segunda-feira, 18 de março de 2024

OPERAÇÃO AVEIROBUS | MAIS CIRCUITOS, MAIS HORÁRIOS, MAIS PARAGENS

 
TRANSDEV REFORÇA OFERTA DE TRANSPORTES PÚBLICOS EM AVEIRO
 
 A Transdev vai reforçar a oferta da AveiroBus, com dois novos circuitos urbanos, 50 novas paragens e mais horários, sobretudo à noite e ao fim de semana. Este reforço da oferta acresce aos 10 novos autocarros elétricos que começaram a operar em novembro passado.
 
A apresentação de todas as novidades vai ter lugar no próximo dia 20 de março, às 12h00, no Terminal Rodoviário de Aveiro, numa sessão que conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves e do Administrador da Transdev, José Portelada.
 
Ø 20 de março, 12H00
Ø Terminal Rodoviário de Aveiro
Ø Apresentação do reforço da oferta Aveirobus

Jorge Coelho
Head Corporate

O 6º CONGRESSO CNS ACONTECE JÁ NO DIA 13 DE ABRIL


O CNS | Campus Neurológico realiza, todos os anos, um congresso destinado a profissionais de saúde e investigadores na área das neurociências, de forma a promover uma discussão aberta sobre os atuais temas de interesse. No dia 13 de abril realizar-se-á a 6ª edição do Congresso CNS, desta vez dedicado ao tema “Saúde e Envelhecimento: Desafios da próxima década”.
O evento irá decorrer na unidade de Lisboa do CNS e destina-se a todos os profissionais e investigadores da área da saúde que tenham interesse no debate multidisciplinar dos desafios relacionados com o envelhecimento. Das 10h às 17h15 serão abordados, por especialistas na área da saúde, economia, sociologia e política, dois grandes temas: o que se prevê para Portugal em 2030-40 e como impedir ou atrasar o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento.

Os desafios de saúde colocados pelo envelhecimento da população são multifacetados e exigem uma abordagem abrangente para desenvolver soluções eficazes. Uma das principais preocupações associados à longevidade é o aumento da prevalência de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, artrite ou as demências, que afetam a autonomia dos doentes e a participação na sociedade, tanto de doentes, como de familiares. Enfrentar estes desafios exige colaboração em vários campos, incluindo saúde, sociologia, economia, política e tecnologia. Só um debate multidisciplinar permite uma compreensão holística dos fatores complexos que influenciam a saúde e o bem-estar dos idosos, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias para promover o envelhecimento saudável, melhorar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde numa sociedade envelhecida.

Para participar no Congresso é necessário realizar a inscrição, através do site do CNS: https://science-academy.cnscampus.com/products/6%C2%BA-congresso.
As inscrições podem ser feitas até ao dia 8 de Abril.

Para mais informações, não hesite.

*CNS Campus Neurológico
Bairro de Santo António, nº47Torres Vedras 2560-280
Portugal


Semana das Profissões: Escola Básica e Secundária de Proença-a-Nova

A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca vai receber, de 18 a 21 de março, a terceira edição da Semana das Profissões, um evento organizado pelos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas, sob a atenta coordenação dos Diretores dos Cursos Profissionais existentes na Escola: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Informática – Técnico de Instalação e Gestão de Redes e Técnico de Restaurante Bar.
 
Qualquer informação sobre a iniciativa, solicita-se o contacto através do email cursosprofissionais@aeproencaanova.pt .

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Celorico da Beira | Sessão de Esclarecimento | Pedido Único | PEPAC

Vai ter lugar no próximo dia 26 de março, pelas 10H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Celorico da Beira, uma sessão de esclarecimento sobre o Pedido Único (PU), para a campanha de 2024.

A iniciativa, promovida pelo município de Celorico da Beira em parceria com a CAP -Agricultores de Portugal, visa esclarecer e responder a todas as dúvidas dos agricultores, atendendo a que está a decorrer até ao próximo dia 31 de maio, o período de candidaturas ao Pedido Único (PU), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).



Silves | COMÉDIA À PORTUGUESA SOBE AO PALCO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO, NO DIA 27 DE MARÇO, COM LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO… Elenco é composto por Natalina José, Telmo Miranda, Marisa Carvalho e Pedro Silva

 “Ladrão que rouba ladrão…” é o nome da comédia à portuguesa que subirá ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, no próximo dia 27 de março, pelas 21h30. Por motivos alheios ao Município, o elenco sofrerá alterações, sendo a atriz Florbela Queiroz substituída pela, não menos talentosa, Natalina José, que se juntará a Telmo Miranda, Marisa Carvalho e Pedro Silva neste espetáculo imperdível.
Avizinha-se um serão cheio de ritmo, muito divertido e repleto de peripécias; que apresenta a história de um casal cuja relação já teve melhores dias e que, para piorar, o genro fica a saber que a sua sogra (que não sofre de amores por ele - interpretada por Natalina José) vem viver uns tempos lá para casa. No meio deste ambiente, há um assalto durante a noite, deixando no ar diversas questões sobre se o assalto foi programado pelo genro para se ver livre da sogra; ou programado pela sogra para se ver livre do genro; ou nenhuma das duas…
 
Os bilhetes poderão ser adquiridos na BOL (em https://cmsilves.bol.pt/), nos locais habituais ou no próprio local no próprio dia (neste caso sujeito a disponibilidade) e têm um custo associado de 4 euros para maiores de 12 anos.
 
O telefone 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves para efeitos de fornecimento de informações adicionais sobre este espetáculo.
 
O Teatro Mascarenhas Gregório espera por todos para mais uma noite marcada pela comédia à portuguesa!

 

MULTI COOL CORAL PRETENDE REUNIR VOZES DE VÁRIAS NACIONALIDADES

 No dia 7 de abril, às 10h30, a Oficina da Música, no Parque Mártires do Colonialismo, na Marinha Grande, é palco do workshop “Multi Cool Coral - Território Temporário Musical”, que está aberto à participação de todos os interessados, independentemente da sua nacionalidade.
A iniciativa levada a cabo pelo Município pretende desafiar todos aqueles que gostem de cantar e que queiram participar num projeto de CORO multicultural. Neste Coral vai ser cool juntarmos canções de vários lugares, próximos ou longínquos: canções de trabalho, canções de embalar, canções de amor e de chorar, canções de festa, canções de partida, canções da infância, canções sobre a vida.

Pretende-se juntar as vozes, as origens, as várias culturas e nacionalidades e fazer da música um lugar de encontro.

Direção artística e orientação do CORO: Margarida Mestre
Direção Musical e orientação dos instrumentos: Paulo Tojeira (Tocándar)
Interpretação musical: Músicos Tocándar
Mais informação/ Information / Contactos : teatro.stephens@cm-mgrande.pt
Tel: 244573300.

COME AND SING TOGETHER ON A CHORUS PROJECT! VEN A CANTAR CON NOSOTROS! 
TODOS SÃO BEM VINDOS / ALL WELCOME / TODOS BIENVENIDOS!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Até dia 23 de março. Município de Cantanhede promove Semana da Floresta com ações de sensibilização

 
A partir de hoje e até ao próximo sábado, dia 23 de março, são várias as ações de sensibilização que vão decorrer no Município de Cantanhede, no âmbito da Semana da Floresta. A iniciativa é da Câmara Municipal, a propósito do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e está a ser desenvolvida com base num programa elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal, que tem a seu cargo a dinamização de ações que envolvem a participação de mais de 300 alunos dos diversos graus de ensino.
Tendo como mote “Florestas e Inovação: Novas Soluções para um Mundo Melhor”, o objetivo dessas ações é promover o reconhecimento do papel fundamental da tecnologia e da inovação na preservação dos ecossistemas florestais, e em simultâneo fomentar a reflexão sobre a importância da floresta e os cuidados que ela requer.
A exposição “Viver a Floresta” já está patente ao público nos claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede até dia 22 de março, podendo ser visitada nesse período durante o horário de funcionamento dos serviços municipais.
Constituída por exemplares de espécies autóctones, exóticas e invasoras existentes no concelho, a exposição propõe-se a mostrar que a floresta não é apenas um conjunto de árvores, mas sim um complexo ecossistema onde habitam e se relacionam um grande número e variedade de seres vivos, muitos dos quais exóticos e invasores.
Hoje o dia começou com a atividade intitulada “Chorão, Não!” que visa o controlo das plantas invasoras na Praia da Tocha, com a participação dos alunos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Tocha.
Na terça e na quinta, respetivamente, alunos da EB1/Jardim de Infância de Vilamar e da Escola Pedro Teixeira terão a oportunidade de explorar a biodiversidade local.
Na quarta-feira, a EB1 da Sanguinheira vai aprender sobre a importância da proteção florestal e como contribuir para esse fim.
No dia seguinte e na sexta-feira estão agendadas atividades no âmbito do projeto “Literacia para a Floresta", com os alunos da Escola Básica João Garcia Bacelar da Tocha e da EB 2,3 Carlos de Oliveira de Febres, respetivamente.
Ainda na quinta-feira, os estudantes do 5.º e do 6.º ano da Escola Básica Marquês de Marialva vão participar na plantação de espécies autóctones no exterior deste estabelecimento de ensino.
Já na sexta-feira, os alunos mais jovens da EB1 Cantanhede Sul vão explorar e conhecer as árvores do Parque Verde, através da realização de um ‘peddy paper’.
A semana termina no sábado, dia 23 de março, com uma atividade aberta à população em geral, dedicada à segurança na realização de queimas de amontoados, na Tocha.
As atividades programadas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, especialmente com a Produção e Consumo Sustentáveis (12), Ação Climática (13) e Proteger a Vida Terrestre (15).
Estas metas visam proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


IBERIAN FESTIVAL AWARDS. Feira de São Mateus vence prémio de Melhor Festividade Ibérica

 - Estavam nomeados nove eventos para esta categoria
- A distinção resulta da votação do público
 
Viseu, 18 de março de 2024 - A Feira de São Mateus é a Melhor Festividade Ibérica, uma distinção atribuída nos Iberian Festival Awards que decorreram este fim de semana em Granada, Espanha. A lista de nomeados incluía um total de nove eventos, a grande maioria realizados em Portugal, como por exemplo a Expofacic, as Festas do Mar, o Carnaval de Loulé ou a Noite Branca Algarve. 
 
É a primeira vez que a mais antiga e secular Feira da Península Ibérica recebe este prémio. Na edição de 2023, a distinção tinha sido atribuída às Festas do Mar, em Cascais, sendo que o São João do Porto e a Expofacic também foram distinguidos em edições anteriores.
 
Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus, refere que “não podíamos estar mais satisfeitos, com esta distinção, que assume uma importância acrescida, também, pelo facto de resultar de uma votação do público, ou seja, de quem nos visita, e isso é um claro sinal de aprovação do nosso trabalho. Este prémio vem reforçar a nossa convicção de que estamos no caminho certo para impulsionar, cada vez mais, este grande evento que há muito passou as fronteiras da região de Viseu e também do país, e recebendo agora este reconhecimento a nível ibérico. Procuramos, sempre, trazer novidades a cada edição da Feira de São Mateus, mas sem esquecer que este é o mais antigo evento do género realizado no país, com mais de 600 anos de história. Dando resposta às exigências de todos os públicos, juntamos tradição e inovação e este prémio vem comprovar que a nossa aposta está a dar frutos, agrada a quem nos visita, e é para os nossos visitantes que nós idealizamos, ano após ano, cada edição da Feira”.
 
Este prémio é atribuído num momento em que já é conhecida a grande novidade da edição deste ano da Feira de São Mateus, que passa a incluir um Festival de Verão, o Mateus Fest, que vai acontecer dia 03 de agosto e tem já alguns nomes confirmados: Gavin James, Fernando Daniel e Hybrid Theory. A organização pretende, assim, dar resposta a uma lacuna que existia no interior do país, onde não se realizava um Festival de Verão, mas, como habitualmente, a Feira de São Mateus tem muito mais para oferecer, de 01 de agosto a 08 de setembro.
 
O programa inclui também diversos eventos desportivos, no âmbito da ‘Viseu – Capital Europeia do Desporto 2024’, em especial a 41.ª Meia Maratona de Viseu, a 1.ª edição do passeio de BTT Feira de São Mateus e 3.ª Edição do Torneio de Padel.
 
Nesta que é já a 632ª edição da Guardiã das Feiras Populares irá ser dada continuidade à certificação de sustentabilidade pela Biosphere Portugal, um processo iniciado em 2023 e que tornou a Feira de São Mateus no primeiro evento do género, em Portugal, a receber a certificação de sustentabilidade.

RODA DE CONVERSA sobre VIVER COM A DIFERENÇA DA TRISSOMIA 21

 No próximo dia 23 de março, pelas 15:45 horas, na Clínica Fisio André Viegas (em Cantanhede), será realizada mais uma sessão de Rodas de Conversa dinamizada pelo Projeto “Feminismo para Tod*s”, desta feita subordinada ao tema “Juntas na diferença: a mãe e a profissional”, com entrada livre.

Num mês em que se comemora o Dia Mundial da Trissomia 21, Cristina Azevedo, mãe de filho com Trissomia 21 e educadora de infância, é a convidada escolhida para o papel de oradora, onde irá partilhar a sua experiência sobre viver com a diferença, quais as dificuldades e os estigmas que as pessoas com esta síndrome e as suas famílias enfrentam.
Segundo as mentoras do projeto, “educar uma criança é um desafio, mas educar uma criança que nasce "diferente" é um duplo desafio. É à mãe e à mulher que instintivamente se atribui o papel de cuidadora. Uma tarefa hercúlea sobre satisfazer necessidades físicas, emocionais e pedagógicas especiais de uma criança, sobre promover a integração e inclusão da criança na sociedade, e ainda sobre conciliar tudo isto com as necessidades e identidade próprias da Mulher”.
Recorde-se que o projeto “Feminismo para Tod*s” surgiu em 2022 a partir de um movimento social espontâneo de 4 amigas, no concelho de Cantanhede, com o propósito claro de contribuir para uma vida em sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a tomada de consciência para problemas que são de tod*s nós.
Este projeto dinamiza "Rodas de Conversa" com uma periodicidade mensal, que se realizam em locais diferentes do concelho de Cantanhede, procurando criar momentos de reflexão construtiva, discussão e partilha de vivências, opiniões e experiências. O ambiente é informal e descontraído, por forma a que todos os presentes se sintam à vontade de participar ativamente em conversas sobre diversas temáticas que, de forma direta ou indireta, abordam várias perspetivas do feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos, cidadania, entre outros.

*As dinamizadoras do projecto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia


Marinha Grande | PASSEIO DEU A CONHECER CHAMINÉS E HISTÓRIA NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 O Município da Marinha Grande deu a conhecer a história da cidade através de uma caminhada, que se realizou no passado domingo,  17 de março, no âmbito da programação da Semana do Turismo Industrial.
Neste passeio, participado pelo vereador do desporto, João Brito, conciliou-se o gosto da caminhada com uma viagem no tempo, à era da revolução industrial na Marinha Grande, desde o estabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769, e a grande expansão da indústria no final do séc. XIX, até aos dias de hoje. 
Ao longo do percurso, os participantes escutaram as explicações do arquiteto Humberto Dias, acerca das chaminés que assinalam a localização de “estruturas industriais” históricas, que desenharam a malha urbana da cidade e que ainda subsistem como “marcas do território industrial” da cidade.

O passeio teve início na chaminé junto ao edifício das Reservas do Museu do Vidro, percorrendo as instalações da antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, Parque Municipal de Exposições, Ponto da Boavista, Parque do Engenho, antiga fábrica das lâmpadas (Engenho), alto forno de Pedreanes, forno da cal (Pedreanes), Parque de Merendas da Portela, antiga fábrica de cerâmica junto ao Sport Lisboa e Marinha e chaminé do Centro Comercial Atrium.



*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Encomendação das almas acontece a 22 de março nos Galisteus


A 22 de março, com encontro marcado para as 21h00, serão seis os grupos das aldeias do concelho que irão continuar a manter viva a tradição de cantar as almas, um rito da cultura popular muito antigo, que mistura ritos cristãos e pagãos, conservados ao longo de séculos pela devoção popular.
Este ano, a aldeia anfitriã deste ritual será os Galisteus e contará com a participação das aldeias de Atalaias, Corgas, Cunqueiros, Chão do Galego e Vergão e um grupo convidado, este ano vindo de Toulões (Idanha-a-Nova).
No meio da escuridão, apenas velas e luzes de candeias iluminarão os vultos negros das mulheres. Associada ao culto dos mortos esta celebração é feita no período da quaresma, tradicionalmente a altas horas da noite e é suposto os cânticos tristes serem ouvidos sem que quem canta seja visto e serem repetidos em vários pontos das aldeias, para que toda a população possa ouvir.
A participação é livre para quem quiser assistir a este ritual.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

