quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

UEFA cancela Youth League desta época


Organismo explica decisão com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, as desistências de dois clubes e a necessidade de proteger a saúde dos jovens jogadores.

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que cancelou a edição da Youth League da presente temporada, "devido à pandemia da Covid-19 e aos seus efeitos na organização das competições".

Em comunicado, no site oficial, o organismo que rege o futebol europeu explica que tomou esta decisão "para proteger a saúde dos jovens jogadores".

A UEFA tinha decidido, inicialmente, alterar o formato da Youth League e atrasar o seu início. No entanto as várias medidas impostas pelas autoridades de saúde em toda a Europa, nomeadamente às viagens, têm criado grandes dificuldades à organização da competição, levando a que dois clubes já tenham abdicado de participar.

"O Comité Executivo sublinhou que não há hipótese de voltar a adiar o início da competição e que deve ser dada a maior prioridade possível à saúde e segurança dos jovens jogadores. Infelizmente, não há condições para recomeçar esta competição e tanto o Comité de Competições de Clubes da UEFA como a Associação de Clubes Europeus foram consultados e apoiaram a ideia de, excecionalmente, cancelar a Youth League desta época", pode ler-se.

Com todas as competições jovens paradas, em Portugal, o cancelamento da Youth League é um duro golpe para o futebol de formação, que arrisca ser interrompido durante uma temporada inteira.

Benfica e FC Porto eram as duas equipas portuguesas que iam ter representação na Liga dos Campeões de sub-19. Os encarnados foram finalistas vencidos na última época, tendo perdido o troféu para o Real Madrid. Os dragões foram campeões em 2019.

RR

Imagem: UEFA

GAL INTERIOR DO ALGARVE CENTRAL ABRIU CONCURSO DE APOIO PARA PEQUENOS INVESTIMENTOS AGRÍCOLAS


A Câmara Municipal de Silves, na qualidade de membro efetivo do Grupo de Ação Local (GAL) para o Interior do Algarve Central, informa que está aberto, de 17 de fevereiro a 16 de abril de 2021, o concurso de apoio para pequenos investimentos na exploração agrícola.

Atendendo a que esta medida - cujos apoios variam entre 40% a 50% do investimento elegível, sob a forma de subvenção não reembolsável - continua a ser a medida com maior procura neste território, o Órgão de Gestão decidiu canalizar mais verba para abrir, novamente, este concurso.

Poderão candidatar-se projetos que tenham como objetivo promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e contribuir para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola. O investimento deve ser superior ou igual a 1 000 euros e inferior ou igual a 40 000 euros, devendo as explorações localizar-se no território do Interior Algarve Central, que abrange, no caso do concelho de Silves, as freguesias de São Bartolomeu de Messines e de São Marcos da Serra.

As candidaturas, que integram a medida 10 “LEADER” do PDR2020, deverão ser submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 em www.portugal2020.pt, do PDR2020 em www.pdr-2020.pt ou no sítio do GAL, em www.in-loco.pt, e estão sujeitas a confirmação por via eletrónica a efetuar pela entidade recetora. Os anúncios e demais informação relevante, nomeadamente legislação, formulários, orientações técnicas que incluem as listas de documentos a apresentar também se encontram disponíveis nos locais mencionados.

Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados através do Contact Center do PDR2020 (n.º 800 500 064) ou da Associação IN LOCO, através do telefone 289 840 860 ou correio eletrónico dlbc@in-loco.pt.

RESUMO INFORMATIVO
Operação 10.2.1.1 - Regime simplificado de pequenos investimentos nas explorações agrícolas
Nº anúncio: 005/IN LOCO/10211/2021  

Período: de 2021-02-17 às 09:00:00 a 2021-04-16 às 16:59:59

Organismo: IN LOCO

Cantanhede | Biblioteca Municipal dinamiza iniciativa “Biblioteca em sua Casa”


“Biblioteca em sua Casa” é nome da iniciativa desenvolvida pelo Município de Cantanhede, através sua Biblioteca Municipal, em que continua desde abril do ano transato, a disponibilizar o acesso de todos os utilizadores e munícipes do concelho, a várias formas de divulgação cultural ao domicílio.
Num período em que grande parte da população se encontra novamente em isolamento devido à propagação da pandemia causada pelo Covid-19, a autarquia cantanhedense continua a apostar numa iniciativa que se revelou um verdadeiro caso de sucesso, no recolhimento domiciliário e isolamento social entre março e abril de 2020. Inserida no projeto “Levamos a Biblioteca até si”, a ação tem como principal objetivo promover e divulgar a cultura, facultando, para isso, a cedência de livros, CD de música e filmes em DVD a toda a população, permitindo assim um acesso contínuo aos documentos disponibilizados por este equipamento cultural, sem que tenha que sair do conforto e segurança de sua casa.

Para aceder a estas obras, os interessados deverão estar inscritos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, podendo analisar o catálogo online que se encontra disponível em http://biblioteca.cm-cantanhede.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx e consultar os artigos disponíveis.

Esta simples e prática ferramenta de pesquisa permite consultar online todos os documentos disponíveis na coleção da biblioteca, proporcionando um processo de seleção mais criterioso e seletivo. Para concluir o procedimento é simples, basta um telefonema para os números 231 410 870 / 969 630 607 ou um email biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt para requisitar as obras pretendidas. No seguimento da formalização do pedido, os serviços da biblioteca começam desde logo a preparar a entrega, colocado dentro de um saco próprio e descartável, devidamente desinfetado, para posterior entrega.

A Biblioteca Municipal disponibilizará, sempre que possível, os documentos escolhidos, responsabilizando-se pela entrega e posterior recolha dos mesmos, no exterior do respetivo edifício, no domicílio do requisitante ou noutro local indicado.

Os interessados que ainda não se encontrem inscritos deverão formalizar a sua inscrição, através de uma ficha que se encontra disponível online e contactar os serviços da Biblioteca Municipal por telefone, ou através de email, podendo, após este processo, requisitar até três obras por um período máximo de 1 mês.

