terça-feira, 17 de agosto de 2021

VAGOS: Reunião Ordinária Pública a 19 de agosto

A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, presencialmente, esta quinta-feira, dia 19 de agosto de 2021, pelas 09h30, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Vagos.

No âmbito das medidas de contenção ao surto de COVID-19, os lugares disponíveis para o público são limitados.

Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:

  • Recursos humanos – abertura de procedimento concursal comum para ocupação de quatro postos de trabalho para técnico superior (monitor de desporto e atividade física), a termo resolutivo certo
  • Recursos humanos - abertura de procedimento concursal comum para ocupação de doze postos de trabalho para assistente operacional (auxiliar de ação educativa), a termo resolutivo certo
  • Plano de pormenor do parque empresarial de Soza (PPPES) – parcela a – alteração – discussão pública
  • Plano de pormenor do parque empresarial de Soza (PPPES) – parcela f – alteração – aprovação
  • Recursos humanos - abertura de procedimento concursal para ocupação de um posto de trabalho para a carreira e categoria de técnico superior – área de contabilidade, para constituição de vínculo de emprego público por tempo indeterminado
  • Pólo industrial do covão do lobo – estudo urbanístico de base – aprovação
  • Resumo diário da tesouraria
  • Subsídios
  • Isenção e redução de taxas
  • Habitação social - renda apoiada – revisão – bairro dr. Pedro Guimarães – bloco e – 2.º esq.
  • Gestão urbanística:  processo OEC 169/18
  • Intervenção do público

Guardas da GNR agredidos ao tentarem pôr fim numa festa ilegal em Vimioso

Militares da GNR do destacamento de Miranda do Douro foram na madrugada de sábado alvo de agressões, quando tentavam pôr fim a uma festa ilegal, no concelho de Vimioso, confirmou hoje à Lusa fonte do Comando Geral da GNR.

De acordo com a Divisão de Relações Públicas do Comando Geral da GNR, em Lisboa, "no decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda aperceberam-se que decorria uma festa nas traseiras de um estabelecimento, pelo que, deslocaram-se ao local no sentido de identificar o proprietário e fazer cessar a mesma".

"Quando chegaram ao local constataram que se encontravam cerca de 80 pessoas naquele espaço, tendo estes indivíduos evidenciado desde logo um comportamento hostil para com a presença da GNR, injuriando, ameaçando e agredindo os militares da Guarda, inclusive através do arremesso de objetos", indicou a mesma fonte

Segundo o Comando Geral da GNR, no seguimento da ação foram acionados os meios de reforço para o local, de forma a preservar a segurança e a integridade física dos demais envolvidos bem como dos militares da Guarda, o que levou à dispersão das pessoas presentes na festa e ao seu encerramento.

"Foram identificados três suspeitos e os factos foram remetidos para o Tribunal da área competente, distrito de Bragança", indicou a GNR.

Dois dos militares da Guarda deslocaram-se a uma unidade hospitalar, onde receberam tratamento a pequenas escoriações e um corte numa orelha.

Lusa

Vão acabar as sandes de chouriço, hambúrgueres e pizzas nos bares das escolas

Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos que passam a ser proibidos nos bares das escolas públicas, onde também deixará de haver hambúrgueres, cachorros-quentes e sumos com açúcar adicionado.

Estas são algumas das restrições previstas num despacho hoje publicado em Diário da República que limita a “venda de produtos prejudiciais à saúde” nos bufetes escolares e nas máquinas automáticas.

O diploma apresenta uma lista com mais de meia centena de produtos proibidos nas escolas, que revela uma nova redução de sal, de açúcar e mais um corte em alimentos com elevado valor energético.

As regras entram em vigor dentro de um mês e as escolas têm até ao final de setembro para rever contratos com fornecedores. No entanto, as prateleiras de alguns bares e expositores das máquinas automáticas poderão manter-se inalterados, uma vez que só serão revistos os contratos que não impliquem o pagamento de indemnizações.

O Governo pretende que as escolas públicas comecem a oferecer refeições "nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras".

Quando as aulas começarem, as escolas já não deverão ter “bolos ou pastéis com massa folhada e/ou com creme e/ou cobertura, como palmiers, jesuítas, mil-folhas, bolas de Berlim, donuts, folhados doces, croissants ou bolos tipo queque”, lê-se no despacho.

As refeições rápidas, designadamente hambúrgueres, cachorros-quentes, pizzas ou lasanhas, assim como os gelados também têm os dias contados.

Ainda no que toca a salgados, vão desaparecem os rissóis, croquetes, empadas, chamuças, pastéis de massa tenra, pastéis de bacalhau ou folhados salgados.

As sandes ou outros produtos com chouriço, salsicha, chourição, mortadela, presunto ou bacon também passam a estar interditos, assim como as sandes ou outros produtos que contenham ketchup, maionese ou mostarda.

As alternativas poderão passar por pão com queijo meio-gordo ou magro, ovo, fiambre pouco gordo, atum ou outros peixes de conserva com baixo teor de sal ou pão com pasta de produtos de origem vegetal à base de leguminosas ou frutos oleaginosos, uma vez que todos estes são alimentos autorizados.

Estas sandes devem ser acompanhadas com produtos hortícolas, tais como alface, tomate, cenoura ralada e couve roxa ripada, sugere o ministério da Educação no despacho.

