segunda-feira, 27 de março de 2017

Gondomar: Duas crianças feridas em acidente ficam nos cuidados intensivos

Duas das crianças feridas com gravidade que resultaram de uma colisão em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, encontram-se instáveis e ficam nos cuidados intensivos do hospital São João, indicou hoje fonte desta unidade hospitalar.

O alerta foi dado pelas 15:06, tendo o acidente acontecido na Estrada D. Miguel, em direção à Zona Industrial das Mimosas, indicou fonte dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova.
Em causa está uma colisão entre um pesado e um veículo ligeiro, tendo o Comandos Distrital de Operações de Socorro do Porto indicado que desta ocorrência resultaram oito feridos, três dos quais graves, quatro ligeiros e um que foi assistido no local.
Já fonte ligada ao Centro Hospitalar de São João indicou que duas crianças ficaram politraumatizadas, encontram-se instáveis e ficam nos cuidados intensivos, enquanto outras duas estão estáveis e vão fazer mais exames.
Fonte: Lusa
Foto: © Getty Images

Mantenha a indignação sobre controle

A indignação nos faz mal. Indignação nos inflama e eleva a nossa temperatura... Às vezes, nos tira do sério. Não se indigne, portanto...

É fácil? Certamente não é, porque vemos barbaridades por todos os lados, porém é preciso ter controle sobre nossas emoções. Afinal, pessoas inflamadas e com temperatura acima do normal, não raciocinam com sabedoria e prudência. E no calor de discussões, elas metem os pés pelas mãos...

Salmos capítulo 37 nos mostra que a felicidade dos perversos é temporária. O seu primeiro versículo diz: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.”

Ao longo dos meus 25.001 dias que completo hoje, eu sei o quanto isso é verdadeiro. Presenciei malfeitores em maus lençóis no final de suas vidas... E lembrei que a justiça divina nunca falha!

Então, mantenha-se sempre íntegro, e não se indigne com o comportamento errado dos outros, mesmo sabendo que muitos que detém algum poder agem em prejuízo do coletivo. Isso é assim desde que o homem é homem...

Tenha domínio próprio... Não se exalte... Lembre-se que os eixos de um trem se aquecerão demasiado, se porventura não estiverem adequadamente lubrificados. A fricção criará aquecimento excessivo e comprometerá a segurança do trem.
O mesmo acontecerá com você quando não tiver o óleo do Senhor, em situações que o martirizam. Este óleo só virá com sua entrega a Ele!

Assim como o óleo impede a fricção que gera o aquecimento dos eixos do trem, é o óleo do Senhor que abrandará a sua ira e impedirá sua indignação.

Há muitas pessoas de pavio curto... Há pessoas que nem pavio tem, e se inflamam por qualquer coisa... Estas quase sempre morrem cedo... Portanto, tenha domínio sobre si mesmo, se quiser ter vida longa.

Não se indigne com os malfeitores porque eles vivem em iniquidade, e breve murcharão como verduras já colhidas. Não se indigne com aquelas pessoas que não buscam a Deus e prosperam... Estas também murcharão em breve...

Moisés se indignou com seu povo que reclamava todo tempo, e ele, irado, bateu na rocha por três vezes... Ele não entrou na terra prometida, por isso.

A indignação exagerada gera aquecimento de temperatura e inflamação, a qual gera confusão... Pois, não raciocinamos com a devida clareza.

Um erro não pode justificar outro erro.
E, no capítulo 15 do livro de Lucas, o irmão mais velho do filho pródigo se indignou quando este retornou à casa do pai, e o pai em regozijo, mandou preparar-lhe novilho cevado ao filho que recuperara.

Quando o filho mais velho reclama com seu pai, este lhe conforta, dizendo: “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo que é meu é teu.”

O pai se alegrou com a volta do filho... Aquele filho que já desperdiçou a sua herança porque abandonara seu pai. Abandonar sua família o fará sofrer, e sempre o prejudicará!
Quando permanecemos ao lado do Pai, e fiel a Ele, nós teremos TUDO o que é Dele, inclusive a sua Paz. E é exatamente isso que Deus quer nos ensinar nesta passagem sobre o filho pródigo.

Precisamos viver em conformidade com a Palavra de Deus, se queremos nos tornar herdeiros de Deus. Simples assim...

João Antonio Pagliosa
Curitiba, 27 de março de 2017.

União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas galardoada com o prémio Eco-Freguesias XXI


A União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas foi distinguida no âmbito do prémio nacional Eco-Freguesias XXI, sendo uma das 39 Freguesias a nível nacional, que recebeu a Bandeira Eco-Freguesias XXI.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa que visa implementar junto das freguesias o conceito de eco-comunidade.

A atribuição do Prémio Nacional Eco-FreguesiasXXI visa incentivar e reconhecer as freguesias que trabalham no sentido da sustentabilidade e desenvolvimento da sua comunidade com enfoque no desenvolvimento de ações em prol do ambiente, participação, cidadania e inclusão.
A distinção, cuja cerimónia de entrega decorreu no passado dia 24, em Torres Vedras, consistiu na atribuição de um certificado de mérito, onde é reconhecida a União de freguesias como uma das 39 freguesias que melhor trabalham no sentido da sustentabilidade e desenvolvimento da sua comunidade e a Bandeira Eco-FreguesiasXXI a ser usada na União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, que atesta o galardão que recebeu de Eco-freguesia.

Para o Presidente da União de Freguesias, Filipe Silva, “este prémio vem demonstrar o acerto e o reconhecimento das políticas seguidas por este executivo em prol do bem-estar, sustentabilidade e progresso da União de Freguesias e da nossa população. Esta distinção vem, também, de certa forma ao encontro das preocupações ambientais e de qualidade de vida que o Executivo da União de Freguesias tem demonstrado ao longo do seu mandato para com a população que tem a honra de servir. Para nós, é um grande orgulho e uma honra sermos distinguidos pelo nosso trabalho e uma motivação acrescida para que façamos ainda melhor."

A União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, o seu Executivo, funcionários e fregueses estão de Parabéns.

Conferência sobre eficiência energética na indústria Secretário de Estado da Energia na Marinha Grande

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, vai estar no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, no dia 29 de março (quarta-feira), pelas 16h00, para participar na conferência "A Engenharia ao serviço da eficiência energética na Indústria".

A iniciativa é organizada pela Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros e pelo Colégio de Materiais da Região Centro, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Centimfe, no âmbito da marca “Marinha Grande - Centro de Engenharia e Design”.

O programa da conferência é o seguinte:

16h00 | Receção dos participantes


16h15 | Sessão de abertura
Intervenções de Ricardo Duarte (Delegado Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros) e Gustavo Carvalho (Coordenador do Colégio Regional do Centro de Engenharia dos Materiais)


16h30 | “Critérios de Eficiência Energética em sistemas de ar comprimido”, pelo Engº. Carlos Sestelo

17h15 | “Ecodesign com base na Avaliação (energética e ambiental) de Ciclo de Vida (ACV): Metodologia e Aplicação a Componentes Automóveis”, pelo Engº. Fausto Seixas Freire

18h00 | Intervenção do representante da Secretaria de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches

18h20 | Espaço para participação e discussão dos participantes.

Ministro Da Cultura Deixou O Repto: “Temos Que Andar Depressa” Na Reabilitação E Musealização Da Casa Do Passal


Este foi o desafio lançado pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, na sessão de assinatura do Protocolo de Colaboração e Declaração de Intenções, realizada na Casa do Passal, no dia 24 de março. 

