Ermida Freguesa de Mira, Maria Arminda Domingues é, desde anteontem, a nova centenária do país
A vida foi dedicada à agricultura. Aliás, uma das estórias que conta tem a ver precisamente, com o trabalho no campo.
Maria Arminda Domingues costuma sublinhar que foi uma das pessoas que ajudou a plantar as matas entre Mira e a Praia [de Mira].
No sábado, dia de chegada aos 100 anos, as recordações tomaram ainda mais feliz «um dia cheio de coisas boas».
Viúva, Maria Arminda Domingues tem residência no concelho de Mira, concretamente em Ermida de onde é natural e onde viveu até há pouco tempo.
Contudo as dificuldades de locomoção levaram à "transferência" para Aveiro. Em casa do filho, João Santos, a centenária continua a dar "muito boa conta de si", com a leitura a ser uma prática habitual.
Ainda consegue ler. Um dos entretens é ler revistas, revelou ao Diário de Coimbra, a neta Luísa Domingues, que tratou  de assinalar «Teve a possibilidade de aprender a ler coisa que, na altura dela não era comum».
A minha avó ainda está muito lúcida, acrescentou, antes de referir que «o problema são as pernas». «Anda com um andarilho para se apoiar pois já é complicado andar sem ajuda», referiu Luísa Domingues, neta de Maria Arminda Domingues, que também é avó de Daniela. A centenária é mãe de João Santos, que tinha uma irmã que faleceu há muitos anos.
Além da festa de cariz familiar Maria Arminda Domingues foi alvo de uma singela homenagem por parte da Junta de Freguesia de Mira que se juntou à comemoracão dos 100 anos da freguesia.
«Hoje não é um dia qualquer. Hoje é um dia muito especial, escreveu o presidente Arthur Fresco num cartão que acompanhou um arranjo de 100 flores oferecido à aniversariante.
«São raros os momentos como este e a Junta de Freguesia de Mira quis juntar-se à sua famÍlia e participar nessa comemoração», expressou o autarca que, antes de concluir ainda revelou um episódio vivido anteontem «Escrevemos um postal para acompanhar o arranjo de flores e começou logo a lê-lo sem óculos».
Leitura é coisa que, hoje, também não vai faltar a Maria Arminda Domingues. Avisámos a neta Luísa que a notícia sobre os 100 anos da avó seria publicada.
Então, o Jornal Mira Online decide também publicar este tema em homenagem à Dona Maria Arminda Domingues. Desejamos-lhe os nossos sinceros parabéns pelos seus 100 anos de vida!

Fonte: Diário de Coimbra/ Mira Online