quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Torres Vedras | 6ª Edição Prémio CNS | Candidaturas abertas até 30 de novembro


PRÉMIO CNS 6ª EDIÇÃO
“Temos o poder de mudar o mundo através das nossas ideias e projetos”
O CNS | Campus Neurológico contribui mais um ano para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas.

Pelo 6º ano consecutivo, o CNS | Campus Neurológico abre as candidaturas para o Prémio CNS.

O Prémio CNS nasceu com o objetivo de homenagear e reconhecer o papel de José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho na génese do projeto CNS, como exemplos do potencial associado a um envelhecimento saudável e da necessidade de lutarmos contra a “crueldade” do declínio associado às doenças neurodegenerativas.

Tem como finalidade estimular na população em geral a criação de iniciativas, projetos e trabalhos que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta. Todos, independentemente da idade ou profissão, são convidados a concorrer, podendo as candidaturas ser individuais ou em grupo.

As candidaturas serão avaliadas por um júri presidido Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Neurologista e Diretor Clínico do CNS.

Uma descrição detalhada do prémio pode ser encontrada no Regulamento do Prémio CNS.

Sobre o CNS | Campus Neurológico

O CNS | Campus Neurológico nasce com o objetivo de facultar a doentes, familiares e cuidadores, num mesmo espaço físico, uma abordagem multidisciplinar, especializada em doença de Parkinson e outras doenças do movimento, doença de Alzheimer e outras demências, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e outras doenças neurológicas.

Adicionalmente, através das unidades CNS Science e CNS Academy, o CNS pretende conciliar uma atividade clínica de excelência com a condução de projetos de investigação de qualidade e a formação de profissionais de saúde e do público em geral.

O CNS tem como missão melhorar a qualidade de vida e autonomia dos seus doentes, utilizando para tal uma abordagem multidisciplinar especializada, realizada por profissionais de saúde de competência reconhecida, em colaboração com os familiares e cuidadores. Tem ainda o propósito de formar os doentes e famílias, tornando-os parte integrante do processo de decisão clínica.

Obrigado.

Barcelos | Melhores notas CNA IPCA: entraram no IPCA como primeira opção

 Gustavo, Gonçalo, Vítor, Margaridas, Diana e Dinis estão ansiosos por adquirir mais conhecimento no IPCA, razão pela qual escolheram o IPCA como 1ª opção.
Gustavo e Gonçalo entraram com as melhores notas no curso de Engenharia de Sistemas Informáticos do IPCA, através do Concurso Nacional de Acesso, com notas de 192,9 e 189,3 respetivamente. 
Com eles, partilham o destaque os estudantes Vítor Guerra, Margarida Sousa, Diana Vilas Boas, Margarida Silva e Dinis Martins que escolheram o IPCA como primeira opção. 
Gustavo Marques é de Famalicão e foi o estudante com a nota mais elevada a ingressar no IPCA pelo CNA. O estudante de 17 anos frequentou o Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na Escola Camilo Castelo Branco. Desde cedo “fascinado” pela área da informática e por computadores, foi no 9.º ano, quando o famalicense ingressou no curso de programação que começou “a gostar desta área e a querer aprender sempre mais sobre linguagem de programação”, confessa. 
A chegada até aqui não foi em vão. Gustavo planeou o seu percurso e nos últimos cinco meses dedicou-se aos estudos para se preparar para o exame de Matemática B. “Frequentei um curso profissional, mas não queria ficar apenas com o 12.º ano e achei que deveria continuar o meu percurso académico”, relata o estudante que colocou os cursos do IPCA nas suas três primeiras opções pois tinha boas referências de familiares e amigos que estudaram e estudam no IPCA, em particular do primo que frequenta o curso de licenciatura em Engenharia Informática Médica. 
Para tirar os olhos dos computadores, joga ainda futebol federado no Grupo Desportivo de Guisande, em Braga. Está “ansioso por conhecer o ambiente universitário”, afirma. 
Já Gonçalo Santos, de 18 anos, natural de Macieira de Rates, escolheu o IPCA em resposta a um desafio. “O meu tio disse que duvidava que eu conseguisse entrar no IPCA. Eu sei que era a brincar, mas aqui estou eu”, conta o estudante que frequentou um curso profissional na Escola Secundária de Barcelinhos. 
Gonçalo entrou também no curso de licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos e conheceu o IPCA numa visita que fez no âmbito do Open IPCA. “Gostei bastante do que vi. Desde as instalações da biblioteca às salas tem tudo um ar muito moderno e confortável”, refere o estudante que escolheu o IPCA como primeira opção. O novo estudante, que tem um part-time em Barcelos, confessou que é fascinado por programação e desenvolvimento de softwares, gosto que comprovou no seu estágio no 11.º ano. No futuro, Gonçalo pretende trabalhar na empresa tecnológica do padrinho. 
 
Destacamos ainda estudantes que entraram no IPCA com notas de excelência e em que o IPCA foi a primeira opção: 
Ao pódio dos melhores estudantes junta-se Vítor Guerra, vindo da Escola Secundária Latino Coelho, em Lamego. Chega ao IPCA com a nota de acesso mais alta do curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais. O estudante vem da área das Ciências e mostrou-se surpreendido por estar nos estudantes com melhores notas. Vítor foi muito assertivo na sua escolha pois só o IPCA oferece o curso que quer seguir. ”Estive no IPCA nas férias e gostei do CAMPUS, principalmente da entrada da Escola de Tecnologia onde diz na parede Digital Games Lab”, contou entusiasmado. Com foco nos jogos desde o 10.º ano, a sua segunda opção passaria por Design Gráfico, também no IPCA. “Já tenho habitação em Barcelos, muito perto do IPCA, e estou pronto para esta nova etapa. Quero aprender e superar-me sempre”, refere. 
Também no curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, entra Margarida Sousa. Chega do Colégio do Rosário, no Porto, e vem de uma família que não tem tabus. “Os meus amigos dizem que não é área para raparigas, mas eu gosto e já a minha irmã seguiu Mecânica Automóvel”, sublinha a portuense.  Margarida teve conhecimento do IPCA através do tio, que é professor universitário, e escolheu o IPCA como primeira opção aliando as suas duas paixões: desenho e animação. Vem com receios normais da idade mas com esperança de que vai correr tudo bem. “Não conheço ninguém no IPCA mas será mais um desafio”, relata a estudante de 18 anos. 
No caso de Diana Vilas Boas, o IPCA faz parte da história da família. Foi a mãe que, como Alumna, que viu no IPCA uma instituição com potencial para que Diana prosseguisse os seus estudos académicos em Gestão de Empresas. “Nós moramos aqui ao lado, e o fator localização e o facto de a minha mãe ter comprovado que o IPCA tem umas excelentes condições para eu frequentar um curso, foram fatores fundamentais para a minha escolha”, refere a estudante que escolheu o IPCA como primeira opção. 
Já Margarida Silva, chega de Vila Verde e foram as colegas que lhe falaram “maravilhas do IPCA, uma delas até é estudante no IPCA”. Margarida, de 20 anos, trabalha como gerente na área da restauração e pretende conciliar o trabalho e os estudos. Vem da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, e refere que o seu lema é que com força de vontade tudo se consegue. “Não podemos desistir e não nos deixar abalar, temos que lutar pelo que queremos mesmo que isso implique fazer alguns sacrifícios”, refere a vila-verdense. 
“Entrei mesmo ao lado de casa e no curso que quero” relata o barcelense Dinis Martins que reside na freguesia de S. Martinho. Dinis, que nos tempos livres é escuteiro, seguiu as pisadas do irmão que estudou Contabilidade no IPCA. “Queria algo ligado a matemática e economia que são áreas que gosto. Até me entretenho a fazer exercícios de matemática. Para não haver mais um contabilista na família, decidi seguir a área das finanças”, admite o estudante. Estudou desde o 5.º ano no colégio La Salle e confessa estar “curioso por saber o que vai encontrar no IPCA”. O barcelense de 18 anos não vem sozinho e espera a companhia de dois colegas, um que também “entrou no IPCA e o outro que vai tentar a 2.ª fase”. 
Gustavo, Gonçalo, Vítor, Margaridas, Diana e Dinis estão ansiosos por adquirir mais conhecimento no IPCA, razão pela qual escolheram o IPCA como 1ª opção. 
Nesta 1ª fase do CNA foram 757 os estudantes que se candidataram em 1.ª opção aos cursos de licenciatura do IPCA. Dos 16 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 14 preencheram a totalidade das vagas, reforçando a aposta da instituição nas áreas de formação. O IPCA disponibiliza ainda vagas para a 2ª fase do CNA, a decorrer até 5 de agosto. 
 
IPCA abre candidaturas a cerca de cinquenta CTeSP´s 
O IPCA tem ainda a decorrer a 1.ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia, Desporto, Hotelaria e Turismo até 30 de agosto. 
Os CTeSP´s são lecionados no CAMPUS do IPCA, em Barcelos, e nos Polos em Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e em Vila Verde. 
Para além do regime diurno existente em todos os Polos e no CAMPUS, o IPCA oferece ainda cursos em regime Pós-Laboral. 
As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até 30 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA: Concurso CTeSP do IPCA . 