Referindo-se ao imóvel, classificado como monumento nacional, Luís Castro Mendes disse tratar-se de “um lugar de projeção de valores”, que certamente será também “um lugar importante de conservação, de preservação da memória de um grande homem” – Aristides de Sousa Mendes, “evocado e reconhecido em todo o mundo.” Por isso, sublinhou que a Casa do Passal “é um lugar de importância mundial (…) um lugar de esperança, de afirmação (…), para aceitarmos as nossas diferenças e não para perseguirmos as diferenças, para falarmos uns com os outros e não gritarmos uns contra os outros”. 

Confiante de que “a obra será executada com o rigor e competência que temos visto e se pode ver no que se salvou deste edifício”, o Ministro da Cultura lembrou que é necessário abrir o concurso de ideias, já acordado entre as partes, caminhando depois rapidamente para o projeto de musealização deste espaço”.

Com um investimento total de 800 000,00€uros, dos quais 120 000,00 do erário municipal e os restantes – 680 000,00€uros - de que a Câmara Municipal prescindiu e que poderia ter destinado a outras obras no âmbito do Portugal 2020, como lembrou Rogério Abrantes, Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, durante a sua intervenção na sessão solene, urge “continuar a convergir sinergias para levar a bom porto” a requalificação da Casa do Passal. Referindo-se aos documentos assinados e à responsabilidade da Câmara Municipal enquanto dono da obra, Rogério Abrantes afirmou tratar-se de um compromisso assumido com toda a convicção, pelo que “o Concelho vive momentos únicos que muito enriquecerão a história concelhia.” Por isso, afirmou “Haja o que houver, os passos do futuro só terão razão de ser, se se trilharem caminhos de humildade, de tolerância, de missão e de convergência de atitudes, independentemente da sua origem. Saibamos, pois, todos, sem exceção, ajudar a construir o legado soberbamente transmitido por Aristides de Sousa Mendes”.

Na sessão solene, e por questões de cortesia, também Ana Abrunhosa, Presidente da CCDR Centro, foi convidada a usar a palavra. Na sua intervenção, Ana Abrunhosa falou em estratégia, porque “a cultura continua a ser um pilar essencial para aplicar fundos comunitários” (…). A responsável lembrou que o “investimento na cultura continua a ser fundamental para o desenvolvimento do País” e destacou o trabalho em rede como essencial referindo-se ao Protocolo assinado no início da Sessão Solene. 

José Leitão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, entidade a quem caberá conceber o modo de ocupação e funcionamento da Casa do Passal, a sua manutenção e gestão, referiu-se ao compromisso assumido e sublinhou: “tudo fazemos para mostrar a Casa do Passal como um centro vivo e cheio de iniciativas que permitam transmitir à generalidade dos cidadãos os valores do respeito pela dignidade dos seres humanos (…).”
A 2.ª fase de Requalificação/Musealização da Casa do Passal deverá estar concluída até finais de 2018.

Diversão para as crianças nas férias da Páscoa Festa da Primavera começa a 1 de abril



A Câmara Municipal organiza a segunda edição da Festa da Primavera, de 1 a 12 de abril, na Marinha Grande, com o objetivo de ocupar as crianças durante as férias da Páscoa. A participação é gratuita.

O programa integra ateliês infantis, insufláveis, animação de rua e outras atividades, com o objetivo de proporcionar ocupação às crianças durante as férias da Páscoa e aproximar público ao Centro Tradicional da cidade.

O programa da Festa da Primavera é o seguinte:

1 a 8 ABR . Praça Guilherme Stephens
11 a 12 ABR . Serviços Educativos do Museu do Vidro

HORÁRIO:
1, 2, 3, 4 e 8 ABR: 14h00 - 19h00 (Praça Guilherme Stephens)
5 a 7 ABR: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 19h00 (Praça Guilherme Stephens)
11 e 12 abr: 10h00-13h00 (Serviços Educativos)

1 ABR . 
14h00 . 
- Abertura oficial da Festa da Primavera com a chegada da ABELHA E DA BONECA BORBOLETA e muita diversão com as bolas de sabão!

- VELOCIPÉDIA - PROJETO EZ - Velocipédia é a arte de andar em velocípede e tudo que diz respeito aos velocípedes (evolução, desporto, indústria, etc.). Pedalar e divertir é a chave deste projeto. EZ apresenta-se com veículos a pedais, onde a diferença e a audácia de ideias dão vida a três personagens que deambulam por aí.


14h00-19h00
- Cantinho doce - Borboleta Alegria, com a sua máquina de Algodão Doce faz o delírio da pequenada! 
 - Pinturas faciais e modelagem de balões
- Ateliê de tererés 

14h30-17h30
OFICINA MANDALAS DE ESPECIARIAS (carece de inscrição prévia) 
Nesta oficina vamos conhecer as especiarias que temperam a nossa vida e experimentá-las enquanto matéria criativa na criação de mandalas coloridas e perfumadas.
15h00 . AS FLORES E BORBOLETAS GIGANTES vão invadir a Praça Stephens e prometem encantar miúdos e graúdos, criando um espetáculo visual memorável. 

22h00 . Festa de encerramento da Semana da Educação e Juventude com o DJ NUNO FERNANDEZ  

2 ABR 
14h00 . A ABELHA E A BONECA BORBOLETA chegam à Praça! Muita diversão com as bolas de sabão!
14h00-19h00
- Cantinho doce - Borboleta Alegria, com a sua máquina de Algodão Doce faz o delírio da pequenada!
- Ateliê de tererés
- Pinturas faciais e modelagem de balões
14h30-17h30 . 
OFICINA BOMBAS DE SEMENTES (carece de inscrição prévia)
Nesta oficina vamos descobrir a importância das sementes, aprender a fazer bombas de sementes e descobrir como é fácil, importante e divertido utilizá-las.
15h00 . AS BORBOLETAS, O PÁSSARO E A GIRAFA GIGANTES vão invadir a Praça Stephens e prometem encantar miúdos e graúdos, criando um espetáculo visual memorável.

3 e 4 ABR 
14h00-19h00
 - Pinturas faciais e modelagem de balões
- Ateliê de tererés
- Cantinho do artista – Cria a tua obra de Arte

5 ABR . 9h30-12h30
OFICINA QUADROS DE LÃ (carece de inscrição prévia)
Com lã mágica, agulha e muita imaginação vamos criar maravilhosos quadros de lã.

6 ABR . 9h30-12h30 
OFICINA DESCOBRIR A LUZ – VITRAIS (carece de inscrição prévia)
Na primavera as flores voltam a colorir os campos e as árvores. E a luz, será diferente? Como nos chega ela através das janelas? Poderemos pintá-la?

7 ABR . 9h30-12h30 
OFICINA GALINHA EM TRICOT (carece de inscrição prévia)
Nesta oficina vamos criar uma galinha em tricot de tear, descobrindo novas formas de tricotar.  

De 5 a 7 ABR 
10h00-12h30 e das 14h00-19h00:
Insuflável Quinta dos Animais
Pinturas Faciais e modelagem de balões;
14h00-19h00:
- Ateliê de Tererés
- Cantinho do artista – Cria a tua obra de Arte


8 ABR . 
14h00-19h00
FACE INVADERS - DISCOTECA INFANTIL
Um espaço de folia infanto-juvenil, a primeira discoteca salão de Coiffure e caracterização. Um espaço de dança, caracterização festiva, onde ao som de música criamos penteados, decoramos cabeças e pintamos as caras. Transforma-te enquanto danças.


11 ABR . Serviços Educativos do Museu do Vidro
10h00-13h00 OFICINA UMA DESCOBERTA FOTOGRÁFICA DA PRIMAVERA (carece de inscrição prévia)
Nesta Oficina a Primavera estará em destaque! Vamos potenciar o olhar das crianças, através da criação fotográfica, para as especificidades da natureza na Primavera.
OBS.: Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital ou reflex.

12 ABR . Serviços Educativos do Museu do Vidro
10h00-13h00 OFICINA OVOS COLORIDOS (carece de inscrição prévia)
Nesta oficina os ovos da Páscoa podem ser de muitas cores ou podem ser de uma só cor, ou podem ser às bolinhas, ou às riscas ou podem ser aquilo que a imaginação de cada um quiser.   

Inscrições e Informações:
Todas as atividades são gratuitas.
A participação nas oficinas necessita de inscrição prévia.

Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail: 
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.

Grupo do Sport Império Marinhense “A Casa do Musgo” no Teatro Stephens

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta no próximo sábado, 1 de abril, pelas 21h30, a peça de “A Casa do Musgo”, pelo Grupo de Teatro do Sport Império Marinhense.

O espetáculo pretende comemorar o Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de março. 

De acordo com a sinopse da peça, “algures no final dos anos sessenta, uma casa que já foi palácio e uma família que já foi rica servem de base à nossa história, que, caso não fosse completamente inventada, podia ter uma pontinha de verdade”.

“A Casa do Musgo” retrata o quotidiano da família Paio Pires e de quem os visita. Aqui, poucos serão os que afinam das sete oitavas: canários gagos, carteiros mudos, chapéus de pontas, termómetros esquisitos, lagartas com muitas patas e enxertos para todos os gostos, ajudam inevitavelmente a atrapalhar o frágil equilíbrio dos nossos anfitriões.

Uma bruxa que adivinha quase tudo, a matriarca que não acredita em tudo e um mordomo que sabe mesmo tudo, dão o mote ao que resta do ciclone de 1941: Casa do Musgo, justamente antigo Palácio do Musgo Verde.


Ficha Técnica e Artística |
Autor- Fernando Silva
Encenação- Cesário Ribeiro
Cenografia e direcção de actores- Jorge Gomes
Sonoplastia e luz- José Ferreira
Montagem e transporte- António Mendes e António Neto
Elenco:
Mordomo Costa- João Trindade
Patrão Paio Pires- José Vieira
Doutor Patrício - João Moleirinho
Gaspar- Cesário Ribeiro
Dona Mercedes- Beta Moleirinho
Madame Sabrina- Vânia Galo
Marta- Vânia Galobeiro
Classificação Etária | M/6
Duração | 60m
Preço | 5€


Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.

Menos dádivas de sangue não comprometem reservas


"As reservas de sangue em Portugal são estáveis e estão dentro do necessário para satisfazer as necessidades", acredita Almeida e Sousa, presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST)". A propósito do Dia Nacional do Dador de Sangue - que se assinala hoje - aquele responsável não valoriza a diminuição de unidades de sangue colhidas no último ano: 302 877, menos 31 818 que em 2015. Segundo os dados disponibilizados ao DN pelo IPST, a verdade é que os stocks aumentaram, ainda assim. Em 2016 contabilizaram-se 210 878 unidades, o que significa um aumento de 22 827 face ao ano anterior.

Os números mostram também que há menos jovens a dar sangue, já que o instituto contabiliza as unidades de sangue colhidas no grupo etário abaixo dos 25 anos. E por isso é possível perceber que houve menos cerca de cinco mil jovens a contribuir durante as recolhas. Para doar sangue basta ter mais de 18 anos (e menos de 65), bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos. As mulheres podem fazer doação de quatro em quatro meses, enquanto nos homens a recolha pode ser feita de três em três meses.
Baixaram as unidades colhidas, há menos jovens a doar sangue e ainda assim mais stock, as reservas estão estáveis. FERNANDO FONTES/ GLOBAL IMAGENS
Sangue, suor e dádivas

Martine Gonçalves esperou até aos 32 anos para se tornar dadora. Aconteceu na sexta-feira passada, numa recolha organizada pelos Bombeiros Voluntários da Mealhada, com o duplo objetivo de angariar sangue e dadores de medula óssea, motivados pela necessidade de transplante numa criança da região. "Desde que fiz 18 anos que sempre quis dar sangue. Cheguei a estar na fila e tudo, nas recolhas organizadas na minha cidade (Pombal). Mas à última hora acabei por desistir sempre. Tinha medo que fosse doer muito", confessou a nova dadora, que em breve receberá um cartão identificativo. Afinal, "correu tudo bem. É como se estivesse a fazer análises".

Martine saiu do gimnodesportivo da Mealhada com a sensação de "ter ajudado alguém, e isso é muito bom". É essa a sensação que invade Filipa Gameiro, de 33 anos, dadora desde os 18. Duas vezes por ano cumpre a missão, e desde 2008 tornou-se dadora de medula. O jornalista Paulo Pereira soma mais de dez anos a doar parte do seu sangue O+, duas ou três vezes por ano. "Tornei-me dador porque considero que é um ato de ajuda a todos nós. Como diz o slogan, "dar sangue é dar vida" e quem salva uma vida salva a Humanidade", acredita, ele que não tem "posto fixo" para dar sangue: já o fez com recolha na empresa onde trabalha, em campanhas nacionais ou no Hospital da Amadora.

O dia de hoje vai ser dedicado a homenagear muitos dos que passam a vida a salvar a dos outros, doando sangue. O presidente do IPST considera que "o aproveitamento máximo e sem desperdício do sangue doado pelos portugueses é a melhor forma de homenagear o dador", tal como disse este fim de semana em declarações à Lusa. "Devemos homenageá-los pela sua dádiva altruísta, benévola e solidária", frisou.

"Todos os dias há colheitas de sangue em Portugal e as reservas estão sempre a ser repostas", destacou Almeida e Sousa, sublinhando que um dos objetivos do Instituto é "evitar que haja desperdício de sangue, que seja maximizado o seu aproveitamento. Esta é a forma mais objetiva de fazer esse reconhecimento [ao dador], do respeito pela dádiva de sangue dos portugueses". O presidente do IPST pretende que a homenagem seja complementada "com a lembrança do próprio movimento associativo, ligado à dádiva generosa e anónima em Portugal".

Por isso muitos dos representantes das associações de dadores foram convidados a marcar presença numa cerimónia agendada para a manhã desta segunda-feira, com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Ferreira. "É um movimento forte em Portugal, há dezenas e dezenas de associações de dadores, outros tipos de associações, empresas, associações humanitárias, grupos mais diversos que promovem a dádiva de sangue", salientou aquele responsável, sem esquecer os hospitais "que são parceiros do IPST e que muitos deles têm uma recolha de sangue muito relevante". Em março de 2016 entrou em vigor a alteração legislativa que devolveu a isenção de taxas moderadoras aos dadores de sangue, o que, na ocasião, revelou uma tendência crescente das dádivas. Os dados disponibilizados pelo IPST estabelecem apenas comparação com a situação em 2015, em que os dadores tinham perdido essa benesse, entretanto recuperada. Todas as informações sobre onde e quando doar sangue estão disponíveis no site doar.pt ou no Portal do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: DN

Aveiro – Visite a Feira de Março 2017

Resultado de imagem para Feira de Março 2017
Visite a Feira de Março 2017! Trata-se da maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país.
Mais de duas centenas de empresas e 18 associações do Município de Aveiro participam na Feira de Março 2017, que decorre até ao dia 25 de abril no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
Este ano o certame volta a dividir-se nos tradicionais setores de exposição, comercial e de diversão. No setor de exposição participam 120 empresas, divididas pelas áreas da indústria, automóvel, cosmética, mobiliário, imobiliário, eventos, construção civil, fotografia, produtos ortopédicos, energias renováveis, climatização, decoração, automatismo, entre outras.
O setor comercial (na zona exterior) apresenta 60 empresas/expositores das áreas de restauração, charcutaria, doçaria, farturas, pronto-a-vestir, artesanato, entre outros. Por sua vez, o setor de diversão, um dos maiores parques de diversão do país, apresenta 50 divertimentos.
» 10 grandes concertos
DAMA (25 de março), Expensive Soul (31 de março), Cuca Roseta (01 de abril), Carlão (07 de abril), Paula Fernandes (08 de abril), João Pedro Pais (14 de abril), Diogo Piçarra (15 de abril), Marco Paulo (17 de abril), Virgul & RFM Dance Floor DJ’s Rich & Mendes (21 de abril) e Nelson Freitas (22 de abril) são os 10 grandes concertos da edição deste ano.
Os espetáculos vão realizar-se na Tenda da Música e terão início às 22h00, todas as sextas-feiras e sábados, excepto o agendado para dia 17 de abril (segunda-feira de Páscoa), o qual se realizará à tarde (16h00).
» 18 associações
A presença das associações volta a ser acarinha nesta edição. Perto de duas dezenas de associações do Município de Aveiro vão estar presentes no certame. Em destaque vão estar os ovos-moles, com a presença da APOMA – Associação Portuguesa dos Ovos Moles de Aveiro.
» Domingos sem bilhete
A não cobrança de bilhetes aos domingos revelou-se um dos sucessos das últimas edições. Assim, a medida vai repetir-se este ano, transformando este dia num verdadeiro encontro de famílias e amigos.
A entrada no recinto será cobrada às sextas-feiras, aos sábados e na segunda-feira de Páscoa. O bilhete de entrada custa €2,00. Nos dias 25 de março e 15 e 22 de abril o bilhete custa €3,00 por pessoa e no dia 08 de abril o bilhete custa €5,00. O bilhete permite uma entrada, a visita a todo o recinto da feira e acesso aos concertos. Os bilhetes podem ainda ser obtidos antecipadamente AQUI.

___________________________________________________________
SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Primavera na colheita de sangue em Alpalhão





Gestos simples que salvam vidas de pessoas que nem sequer os dadores conhecem.


Em manhã imensamente reconfortante, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – marcou presença em Alpalhão.
Rumaram até à sede do Grupo Ciclo Alpalhoense 37 voluntários, sendo 14 do sexo feminino. Por questões de saúde alguns não puderam estender o braço, mas sempre foram angariadas 30 unidades de sangue.
Três mulheres e dois homens deram sangue pela primeira vez na vida. O Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea cresceu em três novos voluntários.
Tratou-se de uma manhã primaveril muito movimentada e com números motivadores. E depois, cinco novos dadores é sempre motivo de regozijo, ou não fora esta a terra do nosso saudoso Presidente António Eustáquio.
O José Maria Martins pensava que se ia despedir como dador, mas afinal ainda tem pela frente mais um ano. Referiu-nos que deu sangue pela primeira vez em 1977, para um amigo que estava no Hospital Distrital de Portalegre. Hoje já tem 33 dádivas concretizadas, mas não vai ficar por aqui. Quem vai deixar de canalizar veias em Alpalhão é a Enf. Ana Maria, que já se mostrava nostálgica com o aproximar de uma nova fase da sua vida.
A família Freire foi quem fechou a jornada: ao todo cinco elementos doaram sangue.
Muitos dos presentes quiseram saber outras datas de brigadas que se realizem por perto, a fim de doarem sangue novamente daqui a algumas semanas.
A Junta de Freguesia de Alpalhão apoiou a realização do almoço convívio que decorreu num restaurante da localidade. Aliás a Presidente da Junta, Ana Cecília Manteiga Carrilho, acompanhou de perto a colheita.

Arronches a 08 de abril
A ADBSP vai estar em Abril: Arronches sábado 08 na sede do Rancho Folclórico; Sousel dia 22, nos Bombeiros. Atenção que por razões logísticas estas duas colheitas mudaram de data, relativamente à calendarização inicial, As nossas brigadas realizam-se aos sábados da parte da manhã.


José Rui Rabaça