sábado, 7 de abril de 2018

Agende a sua data para a a dádiva de sangue até Agosto de 2018

Não fiquem indiferentes… o próximo pode ser um 

de nós no dia seguinte!


Agende a sua data para a a dádiva de sangue até Agosto de 2018

ABRIL
Dias 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

JULHO
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.


Local: Mercado Municipal de Santiago, loja G
Rua de Ovar, Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
J. Carlos

Presidente veta lei que permite engenheiros civis assinarem projetos de arquitetura

Resultado de imagem para Presidente veta lei que permite engenheiros civis assinarem projetos de arquiteturaChefe do Estado alega que a lei deturpa o "largo consenso" criado por uma lei de 2009, que admitia um período de transição de cinco anos para que esses técnicos assinassem projetos, tornando o "regime transitório" em definitivo, "sem que se conheça facto novo que o justifique".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou a lei que repõe a possibilidade de engenheiros civis poderem assinar projetos de arquitetura.
O Chefe do Estado alega, na mensagem colocada no "site" da Presidência da República, que a lei deturpa o "largo consenso" criado por uma lei de 2009, que admitia um período de transição de cinco anos para que esses técnicos assinassem projetos, tornando o "regime transitório" em definitivo, "sem que se conheça facto novo que o justifique".
A lei foi aprovada em 16 de Março no parlamento, com os votos do PSD, PCP, PEV e PAN, a abstenção do PS e CDS e os votos contra do BE, 42 deputados socialistas, incluindo do presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues, e sete do CDS, incluindo a líder do partido, Assunção Cristas.
TSF

Manhã de sábado: Sporting. Os bastidores de uma crise em 24 horas

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Os problemas entre jogadores e Bruno de Carvalho não surgiram em Madrid mas foi a partir daí que ganharam outro peso. Em 24 horas houve um sismo em Alvalade; antes os abalos já andavam a ser sentidos.
Com uma ordem de prisão a pender sobre a cabeça, o ex-Presidente desafiou o juiz e não cumpriu o prazo — mas acordou que se entrega este sábado. Recorde o que se passou e saiba o que se vai passar.
Presidente da República argumenta que lei vai tornar definitivo um regime transitório "deturpando o consenso" alcançado em 2015 nas negociações da lei.
Juiz Carlos Alexandre deve fixar um prazo igual ou superior a 90 dias para arguidos contestarem a acusação. Consequência: só em setembro é que a fase de instrução deverá começar.
A transportadora aérea Ryanair pode incorrer em processo contraordenacional e num crime, se for aplicada a lei portuguesa quanto à substituição de trabalhadores grevistas.
Três jornalistas estão detidos num lugar desconhecido no Egito, denunciou a organização não-governamental Comité para Proteção dos Jornalistas.
Quando vendeu a empresa que herdou dos sogros, ganhou 3,6 milhões de dólares. Esbanjou-os numa vida de excessos. Hoje é engraxador na Nova Zelândia. E garante que é mais feliz do que antes.
Com 19 atletas suspensos, Jorge Jesus terá de recorrer à equipa B para fechar um onze onde falta um lateral direito, alas e um segundo avançado (se mais ninguém ficar de fora). Quais são as opções?
O Rei emérito Juan Carlos, de Espanha, vai ser operado ao joelho numa clínica na capital espanhola, Madrid, para substituir uma prótese artificial colocada há cerca de sete anos.
Um grupo de assalto precisa de pessoas com diferentes dinâmicas. Álex Pina percebeu isso quando escolheu os actores para a sua série. Ora veja quem são eles na vida real no dia de estreia da II parte.
As 49 pré-finalistas das candidatas ao concurso das "7 Maravilhas à Mesa" são apresentadas em Lisboa, numa lista liderada pela região Centro do país. 

Comer/Ver/Fazer

A propósito do 2º Concurso da Patanisca Lisboeta, evento que faz parte do Peixe em Lisboa - que começa esta quinta-feira, 5 de abril - o Observador foi à procura da história desta iguaria. 

Estes três restaurantes portugueses distinguidos pelo guia Michelin têm novidades para provar e o Observador foi conhecê-las. Saiba o que esperar das novas cartas de primavera/verão. 

Ioga, representação, jardinagem, pintura, experiências científicas. Estas são só algumas das formas de entreter as crianças nestas férias da Páscoa. 

"Ni No Kuni II: Revenant Kingdom" é a sequela do jogo criado entre o famoso estúdio Ghibli e a histórica Level-5, e que apaga a linha entre um bom filme de animação e um videojogo. 

É no último dia, este sábado, que o festival açoriano recebe Lone Taxidermist. Da maquilhagem à obra de arte total, conversámos com a performer britânica sobre látex e sobremesas. 

