quinta-feira, 12 de abril de 2018

Algarve começa a preparar-se para o próximo ciclo de fundos comunitários

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) leva a cabo na próximo Quarta-feira, dia 18, pelas 14 horas, uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da Estratégia Regional para o pós-2020, a qual decorrerá no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.
As inscrições, que devem ser efectuadas até Terça-feira, 17 de Abril, no sítio na Internet da CCDR Algarve, são livres e estão sujeitas à capacidade da sala.
No mesmo site (www.ccdr-alg.pt/algarve2030) encontra-se disponível a todos os vários documentos de reflexão, podendo os interessados submeter os seus contributos sobre esta temática.
Através de audições e consultas públicas, está a dar-se início à preparação do próximo período de programação dos fundos da União Europeia no Algarve, que deverá respeitar os objectivos e opções que venham a ser definidos na estratégia para o país, pretendendo-se o envolvimento dos variados actores económicos e sociais da região.
Fonte: O Algarve Económico

NASA quer saber se é possível reprodução humana no espaço



Preço das casas sobe mais de 10%

O preço das casas em Portugal aumentou 10,5% no último trimestre de 2017, revela o Eurostat, o organismo  responsável pelas estatísticas europeias.
Trata-se de um crescimento muito superior ao da média da União Europeia, que foi de 4,2% e o segundo mais alto, logo a seguir ao da Irlanda, onde o preço das casas subiu 11,8%. No lugar mais baixo do ‘pódio’ ficou a Eslovénia, com um aumento de 10%. Apenas um país não viu estes valores subirem. Trata-se da Itália, que registou uma ligeira diminuição de 0,3%.
Entretanto, e de acordo com o índice de preços do portal imobiliário Idealista, o preço da habitação em Portugal no primeiro trimestre deste ano aumentou 3,8%, fixando-se em 1.748 euros euros por metro quadrado.
Os preços subiram em todas as regiões do país, com excepção do Alentejo. A Madeira foi onde o aumento foi maior (+10,4%), seguindo-se o Norte (6%), Lisboa (5,6%) e o Algarve (4,9%). No Centro, a variação trimestral foi de apenas 0,2%.
Fonte: O Algarve Económico
____________________

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Município de Ovar com contas aprovadas | “Relatório apresenta dos mais elevados níveis de execução da história”



O executivo liderado por Salvador Malheiro aprovou hoje o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, um documento que demonstra que o exercício de 2017 apresenta dos mais elevados níveis de execução da história da Câmara Municipal. O autarca revelou ainda que o mesmo “Denota a preocupação com a elaboração de orçamentos realistas. Com uma gestão séria e rigorosa. Evidencia determinação, segurança e estabilidade”, acrescentando que “2017 foi um ano de concretização. Um ano em que muitos sonhos das populações foram alcançados. O rol de tarefas executadas é extenso e pode ser facilmente analisado no documento que foi elaborado de forma clara e cristalina”.

Assim, de acordo com o referido relatório e mediante um Orçamento de cerca de 35 Milhões de euros assistiu-se a uma taxa de execução global de 96% na Receita e de 86% na Despesa, sendo de sublinhar que a composição da estrutura das receitas municipais manteve-se estável, com uma clara predominância das receitas correntes e um crescimento assinalável das transferências de capital, (de 90,53%), em resultado das transferências de capital do overbooking do QREN 2007/2013 e do recebimento das primeiras comparticipações do Portugal 2020, projetos cofinanciados no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Ovar e do PACTO da Região de Aveiro. Ao nível da despesa total, esta representou face ao ano anterior um crescimento de 11,11%, sendo de realçar que a despesa corrente apresenta uma evolução positiva ténue, enquanto a despesa de capital apresenta uma variação positiva de mais 38,18%. Relativamente à dívida, 2017 foi o ano em que esta se apresentou no valor mais baixo do milénio.

Observa-se, assim, um forte investimento sem descurar as contas e mantendo uma situação financeira estável e segura, tendo a CMO, uma vez mais, respeitado o Princípio do Equilíbrio Corrente, conseguindo libertar mais de 4,5 milhões de euros para a concretização de investimento pela autarquia.

Salvador Malheiro reafirmou que “O nosso plano de ação para o mandato 2017-2021 é uma escritura com o Povo Vareiro. Temos vocação, motivação, determinação e tudo faremos para honrar escrupulosamente cada compromisso, na certeza de que entramos num novo ciclo. Um ciclo onde grande parte das infraestruturas básicas estão concluídas e onde as prioridades se orientam para os grandes projetos estruturantes (materiais e imateriais) que permitam a consolidação da afirmação do Município à escala regional, nacional e internacional”. O autarca concluiu, afirmando que “Temos confiança e esperança. Vamos contribuir para a melhoria do índice de felicidade de todo o povo vareiro durante os próximos quatro anos, contando com o contributo de todos, sem exceção”.

Fazer do Município de Ovar um território mais empregador, mais inclusivo, mais coeso, mais atrativo e mais sustentável foi o nosso desafio diário e é a nossa missão maior.

O Mapa das GOP’s de 2017 apresenta uma despesa paga superior a 22,5 milhões de euros, o que representa uma taxa de execução face ao orçado final de 82% e um crescimento de 13% face ao ano anterior, tratando-se dos mais elevados níveis de execução da história do Município.

Para mais informações consulte a nota de imprensa em anexo.

 t
Praça da República * 3880-141 OVAR 
Tel. +351 256 509 118 Fax. +351 256 586 611

________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Reguengos de Monsaraz recebe segunda prova do Campeonato de Portugal de Trial 4x4








Reguengos de Monsaraz vai receber pela primeira vez uma prova do Campeonato de Portugal de Trial 4x4. Este fim de semana, 21 equipas vão competir na Herdade das Areias (cerca de 6 quilómetros de Reguengos de Monsaraz), junto ao Grande Lago Alqueva, numa pista de 2,5 quilómetros com visibilidade do público quase na sua totalidade. A prova é organizada pelo TVR – Trial Voz de Reguengos, pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo Trilhos do Norte – Clube Todo-o-Terreno.

No sábado, dia 14 de abril, as viaturas vão estar a partir das 15h no parque fechado, localizado na Praça da Liberdade, no centro da cidade. Neste local, durante a tarde efetuam-se as verificações técnicas e administrativas, às 20h decorre a primeira reunião do colégio de comissários desportivos na qual será definida a lista de concorrentes admitidos à partida e pelas 21h atua o grupo de música tradicional Amigos do Guadiana.

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 tem início no domingo, às 10h, com o prólogo para as classificações pré-grelha, seguindo-se às 14h30 a prova de resistência, com a duração de cerca de três horas. Às 15h30 inicia-se a prova de resistência da Classe de Promoção e de UTV/Buggy, que deverá prolongar-se por cerca de duas horas. Pelas 18h30 deverá realizar-se a cerimónia de entrega de prémios.

Após a primeira prova do campeonato nacional, que decorreu em Valongo, à frente da classificação geral absoluta e da Classe Proto estão os campeões em título, Rui Querido e Ivo Mendes (Euro4x4parts/Veicomer). A Classe Extreme é liderada pela equipa Canelas Pneus, de António Silva e Daniel Jorge, e na Classe Super Proto está em primeiro lugar o campeão do ano passado, Cláudio Ferreira, com o navegador João Lucas (Auto Higino). No Campeonato de Portugal Promoção Trial 4×4, a Classe Promoção tem como líderes André Henriques e Rodrigo Sousa (Tufão Team) e na frente dos UTV/Buggy está Marco Melo com o navegador Raúl Grilo (M. Transportes).


Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059 
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970

_____________________________________



Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz convida alunos a fazerem laço humano azul nas escolas


Os edifícios da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho têm laços azuis nas paredes durante o mês de abril para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos Infantis. Esta iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e as juntas de freguesia do concelho visa alertar e sensibilizar a população para os maus-tratos contra crianças e jovens.

No dia 27 de abril será organizado o “Dia de Vestir Azul”, iniciativa que convida toda a população a vestir uma peça de roupa de cor azul e que os alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz formem em cada escola um laço humano azul. Os alunos do Pré-escolar vão criar o seu “boneco das preocupações”, que tem como objetivo ser um amigo das crianças a quem elas contam as suas preocupações para deixarem de ter medos, sobretudo na hora de dormir. Neste dia vão também ser distribuídos folhetos informativos para divulgar a história do laço azul.

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram curiosos foi trágica e sobre maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal.

A escolha da cor azul foi para não esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos e para a lembrar constantemente para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Esta história demonstra como um único cidadão consegue despertar as pessoas no mundo para as consequências dos maus-tratos contra as crianças, para a sua prevenção e para a defesa e proteção dos seus direitos.

A Organização Mundial de Saúde define os maus-tratos infantis como o abuso ou negligência que ocorrem em crianças com idade inferior a 18 anos, incluindo todos os tipos de abusos físico, emocional, sexual, negligência e exploração comercial ou outra, que resulte em dano real ou potencial para a saúde da criança, a sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade no contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970
www.cm-reguengos-monsaraz.pt 

PORTUGAL | Casa dos Rapazes: Directora e funcionários acusados de 35 crimes de maus-tratos

Os cinco elementos foram acusados de "agressões físicas, insultos e humilhações". Antigas educadoras denunciaram o caso.


A directora técnica e quatro antigos educadores da Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo, foram acusados de 35 crimes de maus-tratos a jovens que estavam ao encargo da instituição. 
Segundo o despacho de acusação, citado pelo Público, a directora técnica está acusada de insultar e agredir com "bofetadas e cachaços" os jovens. Além disso, terá incentivado os funcionários a adoptar o mesmo "modelo de educação". 
Os cinco elementos foram acusados de "agressões físicas, insultos e humilhações". Os rapazes foram considerados pessoas especialmente vulneráveis por serem menores e viverem numa instituição.
Foi no final do ano passado que foi tornada pública a investigação à instituição, depois de duas educadoras apresentarem denúncias. Além disso, várias cartas anónimas foram entregues pelo Instituto de Apoio à Criança ao Ministério Público e ao centro distrital da Segurança Social, segundo o mesmo jornal. A intuição afastou os funcionários um mês depois de se conhecer a investigação. 
A Casa dos Rapazes "é uma instituição particular de solidariedade social de acolhimento residencial para rapazes entre os 6 e os 18 anos", lê-se no site da instituição. Estes jovens chegam à Casa dos Rapazes por decisão dos Tribunais e das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo – foram vítimas de maus-tratos e retirados às suas famílias temporariamente. "A nossa principal função é o acolhimento, mas fazemos muito mais: trabalhamos no sentido da aquisição de competências psicossociais e da promoção da autonomia", garante a instituição na mesma mensagem. 

Fonte:https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/casa-dos-rapazes-directora-e-funcionarios-acusados-de-35-crimes-de-maus-tratos






Câmara de Alcanena não acolhe mais refugiados no concelho

Resultado de imagem para Câmara de Alcanena não acolhe mais refugiados no concelho
Município oferece à Segurança Social casa que esteva destinada a receber pessoas fugidas da guerra.

A presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS), colocou à disposição da Segurança Social a casa destinada a acolher refugiados no concelho. A autarca deu a novidade na quarta-feira, 11 de Abril, durante mais uma sessão do Fórum do Recursos Sociais que decorre em Alcanena até sábado, 14 de Abril.

"Temos esta resposta social para oferecer à Segurança Social. A casa está toda equipada e não pretendemos receber mais refugiados. Já temos respostas para a violência doméstica no concelho, através do Centro de Bem Estar Social de Alcanena, não temos a intenção de competir mas sim de complementar. Olhar o nosso território e ver o que pode fazer falta no concelho ou na região, por isso oferecemos esta casa à Segurança Social", afirmou Fernanda Asseiceira.

Recorde-se que a Câmara de Alcanena acolheu uma família síria que chegou ao concelho a 25 de Janeiro de 2017, mas esse agregado não mostrou vontade em permanecer em Portugal partindo no dia 6 de Fevereiro desse ano para a Alemanha. Os seis elementos apenas falavam árabe, sendo dois adultos com 36 e 34 anos, três filhas, com 12, 9 e 7 anos, e um filho com três anos.

Os refugiados foram recebidos no aeroporto de Lisboa pela presidente da Câmara de Alcanena e seguiram para o Bairro Timor Lorosae, em Alcanena, onde ficaram instalados num apartamento. A família acolhida contou com várias doações, de particulares e empresas, contando ainda com a colaboração da professora Manuela Henriques, que manifestou interesse em ensinar português, e de Badia Amerraye, natural de Marrocos, que os ajudaria na comunicação, mas a família nunca se adaptou e acabaria por viajar para a Alemanha pouco tempo após a sua chegada.

Fonte:omirante

La historia del Best Seller; celebrando el mes del libro


por Yesica Flores
 El 23 de abril, es conocido como el día internacional del libro, celebrando a autores, lectores y casas editoriales. Es un mes importante, porque se reconoce un arte que ha existido desde el primer siglo de esta era, comenzando con ejemplares como: "El Sutra de diamante", "El misal de Constanza" y "La Biblia".
Los libros han sido un medio de conocimiento y entretenimiento que ha logrado cautivar al público gracias al “novedoso” formato que tienen, el cual, nació al momento de poder imprimir y empastar cientos de hojas en masa, que posteriormente, serían distribuidas a un número relativamente amplio de personas. La imprenta de Gutenberg agrandó este fenómeno poniendo a disposición de todo el mundo, libros que antes eran exclusivos para esferas sociales altas o religiosas.
El libro comenzó a tomar mucha importancia después de que su contenido se hizo en potencia masivo, penetrando la vida de las personas, transformando la forma en que apreciaban la política, la ciencia, la religión, el amor y la historia, lo que dio paso a que los libros se transformaran en un medio que consumían muchas personas, convirtiéndose en un negocio bastante rentable.
Aunque la historia ubica en 1895 la primera lista de libros más vendidos, el término “Best Seller” se popularizó gracias a que el periódico New York Times comenzó a publicar un ranking de los libros de ficción y no ficción más vendidos en el año de 1931.
En el año 1942 se creó un suplemento llamado The New York Times Best Seller List, el cual lanza semanalmente un listado de publicaciones con amplio consumo en el público. A partir de este momento, las listas de Best Sellers comienzan a popularizarse dentro de los medios masivos de comunicación.
Los requisitos para entrar en la lista            
 Los Best Sellers son aquellas obras que han tenido una gran aceptación en el público, por lo tanto, son altamente reproducidas y consumidas para que más gente tenga acceso a ellas.
Su traducción al castellano es “los más vendidos”, por lo que, el hecho de que un libro entre en la lista, tiene que ver con las ventas, y no la calidad del mismo. Este parámetro ha sido ampliamente criticado por el mundo literario, argumentando que todo está basado en una estrategia de mercadotecnia y no en promover la buena literatura.
Para Demetrio Estébanez, autor de "Diccionario de términos literarios", un Best Seller implica: “libro que, en determinado periodo de tiempo, había conseguido una mayor venta y difusión nacional o internacional.”
Para obtener los datos, los periodistas se basan en informes de ventas semanales, ya sea de librerías, supermercados o tiendas en línea. Toman en cuenta las ventas individuales y no se incluyen obras clásicas (por lo difícil de tener un conteo exacto), religiosas, comics o libros de texto.
El conteo puede empezar en entre diez y veinte millones de ejemplares hasta cien millones. Cada medio tendrá su propio criterio editorial para determinar lo que es un Best Seller.
Aunque es un buen método para recoger información de facturación e impresión, las listas de “los más vendidos” han sido fuertemente juzgadas y se cree que no es un método fidedigno para acomodar la literatura. Aún con las numerosas opiniones encontradas, los autores modernos que llegan a listas internacionales tienen un gran impulso para su carrera.

Fuentes:
Linio, The New York Times.

La tecnología de carga rápida de ABB impulsa a Filipinas hacia una movilidad sostenible


por Yesica Flores
· ABB se asocia con QEV para llevar un transporte limpio a Filipinas
ABB suministrará a QEV Filipinas, una start-up de movilidad eléctrica local, con 200 estaciones de carga rápida de corriente continua multi-estándar, Terra 53 para vehículos eléctricos durante los próximos tres años, en un esfuerzo por promover la movilidad eléctrica en ese país.
El primer despliegue incluirá cuatro estaciones de carga en varios lugares del metro de Manila para el primer trimestre de 2018, un paso importante para mejorar la calidad del aire y reducir las emisiones de carbono en las calles congestionadas de dicha ciudad.
QEV Philippines, una empresa conjunta entre inversionistas filipinos y españoles, Endika Aboitiz y Enrique Bañuelos, están en conversaciones con varios fabricantes de automóviles para llevar más vehículos eléctricos a Filipinas. En 2018, la empresa buscará asistencia del gobierno para convertir 10.000 jeepneys en e-jeepneys cada año. Estos vehículos son los medios más populares de transporte público en Filipinas. En ese sentido, como socio tecnológico, ABB apoyará la misión de QEV Filipinas con su tecnología de carga rápida para todos los vehículos actuales y de próxima generación
ABB suministrará cargadores Terra 53 como parte de una red más amplia habilitada para la nube. Asimismo, entre la cartera de soluciones conectadas de ABB Ability™, la red permite servicios conectados basados en Internet, asistencia remota, resolución de problemas y reparaciones con diagnósticos personalizados y actualizaciones remotas.
"A ABB le complace participar en la introducción de tecnologías revolucionarias en el panorama del transporte en Filipinas", dijo Frank Mühlon, director de Negocios Globales para Carga de Vehículos Eléctricos de ABB. "Este es un paso importante para pasar de los vehículos dependientes de combustibles fósiles a opciones más limpias y sostenibles".
Las primeras estaciones de carga se desplegarán en estaciones de diferentes gasolineras convencionales. Se espera que toda la iniciativa ahorre más de 350 millones de litros de petróleo por año o el 3 % del crudo importado total.
"Junto con ABB, QEV respalda por completo el programa de modernización de vehículos de utilidad pública (PUV) del gobierno. Nuestra visión de convertir unos 20,000 jeepneys en vehículos eléctricos más limpios ayudará a los operadores a reducir los costos de energía y mantenimiento", dijo la gerente general de QEV Filipinas, Audrey Penaranda.

Mira investe 243 mil euros no restauro ecológico das zonas florestais ardidas

Mira vai investir 243 mil euros na limpeza e restauro ecológico das áreas florestais atingidas pelos incêndios de outubro de 2017, fruto de duas candidaturas ao programa PDR 2020, disse hoje o presidente da Câmara.
"Numa altura em que passam seis meses sobre os trágicos acontecimentos de 15 de outubro a Câmara quer deixar um sinal claro aos mirenses de que continua empenhada na recuperação das riquezas do nosso concelho", explicou o presidente do município, Raul Almeida.

A Câmara de Mira e a Junta de Freguesia de Mira apresentaram duas candidaturas complementares a fundos comunitários, através do recurso à ação 8.1 (Silvicultura Sustentável) da Medida 8 (Proteção e Reabilitação dos Povoamentos Florestais) do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).
Esta medida é destinada ao "restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos", como foi o caso dos incêndios de 15 de outubro, que consumiram mais de mais de 6.775 hectares de área florestal do concelho.
Em ambos os casos, as candidaturas tiveram uma taxa de apoio ao investimento de cem por cento. A candidatura da Câmara Municipal foi contemplada com 198.684,40 euros e da Junta de Freguesia com 43.000 euros.
Este dinheiro vai agora ser investido em ações de limpeza e restauro ecológico, nomeadamente na recuperação de troços de rede primária e secções da rede secundária das chamadas faixas de gestão de combustível e na substituição de sinalização danificada de informação florestal.
Irão ser levadas a cabo também medidas de prevenção da contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água e de combate à diminuição da perda de biodiversidade.
Uma vez que grande parte da mancha florestal atingida pelos incêndios pertence às matas nacionais, a Câmara de Mira assinou com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas um acordo de parceria que lhe permite intervir temporariamente no Perímetro Florestal das Dunas e Pinhais de Mira.
Com financiamento assegurado pelas duas candidaturas, a autarquia vai poder intervir no corte e estilhaçamento de material lenhoso sem valor comercial, cortando madeira queimada e removendo árvores que tombaram em cursos de água. Vai ainda instalar abrigos e comedouros para a fauna selvagem e colocar sinalização de risco de incêndios.

Fotorreportagem e resultados da colheita de sangue dia 12 na Altice Labs em Aveiro











Caros amigos,

Hoje realizou-se a primeira sessão de colheitas de sangue agendada para a AlticeLabs de Aveiro, conforme comprovam as imagens disponibilizadas.

Os resultados apurados são os seguintes:
-  45 inscritos
- 39 aprovados para a dádiva
- 6 suspensos vs adiados
- 2 para medula óssea
- 0 eliminados.

Sem exageros podemos considerar uma excelente brigada. Faltaram 4 por motivos imprevistos. Obrigado pela oportunidade que nos deram de realizar mais esta iniciativa solidária em conjunto. Certamente que os doentes agradecem, e claro, nós também.

Alguns dadores do exterior fizeram questão de marcar presença. Para eles o nosso sincero obrigado a todos. Gestos simples que salvam vidas, que o diga o autor destas linhas.

Como sempre ao dispor, até um dia destes. Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Bom fim de semana

Joaquim Carlos - ADASCA