segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Utentes da APPACDM da Tocha participaram na Hora do Conto

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu esta segunda-feira, 28 de agosto, uma Hora do Conto para utentes da Unidade Funcional da Tocha da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM).

A sessão decorreu na sala infantojuvenil da biblioteca e foi orientada por duas técnicas da instituição. Participaram na sessão seis utentes da APPACDM, acompanhados por três técnicas da associação.

A partir do livro “Obrigado a todos”, de Bernardo Carvalho e Isabel Minhós Martins, os participantes acompanharam a leitura do conto com a execução de alguns movimentos corporais simples, complementados por algumas canções tradicionais portuguesas.

O grupo mostrou-se colaborativo com a proposta apresentada e satisfeito pela experiência proporcionada pela Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Esta não é a primeira vez que os utentes da Unidade Funcional da Tocha da APPACDM visitam a biblioteca para usufruir das atividades lúdicas que a instituição dinamiza.

Paulo Cardantas


BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE COMEMORA 90 ANOS COM CONCERTO NO CASTELO DE SILVES


Integrado nas comemorações do Dia do Município, decorre a 01 de Setembro, pelas 21h30, no Castelo de Silves, um concerto inédito, que irá assinalar os 90 anos da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. O Concerto Comemorativo do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, conta com o apoio da fundação INATEL.
Esta data comemorativa será celebrada visando o reconhecimento do trabalho que a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense tem desenvolvido ao longo dos seus 90 anos de existência e

o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, instituído em 2013, pelo Governo Português, no sentido de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido ao longo de décadas pelas Bandas Filarmónicas de todo o país.

O Município de Silves envia saudações musicais à Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, expressando publicamente o reconhecimento por todo o trabalho que realizam em prol do desenvolvimento cultural.

A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense conta com cerca de 40 músicos e é regida pelo Maestro Pedro Coutinho. A entrada é livre.

 

QS europeu: Teresa Bonvalot vence QS3000 em Anglet


Numa final inteiramente portuguesa, Bonvalot derrotou Yolanda Hopkins na 3ª etapa do circuito de qualificação regional europeu 2023/2024
Teresa Bonvalot venceu hoje o Pro Anglet, QS3000 e 3ª etapa do circuito de qualificação regional europeu 2023/2024 que se realizou em Chambre D'Amour, Anglet, França.

Numa final feminina inteiramente portuguesa e muito renhida, a atual campeã nacional venceu Yolanda Hopkins com o score de 13.66 pontos (6.83 + 6.83) contra os 13.16 pontos (7.33 + 5.83) da adversária.

Nas meias-finais, Bonvalot ultrapassou a basca Nadia Erostarbe enquanto que Hopkins superiorizou-se à francesa, Tessa Thyssen.

Com estes importantes resultados, a atual campeã europeia, Yolanda Hopkins, assumiu a liderança do ranking europeu enquanto que Teresa Bonvalot ascendeu ao 2º lugar.

Do lado masculino, o melhor atleta nesta prova foi Eduardo Fernandes que alcançou um 13º lugar saindo de Anglet em 27º lugar no ranking.

A próxima etapa é o Pantin Classic Galicia Pro que se realiza de 29 de Agosto a 3 de Setembro em Pantin, na Galiza, Espanha.

Fotos: Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins em ação em Anglet. (Crédito: Damien Poullenot / WSL)

LURDES SILVA E JOÃO COSTA TRABALHARAM NA CONSOLIDÃO DO PLANEAMENTO PARA A ÉPOCA 2023/2024 DA SECÇÃO DE BASQUETEBOL

 

Lurdes Silva e João Costa, reuniram-se recentemente para continuar a trabalhar na consolidação do planeamento da próxima época desportiva da Secção de Basquetebol, estando em foco nesta reunião, a missão, visão e valores que tem constituído os grandes pilares, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e considerados por Lurdes Silva, como essenciais na identidade da sua Associação.

Embora com preocupações acrescidas devido à participação da equipa senior feminina, no LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, Zona Norte, a Presidente da Direcção Geral e o coordenador técnico da Secção de Basquetebol, tem vindo a trabalhar no sentido de consolidar o excelente trabalho que foi desenvolvido nos escalões de formação, na época que agora findou e que permitiu ao clube da cidade de Cantanhede, um crescimento notável nos escalões de Minis e Sub 14, no qual não foi alheio, o papel determinante que tiveram os familiares das crianças e jovens praticantes.

A “casa” do Basquetebol, continuará com o seu epicentro, nas instalações do Pavilhão Marialvas, graças ao apoio do Municipio de Cantanhede, podendo ainda vir a ser utilizadas outas instalações desportivas.

Ainda em fase final de conclusão da planificação traçada para a próxima época desportiva, que se vai iniciar no próximo dia 3 de setembro, ficou nesta reunião de trabalho definido, que a Sociedade Columbófila irá continuar a investir no sentido de proporcionar as melhores condições de prática desportiva, que permita continuar a incrementar a prática da modalidade no concelho de Cantanhede.



Crescimento e afirmação do IPCA refletem resultados de excelência

 O Politécnico do Cávado e do Ave – IPCA - preencheu 95% por cento das vagas disponíveis para os cursos de licenciatura na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). 

O IPCA disponibilizou 775 vagas para o CNA e foram colocados 739 estudantes. Dos 16 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 14 preencheram a totalidade das vagas, reforçando a aposta da instituição nas áreas de formação. Refira-se que no universo total de candidatos, 757 escolheram o IPCA como primeira opção, o que comprova a preferência dos candidatos e a notoriedade e excelência da instituição. 

Para Maria José Fernandes, presidente do IPCA, estes resultados são fruto do crescimento e afirmação do IPCA. “O IPCA é hoje reconhecido pelas instituições, famílias e estudantes. Prova disso são os excelentes resultados que tivemos. Primamos por um ensino diferenciador orientado para a prática e em estreita relação com as empresas da região onde o IPCA se insere. A oferta formativa do IPCA está alinhada com a investigação aplicada, a inovação e o empreendedorismo, assim como apostamos na internacionalização. O IPCA, é, por isso, um parceiro estratégico na formação de jovens e adultos profissionais altamente qualificados e na transferência de conhecimento tornando-se cada vez mais eficiente e eficaz na sua missão de formar novas gerações, oferecendo cursos de qualidade e adaptados, sempre, às necessidades da região”, referiu a Presidente do IPCA e do CCISP. 

Relativamente às notas dos estudantes colocados, o curso de licenciatura em Gestão de Empresas regista este ano a nota mais alto do último colocado (161,8), seguindo-se os cursos de Design Gráfico (158,8) e de Solicitadoria (157,3). 

Para a 2ª fase do CNA o IPCA disponibiliza 38 vagas, distribuídas pelo curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e pelo curso de Engenharia e Gestão Industrial. 

A nível nacional, na 1.ª fase do CNA, dos 59 073 concorrentes foram admitidos 49 438 novos estudantes. Das 54 363 vagas colocadas a concurso, sobraram 5 212 vagas para a 2.ª fase do CNA. 

As candidaturas para a 2.ª fase decorrem de 28 de agosto a 5 de setembro. 

  

Matrículas realizam-se exclusivamente online 

Como já é habitual, as matrículas dos novos estudantes do IPCA, colocados no 1.º ano pela 1.ª vez através do Concurso Nacional de Acesso, realizam-se exclusivamente online. 

As matrículas têm início no dia 28 (segunda-feira) até ao dia 30 de agosto (quarta-feira) e serão realizadas de acordo com a informação divulgada na página do IPCA, em ‘Estudantes 1.º ano 1.ª vez’. 

Os novos estudantes colocados nos cursos de licenciatura no IPCA têm um tutorial detalhado na página da divisão académica onde é explicado, passo a passo, o processo de matrícula. Existe também uma linha de atendimento de apoio a funcionar entre as 9h30 e as 18h30 (253 802 198) e um contacto de e-mail: matriculas@ipca.pt para apoiar os estudantes no procedimento de matrícula e inscrição no curso em que foram colocados para o ano letivo 2023/24. 

  

Aulas começam a 14 de setembro com programa de integração aos novos estudantes 

Nos dias 14 e 15 de setembro, os novos estudantes vão ser recebidos no IPCA com um programa de acolhimento e integração - o Welcome IPCA, uma organização conjunta entre o IPCA e a Associação Académica do IPCA (AAIPCA). 

O dia 14 fica marcado pela receção dos novos estudantes e pela sessão de boas-vindas com as presenças da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e da presidente da AAIPCA, Mariana Lima. Por esta altura, todos os novos estudantes irão receber o Welcome Kit, uma oferta do IPCA para os recém-chegados. O programa segue com a “TeamUP - Vamos descobrir o IPCA”, uma atividade que os vai levar a conhecer o Campus e as unidades do IPCA. A manhã termina com um almoço oferecido na cantina do Campus. No período da tarde haverá o acolhimento e as sessões de informação com as direções das escolas e das turmas. As atividades repetem-se ao final da tarde e noite para os estudantes colocados em regime pós-laboral. Ao longo do primeiro dia estará patente uma mostra, onde os recém-chegados estudantes terão a oportunidade de contactar com estudantes mais antigos dos 16 cursos de licenciatura, e ficar a conhecer os serviços e projetos que o IPCA tem, mais dirigidos à população estudantil. 

Já no dia 15, os novos estudantes vão ficar a conhecer-se melhor com os “Jogos no Campus”. Segue-se um piquenique nos espaços verdes do Campus, ao som do Festival de Tunas do IPCA e do DJ Viktor Soul. 

 


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES PROMOVE HORA DO CONTO NO DIA 16 DE SETEMBRO


A Biblioteca Municipal de Silves dinamiza no próximo dia 16 de setembro, às 15h30, mais uma sessão do projeto de mediação de leitura - Hora do Conto. A iniciativa, dirigida a pais e filhos (dos 5 aos 10 anos), tem entrada livre.
“Star Wars” é a obra escolhida para esta tarde, convidando os mais pequenos a conhecer o universo fantástico do cinema através dos livros.

A iniciativa requer inscrição prévia, até dia 13 de setembro, através do telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

A iniciativa contará ainda com a presença de membros da Rebel Legion Portuguese Base e da 501st Legion Portuguese Garrison.

+ sobre STAR WARS
"Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…"

O universo "Star Wars" criado por George Lucas continua a inspirar miúdos e graúdos que, através de diversos meios (dos filmes aos videojogos) contactam com as maravilhosas personagens e mundos que foram dados a conhecer ao público em 1977.

Porque a leitura é também uma forma de ficar a conhecer melhor este universo fantástico, vem agora conhecer mais sobre as personagens mais famosas do mundo do cinema através dos livros.

SILVES MARCA PRESENÇA EM MAIS UMA EDIÇÃO DA ROTA DO PETISCO

 O concelho de Silves marca presença na 13.ª edição da Rota do Petisco, que decorre entre 15 de setembro e 15 de outubro. 
A Rota do Petisco irá percorrer 11 concelhos e 176 estabelecimentos com um cardápio dos melhores petiscos da região, que inclui o menu petisco (petisco + bebida) 3,50€, menu doce (sobremesa + bebida) 2,50€ e uma opção vegetariana.
As modalidades de Chefs Audi, Mundo, Memória voltam a ter destaque. O valor do Passaporte que dá acesso ao evento tem o valor de 1,50€.
O Município de Silves convida todos a apreciar os excelentes petiscos deste território e a desfrutar do seu património que se estende da Serra ao Mar.
Traga o seu passaporte e embarque nesta aventura.
Ficamos à sua espera!

Polo do Instituto Politécnico de Coimbra. Alunos da Cantanhede Creative School podem candidatar-se a bolsas

 

O Instituto Politécnico de Coimbra anunciou que se prepara para conceder Bolsas Impulso aos estudantes inscritos nos cursos do Plano de Recuperação e Resiliência que serão lecionados no novo ano letivo na Cantanhede Creative School.

O objetivo destas bolsas é apoiar financeiramente os estudantes no pagamento das propinas, com a possibilidade adicional de acesso a uma bolsa destinada às deslocações e transporte.

No ano letivo de 2023-24, serão lecionados no polo de Cantanhede do Instituto Politécnico de Coimbra dois Cursos Técnico Superior Profissional: Design de Produto e Luz e Som para Artes Performativas, ambos ministrados pela Escola Superior de Educação.

O Município congratula-se com o facto de o Politécnico de Coimbra disponibilizar em Cantanhede cursos superiores diferenciados, no campo das artes criativas. Para além de beneficiarem quem reside no concelho, atraem alunos de outros territórios”, observa Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia com o pelouro da Educação.

O autarca congratula-se com o facto de os alunos da Cantanhede Creative School usufruírem da possibilidade de receber uma bolsa. “Estas Bolsas Impulso são mais um contributo para a afirmação e consolidação dos cursos lecionados”, considera.

A primeira fase de candidaturas decorre até 3 de setembro, estando abertas na plataforma inforestudante.ipc.pt, com mais informações disponíveis no website do IPC em https://www.ipc.pt/ipc/impulsos/ .

A Cantanhede Creative School está localizada na antiga escola primária Conde Ferreira.

Paulo Cardantas

Direitos Humanos: Uma relação entre o Direito, a Psicologia e a Economia Social. Universidade Católica lança Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos online


Formar profissionais capazes de proteger e promover os direitos humanos a nível nacional e internacional. É este um dos grandes objetivos da Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Católica Portuguesa no Porto, uma formação pioneira em Portugal no âmbito da teoria e da prática dos direitos humanos. Por ser online, agrega participantes de diferentes países de língua portuguesa e é lecionada por académicos, mas também por profissionais de diferentes Organizações Não Governamentais (ONGs).
“Com a crescente complexidade relacionada com as questões sobre os direitos humanos que enfrentamos atualmente, a necessidade de uma educação interdisciplinar tornou-se mais evidente do que nunca,” salienta Mariana Barbosa, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e uma das coordenadoras da Pós-Graduação. “Na Pós-Graduação abordamos precisamente essa necessidade ao integrar conceitos jurídicos, éticos, sociológicos, psicológicos, políticos e culturais no estudo dos direitos humanos,” complementa Catarina Santos Botelho, docente da Faculdade de Direito e também coordenadora da Pós-Graduação, acrescentando “uma abordagem holística que tem como principal objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão integrada das questões e desafios que moldam a área dos direitos humanos.”

“Através desta interdisciplinaridade será possível abarcar para cada uma das grandes temáticas abordadas, nomeadamente a dignidade, a vulnerabilidade, a solidariedade e a diversidade, a sua compreensão teórica, mas também a sua aplicabilidade prática na área dos direitos humanos, procurando aliar o ‘saber ser’ ao ‘saber fazer’”, refere Filipe Pinto, docente da Área Transversal para a Economia Social e também coordenador desta Pós-graduação. Desta forma, os participantes terão contacto com profissionais do terreno, aquisição de conteúdos que lhes permitirão o domínio de princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos, e também apoio tutorial para que possam desenhar e desenvolver os seus próprios projetos.

Desenvolvida através de uma parceria conjunta da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa, este curso que decorre inteiramente online, alia as sinergias do Direito, da Educação, da Psicologia e da Economia Social, proporcionando uma visão integrada e interdisciplinar dos direitos humanos.

A Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Católica Portuguesa no Porto arranca em outubro de 2023 e prolongar-se-á até maio de 2024.

Para mais informações consultar:

ANA OLIVEIRA
Senior Communication Consultant

Proença-a-Nova | Praia Fluvial da Aldeia Ruiva volta a receber ritmos africanos

Os sons dos tambores africanos vão voltar a ecoar na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, de 5 a 9 de setembro. Pelo 5º ano, Proença-a-Nova receberá a Aldeia Djembe Camp, a residência dedicada à cultura musical e de dança da África Ocidental.

Esta residência terá dia aberto à comunidade no sábado, 9 de setembro, estando prevista a realização de um workshop de dança às 17h00, cujas inscrições são gratuitas e decorrem no Posto de Turismo, e um concerto de encerramento com convívio pelas 19h00.

O objetivo do campo é, não só a realização de formações, como também o convívio entre os amantes da cultura africana que estão espalhados pela Europa. 

À semelhança de anos anteriores a Aldeia Djembe Camp estará de portas abertas e acolhe quem estiver curioso e interessado, bastando contactar a organização através do e-mail contact@aldeia-djembe-camp.com ou das redes sociais.

Pode acompanhar as atividades deste grupo no facebook, Aldeia Djembe Camp .

Andreia Gonçalves

ENCERRAMENTO DO CASTELO DE SILVES NOS DIAS 01, 02 E 03 DE SETEMBRO ÀS 18H00 E REABERTURA ÀS 20H00

O Município de Silves informa que nos dias 01, 02 e 03 de setembro o Castelo irá encerrar a partir das 18h00 (sendo a última entrada às 17h30) e reabre às 20h00 para fruição dos concertos no âmbito das comemorações do Dia do Município.
A autarquia pede desculpa pelo incómodo e agradece a compreensão dos munícipes.