O Portugal Fashion rumou ao Porto. Na passerelle, Anabela Baldaque simplificou o próximo inverno, Júlio Torcato assinalou 30 anos de carreira e Estelita Mendonça tentou desvendar a moda do futuro. 

"Talvez esta seja a hora deste boy bazar para a terra prometida", rima Slow J no primeiro álbum de Papillon, revelado esta semana. "Isto sou eu", resume o rapper ao Observador. 

Produtos frescos e sazonais são o fio condutor da alta gastronomia praticada por André Magalhães na novíssima Taberna Fina. A irmã mais nova da Taberna da Rua das Flores veio para ficar. 

Entrevistámos o autor da série-fenómeno. Antes da estreia dos episódios finais na Netflix, o espanhol revela que "Breaking Bad" foi uma "grande influência". Segunda temporada? "Ainda não sei bem." 



Opinião

Alberto Gonçalves
Bernardo Lapa celebrou o governo de esquerda, que assumiria a responsabilidade que lhe cabe na Cultura, distribuindo os rendimentos da população bronca pelos agentes” susceptíveis de a iluminar.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Ao contrário das outras ressurreições de que nos falam os Evangelhos, a de Cristo não foi um mero regresso à existência anterior à morte.

José Manuel Fernandes
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.

Rute Agulhas
As crianças devem aprender a distinguir as partes privadas e não privadas do seu corpo e identificar as situações em que essas partes privadas podem ser tocadas (como em contextos de higiene e saúde).

João Cândido da Silva
O episódio dos subsídios ao teatro mostrou um Governo que caminha em ziguezagues para sobreviver. Há dinheiro, mas apenas para quem ameace chegar fogo à peça.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Polícia espanhola desmantela rede de tráfico de enguias-de-vidro com ramificações em Portugal

Resultado de imagem para Polícia espanhola desmantela rede de tráfico de enguias-de-vidro com ramificações em Portugal
A polícia espanhola desmantelou ontem uma rede que exportava ilegalmente enguias-de-vidro para a Ásia, que era dirigida por cidadãos chineses em Espanha e tinha ramificações em Portugal, onde a organização se queria também instalar.
Numa operação da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa) realizada ontem foram detidas dez pessoas – quatro de nacionalidade chinesa, três espanhola e três marroquina – e feitas buscas em edifícios nas regiões espanholas das Astúrias e Cádiz, onde foram apreendidas 364 embalagens prontas para transportar para a China mais de 5.000 quilos de enguias-de-vidro.
Este pequeno animal, que também é conhecido pelo nome de enguia-bebé ou meixão (norte de Portugal), tem cerca de oito centímetros de comprimento e calcula-se que o lucro por cada quilo exportado pode ir até os 7.500 euros.
O anúncio do desmantelamento da rede foi feito pela Guardia Civil, numa conferência de imprensa esta manhã onde, segundo a agência espanhola Efe, estavam também representantes da Europol (polícia europeia), que coordenou a operação, e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal.
Segundo foi explicado, a intervenção da polícia espanhola obrigou o grupo a montar uma base provisória no Porto, tendo vários envios sido intercetados nos aeroportos desta cidade e ainda de Lisboa e de Faro.
As enguias são muito apreciadas na Ásia e em particular na China, Hong-Kong e Coreia do Sul.
Depois de operações realizadas pela polícia portuguesa, a rede transferiu novamente a sua atividade de preparação dos envios para Algeciras (sul de Espanha), tendo a polícia espanhola decidido intervir depois da apreensão de 65 quilos de enguias-de-vidro em Tarifa e de 129 quilos que estavam a ser transferido para Marrocos num camião.

Segundo dados de várias entidades, saem por ano de forma ilegal da Europa cerca de 100 toneladas de enguias-de-vidro.
A Efe também refere que o inspetor da ASAE, Hugo Alexandre Matos, fez uma exposição sobre as ações realizadas em Portugal, onde esta temporada já foram apreendidas cerca de uma tonelada destas enguias e detidas 28 pessoas.
Lusa

Casal recebe indemnização no valor de 37 milhões de euros por danos causados por pó talco

A empresa Johnson & Johnson foi condenada a pagar 30 milhões de euros a um homem que foi diagnosticado com cancro depois de usar o pó talco da marca durante vários anos e à sua mulher a empresa terá de pagar 7 milhões de euros.
Segundo a CNN, o homem usou produtos da empresa durante anos e a inalação do pó talco causou-lhe mesotelioma, um cancro agressivo que afeta a pleura, o revestimento dos pulmões.
O pó talco pode estar contaminado por os seus depósitos estarem muitas vezes perto de minerais nocivos, como o amianto. A empresa referiu que fez vários testes para se assegurar de que os produtos não estavam contaminados, mas foi condenada na mesma.

