terça-feira, 22 de novembro de 2022
Cristiano Ronaldo deixa o Manchester United
Candidaturas abertas aos Programas de Apoio ao Associativismo Jovem (PAAJ) até 31 de dezembro
As candidaturas destinam-se às associações e federações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem.
O período anual de candidaturas aos programas de apoio ao associativismo jovem, para associações e federações de jovens inscritas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem, para as modalidades anuais, está aberto 31 de dezembro de 2022.
As candidaturas contemplam:
PAJ | Programa de Apoio Juvenil
PAE | Programa de Apoio Estudantil
PAI | Programa de Apoio Infraestrutural
PAACJ | Programa de Apoio às Associações de Carácter Juvenil
Para efetuarem a candidatura aos PAAJ, devem, as Associações e Federações de Jovens, previamente, proceder ao registo de entidade e do/a seu/sua representante legal no Registo Único IPDJ, no caso de ainda não o terem feito.
Como habitualmente serão realizadas sessões de esclarecimento, em cada região, sendo que as datas serão divulgadas brevemente, podendo também ser contactados os serviços desconcentrados do IPDJ, para apoio técnico.
Para apoio às candidaturas e mais informações, deve ser consultado:
Portal do IPDJ: https://ipdj.gov.pt/
Marinha Grande | DANÇA NO MUSEU DO VIDRO
Cantanhede | Gestão de resíduos urbanos. INOVA-EM distinguida pela ERSAR com “Prémio Excelência”
A INOVA-EM foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor) e o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor).
A decisão resultou da apreciação de um júri representativo do setor, que integra a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Associação para a Gestão de Resíduos, Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
A distinção, num universo de 237 entidades gestoras a nível nacional, demonstra a importância do investimento em recursos humanos e em equipamentos que a empresa municipal tem vindo a efetuar (nomeadamente com a aquisição de novas viaturas de recolha de resíduos, o novo Ecocentro Municipal e o Ecocentro Móvel) e das campanhas de sensibilização, junto da população, para a adoção de comportamentos vocacionados para a redução de resíduos e para a sua reciclagem.
A entrega dos prémios e selos decorreu durante o 16.º Fórum de Resíduos, que se realizou em Lisboa.
Marinha Grande | MAGUSTO REUNIU POPULAÇÃO SÉNIOR
Proença-a-Nova | Município promove Ações de mobilização de proprietários nas Áreas das AIGP’s
O
Município de Proença-a-Nova promoveu, entre os dias 12 e 20 de
novembro, cinco Ações de Mobilização de proprietários e de
incentivo ao cadastro dos prédios nas áreas da AIGP Alvito, AIGP
Corgas, AIGP Fórneas e AIGP Penafalcão, onde foram transmitidos os
objetivos e ações a desenvolver no âmbito do processo da AIGP
(Áreas de Intervenção de Gestão da Paisagem) /OIGP (Operações
Integradas de Gestão da Paisagem), bem
como os procedimentos necessários para o registo dos prédios afetos
no BUPi.
Corgas, Fórneas, Alvito da Beira, Malhadal, Cunqueiros/Penafalcão, são as localidades onde se realizaram estas ações, que contaram com a presença de Técnicos Municipais e proprietários que detêm prédios nestas áreas. As áreas das quatro AIGP´s aprovadas para o Concelho de Proença-a-Nova foram definidas tendo em conta que são áreas recorrentemente afetadas por incêndios, nomeadamente os incêndios de 2003, 2017 e 2020.
No âmbito da promoção e divulgação desta temática, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, aponta que “a floresta que queremos ver no território será biodiversa e ambientalmente sustentável, com capacidade de criar valor económico e de ser gerida e valorizada, contando pela primeira vez com apoio do Estado durante 20 anos para essa gestão”.
Entre os principais objetivos elencados neste projeto-piloto estão o aumento da resiliência dos sistemas ecológicos, agrícolas, florestais e destas comunidades face aos riscos associados às alterações climáticas, em particular os incêndios rurais e a perda da biodiversidade; a valorização e remuneração dos serviços prestados pelos ecossistemas; o crescimento sustentável, valorização e coesão territorial e a valorização do capital natural e promoção da economia rural.
Desta forma, os proprietários que possuírem terrenos na área traçada pela AIGP deverão proceder à georreferenciação dos seus prédios no BUPi – Balcão Único do Prédio. Nestas quatro áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de operações integradas de gestão da paisagem, a executar num modelo de gestão agrupada por uma entidade gestora, suportada por programas de apoio (PDR2020, Fundo Ambiental, PRR, entre outros) de longo prazo, que irão disponibilizar apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção, gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.
Barcelos | IPCA recebe Selo de Qualidade Academia Voluntária
Covilhã | EXPOSIÇÃO “OTHERWORLDS”
Porto de Mós | Reabilitação da Envolvência do Campo de Futebol da Calvaria de Cima vence OP 202
Entusiasmo e enorme participação de jovens de toda a Diocese. Cantanhede acolheu evento preparatório da Jornada Mundial da Juventude
Cerca de 2.200 pessoas participaram este domingo, 20 de novembro, na grande festa da juventude diocesana, para assinalar o Dia Mundial da Juventude, que decorreu no Pavilhão Marialvas e serviu de preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Numa onda de entusiasmo e alegria, os jovens da Diocese de Coimbra tiveram, desta forma, oportunidade de celebrar a juventude, nesta solenidade de Cristo-Rei, com muita música, convívio, artes performativas, e com tempos de recolhimento, reflexão, partilha e um momento de oração e adoração.
Organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil - Coimbra, pelo Comité Organizador Diocesano de Coimbra, com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede e o patrocínio do Município de Cantanhede, a Jornada Mundial da Juventude Diocesana contou ainda com a presença do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do vigário geral da Diocese de Coimbra, Pe. Manuel Ferrão, da presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vice-presidente Pedro Cardoso, do pároco da Unidade Pastoral de Cantanhede, Pe. João Pedro Silva, do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, para além de representantes de paróquias, municípios da Diocese de Coimbra e dos Secretariados Diocesano da Pastoral da Família, Pastoral Vocacional, da Evangelização e Catequese, da Educação Moral e Religiosa Cristã, do CNE - Junta Regional de Coimbra, COD Coimbra e Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.
Ao intervir na sessão, o bispo D. Virgílio Antunes agradeceu a forma acolhedora como o Município de Cantanhede recebeu os participantes, destacando a importância da caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e desafiando os jovens a alicerçarem a sua vida em Cristo para melhorar e acentuar o sonho de uma humanidade mais unida, em paz, solidária e mais fraterna.
O bispo de Coimbra relembrou aos jovens as três verdades que o Papa Francisco lhes comunicou: “Deus Ama-te, Cristo Salva-te, Cristo Vive”. Numa linguagem muito próxima, D. Virgílio Antunes sublinhou: “Nós somos infinitamente amados, nunca o duvides. Tu és verdadeiramente valioso aos olhos de Deus. Os seus braços abertos na Cruz são o sinal mais precioso de um amigo capaz de chegar até ao extremo. Agarra-te a Ele”. E concluiu: “Cristo Vive, é Ele que nos enche com a sua graça, que nos liberta, que nos transforma, que nos cura e nos consola.”
Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, presente no evento, destacou a importância de “dar expressão viva e autêntica às aspirações da juventude de todos os continentes, tendo como referência os valores supremos do humanismo cristão e o desígnio de um mundo mais justo e solidário”. A autarca reiterou mais uma vez a disponibilidade do Município de Cantanhede em “dar suporte à Diocese no processo de acolhimento dos milhares de participantes na Jornada Mundial da Juventude que virão instalar-se na região na semana de 1 a 6 de agosto”.
O Pe. João Pedro Silva, pároco da Unidade Pastoral de Cantanhede, anfitrião em termos eclesiais, acolheu os participantes com entusiasmo e formulou votos de que aproveitem ao máximo esta etapa que vai marcar a caminhada rumo à Jornada Mundial.
Manifestamente satisfeitos com esta demonstração de uma Diocese unida, estavam Hugo Monteiro, coordenador do COD e o responsável pela Pastoral Juvenil Pe. Diniz, que não esconderam a alegria pelo êxito desta iniciativa, pela participação notável de milhares de jovens e com a onda crescente de entusiasmo nos jovens de Coimbra, que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Já o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, referiu na sessão de abertura que esta Jornada de Cantanhede “constitui um grande momento de celebração, partilha, festa, experiência de fé e oportunidade de retomar com mais energia, entusiamo e motivação a caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. “A Diocese de Coimbra vai ter uma presença enorme e contribuir para fazer da Jornada Mundial a melhor de sempre”, garantiu. Desafiando para a participação, lembrou ainda que “os jovens são o futuro, e está nas vossas mãos construir uma comunidade mais justa, mais solidária, mais humana, mais feliz”.
Depois de uma sessão cultural com a atuação de diversos grupos, seguiu-se um momento de oração, onde se refletiu em silêncio a vida e as decisões de cada jovem presente. A oração foi presidida pelo bispo de Coimbra e acompanhada pelo grupo Cantar-Te, de Cantanhede. O evento terminou com o concerto da Banda da Paróquia, que levou ao rubro todos os que estiveram no Pavilhão Marialvas.
Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO INAUGUROU EXPOSIÇÃO “SOPROS DE NATAL”
Sessão decorreu no Biocant Park. Região de Coimbra Empreende + foi apresentado em Cantanhede
O Biocant Park foi palco esta segunda-feira, 21 de novembro, do workshop de apresentação da 2.ª edição do projeto Região de Coimbra Empreende +, iniciativa que visa estimular e sensibilizar para o empreendedorismo qualificado e criativo na região.
Organizado em conjunto pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a sessão reuniu potenciais empreendedores, bem como mentores, com experiência em empreendedorismo e inovação.
Ao intervir na sessão de abertura, o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, enalteceu esta iniciativa e destacou a importância deste programa “por ser um verdadeiro estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo de âmbito regional do maior interesse, pois pretende capacitar os empreendedores a tornarem as suas ideias em oportunidades de negócio em todos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”.
O autarca aproveitou para elogiar “a participação de todos os presentes, sobretudo os que tiveram a pela ousadia de saírem da zona de conforto e virem arriscar”, felicitando também o empreendedor natural de Cantanhede, Robert Cartaxo, cuja ideia de negócio convenceu o júri da edição anterior do projeto e que, recentemente, criou a sua própria empresa.
Ainda de acordo com Pedro Cardoso, este programa "para além de apoiar o surgimento de novos conceitos e ideias de negócio, prevê ainda um forte apoio no desenvolvimento e na concretização das mesmas, o que é fundamental para o êxito de quem quer empreender”. Por todas estas razões, concluiu, “o Região de Coimbra Empreende+ apresenta-se como uma excelente oportunidade para os futuros empreendedores criarem o seu próprio futuro”.
Este programa de aceleração de ideias é co-financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do PT2020 e do CENTRO 2020 e está a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro, com todas as informações disponíveis para consulta no site https://www.regiaodecoimbramais.pt/.
Câmara de Águeda emite parecer favorável à desagregação das Uniões de Freguesias de Águeda e Borralha e de Barrô e Aguada de Baixo
Marinha Grande | WORKSHOP DE TEATRO PARA CRIANÇAS “VIDRO, PARA QUE TE QUERO?”
Marinha Grande | SENSIBILIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO CANCRO DA PRÓSTATA
O Município da Marinha Grande e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) associam-se para dinamizar a campanha “Novembro Azul”, o mês da prevenção do cancro da próstata, através da realização de uma ação de sensibilização que decorre no próximo sábado, dia 26 de novembro, entre as 16h00 e as 18h00, na Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.
Terminal de Cruzeiros de Lisboa eleito o melhor da Europa
Oito distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva