sábado, 26 de agosto de 2023

Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPLETOU 73 ANOS 𝟮𝟰 - 𝟴 - 𝟭𝟵𝟱𝟬 / 𝟮𝟰 - 𝟴 – 𝟮𝟬𝟮3

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, comemorou o seu 73.º aniversário da sua fundação, no passado dia 24 de agosto, marcado por conseguir em períodos tão difíceis, não interromper as suas atividades, continuando dessa forma, há 73 anos, de forma ininterrupta a marcar espaço no associativismo do concelho de Cantanhede.

Apesar das muitas incertezas em que o associativismo é fértil, é determinação dos Órgãos Sociais da Sociedade Columbófila, continuar a dar o seu melhor, enfrentando e contornando os obstáculos para mais um ano de atividade associativa.

Naturalmente, que todos e sem exceção, são chamados a continuar a aceitar essa responsabilidade com o espírito de missão, que caracterizou, a garra daqueles que há 73 anos fundaram a Sociedade Columbófila Cantanhedense.

A Assembleia Geral, o Conselho Fiscal, a Direção Geral e todas as Secções da Associação, estão cada vez mais, conscientes da necessidade de continuar a marcar o seu espaço, por um associativismo mais forte, ainda mais saudável, e sobretudo, ainda mais coeso.

Fomentar e servir o desporto, a cultura o lazer e sobretudo as respostas sociais aos mais vulneráveis, são os objetivos que continuaram a nortear os próximos desafios da Columbófila de Cantanhede.

Os anos passam, mas estes valores, mantém-se inalterados!!!

Como inalterado se mantém a devida gratidão, a todos as famílias, entidades, empresas, e pessoas, que ao longo dos anos vão ajudando, tornando assim, possível a continuidade das actividades desenvolvidas por esta Associação.



FOR WALK®, uma marca CLS - Brands apresenta crescimento faturação média de 5 milhões de euros e impulsiona Empresa


A CLS - Brands, Lda®, líder no setor de equipamentos de proteção individual e vestuário de segurança, está entusiasmada em anunciar o progresso significativo no desenvolvimento das suas novas instalações. A empresa está prestes a atingir um novo marco na sua jornada, com a construção de um armazém logístico de última geração, que abrigará uma unidade robotizada de picking e packing. Esta iniciativa visa impulsionar a produção e expansão das gamas de produtos das marcas próprias da empresa, que compreendem a FOR WALK® GLOVA®,FIELD® e FORWEAR®.
Nos últimos dois anos, a marca própria FOR WALK® tem apresentado um notável sucesso e crescimento dentro do ramo, alcançando uma média de faturação de 5 milhões de euros. Este feito motivou a CLS - Brands, Lda® a investir na expansão da capacidade de produção, dotando-a de técnicas, equipamentos e tecnologias mais modernas e avançadas, para atender à crescente demanda e alavancar as operações de exportação.

Além do investimento no Calçado FOR WALK®, a CLS - Brands, Lda® está também empenhada no desenvolvimento contínuo e no alargamento da sua gama de produtos. Marcas como GLOVA® - Luvas de Segurança, FIELD® - Equipamentos de Proteção Individual e FORWEAR® - Vestuário de Proteção Individual estão a passar por uma expansão e aprimoramento, que visam fortalecer a posição da empresa no mercado dos EPI’s.

Um dos aspetos mais importantes do inovador armazém logístico é a sua avançada unidade totalmente robotizada de Picking e Packing. “Utilizando um sistema Kardex a CLS Brands será uma das poucas empresas no setor com um software/plataforma completamente, automatizado que integra todos os setores logísticos em tempo exato e com muito mais eficiência, na qual pretende aumentar a capacidade de expedição em 40%, isto promete não apenas revolucionar, mas transformar profundamente a eficiência das operações de preparação, embalagem e expedição dos pedidos.”, explica Diogo Amorim, Programador da CLS - Brands, Lda®.

Esta vanguardista plataforma automatizada, aliada à integração de sistemas de última geração, permitirão à empresa otimizar meticulosamente todo o processo de preparação de pedidos, impulsionando um aumento substancial na velocidade das entregas. Além disso, a implementação de novos processos e tecnologias vai facilitar o dia-a-dia da logística, e tornar as entregas mais rápidas e seguras, esta tecnologia de ponta não apenas assegurará a celeridade, mas também elevará os padrões de excelência, alicerçando a mais alta qualidade de serviço aos estimados clientes. Esta plataforma possibilitará igualmente uma interação próxima e envolvente com os clientes, proporcionando uma experiência mais ágil e intuitiva, em todo o processo de venda.

O novo armazém e as instalações associadas deverão estar concluídos entre meados e finais de 2024. Estas novas instalações abrangerão uma área impressionante de mais de sete mil metros quadrados e serão uma contribuição decisiva para o setor de têxteis de trabalho e segurança a nível nacional e internacional.

Localizada estrategicamente perto dos acessos à Autoestrada A28 (Viana do Castelo-Porto), essa nova infraestrutura servirá como um showroom e armazém de referência na Península Ibérica para produtos de segurança e proteção no trabalho (EPIs). Isso reforça a determinação da CLS - Brands, Lda® em liderar o caminho na inovação e excelência do setor.

A CLS - Brands, Lda® espera que estas iniciativas não apenas impulsionem a sua própria posição no mercado, mas também contribuam para o crescimento e desenvolvimento da indústria de equipamentos de proteção individual e segurança no trabalho(EPI’s).

Sobre a CLS - Brands, Lda®:
A CLS - Brands, Lda® é uma empresa líder no desenvolvimento e fornecimento de equipamentos de proteção individual e vestuário de segurança de alta qualidade (EPI’s). Com uma reputação de excelência e inovação estabelecida nos últimos 20 anos, a empresa dedica-se a fornecer soluções de proteção para trabalhadores numa variedade de setores. Com marcas renomadas como FOR WALK®, GLOVA®,FIELD® e FORWEAR®, almeja continuar a elevar os padrões de segurança e funcionalidade da sua diversificada gama de produtos.

Silves | LADO B TRAZ CAPICUA AO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 A iniciativa LADO B, promovida pelo Município de Silves, regressa ao Teatro Mascarenhas Gregório no próximo dia 22 de Setembro, pelas 21h30, com CAPICUA.
Capicua nasce no Porto nos anos 80, descobre a cultura Hip Hop nos anos 90 (primeiro pelo Grafitti e depois pela música), passando de mera ouvinte a aprendiz de Rapper nos anos 2000. Socióloga de formação, considera-se uma rapper militante e é conhecida pela sua escrita exímia, emotiva e politicamente engajada.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira. Relembramos que a rúbrica Lado B, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/6+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) Chamada para a rede fixa nacional| cultura@cm-silves.pt
 
+ Sobre CAPICUA
Com uma vasta discografia, conta já com um percurso sólido no panorama da música lusófona: duas mixtapes (Capicua Goes Preemo – 2008 e Capicua Goes West – 2013), três álbuns em nome próprio e um disco de remisturas (Capicua – 2012, Sereia Louca – 2014, Medusa – 2015 e Madrepérola - 2020), um EP (Encore – 2021), dois discos-livro para crianças em parceria com Pedro Geraldes (Mão Verde em 2016 e em 2022 também com Francisca Cortesão e António Serginho), um disco luso-brasileiro partilhado com Emicida, Rael e Valete (Língua Franca – 2017).
Na última década, tem somado intensos e participados concertos, conquistando um público muito diverso e o reconhecimento da crítica, não apenas no nosso país, mas em algumas incursões internacionais (Brasil, Espanha, França, México, entre outros).
Apologista do espírito colaborativo e interventivo típico da cultura Hip Hop, tem trabalhado com vários artistas (de Sérgio Godinho a Sara Tavares), e participado em diversas conferências, workshops e projetos sociais (como o OUPA, em que trabalhou entre 2015 e 2018 a convite da Câmara Municipal do Porto).
De assinalar é também o seu aclamado percurso como letrista (para intérpretes como Gisela João, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Camané ou Clã), a sua recente experiência na escrita para teatro (com o espetáculo “A Tralha” de 2021), a sua atividade como cronista na Revista Visão (2015-2021) e atualmente no Jornal de Noticias. O seu primeiro livro, recentemente editado – Aquário ( Companhia das Letras, agosto 2022) – é um conjunto de palavras fluídas, que disparam rascunhos de canções, criticas sociais, rasgos de esperança, amor e desabafos.

