sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Dados da recolha seletiva em 2023. Embalagens continuam a cumprir metas da reciclagem, mas sem mudanças profundas em 2025 estaremos em incumprimento

 Os portugueses encaminharam para reciclagem um total de 460.285 toneladas de embalagens, em 2023, o que significa praticamente uma estagnação face ao período homólogo do ano anterior.
 
Uma análise aos dados anuais do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE) permite concluir que apesar de os resultados continuarem em linha com as atuais metas da reciclagem de embalagens, se a tendência verificada nos últimos anos se mantiver, Portugal não vai conseguir alcançar a nova meta definida para 2025 para este fluxo de resíduos urbanos, de embalagens.
 
O objetivo do país, que é comum a todos os Estados-Membros, passa por estar a reciclar, daqui a um ano, pelo menos 65% das embalagens que são colocadas no mercado. Em 2023, essa taxa manteve-se nos 60%.
 
O papel/cartão, com 148.630 toneladas recolhidas (+4%) continua a ser um dos materiais com melhor desempenho, mas há dois que devem suscitar preocupações: o alumínio e o vidro.
 
O primeiro aumentou apenas 2%, o que se traduz em 1.947 toneladas encaminhadas para reciclagem, carecendo de um aumento significativo no ritmo de crescimento. O vidro continua aquém da meta e a sua recolha mostra sinais de quebra. No último ano foram depositadas 212.593 toneladas destas embalagens, ou seja, menos 6.264 toneladas (-3%).
Nas embalagens de vidro, em particular, existe a necessidade de mais separação por parte dos cidadãos e, sobretudo, da prestação de um maior nível de serviço por parte dos operadores municipais na recolha, do ponto de vista da qualidade e conveniência.
 
É fundamental continuar a apostar-se em sistemas de deposição de embalagens de vidro mais eficientes, como o baldeamento assistido, para serem colocados nas proximidades de cafés, restaurantes e bares, onde são geradas as quantidades mais significativas destes resíduos urbanos para reciclagem e alargar o seu uso a mais zonas do país.
 
Em termos globais, todo o setor precisa de regras claras e uniformizadas, mecanismos que promovam a transparência e eficiência do sistema - começando por um modelo de financiamento justo e ligado a objetivos que se traduzam numa real melhoria do nível de serviço prestado aos cidadãos por parte dos operadores municipais na recolha.
 
Também importa reforçar colaboração e complementaridade entre todas as partes interessadas na cadeia de valor sobretudo das entidades gestoras.  A nova legislação  e o novo ciclo de licenças para as entidades gestoras são uma boa oportunidade para mudar o sistema de forma a que se cumpram as metas estabelecidas para 2025.
 
Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde “Portugal está num momento crítico no que diz respeito à gestão dos resíduos urbanos e em particular à reciclagem de embalagens, que é o único fluxo a cumprir com as metas e que deveria ser exemplo para os restantes. Otimizar a operação, num modelo transparente e a custos justos e eficientes e com garantias de qualidade e nível de serviço são fatores que a Sociedade Ponto Verde considera essenciais para o futuro do setor.
 
 
Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.
 
*Raquel Pelica 
**Catarina Farinha 

Porto de Mós | Visitas descentralizadas arrancaram em Porto de Mós

 O périplo pelas freguesias, no âmbito das reuniões de câmara descentralizadas no ano de 2024, arrancou ontem, dia 11 de janeiro, na freguesia de Porto de Mós.
A grande novidade do dia foi a aprovação da candidatura da Casa dos Calados, pelo Programa Operacional do Centro (Centro 2020) *, o que se traduz na comparticipação da obra em cerca de 1,5 milhões de euros. As obras de requalificação da Casa dos Calados, no Juncal, arrancaram em março de 2022 e prevê-se que o espaço seja inaugurado no primeiro semestre de 2024.
As reuniões de câmara descentralizadas, que percorrem mensalmente as freguesias do concelho, voltam, nesta edição, a incluir visitas ao terreno, acompanhadas pelo executivo municipal e pelo executivo das juntas de freguesias, com vista à avaliação e identificação de problemas e propostas de soluções, no terreno.
Na esfera da reabilitação urbana, destaque para o projeto de revitalização do acesso à Ecopista, na Rua da Pevide, Corredoura, que engloba a demolição das ruínas, a nivelação e alcatroamento da via e a criação de bolsas de estacionamento que darão apoio aos visitantes da ecopista.
Seguindo em direção à Área de Localização Empresarial de Porto de Mós, e dando continuidade à estratégia de desenvolvimento da mobilidade suave, pretende-se criar uma via pedonal de ligação entre a localidade da Corredoura e o parque empresarial, na via direita, sentido Norte/Sul, com o objetivo de permitir o usufruto daquele troço em segurança, nomeadamente, por parte das pessoas que ali trabalham.
No lugar da Fonte dos Marcos, o cruzamento da Azinhaga/Escorial volta a estar em análise. O novo projeto de requalificação do espaço inclui o alargamento das vias, definindo melhor os limites do cruzamento e facilitando a circulação dos veículos, em segurança.
Também na Rua da Bica, Fonte do Oleiro, o objetivo é tornar a circulação de pessoas e veículos mais segura, prevendo-se a demolição do edificado que se situa entre as duas vias, possibilitando, depois, o alargamento da estrada e a construção de passeios e acessos às habitações.
A comitiva visitou, ainda, o Cemitério da Fonte do Oleiro, que recebeu obras recentemente, e a Valicova, que terá brevemente casas de banho públicas para os visitantes do espaço.
O plano da visita não descorou o associativismo. Destaque para a visita às instalações renovadas do CCDR D. Fuas; ao Fórum Cultural, que alberga, nesta momento, atividades de cinco associações diferentes e a ADP que terá, dentro de pouco tempo, o campo de futebol sintético disponível para utilizar. Este projeto regressa à sua ideia original e será construído no terreno municipal, contíguo às instalações da ADP.
O ponto alto do programa foi a visita ao novo hotel, Dolinas, em fase final de construção. O novo alojamento da sede de concelho, terá cerca de 100 quartos, piscinas panorâmica interior, restaurante e sala de eventos com capacidade para 300 pessoas, mas o fator diferenciador é a parede de escalada indoor que o torna o único hotel no mundo com esta oferta. A par da prática de escalada para adultos e crianças, o hotel, totalmente virado para o turismo de natureza, terá disponível o serviço de limpeza e estacionamento de bicicletas, espaço vocacionado para os amantes da prática do BTT e ciclismo.
O investimento de quase 20 milhões de euros, liderado pelo empresário José das Neves Cardoso, vem, assim, dar resposta ao investimento turístico público e privado que tem sido concretizado ao longos dos últimos anos no território de Porto de Mós.

* Programa Operacional Regional do Centro, Eixo Prioritário Competitividade e Internacionalização da Economia Regional (COMPETIR), através do Fundo europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor 1 547 523,70€.
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Águeda | Fiscalização municipal reforçada com viatura e novo fardamento

 Aposta em nova imagem, tanto no vestuário como na viatura caracterizada, visam apoiar a atividade desenvolvida pelos serviços de fiscalização
O serviço de fiscalização do Município de Águeda foi reforçado com uma viatura, devidamente caracterizada, e com novo fardamento. A medida tem como objetivo dotar os funcionários de melhores condições para a execução do seu trabalho.
Esta aposta na imagem – quer no vestuário quer na viatura de apoio – pretendem, desde logo, promover uma identificação visual imediata dos fiscais na comunidade, sempre que se deslocam em qualquer ação, bem como conferir uma posição de maior autoridade.
“O trabalho que os fiscais desenvolvem, com as novas competências que lhes foram atribuídas, é de muita relevância para o normal funcionamento de muitas áreas do Município, seja nas feiras e mercados ou no parqueamento automóvel, por exemplo, pelo que esta viatura e o novo fardamento, para além da visibilidade e dignidade, capacitam e credibilizam o serviço que é prestado aos cidadãos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Aos fiscais municipais, no âmbito do Código Regulamentar da Câmara de Águeda, compete aplicar as diversas normas estabelecidas pela Autarquia, bem como promover e controlar o acesso às zonas de estacionamento de duração limitada, sancionar os infratores, verificar o correto estacionamento de veículos nas vias do concelho e desencadear as ações necessárias ao eventual bloqueamento, remoção e abandono de veículo em estacionamento indevido ou abusivo.
Para além das ações referentes ao estacionamento e comunicação de infrações às autoridades, estes colaboradores municipais fiscalizam ainda as atividades e trabalhos que decorram em domínio público, bem como as feiras, mercados e a venda ambulante, entre outras funções.
A viatura, um automóvel híbrido, irá apoiar a equipa de fiscais municipais no exercício da sua atividade em todo o concelho.
Vasco Oliveira, Vereador com o pelouro do Trânsito e Sinalização Rodoviária, assim como das feiras e mercados, salientou que esta aposta reforça o compromisso do Município pela “prestação de um serviço de qualidade aos cidadãos”.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Castelo de Paiva | Crianças do JI do Centro Paroquial e Social de Sobrado. Cantaram as Janeiras nos Paços do Concelho

Como é habitual nesta época do ano, nesta manhã fria de Janeiro, as crianças do Jardim de Infância do Centro Paroquial e Social de Sobrado, percorrem as ruas da urbe paivense “ Cantando as Janeiras “, e também estiveram nos Paços do Concelho.


Pelas instalações municipais vão passando, de coroa na cabeça, os pequenos reis, e hoje mais de três dezenas de crianças, acompanhadas das educadoras e auxiliares, pertencentes ao Jardim de Infância do Centro Paroquial e Social de Sobrado cumpriram a tradição e estiveram as Cantar as Janeiras na Câmara Municipal, onde foram recebidas pelo presidente José Rocha e Vice-Presidente José António Vilela.

Para regozijo dos presentes, os meninos entoaram melodias alusivas à quadra dos Reis, contribuindo assim, com este lindo gesto, para preservar a secular a tradição de Cantar as Janeiras no nosso município.


O edil paivense deu os parabéns à instituição, agradeceu a simpatia da visita à Câmara Municipal, a todos desejando um Bom Ano.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Cantanhede | Alunos da Escola Básica de Cantanhede cantaram as janeiras na Câmara Municipal

 

Mais de 420 alunos das valências de jardim-de-infância e do primeiro ciclo de ensino básico da Escola Básica de Cantanhede estiveram esta manhã no edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras. As crianças foram recebidas pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que esteve acompanhada do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e dos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, tendo a tradição sido assinalada num ambiente de confraternização festiva.

O grupo cantou alguns versos ao jeito deste antigo costume português na interpretação de cânticos populares apropriados para a ocasião. “Aqui estamos nós/ Todos reunidos / Cantando as Janeiras / P’rós nossos amigos”, ouvia-se numa das quadras, que prosseguia com “Neste ano novo/ Que Deus nos ajude / Nos dê muita paz / Amor e saúde”.

No final, a presidente da autarquia e os membros do executivo presentes, distribuíram beijos, abraços e lembranças à pequenada, que antes da receção na Câmara Municipal já tinham cumprido um périplo a cantar as janeiras em outras entidades sedeadas na cidade.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Cineteatro de Porto de Mós: participação dos jovens para a vida democrática - Encontro com Luís Marques Mendes


"A participação dos jovens para a vida democrática" é o encontro com Luís Marques Mendes, destinado aos jovens dos 11º e 12º anos das escolas do concelho de Porto de Mós, no próximo dia 16 de janeiro, no Cineteatro de Porto de Mós.
Este encontro acontece no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de Porto de Mós 2022-2024 e visa abordar a temática da liberdade e das celebrações de abril, mas sobretudo a importãncia dos jovens terem uma atitude ativa no que diz respeito à vida cívica e política da comunidade, como forma de contribuir para a valorização dos sistemas democráticos.

Cada uma das turmas teve oportunidade de trabalhar a temática em aula, elaborando questões que serão colocadas ao orador no decorrer do encontro.

Este encontro é a primeira ação a decorrer em 2024, dando seguimento a um programa alargado para assinalar os 50 anos da Revolução de Abril, que decorre desde 2022 no concelho de Porto de Mós.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Proença-a-Nova | “Hospital Faz de Conta” chegou até às crianças do concelho


O "Hospital faz de conta", projeto organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI), chegou até às crianças do concelho de Proença-a-Nova. A iniciativa, que por norma costuma acolher crianças na Faculdade de Ciências da Saúde, viajou até Proença-a-Nova com o intuito de "desmistificar o medo da bata branca".
Alguns alunos de Medicina da Universidade da Beira Interior visitaram, a dia 9 de janeiro, a Escola Primária (1º ano) e o Jardim de Infância de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa (1º e 2º ano), fazendo chegar esta iniciativa até às crianças do concelho proencense.

Patrícia Santos, aluna do 5º ano de Medicina e coordenadora geral do projeto explica o processo elaborado junto das crianças: “procuramos atividades que façam com que as crianças não tenham medo dos médicos. Tratamos dos bonecos deles e depois simulamos algumas ações recorrentes em consultas”. A coordenadora prossegue ainda a explicar em que consiste efetivamente o projeto: “tentamos sempre melhorar a experiência ao nível dos cuidados da saúde para as crianças e aquilo que costuma acontecer é haver mesmo a semana do “Hospital Faz de Conta”, na qual criamos um Mini-Hospital e recebemos as Escolas da zona da Covilhã, Fundão e Castelo Branco a irem mesmo até à Faculdade de Ciências da Saúde”.

A visita a Proença-a-Nova surge assim integrada no “Hospital Faz de Conta On Tour”, que pretende levar esta atividade a outras zonas mais distantes da Faculdades, como é o caso de Proença-a-Nova. Nas palavras de Patrícia Santos, a visita tornou-se possível “pela colaboração do Município de Proença-a-Nova, com quem a Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) tinha já boas relações, facilitando a vinda e abrindo caminho a outras possíveis parcerias”.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

 


Silves | NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ BELARMINO COSTA, ANTIGO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE TUNES


O Município de Silves manifesta o seu profundo pesar pela morte de José Belarmino Costa, aos 90 anos de idade, que desempenhou o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Tunes no mandato autárquico 1990-1993, eleito pela Coligação Democrática Unitária (CDU).

Enquanto autarca altamente empenhado na sua missão, dirigente associativo, trabalhador ferroviário e cidadão íntegro, deixa memórias e atos que perpetuarão a sua memória junto da população da sua terra natal e dos órgãos da administração local.

À viúva, filho, nora, restantes familiares e amigos, o Município de Silves deixa as mais sentidas condolências.

Figueiró dos Vinhos | Toy vai ser o Rei do Carnaval em Figueiró dos Vinhos

 O Carnaval de 2024 ficará marcado pela boa disposição e folia do artista Toy, que será o “Rei” deste ano e se juntará à usual alegria e carolice característica do Carnaval de Figueiró dos Vinhos.
A larga tradição carnavalesca e bairrista da vila, contará, ainda, com bailes, música, desfiles, concursos de máscaras e o tradicional e indispensável “Enterro do Entrudo”, na noite de “Quarta-Feira de Cinzas”.
Entre 9 e 14 de fevereiro, a folia carnavalesca começará, assim, com o Desfile de Carnaval das Escolas do Concelho, pelas 10h30 do dia 9 de fevereiro, onde a comunidade escolar demonstrará toda a sua criatividade e imaginação. Criatividade essa que poderá ser, igualmente, apreciada no ambicionado Corso Carnavalesco de domingo, dia 11, a partir das 15h00, com a participação de centenas de pomposos foliões figueiroenses e do “Rei de 2024”, Toy, que, no final do desfile, nos presenteará com um concerto a realizar na Praça do Município.
Os tradicionais Bailes e Concursos de Máscaras não poderiam faltar. Prometendo prémios para os 1.º e 2.º melhores mascarados, na noite de 10 de fevereiro, sábado, haverá Baile com “Banda Acesso” e Concurso de Máscaras de Grupos, no salão dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos; já na noite de 12 de fevereiro, segunda-feira, promovido pela Associação Terractividade, será a vez do Baile e Concurso de Máscaras Individuais.
 
A Folia de 2024 continuará na “Terça-Feira de Carnaval”, dia 13 de fevereiro, pelas 15h00, com novo desfile de carros alegóricos pelo centro da vila, e encerrará, na noite de “Quarta-Feira de Cinzas”, com o histórico “Enterro do Entrudo”
 
Bailes, concursos, corsos, alegria, boa disposição e festa para todas as idades é o convite deixado a todos os que queiram fazer parte da folia bairrista do Carnaval de Figueiró dos Vinhos.

*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

Porto de Mós | Aprovada a candidatura da Casa dos Calados

 Financiada pelo Programa Operacional Regional do Centro, Eixo Prioritário Competitividade e Internacionalização da Economia Regional (COMPETIR), através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), o projeto da Casa dos Calados tem já a sua candidatura aprovada.
Esta comunicação surge da necessidade de informar a população sobre o papel desempenhado pela União Europeia, através dos fundos estruturais, e pelo Estado Português, no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, nas operações co-financiadas e nos seus respetivos impactos e resultados.
 
Tendo como objetivo reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas, a intervenção na Casa dos Calados terá como área total requalificada 2.604,75 m2, prevendo-se a constituição de 24 espaços de instalação. Pretende-se, ainda, criar um espaço de instalação empresarial e empreendedorismo qualificado e criativo, aliando a ciência e tecnologia tanto aos setores mais tradicionais locais, como a projetos de investimento de natureza inovadora, apostando no desenvolvimento de novos produtos e serviços, privilegiando a economia digital.
 
Este projeto representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros e contará com a comparticipação do apoio financeiro da União Europeia de €1 547 523,70.
 
Objetiva-se devolver ao Juncal um espaço de memória, que se apresentava muito degradado e que constitui um dos mais importantes testemunhos da afirmação socioeconómica da freguesia, nomeadamente pelo facto de a Real Fábrica do Juncal ali ter sido fundada, em 1770.
 
Para além da ligação de excelência ao Parque Verde, a reabilitação do edifício, assente em princípios de sustentabilidade, albergará um conceito de Residências Artísticas, com inclusão de espaços de cowork e ateliês para ofícios, relacionados com a cerâmica e o junco, atividades com forte afirmação e tradição nesta vila. Serão, igualmente, recriadas atividades da antiga Real Fábrica do Juncal, bem como a realização de oficinas que funcionarão em paralelo com uma biblioteca/mediateca e um museu de louça e cerâmica. Está prevista, ainda, a construção de um FoodLab, ou laboratório alimentar, no antigo lagar. Será, também, criada uma sala ampla no edifício principal, designado de Salão Nobre, onde poderão ser realizados eventos e solenidades, num espaço com a dignidade que o Juncal justifica.
 
Este investimento, âncora sociocultural para a região, apresenta conceitos contemporâneos e inovadores, mas não perde de vista a preservação e identidade da Casa, recuperando as suas memórias e vivências, transversais a toda a freguesia.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Paco apresenta exposição de pintura “O meu Alentejo” na vila medieval de Monsaraz


A Igreja de Santiago, em Monsaraz, vai receber de 13 de janeiro a 3 de março a exposição de pintura “O meu Alentejo”, de Paco. Este pintor francês vai apresentar pinturas a óleo sobre tela com o seu olhar sobre o Alentejo, que podem ser apreciadas diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h.
Paco tem uma casa em Terena, no concelho do Alandroal, e por isso diz que “passei de turista a habitante e as minhas impressões misturam-se entre contemplação e observações, oferecendo o meu olhar, simplesmente, sem mensagem subliminar, um olhar artístico, pois a geografia, o clima e o homem deram a esta região o seu caráter”. O artista diz que a sua “pintura é generosa, cheia de anedotas e piscadelas, animada pelo simples espetáculo da rua e da vida”.
Na Igreja de Santiago, Paco vai expor 36 obras sobre o Alentejo, incidindo especialmente em Monsaraz. Os seus quadros mostram as ruas, as casas e os monumentos da vila medieval, mas também a vida em Monsaraz com os seus habitantes e os turistas.

Paco define-se como “um equilibrista da cor, ao multiplicar equilíbrios ousados, tanto na composição como no enquadramento e nas massas coloridas, para interpretar as emoções sentidas no local”. O pintor diz que “constrói a sua tela como um arquiteto, mas com um estilo de escrita minimalista que dá pouca atenção aos detalhes. A elegância da linha e do desenho interpreta impressões e felicidade numa alegre explosão de cores”.



*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem
**Fotos para a comunicação social

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA 3.º ANIVERSÁRIO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE SILVES


O novo Plano Diretor Municipal de Silves (PDM de Silves) entrou em vigor a 12 de Janeiro de 2021, materializando o primeiro PDM de 2.ª geração a ser publicado em todo o Algarve.
Volvidos três anos desde a sua entrada em vigor, num cenário de amadurecimento da sua implementação e ganho de robustez na sua aplicação prática, o Município de Silves constata que este instrumento de gestão territorial tem-se assumido como uma ferramenta primordial para alavancar o desenvolvimento do concelho de Silves, com base na concretização de projetos e iniciativas de investimento particular e público no concelho de Silves, bem como para aperfeiçoar as condições indispensáveis para uma gestão urbanística mais transparente, eficiente e célere das dinâmicas territoriais associadas à execução desse plano.
 
Com efeito, nestes três anos de vigência, o PDM de Silves tem-se mostrado adaptado às necessidades e interesses dos particulares e promotor de desenvolvimento territorial, porquanto enquadrou, a título de exemplo, a emissão de 529 licenças de construção e de 457 alvarás de autorização de utilização.
 
Presentemente, na órbita do novo PDM de Silves, encontram-se em tramitação 818 processos de gestão urbanística, territorialmente distribuídos pelas seis freguesias, com destaque para a Freguesia de Silves que regista o maior volume de processos (25%), logo seguida pela União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra (22%), pela Freguesia de São Bartolomeu de Messines (20%) e pela União de Freguesias de Algoz e Tunes (19%). A Freguesia de Armação de Pêra registou 11% do total de novos processos, enquanto que na Freguesia de São Marcos da Serra assinala-se apenas 4%.
 
 
Para este novo paradigma de gestão do território, tem contribuído o desenvolvimento, disponibilização e implementação de soluções técnicas / tecnológicas de clarificação, de melhoria do acesso à informação e de simplificação procedimental, como disso é exemplo a aplicação de gestão urbanística e de consulta do Plano Diretor Municipal de Silves (disponível no site institucional do Município de Silves, em https://sigeo.cm-silves.pt/MuniSIG/Html5Viewer/index.html?viewer=Plantas_de_Localizao__LOTEAMENTOS.PlantasLocalizacao), reforçada com a informação referente aos loteamentos e às áreas de reabilitação urbana e que permitirá também, a partir de agora, uma consulta interativa do Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica, com ligação direta, em tempo real, à informação da Direção-Geral do Território.
 
A disponibilização desta informação possibilitará uma análise e consulta da cartografia do PDM de Silves de maior rigor, tendo por base os dados oficiais do cadastro, otimizando a informação já disponível e direcionado a consulta para o efetivo interesse do particular. Trata-se, assim, de uma iniciativa de modernização da prática administrativa e de reforço da eficiência, que garante um melhor acesso à informação, mais rigoroso, célere e dirigido, e que posiciona o Município de Silves na vanguarda da gestão do território, que se pretende integrada, participada, acessível e transparente.
 
Deste modo, é dado mais um passo importante na competitividade e atratividade territorial para quem aqui reside e para quem nos procura, seja para investir ou para residir no concelho, promovendo dinâmicas económicas e sociais de projeção e centralidade do território municipal.
 
Este terceiro ano de vigência do novo PDM de Silves enfrenta um conjunto de desafios que se colocam ao instrumento em si, tal como ao Município, como seja o último ano de vigência do regime transitório de legalização de operações urbanísticas previsto no artigo 141.º do regulamento do PDM de Silves.
 
Efetivamente, o referido regime transitório tem um período máximo de quatro anos, a contar da data da entrada em vigor do novo PDM de Silves, pelo que terminará a 12 de janeiro de 2025.
 
Outro desafio que se perspetiva para este ano de vigência do PDM de Silves, é dar continuidade às melhorias implementadas nas ferramentas de gestão do plano, numa ótica integrada com as restantes iniciativas de modernização administrativa em curso, concretamente na disponibilização de mais informação complementar, como seja a rede viária, toponímia de arruamento e a numeração de polícia.
Em suma, a avaliação da execução do novo PDM de Silves, durante este período de vigência, revela-se, francamente positiva, confirmando-se a importância estratégica deste instrumento programático e prospetivo para enfrentar os desafios que se colocam ao Município de Silves, resultantes da constante transformação do mundo em que vivemos, e para tornar o nosso concelho mais atrativo, coeso, dinâmico, competitivo, desenvolvido e sustentável a diversas escalas e domínios.

UC procura cidadãos para testar nova aplicação de mapeamento das ribeiras urbanas de Coimbra e sua biodiversidade


O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está à procura de cidadãos que contribuam para a investigação científica, testando uma nova aplicação para mapeamento das ribeiras urbanas de Coimbra e da sua biodiversidade.
No próximo dia 20 de janeiro, pelas 15h, na Ribeira da Arregaça, em Coimbra, aqueles que se inscreveram terão a oportunidade de testar a APP Citizeen, ferramenta desenvolvida no âmbito do projeto PHArA-ON, Pilots for Active and Healthy Agein. As inscrições decorrem até ao próximo dia 17 de janeiro.

A aplicação criada pelo MARE, Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC) e Our Watch Leads
(OWL) tem como um dos objetivos potenciar a utilização de ambientes verdes e azuis urbanos (rios, ribeiros e suas margens) pelos cidadãos.

Para participar no evento basta preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD7F-9clJAZoYGsQpDm0LzlTPWw-VZV8ei4IQWyH8eICQp2g/viewform.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia