segunda-feira, 22 de abril de 2024

ORQUESTRA DE CÂMERA DA GNR REALIZOU CONCERTO. BANDA DOS MINEIROS DO PEJÃO ASSINALOU O 75º ANIVERSÁRIO

 


A Banda dos Mineiros do Pejão iniciou recentemente, a celebração do seu 75.º Aniversário, promovendo um magnífico concerto da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, que teve lugar na tarde do passado Sábado, na Igreja Paroquial de Pedorido.

A iniciativa, que teve boa adesão, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, o Vice-Presidente, José António Vilela, e a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, que se regozijaram com mais um distinto momento da celebração da história da Banda dos Mineiros do Pejão.

Segundo Mário Faísca, da direcção desta popular filarmónica paivense, a celebração do 75.º Aniversário contará ainda, com um conjunto de iniciativas que estão agendadas e vão decorrer nos próximos meses, e que contam com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo



Patrícia Portela monta o “Mercado das Madrugadas”, um espetáculo dedicado às revoluções futuras

 Patrícia Portela monta o “Mercado das Madrugadas”, um espetáculo dedicado às revoluções futuras

A performance, que decorre entre 24 e 27 de abril na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, ganha a forma de um mercado e propõe um lugar de discussão e imaginação para os próximos 50 anos de revoluções.

Aveiro, 18 de abril de 2024 – No âmbito da iniciativa Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a encenadora Patrícia Portela traz à luz do dia o seu novo espetáculo, “Mercado das Madrugadas (ou manuais de instruções para revoluções futuras)”.Este projeto, desenvolvido em parceria com diversas estruturas locais, terá sessões diárias, entre 24 e 27 de abril, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, a partir das 20h.

“Mercado das Madrugadas (ou manuais de instruções para revoluções futuras)” consiste num mercado de forte influência árabe e ibérica, semelhante ao de Jemma al Fna, em Marraquexe, mas que em vez de vender os habituais produtos é dedicado às revoluções futuras. Um espetáculo sem centro de poder, que se organiza em várias Halqas (grupos de espectadores em volta de um performere contador de histórias) ao invés de um único ponto de concentração da ação.

A performance começa com o pôr do sol e propõe um lugar de discussão e imaginação para os próximos 50 anos de revoluções – climáticas, sociais, mentais, científicas e muitas outras.

A cada dia, o espetáculo começa com a chegada das bancas do mercado e tem por fio condutor um conjunto de histórias originais, escritas por Patrícia Portela, que vão sendo contadas pelos diferentes intervenientes. Os espectadores podem deambular livremente pelas bancas e ter uma visão caleidoscópica dos desejos para os próximos 50 anos. Três horas depois, as bancas partem para regressarem no dia seguinte e começar tudo de novo.


Gabinete do Presidente

Porto de Mós | "Ondas da Liberdade" - Camiões do exército são cenário das estações de rádio protagonistas na Revolução de Abril

 O Leirena Teatro comemora os 50 anos do 25 de Abril em coprodução com o Município de Porto de Mós, através do papel que tiveram três rádios portuguesas para o sucesso da Operação Fim de Regime.

Foram entrevistados os jornalistas João Paulo Dinis, Manuel Tomás e Joaquim Furtado, para nos elucidar na primeira pessoa de como tudo se sucedeu. No “Ondas da Liberdade” poderemos ver em cena o histórico 25 de Abril de 1974, quando os militares e profissionais das rádios envolvidas seguiram um plano que levaria Portugal a uma das suas maiores revoluções, sem derramar uma gota de sangue.
O locutor de Rádio João Paulo Dinis assegurou o primeiro sinal para dar início a todo o plano, com a senha combinada: “Faltam cinco minutos para as 23H. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois Do Adeus”. A confirmação de que aquela seria a data da revolução veio com a segunda senha “Grândola, Vila Morena”, lançada na rádio pelo locutor Manuel Tomás, na Rádio Renascença. Para manter o povo a par deste acontecimento, foi utilizada pelos militares a Rádio Clube Portugal, com a participação do jornalista Joaquim Furtado, leitor dos primeiros comunicados. Para retratar a grande Revolução dos Cravos, estarão em cena três camiões 4x4 do Exército, a representar as três estações de rádio transmissoras das senhas que guiaram os militares envolvidos.
 
