domingo, 30 de abril de 2023

CATARINA MARQUES E JOÃO CAVADAS PARTICIPARAM NA CORRIDA DA PRIMAVERA DAS 4 ESTAÇÕES

 
A Vila de Condeixa voltou a ser palco de uma prova integrada na Corrida 4 Estações Portugal, tendo lugar a etapa da Primavera, organizada pela Associação Desportiva 4 Estações, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa, realizando-se no passado dia 29 de abril, na distância de 10km.
Com partida e chegada à Praça da República, participaram nesta prova, os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Catarina Marques, obtido no final a 24ª posição na classificação geral feminina e 5° lugar no escalão de F40Masculino e João Cavadas que alcançou o 205° lugar da classificação geral masculina e 17° lugar no escalão de M55.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

JOSÉ SANTOS DA COLUMBÓFILA CONQUISTOU O 1º LUGAR NO ESCALÃO M 40 NO 3º TRAIL RUN AQUI HÁ-OS

 
Numa organização da Associação Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, realizou-se nos passados dias 29 e 30 de abril de 2023, com o apoio da junta de freguesia de Quiaios, da Camara Municipal da Figueira da Foz e da Camara Municipal de Montemor-o-Velho, a terceira edição do Trail Running 3° Trail Run Aqui Há-Os.
Composto pelas distâncias de 17km, 27km e 50km, estando o traçado das provas de 17 e 27 km, desenhado no perímetro da freguesia de Quiaios, com a Partida/Chegada, a ser efectuada na localidade de Praia de Quiaios.
Na distância de 50km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente Ultra, com partida em Montemor-o-Velho e chegada à praia de Quiaios, participou no dia 29, o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, José Santos, completando a sua prova em 4h33m, classificando-se no 4° lugar da classificação geral individual e no 1° lugar da geral do escalão M40.

Proposta do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede. “As Voltas que o Ouro Dava…” levou centenas de pessoas à Praça Marquês de Marialva

 
Mais de 300 pessoas assistiram este sábado, 29 de abril, à mais recente proposta cultural do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede. “As Voltas que o Ouro Dava…” é o nome do espetáculo que subiu ao palco da Praça Marquês de Marialva, no âmbito das comemorações do 40.º aniversário do Grupo.
A peça em causa homenageou a figura do ourives, uma profissão de relevo em finais do século XIX e princípios do século XX, desconhecida das gerações mais novas.
As Voltas que o Ouro Dava…” surge também em linha com o desafio a que o Cancioneiro de Cantanhede se propôs, no sentido de alterar o paradigma de apresentação do folclore e das tradições seculares, para captar novos públicos, nomeadamente os mais jovens. A par disso, dá continuidade a outros projetos já concretizados como “Renascentia Folklore” (2021) e “40 Dias do Entrudo à Páscoa” (2022).
“As Voltas que o Ouro Dava…” demonstrou, por outro lado, que o folclore pode conviver, em harmonia, com novas tecnologias audiovisuais sem ferir a essência dos valores tradicionais.
No espetáculo deste sábado, o Grupo contou com a participação especial do Rancho Típico de São Mamede Infesta (Matosinhos) e do Grupo Folclórico e Etnográfico de São José da Lamarosa (Coruche), que foram poucas horas antes foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho pela presidente do Município, Helena Teodósio.

O evento contou com o apoio do Município de Cantanhede, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Fundação INATEL e Federação do Folclore Português.

Miguel Oliveira é abalroado e sai da pista de maca

Piloto português foi abalroado na primeira volta do GP de Espanha e teve de ser levado para o centro médico de ambulância.
Miguel Oliveira foi abalroado logo na primeira volta do Grande Prémio de Espanha de MotoGP, este domingo, e teve de ser levado da pista de maca.
O piloto português, da RNF, que caiu após um choque com o italiano Franco Morbidelli (Yamaha) na primeira curva, foi transportado de ambulância para o centro médico. De acordo com a organização do Mundial de MotoGP, Miguel Oliveira encontra-se consciente.
A corrida foi paralisada em bandeira vermelha. Cerca de dez minutos mais tarde, foi reiniciada, com os pilotos nas posições iniciais de partida.
Oliveira foi declarado inapto para correr. Já o francês Fabio Quartararo (Yamaha), também envolvido no acidente, pôde retomar a prova.

RR

Pelos menos 477 crianças morreram desde o início da guerra na Ucrânia

Pelos menos 477 crianças morreram desde o início da guerra. Os dados foram avançados pela Procuradoria-geral da Ucrânia. O número aumentou depois do ataque desta sexta-feira a um prédio residencial em Uman, que matou 23 pessoas, incluindo seis crianças. Segundo dados das autoridades ucranianas, mais de 955 crianças ficaram feridas no conflito.
O Presidente ucraniano já se pronunciou sobre o ataque a um prédio residencial em Uman. Volodymyr Zelensky considera que quem prepara ataques com mísseis é cúmplice de assassinato e deve ser responsabilizado o mais rápido possível.
Este sábado, o Presidente ucraniano disse também que mais de 90% de Mariupol foi destruída no último ano pelas forças russas que tomaram a cidade nas margens do Mar de Azov.
Viviam ali quase meio milhão de pessoas e agora, praticamente, não há casas intactas", anunciou Zelensky numa mensagem publicada nas suas redes sociais, juntamente com um vídeo no qual compara imagens de satélite de 2021 com outras imagens deste ano.
As imagens, obtidas através do Google Maps depois de o site ter atualizado as suas imagens de Mariupol pela primeira vez desde o início da invasão russa, mostram blocos inteiros de edifícios que têm vindo a desaparecer desde meados de março do ano passado.
O Estado terrorista russo fez tudo o que pôde para destruir esta cidade. Mais de 90% de Mariupol foi destruída", concluiu Zelensky na sua mensagem.
Depois de um cerco de meses, as últimas forças ucranianas que se mantinham na cidade da região de Donetsk, parcialmente anexada pela Rússia, entregaram as suas armas em 20 de maio do ano passado.
ataque russo à Ucrânia começou há mais de um ano, sendo que os bombardeamentos ocorridos na madrugada de sexta-feira já foram considerados os piores dos últimos dois meses, tendo atingido várias zonas residenciais de cidades no centro e no sul do país.
Para a Comissão Europeia, estes últimos bombardeamentos são crimes de guerra e por isso "não haverá impunidade" para os envolvidos.

SIC Notícias

Sismo de 3,6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, nos concelhos de Angra de Heroísmo e Praia da Vitória, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Com epicentro a cerca de dois quilómetros a Este de Serreta, o abalo foi registado às 07:17 (08:17 em Portugal Continental) e sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Altares, Raminho, Serreta, Doze Ribeiras, Santa Bárbara, São Bartolomeu, São Mateus, Terra Chã e São Sebastião (concelho de Angra do Heroísmo) e na freguesia de Biscoitos (concelho de Praia da Vitória).
De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ do CIVISA, o sismo foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias de Santa Luzia, São Pedro, Conceição e Ribeirinha (concelho de Angra do Heroísmo); com intensidade IV na freguesia de Quatro Ribeiras (concelho de Praia da Vitória); e com intensidade III na freguesia da Vila das Lajes (concelho de Praia da Vitória).

Madremedia

ASAE suspende fábrica e apreende 3,3 toneladas de enchidos impróprios para consumo

 A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica suspendeu a atividade de uma fábrica de enchidos no distrito de Bragança e apreendeu 3,3 toneladas de produtos considerados impróprios para consumo, avançou hoje o órgão de polícia criminal.
Segundo o comunicado enviado às redações, a operação foi desenvolvida pela Brigada da Unidade Operacional de Mirandela e inseriu-se no “combate a ilícitos criminais contra a saúde pública e para verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de géneros alimentícios”, com a posterior perícia da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) a concluir pela destruição dos bens apreendidos.
Foi determinada a destruição integral dos produtos apreendidos, através do encaminhamento para a Unidade de Transformação de Subprodutos legalmente aprovada, por terem sido considerados anormais avariados, com falta de rastreabilidade e de requisitos, e pelo facto de apresentarem grandes quantidades de bolores, desidratação, coloração anormal, presença cristais de gelo na sua superfície, rancificação e sinais de putrefação”, lê-se na nota divulgada.
O valor dos produtos apreendidos ascende a 38.358,50 euros e foi instaurado um processo-crime “contra a saúde pública de Géneros Alimentícios Anormais Avariados”.
A ASAE decretou ainda a suspensão imediata da atividade desta unidade industrial, ao registar o incumprimento dos requisitos de higiene e a inexistência de número de controlo veterinário (NCV).
Além dos produtos, foram também apreendidos equipamentos de etiquetagem e rótulos utilizados por este estabelecimento industrial e que apresentava um NCV já suspenso.

Madremedia/Lusa

BOLETIM INFOADASCA Nº. 33 MAIO 2023


Escrever sobre o que fazemos, corremos o risco de ser acusados de nos vangloriarmos. Ainda que assim sejamos interpretados, não nos sentimos diminuídos, bem contrário, acreditamos no que fazemos, sentimos que caminhamos com os olhos colocados no alvo certo, que o caminho já percorrido foi o mais indicado, apesar dos obstáculos, assim devemos continuar apesar das dificuldades serem uma constante.
É exactamente o que está acontecendo com o Projecto Editorial do Boletim InfoADASCA, edição Nº. 33 para o mês de Maio, quando para muitos, seria um fracasso.

O sumário transmite aos leitores quais são as nossas preocupações, quer sejam dadores de sangue ou não, até para os curiosos que nunca nos ajudaram.

Notamos que aos dadores falta-lhes informação adequada, temos o exemplo da existência do Estatuto do Dador de Sangue, ainda desconhecido para a sua maioria. A informação que é transmitida no local da dádiva de sangue pelos administrativos é apenas a básica, por vezes confusa.

O Estatuto do Dador de Sangue é digno de destaque, essa a razão pela qual serve de tema para a primeira página, sem prejuízo para os restantes temas, por exemplo a organização da “Semana do Dador de Sangue” que a ADASCA vai promover em Junho.

Votos de boa leitura, que seja edificante e esclarecedora. Votos de boa leitura, que seja edificante e esclarecedora. Pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1710

Joaquim Carlos
Director do InfoADASCA
(Presidente da Direcção da ADASCA)

Marinha Grande | “ALMA LUSA” EM EXPOSIÇÃO EM VIEIRA DE LEIRIA

 “Alma Lusa” é o título da exposição de pintura da autoria de Artem Usá, que foi inaugurada este sábado, 29 de abril, na Galeria Municipal Tony Vitorino, em Vieira de Leiria.
A abertura da exposição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, Rui Rodrigues; da artista Artem Usá; do curador da exposição, Aquilino Ferreira; entre outros convidados.

O presidente da Câmara felicitou a artista pela qualidade das obras apresentadas e reforçou a importância desta Galeria Municipal para a divulgação da cultura, convidando a população do concelho a conhecer a exposição. Aurélio Ferreira destacou “a programação regular que a Galeria Tony Vitorino tem apresentado, o que permite a dinamização deste espaço e a oportunidade que se dá à população do concelho de poder contemplar arte”.

Artem Usá é uma artista internacional que trabalha e vive em constante inquietação em busca do belo. Transforma a sua energia e paixão em mancha e matéria pictórica. As suas pinturas abstratas/figurativas são “o resultado de uma tradução de emoções, onde se encontram a cor, a textura e o amor pela beleza e cor, que emerge através de uma técnica segura e forte na composição, deliciando o olhar dos que observam a sua arte”.


A artista aborda temas de uma maneira muito particular, e uma das temáticas favoritas em Artem Usá, são os cavalos, que surgem naturalmente, numa complexidade abstrata, entendidos como um animal místico, que simbolizam a liberdade. Também os temas étnicos, são recorrentes, com forte cariz humano, na sua máxima essência tradicional.

Artem Usá, utiliza técnicas mistas, onde funde, acrílicos, óleos, pasteis e materiais nobres, numa sobreposição lenta, camada por camada, com vigorosas cores, obtendo assim, obras que vão da simplicidade mínima, à maior das complexidades, da realidade ao abstrato, e com ligeiras e minuciosas incursões oníricas.

A exposição “Alma Lusa” está patente até ao dia 27 de maio, podendo ser visitada todos os dias, das 9h00 às 20h00. A entrada é gratuita.


Marinha Grande | AFONSO LOPES VIEIRA RECORDADO EM TERTÚLIA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 No âmbito do ciclo de tertúlias que o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, tem vindo a realizar, decorreu na tarde deste sábado, 29 de abril, a sessão “A poesia de Afonso Lopes Vieira”, numa organização do Município da Marinha Grande e da Associação Cultural e Recreativa da Comeira (ACRC).
Participada por cerca de 60 pessoas, entre as quais o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; o presidente da direção da ACRC, Carlos Franco; e muitos convidados, Adélio Amaro conduziu a sessão e deu a palavra à docente Cristina Nobre, que tem dedicado a sua investigação à vida e obra do poeta.
Nesta sessão, Afonso Lopes Vieira foi recitado, dito, cantado e, sobretudo, recordado como um poeta imortal, de enorme sensibilidade, que escreveu muitas das suas obras na “casa-nau”, atual Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, considerada como um lugar literário e de memória.
Numa tarde de cultura e conhecimento, foram partilhados poemas, por convidados do grupo “Poesia ao Serão” e pelo público presente e cantadas as suas letras pelo projeto Casa-Nau.
Afonso Lopes Vieira foi uma referência para o mestre Joaquim Correia. Através da escultura (estatuária, retrato, medalhística), Joaquim Correia homenageou esta figura ímpar da literatura regional.