Após a entrega, as obras serão novamente colocadas à disposição dos utilizadores após cuidadoso processo de limpeza, efetuado com as devidas precauções e seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Para o efeito são utilizadas luvas para o manuseamento e líquido desinfetante próprio para a limpeza das respetivas capas e contracapas, colocando as obras devolvidas em quarentena, por um período mínimo de três dias (72 horas). Os itens requisitados online, por telefone, telemóvel ou por email, serão entregues ao requisitante, em embalagem nova, descartável, também sujeita a cuidados de desinfeção, processo este que será igualmente da responsabilidade da Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede oferece ainda um leque de conteúdos online diversificados, relacionados com leitura, música, cinema e outras temáticas, que se encontra disponível no Portal do Município de Cantanhede, no endereço https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/pagina/969/levamos-a-biblioteca-ate-si.

Câmara de Águeda promove atividades desportivas em formato digital

Aulas individuais e em grupo, jogos em família e curiosidades ligadas ao Desporto são algumas das atividades que a Câmara de Águeda está a promover para manter os cidadãos ativos em período de pandemia.

Manter a população ativa e estimular a prática da atividade física continua a ser uma das prioridades estratégicas da Câmara Municipal de Águeda, que, no sentido de combater o sedentarismo em período de isolamento social, elaborou um conjunto de atividades para levar o Desporto até “casa” das pessoas, com diversos conteúdos (exercícios, dicas e informações) que estão a ser disponibilizados em formato digital, na página de Facebook do Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC).

Assim e tendo em conta os constrangimentos provocados pela pandemia, o exercício físico poder ser feito individualmente, com toda a segurança e com a orientação dos técnicos do CMMC.

“O isolamento não é desculpa para o sedentarismo e pretendemos, como tem sido a nossa atuação ao longo deste período, continuar a inovar nos métodos para levar os treinos e o exercício físico até aos cidadãos, contribuindo para que as pessoas continuem ativas e saudáveis”, afirmou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembrando que esta é uma dinâmica e trabalho na promoção da atividade física que já foram reconhecidos nacionalmente.

Este tipo de atividades valeram ao Município de Águeda o 1.º lugar na “Presença Digital no Desporto do ano 2020” e o segundo lugar na “Intervenção Covid-19 no Desporto do ano 2020”, dois galardões atribuídos pela Plataforma Cidade Social em reconhecimento pelas boas práticas desportivas implementadas em Águeda em período de pandemia e que estão novamente a ser aplicadas este ano.

Atividades em curso

“Ativos em segurança” é o mote de uma das ações que o CMMC está a realizar no sentido de promover a atividade física quer dos membros daquele equipamento desportivo municipal quer de toda a população que pode acompanhar aulas e vários exercícios, à distância de um simples clic.

O CMMC está a publicar, duas vezes por dia, na sua página de Facebook (https://www.facebook.com/marchaecorrida.agueda), aulas/treinos, onde são feitos exercícios de força, coordenação e resistência cardiovascular (caminhada e corrida) e que são gravados nos percursos da cidade e das várias freguesias.

Desafios semanais em vídeo é outra das atividades, onde são apresentadas propostas de exercícios para serem realizadas durante uma semana, treinando uma área específica do corpo. As pessoas são estimuladas a estarem ativas e a partilharem o seu desempenho com os técnicos do CMMC, numa lógica de interatividade que caracteriza o treino presencial, mas que agora é mantida de uma forma digital.

O CMMC promove ainda aulas de grupo online, através da plataforma zoom. A primeira aula aconteceu no dia 14, tendo incidido sobre GAP (Glúteos, Abdominais e Pernas), e estão agendadas mais duas: dia 21, com um treino intervalado de alta intensidade; e dia 28, com zumba e treino funcional. Os interessados em participar nas aulas, que decorrem sempre às 17 horas, devem enviar mensagem privada na referida página de Facebook do CMMC.

Para além destas atividades, estão previstas realizar-se outras, como jogos em família (através do zoom) sempre recorrendo ao exercício físico, e ainda a publicação de vídeos sobre curiosidades ligadas à atividade física, agendada para abril. Intitulado “Sabia que…”, nesta rubrica serão abordados por profissionais de cada área temas como fisioterapia, nutrição, prevenção de lesões e treino mental. Mais uma vez, quem tiver dúvidas poderá colocá-las a estes profissionais, através de mensagem privada no página do CMMC no Facebook, ou ainda sugerir outros temas para serem esclarecidos.

Refira-se que os técnicos do CMMC anulam diariamente a distância com os atletas e membros inscritos no centro, contactando-os para saberem como estão e como têm mantido as suas dinâmicas de exercício físico.

Ansião integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude


O Município de Ansião foi admitido pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, após vontade expressa pela autarquia em aderir a esta plataforma.

Criada no final do ano de 2020 pela FNAJ com a missão de consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, esta rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, potencia uma abordagem inovadora das questões da participação jovem.

A pertença da autarquia a esta rede eleva o seu atual compromisso com os jovens do concelho e as suas organizações para a criação de mais e melhores políticas próximas dos jovens, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, impulsionadoras da emancipação e de uma maior participação cívica da juventude.

A FNAJ prestará apoio ao município na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, o que se traduzirá na dinamização de planos de ação de políticas e de projetos que se adequem às intenções dos jovens e dos seus movimentos.

O arranque deste projeto conjunto está previsto para o início do mês de março, com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude dos mais de setenta municípios aderentes.

Núcleo de Estudantes organiza evento doando as receitas ao IPO de Coimbra

O Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra - NECDEF-AAC - decidiu doar parte do valor obtido em inscrições relativas à Formação Específica "O Jogo de Futsal", realizada via e-learning, no passado mês de Dezembro de 2020, e que contou com cerca de 130 participantes.

