decisão, já que “para a Região de Aveiro e para Portugal este é um momento histórico, dado o facto de há cerca de 40 anos que esperamos a concretização deste processo e desta importante obra”, referiu.
O Presidente do CI da CIRA adiantou ainda que “depois de ultrapassadas as muitas dificuldades de desenvolvimento do projeto, nomeadamente ao nível do licenciamento ambiental, vamos dar seguimento a esta nova etapa do processo, para podermos adjudicar a obra e iniciá-la logo que as formalidades devidas estejam terminadas”, concluiu.
Cabe agora à CIRA apresentar ao PDR 2020 uma reprogramação temporal e financeira da candidatura, dado que o investimento é superior ao inicialmente previsto, assim como tratar de formalizar nessa altura a comparticipação do Orçamento do Estado / Ministério da Agricultura para a contrapartida nacional.

Objetivos
O Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar tem como objetivo dotar a Região de um sistema de defesa contra o avanço das marés, impedindo a invasão superficial de água salgada nos campos e de um Sistema Primário de drenagem e defesa contra cheias que tem como finalidade, diminuir a frequência das cheias e minimizar os efeitos nefastos que estas provocam durante o inverno e garantir a recarga de água doce subterrânea no período de verão.
A empreitada de construção do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar prevê também a instalação de uma estrutura verde ao longo do dique, de proteção contra as marés e ao longo do caminho da margem direita do Rio Vouga, para compartimentação da paisagem.

A CIRA agradece de forma especial à Equipa Técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – DGADR que sempre esteve com a Comunidade Intermunicipal neste processo, de forma muito empenhada e com elevado nível de profissionalismo.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Proença-a-Nova | Inscrições para atividades Ciência Viva no Verão em Rede já estão a decorrer

 
O Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova promove, até 15 de setembro, várias das 362 atividades que a nível nacional compõem o programa Ciência Viva no Verão em Rede, iniciativa da Ciência Viva que tem como objetivo levar a ciência à rua durante as férias. “Na edição deste ano do Ciência Viva no Verão vamos estar atentos aos alertas da natureza, com uma programação especial dedicada às alterações provocadas pela ação humana no planeta”, refere a organização. Neste momento já é possível realizar a inscrição nas atividades que estão previstas para todo o país em www.cienciaviva.pt/verao/2023/.
No concelho de Proença-a-Nova, a primeira atividade realizou-se no dia 22 de julho: “A ti' Gelada e os Sete An(i)ões”, na Aldeia do Xisto da Figueira. Segue-se a procura pelos bugalhos na Praia Fluvial do Malhadal no dia 29 de julho, às 9h30: “Os bugalhos são formados pela reação de uma planta à picada de um inseto. Podem ter diferentes formas, cores e texturas, e são como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos”. Em “Pequenos Monstros e Super-Heróis”, os participantes serão convidados, também no dia 29 de julho, às 15h00, a descobrir alguns habitantes do charco do CCVFloresta e a observar à lupa alguns destes minúsculos monstros e super-heróis.
Em agosto decorrerão algumas atividades icónicas do Ciência Viva no Verão em Rede, nomeadamente procurar ouro nas Portas do Almourão (nos dias 4 e 23 de agosto), ou descobrir os segredos do Vale do Almourão (no dia 12 via Menina dos Medos e a 18 de agosto). Aprender a fazer pão e queijo fresco está agendado para 22 de agosto, observar o céu noturno acontecerá no dia 25 e descobrir a Buraca da Moura e a Torre de Vigia da Serra das Talhadas será a 26 de agosto. No mês de setembro, os participantes serão convidados a fazer tigelada no dia 4, a descobrir os Segredos do Vale do Almourão no dia 5 e a procurar a biodiversidade na Ribeira do Alvito no dia 8 de setembro.
O CCVFloresta dinamiza também atividades fora do concelho de Proença-a-Nova, por exemplo em Idanha-a-Nova (dias 30 de julho e 10 de agosto), Oleiros (dia 31 de agosto) e Figueira da Foz (dias 16 de julho e 6 de agosto).

Proença-a-Nova | Inscrições para atividades Ciência Viva no Verão em Rede já estão a decorrer

 
O Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova promove, até 15 de setembro, várias das 362 atividades que a nível nacional compõem o programa Ciência Viva no Verão em Rede, iniciativa da Ciência Viva que tem como objetivo levar a ciência à rua durante as férias. “Na edição deste ano do Ciência Viva no Verão vamos estar atentos aos alertas da natureza, com uma programação especial dedicada às alterações provocadas pela ação humana no planeta”, refere a organização. Neste momento já é possível realizar a inscrição nas atividades que estão previstas para todo o país em www.cienciaviva.pt/verao/2023/.
No concelho de Proença-a-Nova, a primeira atividade realizou-se no dia 22 de julho: “A ti' Gelada e os Sete An(i)ões”, na Aldeia do Xisto da Figueira. Segue-se a procura pelos bugalhos na Praia Fluvial do Malhadal no dia 29 de julho, às 9h30: “Os bugalhos são formados pela reação de uma planta à picada de um inseto. Podem ter diferentes formas, cores e texturas, e são como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos”. Em “Pequenos Monstros e Super-Heróis”, os participantes serão convidados, também no dia 29 de julho, às 15h00, a descobrir alguns habitantes do charco do CCVFloresta e a observar à lupa alguns destes minúsculos monstros e super-heróis.
Em agosto decorrerão algumas atividades icónicas do Ciência Viva no Verão em Rede, nomeadamente procurar ouro nas Portas do Almourão (nos dias 4 e 23 de agosto), ou descobrir os segredos do Vale do Almourão (no dia 12 via Menina dos Medos e a 18 de agosto). Aprender a fazer pão e queijo fresco está agendado para 22 de agosto, observar o céu noturno acontecerá no dia 25 e descobrir a Buraca da Moura e a Torre de Vigia da Serra das Talhadas será a 26 de agosto. No mês de setembro, os participantes serão convidados a fazer tigelada no dia 4, a descobrir os Segredos do Vale do Almourão no dia 5 e a procurar a biodiversidade na Ribeira do Alvito no dia 8 de setembro.
O CCVFloresta dinamiza também atividades fora do concelho de Proença-a-Nova, por exemplo em Idanha-a-Nova (dias 30 de julho e 10 de agosto), Oleiros (dia 31 de agosto) e Figueira da Foz (dias 16 de julho e 6 de agosto).


Proença-a-Nova recebe próxima etapa do Campeonato Portugal Novas Energias - Prio

 

A quarta etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio realiza-se no fim de semana de 29 e 30 de julho nas estradas do concelho de Proença-a-Nova: organizado pelo Classic Clube de Portugal, o EcoRally Proença-a-Nova terá uma distância total de 201,20 km, distribuída por 15 sectores de regularidade, que perfazem cerca de 130 km controlados. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, recorda que o concelho faz parte desta competição destinada a automóveis cem por cento elétricos deste a primeira edição: “já em 2007 Proença-a-Nova lançou-se no projeto Carbono Zero e em 2019 realizámos a primeira edição do Biodivsummit, alinhados com uma estratégia de desenvolvimento sustentável e refletindo no nosso território a valência dos ecossistemas. É por isso que faz todo o sentido o Campeonato ter uma das suas etapas em Proença-a-Nova”.

A cerimónia da partida está marcada para as 14h15 de sábado, dia 29, no Parque Urbano Comendador João Martins, ficando a manhã desse dia dedicada às necessárias verificações técnicas e documentais das equipas em prova. A 1ª secção termina no Cais do Tejo, em Vila Velha de Rodão, onde os participantes vão ter a oportunidade de desfrutar de um passeio de barco às portas de Ródão, com degustação de produtos regionais. Às 19h00, terá lugar a partida da 2ª secção com horário previsto de chegada para as 20h30, no Centro Ciência Viva da Floresta, onde decorrerá também o jantar oficial da prova. No domingo, os carros regressam ao Parque Urbano Comendador João Martins, de onde partirá a 3ª secção com destino ao Centro Ciência Viva da Floresta, e onde se realizará a cerimónia do pódio e um almoço de convívio.
Paulo Almeida, presidente da comissão organizadora, refere que “voltamos a marcar presença em Proença-a-Nova, que está neste Campeonato desde a primeira edição, ajudando a cumprir esta nossa missão de divulgar o automobilismo descarbonizado, desta vez também com a colaboração do município de Vila Velha de Ródão que vai proporcionar a passagem do rali nas Portas de Ródão, um dos mais imponentes monumentos geomorfológicos de Portugal”.