quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Decorre no Pavilhão do Marialvas: Município de Cantanhede promove ação de formação sobre poda e enxertia

Poda e Enxertia em Fruticultura é o tema da ação de formação que vai decorrer na sala de formação do Pavilhão Marialvas, a partir do próximo dia 19 de fevereiro, em horário pós-laboral. Promovida pelo Município de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, em parceria com Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo como público-alvo a população empregada e ativa.

Para participarem na formação, os interessados têm obrigatoriamente que se inscrever previamente junto da entidade promotora (presencialmente no Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor localizado na Casa Francisco Pinto, ou através do telefone: 231 410 100 ou ainda do email: msilva@cm-cantanhede.pt) de forma a preencher as 15 vagas existentes. Como habitualmente, após a conclusão desta iniciativa serão entregues aos intervenientes os respetivos certificados de formação.

Com a duração de 50 horas, a iniciativa formativa é gratuita e tem como principal objetivo reforçar as boas práticas de poda e de informar aos podadores particulares, cumprindo as três Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) seguintes: Identificar as épocas adequadas para a realização da poda e da enxertia e das diferentes técnicas utilizadas; Identificar os diferentes tipos de poda em fruticultura; Identificar os diferentes tipos de enxertia em fruticultura.

A formação de “Poda e Enxertia em Fruticultura” contempla aulas teóricas e práticas, que permitem adquirir e colocar em prática os conhecimentos, em diferentes tipos de poda de vinha e árvores de fruta, enquadrada na época mais apropriada para a sua realização.

A poda e a enxertia, quando executada corretamente, contribui de decisivamente para o bom estado fitossanitário da árvore ou videira, permitindo não só melhorar desenvolvimento, evolução e aumento de produtividade da planta, como também manter e melhorar a vertente estética associada à forma natural de cada exemplar arbóreo.

Aveiro | Reunião de Câmara – 27 de janeiro de 2022


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 27 de janeiro de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Aveiro Tech City Challenges 2022

Considerando que a iniciativa Aveiro Tech City pretende, entre outros objetivos, atrair para o nosso território, talentos e empresas de base tecnológica que reforcem o posicionamento de Aveiro na área das TICE e promovam a evolução para uma economia baseada no conhecimento, na valorização dos talentos e na Investigação, Desenvolvimento e Inovação, o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas de Participação da primeira edição do concurso “Aveiro Tech City Challenges”, que tem como objetivo promover, apoiar e premiar projetos inovadores em torno dos quais se perspetive o desenvolvimento e teste de soluções operacionalizáveis numa rede 5G.

O Aveiro Tech City Challenges conta com um prémio global de 20.000€. As candidaturas estão abertas de 01 de fevereiro a 14 de abril, através do formulário disponível em https://www.aveirotechcity.pt/ .

  1. Câmara de Aveiro preside à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas da Cerâmica

O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento da realização da Assembleia Geral da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas da Cerâmica (APCVC), reunida em Aveiro, no dia 14 de janeiro, que elegeu por unanimidade a Câmara Municipal de Aveiro na pessoa do Vereador Miguel Capão Filipe, como novo Presidente da Direção, para o biénio 2022/2024. Foram ainda eleitos os membros da Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo e aprovado por unanimidade a adesão do Município do Fundão como novo membro da Associação, passando a 19 as Cidades e Vilas cerâmicas portuguesas.

Os representantes dos vários Municípios que participam na APCVC fizeram uma visita guiada pelas várias exposições da Bienal Internacional da Cerâmica Artística de Aveiro.

  1. Renovação do Protocolo com a Fundação Cupertino de Miranda até 2023

O Executivo Municipal deliberou aprovar a renovação do protocolo (estabelecido em 2018) entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Fundação Cupertino Miranda, até ao final do ano de 2023.

Neste novo acordo de cooperação serão realizadas um conjunto de atividades e de promoção do património cultural e artístico, contribuindo para a formação de novos públicos e fomentando o turismo cultural, com a realização de concertos, exposições e outras iniciativas.

Detentora do Centro Português do Surrealismo, através do seu Museu e Biblioteca, a Fundação Cupertino Miranda é um importante ator da valorização do património cultural nacional, pelo que este protocolo com a CMA ganha especial relevância, tendo em conta a contínua e crescente afirmação de Aveiro nos circuitos nacionais e internacionais de arte, de particular relevância no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

A Fundação destaca-se ainda pelo seu Grupo Vocal Capella Musical Cupertino de Miranda, criado com o objetivo de dinamizar o riquíssimo património da música renascentista portuguesa.

  1. 1ª Revisão das GOP e do Orçamento CMA 2022

O Executivo Municipal deliberou aprovar a 1ª Revisão Orçamental de 2022 que procede à integração do saldo do exercício de 2021 no Orçamento de 2022, que tem o valor exato de 40.827.348,21€, permitindo assim e logo após a sua aprovação pela Assembleia Municipal (a 4 de fevereiro), a sua utilização formal na gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), dado que toda a verba em causa tem o seu uso definido no Plano e Orçamento da CMA 2022, ao nível das despesas correntes e das despesas de capital / investimento, dando cumprimento e seguimento às opções políticas e de gestão, e a compromissos já assumidos e em desenvolvimento.

  1. Alteração à data da primeira Reunião de Câmara de fevereiro

Considerando a gestão da agenda da Assembleia Municipal ordinária de fevereiro (04 de fevereiro) e a sua relação direta com as Reuniões de Câmara, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração da data da primeira Reunião Camarária do mesmo mês.

Assim, a primeira Reunião de Câmara do mês de fevereiro, inicialmente prevista para dia 03, ocorrerá no dia 07, segunda-feira, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mantendo o seu caráter público.

CLÍNICA MÓVEL DÁ ASSISTÊNCIA MÉDICA ESPECIALIZADA EM 8 CIDADES DO INTERIOR

 Com foco no Sistema Locomotor, Medicina Regenerativa e Medicina Desportiva, esta Clínica Móvel presta tratamentos modernos e diferenciadores a quem vive longe dos grandes centros urbanos. 

·É a primeira unidade móvel com foco no sistema locomotor que trata artroses e lesões das articulações, que afetam milhares de pessoas, quer pelo desgaste da idade, quer por trauma de desporto.

 

·Unidade Móvel disponibiliza consultas à população de segunda a sexta-feira em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Chaves, Vila Real, Amarante, Oliveira de Azeméis, Águeda e Aveiro.

 

A Clínica Espregueira - FIFA Medical Centre of Excellence - entidade de referência em Medicina e Traumatologia Desportiva, a nível nacional e internacional, com vocação especial para o Sistema Locomotor, Medicina Regenerativa e Medicina Desportiva – está a apostar numa medicina de proximidade, levando até ao interior uma Clínica Móvel com consultas para diagnosticar e tratar artroses e lesões das articulações, que afetam milhares de pessoas, quer pelo desgaste da idade, quer por trauma de desporto.

 

A Clínica Móvel Espregueira desloca-se, semanalmente, às cidades de Aveiro (6as feiras de manhã e à tarde), Águeda (5as feiras à tarde), Amarante (4as feiras à tarde), Chaves (3as feiras de manhã e à tarde), Oliveira de Azeméis (5as feiras de manhã), Ponte de Lima (2as feiras de manhã), Viana do Castelo (2as feiras à tarde) e Vila Real (4as feiras de manhã).

 

Na Clínica Móvel existem numerosos tratamentos injetáveis de Medicina Regenerativa que permitem tratar patologias do sistema locomotor, através de produtos que desinflamam e estimulam a regeneração.

 

Munida de sala de consulta e gabinete para tratamentos diferenciados em Medicina Regenerativa, onde são efetuados tratamentos modernos ortobiológicos injetáveis, esta Clínica Móvel pode ajudar a resolver diversas patologias ortopédicas e, até mesmo, evitar cirurgias.

 

Esta unidade disponibiliza ainda uma consulta tripartida com o doente, o médico assistente e um especialista de reputação internacional (online). Esta modalidade permite ao doente do interior, o acesso aos mais diferenciados médicos especialistas.