_____________________

“Desporto, Ética e Igualdade” em debate na Figueira da Foz

No dia 28 de março, o Edifício Paço de Tavarede, na Figueira da Foz, recebeu a sessão temática “Desporto, Ética e Igualdade”. Numa sala lotada abordaram-se os temas da inclusão das pessoas com necessidades especiais e deficiência, desde a formação à prática desportiva, à igualdade de oportunidades no desporto passando ainda pela ética desportiva.
Na sessão de abertura, a vice-presidente da Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP) e responsável pelo projeto “Reativar”, Marta Santos, adiantou que “as temáticas de igualdade de género são transversais a toda a sociedade” e que “num contexto democrático devemos lutar por uma sociedade mais justa onde homens e mulheres possam praticar todas as atividades de igual forma”. Mas não só, para Marta Santos “o acesso à prática desportiva por todos, num contexto de cidadania, é poder praticar toda a atividade de acordo com as dotações individuais e não de acordo com estereótipos que nos são transmitidos em termos de educação e culturalmente”.
“Temos de perceber que a prática desportiva de cooperação, e não meramente competitiva, pode levar os jovens a crescer num contexto de solidariedade, de respeito, de ética e que através da prática desportiva é importante para interiorizar esses valores”, acrescentou a vice-presidente da AFMP, desafiando as associações desportivas presentes a colaborar no programa “Namorar com Fair Play”.
Por uma sociedade de valores sem violência, a AFMP propõe-se a participar nas iniciativas desportivas promovidas no concelho da Figueira da Foz de forma a sensibilizar os jovens e as suas famílias para uma “sociedade sem violência, de cooperação e de ajuda”.
Na ocasião, a vereadora do desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Mafalda Azenha, destacou que se trata de um tema “premente que está em cima da mesa” por isso “devemos refletir sobre os aspetos da igualdade de oportunidades” estimulando o “nosso crescimento enquanto pessoas” e para “transformar jovens em bons cidadãos”.
A conversa teve como moderador o presidente da Associação de Karaté-Do da Figueira da Foz, Henrique Costa, que partilhou opiniões com a diretora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Catarina Durão, com o atleta internacional de basquetebol em cadeiras de rodas Nelson Oliveira, e com a ex-atleta olímpica da modalidade de canoagem Beatriz Gomes.
A sessão temática “Desporto, Ética e Igualdade” foi organizada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pela Associação Fernão Mendes Pinto.
______________________

Acidente de autocarro onde seguia equipa de hóquei no gelo mata 14 pessoas no Canadá

Um acidente entre um camião de mercadorias e um autocarro que transportava uma equipa juvenil de hóquei no gelo provocou hoje a morte de 14 pessoas no Canadá, estando outros passageiros em estado grave, informaram as autoridades locais.
O autocarro, que transportava a equipa juvenil Humboldt Broncos com destino à cidade de Nipawin, para um jogo do 'play-off' da liga de hóquei no gelo, colidiu com camião de mercadorias.
De acordo com a BBC, deste acidente, que ocorreu na província de Saskatchewan, resultaram 14 mortos.
Citando informações da polícia canadiana, a BBC aponta que, das 28 pessoas que seguiam no autocarro, 14 morreram, incluindo o motorista.
As outras 14 foram transportadas para o hospital e estão em estado grave, ainda segundo aquela força de segurança.
Num comunicado colocado entretanto no 'site' do clube Humboldt Broncos, o presidente, Kevin Garinger afirma que do acidente resultaram "várias perdas".
"A nossa comunidade está em choque", acrescenta, lamentando a "tragédia inacreditável".
"Os nossos pensamentos e orações estão com as famílias dos membros da equipa e dos atletas e com quem está a passar por toda este horrível desastre. A nossa família do Humboldt Broncos está em choque e estamos a tentar lidar com as perdas", diz ainda Kevin Garinger.
Numa publicação entretanto feita na rede social Twitter, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirma "não conseguir imaginar aquilo que estes pais estão passar".
"As minhas condolências vão para todos os afetados por esta terrível tragédia", adianta.
Lusa

Lisboa: Confrontos nas Docas causam quatro feridos

Confrontos entre dois grupos provocaram hoje quatro feridos na zona das docas, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da PSP.
O conflito envolveu armas brancas e a polícia recebeu o alerta por telefone cerca das 06:30.
De acordo com a mesma fonte, dois feridos foram transportados para o Hospital de São José e outros dois para o de São Francisco Xavier.
Os confrontos ocorreram junto à discoteca Dock´s.
Lusa

