sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A Cerimónia do 11º. Aniversário da ADASCA decorre amanhã com sessão de colheitas de sangue entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo | Os dadores associados da ADASCA estão de parabéns!


Boa tarde, 

Amanhã (dia 10) a ADASCA promove uma cerimónia alusiva ao seu 11º. Aniversário em simultâneo com uma sessão de colheita de sangue na sua Sede.
Foram convidadas diversas entidades para estarem presentes, desde a Câmara Municipal de Aveiro, União de Juntas de Freguesia Glória e Vera Cruz, Hospital de Aveiro, Escola Superior da Saúde da Universidade de Aveiro - ESSUA e o Conselho Directivo do IPST sendo a sua representação assegurada pelo Sr. Assessor do Conselho Directivo o Dr. Carlos Falcão.
A cerimónia tem início marcado para as 10 horas, com leitura de uma mensagem, corte do Bolo de Aniversário e a oferta de um Porto de Honra.
O vosso órgão de imprensa está convidado a comparecer se assim o desejarem.

Cumprimentos,

Joaquim Carlos
Fundador/Presidente da Direcção da ADASCA

site: www.adasca.pt 


MARÇO
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.



Os dadores associados da ADASCA estão de parabéns!

Os dadores associados da ADASCA estão de parabéns!

No pretérito dia 7 do corrente a ADASCA completa 11 anos que foi oficialmente constituída em escritura pública em Sede de Notariado.
11 Anos de muitas incompreensões, dissabores, desilusões, sofrimento, ameaças, privações pessoais e familiares, pelo menos pela parte que me toca. Apetece-me dar um GRITO DE REVOLTA.
Nem tudo o que parece corresponde ao que vemos.
A cidade de Aveiro é complicada, tenho sérias dúvidas em acreditar se é merecedora em ter no seu meio uma associação de dadores de sangue com a dimensão da ADASCA!
Pela forma como nos tem tratado... creio que não. O distanciamento, a indiferença, a falta de apoios de diversa ordem da parte de quem nos devia apoiar, os ataques de baixo nível moral, etc. etc., deixa muito a desejar. Deambulam por ai mais velhos do Restelo a cada esquina do que os motivados em ajudar. A história a seu tempo ditará os factos vividos, alguns além de inacreditáveis, são mesmo arrepiantes.
Os tais indivíduos apesar de nada terem feito em prol da dádiva de sangue, e por sua vez pelos dadores, ainda se servem deles para vaidades pessoais. Deixou de haver respeito, e falta de vergonha, é um vale de tudo para sair num jornal qualquer nem que seja cá do burgo.
No sábado próximo vai decorrer uma singela cerimónia em simultâneo com uma sessão de colheitas de sangue na nossa Sede, alusiva aos 11 anos de idade. Esta é a nossa missão (não digo nobre missão porque a vaidade não se movimenta nesta instituição, não somos jet set, nem donos disto tudo, não somos graxistas).
Também vai fazer no dia 18 do corrente um ano que fui vítima de um enfarte, a 7 de Março fui operado ao coração.
Fiquei a conhecer os ditos amigos com estes dois murros no estômago. Porquê tanto fingimento, hipocrisias, palmadinhas nas costas, louvores ocos? Sejamos genuínos, iguais a nós próprios, para que um dia a consciência não nos incomode.
Por fim, o que mais me magoa é os dadores não distinguirem quem está do seu lado, quem tem dado a cara na defesa dos seus direitos há anos, sendo para eles tudo igual, quando na verdade não é tudo farinha do mesmo saco.
Será que gostam de ser continuar a ser enganados?


J. Carlos


Doopla.mx cumple 3 años y rebasa los $36 millones de pesos en préstamos aprobados.



por Yesica Flores
Doopla.mx en el último año tuvo un crecimiento de más de 2.6 veces en créditos fondeados y de más de 3.5 veces respecto el 2015.
• En sus primeros tres años se han registrado más de 14,800 fondeos dentro de la plataforma.
• Es la primera plataforma en su tipo en gestionar préstamos vía cobranza nómina.