 

Porto de Mós mantem impostos nos mínimos à boleia das contas certas

 O Município de Porto de Mós aprovou em reunião de câmara os impostos para o ano 2024, para as famílias e empresas.
No que concerne às famílias, estas continuarão a receber 2.5% do IRS por via de uma devolução Municipal, conforme desígnio eleitoral, numa medida, que nos últimos anos, acumulou mais de 1 milhão de euros em poupança para as famílias do concelho de Porto de Mós.
 
Em relação ao IMI, a Autarquia, mantem a taxa mínima legal de 0.3% para os prédios urbanos, bem como a majoração de 20% ou 30%, caso os prédios urbanos, que em área de reabilitação urbana (ARU) estejam classificados como degradados ou em ruinas, respetivamente.
 
Será igualmente mantido o apoio à natalidade com a continuação do IMI Familiar, que já representou uma ajuda superior a 327 mil euros. Recorda-se que este apoio é atribuído conforme o número de dependentes na família, ou seja, quem tem um dependente tem uma dedução no IMI de 20 euros, com dois dependentes a dedução aumenta para 40 euros e para quem tem três ou mais dependentes a dedução represente 70 euros. Limites estes possibilitados pela legislação em vigor.
 
Esta estratégia de impostos mínimos só é possível pelo elevado rigor financeiro das contas públicas ao longo dos últimos anos, que permite, apesar dos investimentos avultados na qualidade de vida das pessoas e, nomeadamente, das empresas, como é o exemplo do atual alargamento da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós, ser possível manter a derrama nas taxas dos últimos anos, isto é, 1,5% para volumes de negócios acima dos 150 mil euros e 0,45% para volumes de negócios inferiores a 150 mil euros. Este é também um incentivo ao investimento privado no nosso território e desta forma apoiar a fixação de mais pessoas e famílias. Dando continuidade a esta política, prevê-se para breve o lançamento do procedimento de alienação dos lotes da 1ª fase da Área de Localização Empresarial recentemente concluída, em simultâneo com o início dos procedimentos com vista à concretização da segunda fase do alargamento da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós.
 
Patrícia Alves

Silves | “O CID” SOBE AO PALCO DO AUDITÓRIO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 O Auditório do Teatro Mascarenhas Gregório será palco do espetáculo “O CID”, no dia 16 de setembro, pelas 21h00, pela companhia Gato Escaldado.
Partindo do texto de Pierre Corneille, um dos nomes maiores da dramaturgia francesa, a companhia Gato Escaldado dirige nesta produção uma comédia alucinante sobre duelos, amor e honra, que está na origem da lenda do Grande Cid.
Os ingressos têm um custo associado de 4 euros, encontrando-se já à venda os bilhetes na plataforma BOL https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.
 
Classificação etária: maiores de 12 anos
Bilhete pago: a partir dos 12 anos
+ Info: Sector de Cultura da CMS | tel.: 282 440 800 Chamada para a rede fixa nacional | email: cultura@cm-silves.pt
 
Esperamos por si!
 
Sinopse:  Rodrigo e Ximena amam-se e querem casar-se. Mas depois de uma séria discussão entre os pais de ambos, Rodrigo vê-se obrigado a desafiar o pai de Ximena e mata-o em duelo. Agora é Ximena que tem de se vingar e corre ao rei para que condene Rodrigo à morte. Será que estes dois apaixonados conseguirão ficar juntos ou a honra mantê-los-á afastados para sempre? Uma comédia alucinante, a partir do clássico de Corneille, sobre duelos, amor e honra que está na origem da lenda do Grande Cid.

SILVES COMEMORA DIA DO MUNICÍPIO

 

As cerimónias oficiais do Dia do Município de Silves, celebram a conquista da cidade ocorrida a 03 de setembro de 1189, era então D. Sancho I, Rei de Portugal. O programa de atividades que assinala 834 anos sobre a conquista da cidade, terá início no dia 01 e prolonga-se até ao dia 03 de setembro.

A homenagem a atletas, personalidades, instituições do concelho, exposições e concertos são algumas das iniciativas que assinalam esta efeméride.

O programa terá início no dia 01 de setembro, pelas 21h30, com o Concerto Comemorativo do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, com o apoio do INATEL, no Castelo de Silves.