Liga dos Bombeiros diz que existe “fumo branco” nas negociações com Governo

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Marta Soares, afirmou na sexta-feira que “existe fumo branco” e que as negociações com o Governo sobre o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2018 estão “quase fechadas”.
“Durante o dia começamos a receber os documentos que não tinham sido enviados pelo governo na data prevista. Conseguimos ter todos os documentos e conseguimos ver como estavam, existindo algumas discrepâncias com a discussão que já tinha sido efetuada”, disse à Lusa Jaime Marta Soares.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reuniu-se de urgência na sexta-feira para fazer um balanço das negociações com o Governo sobre o DECIF de 2018, que considerava estarem aquém do esperado.
Jaime Marta Soares explicou que, já na posse dos documentos, analisaram e responderam à secretaria de estado, referindo que se os documentos já discutidos com o governo não fossem aceites, não iriam continuar a negociar.
“Foi quase um dia de negociações, de análise e troca de documentos constante. Ainda existem pequenas reticências, mas encontraram-se boas vontades. Estou convencido que, com pequenos retoques, podemos dar por concluídas a diretiva operacional, a diretiva financeira, as 120 equipas de Intervenção Permanente (EIP) e a revisão do Sistema de Gestão de Operações (SGO)”, frisou.
A diretiva operacional nacional estabelece os meios que integram o DECIF, a diretiva financeira é o documento que fixa o pagamento aos bombeiros voluntários, enquanto a revisão do SGO define as funções, responsabilidades e níveis de decisão, tendo por base as novas necessidades manifestadas nos incêndios de 2017 de estruturar modelos organizativos, capazes de garantir o comando e controlo das operações.
O presidente da Liga salientou que “existe fumo branco” e que as negociações estão “praticamente fechadas” entre as partes.
“Foi um dia duro de negociações. Houve equilíbrio e sensatez na discussão, percebendo que as nossas propostas são importantes para garantir uma melhoria da resposta. O Governo sabe que sem o nosso apoio e capacidade operacional não pode atingir o fim a que se propõe”, frisou.
Lusa

A música dos Paus é uma ilha tropical


P
 
 
Ipsilon
 
 
  Vasco Câmara  
Paus: cada vez mais uma banda sem igual, isolada, embora de ouvidos despertos para todos os sons à sua volta. Como uma ilha.
Mas Madeira, título do álbum, refere-se menos à ilha, que permanece referência distante, para corporizar antes a vibe das canções, o seu ambiente e a sua emoção, coisas nebulosas e dançáveis. Não é um espaço físico, portanto. Esta "Madeira" também acontece em Lisboa: a união entre África, América do Sul e Europa. Estes assomos de tropicalidade e de africanidade já são Lisboa, como dizem os 4 Paus em conversa com Gonçalo Frota.
Mais música aqui, At The Still Point Of The Turning World, de Joana Gama + Luís Fernandes. Aqui é o espaço onde nem sempre é perceptível quem é o actor central, o piano, as electrónicas ou os arranjos. "Disco desafiante, tem tanto de desorientador como de inspirador", escreve Vítor Belanciano.
Já por aí se vêem, no ecrã da Cinemateca, homens e mulheres das classes médias europeias, da “burguesia” industrial ou intelectual, na iminência de um apocalipse. Chegou a altura de Marco Ferreri. Há ciclo na Festa do Cinema Italiano que defende que é chegada a altura de colocar o cineasta italiano “no panteão dos arcanjos da destruição e da ressurreição”, para citar um documentário recente sobre o cineasta – La Lucida Follia di Marco Ferreri, realizado por Anselma Dell’Olio – de quem se conhecem pontas do iceberg, dois ou três títulos que deram origem a escâdalo (A Grande Farra, por exemplo), mas o que se propõe até 23 de Abril na Cinemateca é, afinal, a redescoberta de uma obra.
Isabel Lucas entrevistou Chimamanda Ngozi Adiche, nigeriana, 40 anos, um dos rostos mais celebrados do feminismo. Querida Yeawel é um manifesto em pleno movimento Me Too. A escritora diz que não quer ser porta-voz de nada para ter a liberdade de poder ter opiniões fora da caixa.
Mais livros: Publicação da Mortalidade, de Walter Hugo Mãe. Sobre esta recolha dos poemas que o seu autor quis preservar, Hugo Pinto dos Santos escreve: "a solenidade de tom tantas vezes se vê preterida pela banalidade tímbrica" e é tão "frequente que a estilização seja ultrapassada pelo desleixo estilístico, que nada do que parece um momento afirmar-se resiste ao teste de uma leitura integral". Está aqui o texto, exaustivo na sua investigação.
Fascinante a biografia, escrita por David Bolchover, de Béla Guttmann, o treinador húngaro que conseguiu, em 1961 e 1962, levar o Benfica a conquistar títulos europeus. Bolchover andou durante três anos a investigar uma vida, seus mitos e mistérios. O que revela é uma estarrecedora fuga da morte. Béla Guttmann: de sobrevivente do holocausto a glória do Benfica: como foi possível ignorar durante tanto tempo uma história tão crucial, tendo em conta a importância da historiografia do holocausto, e também a dimensão da personagem envolvida?, pergunta neste texto Rui Catalão.