 
Encenação: Frédéric Cruz P.
Criação: Leirena Teatro
Coprodução: Município de Porto de Mós e Regimento de Artilharia nº 4 Parceira | Município de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, União de Freguesias de Marrazes e Barosa, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias de Monte Real e Carvide, União de Freguesias de Parceiros e Azoia, Freguesia de Regueira de Pontes, Freguesia do Coimbrão e Associação 25 de abril.
 
O Leirena Teatro é uma estrutura financiada por Direção-Geral das Artes e República Portuguesa
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

 

Cantanhede | Terminou em Febres com a peça “Processo 8868” de Zé Paredes. Câmara Municipal faz balanço positivo de mais uma edição do Ciclo de Teatro


O XXIV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede terminou no último sábado, 20 de abril, cerca de quatro meses depois de ter iniciado. Promovido pela Câmara Municipal para estimular e potenciar a atividade teatral no concelho, envolveu 17 grupos cénicos e mais de 400 atores e outros intervenientes, que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos de cerca de quatro dezenas de atuações.
O Ciclo de Teatro de 2024 foi uma das edições mais assistidas de sempre, projetando desta forma o trabalho dos grupos de teatro para o resto do ano em toda a região, comprovando o legado, a vitalidade e o futuro das artes cénicas no concelho de Cantanhede.

A última jornada do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede abriu com a representação da peça “Processo 8868” de Zé Paredes, interpretada pelo CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, no palco do Pavilhão Multiusos de Febres.
O encerramento da 24.ª edição contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e dos vereadores Célia Simões e Fernando Pais Alves.

Na ocasião, a líder do executivo camarário elogiou o trabalho e o desempenho de todos os envolvidos nesta jornada e enalteceu a escolha desta peça para o encerramento do Ciclo de Teatro, num ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de Abril de 1974.

“Processo 8868” é uma peça inspirada em factos verídicos que envolvem a censura ocorrida durante o Estado Novo, que vigorou em Portugal 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição Portuguesa de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.

“Esta encenação teatral lembrou-nos da importância de olhar para o passado para compreender a nossa história e saber como podemos e devemos imaginar o futuro. A atividade cénica é uma poderosa ferramenta para transmitir mensagens e provocar reflexões”, frisou Helena Teodósio.

Já a “pluralidade de géneros apresentados, desde a comédias, tragédias e musicais, aliada ao crescendo de qualidade dos espetáculos, reflete a evolução dos grupos de teatro, que tem revertido numa maior recetividade junto da população”, acrescentou.

Por seu lado, o vice-presidente da autarquia, com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, referiu que foi com “chave de ouro” que se fechou esta grande temporada.

“O balanço desta jornada é muito positivo, com os 17 grupos amadores de teatro do concelho - os grandes protagonistas deste Ciclo de Teatro - a mostrarem uma qualidade crescente, nas 36 sessões de teatro ao longo de 4 meses, e que fizeram do concelho um megapalco das artes cénicas. Com uma diversidade de trabalhos, dramas, comédias, musicais, revista, e interpretação de obras de autores consagrados e obras originais de autores locais, os grupos de Teatro têm em comum a mesma paixão por esta forma de arte”, sublinhou Pedro Cardoso.

Parte superior do formulário

Após a interpretação do CITAC, foram atribuídos os certificados individuais de participação no XXIV Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede a todos os elementos dos diversos grupos de teatro envolvidos.

Este projeto tem vindo a ser organizado desde 1998, com o objetivo de incentivar a dinamização desta atividade, através do apoio às associações que desenvolvem ou queiram desenvolver atividade neste domínio.

Nesse sentido, e à semelhança de anos anteriores, foi organizado um programa de atuações que deu oportunidade aos grupos de teatro de apresentarem o seu trabalho cénico em locais diferentes do concelho.

Universidade de Coimbra organiza 30.ª edição do curso sobre Segurança em Incêndios Florestais

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para do Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai realizar a 30.ª edição do curso sobre Segurança em Incêndios Florestais. A formação decorre no dia 3 de maio, sexta-feira, no Auditório Laginha Serafim, do Departamento de Engenharia Mecânica, entre as 9h e as 17h.
As inscrições estão a decorrer até ao dia 29 de abril e são limitadas à capacidade da sala, tendo um custo de 75€ (inclui documentação, café e almoço). No final da formação, será emitido um certificado de presença com a carga horária descriminada.

Ao longo dos últimos anos, os aspetos ligados ao comportamento do fogo e à segurança das pessoas têm sido o principal objeto de estudo do CEIF-ADAI. Assim, este curso procura incorporar alguns dos ensinamentos essenciais obtidos a partir da análise dos principais incêndios da última década, bem como do longo programa de investigação continuada nesta temática.
Neste âmbito, serão abordados temas como “O panorama dos incêndios florestais em Portugal”; “Incêndios florestais e a meteorologia”; “Preparação física no combate a incêndios”; “Princípios fundamentais de segurança”; “Comportamento extremo do fogo”; e ainda, “Estudo de acidentes passados e respetivas lições aprendidas”. As intervenções ficam a cargo da equipa da ADAI, com a coordenação do professor Domingos Xavier Viegas.

Este curso é aberto a todos os interessados na temática segurança em incêndios florestais, mas destina-se essencialmente a bombeiros, técnicos de proteção civil, técnicos autárquicos, técnicos florestais, produtores florestais, sapadores, GNR e cientistas.

As horas de formação serão registadas pela Escola Nacional dos Bombeiros (ENB), entidade com a qual o CEIF tem um protocolo de colaboração ativo, no Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses, na ficha individual de cada bombeiro.

Saiba mais sobre o curso através deste link.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM DESTAQUE NOS TRILHOS DO PASTOR


Numa organização do Atlético Clube São Mamede realizou-se a 14ª edição dos “Trilhos do Pastor”, evento realizado no passado dia 21 de abril de 2024, na aldeia da Pia do Urso, concelho da Batalha, freguesia de São contando com a colaboração da Câmara Municipal da Batalha, Junta de Freguesia de São Mamede, Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal e Junta de Freguesia do Alqueidão da Serra, tendo os atletas percorrido na sua maioria trilhos e caminhos antigos nas serras e vales do maciço calcário estremenho integrante do parque natural das Serras Aire e Candeeiros.
Na prova de 17km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP época 2023/2024, participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Luís Couto, alcançado o 5ºlugar na classificação geral masculino e o 2º lugar no escalão M40 e Nelson Almeida, alcançou o 6º lugar masculino e o 3º lugar no escalão MSen.
No sector feminino, Gabriela Marques, alcançou a 11ª posição na classificação feminina e o 2º lugar no escalão F40
A equipa da Secção de Ar Livre e Aventura, na prova de 17km, alcançou o 7° lugar, entre 30 equipas finalistas.
Destaque para os resultados individuais dos 3 atletas em prova Luis Couto, Nelson Almeida e Gabriela Marques, obtendo todos lugares de pódio.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno).



JOSELITO MARQUES PARTICIPOU NO TRAIL DA (DES)GARÇA

 
Organizado pela União Sport Anobra, realizou-se na manhã de domingo 21 de abril a primeira edição do Trail da (Des)Garça, com duas provas competitivas de 18km e 12km e uma caminhada.
Percorrendo na sua esmagadora maioria por trilhos na freguesia de Anobra, Coimbra, paredes meias com o buliço da cidade e com as tranquilas paisagens verdes, preenchidas com a Reserva Natural do Paúl de Arzila, entre fontes e lavadouros antigos onde ainda se lava à mão nos dias de hoje, decorreu esta primeira edição do Trail da (Des)Garça.
Participou, na prova de 18km, o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Joselito Marques, completando a mesma com destaque alcançando o 18° lugar da geral masculina e 3° lugar no escalão M45.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Universidade de Coimbra: Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

 
Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em parceria com a Universidade Federal de Goiás, Brasil, revelou que mais de 74% das culturas polinizadas por animais dependem fortemente dos polinizadores, contribuindo com mais de 40% da sua produção agrícola. A investigação revela ainda que as metodologias atuais de determinação da dependência dos polinizadores tendem a subestimar a sua importância na produção agrícola.
O artigo científico, publicado na revista científica Journal of Applied Ecology, conta com a participação de Catarina Siopa, Sílvia Castro, João Loureiro e Helena Castro, investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC. A equipa contou também com a importante colaboração de Luísa Gigante Carvalheiro, investigadora da Universidade Federal de Goiás.

O objetivo principal desta investigação foi «atualizar e avaliar os valores de dependência dos polinizadores em culturas agrícolas a nível global», revela Catarina Siopa, aluna de doutoramento na FCTUC e primeira autora do estudo. Estes valores são «cruciais para compreender e quantificar a contribuição dos polinizadores na produção agrícola e são utilizados para orientar políticas e práticas de gestão visando uma produção sustentável de alimentos», assegura a investigadora.

No entanto, de acordo com este estudo, as compilações destes valores ao nível global encontram-se desatualizadas e não contemplam a variabilidade entre culturas relacionadas, nem a limitação de pólen, isto é, a produção que se perde devido à baixa quantidade e/ou qualidade de pólen depositado pelos polinizadores.

A investigação baseou-se numa análise de dados publicados em 2023, resultantes de uma revisão sistemática da literatura conduzida por Catarina Siopa, que compilou estudos sobre experiências de polinização. Este estudo, inclui também uma lista de 141 culturas agrícolas e os seus valores de dependência, considerando pela primeira vez a variedade agrícola. A lista está disponível aqui e será atualizada regularmente pela equipa.

A autora sublinha ainda que estes resultados «constituem uma ferramenta importante para produtores e agricultores na tomada de decisões, uma vez que podem definir as culturas e, dentro destas, as variedades a plantar conforme as necessidades de polinização e as características do local».

O artigo destaca também a importância de considerar a limitação de pólen ao avaliar a dependência dos polinizadores das culturas. «As metodologias tradicionais podem levar a uma subestimação significativa, o que pode ter implicações sérias para as políticas de gestão agrícola e conservação dos polinizadores», elucida a investigadora.

Este trabalho representa «um passo importante para compreender melhor a contribuição dos polinizadores para a segurança alimentar e para desenvolver práticas agrícolas sustentáveis», concluiu.

O artigo científico “Animal-pollinated crops and cultivars – a quantitative assessment of Pollinator Dependence values and evaluation of methodological approaches” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

INFANTIS DA ASSSCC VENCEM CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve presente na edição de 2024 do Campeonato Regional de Clubes de Infantis e Absoluto da Associação de Natação de Coimbra.
A competição teve como palco as piscinas Rui Abreu em Coimbra e teve lugar nos dias 20 e 21 de abril.
A edição deste ano contou com a participação de 187 atletas em representação dos 12 clubes que se apresentaram na competição.
Embora o momento da época não ser propício a grandes marcas visto que os técnicos e atletas estão em preparação para os campeonatos nacionais dos vários escalões que irão decorrer em julho, no entanto, os atletas da coletividade de Cantanhede apresentaram-se em bom plano com prestações bastantes positivas.
Em termos coletivos o escalão de Infantis da SCC foi o clube mais pontuado, conquistando o 1ºlugar nos masculinos e 2º lugar no setor feminino.
Já no escalão de Absolutos obtiveram a 6ª posição.

Marinha Grande | 25 DE ABRIL É TEMA DO SEGUNDO QUARTEIRÃO CULTURAL NA MARINHA GRANDE

 O Património Stephens, situado no centro tradicional da Marinha Grande, recebe a segunda edição do Quarteirão Cultural, no próximo dia 27 de abril (sábado), das 14h00 às 19h00. A iniciativa, que invoca os 50 anos do 25 de Abril, é direcionada a famílias que poderão fruir de uma série de atividades ligadas à música, teatro, marionetas, apresentação de livro, exposições, jogos tradicionais e animação infantil.
O Jardim Stephens, onde estão instalados o Museu do Vidro, o Teatro Stephens, a Biblioteca e Arquivo Municipais, Oficinas de artesanato, Escola Profissional e espaços verdes, constitui um espaço excecional para a realização e fruição de ações artísticas e culturais. 
A ideia de “Quarteirão Cultural” faz parte de um novo olhar sobre a Cultura na Marinha Grande, com a Praça Guilherme Stephens, em destaque.

No dia 27 de abril, das 14h00 às 19h00, vão realizar-se as seguintes iniciativas, cuja participação é gratuita:
Performances artísticas:
Os jogos do Hélder - junto ao Arquivo Municipal;
Apresentação do livro “Deu-me o Nome Liberdade, o Avô Agostinho da Silva”, por Patrícia Martins - Palácio Stephens;
Marionetas da Feira - Jardim Stephens;
Como Salvar um Casamento, Folhas Platónicas - Biblioteca Municipal;
Daniela Antunes - Jardim tardoz do Arquivo Municipal;
Ratatices, Teatro do Botão - Biblioteca Municipal;
Somos Incríveis, Folhas Platónicas - Praça Stephens;
Bia Matia - Jardim tardoz do Arquivo Municipal;
Fanfarra dos Bombeiros da Marinha Grande - Jardim Stephens.

Atividades paralelas: 
Festa da Ilustração, com ilustradores locais - Jardim Stephens;
Zona de Mantas e Sombras - Jardim Stephens;
Animação pelos alunos da EPAMG - Jardim Stephens;
Visita orientada a documentação do 25 de abril - Arquivo Municipal;
Exposição “Green Hope” - Foyer do Museu do Vidro;
Exposição “Liberdade” - Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro;
Exposição “Liberdade sai à rua” - Jardim Stephens;
Oficina de trabalho em vidro - Oficinas de artesanato do Museu do Vidro.

...

21 de abril | Dia Mundial da Criatividade e Inovação

 Aproveitar os Benefícios das Atividades Lúdicas.  Como as Famílias da Região de Aveiro Estão a Criar Crianças Felizes

Para sensibilizar a opinião pública sobre o papel que a criatividade e a inovação têm no desenvolvimento humano, as Nações Unidas designaram o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
Com a chegada deste dia, muitas famílias da Região de Aveiro estão a analisar formas de infundir criatividade na sua vida diária para ajudar a apoiar o desenvolvimento emocional, social e físico dos seus filhos.
“Tenho boas memórias de infância em que passava horas a brincar ao ar livre e a usar a minha imaginação, e ser criativo”, disse este pai que vive na cidade de Águeda. “Eu quero que as minhas filhas sintam o mesmo, mas os aparelhos digitais podem dificultar isso.”
Jorge diz que um artigo que o ajudou a repensar na escolha de entretenimento e atividades foi “Os benefícios das atividades lúdicas criativas”, disponível no site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org.
“O artigo, baseado na Bíblia, descreve o modo como as atividades lúdicas criativas podem beneficiar as crianças e apresenta formas práticas como os pais podem incentivar a criatividade em casa”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová na região Centro.
Por exemplo, os pais podem providenciar oportunidades para brincadeiras criativas por permitirem que os seus filhos passem tempo ao ar livre.
Escolhas de entretenimento passivo, como telemóveis, tablets ou a televisão devem ser limitados às crianças. Na verdade, os médicos recomendam que as crianças com menos de dois anos, não devem ver televisão e crianças entre dois e cinco anos devem ver no máximo uma hora de televisão por dia.
Além disso, os pais devem determinar cuidadosamente se o excesso de atividades extracurriculares está a privar os seus filhos de tempo livre para brincar e a causar-lhes stress.
Pode aceder gratuitamente ao artigo “Os benefícios das atividades lúdicas criativas” no site jw.org. Este site publica conteúdos baseados na Bíblia para as famílias em mais de 1084 línguas.

*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro
**Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová

COMUNICADO: CONCELHIA DO CDS-PP AVEIRO

 
Nos dias 20 e 21 de abril, realizou-se o XXXI Congresso Nacional do CDS-PP, no Pavilhão Cidade de Viseu, por forma a eleger os órgãos nacionais do partido para o biénio 2024-2026. A concelhia do CDS-PP Aveiro esteve presente com 9 delegados eleitos, pelo distrito de Aveiro, a que se juntam 3 delegados por inerência, liderados pela Presidente da Concelhia Ana Cláudia Oliveira.
Damos nota que, do resultado da eleição para os órgãos nacionais, é de realçar os 89% com que foi reeleito Presidente do partido o Dr. Nuno Melo, encabeçando uma aposta na redefinição das linhas orientadoras do partido e de uma visão sob os princípios fundadores do mesmo, por forma a dar resposta e a liderar uma direita que procura ter voz no futuro de Portugal.
Foram eleitos para os órgãos nacionais do partido, a Presidente da Concelhia de Aveiro, Ana Cláudia Oliveira, para o cargo de Coordenadora Autárquica Adjunta, com responsabilidade de coordenação na zona centro, marcando assim presença na Comissão Política Nacional, ao lado do vogal eleito para novo mandato, Miguel Capão Filipe. Marcarão assim presença no órgão mais importante do partido entre congressos, durante os próximos dois anos de mandato.
A Concelhia de Aveiro apresentou, ainda, através do seu vice-presidente e delegado ao Congresso, Carlos Eduardo Martins, a moção estratégica sectorial denominada “A direita da sustentabilidade”.
*A Presidente de Concelhia de Aveiro,
Ana Cláudia Oliveira