Dois mortos e três feridos graves em colisão em Macieira de Cambra

Vítimas mortais tinham 21 e 23 anos. Todos os envolvidos eram jovens com idades entre os 20 e os 30 anos.
A GNR foi alertada pelas 18:52 horas para uma colisão entre três veículos ligeiros na EN 224, que liga Oliveira de Azeméis a Vale de Cambra.
Do acidente resultaram ainda três feridos em estado grave e uma outra pessoa ficou também ferida, mas com ferimentos ligeiros.
Os três feridos em estado grave foram transportados para o Hospital de Santa Maria da Feira.
No local do acidente estiveram sete militares da GNR, auxiliados por três viaturas, e bombeiros das corporações de Vale de Cambra e de Oliveira de Azeméis, num total de 32 elementos.

Cineteatro Anadia recebe espetáculo de Flamenco

 O Cineteatro Anadia recebe este domingo, 30 de abril, pelas 18h00, o espetáculo Flamenco Passion, no formato de quarteto musical, acompanhado por um bailarino e duas bailarinas.
Um quarteto que junta elementos típicos da raiz do Flamenco com os ritmos latinos e a sonoridade dos Balcãs, passando pelo Jazz, produzindo uma musicalidade rica, com enorme variedade de registos e linguagens musicais. Os bailarinos assumem a dança como um veículo de comunicação, para a transmissão de uma mensagem de sensualidade.
O flamenco remonta às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, em Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, tornando-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 16 de novembro de 2010, o flamenco foi declarado património cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O espetáculo, para maiores de 6 anos, tem a duração de 75 minutos. Os bilhetes têm um custo de 12,00€, podem ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro Anadia ou online em bol.pt.


Actividade semanal nacional da GNR

Entre os dias 21 e 27 de Abril

Detenções: 507 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 127 por condução sem habilitação legal;
  • 234 por condução sob o efeito do álcool;
  • 38 por tráfico de estupefacientes;
  • 20 por furto e roubo;
  • 12 por posse de armas proibidas;
  • Cinco por violência doméstica.

Apreensões:
  • 2 524 doses de haxixe;
  • 612 doses de heroína;
  • 451 doses de cocaína;
  • 39 doses de liamba;
  • Cinco pés de canábis;
  • Três selos de LSD;
  • 19 armas de fogo;
  • 32 armas brancas ou proibidas;
  • 1 299 munições de diversos calibres;
  • 14 veículos;

Trânsito:
Fiscalização: 8 226 infrações detetadas, destacando-se:
  • 3 105 excessos de velocidade;
  • 683 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 331 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 263 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 259 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 221 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 217 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 169 relacionadas com tacógrafos.
  •  

Mais de 7.800 acidentes rodoviários e 104 mortos no primeiro trimestre do ano

Os acidentes rodoviários no primeiro trimestre do ano aumentaram 11% e as vítimas mortais subiram 4% face ao mesmo período de 2022 com as autoridades a registar 7.893 desastres nas estradas portuguesas e 104 mortos, foi hoje divulgado.
Numa resposta enviada à agência Lusa, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) precisa que, entre janeiro e março, registaram-se 7.893 acidentes com vítimas, que provocaram 104 mortos, 541 feridos graves e 9.170 feridos ligeiros.
Em comparação com o mesmo período de 2022, os dados provisórios da ANSR indicam que ocorreram mais 788 acidentes com vítimas (11%), mais quatro mortos (4%), mais 23 feridos graves (4,4%) e mais 989 feridos ligeiros (12%).
Em relação aos acidentes que se registaram apenas em Portugal Continental, a ANSR indica que, entre 01 de janeiro e 31 de março, ocorreram 7.569 desastres, mais 797 do que no mesmo período de 2022, 100 mortos, número idêntico ao primeiro trimestre do ano passado, 493 feridos graves (mais 21) e 8.804 feridos ligeiros (mais 979).
Os distritos com mais acidentes nos três primeiros meses do ano são Lisboa, com 1.631, Porto (1.405), Braga (717) e Setúbal (633).
Já os distritos do Porto (14), Lisboa (12) e Setúbal são aqueles que registaram o maior número de mortos.
Os dados da ANSR dizem respeito às vítimas mortais cujo óbito foi declarado no local do acidente ou em 24 horas.

Madremedia/Lusa