As comemorações do Dia do Município prosseguem no dia seguinte com a homenagem aos atletas do concelho, às 21h00, no Castelo de Silves, com o acompanhamento musical do Projeto AMARO. No dia 03 de setembro as celebrações serão marcadas pelas inaugurações: exposição “Arvoredos e Canaviais” de Jorge Santos, às 16h30 na Biblioteca Municipal de Silves; e Centro de Exposições de Alcantarilha com “Quebra-Costas” Obras da Coleção de Luís Negrão e Família, às 18h30, seguida da homenagem a personalidades do concelho, pelas 21h00, no Castelo de Silves. A cerimónia culmina com o concerto de REFLECT | 20 anos | com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense pelas 22h00, no mesmo local.

Consulte o programa.

+ Sobre SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE No ano de 1842 surgiu em Silves e pela primeira vez uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respetivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865. Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas. A atual Filarmónica que aprovou os seus estatutos em 1933 com o nome “Sociedade Filarmónica Silvense”. Já teve um Rancho Folclórico, nascido em 1981 da sua componente etnológica, versando e divulgando cantares e danças de Silves e do Algarve. Faz parte desta associação o grupo de teatro amador “O Gruta” datado de 1981 (atualmente sem atividade) e o Grupo Coral criado em Outubro 1998.Em 2017 a Banda Filarmónica contava com cerca de 40 músicos. Atualmente é regida pelo Maestro Pedro Coutinho.

+ Sobre PROJETO AMARO

Professor, com uma vida ligada ao desporto, à causa pública e à política (deputado, presidente de Junta de Freguesia, vereador e, atualmente, presidente de uma Câmara Municipal no seu terceiro mandato), Álvaro M. B. Amaro, o homem que assina com o seu apelido esta aventura musical, conta já com uma história de canções e projetos anteriores (Odara, Álvaro & Lindolfo, Dialecto), através dos quais foi acumulando escrita, composições e estrada, que desaguam enquanto AMARO, onde surge em nome próprio e assume a obsessão de libertar outras criações, trilhar outros caminhos e, sobretudo, partilhar a felicidade que a música pode semear na sua e nas nossas vidas.

+ Sobre REFLECT

Reflect fundou a editora algarvia Kimahera em 2005.

Estreou-se nas edições em 2008 com o álbum "Último acto" e em 2013 lançou o homónimo "Reflect". A convite da BBC, representou Portugal em 2014 ao som de "Mar e Maré".

Publicou o livro póstumo "De mim para mim" com textos de Carolina Tendon e editou um disco em parceria com o escritor e diseur Napoleão Mira.

Em 2017 lançou o single "Eu fico bem" e viu o seu "Barco de Papel" ser distinguido com o Prémio Melhor Música Algarve 2018 (Choque Frontal - Alvor FM).

A solo ou em parceria, já pisou alguns dos maiores palcos do país. A sua música vive de emoção que, não cabendo no Pedro, transborda em músicas que dá a conhecer ao mundo desde 2003.


Proença-a-Nova | Inscrições abertas para o Festival do Plangaio e do Maranho

 

Estão abertas as inscrições para os artesãos, produtores e associações do concelho que pretendam participar no Festival do Plangaio e do Maranho que se realiza a 23 e 24 de setembro. Os interessados podem formalizar a sua inscrição no Posto de Turismo ou na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira até dia 1 de setembro. Pode consultar as normas de participação aqui.

Sobreira Formosa prepara-se para receber mais uma edição deste certame gastronómico que renova o seu sucesso ano após ano. Só no ano passado foram vendidas mais de 1.000 doses de ambos os produtos durante os dois dias de festival, além da venda direta. O Plangaio e o Maranho são dois produtos endógenos do concelho e atraem centenas de pessoas para provar estas iguarias servidas pelas associações locais, num evento que conta ainda com produtores e artesãos que complementam a oferta com filhós, pão, licores, compotas, enchidos, entre outros produtos e artesanato.

No programa o destaque vai para a atuação de Augusto Canário no sábado à noite. Neste primeiro dia de festival há ainda outras propostas musicais com a atuação de Carlos Agostinho & Companhia e o grupo Jorge Gonçalves Trio. No domingo, os cabeça de cartaz são os Arame Ensemble que conta com a participação de Ana Sofia Ventura, natural desta freguesia, sem esquecer o concerto da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense e o showcooking com Fábio Bernardino.

Conheça o programa completo no site do Município.

Andreia Gonçalves