A Formação Específica foi certificada e creditada com créditos UEFA e IPDJ, bem como possuiu um painel de oradores com enorme reconhecimento quer a nível nacional, como internacional (Jorge Braz, Joel Rocha, Marquinhos Xavier, Bruno Travassos, João Freitas Pinto, etc).

Desta forma, sendo o NECDEF-AAC uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal função a representação de toda a comunidade estudantil da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, deliberou a doação de uma parte do valor total realizado com inscrições a uma instituição de solidariedade, neste caso ao IPO - Coimbra, por ser uma instituição de enorme respeito, ajudando e contribuindo diariamente com todos aqueles que necessitam, bem como por ter parte ativa no processo de evolução e desenvolvimento da medicina.

Para além disso, acreditamos que estejamos a percorrer o caminho correto, servindo de exemplo a todos os nossos colegas e estudantes da academia.

Segundo o Presidente do NECDEF/AAC Diogo Salgado Braz, a ”vontade de contribuir e ajudar boas causas, motivou-mos a fornecer ao IPO de Coimbra, uma maquia que, enquanto Núcleo de Estudantes (instituição sem fins lucrativos), acreditamos que seja uma boa ajuda tanto para o IPO de Coimbra, assim como para todos aqueles que, em situações débeis, ajudam”.

A Presidente do Conselho de Administração afirmou: “Este donativo reveste de uma enorme importância, desde logo porque é um testemunho de um gesto de solidariedade por parte da comunidade estudantil do Núcleo de Estudantes da Desporto e Educação Física da AAC. A AAC é uma casa que se norteia por princípios muito importantes, que eu também presenciei, quando fui estudante da Universidade der Coimbra, nomeadamente, o da solidariedade, numa instituição como a do IPO de Coimbra em que faz parte do seu ADN, na sua prestação de cuidados ter a possibilidade através deste gesto podermos servir melhor os nossos doentes, que é o nosso principal foco, é muito gratificante.”

A cerimónia de entrega do valor contou com a presença do Presidente do Núcleo do NECDEF/AAC, Diogo Salgado Braz e do IPO de Coimbra esteve presente a Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Margarida Ornelas.

O Registo fotográfico do evento pode ser acedido AQUI

Imagem: NC

Álvaro Cassuto: A vida e obra do mais consagrado maestro português


A carreira de seis décadas, a consagração nacional e internacional, as orquestras e os seus meandros, os antepassados, a infância no Porto, os sucessos e as derrotas. Álvaro Cassuto passa em revista a sua vida e obra no livro Memórias de Um Maestro. A biografia do homem que levou a música erudita portuguesa a todo o mundo é uma edição Guerra e Paz Editores com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores. Estará disponível, a partir do dia 23 de Fevereiro em todos os locais já abertos da rede livreira portuguesa, livrarias online e no site da editora.

As memórias de um compositor e maestro deveriam limitar-se ao elenco de obras e referências às orquestras e concertos que dirigiu. Porém, em Memórias de Um Maestro, livro que é agora dado à estampa, Álvaro Cassuto distancia-se deste modelo para descrever, numa linguagem factual e sem rodeios, as peripécias da sua carreira, a sua actividade à frente de uma variedade de orquestras internacionais, sobretudo norte-americanas, e os seus «conflitos» com instituições portuguesas.

O Maestro revela com pormenor o papel determinante que o seu envolvimento na gestão e desenvolvimento de orquestras teve para os seus sucessos e «derrotas», no decurso de uma longa e premiada carreira de seis décadas. «“[F]azer carreira” dirigindo dezenas de orquestras em outros tantos países e cidades diferentes não era um desafio que me atraísse.No entanto, a experiência que adquiri confirmou que, afinal, eu tinha aprendido a ser um excelente orchestra builder.»

Além da gestão de orquestras além-fronteiras, o livro revela que Álvaro Cassuto se dedicou ainda à difusão da música orquestral de compositores portugueses. Um embaixador da música erudita portuguesa no mundo, foi condecorado em 2009, com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.

Nesta autobiografia, além das memórias de uma carreira e das suas obras, o autor passa ainda em revista aspectos determinantes da sua vida pessoal, como a infância no Porto, os seus antepassados alemães e a licenciatura em Direito. Todos estes aspectos ilustrados com fotografias das várias etapas de vida do maestro.

Memórias de Um Maestro é um livro para todos os melómanos e leitores que pretedam conhecer mais sobre o mundo da música erudita. Estará disponível nas livrarias online e nos locais autorizados a partir do próximo dia 23 de Fevereiro, mas a pré-reserva do livro poderá ser feita desde já no site da Guerra e Paz Editores.

Memórias de Um Maestro
Álvaro Cassuto
Não-Ficção / Biografia
240 páginas · 15x23 · 15,00€
Nas livrarias a 23 de Fevereiro

Proença-a-Nova | Orçamento para 2021 revisto em mais de dois milhões e meio de euros


O orçamento do Município de Proença-a-Nova para 2021 totaliza os 18.330.939,00 euros, depois da integração do saldo do ano 2020, representando um aumento superior a dois milhões e meio de euros. A revisão orçamental, aprovada na sessão da Assembleia Municipal de 5 de fevereiro por maioria, irá permitir o reforço de algumas rubricas do orçamento, nomeadamente as que dizem respeito a áreas estratégicas da atividade municipal. “É com orgulho que o Município de Proença-a-Nova, na senda da estratégia e gestão definida nos últimos anos, pode desenvolver intervenções que se traduzem no médio e longo prazo. É hoje consentâneo entre todos que a fixação de população e criação de oportunidades só se realiza pela empregabilidade, e é nesse ponto principal que alocamos o esforço financeiro do Município, sem descurar o apoio social, a educação, a cultura e a inclusão”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal. “Importa reconhecer o trabalho diário que os colaboradores do Município realizam para o objetivo principal, o serviço à comunidade: é e será sempre em conjunto que construímos todos os dias o futuro que é comum”.

Em termos de projetos destacam-se as infraestruturas da segunda fase de expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova que irá aumentar a oferta em mais 35 lotes, a requalificação da antiga serração Daniel Lourenço e a sua reconversão em Parque de Acolhimento Empresarial do Vale Porco e as obras que estão em curso na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e na Serra das Talhadas. Há ainda novas obras, como a ampliação do Centro Ciência Viva da Floresta para acolher o projeto BioAromas LIIS – Laboratório de Integração e Inovação Social, as pavimentações para o corrente ano e a limpeza das faixas de gestão de combustível na rede viária em que, por força de lei, o Município se tem de sobrepor aos privados quando estes não cumprem o definido. A área da ação social também será reforçada, considerando a atual crise pandémica e os impactos que poderá vir a ter na população do concelho, quer seja a pertencente aos grupos de maior risco e vulnerabilidade, quer seja a que sofre os impactos do desemprego.

Município de Proença-a-Nova apoia alunos do Agrupamento de Escolas no ensino à distância


O Município de Proença-a-Nova encontra-se a apoiar os alunos do Agrupamento de Escolas no que diz respeito às refeições escolares, transporte, acesso à internet e a material didático necessário para o acompanhamento das aulas à distância. O levantamento das necessidades foi feito pelos diretores de turma e posteriormente encaminhado pela Direção do Agrupamento para a Divisão da Educação do Município: foram emprestados 11 routers e respetivos cartões de dados e 10 portáteis, colmatando a carência verificada no ano letivo anterior, e 15 mesas digitalizadoras. A Câmara Municipal também cedeu os recursos humanos necessários no apoio técnico na configuração do material informático e na distribuição ao domicílio do mesmo.

No que diz respeito ao transporte escolar e às refeições, os 26 alunos que estão em regime de acolhimento no Agrupamento de Escolas beneficiam de refeição e transporte gratuito, assim como os alunos pertencentes ao escalão A e B – os alunos residentes na vila podem fazer as suas refeições na cantina e aos restantes são entregues ao domicílio.

Desde o encerramento temporário das escolas decretado pelo Governo no final do mês de janeiro deste ano que o Município tem trabalhado em conjunto com o Agrupamento de Escolas, à semelhança do ano passado, na resolução dos problemas identificados junto de alguns alunos de forma a garantir que todos possam aceder aos conteúdos disponibilizados online. O Município disponibilizou ainda a rede de Solidariedade para transporte de documentos aos alunos que estejam com mais dificuldade em seguir as aulas pelos meios tecnológicos disponibilizados.


México | Sorprende Alza De 5.3% En Ventas Minoristas De EU En Enero

 


por Yesica Flores

·Mantienen cautela en las bolsas del mundo.

· Chevron y Verizon, tocadas por Buffet.

Las bolsas europeas registran pérdidas este miércoles por la tarde, con el índice DAX de Alemania bajando 0.7%, de acuerdo con la plataforma global de inversiones multiactivos eToro.

Una de las bajas más destacadas del día es Beiersdorf, que llegó a perder más de 6% durante la sesión. La empresa de productos químicos diversos tiene una rama de belleza y cuidado de la piel, con productos como Nivea, Labello, Eucerin y Aquaphor, entre otros. Ayer anunció resultados del cuarto trimestre, pero al mercado no le gustó que la empresa no espere un aumento de sus márgenes de utilidad en 2021.

La sesión asiática fue mixta, con los índices moviéndose con poca dirección, después de una sesión débil en Wall Street. El índice MSCI Asia ex Japan cerró ligeramente al alza (0.16%). Los mercados chinos permanecieron cerrados hoy debido a las vacaciones del Año Nuevo Lunar.

Por su parte, las bolsas de Estados Unidos abren hoy a la baja, con el Nasdaq cayendo cerca de 1%. Destacan hoy las alzas de Chevron y Verizon empresas que, según se revela hoy, atrajeron el interés de Warren Buffet y su fondo Berkshire Hathaway hace algunas semanas. Verizon abrió con un alza que rondaba 3%, Chevron de 1.7%.

Los mercados van a la baja en EU a pesar de las buenas noticias que llegan del sector de ventas minoristas, pues sus ventas rebotaron en enero para un fuerte incremento de 5.3% ya ajustado por estacionalidad. Los analistas esperaban un alza de 1%, pero al parecer el paquete de estímulos por 900,000 millones de dólares aprobado a finales de diciembre dio un buen impulso a los hogares estadounidenses.

-0-

Ayer fue una sesión volátil con índices bursátiles que se mantuvieron sin cambios durante la mayor parte de la sesión europea. Con la apertura de Wall Street, sin embargo, el sentimiento del día se debilitó gradualmente: las principales razones se atribuyen al aumento constante de las tasas del Tesoro de EU, con el área a 10 años alcanzando 1.25% más la reapreciación de las materias primas que, tarde o temprano, podrían pesar sobre la recuperación económica mundial.

En Europa, las bolsas de valores europeas se movieron casi planas durante la mayor parte de la sesión, impulsadas principalmente por las acciones cíclicas y la subida del petróleo. Entre las historias de empresas individuales, a Glencore le fue bien, terminando con ganancia de 2.66%, con lo que el sector minero europeo se acercó a sus máximos de 10 años.

A BHP también le fue bien, cerrando con un alza de 1.3%, después de reportar la mejor ganancia semestral de los últimos siete años y anunciar un dividendo provisional récord.

Wall Street cerró mixto ayer. Sin embargo, las acciones de energía, finanzas y materiales básicos se sostuvieron, lo que demuestra su capacidad para aprovechar las expectativas de recuperación económica actual. También mejoraron el índice bancario y la mayoría de las acciones financieras estadounidenses, que se están beneficiando del alza de los bonos del Tesoro, el cual tocó ayer máximos desde finales de marzo pasado.

El índice de valor del S&P500, que contiene principalmente acciones bancarias, energéticas e industriales, ha crecido más de 6% en las últimas dos semanas, registrando desempeños ligeramente superiores a los del índice de crecimiento, en el que el componente tecnológico está más presente.

ENFOQUE TÉCNICO

AAPL

El panorama técnico de Apple continúa mostrando signos de debilitamiento, con la acción apoyándose en la línea de tendencia bajista que se une a los mínimos ascendentes a partir de marzo de 2020. El área en el rango de 130 – 126 dólares representa un primer soporte significativo.

Por debajo de este nivel, el alcance del descenso podría ser más marcado, para llegar hasta los 120 dólares y, finalmente, hasta la zona de los 110 dólares, por donde pasa el MM de 200 días. El RSI en una base diaria también cayó por debajo de 50, confirmando la fase de distribución en la acción. Sin embargo, mantener los niveles actuales o el primer soporte identificado en el rango de 130 – 126 dólares sigue siendo el escenario más probable en la actualidad.

ENFOQUE FUNDAMENTAL

Palantir: Ingresos y perspectivas en línea con las expectativas, las utilidades perjudican

Palantir reportó ayer resultados para el cuarto trimestre y para todo 2020, registrando pérdidas para el último trimestre, mientras que los ingresos por el contrario quedaron en línea con las expectativas de los analistas. La perspectiva para 2021 también fue confirmada por la gerencia durante una conferencia de prensa con analistas, pero la compañía cerró ayer la sesión con una caída de 12.75%.

Por el lado comercial, la compañía dijo que los ingresos promedio por cliente para 2020 fueron de 7.9 millones de dólares (mdd), un 41% más que en 2019, y que los 20 clientes principales generaron 33.2 mdd cada uno en promedio en 2020, un 34% de crecimiento año contra año. En el cuarto trimestre, Palantir cerró 21 acuerdos con un valor total de al menos 5 mdd, de los cuales 12 valían al menos 10 millones.

En cuanto a las perspectivas de futuro, Palantir ha estimado unos ingresos de 4.000 mdd en 2025, con un crecimiento del 30% para el conjunto de 2021 y del 45% en el primer trimestre del año, con una estimación media del trimestre del orden de 330 millones de dólares, superior incluso a las estimaciones de los analistas de Refinitiv.

“Esperamos que aquellos de ustedes en esta convocatoria que son inversionistas actuales se queden con nosotros y aquellos que tienen un enfoque de corto plazo, elijan empresas que sean más apropiadas para ustedes”, dijo el CEO.

Palantir salió a bolsa en septiembre con un precio de apertura de 10 dólares por acción, para una capitalización de mercado de 16,500 mdd. Desde septiembre, el valor de las acciones se ha más que triplicado y las acciones alcanzaron un máximo de 40 dólares, alcanzando una capitalización de mercado de 60,000 mdd.

La empresa genera más del 50% de su negocio del segmento gubernamental, por lo que trabaja con datos especialmente sensibles. En este sentido, Palantir fue una de las pocas empresas de Silicon Valley que acordó operar en el campo del big data para estructuras gubernamentales. En este sentido, el cambio de administración, de Trump a Biden, podría acentuar la debilidad de las acciones en un futuro próximo.

En general, los ingresos de la última temporada de informes estuvieron en línea con las expectativas del mercado, pero las utilidades fueron peores que el consenso (-0.8 dólares frente a 0.2 dólares por acción). En este sentido, es probable que la debilidad de la acción continúe después de la reciente corrección.

En general, en esta etapa el sector de la tecnología está experimentando una fase de consolidación y bajo rendimiento en comparación con otros sectores, como el industrial y las materias primas, con algunos inversionistas obteniendo beneficios, especialmente en empresas más jóvenes, como Palantir o Snowflake.

Además, el denominador común de esta “temporada de ganancias” ha sido comprar en espera y vender en la publicación de datos corporativos. Esto es cierto en mayor medida para acciones como Palantir que, incluso marginalmente, han perdido las estimaciones de los analistas.

Por estas razones, las expectativas son que la fase de consolidación de la acción continúe en las próximas sesiones, mientras que su valor como acción en el largo plazo se mantenga intacto.

Ansião | Nova loja online promove produtos regionais


“Histórias e Sabores de Ansião” é uma nova loja virtual de produtos regionais de Ansião, uma iniciativa do Município de Ansião em parceria com a ADILCAN - Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião.

Lançada na edição especial online 2021 da Centenária Feira dos Pinhões, dispõe de uma grande variedade de produtos, desde azeite, mel, queijo e vinho, até enchidos, frutos secos e leguminosas, contemplando ainda pastelaria, doces e licores e artesanato, como trapologia e cestaria.

A plataforma é complementada com a disponibilização de uma secção “Comércio ConVida”, com informação sobre os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços do Concelho de Ansião, pretendendo promover não apenas os produtos endógenos, mas também o tecido económico local.

Disponível em www.ansiaodigital.pt, permite que, rápida e comodamente, à distância de um clique e a partir de onde quer que se encontre, o cliente descubra e desfrute em sua casa da singularidade dos sabores e das tradições de Ansião Coração de Sicó.


Leiria | Concurso Nacional de Leitura em formato online na fase municipal


Irá decorrer amanhã, dia 18 de fevereiro, a fase municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), RTP, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e a Rede das Bibliotecas Escolares.

Habitualmente realizada na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a fase municipal assume este ano uma versão online tendo em conta os constrangimentos provocados pelo contexto pandémico em que nos encontramos.

Participam nesta iniciativa alunos do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, por sua vez apurados na fase escolar do mesmo concurso. Os concorrentes irão realizar duas provas, uma escrita e outra oral, que serão avaliadas por um júri constituído para o efeito por Lucília Santos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Adélia Lopes, presidente da Assembleia-geral da Rede de Bibliotecas de Leiria; Paula Ferreira, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e Vasco Letria, encenador.

Haverá ainda lugar para um momento lúdico de interação com os jovens, com a participação de André Pereira, escritor e retratista poético.

Os vencedores da fase municipal representam o concelho de Leiria na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, agendada para o dia 21 de abril e organizada este ano pelo Município de Leiria através da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

“A leitura é um direito humano. Quem lê, percebe o mundo, interpreta os desafios da vida. Nunca a promoção da leitura foi tão importante num contexto de isolamento e distanciamento social. O Concurso Nacional de Leitura é prova da resiliência de todos em prol desse bem comum que é a formação e educação das gerações mais novas”, sublinha Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura.

Águeda | Câmara Municipal atribui mais 19 mil euros para apoiar Casa de Abrigo


Câmara de Águeda dá continuidade ao apoio à CERCIAG para manutenção dos cuidados prestados na Casa de Abrigo para mulheres com deficiência vítimas de violência doméstica

A Câmara Municipal de Águeda concedeu 19.025 euros à CERCIAG (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda) como apoio à Casa de Abrigo para mulheres com deficiência e/ou incapacidade vítimas de violência. É um incentivo financeiro para apoiar uma iniciativa de intervenção social junto de uma franja populacional que carece de acompanhamento.

O apoio para a Casa de Abrigo é concedido desde 2018, pelo que à verba atribuída este ano se junta os 18.900 euros atribuídos desde essa data. Trata-se de um incentivo que se enquadra numa atuação estratégica do Município de Águeda na promoção da Igualdade de Género e de oportunidades, bem como da não violência, apoiando e desenvolvendo diversas parcerias.

Esta Casa de Abrigo acolhe provisoriamente, tal como referido, mulheres com deficiência vítimas de violência doméstica, vítimas de maus-tratos físicos ou psicológicos, de negligência e de crimes sexuais, e devidamente encaminhadas pela Rede Nacional de Casas de Abrigo. À CERCIAG cabe garantir, em situação de emergência, a proteção imediata às pessoas encaminhadas e que entrem na Casa de Abrigo, zelando ainda pela segurança das vítimas e promovendo as diligências necessárias para evitar novas vitimizações.

Durante a permanência na Casa de Abrigo, a CERCIAG promoverá, junto dos utentes, o desenvolvimento de aptidões pessoais, profissionais e sociais, que poderão ajudar a evitar eventuais situações de exclusão social e serão um estímulo para a construção de um projeto de vida para as vítimas.

Com base no protocolo assinado entre a Câmara de Águeda e a CERCIAG, que formaliza a atribuição deste apoio financeiro, a instituição, no âmbito desta resposta social, proporcionará formação e capacitação de profissionais para que tenham as competências técnicas adequadas à prevenção, proteção, intervenção e adequada sinalização de potenciais vítimas de violência doméstica e de género em pessoas com deficiência e/ou incapacidades.

A Casa de Abrigo é um espaço que tem as condições próprias de uma habitação familiar, evitando indícios de institucionalização, fomentando, por isso, a normalização e inserção das vítimas na sociedade.

As vítimas com deficiência têm assim, em Águeda, uma resposta especializada e personalizada de aconselhamento, acolhendo e garantindo a proteção imediata de pessoas com deficiência e/ou incapacidade e que estejam a ser vítimas de violência num ambiente familiar.

Ansião | Autarquia disponibilizou recursos informáticos para ensino a distância

O Município de Ansião cedeu computadores portáteis e bandas largas móveis para assegurar que todos os alunos do concelho tenham acesso às aulas no atual regime não presencial.

No âmbito das suas competências na área da educação e à semelhança do que se verificou no primeiro confinamento, face às necessidades verificadas pelo levantamento efetuado pelos professores titulares de turma, estes recursos foram facultados a título de empréstimo aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico enquadrados na ação social escolar.

Sensível ao período difícil que se atravessa, entendeu a autarquia dar resposta também a alguns alunos não beneficiários da ação social escolar pelo facto de as suas famílias não disporem, neste momento, de condições económicas para a aquisição de equipamento informático.

Trata-se de uma medida integrada numa política inclusiva, permitindo que todos os alunos tenham acesso à educação, minimizando a desigualdade social que o ensino não presencial veio acentuar.

IPCA | Lastra’21 - Conversas sobre Design e Inovação na Cerâmica e Olaria

 Conversas decorrem online com oradores internacionais 19 fevereiro | 15h


A Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) organiza a primeira edição do Lastra´21- Conversas sobre Design e Inovação na Cerâmica e Olaria, no dia 19 de fevereiro pelas 15h.

Este evento pretende promover a partilha e o debate de projetos de designers, educadores e empresas do setor cerâmico e olárico de forma a dar visibilidade e criar massa crítica sobre a importância, oportunidades e potencialidades futuras do setor. 

João Nunes Sampaio, é docente da ESD do IPCA e um dos organizadores do Lastra juntamente com os docentes Demétrio Matos e Guilherme Braga da Cruz, e refere que o Lastra "quer dar visibilidade ao sector e à sua associação com design. Nesta edição as conversas estão afetas ao tema do Design e da Inovação pelo que futuramente os motes serão diferentes embora sempre centrados no design, na cerâmica e olaria". 

A nível regional o IPCA e a ESD assumem a importância de terem papel ativo na promoção, estímulo e dignificação do saber instalado nas atividades de cerâmica e olaria. Desta forma, expor e mostrar aos estudantes este universo procura potenciar um novo modus operandi benéfico para ambas as partes.  

A primeira edição do Lastra conta com a presença de Alda Tomás, Diretora Criativa da Vista Alegre; Mónica Braga dos Santos, fundadora do atelier Monica Santos Studio; Arturo Borrego, professor Cerâmica no Limerick Institute of Technology e consultor de modelação 3d, engenharia inversa e prototipagem rápida; Rita Frutuoso, designer, investigadora e técnica superior na ESAD.CR em projetos de cerâmica, vidro e gesso e Alvaro Catalán de Ocón, designer responsável pelo ACdO S.L., a marca de edição de objetos e autoprodução como o Projeto Lâmpada PET. Segundo João Sampaio, os oradores vão "expor uma diversidade de experiências pessoais, desta forma será possível apresentar perspetivas de educadores/docentes de design e design cerâmico; designers que apresentam a sua prática anexa à cerâmica, quer numa vertente pessoal de desenvolvimento de pequenas edições, quer a nível profissional na resposta de encomendas e criação de peças para marcas e empresas; designers que ocupam uma posição estratégica na gestão do design em contexto de empresa e marca; e por último designers com processos exploratórios e de investigação através do design". 