 

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA APRESENTA PERFORMANCE QUE ASSOCIA MÚSICA E COSTURA

 Criar uma composição sonora em tempo real, a partir dos sons do próprio espaço e de máquinas de costura e outros objetos normalmente presentes num ateliê de costura, é a proposta artística do Museu Joaquim Correia, que vai apresentar o espetáculo “Projeto Moira”, no próximo sábado, 23 de março, com sessões às 15h00 e às 18h00, cuja entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia.
Interpretado por Margarida Cabral e Francisco Correia, o Projeto Moira resulta da investigação artística, inspirado nas Moiras da mitologia grega. Esta criação trabalha sobre o tempo, a vida, a morte e a manipulação. É um processo de recolha de memórias e de histórias aliado ao ato de costurar e à composição sonora. 
FICHA ARTÍSTICA 
Direção artística, conceção e interpretação: Margarida Cabral
Composição e interpretação musical: Francisco Correia
Apoio à criação: Linha de Fuga Residenciais|contra|o|tempo; Circolando – Cooperativa Cultural CRL e O Lugar do Meio, Alfafar .
Apoios: Sonoscopia; Coletivo Espaço Invisível; Gil MAC e Zhang Qinzhe 
Classificação: Teatro, Performance e Música.
Duração: 45 min
Faixa etária: M/6
Participação: gratuita, sujeita a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt , indicando nome, telemóvel e horário pretendido.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO NA ROTA DO TURISMO INDUSTRIAL


O Museu do Vidro, na Marinha Grande, continua a receber diversas atividades no âmbito da Semana do Turismo Industrial, para proporcionar aos visitantes experiências associados à indústria viva e ao património industrial.
As iniciativas integram-se na Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que teve início no passado sábado, dia 16, e se prolonga até ao dia 30 de março de 2024, organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município da Marinha Grande faz parte.

Aceite o convite do Museu do Vidro e participe nos próximos eventos:

23 de março . 10h30 e 15h00 . MUSEU DO VIDRO VISITAS AO MUSEU DO VIDRO e OFICINAS DE ARTESANATO
O turista terá oportunidade de conhecer o Museu do Vidro, aos diversos espaços e exposições, bem como aos artesãos a trabalhar o vidro ao vivo.
O visitante tem a oportunidade de contactar diretamente com a prática da atividade vidreira, de produção e decoração de vidro, em contexto oficinal. As visitas às oficinas serão comentadas pelos próprios artesãos que estão a trabalhar ao vivo.
Local: Museu do Vidro| Palácio Stephens - Praça Stephens | 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39.74974, -8.93325
Contactos: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377
Preço: gratuito.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.
24 de março . 10h30 . MUSEU DO VIDRO ATELIÊ INFANTIL DE PINTURA SOBRE VIDRO
A partir da visita às salas de decoração em vidro da exposição temporária do Museu do Vidro, as crianças têm a oportunidade de aprender a técnica de pintura em vidro, utilizando materiais e tintas próprias para o vidro. De forma a incentivar a reutilização de materiais, cada criança deve trazer um frasco de vidro.
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 20/03): museu.vidro@cm-mgrande.pt 

24 de março . 14h30 às 15h30 . 16h30 às 17h30
MUSEU DO VIDRO OFICINA DE DESENHO E PINTURA COLABORATIVA PARA FAMÍLIAS, ORIENTADA PELA ARTISTA VÂNIA COLAÇO
“Pintar (n)o Museu”
Partimos de uma ilustração feita propositadamente pela artista, onde se vê a envolvente do Museu do Vidro, e excertos de cenas do fabrico do vidro. É sobre essa base impressa em papel, em rolo ou secções, que as crianças e as famílias serão convidadas a intervir com materiais riscadores tais como: lápis de cor, canetas de feltro, etc. Falamos em pintura colaborativa porque todos irão intervir sobre a mesma ilustração preenchendo-a de cor e vida.
Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 3 anos (todas as crianças têm de estar acompanhadas por um adulto).
Limite de Participantes: 20 pessoas.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 22/03), indicando nome e idade da criança, telemóvel e email do adulto: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377

24 de março . 14h30 às 18h00 
MUSEU DO VIDRO JOGOS DE TABULEIRO
Os turistas são convidados a participarem numa sessão de jogos de tabuleiro.
A iniciativa é organizada pela Associação Spiel Portugal, em parceria com o Município da Marinha Grande. A atividade visa divulgar e envolver os participantes, a partir dos 8 anos, em jogos de tabuleiro, fomentando o convívio e a aprendizagem de conhecimentos de forma lúdica, num ambiente de Museu.
Contactos: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377.
Preço: gratuito.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Acessibilidade parcial na visita às instalações, para pessoas com necessidades específicas.

Gabinete de Comunicação e Imagem

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS


2.ª Fase Grupo Manutenção Sul
CARNIDE – 52 X ASSSCC/FLATLANTIC - 56
Dia 17 de MARÇO de 2024 – 18h00
Pavilhão Municipal de Carnide
Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:

01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
16 – Inês Pinho
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues


Estudo sugere que pré-tratamentos à base de fungos podem tornar a produção de pasta para papel mais sustentável

 
Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere que pré-tratamentos à base de fungos lenhinolíticos podem auxiliar na produção de pasta para papel sem comprometer a sua qualidade.
Ricardo da Costa, investigador do Departamento de Química, e Maria da Graça Carvalho, professora do Departamento de Engenharia Química, são os autores principais do artigo “Reduced Recalcitrance and Improved Pulp Properties in Eucalypt Woods Pretreated with White-Rot Fungi and Mild Alkali”, publicado na revista Industrial & Engineering Chemistry Research da American Chemical Society.
«Certos pré-tratamentos da madeira mediados por fungos lenhinolíticos (White-Rot Fungi) têm o potencial de permitir a redução de energia e/ou da quantidade de reagentes químicos utilizados durante a produção de pasta para papel. No entanto, estas são metodologias que ainda não foram suficientemente exploradas, particularmente no contexto português», revela Ricardo da Costa.
Assim, «o nosso objetivo principal foi abordar esta lacuna e desenvolver metodologias biotecnológicas que possam ser utilizadas como auxiliares na produção de pasta para papel, sem afetar a qualidade das pastas produzidas», conta Maria da Graça Carvalho, explicando que os pré-tratamentos da biomassa envolvem a aplicação de fungos lenhinolíticos, nomeadamente Ceriporiopsis subvermispora, Ganoderma lucidum, Phanerochaete chrysosporium, Pleurotus ostreatus, e Trametes versicolor, em aparas de madeira de eucalipto antes do cozimento para produção de pasta para papel.

A docente elucida ainda que os pré-tratamentos, utilizados durante a investigação, reduziram substancialmente a resistência que a madeira apresenta aos processos de cozimento e melhoraram as propriedades da pasta. Também o teor residual de lenhina foi substancialmente reduzido nas pastas cruas produzidas a partir da madeira tratada, bem como o consumo de reagentes de branqueamento.

Portanto, de acordo com o investigador do Departamento de Química, «estes processos, depois de avaliada a sua viabilidade técnico-económica em contexto industrial, poderão resultar na melhoria da eficiência do processo de produção de pasta para papel», conclui.

Este estudo é o resultado de uma colaboração entre os departamentos de Química, Engenharia Química e de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, no âmbito do projeto “Inpactus”, incluindo o contributo de vários parceiros internacionais, nomeadamente as universidades de York e do País de Gales, no Reino Unido.

O artigo científico pode ser consultado aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Silves | SÃO LOURENÇO DO PALMEIRAL SOFRE INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 19 DE MARÇO, ENTRE AS 09H00 E AS 16H00


A Câmara Municipal de Silves informa que no próximo dia 19 de março, entre as 9h00 e as 16h00, haverá necessidade de efetuar uma interrupção no fornecimento de água em S. Lourenço do Palmeiral, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra. A interrupção decorre da execução de trabalhos no âmbito da empreitada de reabilitação da rede de abastecimento de água.
 
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Coro Mateus D’Aranda e Orquestra Clássica da Universidade de Évora no Concerto de Páscoa em Reguengos de Monsaraz

A Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 23 de março, pelas 18h, o Concerto de Páscoa com o Coro Mateus D’Aranda e a Orquestra Clássica da Universidade de Évora. O programa do concerto terá três obras de Vivaldi, nomeadamente o concerto para oboé, cordas e baixo contínuo, em Ré Menor, RV 454, com o solista Luís Marques, o concerto para cordas e baixo contínuo, em Sol Menor, RV 157 e o concerto para dois oboés, cordas e baixo contínuo, em Ré Menor, RV 535, com os solistas Salomé Tomás (oboé 1) e Luís Marques (oboé 2).
Neste concerto de música clássica promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz vai ser também interpretada a obra de Mozart intitulada Vesperae solenes de confessore, K. 339, com os solistas Elisa Bastos (soprano), Sara Araújo (meio soprano), Tyler Catlin (tenor) e Ivo Nico (baixo). O Coro Mateus D’Aranda tem direção coral e artística do maestro Gonçalo Lourenço e foi fundado em 2006 enquanto coro do Departamento de Música da Universidade de Évora, integrando estudantes dos vários ramos da Licenciatura em Música para lhes proporcionar uma experiência coral. As obras que apresentam demonstram o gosto pela prática coral, a entonação, a afinação e a interpretação das linhas melódicas, harmónicas e da polifonia.
A Orquestra Clássica da Universidade de Évora foi fundada em 1988 pelo professor Max Rabinovitsj no âmbito da expansão e desenvolvimento da Licenciatura em Música, constituindo-se como um instrumento pedagógico e como um projeto artístico. A partir de 2020, o maestro Pedro Amaral assume a liderança da orquestra e define uma nova dinâmica com quatro projetos anuais, integrando coro, solistas, vocais e instrumentais, mas também mobilizando os professores e os alunos para um projeto artístico comum.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social

Pianista português Gerardo Rodrigues traz de volta a Piano Solo Tour


Enquanto prepara o seu novo álbum, a ser lançado em Setembro, o pianista Gerardo Rodrigues volta a encantar o público com a Piano Solo Tour a partir do mês de Abril.
O artista realizou a primeira edição deste formato em 2022, pisando dezenas de palcos em Portugal, estreando os palcos europeus no final do ano passado. Este ano a tour inicia na Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel a 20 de Abril, seguindo-se Bordéus a 24 de Abril e Góis a 27. Em Lisboa, apresenta-se no Teatro Armando Cortez a 12 de Maio.

Em Setembro será apresentado o seu novo álbum, que o Gerardo descreve como “uma viagem ao piano pelas emoções mais sombrias e brilhantes do ser humano”. Até à data de lançamento deste álbum, a curiosidade vai sendo aguçada pelos singles que irá desvendar mensalmente, começando com o HOPE a 22 de Março, já disponível para pre-save nas plataformas digitais.

Do confinamento para os palcos do mundo

Depois de décadas dedicadas a compor e produzir para outros artistas e a ensinar futuros músicos, o confinamento deu a Gerardo o tempo e a lição que necessitava para transformar a sua vida no sonho que tinha vindo a adiar. Sempre com o apoio da sua mulher e com a filha como Manager, criou a sua empresa de produção e management e lançou-se neste mercado duro, aproveitando cada vitória em família, com todo o valor e significado que acarreta.

Com dois álbuns lançados (Improvisos em 2020 e Estado de Alma em 2021), mais de uma centena de concertos em palcos portugueses e europeus, o pianista Gerardo Rodrigues ainda tem muito para mostrar ao mundo e o próximo álbum será prova disso.

® Jessica Rodrigues
ProMusical Produções, Unipessoal Lda

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO CONTINUA COM CICLO DE CONFERÊNCIAS

 A quarta iniciativa do Ciclo de Conferências "O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas”, comemorativo do 25.º aniversário do Museu do Vidro, juntou na tarde de sábado, 16 de março, no Foyer do Teatro Stephens, vários interessados para ouvir as explicações de Aida Nunes, conservadora e restauradora do Museu de Lisboa, acerca do método R-Org, que visa salvaguardar acervos patrimoniais e minimizar o risco em depósitos patrimoniais.
O evento foi marcado pela presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e do investigador e arqueólogo industrial, Jorge Custódio. O presidente lembrou que esta iniciativa integra o programa funcional e de valorização do Património Municipal da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande com o respetivo estudo histórico-arqueológico e patrimonial, que tem sido realizado pela autarquia.
Aurelio Ferreira acrescentou que o Ciclo de Conferências pretende envolver a comunidade, com o objetivo de incentivar a sua participação no trabalho desenvolvido pelo museu e conhecer o património material e imaterial vidreiro que esta instituição preserva e divulga, tão importante para a identidade local.
A oradora Aida Nunes centrou a sua intervenção nas linhas orientadoras do método Re-Org e nas ferramentas necessárias para a implementação das boas práticas de conservação preventiva e preservação das coleções. 

Explicou que a gestão do risco nas Coleções Patrimoniais é uma das principais preocupações das Instituições, que têm a seu cargo a sua conservação e gestão. Em 2011, ICCROM e UNESCO criaram o método Re-Org, para salvaguardar acervos patrimoniais e minimizar o risco em depósitos patrimoniais. 

O Museu de Lisboa, onde Aida Nunes desenvolve a sua atividade profissional, implementou o método em 2018 à Reserva Central que, desde então, cumpre os critérios de qualidade de uma reserva profissional e pode ser visitada pelo público em geral mediante agendamento prévio.

A próxima conferência está marcada para o dia 13 de abril, às 16h00, no Foyer do Teatro Stephens para analisar “Narrativas e Comunicação em Museus”, tendo como oradora Joana Monteiro, diretora do Museu de Lisboa.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA FOI ATELIÊ DE COSTURA CRIATIVA

 E se um museu fosse transformado num ateliê de costura, por um dia? Foi o que aconteceu no Museu Joaquim Correia, no passado sábado, 16 de março, através da realização de duas sessões da Oficina de Costura Criativa, participadas por um total de 30 pessoas.
No início da Oficina, organizada pelo Município da Marinha Grande, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, agradeceu o interesse das participantes e o envolvimento da formadora Rita Gomes, bem como das colaboradoras da autarquia, nesta iniciativa que pretendeu fazer a mediação e a interligação com a exposição têxtil “Desenrascanço”, do coletivo de artistas britânicos MELT CLUB, que está patente naquele Museu.
Ao seu entusiasmo, as formandas juntaram tecidos, agulhas, linhas e máquinas de costura, para criar uma bolsa, naquela oficina de experimentação do saber fazer em contexto museológico.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | LIVRO “SEM MEDIDA” FOI APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebeu a apresentação do livro “Sem Medida”, da autoria de Vânia Tavares, no passado sábado, 16 de março, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal, João Brito.
Na ocasião, o autarca elogiou a autora Vânia Tavares pela edição do seu primeiro livro, destacando a importância destas iniciativas como forma de incentivar a leitura e divulgar a cultura.
Editado pela Cordel d’Prata, o livro aborda temas como a família, amizade, paixão, carência e emoções. Vânia Tavares nasceu em 1992. É natural de Vale de Cambra e mora em Leiria, com a sua filha, desde outubro de 2022. Em 2011, escreveu o seu primeiro livro - A formiguinha Leonor. Em 2012 e 2013, foi júri de um concurso literário para alunos do 5° ao 9° ano.  Neste momento, está a escrever um livro infantil que pretende que esteja concluído este ano.


Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | LEIRIA CON LEVOU 1000 JOGADORES À PRAIA DA VIEIRA

 Cerca de 1000 pessoas de 20 nacionalidades participaram no LeiriaCon, a maior convenção nacional de jogos de tabuleiro, que se realizou de 14 a 17 de março, no Hotel Cristal da Praia da Vieira.

Estiveram à disposição dos participantes mais de 700 jogos de tabuleiro e 30 protótipos, nesta organização da Spiel Portugal, com o apoio do Município da Marinha Grande.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, marcou presença no LeiriaCon, tendo felicitado a associação organizadora pela notoriedade nacional e internacional do evento, que junta diferentes gerações de forma lúdica e pedagógica, em torno dos jogos de tabuleiro.
O presidente da Spiel Portugal, Paulo Soledade, faz um balanço muito positivo da edição deste ano, que tem evoluído em termos de organização, bem como do número de inscritos, destacando a presença de conceituados nomes internacionais ligados a este meio.
A convenção teve convidados especiais, como designers, criadores de jogos nacionais e internacionais, apresentações de protótipos, torneios, seminários, workshops, lojas, sorteios, leilões e muito mais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem