segunda-feira, 1 de maio de 2023
SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTA A RECEBER BENS DO GRUPO “OS MOSQUETEIROS”
SOCIEDADE COLUMBÓFILA ALCANÇOU SUBIDA AO CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO DE BASQUETEBOL
A equipa senior feminina da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Columbófila Cantanhedense, que se encontra a disputar a 2ª Fase – Norte B, do LVI - Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Basquetebol, ao vencer a equipa do Académico, centenário e histórico clube da cidade do Porto, por 59 X 57, conquistou antes de realizar a última jornada do referido campeonato, o 1.º lugar no grupo B da 2ª fase da zona norte da 2ª divisão nacional, garantindo assim, uma das vagas de promoção à 1ª divisão, na época 2023/2024.
Após jogar a última jornada desta 2ª fase, que se vai realizar igualmente, na cidade de Cantanhede, no próximo dia 6 de maio, defrontando a equipa da UTAD – Universidade de Trás dos Montes e Alto Douro, a equipa sénior, disputará dois jogos com o 1º classificado do Grupo A da zona norte, para decidir quem irá jogar a final do Campeonato Nacional da 2ª divisão, com o vencedor dos jogos disputados entre os primeiros classificados do grupo A e B da zona sul.
PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS
1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas, prevê-se tempo quente e seco, destacando-se os seguintes aspetos:
− Valores de humidade relativa inferiores a 20/30% no interior Norte e Centro e na região Sul, com fraca recuperação noturna;
− Vento do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste durante a tarde do dia 2 e tornando-se de sul/sudoeste, a partir do fim do dia 2. No dia 03, vento temporariamente forte de sul/sudoeste, com rajadas até 75 km/h, no interior Norte e Centro, em especial ao início da tarde;
− Agravamento do risco de incêndio para nível máximo na região do Algarve e, em especial, no interior Norte e Centro, nos dias 2 e 3 de maio. Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, especialmente no interior Norte e Centro e Região Sul.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:
− É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização
Cantanhede | Imóvel está cedido à Associação Vespa Clube Paperinos. Antiga escola primária dos Olhos da Fervença vai ser reabilitada
O edifício da antiga escola primária dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, vai ser requalificada no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários efetuada pela Associação Vespa Clube Paperinos - a quem está cedido o imóvel -, ao aviso de concurso “Renovação de aldeias” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), que financia pequenos projetos de investimento na preservação e conservação do património local e na renovação de aldeias.
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve na antiga escola, para a entrega simbólica do contrato relativo ao projeto de recuperação do edifício e destacou a disponibilidade do movimento associativo do concelho para participar na recuperação e dinamização do património municipal.“A requalificação destes imóveis é importante para as comunidades, não apenas pelo significado afetivo, mas também por permitir-lhes manter atividades e tradições que de outra forma seria quase impossível”, destacou a autarca, que elogiou a dinâmica dos dirigentes da Associação Vespa Clube Paperinos, a quem está entregue o edifício no âmbito de um protocolo tripartido com o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Cadima.
No futuro, é intenção da Associação Vespa Clube Paperinos criar um abrigo de apoio aos vespistas que participam em encontros de norte a sul do país.
Financiada a 80% por fundos comunitários, a intervenção tem um custo global de 24.565,62 € e visa dotar o edifício de melhores condições de conforto, com a colocação de nova caixilharia, substituição do piso em areia por piso em pavet e recuo do muro de vedação frontal, contribuindo dessa forma para um melhor ordenamento público da rua.
Paulo Cardantas