ENCERRAMENTO DA 6.ª EDIÇÃO DO JAZZ NAS ADEGAS COM MANOUCHE STATION ESTÁ ESGOTADO

 O Município de Silves informa que a 6.ª Edição do JAZZ NAS ADEGAS, com duas sessões de encerramento agendadas para os próximos dias 08 e 09 de setembro, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, estão esgotadas. A adega que receberá estas sessões será a Quinta de Mata Mouros - Adega do Convento do Paraíso, em Silves, e o grupo que brindará o público com a sua música é MANOUCHE STATION.
Manouche Station, torna-se paragem obrigatória para descobrir os eternos temas do repertório do Jazz Europeu. A estação Manouche reproduz a sonoridade contagiante dos anos 20 e 30, prestando homenagem aos lendários músicos do Hot Club de France, como Django Reinhardt ou Stephane Grappelli, retratando o espírito boémio, de glamour e diversão que acompanhavam este estilo musical. A banda é composta por João Novais (Contrabaixo), Paulo Rosa (Guitarra “Petit Bouche”), Gonçalo Mendonça (Guitarra “ Petit Bouche”) e Filipe Santos (Violino).
Recordamos que este consagrado evento organizado pelo Município de Silves, que pretende impulsionar e promover a produção vitivinícola na região, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.

Projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem com inúmeras atividades. Cantanhede vai ser “capital” da Juventude durante três dias

 

É já esta terça-feira, 29 de agosto, que tem início o “Cantanhede Young People Summer 2023”, projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) Jovem de Cantanhede.

Durante três dias, decorrem em três locais distintos do concelho inúmeras atividades desportivas, recreativas e culturais.

Música ao vivo, um torneio de futsal, peddy paper, debates, visitas culturais ou bodyboard são algumas das atividades previstas, repartindo-se pela cidade de Cantanhede, pela vila de Ançã e pela Praia da Tocha.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, “a programação promete e a expetativa é enorme, com a relevância de que foram os jovens a decidir qual dos projetos a concurso correspondia mais aos seus interesses e expetativas e qual pretendiam que fosse alvo de investimento público municipal. Tem o mérito de ser um projeto de jovens, para jovens, decidido pelos jovens e com eles a liderar a sua implementação”.

O autarca destacou ainda “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão, no qual lhes foi dada a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho. O OPJ constituiu uma oportunidade de recolha de opiniões, e contributos da população jovem do concelho, dando-lhe vez e voz”.

A iniciativa começa esta terça-feira com um torneio de futsal e uma visita à Câmara Municipal, pelas 09h30. Segue-se o “Percurso do Marquês”, que vai levar os jovens a alguns dos locais históricos mais emblemáticos da cidade, seguido do peddy paper “Passo a passo com o Marquês”.

Da parte da tarde, pelas 16h00, o auditório da Biblioteca Municipal é palco de debate sobre a cultura política dos jovens, com a presença de jovens dirigentes políticos da JS, JSD, JCP e BE.

A partir das 18h00, no mesmo local, realiza-se uma palestra subordinada ao tema “O impacto da prática desportiva na saúde mental dos jovens”.

A programação do primeiro dia termina com as atuações de Johnny the Bass, Mizzy Miles e Johnny F na Praça Marquês de Marialva.

Para quarta-feira, 30 de agosto, para além do torneio de futsal, está agendada uma visita à vila de Ançã, pelas 16h00, com uma prova de vinhos e divulgação do Bolo de Ançã, às 17h00, no Quintal da Fonte de Ançã.

À noite, no Terreiro do Paço, atuam Vasco Amaral, +55 e Olga Ryazanova.

Na quinta-feira, 31 de agosto, a Praia da Tocha é o epicentro das atividades, com o torneio de futsal no pavilhão da Escola Básica 2,3 João Garcia Bacelar, o batismo no bodyboard a partir das 11h00 e a visualização do telefilme “Hora dos Lobos”, às 19h00, no Centro de Interpretação de Arte Xávega.

A noite é dedicada à música, com as atuações de Braga, Verts, Fabior, Fifty e Johnny F no Largo da Fonte.

De acordo com os seus promotores (Tiago Vinagreiro, Carlos Lima, João Nuno e Tiago Reis), o “Cantanhede Young People Summer 2023” propõe-se atrair potencial jovem ao concelho de Cantanhede; valorizar o património cultural e turístico da região; promover uma boa relação entre as instituições políticas do concelho e os jovens; e promover a saúde mental e o bem-estar físico e psicológico dos jovens.