Doopla.mx plataforma 100% mexicana de P2P (peer to peer landing) cumple tres años de operación con su modelo innovador para invertir, y prestar dinero, el cual otorga mayor rendimiento vs los instrumentos tradicionales. Durante el último año la plataforma logró un crecimiento de más de 2.6 veces en créditos fondeados con $36 millones de pesos en préstamos aprobados.
“A pesar que el 2017 se vislumbraba como un año complicado, Doopla.mx registró resultados positivos, ya que se abrieron muchas puertas, se notó un gran avance en el impulso hacia la industria Fintech en México, fuimos parte del programa Village Capital el cual es auspiciado por Citibanamex, PayPal y BlackRock. Así mismo el gobierno mexicano –a través del INADEM- nos eligió como una de las startups para representar a México en el South Summit de la Alianza del Pacifico. Por otro lado, alcanzamos los 366 mil clientes registrados y rebasamos los $36 millones de pesos en créditos aprobados. Debido a estos buenos resultados para este año tenemos como proyección otorgar $60 millones de pesos en préstamos, para así prácticamente duplicar lo alcanzado hasta el momento” señaló, Juan Carlos Flores, Co-fundador y director general de Doopla.MX.
Desde 2015 Doopla.mx se ha convertido en una de las alternativas más fiables y con las mejores tasas de interés, con créditos en promedio al 18% contra el 63% existente en el mercado, mientras que a sus inversionistas otorga una tasa de rendimiento neto anual del 14.2%, reduciendo el enorme diferencial de tasas en beneficio de los solicitantes y los inversionistas. Y es que la empresa al iniciar sus operaciones identificó,más allá del negocio, una opción de ayuda a las personas que por un lado quieren liquidar sus deudas caras y por el otro a personas que quieren obtener mayores rendimientos por su dinero.
Doopla.mx es la primera plataforma en su tipo en gestionar préstamos y cobros vía nómina, modelo por el cuál actualmente maneja el 30% de sus préstamos en alianza con más empresas como la empresa transnacional PriceWaterhouse Coopers, entre otras.
La plataforma a tres años de operación registra pagos por más de $3.6 millones de pesos de intereses a inversionistas que han prestado su dinero a través del sitio webhttps://www.doopla.mx.

A partir de maio, os animais de estimação vão poder entrar em restaurantes

Resultado de imagem para A partir de maio, os animais de estimação vão poder entrar em restaurantes
Os animais de companhia podem, a partir de maio, acompanhar os donos a estabelecimentos comerciais devidamente sinalizados e que podem fixar uma lotação máxima, de acordo com uma lei aprovada esta sexta-feira no parlamento.
O texto de substituição, acordado na comissão de Economia, foi aprovado, por unanimidade, a partir de projetos do Partido Ecologista "Os Verdes", partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e BE, tendo sido acolhidas propostas do PS, por exemplo.
Nos termos da lei, que entra em vigor 90 dias depois de publicada, é permitida a entrada de animais em estabelecimentos, "em espaços fechados", que os aceitem, mas é necessário obedecer às regras descritas na lei.
Por um lado, pode ser fixada uma lotação máxima de animais pelo restaurante, de modo a "salvaguardar o seu normal funcionamento".
Os animais terão de estar presos, "com trela curta", e "não podem circular livremente", estando vedada a sua presença na zona de serviços ou onde existam alimentos.
O dono do estabelecimento pode, igualmente, fixar uma área reservada para clientes com animais ou permitir a sua presença em todo o espaço.
Na especialidade, e de acordo com o relatório da comissão, a que a agência Lusa teve acesso, prevaleceu a maior parte dos artigos do PEV, tendo sido aprovadas algumas propostas de alteração feitas pela bancada do PS, como a de permitir que se defina o número máximo de animais num estabelecimento.
Destas proibições são excluídos os cães de assistência, para os cegos.
Os projetos de lei que possibilitam a permissão de animais de companhia em estabelecimentos fechados de restauração, para além dos cães de assistência já legalmente autorizados, foram votadas na generalidade em 13 de outubro.
O projeto do PAN nasceu de uma petição remetida ao parlamento pelo deputado único daquele partido, André Silva, e visava alterar legislação de 2015, que não permite a entrada de animais em espaços fechados de restauração e bebidas, mesmo que o proprietário do estabelecimento o autorizasse.
Lusa

As escolas de Mira saíram à rua…

A época é de festas, de folia e animação.
Nesta sexta-feira foram os mais pequenos que vieram ao centro da vila dar o ar da sua graça.
Um aperitivo para os desfiles que acontecerão nos dias 11, na Praia e 13, novamente em Mira!
As (muitas) imagens que temos para oferecer-lhe, abaixo, mostram a energia desde os meninos e meninas dos jardins até a malta do segundo ciclo, passando pelos sempre admiráveis participantes que vêm da Cerci e dos lares do Concelho...
Divirta-se!
Mira Online.

¿Tu empresa está lista para la nueva regulación de privacidad?



por Yesica Flores
• GDPR es una nueva regulación de datos que entrará en vigencia a partir de mayo del 2018, y las empresas que no cuenten con ella, serán acreedoras a multas significativas.
• Microsoft se compromete a ayudar a las empresas a cumplir con esta regulación al incorporar nuevas características a sus soluciones.

A partir de mayo de este año, el Reglamento General de Protección de Datos (GDPR por sus siglas en inglés) entrará en vigor. Éste impone nuevas reglas a las empresas, agencias gubernamentales, organizaciones sin fines de lucro y otras instituciones que ofrecen bienes y servicios a personas con alguna nacionalidad de la Unión Europea (UE), o que recopilan y analizan datos vinculados a sus residentes. El GDPR se aplica sin importar el tamaño o ubicación geográfica de la empresa.
La nueva regulación establece un nuevo estándar de cumplimiento en la protección de los datos personales, ya que amplía los derechos de los titulares de los datos e incrementa las responsabilidades relacionadas con la recolección, almacenamiento y uso de estos. Además, establece obligaciones relacionadas con el reporte de incidentes de seguridad a titulares y autoridades, y sanciona el incumplimiento con multas significativas.
Este cambio representa en las empresas un gran reto, pues demandará tiempo e inversiones en herramientas y procesos, y su incumplimiento podría resultar muy costoso, ya que, de no implementarlo, dejaría a las compañías expuestas a multas sustanciales y daños a su reputación.
Por esto, Microsoft se ha comprometido a acatar las normas del GDPR, así como a ayudar a sus clientes y socios en la transición hacia el cumplimiento de este reglamento antes de su entrada en vigencia. A través de sus productos y servicios de nube, que ya están disponibles, Microsoft ayuda a las empresas a localizar y catalogar los datos personales en sus sistemas, desarrollando un entorno más seguro, simplificando la administración y supervisión de los datos personales, para poder contar con los recursos que se necesitan para cumplir con los requisitos de informes y evaluación de esta regulación.
“El GDPR instituye una nueva barrera más alta para los derechos de privacidad, seguridad y cumplimiento, por lo que en Microsoft hemos reinventado nuestros propios sistemas y construcción de controles de seguridad y privacidad directamente en nuestros productos para preparar el negocio para el cumplimiento de GDPR, así como hemos mejorado nuestros sistemas con información que obtenemos de los equipos de ciberseguridad”, afirma Liliana González, Directora de Windows y dispositivos para Microsoft Latinoamérica.
Es por eso, que Microsoft es el primer proveedor global de servicios en la nube que ofrece públicamente este compromiso contractual, en el cual garantiza que las empresas puedan responder a las solicitudes para corregir o eliminar datos personales; detectar e informar violaciones de datos personales y demostrar su cumplimiento con el RGPD.
“Microsoft ha sido durante mucho tiempo el líder en la industria en materia de cumplimiento de normas, siendo los primeros en adoptar el estándar de protección de datos en la nube ISO/IEC 27018, y en ofrecer las Cláusulas Modelo de la Unión Europea, por lo que vemos el GDPR como un paso importante para aclarar y habilitar los derechos de privacidad de datos individuales”, señala Ulises Cabrera, Director de Windows y Seguridad Digital para Microsoft México.
Para cumplir con esta regulación, se deben tener en cuenta 4 pasos clave: detectar, administrar, proteger e informar.
1. Detectar qué datos personales existen en la organización y dónde residen.
2. Conocer cómo se usan los datos personales y cómo se acceden a los mismos, así como e implementar un plan de gobernanza de datos.
3. Establecer controles de seguridad para prevenir, detectar vulnerabilidades y responder a incidentes de seguridad.
4. Conservar la documentación requerida, administrar solicitudes de acceso a los datos e informar incidentes de seguridad.

Existe una solución de Microsoft para poder implementar cada uno de los pasos de la manera más fácil, eficiente y transparente. Los servicios en la nube de Microsoft centralizan y simplifican los pasos técnicos y administrativos necesarios para el cumplimiento, como demostrar la debida diligencia y controlar solicitudes de acceso a datos.
Dichos servicios de Microsoft han sido construidos sobre sólidos principios de privacidad, seguridad y cumplimiento regulatorio, contando con el portafolio de cumplimiento más extenso de la industria. Es por ello que posee una amplia experiencia en protección y defensa de la privacidad de datos, así como el cumplimiento de regulaciones complejas; por lo que a través de sus servicios en la nube y de las soluciones locales, tales como: Azure; Dynamics 365; Office y Office 365; Enterprise Mobility + Security; SQL Server; Windows 10 y Windows Server 2016, puede ayudar a las compañías a cumplir con los requisitos del GDPR.
“Si una empresa pudiera resultar impactada por esta regulación, recomendamos comenzar cuanto antes a implementar acciones para cumplir con este reglamento, para que a la fecha de entrada en vigor del GDPR, su organización cuente con los requerimientos. En Microsoft queremos ayudar a las empresas a enfocarse en su negocio principal mientras se preparan de manera eficiente para esta regulación”, comenta Rebeca Servín, Directora de Asuntos Legales, Corporativos y de Filantropía, en Microsoft México.
De igual manera, para evaluar el nivel de preparación de las empresas, Microsoft cuenta con una evaluación en línea gratuita, rápida y fácil de resolver, para conocer qué le hace falta a las compañías para poder cumplir con esta regulación.
Para más información acerca de los pasos para cumplir con el RGDP así como los productos y servicios de Microsoft que ayudan al cumplimiento de éste, da clic aquí.

Maioria de esquerda chumba pacote legislativo do CDS para proteção dos idosos

"Esta maioria não está minimamente sensibilizada para um problema de um país onde, por dia, três idosos são maltratados e violentados", disse deputada centrista.
Resultado de imagem para Maioria de esquerda chumba pacote legislativo do CDS para proteção dos idosos
A maioria de esquerda chumbou hoje o pacote legislativo de proteção aos idosos apresentado pelo CDS-PP, incluindo a criminalização dos maus-tratos, levando os centristas a considerar que "caiu a máscara" aos partidos que apoiam o Governo.
"Caiu a máscara a esta maioria. Esta maioria não é efetivamente para os mais velhos", declarou a deputada do CDS-PP Vânia Dias da Silva aos jornalistas, após as votações no parlamento.
Para a deputada, "esta maioria não está minimamente sensibilizada para um problema de um país onde, por dia, três idosos são maltratados e violentados".
Vânia Dias da Silva vincou a argumentação segundo a qual os centristas pretendiam criar um "crime específico", tal como já acontece com a violência doméstica e a violência no namoro.
A maioria de esquerda chumbou a criminalização de condutas que atentam contra os "direitos da pessoa idosa", a indignidade sucessória dos condenados por crimes de abandono e omissão de obrigação de alimentos, bem como a recomendação para a criação de um estatuto do cuidador informal.
A criminalização da violência contra os idosos foi chumbada com os votos a favor do PSD, CDS-PP e PAN e votos contra dos restantes partidos. A mesma votação ditou o chumbo da proposta para a indignidade sucessória e da recomendação para o estatuto do cuidador informal.
As propostas apresentadas pelo PAN, de criminalização de "novas condutas praticadas contra pessoas especialmente vulneráveis" e de um regime especial para proteção de idosos em matéria de defesa do consumidor, foram igualmente chumbadas.
As iniciativas do PAN foram chumbadas com os votos a favor do proponente e do CDS-PP, abstenção do PSD e o voto contra das restantes bancadas.
Entre o pacote legislativo do CDS-PP, a única proposta aprovada foi uma recomendação ao Governo para que estude a criação de uma estrutura que dê "resposta integral e transversal a pessoas em situação de risco ou de vulnerabilidade, designadamente em matéria de promoção e proteção dos direitos das pessoas idosas".
Esta recomendação foi aprovada com os votos a favor de PSD, CDS-PP, PAN e do deputado independente eleito pelo PS Paulo Trigo Pereira.
Ainda no capítulo da situação das pessoas idosas, o parlamento aprovou uma recomendação ao Governo apresentada pelo PEV para "reforço da fiscalização aos lares de idosos para garantir a dignidade dos utentes", que teve apenas a abstenção do PSD.
A bancada social-democrata foi a única a votar contra o projeto de resolução do PCP recomendando ao Governo "medidas para a promoção do envelhecimento com direitos".
Lusa

Cancro colorretal mata 4 mil portugueses por ano. Especialistas deixam alerta

Resultado de imagem para Cancro colorretal
Número de pessoas a morrer com problemas no intestino grosso está a aumentar, em Portugal. Especialistas sublinham importância de diagnóstico precoce.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Luís Tomé, defende uma discussão aberta sobre o melhor método de prevenir o tumor colorretal, que mata anualmente cerca de 4 mil pessoas em Portugal.
"As pessoas não se apercebem da dimensão da questão, mas é uma coisa verdadeiramente brutal. Estamos perante um problema em que há uma mortalidade oito vezes superior àquela que acontece como consequência dos acidentes de viação", disse o especialista.
Segundo Luís Tomé, que falava a propósito da Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que vai decorrer no sábado, na Figueira da Foz, a mortalidade associada ao cancro colorretal não para de aumentar em Portugal, enquanto outros países já conseguiram inverter essa tendência.
Os cancros do intestino grosso são possíveis de prevenir "porque os tumores desenvolvem-se quase sempre em cima de pólipos, que quando crescem de uma certa maneira transformam-se em estruturas malignas".
"Quando encontrarmos os pólipos [através da colonoscopia] e os removermos, evitamos que se desenvolvam tumores nos intestinos", sublinhou Luís Tomé, defendendo que todas as pessoas a partir dos 50 anos deviam realizar uma colonoscopia.
O presidente da SPG salienta que, nos países desenvolvidos, "verifica-se que o número de doentes que morrem com problemas do intestino grosso têm vindo a diminuir, porque eles encontram os pólipos e removem-nos", ao contrário do que acontece em Portugal, em que tem crescido.
"A Direção-Geral de Saúde tentou implementar um sistema em que tentam encontrar as pessoas que têm pólipos, pesquisando o sangue oculto nas fezes, mas essa pesquisa é pouco sensível para detetar os pólipos, sendo mais sensível para detetar os tumores", disse.
Para Luís Tomé, o método que está a ser seguido "não é propriamente rigoroso", dando o exemplo dos Estados Unidos da América e também de países europeus, em que a prevenção assenta exclusivamente em colonoscopias, que permitam a remoção dos pólipos durante o exame.
Enquanto uma colonoscopia deve ser realizada de 10 em 10 anos, os testes de sangue oculto nas fezes tem de ser realizado todos os anos e a "experiência mostra-nos que as pessoas perdem a paciência e deixam de o fazer".
Por outro lado, referiu, o sangue oculto "deteta mais tumores do que pólipos e o que se quer é encontrar pólipos antes de se transformarem em tumores, que é o que está a matar".
Na reunião de sábado, na Figueira da Foz, em que vão participar cerca de 250 especialistas, o presidente da SPG pretende uma discussão aberta sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento, de forma a inverter a tendência de evolução do número de tumores.
"Neste momento, as pessoas já estão mais sensibilizadas e já se realizam mais de 300 mil colonoscopias anuais em Portugal, pelo que estamos a começar a caminhar para um bom caminho", enfatizou Luís Tomé.

Fonte: TSF/Lusa
Foto: Miguel Pereira da Silva/Global Imagens

Cripto quê?

As criptomoedas têm um grupo de indefectíveis e uma legião de críticos. Sendo virtuais, este tipo de moedas pode ser transferido de pessoa para pessoa sem passar por bancos ou intermediários.
Celso  Filipe
Celso Filipe 08 de fevereiro de 2018 às 23:00
Além disso, como não estão reguladas, isso significa que os seus utilizadores pagam taxas menores nas transacções, com a vantagem de as mesmas poderem ser realizadas em qualquer país.


Por estes dias têm-se avolumado os avisos sobre os riscos das criptomoedas. Do Banco Central Europeu ao Goldman Sachs, passando pelo Banco de Pagamentos Internacionais e Nouriel Roubini, vieram alertas materializados  em definições fortes. As criptomoedas são uma "bolha", um "esquema Ponzi", "activos muito arriscados", um "desastre ambiental" e qualquer valor que se lhe atribua, acima de zero, é "caro".


Em paralelo, bancos com o JP Morgan Chase, o Lloyds Banking e o Citigroup estão a proibir os seus clientes de usarem o cartão de crédito para adquirirem moedas digitais. Um evidente sinal de desconfiança, visto recearem que a queda do valor destas moedas impossibilite os clientes de saldarem as suas dívidas.


Naturalmente, cada pessoa é livre de investir o seu dinheiro onde quiser e isso inclui aplicá-lo em criptomoedas. Se esse direito não lhe pode ser sonegado, não é menos verdade que é preciso ter as máximas cautelas em relação a estas moedas virtuais, devido à sua volatilidade. Por exemplo, o preço do petróleo sobe ou desce em virtude de factores conhecidos. Menos produção e maior procura são ingredientes que fazem aumentar a cotação, o inverso promove a sua queda. No caso das criptomoedas a volatilidade é muito maior, na medida em que estão longe de ser claros ou previsíveis os factores que impactam no seu preço.  E outro factor adicional de ameaça é o de que se trata de um activo que não é regulado por qualquer banco central, sendo por isso fácil perder-lhe o rasto.


Os alertas das organizações mencionadas e os factos expostos convergem para uma única conclusão: a aposta em criptomoedas, particularmente por parte dos pequenos investidores (os mais vulneráveis), deve ser evitada a todo o custo. A prudência terá de sobrepor-se à ganância. As intervenções assertivas do Banco Central Europeu e de outras autoridades reforçam a ideia de que as criptomoedas são uma história que irá ter um fim triste. Cabe aos investidores decidirem se querem participar nela, na certeza de que mais tarde não poderão lamentar-se da falta de aviso.

Fonte:Jornal de Negócios

LBP Faz Balanço dos Contactos com o Governo e Reforça Estratégia


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai reunir em Conselho Nacional Extraordinário, em Palmela, no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal.

Nesta reunião, pretende-se fazer o balanço dos contactos entretanto havidos com o Governo nos últimos dois meses, na sequência da decisão do anterior Conselho Nacional da LBP, realizado em Santarém, em 8 de Dezembro do ano transacto. Ali, foi aprovada uma moção onde são elencadas as questões que os bombeiros consideram como prioritárias e foi decidido fazer um balanço ao seu acolhimento pela tutela num prazo de 45 dias.

Na sequência das decisões que possam vir a ser tomadas em Palmela, a LBP tem já prevista uma reunião magna, de direcções e comandos das associações e corpos de bombeiros de todo o país, a decorrer em 24 de Fevereiro próximo, no CNEMA, em Santarém.

Programa do Conselho Nacional:

09h15 – Formatura e recepção às entidades convidadas

09h30 – Sessão de abertura do Conselho Nacional Extraordinário

10h00 – Início da sessão de trabalhos

13h00 – Encerramento dos trabalhos

Fonte: BPS

Crise humanitária na Venezuela assusta os países vizinhos

A Colômbia decidiu reforçar as tropas na fronteira com mais 3 mil soldados e decretou várias medidas para conter a avalanche de venezuelanos desesperados, devido à fome e à falta de medicamentos.
No último ano, as autoridades da Colômbia deixaram entrar 550 mil venezuelanos no país. Inicialmente tinha um passe migratório que lhes permitia comprar comida e voltar à Venezuela, mas agora não regressam a casa e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou mais restrições.
A Colômbia prepara-se para estancar a avalanche de refugiados da Venezuela e também o Brasil promete tomar medidas.
O ministro brasileiro da Defesa visitou o estado de Roraima, que se diz sem meios para responder às necessidades dos venezuelanos. Na cidade de Boa Vida, junto à fronteira, há cerca de 40 mil venezuelanos que criaram autênticos bairros de lata.
As tendas distribuídas por agências da ONU já estão esgotadas e o governo do Brasil prepara-se agora para deslocar os venezuelanos para outras regiões do país.
A imprensa venezuelana diz que há 35 mil pessoas que todos os dias tentam chegar à Colômbia ou ao Brasil.
O presidente Nicolás Maduro marcou eleições presidenciais para 22 de abril e pode ser o único candidato. A oposição ainda não decidiu se participa e exige garantias e a presença de observadores internacionais.

Fonte: TSF
Foto: Carlos Eduardo Ramirez/Reuters

SAÚDE: iniciativas parlamentares do BE nas últimas semanas (5 e 6)

Bloco solicita audição sobre o encerramento de camas no Hospital Pulido Valente, em Lisboa

O Bloco de Esquerda chamou a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) ao Parlamento para se pronunciar sobre o encerramento de 54 camas de internamento de doentes agudos no Hospital Pulido Valente para entregar 44 camas à exploração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Hospital Pulido Valente já tinha visto serem transferidos para o Hospital de Santa Maria, também pertencente ao CHLN, os serviços de Cirurgia Geral e Digestiva, Cirurgia Vascular, Urologia, Otorrinolaringologia, Gastrenterologia e Dermatologia. Agora encerram duas enfermarias para abrir uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, numa parte de um edifício cedido à Santa Casa.

Esta audição vai decorrer no dia 14 de fevereiro de manhã, na Comissão Parlamentar de Saúde.

Projetos de Resolução
- Recomenda a inclusão do semáforo nutricional nos alimentos embalados. Este projeto, disponível aqui, foi rejeitado.

- Contratação definitiva dos profissionais de saúde colocados ao abrigo do plano de contingência da gripe. Este projeto, disponível aqui, foi aprovado.

- Recomenda a abertura de concurso para contratação de médicos recém-especialistas até 30 dias após a conclusão do internato médico. Este projeto, disponível aqui, foi aprovado.

- Recomenda a isenção de pagamento de taxas moderadoras, a comparticipação de medicamentos e o apoio no transporte não urgente para doentes com Esclerodermia. Este projeto, disponível aqui, não está ainda agendado.


Perguntas endereçadas ao Governo
- Acesso de grávidas a atendimento nos prazos preconizados pelo plano de consultas de saúde materna (ver aqui)
- Atraso na publicação do Despacho que estipula o número de USF que podem transitar de Modelo A para Modelo B (ver aqui)
- Serviço de cirurgia maxilo-facial no Centro Hospitalar Tondela Viseu (ver aqui)
- Acesso a tratamentos de oncologia no Hospital de Torres Vedras, do Centro Hospitalar do Oeste (ver aqui)
- Portaria em falta relativa à obtenção, a título excecional, pelos clínicos gerais, do grau de especialista em medicina geral e familiar (ver aqui)
- Falecimento de menina de catorze anos após dois atendimentos no Centro de Saúde de Castro Daire (ver aqui)
- Falta de enfermeiros/as no Centro Hospitalar Tondela Viseu (ver aqui)
- Solicitação de tarefas aos/as enfermeiros/as no ACES Dão – Lafões (ver aqui)
- Utente internada em psiquiatria no Hospital de Guimarães morre com Gripe A*
*(hiperligação ainda não disponível)


Audiências
- Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN)
- Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública
- Peticionários/as pela revisão da Lei de bases da Saúde


Intervenções sobre saúde no plenário da Assembleia da República

imagem 1.JPG
Moisés Ferreira apresenta o Projeto do Bloco que recomenda ao Governo a inclusão do semáforo nutricional nos alimentos embalados

imagem 1.JPG
Moisés Ferreira apresenta dois projetos de resolução sobre a contratação de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde

imagem 1.JPG
Moisés Ferreira encerra o debate sobre dois projetos do Bloco relativos à contratação de profissionais para o SNS

imagem 1.JPG
Declarações Políticas: Moisés Ferreira fala sobre a necessidade de garantir maior investimento público para combater as assimetrias regionais na área da saúde

banner-nome-cristina-andrade.jpg

Raríssimas: Situação é “muito grave” e presidente pede donativos

Resultado de imagem para Raríssimas: Situação é “muito grave” e presidente pede donativos
A presidente da Raríssimas afirmou hoje que a situação da associação é "muito grave" e apelou para a ajuda de todos os portugueses, principalmente dos mecenas, para conseguir salvar a instituição.
Sem especificar valores, nomeadamente da quebra dos apoios desde o escândalo que abalou a instituição, a presidente da Raríssimas disse que encontrou a associação numa situação "muito delicada."
Em janeiro, a quebra dos donativos dos mecenas foi significativa, embora a presidente não especifique valores.
Numa conferência de imprensa marcada para assinalar o primeiro mês da nova direção da Associação, a presidente revelou que já foram efetuados alguns cortes, como uma viatura que tinha "um custo não aceitável", e ainda ao nível de alguns aumentos salariais que não se vão verificar.
As dívidas com os fornecedores estão a ser negociados e os salários a serem pagos, afirmou.
A Raríssimas é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que recebe financiamento do Estado, cuja gestão foi colocada em causa por uma reportagem da TVI, exibida em 09 de dezembro.
Uma reportagem divulgada em dezembro pela TVI denunciou alegadas irregularidades na associação, incluindo o uso indevido de dinheiro da IPSS para fins pessoais, visando em particular a fundadora e, até então, presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa, que, entretanto, se demitiu do cargo.
Paula Brito da Costa foi constituída arguida no âmbito da operação Raríssimas desenvolvida pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público, que está a ser conduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.
Este caso provocou, no dia 12 de dezembro, a demissão do secretário de Estado da saúde Manuel Delgado, que a TVI noticiou ter sido consultor remunerado da associação, contratado entre 2013 e 2014, com um vencimento de três mil euros por mês.
Em 03 de janeiro, foi eleita em Assembleia-Geral Extraordinária uma nova direção da Raríssimas com base numa lista apresentada por pais de utentes e funcionários da associação, presidida pela socióloga Sónia Margarida Laygue, mãe de uma criança de três anos com uma doença rara.
Na cerimónia de posse, em 05 de janeiro, Sónia Margarida Laygue elegeu como prioridades "esclarecer a situação financeira da instituição, manter o financiamento e apoios previstos nos próximos meses" e "retomar a confiança de todos os parceiros.
Esta quarta-feira, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas. “Indefiro o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas”, refere o despacho assinado.
A decisão foi tomada com base na Lei-Quadro das Fundações e depois de ouvidos os serviços competentes do Ministério da Solidariedade Emprego e Segurança Social e analisados os fundamentos constantes nas informações sobre o processo administrativo.
A criação da fundação era uma intenção da ex-presidente da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras (Raríssimas) Paula Brito e Costa, tendo o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas dado entrada na presidência de Conselho de Ministros em abril do ano passado.
Fonte: Sapo 24

360º - Explicador: a Igreja e a polémica sobre a abstinência sexual dos recasados. Entrevista com o responsável pelo rating de Portugal na Moody's

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Vamos começar o dia a falar de dinheiro:

Capítulo I: Vamos dar mais dinheiro?
O Governo americano teve um mini-shutdown esta madrugada, quando o senador republicano Rand Paul se opôs à aprovação da proposta orçamental que juntou os dois partidos - Paul contesta o enorme aumento da despesa que decorre do acordo. Segue-se agora a votação na Câmara dos Representantes.

Capítulo II: Vamos perder mais dinheiro?
A Bolsa de Nova Iorque teve ontem mais um dia negro, depois de um ligeiríssimo período de alívio: já perdeu mais de 10% nas últimas duas semanas. As perdas continuaram esta manhã na Ásia (e a bolsa de Lisboa abriu a cair0,93)%. O The New York Times escreve que o movimento não vai ser corrigido tão cedo: "os bons tempos acabaram".

Capítulo III: Vamos tratar do nosso dinheiro?
O “rating” de Portugal vai subir? Sim, mas a crise na banca pode fazê-lo cair de novo. O alerta é de Evan Wolhmann, o analista que toma a decisão final sobre o rating da Moody’s para Portugal e que deverá tirar Portugal do "lixo" já em abril. Em entrevista ao Edgar Caetano, avisa também para os perigos da dívida pública elevada e para o abrandamento das reformas.


Mais informação importante
Divórcio, abstinência sexual e Igreja. A intervenção de D. Manuel Clemente sobre a melhor forma de reintegrar os fiéis que casam uma segunda vez lançou a discussão e a polémica. A Igreja propõe mesmo a abstinência sexual nesses casos? E que orientações existem para o seu acolhimento? O João Francisco Gomes leu os documentos do Papa, do cardeal-patriarca e de outros bispos portugueses e dá oito respostas num Explicador essencial para perceber o que se passa.

Os juízes Rui Rangel e Fátima Galante voltam hoje a ser ouvidos no Supremo, mas a palavra "ouvidos", aqui, pode ser apenas uma imagem: ontem, nenhum dos dois prestou declarações. Só cá fora: aos jornalistas, Rangel disse que neste momento temos "a justiça e o Estado de Direito a funcionar".

Noutro tribunal de Lisboa, Cândida Almeida, a procuradora que esteve à frente do DCIAP, foi ouvida como testemunha no caso Manuel Vicente. Perante o facto de Orlando Figueira ter mandado destruir os documentos de um processo onde apareciam os rendimentos do ex-vice-Presidente de Angola, disse: "Como é que eu não vi isto?".

O antigo agente do SIS Frederico Carvalhão Gil foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão pelos crimes de espionagem e corrupção. Terá sido recrutado pelos serviços de informações russos.

O congresso do PSD é já no próximo fim de semana:

As multas nos transportes públicos podem dar origem a penhora de bens. Estão em causa 60 milhões de euros, escreve o JN.

Um responsável da Google garantiu ontem aos jornalistas que o espaço que a empresa vai abrir em Oeiras não é um call center (como, aliás, o Observador tinha adiantado na altura). E disse que ficou surpreendido com a polémica que surgiu quando foi feito o anúncio.

O Parlamento Europeu quer acabar com a hora de verão na Europa, mas não precisa de se preocupar: a Comissão já abateu a iniciativa.

Cristina Garcia, uma das principais figuras do movimento #MeToo, está a ser investigada por assédioa um colega. A notícia é do Politico.

Os Jogos Olímpicos de Inverno começam hoje e há dois portugueses a competir. Tem muito para ler:
  • Do Phelps do frio ao pugilista que ganhou no gelo, passando pela edição em que faltava neve, há sete momentos marcantes para conhecer;
  • Há duas irmãs inseparáveis, Hannah e Marissa Brandt, atletas de hóquei no gelo, que vão defrontar-se por dois países diferentes: uma representa os Estados Unidos, a outra a Coreia do Sul;
  • A Coreia do Norte enviou 26 atletas e, mais importante do que isso para o regime, 229 cheerleaders. Foram escolhidas pela aparência e pela fidelidade ideológica e Kim Jong-un chamou-lhes um "exército de beleza". Leia o texto e veja o vídeo. Entretanto, a irmã mais nova do ditador norte-coreano já chegou à Coreia do Sul.
Portugal venceu a Rússia por 3-2 e está pela segunda vez na final do Europeu de futsal - o Bruno Roseiro explica aqui como ganhámos o jogo. No sábado, Portugal joga contra a Espanha.


Os nossos Especiais
 
Depois da Catalunha, a Córsega? José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem os desafios de mais um nacionalismo, depois da visita de Emmanuel Macron ao território, no Conversas à Quinta desta semana.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Já não estamos no trilho, Sr. Presidente": "Esta maioria formou-se precisamente para mudar de trilho, não em relação à 'austeridade', mas em relação às 'reformas' que a governação de Passos Coelho ameaçava fazer. Era aí é que estava o problema".

João Cândido da Silva escreve "Cristiano Ronaldo ou Pedro Barbosa?": "Mário Centeno reconheceu que o Estado foi pior pagador em 2017. Pode ser o primeiro passo para desmentir que é um Ronaldo lá fora e um Pedro Barbosa cá dentro".

José Milhazes escreve "Russos perdem corrida no Espaço, mas 'têm mais talento' que americanos": "Parece que os papéis se inverteram. Desta vez, os russos ficaram tão surpreendidos com o lançamento do Falcon Heavy como os americanos ficaram com o primeiro voo espacial de Iúri Gagarin".

padre Miguel Almeida escreve sobre "o Patriarca e o sexo dos recasados": "O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados".

Mário Pinto escreve "A educação pública escolar não se deve avaliar?  É isso?": "Se os resultados humilhassem as escolas 'privadas', alguém imagina o ministro a desvalorizar os rankings e a valorizar estas escolas, com a argumentação romântica que usou para as escolas estatuais?"


Notícias surpreendentes

Esqueça Elon Musk, o Falcon Heavy e a SpaceX. Há 55 anos, Eurico da Fonseca apresentou o Bumerangue, o seu projecto de uma viagem tripulada a Marte. A NASA interessou-se pela ideia do "rocket man português", como ficou conhecido, e levou-o aos EUA. O Bruno Horta relembra a história.

Já é conhecido o cartaz do Primavera Sound do Porto. Há Lorde, Father John Misty e a nata do hip-hop.Conheça os detalhes aqui.

“Amor Amor” é a terceira longa-metragem de Jorge Cramez e, além de amor (claro), fala também de uma Lisboa desaparecida. André Almeida Santos escreve sobre o filme.

Alerta Dia dos Namorados: depois das 30 ideias de presentes para ela, temos hoje 30 ideias de presentes para ele.

Se gosta de festa de Carnaval, este artigo é para si: são 19 sugestões para se divertir em Lisboa e no Porto.

Está com frio? Olhe que em 1956 foi muito pior. No dia mais gelado do século XX em Lisboa, a temperatura chegou aos 2 graus negativos e os jornais da época diziam que o frio "penetrava nos ossos e em casa". Já agora: o que é feito das ceroulas?
Aqueça-se e até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa