terça-feira, 14 de março de 2017

Colheita de de Sangue Março Dia 18 entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA.



SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017




LUGAR AO SUL: Zeca 30 Anos Depois

Zeca 30 Anos Depois
​​
Sitenewsletter
ZecaAfonso
José Afonso, 30 anos depois do seu desaparecimento físico, é evocado num espectáculo em que se desafia o público a cantar alguns dos seus mais emblemáticos temas.
A bela Casa de Montezelo, em Fânzeres, acolhe assim um concerto do Vox Populi, dirigido por Guilhermino Monteiro, no próximo dia 17 de março, pelas 21h30, em que o público será parte integrante do mesmo. 
Estão convidados! 

Juventus 1 – 0 FC Porto (final)

Dybala marcou aos 41' de grande penalidade, após expulsão de Maxi Pereira. Porto está em desvantagem de 3-0 na eliminatória.
Em casa da Juventus, o FC Porto tenta pela segunda vez em sete ocasiões nas competições europeias dar a volta a uma eliminatória, depois de ter perdido em casa por 2-0.
Onze inicial dos azuis e brancos: Casillas; Maxi, Felipe, Marcano e Layún; Danilo, Óliver, André André e Brahimi; André Silva e Soares.
Em 2002/03, os 'dragões' afastaram o Panathinaikos da Taça UEFA, prova que viriam a ganhar, depois de perderem em casa. Mas as estatísticas não são favoráveis. Depois de ter perdido por dois ou mais golos de diferença na primeira mão, o FC Porto nunca, em 12 eliminatórias, conseguiu apurar-se.
A Juventus não perde em Turim há 20 encontros nas competições europeias, desde 2003.
Para o encontro desta noite, o treinador do FC Porto, Nuno Espírito Santo, chamou 21 jogadores, entre os quais os mexicanos Herrera e Corona, que estavam lesionados, não podendo contar com o brasileiro Alex Telles, castigado.
Fonte: TSF com Lusa
Foto: Leonel de Castro / Global Imagens

Idosa “gravemente ferida” em derrocada de prédio em Braga

Resultado de imagem para Idosa “gravemente ferida” em derrocada de prédio em BragaUma mulher de 75 anos ficou "gravemente ferida" na "derrocada parcial" de um prédio no centro de Braga, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores locais.

Segundo a mesma fonte, o prédio que ruiu parcialmente foi o número 18 da rua de Santo António das Travessa, na União de Freguesias de Sé, Maximinos e Cividade.
No local estiveram a Viatura de Emergência Médica de Barcelos, três viaturas dos Sapadores de Braga e uma dos bombeiros voluntários bracarenses, num total de "cerca de 20 elementos".
As causas da derrocada e a hora exata a que se terá dado "não são ainda certas", sabendo-se que o alerta foi dado aos Bombeiros de Braga pelas 16h15.
A vítima era a única habitante do prédio.
Fonte: Lusa
Foto: © Getty Images

Hora de Fecho: Uber vai conseguir sobreviver a "dar borlas"?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Tem poucos funcionários, não tem custos com carros ou gasóleo. Mas tem prejuízos pesadíssimos. Sabe porquê? Uma análise a uma empresa (muito) especial, que está a tornar-se na sua "pior inimiga".
A Uber pode ser um negócio perfeitamente viável, acredita Evan Rawley, professor em Columbia. Mas nunca será o monopólio que, nesta fase, parece estar a ser imaginado por quem está a investir na Uber.
O despacho de encerramento da Operação Marquês não deverá estar pronto até 17 de março. A lei permite novo adiamento? O que pode a PGR fazer? Quais as consequências? Eis as respostas neste Explicador.
Janusz Korwin-Mikke, que defendeu que as mulheres deviam receber menos do que os homens, vai ser sancionado com uma "severidade sem precedentes" pelas suas declarações no Parlamento Europeu.
O candidato à Presidência francesa, François Fillon, vai ser investigado por suspeitas de desvio de fundos públicos e por apropriação indevida de fundos.
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que o uso de véu islâmico pode ser proibido no local de trabalho. Proibição deve ser baseada nas regras internas das próprias empresas.
Uma menor de 15 anos desaparecida de uma instituição em Viseu desde setembro do ano passado foi encontrada esta terça-feira em Setúbal na companhia de um homem de 30 anos.
O antigo Presidente da República Jorge Sampaio revela que António Guterres ficou "absolutamente à rasca" por ter anunciado a candidatura a Belém à margem do PS, mas defende que foi a forma de "manter a independência até ao fim".
O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral garantiu que não há risco de falência da entidade e que tem atualmente recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus associados.
Tomás Correia convocou conferência de imprensa para se mostrar "chocado" pela notícia do "Público" que alude aos capitais negativos na associação. E diz que o Montepio tem sido alvo de campanha. 
Opinião

Rui Ramos
Com António Costa, chegou ao fim a concepção do Estado como entidade imparcial e inspirada pelo bem público. Hoje, o Estado tomou partido por alguns grupos e serve os seus interesses privados

Laurinda Alves
Escrevo para que outros filhos e outros pais não se esqueçam de que tudo passa, menos o amor. No coração de um pai ficam para sempre gravados todos os gestos de amor. No coração dos filhos também.

Maria João Avillez
É escrito com a claridade das coisas simples, a poesia das coisas belas, a importância das coisas essenciais. Surgirão mil livros sobre Fátima, como este, talvez nenhum.

Paulo Trigo Pereira
A questão relevante não é qual o cenário mais desejável para a Europa, mas sim qual o mais provável dada a correlação de forças política que existirá no final do ano.

Helena Matos
Portugal não está a viver um PREC mas sim a destruição do centro. O PREC esse vive-o o PS dentro das suas fronteiras e por isso deixa cair os seus próximos como Carlos Costa e Teodora Cardoso. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Governo repõe 25% de horas extra a todos os médicos

Resultado de imagem para Governo repõe 25% de horas extra a todos os médicos
O Governo comprometeu-se com a medida a partir de abril a todos os profissionais de saúde e a negociar para que a reposição total ocorra até ao fim do ano.
Segundo o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha, esta foi uma das conclusões da reunião que decorreu hoje entre as organizações sindicais médicas e o Ministério da Saúde.
Fonte: Lusa
Foto: Álvaro Isidoro / Global Imagens

Governo apresenta alterações às pensões aos parceiros sociais dia 22

Resultado de imagem para Governo apresenta alterações às pensões aos parceiros sociais dia 22
Valorização das longas carreiras contributivas começa a ser discutida na concertação social, disse o ministro Vieira da Silva, na audição parlamentar.
O ministro do Trabalho, José Vieira da Silva, anunciou hoje, no Parlamento, que irá apresentar as alterações às pensões na próxima reunião da concertação social, dia 22 de março.
“A valorização das longas carreiras contributivas” será um dos pontos da próxima reunião com os parceiros sociais, marcada para dia 22, disse Vieira da Silva durante a audição que decorre na comissão do Trabalho e da Segurança Social.
“Quando falamos em carreiras contributivas muito longas estamos a falar de muitas pessoas que hoje chegam à idade da reforma com carreiras contributivas superiores a 50 anos”, sublinhou o ministro, acrescentando que se tratam de pessoas “que começaram a descontar aos 12, 13 anos”.
Atualmente, as reformas antecipadas são sujeitas ao fator de sustentabilidade (um corte de 13,88%) e a uma redução de 0,5% por cada mês de antecipação à idade legal, que este ano é de 66 anos e 3 meses. As regras “penalizam brutalmente” quem sai do mercado de trabalho antes da idade exigida, frisou Vieira da Silva.
Fonte: Jornal Económico

GNR doa 200 quilos de pescada apreendida a instituições de solidariedade

Resultado de imagem para GNR doa 200 quilos de pescada apreendida a instituições de solidariedade

Peixe foi apreendido por não possuir a medida regulamentar de venda.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu esta segunda-feira 200 quilos de pescada na Nazaré, com o valor presumível de 2.000 euros.
Segundo comunicado enviado às redações, o pescado apreendido encontrava-se bom para consumo, pelo que, depois de submetido a controlo higio-sanitário, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, tendo a pescada em causa sido apreendida por não possuir a medida regulamentar de venda.
O pescado seguia numa viatura cujo condutor, de 33 anos, foi identificado pela GNR.
Fonte: Notícias ao minuto
Foto: © Getty Images

GNR Coimbra | Atividade operacional semanal


O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 7 a 13 de março, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 29 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 16 por condução sob o efeito do álcool;
  • Quatro por tráfico de estupefacientes;
  • Três por desobediência;
  • Dois por condução sem habilitação legal;

  1. Apreensões:
  • 122 doses de haxixe;
  • Cinco gramas de anfetaminas;
  • Uma arma de fogo;
  • Um veículo.

  1. Trânsito:
Fiscalização: 435 infrações detetadas, destacando-se:
  • 66 por excesso de velocidade;
  • 39 por condução sob influência de álcool;
  • 37 por não utilização dos sistemas de retenção.
Sinistralidade: 52 acidentes registados, destacando-se:
  • Três feridos graves;
  • 20 feridos leves.

  1. Fiscalização Geral: 21 autos de contraordenação:
  • 15 no âmbito da legislação policial;
  • Seis no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

  1. Ações de sensibilização:
  • 12 no âmbito escolar, tendo sido sensibilizados 545 alunos/professores;
  • Cinco no âmbito “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 59 idosos;
  • Quatro no âmbito florestal, tendo sido sensibilizadas 143 pessoas;
  • Uma no âmbito rodoviário, tendo sido sensibilizadas 10 alunos/crianças.

Divulgação Semanal CAE Portalegre

10 anos de CAE Portalegre

Divulgação Semanal
Programação do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre

Mais info em: http://caeportalegre.blogspot.pt/
Facebook : https://www.facebook.com/CAEdePortalegre
Programação FITA Portalegre – 4ª Edição

15 MAR. QUA. 21.30H
Flores Ácidas – Grupo Las Damas (Argentina)
Teatro | GA | 3€ | M/12 anos


O que é a vida?
Três mulheres protagonistas, profissionais reconhecidas e de classe média, criam um retrato de gerações sobrepostas. Uma quarta personagem, que nos conduz pela escadaria mecânica da sua biografia, é uma acompanhante silenciosa ou uma presença acusadora.
Um caminho pela vida, uma excursão até à morte. Uma confissão de culpa, uma reflexão sobre a incapacidade para acrescentar mais sofrimento, ou mais desassossego à vida. De estas e de muitas outras intimidades ou apreciações sociais e pessoais, nos falarão estas flores ácidas, flores que brilham pelo seu esplendor, a sua maturidade, os seus perfumes penetrantes, mas que em frente aos nossos olhos, nos contam as suas alegrias, os seus prazeres, os seus objetivos cumpridos, mas também parte do seu calvário, as suas esperanças desfeitas, os seus desamores, o seu receio perante o desconhecido.
Um retrato agridoce da condição humana narrado, em voz (vozes) de mulher.

"FLORES ÁCIDAS", uma obra de Carlos Gil Zamora
TONY - Amalia Freytes
BLANCA - Fabiana García
SONIA - Fernanda Álvarez
ANGELA - Patricia Rojo

Composicão Musical: Chía Patiño
Vestuário e Encenação: Patricia Rojo
Design Gráfico e Web: Gerardo Gujuli
Luzes: Laura Saavedra
Cenografia: Jonathan Rojo Bazán
Fotografia: Gastón Malgieri
Produção Geral: Patricia Rojo
Asistente de Direção: Gabriela Grosso
Encenação e Direção Geral: Carlos Gil Zamora

16 MAR. QUI. 21.30H
El Último Café - Teatro D' Dos de Cuba
Peça unipessoal de Julio César Ramírez.
Teatro | GA | 3€ | M/12 anos


Esta peça unipessoal descreve a megalomania  de um homem solitario, que prepara o seu café, repetindo a mesma ação até ao infinito. Espera uma pessoa que nunca chega. A solidão, como centro da vida de um ser permanentemente apegado à música. Cinquenta e cinco minutos de êxitos, no meio da solidão.  Canções icónicas da música cubana ajudam a narrar estados de espírito, à semelhança deste homem, que acaba por encontrar uma companhia, depois de uns impertinentes ladridos exteriores interromperem alguns episódios. O homem abra a porta e aparece-lhe um cão, imaginário. Com o animal vai estabelecer um intenso debate sobre a realidade em que vive. O cão nunca lhe oferece uma resposta.

Duração: 55 minutos.
Cenarios, Encenação e Direcção: Julio César Ramírez.
Assistência de Direcção: Yennisel  Macías.

22 MAR. QUA. 21.30H
Nos Tempos de Gungunhana - Klemente Tsamba de Moçambique
Um conto contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais moçambicanos
Teatro | GA | 3€ | M/16 anos


Nos tempos de Gungunhana é uma peça de teatro baseada em narração de contos moçambicanos onde um único elemento desdobra-se em vários personagens para, com a cumplicidade do público, retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana.
O texto da peça é em parte uma recolha dos relatos de “Ualalapi”, obra premiada do escritor
moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, condecorado pelo estado português com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu contributo para a divulgação da literatura e da cultura moçambicana, e da língua portuguesa, internacionalmente.

Sinopse:

Era duma vez um guerreiro da tribo tsonga chamado Umbangananamani, que fora em tempos casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice. Não tiveram filhos. Mas tentaram muito.
Este é o mote que dá início ao grande karingana ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro, mas que muito rapidamente se vai transformar numa sequência de outros pequenos karinganas que relatam aspectos curiosos ligados à vida na corte do rei Gungunhana, onde a crueldade e as mortes por vezes se misturam com o humor, em cada karingana contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais de Moçambique.
No entanto, este karingana, não tem nada a ver com Gungunhana!

Voltemos então à história:

Karingana wa Karingana!

Textos originais: Ungulani Ba Ka Khosa
Criação/Interpretação: Klemente Tsamba
Apoio/Assistência criativa: Filipa Figueiredo;
Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis
Duração: 60 minutos sem intervalo
18 MAR. SÁB. 21.30H
Capitão Fausto Têm Os Dias Contados
Pop / Rock | GA | 8€
 | M/4 anos

A história de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos tem o seu primeiro capítulo em 2011, com “Gazela”, o seu álbum de estreia. Ali encontramos a urgência das canções juvenis, dos hinos pop que se cantam e sabem sempre a pouco.
Em 2014, “Pesar o Sol” chega aos escaparates. E é neste segundo álbum (muitas vezes o tudo ou nada de tantos artistas), que se impõem como uma das mais originais e criativas propostas do nosso país.
Em 2016, são as canções de “Capitão Fausto Têm os Dias Contados” que os levam a superar todas as expectativas. Pouco mais de 30 minutos de música e palavras, em modo pop recheado de primor e requinte, que contam as estórias de vida de cada um dos Capitão Fausto, mas que são muito mais que isso, porque crescer é para todos.
17 MAR. SEX. 23H
Ditch Days + Can Cun
Dream / Pop / Rock / Electrónica | CC | 3€ | M/12 anos


Ditch Days nasceu do desejo de dar forma ao imaginário de Guilherme Correia, José Crespo e Luís Medeiros. É numa toalha estendida na areia de uma qualquer praia californiana, durante a exibição ao ar livre de um qualquer filme de cinema dos anos 90, que surgem as melodias dreamy e indie da banda lisboeta. O resultado são canções com um apurado sentido pop, carregadas de reverb e fuzz e sustentadas por linhas de baixo, preocupadas em ficar no ouvido, teclados maviosos e samples emprestados de filmes e séries antigas.
Can Cun é a banda de Bruno André Azevedo, Bruno Coelho e Jorge Simões, um trio de Vila Real que se juntou em 2014, para desconstruir um imaginário complexo assente em sintetizadores, riffs, ritmos em loop e melodias sonhadoras. Se por um lado o nome sugere paisagens de areias brancas, águas límpidas e faunas tropicais, a sonoridade itinerante entre o dream pop e o rock dos anos 90, mostra-nos uns Can Cun crus e obreiros de texturas sonoras espessas.
CINEMA CAEP.
Morada: Praça da Republica nº 39, 7300-109 Portalegre
Blog: http://caeportalegre.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/CAEdePortalegre
                       
                                        CAE Portalegre · Praça da Republica,39 · 7300-109 Portalegre · Portalegre 7300-109 · Portugal 

Convocatória: Associação de Idosos Mirense

CONVOCATÓRIA
                  ASSEMBLEIA GERAL                 
Sábado, 25 de Março de 2017, 14H:00 m

Nos termos e para efeito do artigo  21.º dos estatutos, convocam-se todos os associados  da Associação de Idosos
Mirense para a Assembleia Geral Ordinária, dia 25 de Março de 2017 com inicio às 14:00', na sede sita na Rua Afonso
Costa  nº 58, 3070 - 305 Mira, com a seguinte ordem de trabalhos:
  1. Informações
  2. Discussão e votação do Relatório e contas do ano de 2016 e respectivo parecer do Conselho Fiscal.
  3. Outros assuntos
De acordo com o numero 1 do artigo 22., a Assembleia Geral reunirá à hora marcada se estiverem presentes mais da
metade dos associados com direito a votos, ou meia hora depois  ( 14H30'), com qualquer numero de presenças.

Mira, 07 de Março de 2017
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
João de Jesus Cruz 

Convocatória: Associação Desportiva Ala-Arriba


Convocatória: Associação Desportiva Ala-Arriba

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Jovem de 15 anos estava desaparecida desde setembro, altura em que fugiu da instituição onde vivia.Resultado de imagem para Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

A jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a residir, disse hoje fonte da Judiciária à agência Lusa.
A menor estava desaparecida desde setembro, depois de ter saído do lar de acolhimento onde estava há cerca de três meses para ir às aulas, sendo que hoje o canal de televisão SIC avançou com a informação de que a jovem tinha sido encontrada.
Segundo fonte da PJ, a adolescente "está a ser ouvida" nas instalações da Judiciária de Coimbra e "encontra-se bem".
Posteriormente, a jovem de 15 anos "será encaminhada para a instituição", explicou a mesma fonte à Lusa, não sabendo dizer se esse encaminhamento irá ocorrer ainda hoje.
A menor "foi localizada em Setúbal, durante a madrugada", por inspetores da Diretoria do Centro da PJ, acrescentou, escusando-se a adiantar se há ou não detidos no âmbito deste caso.
De acordo com a SIC, a jovem foi "encontrada em Setúbal, acompanhada por um homem de 30 anos".
Fonte: Lusa
Foto: © Global Imagens

CIM Região de Coimbra cria momento para estimular negócios na BTL 2017

Resultado de imagem para CIM Região de Coimbra cria momento para estimular negócios na BTL 2017
O “Região de Coimbra Meet Up” inova a participação da CIM Região de Coimbra na Bolsa de Turismo de Lisboa, através de um elogio à diversidade e excelência dos recursos e produtos endógenos do território com o objetivo de fomentar aos agentes públicos e privados do território o contacto com os principais compradores e expositores presentes na BTL.
Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, das 18H00 às 20H00, no novo espaço BTL Village, instalado no Pavilhão Multiusos, entre o Pavilhão 2 e o Pavilhão 3, o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, apresenta a estratégia para o Turismo junto dos principais players do setor, sendo o catalisador do evento o produto turístico Gastronomia e Vinhos, uma das apostas da região.
O Região de Coimbra Meet Up reforça a participação da CIM RC na BTL e reflete uma nova proposta de exploração da gastronomia regional, apresentada de forma qualificada, aplicando os ingredientes de forma reinventada e inovadora e apresentando a gastronomia da região, sob novos olhares, sabores e combinações de sentidos.
Oferecer um momento de contacto e de network entre os diversos players, promovendo o encontro entre a oferta e a procura e estimulando as oportunidades de negócio daí decorrentes, é o principal objetivo do evento.
O evento procurará influenciar positivamente os principais intervenientes e opinion makers do setor, como forma de divulgação e mediatização e contributo para um melhor posicionamento e atratividade de todo o território.
O BTL Village é uma novidade no principal evento expositivo de Turismo realizado em Portugal, tendo a organização considerado o Região de Coimbra Meet Up o evento ideal para o processo de afirmação do espaço físico onde, diariamente, estão presentes um conjunto muito diversificado de entidades que dinamizam e promovem os destinos turísticos, sendo por isso o local privilegiado para capitalizar a dinâmica e a capacidade de atração do território.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, tendo o renomado Chef Luís Lavrador como “embaixador” do Região de Coimbra Meet Up, estará responsável pelas propostas gastronómicas tendo por base os produtos de maior relevância da Região de Coimbra que serão apresentados ao longo do evento.
De igual forma, foram convidadas a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, assim como as cervejas artesanais (Praxis e Rapada) e o Licor Beirão, que, para além da promoção dos seus produtos de forma qualificada a partir de uma pequena área expositiva existente para o efeito, os produtores possam apresentar os seus produtos e convidar à sua degustação.
Com o Região de Coimbra Meet Up culminará um dia em cheio deste território na BTL 2017. O programa para o Dia da CIM Região de Coimbra, no stand da TCP, dia 16, quinta-feira, das 14H00 às 16H00, inclui, após as Boas-vindas pelo Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, a apresentação do Projeto Corredores de Património Natural da Região de Coimbra, da CIM RC, seguindo-se a apresentação do Projeto de candidatura da Mata Nacional do Buçaco a Património Mundial da UNESCO, da CM Mealhada.
A apresentação do “Mosteiro de Lorvão – Programa REVIVE” e a exibição do Vídeo Promocional, da CM Penacova, antecedem a presença da CM Vila Nova de Poiares que Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra CIM RC/MN/2017 3 além da Companhia de Teatro Experimental de Poiares, com a dramatização "À procura da Capri”, apresenta o vídeo promocional do concelho.
O pré lançamento do vídeo promocional e da Agenda de Eventos, pela CM Lousã, e a apresentação do projeto Projeto Figueira Beach Sports City e os Grandes Eventos 2017, da CM Figueira da Foz, integram, também, o programa do Dia da CIM Região de Coimbra.
A apresentação da Agenda para Valorizar Coimbra, da CM Coimbra, e a exibição do vídeo promocional PO.RO.S, da CM Condeixa-a-Nova, dão continuidade à viagem pela região, que contempla o contacto dos convidados e dos visitantes à BTL 2017 com o Projeto Kids Masters Champions, da CM Mealhada.
O show-cooking “Sabores da Região de Coimbra, com degustação de produtos regionais, encerrará um dia que se afigura memorável para todos os convidados e parceiros associados da maior comunidade intermunicipal do nosso país.

PLASMA: Hospitais estão finalmente a aproveitar todo o plasma doado pelos portugueses

13 DE MARÇO DE 2017 - 07:32


Conheça o circuito do sangue: desde o braço dos dadores até às câmaras de frio 
onde estão milhões de euros em plasma.

A doação pelo sistema aférese é mais demorada: exige quase uma hora do tempo do doador, mas permite, pela centrifugação do sangue, retirar apenas e obter muito mais plaquetas do que numa doação normal
Durante anos, o Instituto Português do Sangue teve de mandar plasma para o lixo por ter poucos compradores. Ordem do governo, depois do caso Octapharma, já travou compras às farmacêuticas.

Pedro e Carla são dois dadores que encontramos no Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa (há outros dois centros semelhantes no Porto e em Coimbra). Ele dá sangue há quase 30 anos e ela há cinco, aproveitando os dias de folga.
É em portugueses como estes que têm origem as reservas de plasma do Instituto Português de Sangue e Transplantação (IPST), num componente do sangue a que alguns chamam "ouro líquido" pela cor e pelo valor a que se vende, mas também pelas vidas que salva ou porque depende muitas vezes de doações de sangue de quem quer ajudar o próximo sem ganhar nada com isso.
Desde 2014 que o IPST conseguiu passar a tratar todo o plasma dos milhares de dadores portugueses, inativando o produto, num processo que garante a sua segurança.
Contudo, sem explicações e apesar dos avisos do IPST enviados aos hospitais públicos, estes continuavam a comprar quase exclusivamente às farmacêuticas, sobretudo à Octapharma, apesar de os responsáveis do IPST garantirem que os seus preços até são mais baratos e o método de inativação é o mesmo. À TSF, o presidente do Instituto, João Paulo Almeida e Sousa, explica que tudo mudou a partir do final de 2016.
A 19 de dezembro, pouco depois do início do caso judicial do plasma a envolver a Octopharma, o governo emitiu um despacho que obriga os hospitais do SNS a recorrerem primeiro ao IPST quando precisam de comprar plasma.
O Ministério da Saúde defende que "a dádiva voluntária, não remunerada e, como tal, solidária por parte dos cidadãos, deve ser totalmente aproveitada a favor dos doentes tratados em Portugal e o país reúne condições para se tornar autossuficiente no fornecimento de plasma inativado para transfusão".
O presidente do IPST sublinha que apesar de existir um prazo de transição até maio, começaram logo a notar a diferença na procura pelo plasma inativado pelo método do solvente detergente.

Até aí, os hospitais preferiam a Octapharma, apesar de o método usado no IPST para tratar o plasma ser exatamente o mesmo e vir de dadores portugueses em vez de comprado no estrangeiro. Depois do despacho, segundo João Paulo Almeida e Sousa, passaram a existir "muitas solicitações dos hospitais públicos, coisa que não vinha acontecendo antes, tendo já praticamente comprometido todo o plasma inativado por esse método".
Fonte: TSF

Comentário: como presidente da Direcção da ADASCA congratulo-me com esta boa nova (noticia). Se os dadores de sangue portugueses são considerados os mais seguros, porque continuou durante anos o cambalacho do plasma da octaframa?
Este é mais um caso que vai em breve vai deixar de ser, aliás, como é típico neste País. Quem se governou à conta durante estes todos?
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA 
(Dador de Sangue)