 

A primeira consulta de avaliação é gratuita. Os agendamentos de consulta podem ser feitos pelo email info@clinicamovel.com, ou pelo telefone 220 100 112

 

No próximo mês de março, entrará em funcionamento uma segunda Clínica Espregueira Móvel que cobrirá outra parte do território. Até 2025, a Clínica Espregueira investirá em mais duas unidades, por ano, até um total de 8, cobrindo assim um total de 40 cidades.

 

16 de fevereiro | 08h45 | Avô Agrária de Coimbra planta espécies autóctones em Avô


Dando continuidade às ações de valorização da floresta, no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no dia 16 de fevereiro, mais uma plantação de espécies autóctones (medronheiro, sobreiro e carvalho), desta vez em Avô. A ação tem início pelas 8h45, uma duração estimada entre 4 a 8 horas e é dinamizada em parceria com a Associação de Estudantes da ESAC e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.

A organização desta ação, destinada ao público em geral e a estudantes em particular, é da responsabilidade da professora da ESAC-IPC, Filomena Gomes. O objetivo da ação, à semelhança das já concretizadas em Mortágua e em Alvoco das Várzeas, além da reflorestação da área onde será implementada, é a contribuição para uma floresta mais diversificada, o aumento da biodiversidade da fauna, a defesa contra incêndios e a proteção contra pragas e doenças, assim como a transferência de conhecimento sobre os cuidados a observar na plantação das espécies mencionadas.

A participação é gratuita, mas as vagas limitadas e sujeitas a inscrição em https://f4f.serq.pt, preferencialmente até ao dia 15 de fevereiro. O ponto de encontro será na Igreja de Avô.

Silves | RUA FRANCISCO PABLOS EM SILVES COM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 31 DE JANEIRO ENTRE AS 14H00 E AS 17H00

O Município de Silves informa que, a Rua Francisco Pablos, em Silves, sofrerá um corte de trânsito no dia 31 de janeiro, entre as 14h00 e as 17h00, devido à necessidade de descarga de material para obra particular.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Silves | RUA GENERAL HUMBERTO DELGADO EM TUNES COM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 31 DE JANEIRO ENTRE AS 09H00 E AS 12H00

O Município de Silves informa que, a Rua General Humberto Delgado, em Tunes, sofrerá um corte de trânsito no dia 31 de janeiro, entre as 09h00 e as 12h00, devido à necessidade de betonagem de obra particular.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Obras implicam encerramento até dia 12 de fevereiro: Requalificação da estrada entre Cantanhede e Pocariça está a ser concluída, incluindo execução de um troço de ciclovia

A Rua António Lima Fragoso, na Pocariça, vai estar encerrada ao trânsito nas próximas duas semanas, até dia 12 de fevereiro, para que seja concluída a sua requalificação e a construção de um troço contíguo da ciclovia de Cantanhede naquela que será a derradeira etapa de uma obra em que o empreiteiro se viu obrigado a protelar os trabalhos por falta de mão-de-obra e escassez de matérias-primas.

Não obstante as insistentes diligências da Câmara Municipal para que a empreitada prosseguisse nos termos contratualizados, a empresa adjudicatária evidenciou sempre dificuldades em manter trabalhadores em atividade e em adquirir os materiais necessários, tendo alegado para o efeito a situação causada pela pandemia de Covid-19.

As intervenções pontuais que, entretanto, foram realizadas acarretaram algum congestionamento na circulação viária, mas agora que a obra implica trabalhos de maior profundidade a estrada tem mesmo de estar encerrada ao trânsito automóvel a partir da rotunda da EN335, em Cantanhede, até à chegada do núcleo urbano central da Pocariça, sendo admitido apenas o acesso aos moradores sempre que as condições o permitirem. Paralelamente, durante o período de encerramento, a INOVA-EM concluirá na Rua António Lima Fragoso a renovação da rede de abastecimento de água no âmbito de uma empreitada que contempla a substituição das tubagens noutros locais do sistema que serve aquela zona do concelho.

Recorde-se que a empresa municipal, em articulação com os serviços camarários, já instalou naquela rua em devido tempo as suas infraestruturas, de modo a permitir a aplicação do pavimento e a construção da ciclovia, prosseguindo agora noutras partes dos núcleos urbanos da Pocariça e Arrôtas as obras previstas na empreitada.

Relativamente à empreitada adjudicada pela Câmara Municipal para requalificação da estrada entre a rotunda da EN335, em Cantanhede, e a Pocariça, e a construção de um troço contíguo de ciclovia, esta contempla o alargamento da via e das obras de arte, a realização de terraplanagens, a instalação de sistema de drenagem e passagens hidráulicas, bem como a construção de muros em algumas zonas do percurso. A obra será concluída com aplicação de tapete na faixa de rodagem e a pavimentação da ciclovia numa cor diferente.


Silves | PROJETO DE ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA “VEM BATER À MINHA PORTA” PROSSEGUE COM VISITA À D. ODETE SANTOS

 Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, o projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta” foi bater à porta da D. Odete Santos, uma afável septuagenária da Cumeada, que partilhou com a autarquia as suas memórias e um pouco da sua história. 

Nesta visita a D. Odete descreveu os seus tempos de juventude e partilhou diversos momentos marcantes da sua vida, uns mais distantes, como o casamento, o período em que o marido emigrou para a Alemanha e o nascimento dos filhos, e outros mais recentes, como a chegada dos netos, de quem tem um grande orgulho, bem presente no brilho dos seus olhos enquanto fala deles.

 

Relembramos que o projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta”, dinamizado através de visitas domiciliárias, tem como principal objetivo estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa no concelho; através da dinamização de jogos com imagens temáticas de tempos livres, animais de estimação, memórias e de curiosidades, exercitando assim, as suas capacidades intelectuais e de expressão.

Transferências de competências e Carta Educativa em análise: CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REUNIU EM CASTELO DE PAIVA

Transferências de Competências, Carta Educativa Municipal e Reordenamento da Rede Escolar foram os principais assuntos que estiveram em análise no Conselho Municipal de Educação, que reuniu pela primeira vez neste novo mandato, na passada semana no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Presidido pela primeira vez pelo edil José Rocha, este órgão consultivo da autarquia, que também contou com a presença da Vereadora da Educação, Liliana Vieira e do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, teve como principal objectivo a promoção e participação das várias entidades representativas da comunidade educativa, nas principais questões de âmbito da política educativa municipal para os próximos anos no concelho, destacando-se na ordem de trabalhos, a Transferência de Competências - Educação - Decreto Lei nº 21/2019, a Carta Educativa Municipal e o Reordenamento da Rede Escolar - Ano Lectivo 2022/2023.

Para o presidente José Rocha, as crianças, os jovens, os alunos do concelho são uma prioridade, daí a vontade do actual Executivo Municipal fazer do Conselho Municipal de Educação um espaço de reflexão e o motor do nosso sistema educativo, sendo uma prioridade definir a Carta Educativa, sendo uma aposta investir na informatização das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar, dotando-as com equipamentos multimédia, assim como instituir o “ protocolo de autonomia financeira “ que permita a aquisição  de material didáctico e pedagógico, procurando garantir que nenhum aluno paivense abandone a escola por questões de ordem financeira.


Conselho Municipal de Educação reuniu autarcas, dirigentes escolares, associação de pais e encarregados de educação, associação de estudantes, representantes do pessoal docente, representantes do Conselho Pedagógico dos Agrupamentos Escolares, representante das IPSS, Segurança Social, GNR, Centro de Saúde local, representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e outras entidades.

           

 Carlos Oliveira

Ordem dos Médicos apela a “revisão urgente” da organização do combate à pandemia

O bastonário da Ordem do Médicos e o presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar apelam a uma “revisão urgente da organização do combate à pandemia” e a um reforço dos cuidados de saúde primários, propondo dez medidas para melhorar esta resposta. Uma das medidas consiste no “regresso em pleno” dos médicos de família aos centros de saúde.

Num documento conjunto que resultou da colaboração de diversos profissionais, a Ordem dos Médicos salienta que apesar de a pandemia ainda não ter terminado e de o número de casos continuar a aumentar, “não podemos negar que vivemos, graças à elevada taxa de vacinação, uma fase diferente da Covid-19” e, por isso, “não é compreensível que deixemos passar mais um dia que seja com os médicos de família ocupados com várias tarefas no âmbito da covid-19 e com excesso de burocracia e tarefas administrativas”
Desta forma, uma das medidas elencadas no documento consiste precisamente na eliminação da “necessidade de presença física de um médico de família nos Centros de Vacinação, dado o conhecimento atual sobre as vacinas, bastando a presença de um médico com treino em medidas de suporte de vida para avaliar e orientar as intercorrências verificadas”.

A Ordem dos Médicos e o Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar defendem também que todos os profissionais das unidades de saúde familiar e das unidades de cuidados de saúde personalizados (médicos, enfermeiros e assistentes técnicos) “regressem aos respetivos locais de trabalho e retomem a normal atividade assistencial, incluindo a doença aguda respiratória”.

A terceira medida enumerada no documento consiste na eliminação da estrutura dos ADR (Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios), defendendo que, "excecionalmente e quando o contexto local assim obrigue", os agrupamentos de centros de saúde podem criar "unidades assistenciais suplementares de resposta à doença aguda, com recursos humanos próprios ou em regime de horário extraordinário".

Os médicos pedem ainda que sejam implementados automatismos com recurso a tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente nas declarações de isolamento das pessoas infetadas com a covid-19. “Precisamos de um efetivo automatismo nas declarações de isolamento, por exemplo, que continuam a registar dúvidas e constrangimentos que acabam por desembocar nos centros de saúde”, defende o presidente do Colégio de Medicina Geral e Familiar, Paulo Santos. “Ao final de dois anos de pandemia, nem os registos estão uniformizados, mantendo duplicações de informação como as que derivam do SINAVE Med e o SINAVE Lab”, exemplifica Paulo Santos.

Num comunicado da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães sublinha ainda a necessidade de "uma comunicação efetiva entre as diversas estruturas do Ministério da Saúde com rigor e transparência, garantindo um discurso homogéneo e claro, incluindo a otimização das aplicações informáticas disponíveis".

No documento conjunto, a Ordem dos Médicos pede ainda uma revisão e atualização das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e o reforço da capacidade de resposta da linha SNS24.

A implementação de uma “avaliação clínica personalizada, com registo no processo clínico eletrónico, eliminando os procedimentos relacionados com a aplicação Trace Covid-19, e a promoção de "uma campanha de publicitação das medidas de auto-cuidado para as pessoas infetadas por SARS-CoV-2 e respetivos contactos, promovendo a capacitação para a gestão da doença", são outras medidas sugeridas.

RTP Notícias

Tiago Milreu inicia esta 6ª feira recitais com as 32 sonatas para piano de Beethoven no CAE de Portalegre

Tiago Mileu, natural de Portalegre, começa esta sexta-feira ao serão no CAE de Portalegre uma maratona de uma dúzia de recitais e que interpretará o conjunto das sonatas para piano de Beethoven.

O programa deste primeiro recital inclui a Sonata n°1 em Fá menor, Op.2 n°1 (1793-5) - Allegro / Adagio / Menuetto: Allegretto / Prestissimo – e a Sonata n°2 em Lá Maior, Op.2 n°2 (1795) - Allegro vivace / Largo appassionato / Scherzo: Allegretto / Rondo: Grazioso.

O pianista Tiago Mileu vai de facto, interpretar ao longo do ano de 2022 e 2023 interpretar integralmente no CAE Portalegre as 32 sonatas para piano do grande compositor alemão.


Pela primeira vez em Portalegre


É em Portalegre que as 32 sonatas para piano de Beethoven soarão - pela primeira vez desde que há registos sonoros (final do séc. XIX) - nos tempos originais, tocadas nas velocidades prescritas, coerentes historicamente.


Escritas ao longo da vida, as 32 sonatas para piano acompanham todo o percurso criativo de Beethoven - as lutas, anseios, confidências, afetos, esperanças - buscando e descobrindo, incessantemente, novos caminhos. Juntas, formam um monumental ciclo, basilar na história do piano e da música. 


NCV

Washington — Marcha contra o aborto rumo à abolição da sentença “Roe vs. Wade”, que legalizou o assassinato de inocentes

 

✅  Paulo Roberto Campos 

Realizou-se com grande êxito no dia 21 último a 49º edição da March for Life, que transcorre anualmente na capital norte-americana para exigir o fim do aborto no País. 

Centenas de milhares de participantes esperam que a enorme e crescente reação contra a prática abortiva obterá que ainda neste ano seja definitivamente abolida a famigerada sentença Roe vs. Wade. Com essa decisão judicial, aprovada em 1973, o número de nascituros executados “legalmente” no ventre materno aumentou exponencialmente nos Estados Unidos, tornando-se o maior holocausto de todos os tempos. Alguns pesquisadores falam em aproximadamente 63 milhões de abortos desde aquele ano até o final de 2021.

Steve Daines [foto ao lado], senador republicano do estado de Montana, saudando os participantes da Marcha anti-aborto declarou que “É hora de a Suprema Corte permitir que legisladores estaduais e federais representem seus eleitores e protejam os mais vulneráveis entre nós. É hora de nós, como os Estados Unidos da América, uma nação que deveria ser líder no mundo sobre direitos humanos, reconhecer — o que é o tema da Marcha pela Vida deste ano — que a igualdade começa no ventre.”
Os próprios movimentos abortistas que festejavam tal decisão da Suprema Corte americana já não têm mais esperanças de conseguir manter em vigor essa lei. 

American Society for the Defense of Tradition, Family and Property (a TFP americana) sempre participa dessa Marcha com numerosos membros e sua atraente banda de música [foto acima]. Alguns tefepistas, além de portarem seus estandartes e capas que dão colorido especial à manifestação e bem representam “o charme grandioso da TFP” [fotos abaixo], levam uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima [foto ao lado], cópia fiel daquela que chorou milagrosamente em Nova Orleans em 1972. Todos esses símbolos chamaram enormemente a atenção de todos os participantes da March for Life.


John Ritchie, diretor da TFP Student Action, declarou durante o grandioso evento: “Definitivamente há uma mudança de humor aqui. O impulso e o entusiasmo não estão mais com aqueles que são pró-aborto […]. Uma derrota do aborto seria incompleta se não abordasse os efeitos devastadores da revolução sexual […]. O único caminho a seguir é um retorno à ordem.”

Os membros da TFP levaram uma faixa com os dizeres: “Uma América post-Roe deve rejeitar toda a revolução sexual. A América deve se voltar para Deus e promover uma cultura de pureza.” Eles também distribuíram largamente um folheto que, entre muitas afirmações importantes em defesa dos valores morais não negociáveis, declara: “Não podemos descansar até que todos os 50 estados estejam livres desse flagelo moral [o aborto] que mancha a honra da nação”. Provando que “o aborto provocado é intrinsecamente mau”, afirmaram ainda que se deve lutar não apenas contra o aborto, mas também contra os “pecados de impureza […], a revolução sexual dos anos 60 […], deve-se defender e elogiar o casamento verdadeiro — a união indissolúvel entre um homem e uma mulher com exclusão de todos os outros tipos de ‘uniões’”. [propaladas pela agenda LGBT]. 

Nem as baixas temperaturas esfriaram o entusiasmo da multidão que lotou as ruas durante a gigantesca Marcha-protesto contra o massacre de inocentes. Alguns analistas políticos observaram que o número de jovens contrários ao aborto e defensores da família tradicional cresce a cada ano, em cada Marcha; muitos deles levaram bandeiras e cartazes com expressões muito apropriadas contra o aborto (como se poderá ver nas fotos e no vídeo que seguem. Click numa imagem para percorrer a galeria de fotos feitas pelo meu amigo Michael Gorre).

BE reuniu com advogados, solicitadores e agentes de execução

O BE reuniu com advogados, solicitadores e agentes de execução sobre o seu regime de proteção social. A reunião - que contou com uma mensagem video enviada pela Coordenadora Nacional do BE, Catarina Martins, centrou-se na denúncia da condição de grande vulnerabilidade social e económica de um número cada vez maior destes profissionais, cujo regime previdencial (a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores) se mostra inadequado às necessidades de garantia dos seus direitos sociais básicos. 

Foi recordado que quer os solicitadores e agentes de execução quer os advogados se pronunciaram em referendo contra a manutenção da CPAS como regime de proteção obrigatório. E foi igualmente lembrado que o projeto do BE no sentido de integrar a CPAS na Segurança Social foi rejeitado, com votos contra de PS, PSD, CDS e IL, com a ausência do Chega. O BE afirmou o seu compromisso de reapresentar este projeto no início da nova legislatura.

OVAR | “THERE’S NO KNOWING” DE JOANA GAMA E LUÍS FERNANDES SOBE AO PALCO DO CAO


O Centro de Arte de Ovar vai receber “There´s no Knowing”, o mais recente trabalho de Joana Gama e Luís Fernandes, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 21h30. A longa e única peça musical que está a estrear a agenda e o panorama dos principais palcos do país, chega a Ovar para apresentar uma fusão de piano e eletrónica.

“There´s no Knowing” abre com o piano de Joana Gama, ao qual Luís Fernandes e a composição eletrónica se vão juntando, ao longo de cinquenta minutos de uma construção que vai crescendo no tempo. Com uma identidade única, tanto a nível sonoro como estético, o quinto álbum dos artistas é uma aventura pulsante, que tem as suas origens no convite para a criação da banda-sonora da série televisiva “Cassandra”, produzida para a RTP2, com direção artística de Nuno M. Cardoso.

Desde “Quest”, lançado em 2014, que Joana Gama e Luís Fernandes alimentam um diálogo contínuo, que aceita ruturas constantes e novas explorações sonoras. Um encontro de linguagens que respeita os ritmos de ambos. Do palco para a plateia, cresce uma espécie de sussurro entre os dois e desenvolve-se um progressivo jogo de proximidade. À medida que se avança em “There’s no knowing”, há uma maior interligação entre os elementos e a consumação do que Joana e Luís fazem em conjunto: puxar o melhor de cada um deles.

Joana Gama, com experiência na música erudita, e Luís Fernandes, fundador da banda de pop rock Peixe:Avião, começaram a trabalhar juntos depois de se terem conhecido numa iniciativa dedicada a John Cage. Além do projeto “Quest”, Joana Gama e Luís Fernandes colaboraram em "Harmonies"(2016), álbum em torno do repertório do compositor francês Erik Satie, “At The Still Point Of The Turning World” (2018), onde estenderam o seu trabalho a uma orquestra ou ainda “Texture Lines” (2020).

Integrado na programação cultural do município de Ovar, o espetáculo tem a coprodução do Centro de Arte de Ovar, Culturgest, Centro Cultura Vila Flor, Cine-Teatro Louletano, Casa das Artes de Famalicão e Theatro Circo Braga. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online https://caovar.bol.pt/.

Para mais informações através do e-mail caovar@cm-ovar.pt ou do 256 509 180.

Leiria | Mulher de 90 anos morre em incêndio numa habitação

No local, foram ainda assistidas duas pessoas.

Uma mulher de 90 anos morreu na noite de quarta-feira num incêndio numa habitação em Marvila, concelho de Leiria, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Segundo o CDOS, no local foram ainda assistidas duas pessoas.

O alerta para o incêndio chegou às autoridades às 21h39, tendo acorrido bombeiros Sapadores de Leiria e Voluntários da Maceira, INEM, PSP e Serviço Municipal de Proteção Civil, com seis veículos e 15 operacionais.

Os candidatos a Deputados do PS estiveram ontem em Soure e Montemor.


Os candidatos a Deputados do PS estiveram ontem em Soure e Montemor.

Além de contactos com a população, no Concelho de Montemor visitaram a unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Pereira e a sede do Agrupamento de Escolas, a que se seguiu um almoço com empresários agrícolas.

Em Soure visitaram a APPACDM, os Bombeiros Voluntários, a Santa Casa da Misericórdia, a Casa do Povo de Vila Nova de Anços e reuniram com a Associação de Empresários.

Os Deputados destacaram o Programa Modelar que permitiu o investimento na unidade de cuidados continuados integrados da SCM de Pereira e também o Programa PARES 3 em que, recentemente, a Misericórdia de Soure aprovou uma candidatura e a Casa do Povo de Vila Nova de Anços aprovou duas, num total de investimento conjunto superior a dois milhões de euros.

Os candidatos foram acompanhados por autarcas e dirigentes do Partido Socialista.

PSP na estrada em operação para fiscalizar condução sob efeito de álcool

Menos vítimas mortais, mas mais acidentes e acidentes com vítimas, com mais feridos graves e ligeiros de 2020 para 2021 levam a PSP para a estrada entre hoje e sexta-feira centrada no controlo de condução sob efeito do álcool.

Segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP), em 2021 esta polícia “submeteu 339.533 condutores ao teste do álcool, dos quais 4.348 foram autuados e 5.987 apresentaram uma taxa de álcool no sangue igual ou superior 1,2 g/L”, o que constitui crime.

“Apesar da diminuição das vítimas mortais, torna-se fundamental aumentar a fiscalização da condução sob o efeito do álcool, atendendo ao aumento do número de acidentes com vítimas, especialmente os feridos graves”, lê-se no comunicado da PSP.

De acordo com os dados disponibilizados, e ressalvando que a comparação com 2020 tem que ter em conta a redução de tráfego rodoviário no primeiro ano da pandemia, na área de atuação da PSP os acidentes rodoviários com danos aumentaram 8% em 2021 face ao ano anterior e os acidentes com vítimas aumentaram 14%, para 13.296.

Registou-se uma redução de 4% no número de vítimas mortais, mas um aumento de 19% nos feridos graves, que foram 707 em 2021. Já nos feridos leves o aumento foi de 15%, para os 15.146.

“Sendo os cenários urbanos altamente dinâmicos, com múltiplos utilizadores da rodovia em constante movimento, a mudança de comportamento dos condutores, deixando de ter comportamentos que diminuam de qualquer forma as capacidades para o exercício da condução, constitui fator fundamental para recuperar a tendência de diminuição da sinistralidade que se registou em anos anteriores”, acrescenta o comunicado.

A operação “Se conduzir não beba, se beber não conduza" decorre entre hoje e 28 de janeiro em todo o território nacional, focada na condução sob o efeito do álcool, mas também atenta ao excesso de velocidade, ao uso de telemóvel ao volante, uso correto de cinto de segurança e sistemas de retenção, respeito pela sinalização, entre outros aspetos.

Sporting vence Santa Clara e junta-se ao Benfica na final da Taça da Liga

O detentor do título Sporting qualificou-se hoje para a final da 15.ª edição da Taça da Liga em futebol, marcando encontro com o Benfica, ao vencer o Santa Clara por 2-1, na segunda meia-final, em Leiria.

Lincoln adiantou os açorianos (32 minutos), mas um autogolo de Mikel Villanueva (40) e um penálti de Sarabia (65), após a expulsão de Rui Costa (63), deram o triunfo aos ‘leões’, que estão pela sexta vez na final e procuram o quarto título.

Na final, o Sporting, vencedor em 2017/18, 2018/19 e 2020/21, reedita o confronto de 2008/09 com os ‘encarnados’, que ganharam nessa ocasião (2008/09), nos penáltis (3-2, após 1-1), e ainda em 2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14, 2014/15 e 2015/16.

O jogo que decide a 15.ª edição da Taça da Liga, entre o Benfica, que na terça-feira venceu o Boavista nos penáltis (3-2, depois de 1-1), e o Sporting, realiza-se no sábado, pelas 19:45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Madremedia