Devido ao contexto de pandemia este evento realiza-se on-line, pelo que nas próximas edições, pretende-se que seja realizado num formato presencial ou misto, visto que a vertente on-line possibilita à organização atingir outros públicos, assim com ter a presença de convidados internacionais. 

 

A participação do mesmo é vinculada ao registo obrigatório: 

http://lastra.ipca.pt/ 

https://www.facebook.com/lastra21 

Cientistas descobrem que recetor envolvido na regulação do apetite também controla a memória

Um estudo internacional liderado pela Universidade de Coimbra (UC) revela que o recetor da grelina, uma hormona reguladora do apetite, assume um papel muito importante na interligação dos sinais biológicos de fome, saciedade e memória.

Liderado por Ana Luísa Carvalho, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), e por Luís Ribeiro, do CNC, o estudo acaba de ser publicado na revista Science Signaling. A equipa integra outros investigadores do CNC (Mário Carvalho e Tatiana Catarino são também autores principais do estudo) e ainda do Centro de Biologia Molecular "Severo-Ochoa" e Universidade Autónoma de Madrid (Espanha) e do Instituto Interdisciplinar para a Neurociência da Universidade de Bordéus (França).

Com o objetivo de compreender em que medida as hormonas com uma função no metabolismo regulam a função sináptica (que assegura a comunicação entre neurónios essencial à formação de memórias), este estudo consistiu em investigar «se, na ausência da hormona estimuladora, a atividade constitutiva (basal) do recetor da grelina é relevante para a formação de memórias, e se tem impacto nos mecanismos moleculares envolvidos nessa formação», indica Ana Luísa Carvalho.

Ou seja, simplifica a docente e investigadora, sabendo-se que este recetor poderia ter alguma atividade na ausência da hormona, «a designada atividade constitutiva, que é regulada, por exemplo, pelo nível de saciedade do indivíduo, a nossa investigação centrou-se em observar essa atividade em neurónios, o que nunca tinha sido realizado até agora, e em perceber a sua relevância para os mecanismos moleculares de formação de memórias».

Combinando metodologias in vitro e in vivo, onde se incluem estudos de comportamento animal (estudo com murganhos), estudos de imagiologia celular (por exemplo, análises em células vivas de mobilidade intracelular de moléculas) e estudos bioquímicos, os cientistas descobriram que «a atividade constitutiva do recetor da grelina em neurónios do hipocampo é significativa, e que contribui para a regulação tónica do tráfego celular de recetores do glutamato do tipo AMPA e para os mecanismos de plasticidade sináptica, e que suporta a formação de memórias», afirma a coordenadora do estudo. «Nas experiências realizadas, quando a atividade constitutiva do recetor da grelina foi bloqueada observaram-se alterações na memória dos animais», salienta.

Este estudo «identifica a atividade basal de um recetor membranar (cujos níveis e atividade são dependentes do estado interno do indivíduo) como reguladora da formação de memórias. O recetor em causa – o recetor da grelina – tem os seus níveis e atividade basal regulados pelo estado de saciedade do indivíduo, e nós verificámos que essa atividade é importante na capacidade de formar novas memórias e nos mecanismos subjacentes. Fármacos que bloqueiam a atividade constitutiva do recetor são considerados possibilidades terapêuticas em algumas doenças metabólicas, por exemplo, mas é importante ter em conta que poderão ter efeitos secundários ao nível da memória», esclarece a docente da FCTUC e investigadora do CNC.

O estudo foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do programa BrainHealth 2020.

O artigo científico está disponível em: https://stke.sciencemag.org/content/14/670/eabb1953 e o vídeo que ilustra a investigação em: https://drive.google.com/file/d/1sNX8mre2rXyG91ApyoXOqz03PsYWdPLH/view.


Cristina Pinto

Turismo Centro de Portugal com iniciativas que dão a conhecer a região sem sair de casa

Filme promocional da região Centro de Portugal continua a conquistar troféus em festivais de cinema de turismo internacionais.

Turismo Centro de Portugal (TCP) tem em curso uma série de iniciativas com o objetivo de levar as pessoas a conhecer a região de forma virtual, numa altura em que não podem sair de casa.

A iniciativa mais recente, intitulada #CentrodePortugalonline, consiste numa série de artigos regulares, publicados no site do TCP, em que são apresentados vários destinos que podem ser visitados de forma digital. A primeira publicação foi feita hoje e é dedicada aos museus do Centro de Portugal que disponibilizam visitas virtuais. O artigo, com vários museus, pode ser lido em https://bit.ly/2LZfyWW.

Nos próximos dias e semanas, serão publicados artigos com outros destinos da região disponíveis na Internet, como são os casos dos Lugares Património da Humanidade, Roteiros Vinícolas e Adegas, Festivais Virtuais ou Jardins Históricos, entre outros.

Outra iniciativa a decorrer é a realização de um podcast semanal do Turismo Centro de Portugal, um programa de rádio online que dá voz aos protagonistas da região. Nas três primeiras edições, disponíveis em https://spoti.fi/2NxsCD4, são sugeridos roteiros e visitas no território do Centro de Portugal e conta-se tudo o que acontece na maior região de turismo do país. O podcast conta com a colaboração de figuras conhecidas da região, tendo o cantor André Sardet sido o convidado especial do episódio mais recente.

Finalmente, o TCP tem disponibilizado também no seu site, em www.turismodocentro.pt, a rubrica “Os melhores sítios do Centro de Portugal para...”. Como o nome indica, nesta rubrica são sugeridos destinos na região para diversas finalidades. Os melhores sítios “para chorar de alegria, emoção ou saudade”, “para respirar a plenos pulmões”, “para namorar, beijar ou fazer o pedido de casamento” ou “para aliviar o stress e manter a boa forma” são alguns exemplos.

