sexta-feira, 14 de outubro de 2022
Portalegre | 35 dadores de sangue no aniversário dos motard's
Barcelos | Receção ao Caloiro traz vida à cidade de Barcelos
ORÇAMENTO MUNICIPAL 2023. MUNICÍPIO DE SILVES REÚNE COM POPULAÇÃO NAS FREGUESIAS
Évora | Festival Artes à Rua apoia 14 novas criações artísticas
Proença-a-Nova | Sérgio Catarino: “O objetivo é superar o recorde nacional novamente”
Jornadas na Escola Superior de Educação de Viseu. Investigadores portugueses e brasileiros reunidos em Viseu para debater “O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís”
A 10.ª edição da JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário teve ontem início na Escola Superior de Educação de Viseu, onde decorre até sexta-feira.
Na sessão de abertura, o coordenador do grupo organizador do evento, salientou o papel da jornada na promoção dos estudos sobre o papel da espacialidade na literatura. “No universo da ficção não há nenhuma obra sem referência à espacialidade e há dez anos havia poucos estudos na área”, referiu Sidney Barbosa, acrescentando que uma década depois as investigações são tantas, que muitas vezes já nem é possível acrescentar.
O evento científico realiza-se desde 2013 e é promovido pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes. Na sessão de abertura, Fernando Alexandre, da comissão organizadora da JOEEL, recordou o primeiro congresso, quando ousaram “rasgar o espaço e fazer este percurso transatlântico”. O também docente da Escola Superior de Educação de Viseu afirmou que dez anos depois, continuam a “estudar e a acreditar no valor da palavra, convictos de que a literatura é a praça da grande cidade que é a língua, como manifestação da sua memória, excelência e criatividade”.
Também a presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, Cristina Azevedo Gomes, destacou a “oportunidade de estreitar parcerias e colaborações com o espaço brasileiro”, sublinhando a importância do evento para o espaço educativo e para os investigadores.
A X JOEEL decorre em formato presencial, e o tema central é “O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís”. Entre os dias 12 e 14 de outubro, um painel de oradores portugueses e brasileiros irá promover o debate em torno do espaço presente em obras inscritas no âmbito artístico, particularmente na literatura.
A JOEEL realiza-se no Brasil nos anos ímpares (com mudança de sede a cada nova edição) e em Portugal nos anos pares (sempre na cidade de Viseu), numa parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu.
Sobre o Grupo TOPUS
Tendo iniciado as suas atividades em novembro de 2012, o grupo TOPUS nasceu para preencher uma lacuna importante no que se refere à pesquisa do espaço ficcional na área dos estudos literários. Encontra-se cadastrado no Diretório de pesquisa do CNPq, com sede situada na Universidade de Brasília – UnB.
Marinha Grande | Workshop de teatro para crianças “Não há um planeta V”
Castelo de Paiva | Gualter Rocha satisfeito com a temporada finda Banda Marcial de Bairros promove convívio e concerto de encerramento de época
Marinha Grande | TEATRO STEPHENS CELEBRA 8º ANIVERSÁRIO COM CONCERTO DOS CLÃ
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinala o 8º aniversário da sua reabertura, no dia 25 de outubro (terça-feira), pelas 21h30. A Câmara Municipal convida a população a assistir ao espetáculo, cujos bilhetes já se encontram à venda.
Dois professores da ESAC no Grupo de Peritos sobre Incêndios Rurais
Desmantelada rede de tráfico em Coimbra
Anadia | Crescimento económico e produtividade em debate nas Conferências de Outono
Quanto vai custar ao Governo a Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa?
Proença-a-Nova | 15ª Edição do Encontro de Escalada realiza-se a 29 e 30 de outubro
As Portas de Almourão voltam a receber mais uma edição do Encontro de Escalada. Habitualmente realizado no último fim-de-semana de outubro, o evento parte para a sua 15ª edição no ano de 2022, tendo ainda inscrições abertas para quem quiser participar.
Com um número limite fixado nos 100 participantes, há ainda sensivelmente metade das vagas por preencher, sem restrições de idade para participar, tanto mínima como máxima. As dormidas serão no parque de autocaravanas de Chão do Galego. Os interessados deverão enviar email para zepataleno@hotmail.com.
O encontro decorre na Serra das Talhadas, mais concretamente nos cinco setores existentes, com níveis de dificuldade entre III ao 7c+. Segundo José Santos, construtor da Via Ferrata da Serra das Talhadas e organizador do Encontro, “a Escola de Escalada, com 15 anos de existência, é o encontro com mais anos ininterruptos a nível nacional”.
No futuro, a pedido das populações de Carregais e Rabacinas, vão ser equipados três novos setores de Escalada. Com estas alterações está previsto que a Escola de Escalada irá ter brevemente mais de 100 vias de Escalada. “Mais uma oferta, mais Escalada, mais pessoas a visitarem estas localidades”, afirma José Santos, explicando a importância que a dinamização deste setor poderá desenvolver ainda mais o Turismo na região.