O diploma estabelece ainda o fim das bolachas e biscoitos, nomeadamente as “bolachas tipo belgas, biscoitos de manteiga, bolachas com pepitas de chocolate, bolachas de chocolate, bolachas recheadas com creme e bolachas com cobertura”.

A lista de proibições chega também às bebidas, passando a ser proibido vender nas escolas públicas refrigerantes de fruta, com cola ou extrato de chá, assim como águas aromatizadas, refrescos em pó, bebidas energéticas e preparados de refrigerantes.

Em alternativa, os bares serão obrigados a ter água potável gratuita, assim como garrafas de água, leite e iogurtes, ambos meio-gordo e magro.

Também haverá “tisanas e infusões de ervas” e “bebidas vegetais, em doses individuais”, ambas sem adição de açúcar, assim como sumos de fruta e ou vegetais naturais, que contenham pelo menos metade de fruta e ou hortícolas e monodoses de fruta.

É também o fim dos rebuçados, caramelos, pastilhas elásticas com açúcar, chupas ou gomas, assim como dos snacks doces ou salgados, designadamente tiras de milho, batatas fritas, aperitivos, pipocas doces ou salgadas.

As sobremesas doces - mousse de chocolate, leite-creme ou arroz-doce – devem dar lugar à fruta, e os chocolates e barritas de cereais podem ser substituídos por snacks de fruta desidratada sem açúcar ou snacks à base de leguminosas, que contenham pelo menos metade de leguminosas e um teor de sal inferior a um grama.

Pão, fruta fresca e saladas são alguns dos alimentos obrigatórios, segundo o diploma que define ainda a obrigatoriedade de disponibilizar sopa de hortícolas e leguminosas nas escolas com ensino noturno.

Pão com queijo fresco, com requeijão ou um queijo pouco gordo são alternativas que as escolas passam a ter.

Cabe aos diretores das escolas definir o horário de funcionamento do bufete, mas o Governo recomenda que abra 20 minutos antes do início da primeira aula da manhã e que esteja fechado à hora do almoço, “exceto nas escolas que apenas disponham de ensino secundário, em que o bufete pode permanecer aberto sempre que se justifique”.

Sobre as máquinas de venda automática, o Governo sublinha que só devem ser equacionadas quando o serviço de bufete é insuficiente e que só poderão vender o que é permitido nos bares.

Além disso, estas máquinas “não podem disponibilizar chocolate quente nem adicionar mais de cinco gramas de açúcar por cada bebida”, acrescenta o diploma, que define que devem ser instaladas longe do bufete e com acesso bloqueado quando o refeitório está a funcionar.

Já sobre as refeições escolares, devem obedecer às orientações da Direção-Geral da Educação (DGE) e as ementas devem ser elaboradas, sempre que possível, sob orientação de nutricionistas.

As ementas e a composição das refeições devem contemplar os princípios da dieta mediterrânica, assim como refeições vegetarianas, dietas justificadas por prescrição médica (como as alergias ou intolerâncias alimentares) e dietas justificadas por motivos religiosos.

Em 2017, foi criado o plano integrado de controlo da qualidade e da quantidade das refeições servidas nas escolas, onde também passou a ser obrigatório ter uma opção vegetariana.

Em 2019, foi proibida a publicidade a géneros alimentícios e bebidas de elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos trans nas escolas.

O diploma hoje aprovado vem cumprir o definido no Orçamento do Estado para 2020, no qual o executivo ficou encarregue de estabelecer novas regras para os bares e máquinas automáticas.

Lusa
Imagem: Sapo24

Sociedade Columbófila recebeu candidatura do PSD à União de Freguesias Cantanhede e Pocariça


Os candidatos da lista do PSD à União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, acompanhado por António Carvalho, Mafalda Reis, Elisabete Rocha, João Bento e Paulo Ferreira, deslocaram-se na noite do passado dia 16 de agosto, à sede da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a fim de apresentarem os principais eixos da sua candidatura e trocarem impressões sobre o trabalho e dinâmicas da Associação, sediada na cidade de Cantanhede.

Recebidos pela Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva, que se fez acompanhar pelas suas vices presidentes Patrícia Neves e Magda Silva e pelo vogal Casas de Melo, agradeceu a presença da delegação do PSD, referindo em breves palavras o interesse daquela visita para a sua Associação.

Nuno Caldeira, após agradecer a disponibilidade da Direcção da Sociedade Columbófila, para receber os membros da sua lista, elogiou o trabalho e dedicação dos voluntários da Associação, considerando-a uma referência no associativismo da freguesia.

Neste encontro, os dirigentes presentes, tiveram a oportunidade de dar a conhecer pormenorizadamente as actividades desenvolvidas pelas várias secções, referindo-se igualmente aos projectos de âmbito social que estão a desenvolver nesta data aproveitando o momento, para enaltecer e agradecer todo o apoio que o executivo da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, na pessoa da sua Presidente Aidil Machado, deu à Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
O candidato do PSD, Nuno Caldeira, defendeu a importância da continuidade destes apoios, dado pela sua autarquia neste sector associativo, considerando, também, que o trabalho de cooperação é de uma importância vital para o progresso e desenvolvimento das Associações culturais e desportivas, da freguesia.

Refere por último, Nuno Caldeira, que embora o número de Associações seja bastante acentuado, o que obriga a um grande esforço para conseguir apoiar todas, caso seja eleito o seu executivo, tudo fará para que a continuidade destes apoios sejam uma realidade.