Ana Teixeira

Programação de setembro do Teatro Aveirense com duas estreias; Skate Park de Aveiro recebe Etapa do Inter-Regional Norte; 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas este sábado

 I – Programação de setembro do Teatro Aveirense com duas estreias
As Areias do Imperador, uma encenação de Victor de Oliveira em coprodução com o Teatro Nacional de São João e uma exposição com curadoria de Gonçalo M. Tavares são alguns dos destaques para a rentrée da programação do Teatro Aveirense, em setembro.
O Teatro Aveirense reforça a sua aposta forte no teatro, na dança e nas artes visuais, no regresso à programação regular. Com duas estreias agendadas, Victor de Oliveira, Mario Bigonzetti, Nuno Cardoso e Gonçalo M. Tavares são alguns dos autores que vão estar em destaque durante o mês de setembro.
Os espetáculos têm início a 8 e 9 de setembro com a estreia de As Areias do Imperador, do qual o Teatro Aveirense é coprodutor juntamente com o Teatro Nacional São João. A criação de Victor de Oliveira, a partir de um texto de Mia Couto, transporta os espetadores para o fim do século XIX e para as guerras políticas de Moçambique, numa história de amor impossível, protagonizada por 15 intérpretes moçambicanos, portugueses e franceses. Uma criação que conta também com o apoio do La Colline - Théâtre National de Paris, do Ministère de la Culture – Direction régionale des affaires culturelles d’Île-de-France, do Instituto Camões de Maputo e da Universidade de Aveiro.
Este projeto marca o arranque de um uma parceria entre o Teatro Aveirense e o Teatro Nacional de São João que inclui As Bruxas de Salém, no dia 29 de setembro, um texto seminal de Arthur Miller com encenação de Nuno Cardoso. Baseada em fatos reais, a peça original aludia ao macarthismo nos Estados Unidos da América, período em que se promoveu a perseguição política a diversas figuras da cultura norte-americana e de que o próprio Arthur Miller foi vítima. Hoje, Nuno Cardoso encontra aí ecos que se propagam no mundo contemporâneo e que justificam a sua escolha.
A 16 de setembro é inaugurada a exposição Os Aveirenses, com curadoria de Gonçalo M. Tavares, composta pela estreia de um documentário que regista o que sentem e sonham os aveirenses de várias idades. Este filme completa um tríptico iniciado em 2022, por encomenda da Câmara Municipal de Aveiro / Teatro Aveirense composto por outros dois filmes dedicados à memória e ao futuro de Aveiro, exibidos em simultâneo nesta exposição.
No mesmo dia chega a estreia de Vi o Ayrton Senna morrer nos olhos do meu irmão. Este projeto é fruto de uma parceria entre o Teatro Aveirense e o Teatro José Lúcio da Silva, de Leiria, integrada na Rede de Teatros e Cineteatros de Portugal. O Teatro Aveirense lançou um desafio à Associação Dolodo e à Orquestra Filarmónica das Beiras para a criação de um projeto a apresentar nas duas cidades, sendo o resultado uma criação que se desenvolve em torno da infância e do conceito de baby shower como dispositivo de representação, com encenação de Bruno dos Reis.
A 23 de setembro o Teatro Aveirense recebe a Companhia Nacional de Bailado, que apresenta Cantata, de Mario Bigonzetti, e Symphony of Sorrows, de Miguel Ramalho, duas criações unidas pela ideia de comunidade, pondo em palco formas distintas de encarar a dança e o conceito de coletivo.
Veja toda a programação em www.teatroaveirense.pt

II – Skate Park de Aveiro recebe Etapa do Inter-Regional Norte

 Câmara Municipal comparticipa a competição com 15.000€
Com apoio e comparticipação financeira da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) à Federação Portuguesa de Patinagem no valor de 15.000€, o Skate Park de Aveiro, localizado no Parque da Cidade de Aveiro – Parque dos Amores, recebe no próximo fim de semana, 2 e 3 de setembro, a segunda etapa do Inter-Regional Norte de Skate.
A competição conta para o Ranking Regional que qualifica 16 atletas para a finalíssima, onde irão mais tarde competir pelas posições de campeões nacionais, juntamente com os selecionados em ranking da Liga Pro Series. Os interessados em participar na prova devem efetuar a sua inscrição através do link https://liveheats.pt/eventes/158944 .
Recordamos que o Skate Park, inaugurado em junho de 2021, foi um investimento da CMA no valor de 158.879,42€ e é o resultado de um trabalho de auscultação da autarquia aos praticantes aveirenses de skate e BMX, sendo este um exemplo importante de participação cívica ativa e construtiva na concretização das Grandes Opções do Plano do Município.