Apesar de a atividade turística estar parada, devido à pandemia em curso, a região Centro de Portugal continua viva e dinâmica. Estas iniciativas recentes são uma resposta possível para mitigar as saudades que os seguidores do Turismo Centro de Portugal têm de visitar a região, saudades que expressam nas nossas redes sociais. É uma forma de mostrar o muito que há para conhecer e estimular as pessoas a regressar à região, assim que for possível. O Centro de Portugal vai continuar aqui, à espera dos visitantes”, explica Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Aveiro, Mira,Cantanhede , Montemor: Seis toneladas de material recuperado em dez furtos em residências

A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, ontem, dia 16 de fevereiro, recuperou cerca de seis toneladas de material furtado e constituiu arguidos dois homens de 20 e 55 anos, por terem cometido cerca de dez furtos em residências em construção nos concelhos de Aveiro, Cantanhede, Mira e Montemor-o-Velho.

Na sequência de várias denúncias por furto em moradias que se encontravam em construção nas localidades de Arazede, Arneiro, Aveiro, Barracão, Cantanhede, Carapelhos, Leitões, Lentisqueira e Póvoa da Lomba, os militares da Guarda iniciaram uma investigação há duas semanas que permitiu a identificação dos suspeitos e a recuperação do material furtado. No decorrer das diligências policiais, foram ainda realizadas duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, que resultou na apreensão do seguinte material:

  • Três armas de ar comprimido;
  • Um aspirador;
  • Um exaustor;
  • Um conjunto de forno e placa de cozinha;
  • Um esquentador;
  • Um recuperador de calor;
  • Um motor com balão;
  • Diversas máquinas de construção, designadamente rebarbadora, serra elétrica, guilhotina para corte de ferro, compactador e máquina de cortar azulejo;
  • Material para instalação elétrica e construção civil, designadamente vigas de cofragem, vigas em ferro armado, pranchas metálicas de andaime e um carro de mão;
  • Várias caixas de mosaicos;
  • Duas portas em alumínio e respetivos arcos;
  • Seis rolos de rede para vedação;
  • Quatro tampas de saneamento.

Os suspeitos foram constituídos arguidos, sendo que um deles possui antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza e já cumpriu pena de prisão efetiva, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Cantanhede.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Coimbra, do Posto Territorial de Mira e do Pelotão de Apoio e Serviços do Comando Territorial de Coimbra.

Projeto internacional quer reduzir o uso de cobre na vinha


Um consórcio internacional do setor vitivinícola está a desenvolver o projeto COPPEREPLACE que pretende reduzir o uso de cobre na vinha e tem um orçamento de 1,6 milhões de euros, anunciou hoje o parceiro de Vila Real.

A Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), com sede em Vila Real, participa no projeto, que é liderado pela espanhola Plataforma Tecnológica del Vino (PTV), através do seu Departamento de Serviços Técnicos e do Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho (CoLAB Vines&Wines).

A iniciativa junta 13 parceiros de Portugal, Espanha e França que, segundo o comunicado divulgado pela ADVID, "uniram esforços para reduzir significativamente o uso de cobre na viticultura, bem como o seu impacto ambiental".

Trata-se, acrescentou, de "uma iniciativa inovadora que tem como foco a Europa e cujo objetivo é oferecer soluções integradas, sustentáveis e alinhadas com métodos de produção amigos do ambiente".

O cobre é uma substância utilizada na vinha já desde os finais do século XIX, mas a sua utilização repetida ao longo dos anos está a causar impactos negativos.

Os produtos à base de cobre são muito utilizados na agricultura biológica para o tratamento do míldio.

Intitulado "Desenvolvimento e implementação integral de novas tecnologias, produtos e estratégias para reduzir a aplicação de cobre em vinhedos e remediar solos contaminados na região Sudoe", o COPPEREPLACE vai desenvolver-se até 2023, dispõe de um orçamento de 1,6 milhões de euros e recebeu um financiamento acima de um milhão de euros por parte do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Interreg Sudoe).

Segundo o comunicado, o objetivo do projeto consiste em "validar uma série de soluções integradas, inovadoras e viáveis para reduzir o uso de cobre" e as soluções "serão transferíveis e duradouras, para que o setor vitivinícola cumpra a lei europeia".

O consórcio criou grupos de trabalho para diferentes estudos e investigações, como o teste e implementação de produtos emergentes que substituam o cobre como agente de controlo de doenças em vinhedos e a identificação de solos vulneráveis à contaminação por cobre, e a implementação de novas técnicas para remediação de solos e impacto no reaparecimento de doenças fúngicas.

De acordo com o plano de trabalho, outros grupos vão desenvolver novas estratégias de gestão de vinhedos para otimizar a distribuição de fitossanitários por spray ou ainda desenvolver e implementar um sistema de manuseamento integrado com doses baixas ou nulas de cobre, adaptado a cada condição de cultivo.

Será também feita a avaliação de impacto económico, ambiental e social da nova ferramenta de manuseamento de vinhedos e criada uma rede de conhecimento sobre usos alternativos ao cobre em vinhedos e técnicas de remediação de solos.

Esta rede de 'stakeholders', constituída por viticultores e outros representantes do setor vitivinícola internacional, pretende envolver todos os intervenientes interessados no projeto, para que possam contribuir com os seus conhecimentos e competências.

O consórcio junta ainda o Institut François de la Vigne et du Vin (IFV), o Centro de Valorización Ambiental del Norte (CVAN), a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-UMA), a Vignerons Bio Nouvelle Aquitaine (SVBNA), a Fundación EURECAT, a Familia Torres, a Universidade do Porto (GreenUPorto), a Universidad de Vigo, a LBS (Gérard Bertrand) e a Jean Leon.

Lusa

Imagem: O Minho