sábado, 18 de abril de 2020

Gil e Ricardo Laginha - Mãe o Tempo Passa


17.04.2019 - Baile da Pinha e Festa dos Aniversários da Casa do Povo de Abela, Santiago do Cacém
18,9 mil inscritos

Homenagem a Roberto Leal em acordeão por Luis Godinho


Juntando algumas sugestões e pedidos que me foram feitos, resolvi juntar mais alguns temas que marcaram a carreira de Roberto Leal e assim recordar um pouco da sua obra, desta vez em acordeão tradicional. 
A sua obra, a sua forma de estar em palco e na vida, hão-de ser recordadas por todos nós. AI CACHOPA SE QUERES SER BONITA / DÁ CÁ UM BEIJO / TERRA DA MARIA / BATE O PÉ / COMO É LINDA A MINHA ALDEIA / CHORA CAROLINA / QUE BELA A VIDA / CARIMBÓ PORTUGUÊS / ARREBENTA A FESTA FACEBOOK: 
Luis Godinho - Músico
4,78 mil inscritos

Espanha | As primeiras batas sanitárias da Zara já estão nos Hospitais


A produção de material de proteção hospitalar faz parte também do grande pacote de ajudas aos hospitais e serviços de saúde em Espanha, que Amancio Ortega, dono do grupo Inditex que detém marcas como a Zara tem vindo a disponibilizar.

As primeiras batas protetoras para os profissionais sanitários e que foram produzidas nas fábricas da Zara, têm a etiqueta da marca e já foram entregues ao Complexo Hospitalar Universitário da Corunha na Galiza. De resto esta cidade do norte da Galiza, está intimamente ligada à história de Amancio Ortega e da Zara. Foi na Corunha que abriu com a sua mulher a primeira loja Zara em 1975.

Desde o primeiro momento do estado de emergência decretado em Espanha, um dos homens mais ricos do mundo, Amancio Ortgea anunciou que ia colocar as suas fábricas e a logística da Inditex, para fabricar material de proteção sanitária.

E igualmente importante que o apoio financeiro o de material a Espanha, é a capacidade do grupo Inditex colocar à disposição do estado a sua potente rede logística e influência principalmente nos mercados asiáticos de onde vem praticamente todo o material de proteção.

A ministra e porta-voz do Governo Espanhol, María Jesús Montero mencionou e agradeceu a forma como o grupo Inditex tem estado a gerir a crise, quando tem todas as lojas fechadas, e não recorreu ao Layoff dos cerca de 24 mil trabalhadores das lojas espanholas, tendo pago integralmente o salário a todos os funcionários.

Inditex é a maior empresa têxtil do mundo e esta pandemia, certamente já causou grande impacto económico no grupo.

guiadacidade

Reino Unido ultrapassa os 15 mil mortos

Há ainda a registar mais de 115 mil casos de contágio.
Reino Unido ultrapassa os 15.000 mortos - Atualidade - SAPO Lifestyle
O Reino Unido registou mais 888 mortes de pessoas infetadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 15.464 o número de óbitos durante a pandemia, informou este sábado o Ministério da Saúde britânico.
O número total de casos de contágio é agora de 114.217, mais 5526 do que no dia anterior, referiu.
Na sexta-feira, tinham sido registadas mais 847 mortes e 5599 novos casos de pessoas infetadas relativamente ao dia anterior.
Os números das mortes são compilados a partir de dados das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e referem-se a óbitos registados apenas em hospitais até às 17h00 da véspera.
O número de pessoas infetadas é contabilizado de forma diferente e inclui os diagnósticos feitos até às 9:00 de hoje.
Hoje o jornal Daily Telegraph publicou uma estimativa da Care England, organização representativa das Casas de Repouso independentes, que calcula de que cerca de 7500 pessoas poderão ter morrido nos lares de terceira idade do Reino Unido em consequência da pandemia Covid-19.
As mortes de pessoas infetadas fora dos hospitais não estão atualmente a ser coligidas e juntas ao balanço diário, mas são registadas semanalmente pelo instituto de estatísticas britânico com base na referência ao novo coronavírus nas certidões de óbito.
Lusa / TSF

Alunos do superior regressam às aulas presenciais gradualmente a 4 maio

Alunos do ensino superior regressam às aulas presenciais ...
Ministério da Educação acredita que poderá haver condições para voltar ao modelo de ensino presencial no próximo mês, à semelhança do que tem sido pensado para os alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade.
As universidades e institutos politécnicos têm duas semanas para se preparar para a possibilidade de recomeçar as aulas presenciais no início de maio, segundo um despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
A tutela quer que haja um regresso gradual às instituições e que se privilegie as aulas práticas e laboratoriais, que foram as mais afetadas desde que o Governo mandou encerrar todos os estabelecimentos de ensino para tentar conter a disseminação do novo coronavírus que já provocou 657 mortos em Portugal.
Depois de um mês de ensino à distância, o ministério acredita que poderá haver condições para voltar ao modelo de ensino presencial em 4 de maio, à semelhança do que tem sido pensado para os alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Uma das razões para esta decisão é "a necessidade de assegurar a conclusão do corrente ano letivo em prazos tão próximos quanto possíveis do que se encontrava previsto no calendário escolar, evitando impactos negativos sobre o próximo ano letivo", refere a nota do MCTES publicada no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
A prioridade no regresso às aulas presenciais deve ser dada às aulas práticas e de laboratório, assim como às avaliações finais das disciplinas e à conclusão dos estágios.
As instituições de ensino superior têm autonomia para definir de que forma vão reabrir, tendo duas semanas para elaborar os planos de levantamento das medidas de contenção do novo coronavírus, que já infetou mais de 19 mil pessoas em Portugal.
Entre as medidas dos planos está a necessidade de garantir "sempre condições de distanciamento social" e assegurar "a utilização por todos de equipamentos de proteção individual, designadamente máscaras de uso geral".
Caberá às instituições científicas e de ensino superior disponibilizar os equipamentos de proteção individual assim como os materiais desinfetantes e de limpeza que garantam as medidas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde.
O MCTES defende ainda que as instituições de ensino devem manter o estímulo ao teletrabalho e ao ensino à distância, combinando-os de forma gradual com as atividades presenciais.
O ministério adverte que o regresso às aulas presenciais de forma faseada a partir de 4 de maio estará sempre "sujeita à alteração do atual estado de emergência", que deverá terminar em 2 de maio.
Lusa

Nas Misericórdias e IPSS, também há heróis e heroínas a combater a Covid-19

Na prossecução de esforços entre várias entidades responsáveis por debelar o novo Coronavírus (nCOV ou CODIV19), a SANTA CASA da MISERICÓRDIA de ALVOR foi notificada pelo ABC - Algarve Biomedical Center para testes de diagnóstico.
Realizaram-se no passado dia 15 tendo hoje, dia 17, sido dado conhecimento oficial de que os 68 funcionários e utentes estavam NEGATIVOS. Foi, naturalmente, com júbili e sentido de grande vitória que o resultado foi recebido.
De enaltecer o enquadramento com outras entidades nomeadamente o Ministério do Trabalho e Segurança Social, DGS na pessoa da Senhora Delegada de Saúde, Autarquia (CMP e JFA), Proteção Civil e AHBVP/BVP, UMP através do seu Secretariado Regional e representante Nacional bem como demais entidades que directa ou indirectamente colaboram connosco.
O Consórcio entre o CHUA, UALg e ISS, IP tem, no ABC o gestor indelével dos inúmeros resultados favoráveis contra uma pandemia que requer mais e melhor compreensão da população.

Rigor... rigor... rigor...
Fique em casa!
Respeite as orientações do Governo.
Parabéns!
Estamos TODOS de parabéns!

NOTA:
Em anexo registo fotográfico do pessoal de serviço ao ter conhecimento do resultado.
________________
Exmos. Senhores,

Para divulgação remeto Nota de Imprensa relativa ao feliz resultado dos testes realizados na Santa Casa da Misericórdia de Alvor.