Programa:
Sábado, 02 de setembro
Sessão de aulas de iniciação de Skate – 11h00 às 12h30
Treinos livres – 11h00 às 17h30
Cash For Tricks – 17h30 às 18h30

Domingo, 03 setembro
Sessão de treino por escalões – 10h00 – 12h30
Eliminatórias – 12h30 às 15h30
Finais – 15h30 às 17h30
Entrega de Prémios – 18h00

III – 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas este sábado
O 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas, iniciativa da Fundação INATEL apoiada pela Câmara Municipal de Aveiro, vai realizar-se este sábado, dia 02 de setembro, com concentração prevista, cerca das 15h00 e desfile a partir da Praça da República até ao Parque da Cidade (Coreto do Parque Infante D. Pedro), seguido de um concerto programado para as 15h30.
Um dos momentos que vai marcar esta iniciativa será o da atuação musical ao despique entre as Bandas convidadas. Deste Encontro Musical vão fazer parte a Banda Amizade, a Banda Musical de Souto, a Banda Musical de Fajões e a Banda Musical de Arouca.
Este Encontro celebra o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, que se comemora no dia anterior, sexta-feira, 1 de setembro, e que foi instaurado em 2013 por resolução do Conselho de Ministros, tendo surgido como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por estas instituições ao serviço das comunidades.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
*Imagem: Litoral Centro

ESTARREJA | Monda do arroz realiza-se no domingo, numa ação aberta ao público


A cultura do arroz em Estarreja faz parte da tradição e identidade da região. Os férteis e alagadiços terrenos do Baixo Vouga Lagunar fornecem as condições ideais para o cultivo deste cereal, e os arrozais trazem encanto e vida às paisagens do concelho.
Desde a germinação da planta até ao bago de arroz cozinhado, há todo um ciclo com diversas etapas, como a sementeira, plantação, monda e colheita. Com a orientação de experientes produtores de arroz da região, o BioRia convida a recordar tempos idos, arregaçar as mangas e entrar [literalmente] nas terras férteis de Salreu e Canelas. Uma compilação de experiências únicas, da terra à degustação do bago, que lhe permitirá entender e valorizar como nunca o cultivo do arroz!
 
Outrora impulsionador da economia local, o cultivo do arroz ganhará novo fôlego com a inauguração do museu Fábrica da História, nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja. Este novo equipamento cultural pretende avivar a memória e as tradições associadas ao cultivo do cereal e à indústria do descasque.
 
MONDA 3 SET | DOM | 9h30 | Percurso do Rio Jardim do BioRia (junto à linha CP)
Depois da sementeira e da plantação, já com a planta-do-arroz bem desenvolvida, chegou a altura de fazer a monda! Com a orientação de um produtor de arroz da região, vamos arregaçar as mangas e entrar nas terras alagadas para fazer a monda de um arrozal de Canelas! Esta ação permite controlar plantas que competem com a planta-do-arroz, potenciando assim o seu desenvolvimento e produtividade.
 
Este método pretende controlar espécies vegetais que competem com a planta-do-arroz e que reduzem o seu desenvolvimento e produtividade, e é por isso bastante importante no ciclo de cultivo. Uma atividade que no passado juntava dezenas de pessoas nos arrozais do Baixo Vouga Lagunar, e que permitirá a todos os participantes experienciar na primeira pessoa mais uma etapa da cultura do arroz, com orientação de um orizicultore da região.
 
PROVA GASTRONÓMICA 4 NOV | SÁB | 16h30 | Fábrica da História – Arroz
Nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja, onde em tempos era efetuado o descasque do arroz, e que em breve abrirá portas como espaço museográfico “Fábrica da História – Arroz”, o BioRia promove um showcooking desenvolvido por um chef convidado, e onde poderá provar os pratos tendo o arroz como protagonista, num conceito farm-to-table. Depois de acompanhar no terreno algumas das fases do ciclo do arroz - sementeira, plantação, monda e colheita - chega a tão esperada hora do público degustar o delicioso arroz do Baixo Vouga Lagunar!
 
Inscrições gratuitas
Contactos visitabioria@cm-estarreja.pt ou para o 962 774 466.
 
Carla Miranda

Cantanhede | Eventos decorrem este fim-de-semana. Gastronomia e cultura em plano de destaque na Cordinhã, Tocha e Febres

 
As freguesias da Cordinhã, Tocha e Febres são palco este fim-de-semana de eventos gastronómicos e culturais, com propostas tentadoras e para todos os gostos.
Entre esta sexta-feira, 1 de setembro, e domingo, decorre na antiga escola primária o II Mercado Medieval de Cordinhã, organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Cordinhã, que traz de volta os tempos gloriosos do Conde Pombeiro e dos Frades de Santa Cruz.
O evento que fará os visitantes recuar até à Idade Média integra um cortejo majestoso com trajes históricos, um banquete medieval, espetáculo de fogo, justa de armas e um teatro medieval.
Já na freguesia da Tocha, a Associação de Moradores da Caniceira organiza esta sexta e sábado o Festival do Galo “à Gandareza”, numa afirmação da importância e da riqueza que os pratos preparados com o galo assumiram e continuam a assumir na gastronomia local.
Para além da componente gastronómica, o programa integra a animação musical e cultural, com espetáculos musicais.
É também a partir desta sexta-feira e durante três dias que a freguesia de Febres acolhe o Festival Pica no Chão – Mostra Gastronómica e Cultural. O programa é variado, com diversos momentos musicais, apresentação do livro de António Canteiro, “O Sol incendeia o Alarido das Cigarras”, atividades para os mais novos, para além das tradicionais tasquinhas e mostra de artesanato.
A iniciativa é da Junta de Freguesia de Febres, conta com o apoio do Município de Cantanhede e a participação das associações da freguesia.

Paulo Cardantas

Proença-a-Nova | Festival da Tigelada nos restaurantes renova sucesso

 

No rescaldo do Festival Gastronómico da Tigelada de 2023, que decorreu nos restaurantes aderentes entre 11 e 27 de agosto, o balanço feito é de um renovado sucesso. Durante a edição deste ano voltou a existir uma forte procura pela tigelada seja em doses individuais, seja em caçoulo para levar, principalmente por parte de turistas que vêm a Proença-a-Nova para degustar a tigelada que já todos conhecem. Na generalidade, os agentes económicos consideram uma boa aposta da autarquia em promover este doce típico e que foi uma das sobremesas que venderam mais. Para a realização do Festival da Tigelada, a autarquia ofereceu aos restaurantes aderentes caçoulos personalizados para a venda e exibição deste doce típico do concelho. A 13 de agosto, a tigelada também esteve à venda nos Quintais nas Praças do Pinhal que decorreu no Parque Urbano Comendador João Martins e que rapidamente esgotou.

A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova. A aposta do Município de Proença-a-Nova tem sido a promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas. Para além de promover a tigelada, estamos também a divulgar outros produtos que são fundamentais para a confeção daquele que é o doce mais típico do concelho, nomeadamente o mel, leite de cabra e o limão, que lhe dá o seu sabor tão característico, e que são fileiras que queremos crescentes na economia municipal. Além disso, a tigelada é indissociável dos usos e costumes do passado: não era um doce de ricos ou pobres, pois quando não se tinha um dos ingredientes pedia-se à vizinha, trocava-se, por exemplo, os ovos por outro produto ou usavam-se ingredientes alternativos como a abóbora ou água na vez do leite.

Atualmente, a maioria dos restaurantes tem a tigelada nas suas ementas durante todo o ano e um dos pontos de venda é a marca Proença-a-Nova Origem, em que pode encomendar para levantar em Proença-a-Nova ou na loja o Sítio Certo, no Mercado de Benfica, em Lisboa.



MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA “DIA DO MUNICÍPIO” COM HOMENAGEM A ATLETAS DO CONCELHO

 Integrado nas comemorações do Dia do Município, decorre a 02 de Setembro, pelas 21h00, no Castelo de Silves, a homenagem a atletas do concelho com o acompanhamento musical do Projeto AMARO.

Estas homenagens permitirão destacar os praticantes de atividades desportivas que ao longo do último ano se sagraram campeões em diferentes categorias e modalidades: mérito desportivo regional (atletismo, bodyboard, ciclismo/BTT, ginástica, natação, patinagem, voleibol feminino, voleibol masculino e xadrez); mérito desportivo nacional (atletismo, ciclismo/BTT, flat track, tiro desportivo e surf); mérito desportivo internacional (andebol em cadeira de rodas e kickboxing) e distinção mérito desportivo internacional (atletismo e capoeira).