Reguengos de Monsaraz | Praia fluvial de Monsaraz vai receber sessão de retrato de estúdio para seniores


A praia fluvial de Monsaraz vai receber no dia 19 de agosto, pelas 9h30, uma sessão de retrato de estúdio para seniores. Esta ação faz parte do Topofilias, um projeto de fotografia para seniores, e está integrada no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
A sessão tem direção artística e criação de Ana Luena e José Miguel Soares e é produzida pela Malvada Associação Artística. As fotografias estão a cargo de José Miguel Soares com a assistência de produção de Beatriz Ourique.
José Miguel Soares é fotógrafo e psicólogo, residiu em Lisboa e em Roma onde trabalhou em imagem e comunicação durante mais de uma década e atualmente mora em Évora. Tem as suas fotografias publicadas em dezenas de revistas e publicações e em paralelo ao seu trabalho de autor tem realizado vídeo e fotografia comercial para agências e marcas nacionais e internacionais.




Castelo de Paiva | Evento promovido pela ADRIMAG em parceria com a autarquia paivense

 Espectáculo musical “ As Vinhas e o Rio “ realiza-se em Várzea junto ao Rio Paiva

 Promovido pela ADRIMAG e pelo Município de Castelo de Paiva, começa já no próximo fim de semana o evento “LENDAS MIL” que integra um conjunto de espectáculos de música tradicional, fado, música folk, teatro, teatro musical e dança, que decorrerão entre este mês de Agosto e Julho de 2022, sendo que o primeiro evento, acontece já no próximo fim de semana, 20 e 21 de Agosto, junto ao Rio Paiva, na zona de Várzea, em Bairros, sob a temática “As Vinhas e o Rio”.

Os espectáculos realizar-se-ão nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, em palcos improváveis, como aldeias tradicionais, espaços naturais, junto a edifícios e monumentos históricos, entre outros, sendo que, nesta apresentação em Castelo de Paiva, vai actuar o grupo de musica tradicional Os Amigos da Sexta, no dia 20 pelas 21h30, e no Sábado também à mesma hora, um concerto da Banda Marcial de Bairros, com a direcção artística de Rui Sampaio e a actuação dos artistas convidados Simão Oliveira, Daniel Pinto, Joana Marçal e Hugo Vasconcelos.

A entrada é gratuita, mas condicionada à obtenção de bilhete no local. Os espectáculos têm lotação limitada e obedecem ao cumprimento das orientações da DGS no âmbito da COVID-19, sendo que, o evento “LENDAS MIL” é promovido pela ADRIMAG, entidade líder, em parceria com o Município de Arouca, Município de Castelo de Paiva, Academia de Música de Castelo de Paiva Município de Vale de Cambra, sendo financiado pelo NORTE 2020 no âmbito do projecto “No Palco das Memórias”.

 Carlos Oliveira

Ansião | Assinalado Dia Internacional da Juventude


O Município de Ansião desenvolveu diversas atividades para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se comemorou no passado dia 12 de agosto.

Numa organização conjunta da autarquia e do Conselho Municipal de Juventude, nesse mesmo dia foram divulgados nas redes sociais do município dois vídeos alusivos, um stop motion de caráter didático realizado no âmbito das Férias em Movimento com a colaboração da Ansião TV, e outro com uma “Mensagem Pela Paz”, interpretada musicalmente por dois jovens do concelho.

No dia 13 à noite levou-se a cabo, nos bares da vila de Ansião, uma ação de sensibilização e prevenção do consumo de álcool, que contou com a colaboração da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da Guarda Nacional Republicana e da UCC Nabão - Unidade de Cuidados na Comunidade de Ansião, e com a presença do Vereador com o pelouro da Juventude, Paulo Fernandes, e de jovens representantes do Conselho Municipal de Juventude.

Os jovens dos 14 aos 30 anos puderam ainda usufruir, de 9 a 14 de agosto, de entradas gratuitas no Complexo Monumental de Santiago da Guarda e na Piscina Municipal.

Fogo do Algarve obrigou a retirar de casa 81 pessoas e a evacuar canil

O incêndio rural que lavra em três concelhos do Algarve desde segunda-feira obrigou a retirar de casa preventivamente 81 pessoas e a evacuar um canil com quase 200 animais, foi hoje anunciado.

Na conferência de imprensa de balanço no centro multiúsos no Azinhal, Castro Marim, pouco depois das 11:00, o comandante das operações de socorro, Richard Marques, referiu que foram montadas duas zonas de apoio à população - em Tavira, que acolheu 26 pessoas, e outra em Castro Marim, com sete pessoas acolhidas, que deveriam regressar às suas habitações esta manhã.

O responsável revelou que foi necessário retirar "80 cães e 110 gatos" do Canil Intermunicipal de Castro Marim -- Vila Real de Santo António, que foram colocados em Tavira e Loulé, com o apoio de voluntários.

Marco Ferreira, da Guarda Nacional Republicana, adiantou que desde o início do incêndio foi necessário "evacuar 12 localidades" e que "81 pessoas foram deslocadas para locais seguros", destacando a "ausência de feridos na população".

Quanto a edifícios destruídos, o representante indicou que o levantamento será feito assim que for possível, referindo ter conhecimento apenas de uma oficina danificada.

Presente na conferência, a presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, afirmou ter testemunhado "algumas habitações pelo menos parcialmente afetadas" e destacou que a zona da mata da Santa Rita "foi muito afetada", tendo o fogo destruído a zona de lazer.

O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, relatou a "tristeza" de muitos habitantes que viram reduzidos a zero o seu rendimento, já que ficaram com as suas culturas e pomares "totalmente destruídos".

O governante realçou que alguns populares tiveram de combater as chamas que ameaçavam as suas habitações "pelas suas próprias mãos", devido à ausência de bombeiros.

Já o presidente de Câmara de Vila Real de Santo António, anunciou que o incêndio provocou "bastantes estragos" na freguesia de Vila Nova de Cacela e enalteceu a "ação cívica" das populações na retirada dos animais do canil, que foi feita com "prudência e sucesso".

O alerta para o incêndio rural foi dado às 01:05 de segunda-feira e o fogo chegou a ser dado como dominado pelas 10:20, mas o "quadro meteorológico severo", com altas temperaturas e vento, estiveram na origem de uma "reativação muito forte, em pleno período crítico do dia, junto à cabeça/flanco direito do incêndio original, e este ficou rapidamente fora da capacidade de extinção", explicou anteriormente Richard Marques.

As chamas chegaram depois aos concelhos vizinhos de Vila Real de Santo António e Tavira.

Às 12:30 de hoje encontravam-se 630 operacionais mobilizados, apoiados por 209 meios terrestres e oito meios aéreos, indicava a página da Proteção Civil portuguesa.

Para as 19:00 de hoje está prevista uma conferência de imprensa das autoridades para um novo ponto de situação.

Segundo informação divulgada na conferência de imprensa, este fogo afetou já uma área de cerca de 9.000 hectares, depois de registar uma "taxa de expansão de 650 hectares por hora".

De acordo com Richard Marques, até esta manhã o fogo "lavrou com muita intensidade, atingindo um perímetro de 43 quilómetros, numa área afetada de cerca de 9.000 hectares".

"O potencial deste incêndio é de 20.000 hectares", acrescentou.

O comandante referiu que, apesar das difíceis condições meteorológicas, foi possível durante a noite "executar o plano estratégico de ação" e que na manhã de hoje está a ser consolidado o grande objetivo de "sustentar a capacidade de travar" a progressão das chamas.

Um bombeiro ficou ferido sem gravidade durante o combate às chamas.

Lusa

Imagem: Sábado

Livros | Os números da Guerra de África como nunca foram apresentados


Uma nova e objectiva luz sobre a Guerra de África, é esta a proposta de Pedro Marquês de Sousa, tenente-coronel do Exército português doutorado em História, no livro Os Números da Guerra de África. Resultado de uma ampla e rigorosa investigação, a obra reúne, pela primeira vez, os dados constantes dos relatórios dos três ramos das Forças Armadas que participaram na Guerra de África (1961-1975) e ainda os números dos movimentos independentistas. Os mortos e os feridos, militares e civis, o armamento mobilizado, os desertores, as despesas do Estado. A realidade dos números, num livro que servirá para clarificar os debates do presente e de vital referência para o futuro. Com prefácio do major-general João Vieira Borges, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, Os Números da Guerra de África chegam à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Agosto, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, da Comissão Cultural da Marinha, da Direção de História e Cultura Militar, da Força Aérea Portuguesa e da Associação 25 de Abril. O lançamento da obra acontece no dia 9 de Setembro no Palácio da Independência em Lisboa.

Já muito fora escrito sobre a Guerra de África, no que aos aspectos políticos e sociais, e até geoestratégicos, diz respeito, mas os dados estatísticos analisados nessas abordagens apenas reflectiam os relatórios do Exército português, o ramo das Forças Armadas que mais interveio em combate. Era preciso clarificar a realidade dos números e Pedro Marquês de Sousa, tenente-coronel do Exército doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, fê-lo neste Os Números da Guerra de África.

No caso das baixas em combate, por exemplo, as informações oficiais apontavam, até aqui, para os 8 mil militares portugueses mortos, mas, segundo a investigação de Pedro Marquês de Sousa, foram mais de 10 mil os homens que perderam a vida nas três frentes.

Esta ampla investigação dá-nos também a conhecer quantas foram as baixas dos movimentos independentistas, de guerrilheiros, de civis, assim como a real mobilização dos militares portugueses, as despesas do Estado Português, a quantidade de armas, de aeronaves, de navios, de viaturas. Até são apresentados os números dos desertores. Toda a logística dos três ramos das Forças Armadas, enriquecida com tabelas, gráficos e mapas.

O impacto que a guerra de África teve na sociedade, na economia e na história dos povos de quatro nações faz desta uma obra obrigatória para clarificar os debates do presente, mas também um documento histórico de vital referência para o futuro.

É esse impacto que João Vieira Borges, major-general, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, destaca no prefácio da obra. «Sustentado por fontes primárias existentes nos diferentes arquivos das Forças Armadas Portuguesas, o autor divulga novos dados e actualiza outros relativos a uma guerra que marcou e marca profundamente, ainda hoje, toda uma geração de cidadãos, em especial os combatentes.»

Os Números da Guerra de África chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Agosto. A obra estará ainda disponível, em edição digital, nas principais plataformas de distribuição de ebooks, da Amazon à portuguesa Wook, da espanhola Casa del Libro à americana Barnes & Noble, da Kobo à Scribd, com distribuição da Libranda. Esta é uma edição da Guerra e Paz Editores com o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, da Comissão Cultural da Marinha, da Direção de História e Cultura Militar, da Força Aérea Portuguesa e da Associação 25 de Abril.

O lançamento oficial da obra acontece no próximo dia 9 de Setembro, pelas 18h00, no Palácio da Independência, em Lisboa, e contará com a apresentação do prefaciador da obra, o major-general João Vieira Borges.

Os Números da Guerra de África
Pedro Marquês de Sousa
Não-Ficção/História
384 páginas · 15x23 · 16 €
Nas livrarias a 24 de Agosto

Algarve | Fornecimento de água será interrompido em Caniné na manhã do dia 18 de agosto

O Município de Silves informa que, devido à necessidade de gestão, fiscalização e coordenação da segurança da Empreitada de Dispositivos de Controle e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água, o fornecimento de água será interrompido no dia 18 de agosto, entre as 08h00 e as 12h00, afetando a localidade de Caniné.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a Autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.


São Pedro de Moel | Exposição de Imagem de Natureza patente no Cosmos Azul e Mar

O Cosmos Azul e Mar, localizado em São Pedro de Moel, vai ter patente a exposição “FIIN - Festival Internacional de Imagem de Natureza”, de 20 de agosto a 1 de setembro. A entrada é gratuita.

Esta exposição diz respeito ao Concurso de Fotografia da Biodiversidade, ao Concurso de Desenho da Biodiversidade 2020 e ao 1º Concurso Juvenil de Imagem de Natureza, realizados no âmbito do IV Festival Internacional de Imagem de Natureza 2020, organizado pelo Município de Vila Real.

Apresenta fotografias de biodiversidade, desenho científico e de natureza e imagem juvenil de natureza, através das quais se pretende promover e preservar a própria biodiversidade, para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, representando espécies da fauna e flora, através da seleção e classificação de trabalhos/desenhos/ilustrações relacionadas com esta temática.

A exposição “FIIN - Festival Internacional de Imagem de Natureza” está patente no Cosmos Azul e Mar, de 20 de agosto a 1 de setembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira (exceto quintas-feiras) das 15h00 às 22h00; e ao sábado e domingo, das 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

Grupo “Os Mosqueteiros” voltam a doar material à Sociedade Columbófila


Os Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, voltaram a reconhecer o trabalho desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, doando mais uma vez, um vasto conjunto de caixilharia, portas exteriores e interiores, provenientes de um dos seus ramos de negócio e que se destinam ao apetrechamento e recuperação de algumas habitações, de famílias carenciadas, da cidade do Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde.

A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante de uma parceria estabelecia já há alguns anos, tem permitindo a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente dar continuidade a um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que se concretizou no passado e que permitiu o envio de já 19 contentores para Cavo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” às necessidades de outras instituições do distrito de referência no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos.

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de reforçar as reservas que esta Associação tem, irá responder às necessidades imediatas das famílias carenciadas, sendo igualmente encaminhado para os projectos de cooperação.

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo através da responsabilidade social da empresa, aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.

MEDWATERICE – ESAC acolhe reunião do Conselho Executivo e promove visitas técnicas


No âmbito da sua participação no MEDWATERICE “Utilização sustentável da água nos agroecossistemas do arroz na região mediterrânica”, nos próximos dias 7 e 8 de setembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe a reunião do Conselho Executivo (Executive Board) deste consórcio e promove visitas técnicas aos campos experimentais portugueses do Baixo Mondego e Vale do Lis.

O programa inicia-se com uma reunião para preparação da apresentação a ser feita à entidade avaliadora externa e às agências de financiamento de cada um dos países envolvidos no projeto. Segue-se uma breve apresentação do esboço de vídeo promocional do projeto e sua apreciação pelos membros.

Para o período da tarde do 1.º dia está agendada a visita aos campos experimentais do projeto situados no Baixo Mondego: Talhão experimental na ESAC (Coimbra), Campo Experimental do Bico-da-Barca da DRAPC – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (Montemor-o-Velho) e Quinta do Canal, da ABOFHBM – Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego (Figueira da Foz), nos quais estão a ser levadas a cabo experiências de poupança de água na rega de arroz. Está ainda prevista uma visita à sede da ABOFHBM, em Quinhendros, Montemor-o-Velho.

Para a manhã de 8 de setembro está planeada uma apresentação à distância de Stefano Corsi - Economista Agrário da Università degli Studi di Milano (Itália), na qual falará sobre a metodologia aplicada e os resultados alcançados nas entrevistas realizadas aos produtores de arroz da região de Lomellina, Itália, com o objetivo de perceber a sua recetividade para a introdução da técnica de alagamento intermitente (AWD, Alternate Wetting and Drying flooding), seguida de discussão. Posteriormente, haverá lugar para uma reflexão sobre os resultados obtidos através das diferentes experiências feitas nos estudos de caso portugueses - Baixo Mondego e Vale do Lis - e será ainda efetuada uma atualização das atividades desenvolvidas e metodologias utilizadas.

O programa termina com a visita à Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, em Monte Real, seguida aos campos experimentais da Quinta de Nuno Henrique Guilherme (Monte Real) – experiência de AWD, e à Quinta Delfim Eugénio (Leiria) – experiência de rega por gotejamento do arroz.

Recorde-se que o projeto MEDWATERICE faz parte da iniciativa PRIMA (http://prima-med.org/) – Parceria para a Investigação e Inovação na Área Mediterrânica – um instrumento da União Europeia para promover a colaboração entre os países euro-mediterrânicos no reforço da investigação e inovação e inclui-se na secção 2 – multi-topic 2018; ponto 1.1.3: tecnologias e práticas de rega. Teve início a 1 de abril de 2019, a sua duração prevista é de 3 anos e envolve na ESAC doze investigadores, com atividade experimental nos aproveitamentos hidroagrícolas do Baixo Mondego e do Vale do Lis. Ao todo, o consórcio MEDWATERICE inclui onze entidades de seis países da área do Mediterrâneo (Itália, Espanha, Portugal, Egito, Turquia e Israel), entre universidades, centros de investigação e empresas privadas, sob liderança transnacional da Università degli Studi di Milano, Itália. O IPC, através da ESAC, lidera uma componente portuguesa, coordena a Work Package 6 “Stakeholders involvement and dissemination of results” e integra o Executive Board. O painel das entidades colaboradoras portuguesas é constituído pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, empresas agrícolas Pinto da Costa Sociedade Agrícola Lda. (Maiorca), Nuno Henrique Guilherme (Monte Real) e COTArroz (Salvaterra de Magos), empresa tecnológica Agrozapp, empresa de produtos agrícolas Lusosem S.A., Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, empresa Águas do Centro Litoral S.A. e Administração da Região Hidrográfica do Centro (APA, ARH-Centro).

Toda a informação e resultados do projeto podem ser consultados em https://www.medwaterice.org/.

 

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "COSMOS 88” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugurou na noite desta sexta-feira, 13 de agosto, a exposição “Cosmos 88”, que apresenta fotografias de Cristiano Justino.

Esta exposição de astrofotografia exibe cerca de uma dezena de trabalhos e é complementada por uma experiência imersiva multimedia, em que os visitantes têm a oportunidade de observar o céu de vários pontos do país e da Europa, captados por Cristiano Justino.
Embarque nesta descoberta, da exploração e da evasão pelo Universo. Reside na mitologia grega a origem de muitas constelações, muitas vezes ligadas aos seus deuses. Frequentemente, os deuses lançavam às estrelas heróis, criaturas e representações de feitos, com o intuito de os imortalizar.
O céu noturno mostra-se magnífico e convidativo, desafiando-nos à reflexão e observação do infinito onde quer que estejamos, a partir dessa janela que é a noite. Este infinito está dividido em 88 constelações e faz-nos olhar para dentro e encontrar respostas, até para perguntas que não ousamos fazer.
Cristiano Justino nasceu em 1980, na Alemanha, tendo sido com 10 anos que adotou Portugal como o seu país. A fotografia trouxe uma luz especial à sua vida em 2012, ano em que realizou a primeira formação em fotografia digital. Depois disso, multiplicaram-se as formações técnicas, artísticas e temáticas; as expedições fotográficas internacionais; os prémios nacionais e os de além fronteiras; e as exposições coletivas. Durante esse trajeto, descobriu a paixão pelas estrelas, passando a depositar a sua energia na astrofotografia. E é nessa paixão que repousa e tranquiliza a mente, fazendo passeios e caçadas noturnas em pontos e momentos estratégicos.
É autor do projeto Magnificent Skies, que visa a sensibilização para a defesa do céu noturno e o direito à luz das estrelas, isto é, que possamos todos ter o céu escuro com muitas estrelas para ver. A poesia é a da natureza, o olhar é o dele.

A exposição “Cosmos 88” pode ser visitada no Museu Joaquim Correia, de 13 de agosto a 23 de outubro de 2021, de quarta a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).

Quando olhar para trás faz ver adiante

Plinio Corrêa de Oliveira, com 24 anos, na época o deputado mais votado no Brasil para a Assembleia Constituinte de 1933.

  • Péricles Capanema

Não é anacronismo, nem melúrias saudosistas. Também não quis martelar o chavão “a História é a mestra da vida”. Contas feitas, contudo, é isso mesmo, pretenderia oferecer subsídios para a ação, análise de fatos que nos permita pisar mais firmes nas veredas do futuro. Experiência de outros.

Vamos aos fatos. Dias atrás passei os olhos em uma dissertação universitária publicada em 2018, redigida com seriedade por estudioso que não conheço, Moacir Pereira Alencar Junior, apresentada na Universidade de São Carlos. Título do trabalho: “Conservadorismo católico na era Vargas (1930 – 1945): liberais, integralistas e comunistas segundo Plinio Corrêa de Oliveira”. Está na rede. Não farei recensão da dissertação. O objetivo é outro: respigar pontos que de momento me chamaram mais a atenção pela atualidade.

Foram anos de formação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, já militante no movimento católico desde 1928. Em 1930 tinha 22 anos; em 1945, 37 anos. Mas revelam, é esclarecedor, maturidade e uma linha política da qual nunca se afastou. O jovem líder, diretor de jornal católico, na maior parte daqueles anos dirigente de organização católica e ex-deputado federal constituinte, precisava tomar posição, orientar bases, preservar e promover interesses. Suas atitudes de então ajudam nas tomadas de posição de quem hoje quer agir com real proveito para a causa católica. Quais movimentos eram atuantes no Brasil e no mundo daquele período? Os principais, nazismo, fascismo, comunismo, liberalismo político e econômico, integralismo.

Em relação a nazismo, fascismo e comunismo, oposição clara, combater aberto. Afirmava ele, o século XX padecia duas grandes heresias, uma o comunismo; a outra a “idolatria pagã do Estado”, que tinha no “nazismo sua expressão mais completa”. Via no nazismo e no comunismo “solidariedade ideológica, as diferenças que se possam notar são acessórias”. E propugnava o Direito Natural, fundado na Lei Natural instituída por Deus. inimigo do coletivismo e da idolatria estatal: “[Para tais movimentos], o homem não tem nenhum direito, que lhe seja inerente, o que equivale dizer que o homem não tem nenhum conteúdo que lhe seja substancial e especificamente próprio, não tem realidade por si, mas é um mero acidente da coletividade e, por consequência, do Estado”. E, de forma coerente, vergastava o totalitarismo: “É totalitário todo e qualquer regime com toda e qualquer dominação, governado por um, alguns, ou muitos homens, no qual o Estado pretenda invadir esferas que não lhe são próprias, atentando assim contra os direitos da Igreja, da família, e das pessoas, incluindo o direito de propriedade com toda a extensão que o Direito Natural lhe confere”.

O prócer católico em sua luta contra o comunismo propunha confluência de esforços entre o integralismo e os partidos burgueses. Ninguém, em sua visão, deveria ter o “monopólio da luta anticomunista”. As afirmações logo abaixo são de 1936, governo constitucional, antes do golpe de novembro de 1937. Desaconselhava os católicos a “abrigar-se à sombra protetora de uma entidade messiânica”. Em sentido diferente, advertindo contra supostos salvadores da pátria, sugeria alianças: “No Brasil, a divisão entre os integralistas e os burgueses dos partidos liberais abriria uma deplorável brecha na frente anticomunista. E, portanto, seria gravemente antipatriótico qualquer investida contra o atual governo”.

Concluo. Com presença ativa na vida pública, Plinio Corrêa de Oliveira, já naquela época (tinha 27 anos na ocasião) via solução efetiva apenas na restauração da ordem temporal cristã: Autênticos soldados da cruzada iniciada por Jackson de Figueiredo, ainda estamos em que o mundo de hoje está tão perdido que só uma ação puramente católica o poderá evitar”. Continuou na mesma trilha até seu falecimento em 1995.

Deixou exemplo de enorme utilidade para os que batalham nos arraiais católicos, um constante zelo a um tempo ativo e arguto. Agir de outro modo trinca as muralhas da cidadela católica. É autodemolição.

ABIM

Incêndio em Castro Marim já passou para Tavira e obriga a retirar mais pessoas de casa

O incêndio que lavra na zona de Odeleite, Castro Marim, no Algarve, já passou para o concelho vizinho de Tavira e obrigou a retirar mais pessoas de casa, por prevenção, informou a Proteção Civil.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro confirmou à Lusa que uma das frentes do incêndio "já passou" para o concelho de Tavira, lavrando numa zona onde "há alguns povoados dispersos", nomeadamente Carrapateira, Nora, Estorninhos e Corte António Martins, junto à estrada municipal 509.

A outra frente mantém-se junto à zona inicial do incêndio, na freguesia de Odeleite, no concelho de Castro Marim.

Fonte da Câmara Municipal de Tavira disse à Lusa que já tiveram de ser retiradas "algumas pessoas da localidade de Faz Fato", na União das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira, sem quantificar o número.

O incêndio chegou a ser dado como dominado às 10:20, mas sofreu uma "reativação forte" durante a tarde com as condições meteorológicas a não serem "muito favoráveis, com muito calor e o vento a fazer algumas projeções", tinha revelado à Lusa o CDOS de Faro cerca das 16:00.

Nessa altura, a mesmo fonte afirmou que a temperatura, o vento e o tipo de combustível existente no local facilitavam a "rápida propagação das chamas e que iriam procurar "aproveitar o empenhamento dos meios aéreos durante o dia" para combater as chamas.

A expectativa era que não fosse possível uma "recuperação noturna", já que a humidade se vai manter "muito baixa" e a temperatura "muito alta" durante o período noturno.

Catorze pessoas dos lugares de Pero dos Negros, Amendoeira e Marroquil foram retiradas das habitações ainda durante a manhã, preventivamente, e deslocadas para o Centro Comunitário do Azinhal.

O alerta para o incêndio, que deflagrou perto da localidade de Pernadeira, na freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, foi dado às 01:05.

Pelas 19:20, de acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estavam no local 381 operacionais, com o apoio de 129 veículos e três meios aéreos.

Para as 19:45 está marcada uma conferência de imprensa, em Castro Marim, para um ponto de situação deste incêndio pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve.

Lusa

Imagem: CM

Situação de alerta em 14 distritos até quarta-feira

Catorze distritos do continente vão continuar em situação de alerta até ao fim do dia de quarta-feira, devido à continuação de condições meteorológicas que aumentam o risco de incêndios, determinou hoje o Governo.

A situação de alerta começa a partir de terça-feira e prolonga a declaração de situação de alerta que já tinha sido determinada entre as 12:00 da última sexta-feira e a meia-noite de hoje.

A decisão, assinada pelos ministros da Defesa, Administração Interna e Ambiente, abrange os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

No âmbito da situação de alerta, lembra o Governo num comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna, são implementadas medidas excecionais como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A mesma proibição aplica-se a caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

É também proibido fazer queimadas e queimas de sobrantes, fazer trabalhos em espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, e usar em espaços rurais ferramentas como motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

É ainda totalmente proibido usar "fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão", diz-se no comunicado, no qual se acrescenta que estão suspensas autorizações que tenham sido emitidas nos distritos declarados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil como em maior risco de incêndio.

No comunicado o Governo salienta que as proibições não se aplicam a trabalhos como os relacionados com animais e agricultura, desde que essenciais e não em zonas de floresta, tirar cortiça ou mel (sem métodos de fumigação por material incandescente), ou construção civil não adiável.

Implica também o aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, ou a mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais, do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza.

Aumentam também as ações de patrulhamento e fiscalização aérea, e os trabalhadores que sejam ao mesmo tempo bombeiros voluntários podem ser dispensados do serviço ou ter faltas justificadas.

Lusa

Imagem: RR

Autoagendamento exclusivo para menores dos 12 aos 17 anos entre quinta e sábado

O autoagendamento dos utentes com 18 ou mais anos fica, assim, suspenso entre os dias 19 e 21, sendo retomado a partir de dia 22.

O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para menores entre os 12 e os 17 anos vai reabrir entre esta quinta-feira e sábado, decorrendo em exclusivo durante este período, adiantou esta segunda-feira a task force.

Numa notícia avançada primeiro pela RTP e já confirmada pela Lusa, fonte da equipa coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo indicou ainda que a vacinação destes utentes será realizada no fim de semana de 28 e 29 de agosto.

O autoagendamento - que é feito através do portal www.covid19.min-saude.pt - dos utentes com 18 ou mais anos fica, assim, suspenso entre os dias 19 e 21, sendo retomado a partir de dia 22.

De acordo com o calendário já divulgado pela task-force, as segundas doses serão administradas nos fins de semana de 11 e 12, e 18 e 19 de setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

Lusa

Português acusado de matar a mulher e filho na Suíça diz que “nunca quis magoar ninguém”

O homem reconheceu haver "desentendimentos" com a sua mulher, mas disse que não entende como algo se transformou numa "barbaridade". Mulher e filho mais velho foram mortos com 30 tiros em abril de 2018.

O emigrante português acusado de matar a mulher e o filho mais velho com 30 tiros em abril de 2018 disse esta segunda-feira, em tribunal, que "nunca quis magoar ninguém" e que o crime não foi premeditado.

O homem, agora com 53 anos, teve esta segunda-feira de manhã a primeira sessão no Tribunal Criminal de Northern Vaud, onde está a ser ouvido pela morte da mulher, então com 42 anos, e do filho mais velho, que a costumava defender de agressões do progenitor.

A sua defesa, citada pelo diário suíço 24Heures, referiu, na sessão da manhã, que "num caso como este" é preciso "compreender como este homem funciona".

O arguido negou ter ido até ao apartamento da mulher para a matar, mas não explicou porque levou uma arma carregada e um segundo carregador, segundo a agência noticiosa suíça (ATS).

O português alegou que apontou a arma ao teto. Ao deixar o apartamento, o seu filho mais velho correu contra ele e este disparou o primeiro tiro. O arguido disse não se lembrar do que aconteceu a seguir.

"Tudo isto durou alguns segundos. Não me lembro e faço questão de não me lembrar", acrescentou, citado pela ATS.

O homem disse também estar "100% certo" de que nunca tinha agredido a mulher nos anos anteriores ao crime, afirmações negadas pelo filho mais novo, que esteve presente na audiência e que disse ter visto a sua mãe ser agredida com frequência, de acordo com a mesma fonte. 

Segundo os factos descritos na acusação, divulgada pelo mesmo diário, os homicídios culminaram um longo período de discussões e agressões aparentemente ditadas por ciúme do pedreiro em relação à mulher, empregada de limpeza.

O casal português mudou-se para Payerne, na Suíça, em 2006, com os seus dois filhos pequenos.

O relacionamento deteriorou-se a partir de 2012, com insultos, agressões e ameaças de morte, que levaram à saída de casa da mulher com os dois filhos, de 18 e 13 anos, em setembro de 2017, para um apartamento junto à estação ferroviária de Payerne.

O emigrante, então com 49 anos, continuou a assediar a mulher, enviando-lhe poucos dias antes do crime, cerca de 70 mensagens de texto chamando-lhe "mentirosa" e "vadia" na noite de 22 para 23 de abril. .

A 25 de abril, depois do trabalho, o homem dirigiu-se à casa da antiga companheira e, segundo o jornal suíço-francês, disparou mais de 30 tiros de pistola sobre o filho e a mulher.

Depois de atingir o jovem, o homicida esvaziou um carregador na mulher, voltando a recarregar a arma, executando a antiga companheira e o filho, que se tinha refugiado gravemente ferido noutra zona da residência.

De acordo com a Gazeta Lusófona, o homem entregou-se à polícia durante a madrugada, após uma negociação que se estendeu por cinco horas, e tinha licença de porte de arma na Suíça.

O português rendeu-se às autoridades policiais sem ter oferecido resistência, noticiou então o jornal suíço 20 Minutes.

O julgamento continua durante a tarde e na terça-feira. Se a acusação se mantiver, refere o 24Heures, o português pode ser condenado numa pena de 10 anos até prisão perpétua.

Lusa