É deveras importante que a sociedade civil saiba que os esforços conjuntos de quantos têm dado o seu contributo resultam em obter resultados que beneficiam a comunidade.
Muito obrigado pela vossa colaboração.

Mário de Freitas
 Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alvor



Mais de 60% dos brasileiros reprovam demissão do ministro da Saúde, diz sondagem

Mais de 60% dos brasileiros reprovam demissão do ministro da Saúde ...
Mais de 60% dos brasileiros reprovaram a exoneração de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde, no meio da pandemia da covid-19, indicou uma sondagem publicada na sexta-feira pelo Instituto Datafolha.
De acordo com o inquérito, 64% dos 1.606 brasileiros questionados consideraram que o chefe de Estado errou, 25% disseram que o Presidente do Brasil tomou a atitude certa, enquanto 11% disseram não saber.
A sondagem do Instituto Datafolha, que tem uma margem de erro de três pontos percentuais em ambos os sentidos, mostrou ainda um empate técnico entre os inquiridos sobre se a resposta à pandemia pelo Ministério da Saúde sem Mandetta vai piorar (36%) ou melhorar (32%).
Sobre se Bolsonaro tem capacidade para continuar a liderar o país, 52% dos inquiridos responderam sim e 44% não.
Na quinta-feira, Jair Bolsonaro exonerou Mandetta, no meio da pandemia da covid-19, após várias semanas de confronto entre ambos em relação ao isolamento como medida preventiva.
Mandetta defendia a importância do isolamento social para travar a disseminação do novo coronavírus, perante a oposição de Bolsonaro, que advertiu para o impacto daquela medida na economia do país, fortemente atingida pela pandemia.
Para o lugar de Mandetta, Bolsonaro nomeou o oncologista Nelson Teich, que tomou posse na sexta-feira, dia em que o Brasil registou 217 mortos e 3.257 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, totalizando 2.141 óbitos e 33.682 infetados desde o início da pandemia, informou o executivo.
Lusa

Fitch baixa perspetiva do ‘rating’ de Portugal de ‘positiva’ para ‘estável’

Fitch baixa perspetiva do 'rating' de Portugal de 'positiva' para ...
A agência de notação financeira norte-americana Fitch baixou hoje a perspetiva do 'rating' de Portugal de 'positiva' para 'estável', devido aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia nacional, mas manteve a classificação em 'BBB'.
"A revisão da perspetiva reflete o impacto significativo da pandemia global de covid-19 na economia portuguesa e a posição orçamental do Soberano [Estado]. É provável que o choque interrompa tendências anteriores de melhoria do crescimento económico, rácio da dívida pública face ao PIB [Produto Interno Bruto] e a resiliência no setor bancário", pode ler-se na nota hoje divulgada pela Fitch.
A agência refere que a "pequena e aberta economia de Portugal, com a sua alta dependência do turismo, está exposta a riscos negativos provenientes da severidade da pandemia, particularmente se o confinamento do país persistir para além do cenário base" previsto pela Fitch.
Lusa

O ZOO DE LAGOS EM TEMPOS DE QUARENTENA

O "ZOO de Lagos" em Tempo de Quarentena
O Parque Zoológico de Lagos gostaria de informar que continua a trabalhar para alimentar e cuidar dos animais. O ritmo biológico dos animais permanece inalterado, com animais a reproduzirem-se e com novos nascimentos.

Continuamos também a divulgar algumas das nossas actividades educativas em formato digital, as quais estão disponíveis nas nossas redes sociais e canal de youtube, e aproveitamos esta pausa para remodelar o espaço, no sentido de proporcionar ao nosso público uma melhor experiência, quando reabrirmos.

Câmara Municipal de Lagoa disponibiliza equipamentos de proteção individual a Bombeiros, GNR e IPSS´S do Concelho

Câmara Municipal de Lagoa disponibiliza equipamentos de proteção ...
Durante a manhã de hoje, 16 de abril, o Município de Lagoa forneceu, gratuitamente, equipamentos de Proteção Individual às Uniões e Juntas de Freguesia, aos Bombeiros e Guarda Nacional Republicana (Lagoa e Carvoeiro) e a Instituições Particulares de Solidariedade Social, noemadamente ao Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, Centro Popular de Lagoa, Centro de Apoio Social de Porches. De referir ainda o apoio do município de Lagoa ao estabelecimento prisional de Silves, através da doação de 40 viseiras de proteção e 3 litros de gel desinfetante.

Os equipamentos disponibilizados, cerca de 4250, entre luvas, proteções de pés, óculos, viseiras, toucas, batas e fatos de proteção, registam um investimento municipal, até ao momento, de cerca de 15.000€.

Estes equipamentos são essenciais para que todos os agentes consigam desempenhar o seu papel na comunidade, protegendo, quer os profissionais, quer os beneficiários dos apoios.

Esta iniciativa permitiu ainda ao Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luis Encarnação, e à Vice Presidente Anabela Simão (que detém o pelouro da Ação Social), apurarem de perto quais as condições de funcionamento, e quais as necessidades das IPSS´s, dos Bombeiros e das Forças de Segurança, nas suas ações de combate à pandemia.

Neste sentido o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa reforça ainda que, “o objetivo desta ação é garantir, a quem está na linha da frente ao combate a esta pandemia, que possa continuar a auxiliar quem mais precisa, sem nunca descurar a proteção pessoal de cada um.”

“O Município de Lagoa conta com estes heróis, mas estes heróis também podem contar com o município. Estaremos cá para responder de forma afirmativa às necessidades. Mais do que nunca, um por todos, e todos por um.”

Reconhecendo que o estado de emergência sanitária em que vivemos representa também uma emergência operacional e financeira para as diversas entidades que procuram apoiar a população neste momento difícil, o Município tem vindo, e irá continuar a procurar fornecer os equipamentos essenciais, perspectivando que esta primeira entrega dará respostas às necessidades identificadas por um período de 2 meses.

Numa segunda fase, o município de Lagoa irá proceder à entrega de máscaras de proteção à população, entrega essa que contará com o apoio e confeção por parte de um grupo de voluntários do concelho.

MUNICÍPIO DE SILVES IMPLEMENTA PROGRAMA DE APOIO SOCIAL SOS19 NO ÂMBITO DO FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL

SOS19 é o nome do programa de apoio social criado pelo Município de Silves ao abrigo da ativação do Fundo de Emergência Social e que tem por objetivo permitir respostas sociais elegíveis pela aplicação do artigo 20.º do regulamento municipal de apoio social a pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade em tempo de COVID19.

A ativação do Fundo de Emergência Social surge numa altura em que foi renovado, pelo Presidente da República, o estado de emergência devido à pandemia por coronavírus, e teve origem na deliberação tomada em reunião do Executivo Municipal, realizada a 14 de abril último. A sua ativação irá permitir que, quando estejam em causa situações de carência e de vulnerabilidade ocasionadas ou agravadas pela situação de calamidade pública existente, o Município de Silves possa:

1) Atribuir apoios nas situações em que o rendimento mensal (per capita) ilíquido do requerente seja superior a 65% do valor do indexante dos apoios sociais fixado à data de apresentação de candidatura aos apoios sociais previstos no regulamento municipal de apoio social a pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade;
2) Atribuir apoios em regime de complementaridade nas situações em que os requerentes do apoio já se encontrem a beneficiar de apoio concedido para o mesmo fim por outro regime de proteção social, e este for considerado manifestamente insuficiente para colmatar a carência social diagnosticada; e,
3) Atribuir apoios não previstos no regulamento municipal de apoio social a pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade, sempre que for considerado necessário e indispensável para colmatar a carência social diagnosticada. Neste caso, o programa SOS19 permite que seja possível atribuir apoios sociais, ainda que não estejam previstos no citado regulamento municipal, a pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade, independentemente de reunirem as condições de elegibilidade para tal ou de já beneficiarem de outros apoios sociais, desde que estes sejam considerados manifestamente insuficientes para suprir a situação de carência ou de vulnerabilidade diagnosticada.

As respostas sociais suportadas pelo Fundo de Emergência Social destinam-se, única e exclusivamente, a atenuar, suprir ou colmatar as situações de carência e de vulnerabilidade ocasionadas ou agravadas pela situação de calamidade pública provocada pelo surto epidémico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.

Os pedidos de apoio social ao abrigo do programa SOS19 devem ser formalizados junto do Serviço de Ação Social, através do e-mail sasocial@cm-silves.pt, devendo, para o efeito conter:
» A identificação do requerente;
» A descrição do tipo de apoio pretendido;
» A justificação do pedido de apoio;
» A caracterização da situação socioeconómica da pessoa e/ou agregado familiar em causa relativamente ao último trimestre; e,
»          O preenchimento do formulário disponibilizado para o efeito (em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/6629/municipio-implementa-programa-de-apoio-social-sos19-no-ambito-do-fundo-de-emergencia-social.aspx), devidamente preenchido e assinado.

Os pedidos de apoio social serão alvo de análise por uma equipa técnica do Serviço de Ação Social, que solicitará a documentação necessária para a instrução do processo e fará a respetiva avaliação da situação social.

Com a ativação do Fundo de Emergência Social, é fortalecida a capacidade de intervenção do Município de Silves na ajuda direta às pessoas e famílias afetadas pela crise económica e social provocada pelo surto epidémico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), garantindo, assim, uma resposta de proximidade no âmbito das capacidades financeiras da autarquia, e sempre complementar aos apoios que o Governo tem vindo a concretizar, que permita levar algum conforto e tranquilidade à vida das pessoas num momento tão delicado e problemático como este que estamos a enfrentar.

Município apoia alunos nas aulas à distância

O Município de Proença-a-Nova encontra-se a apoiar o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova na resolução dos problemas identificados junto de alguns alunos para garantir que todos possam aceder aos conteúdos disponibilizados online no terceiro período letivo, ultrapassando as suas competências neste domínio. Até ao momento, a autarquia já adquiriu 35 acessos móveis à internet e 12 câmaras para computadores que não têm esta funcionalidade. Foram ainda emprestados 21 portáteis que fazem parte do projeto da Sala do Futuro - criada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar -, para além dos computadores cedidos pelo próprio Agrupamento, havendo mais para empréstimo caso venha a ser necessário. 

A principal dificuldade tem sido garantir o acesso à Internet no concelho, tendo em conta a cobertura deficitária em algumas localidades. “Há muito tempo que notificámos empresas prestadoras deste serviço e Governo para o que consideramos ser uma necessidade básica que agora está a revelar-se fundamental para os nossos alunos, mas que é igualmente importante quando falamos de segurança das populações em cenários de incêndios florestais, por exemplo. A cobertura de rede nas mesmas condições em todo o território nacional é um direito”, considera o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo. Em algumas localidades, os alunos estão a deslocar-se às associações da aldeia - no âmbito dos protocolos estabelecidos com a autarquia na cedência de antigas escolas primárias, entretanto encerradas e requalificadas para novas funções, - onde têm conseguido minimizar a inexistência de cobertura de rede nas suas habitações, mesmo recorrendo a equipamentos móveis. 

O Município disponibilizou ainda a rede de Solidariedade que tem a funcionar em todo o concelho, para o caso de ser necessário transportar documentos para os alunos que estejam com mais dificuldade em seguir as aulas pelos meios tecnológicos. Mesmo com as escolas fechadas, do 1º ao 12º ano, têm sido asseguradas as refeições para os alunos do Escalão A, inclusivamente nas férias escolares da Páscoa, com entrega domiciliária aos alunos que residam a mais de três quilómetros da cantina. A partir de dia 21 de abril, as refeições vão ser alargadas também aos alunos do Escalão B. 

O Município, que assumiu a transferência de competências no âmbito da Educação, tem assegurado igualmente equipamentos de proteção individual para os funcionários do Agrupamento.