sexta-feira, 28 de abril de 2023

Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda traça metas ambiciosas

 Documento, que faz um diagnóstico do concelho e reúne um vasto conjunto de propostas, vai estar em consulta pública durante 20 dias consecutivos
O Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda (PEDEIA) foi apresentado ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Documento, que vai estar a partir de hoje e durante os próximos 20 dias em consulta pública na página da Internet do Município, apresenta propostas e um plano de ação para concretizar até 2026.
Este plano “ambicioso” objetiva “primeiro, ser uma análise da nossa realidade, para depois destacar um conjunto de ações que definem um relacionamento de proximidade entre o Município e os empresários, sejam industriais ou das áreas do comércio e serviços, que se pretende mais alinhada com o que entendemos que serão os desafios dos novos tempos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Para o Edil, o estabelecimento de uma maior proximidade entre os decisores públicos, as entidades formativas e o tecido empresarial é de “substancial importância”, que resultará na “simplificação de processos” e na criação de “parceiras e sinergias para caminharmos no mesmo sentido” e que culminará no “desenvolvimento harmonioso de todo o nosso território”.
O documento, que se traduz num novo instrumento de planeamento estratégico, faz o diagnóstico do Concelho e apresenta um conjunto de propostas que têm como objetivo reforçar a capacidade da Autarquia na resposta aos principais desafios identificados, com vista à promoção de um cada vez maior desenvolvimento económico.
Samuel Vilela, da Caetano 1927, consultora responsável pelo PEDEIA, explicou que o plano apresentado ontem foi elaborado entre setembro e dezembro de 2022 e passou por várias fases, desde a análise de um conjunto de documentos (entre outros, estatísticas de organismos nacionais de referência e documentação estratégica) a inquéritos ao tecido empresarial e industrial do concelho, bem como a realização de “grupos focais” (reuniões presenciais com empresas com perfis adequados para discutir aspetos específicos do estudo).
Nestes grupos foram abordados três temas concretos: inovação e desenvolvimento; empreendedorismo; e inovação.
Houve, sublinhou o responsável pelo estudo, “um trabalho de campo em que se realizaram várias entrevistas, não só a empresas representativas dos principais setores económicos do Município mas também às associações empresariais e sindicais e ainda a instituições de formação, designadamente a ESTGA e o Centro de Formação Profissional do IEFP”.
O PEDEIA encontra-se estruturado em três eixos estratégicos, enquadrados no atual contexto comunitário – Águeda mais Inteligente, Águeda mais Conectada e Águeda mais Verde – e está dividido em três partes – diagnóstico, plano estratégico e proposta de reestruturação dos serviços municipais na área do desenvolvimento económico.
A primeira parte, que resultou, como referido, “de um processo participado pelo tecido empresarial e pelos principais atores e agentes locais, contém uma compreensão profunda do trajeto percorrido pelo Município, identifica vantagens competitivas, bem como os principais constrangimentos ao desenvolvimento da atividade económica”.
No estudo apresentado, que caracteriza o tecido económico do concelho, com mais de 5.500 empresas (a esmagadora maioria PME), entre as quais mais de 700 são indústrias transformadoras, quatro são grandes empresas, 131 PME Líder, 45 PME Excelência e 4 empresas “Gazela”, é realçada a dinâmica do comércio externo, com mais de 260 empresas com atividade exportadora.
A internacionalização, o turismo, a cativação de fundos comunitários, a qualificação dos recursos humanos e o emprego foram também analisados neste plano, que enfatiza “a preponderância da inovação e da tecnologia na competitividade das empresas e a crescente importância da responsabilidade social e ambiental”.
A partir dos resultados obtidos na fase de diagnóstico, foi elaborado um plano de ação, que propõe a centralização e otimização da prestação de serviços municipais na área do desenvolvimento económico, a partir de medidas que permitam consolidar as relações entre a autarquia e os principais atores e agentes económicos, e que visam o reforço do dinamismo e competitividade do território.
Promover Águeda enquanto local ideal para o desenvolvimento de projetos empresariais e contribuir para as estratégias de internacionalização das empresas locais; reforçar o atendimento a empresários, empreendedores e potenciais investidores; criar uma marca identificativa do conjunto de serviços e valências do município; reforçar o papel desenvolvido pela autarquia na promoção do empreendedorismo e apoio à criação e desenvolvimento de novos negócios são objetivos estratégicos definidos.
As muitas ações propostas no estudo incluem a criação do estatuto de Projeto Económico de Interesse Municipal, a reformulação e ampliação da medida “via verde” no acesso aos serviços municipais, a criação de um website multilingue vocacionado para o tecido empresarial, a criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico e organização de um Fórum Económico Municipal (para discussão de temas de interesse do setor) e a criação de uma valência de interface para a intermediação das relações entre empresas e a Academia.
Propõe ainda elaboração de um Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica e o desenvolvimento de ações para a igualdade de género e paridade salarial, entre muitos outros aspetos, nomeadamente relacionados com o reforço da intermodalidade e o aumento das opções de mobilidade e transporte dentro do concelho, apontando o premência de ser feito um levantamento mais recente sobre as necessidades de transportes coletivos junto das empresas.
Como referido, para além de “um retrato da realidade atual do concelho”, este plano apresenta um “conjunto de metas e desafios estratégicos do que o Município de Águeda pretende fazer no futuro”, disse Jorge Almeida, concluindo que tendo o concelho esta “disposição empreendedora que tanto nos caracteriza, é tempo de nos perfilarmos ao lado destes empresários e empresas e adotar uma postura facilitadora e de parceria, para que possamos continuar a crescer e a desenvolver ainda mais o nosso território”.

Ana Sofia Pinheiro

LADO B TRAZ MIRAMAR A SILVES

 A iniciativa LADO B da Câmara Municipal de Silves, prossegue no dia 19 de maio pelas 21h30, com os MIRAMAR no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.
MIRAMAR são um duo de guitarras formado pelos músicos Frankie Chavez e Peixe, que conta já com dois discos editados - Miramar (2019) e Miramar II (2022).
O seu espetáculo ao vivo é uma viagem; uma estrada que se percorre de forma contemplativa e que ora serpenteia até ao cume da mais alta montanha, ora se deixa ir planante, pelo calor preguiçoso do deserto, mas sempre a levar mais longe o som daquelas cordas que ressoam em diferentes caixas, com ou sem eletricidade, e sempre como se os dois aqui fossem apenas um.
À música junta-se a projeção de vídeos tema a tema, envolvendo e transportando o público para um espaço imaginário para além da tela, numa experiência sinestética que se espera única e marcante.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos em https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/6
Media Partner: Antena 3
+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) chamada para a rede fixa nacional | cultura@cm-silves.pt

Exposição “Economia Europeia” leva os grandes temas europeus aos municípios de Viseu Dão Lafões

A iniciativa encontra-se a percorrer as bibliotecas municipais do território desde março.
A Exposição Itinerante “Economia Europeia”, promovida pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, encontra-se a percorrer as bibliotecas dos municípios da região. A iniciativa prossegue o sucesso da edição anterior, apresentando-se, este ano, com painéis e temas de reflexão renovados, tendo como base a situação atual da União Europeia.

Em itinerância pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL), esta iniciativa que permanece um mês em cada um dos municípios que irá visitar na região, marca agora presença em Santa Comba Dão, onde ontem, dia 27 de abril, Marta Dias, docente da Universidade de Aveiro, realizou uma apresentação sobre a exposição e a importância de dar voz aos jovens sobre os mais variados temas europeus, numa iniciativa destinada a alunos da Escola Secundária de Santa Comba Dão.

Os 14 painéis que compõem a exposição deste ano foram desenvolvidos pelos alunos do 3.º ano da Licenciatura em Economia da Universidade de Aveiro e constituem um roteiro que dá voz aos sentimentos e preocupações dos jovens, abordando temas atuais de grande relevância para a cidadania europeia.

Em concreto, a exposição aborda os temas “Bitcoin”, “Cooperação Europa-Índia”, “Corrida para a UE com menos Obstáculos”, “Dependência Energética da UE Face à Rússia”, “Está o Digital a ser um Novo Caminho para a Discriminação?”, “Guerra da Desinformação”, “Guerra Testa a Economia da Europa”, “Só Nós Podemos Ser Livres”, “Para Uma Europa Mais Verde”, “Preços Altos Sufocam Economia Europeia Entre Receios de Estagflação”, “A Batalha Pelo Combustível”, “O Plano Marshall”, “Transformação Digital na União Europeia” e “Verbas de Apoio ao Brexit”.

Após a sua permanência em Santa Comba Dão, esta exposição segue a sua itinerância rumo a Vouzela, Oliveira de Frades, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo.

Para Leonel Gouveia, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, "a Europa é de todos, nesta medida é importante que as populações do interior sintam uma proximidade cada vez maior em relação aos grandes temas europeus, bem como ao processo de construção europeu. Isto só é possível fazendo chegar mais e melhor informação às pessoas. Este tipo iniciativas, promovidas pelo EUROPE DIRECT, vêm contribuir, de forma decisiva, para que as populações desenvolvam um sentimento de pertença relativamente à União Europeia. Assim, é sempre com grande entusiasmo que as acolhemos no nosso território".

Segundo Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (Entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), "esta exposição, que fazemos questão que, de novo, realize uma itinerância por todo o território, é uma ferramenta muito eficaz de difusão de conhecimento sobre os grandes temas europeus, em particular junto dos mais jovens. Como sabemos, uma população melhor informada é uma população mais capaz de aproveitar as oportunidades e ultrapassar os desafios que a integração europeia coloca. Em certa medida, com esta iniciativa estamos a fomentar a coesão territorial".

Já Marta Dias, professora na Universidade de Aveiro, afirmou que "aliar este tipo de iniciativas, como a que realizamos hoje, à exposição, é sempre muito positivo, na medida em que não só estamos a aproximar a Europa às pessoas, mas também estamos a promover uma maior interação com o público. Mais do que marcar presença no território, esta iniciativa transformou-se num momento de diálogo, partilha de conhecimentos e troca de experiências que vem contribuir para fortalecer a integração europeia e enriquecer todos os participantes".

*Nuno Martinho, Secretário-Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, e Leonel Gouveia, Presidente da CM Santa Comba Dão

Missão empresarial brasileira quis conhecer as boas práticas da promoção turística no Centro de Portugal


Delegação composta por 18 empresários esteve reunida com Pedro Machado na sede da Turismo Centro de Portugal.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, recebeu hoje uma delegação de empresários brasileiros, que se encontram no nosso país para se inteirarem das boas práticas aqui realizadas ao nível do Turismo, Economia Criativa e Inovação.

A visita a Portugal acontece no âmbito de uma Missão Técnica Empresarial Internacional, organizada pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A delegação é composta por 18 pequenos e médios empresários do Distrito Federal do Brasil e integrou a vice-governadora do Distrito Federal do Brasil, Celina Leão, a superintendente do Sebrae, Rose Rainha, e a consultora Marta Poggi.
A Missão Técnica Empresarial Internacional decorre entre 22 a 29 de abril, passando por vários destinos portugueses. Hoje, os empresários estiveram na sede do Turismo Centro de Portugal, em Aveiro, onde Pedro Machado teve a oportunidade de dar a conhecer as principais mais-valias turísticas do Centro de Portugal, bem como o modelo descentralizado de promoção da região, que envolve entidades públicas, operadores turísticos e agentes territoriais e económicos.

“O mercado brasileiro é um dos que mais tem crescido no Centro de Portugal, sendo hoje um mercado estratégico. Por isso, ficámos muito agradados com o interesse manifestado por esta Missão Técnica Empresarial em conhecer melhor a nossa região”, sublinha Pedro Machado.
“Nomeadamente, os empresários ficaram com informação detalhada sobre as experiências diversificadas que os visitantes podem usufruir no Centro de Portugal, assim como as valências responsáveis pelo crescimento da procura da região, de que são exemplo o património cultural e histórico, os trilhos de walking e cycling ou a nossa gastronomia. Estou certo de que os integrantes na Missão Técnica Empresarial vão regressar ao Brasil com várias propostas de parceria turística em mente”, acrescenta.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues

CIM Viseu Dão Lafões sagra-se como grande vencedora dos Prémios BUPi 2022


Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões arrecadou o galardão principal num evento em que vários municípios e técnicos habilitados do território estiveram em destaque.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões destacou-se entre os vencedores da primeira edição dos "Prémios BUPi", entregues no dia 26 de abril, na Batalha. Estes prémios distinguem publicamente as entidades que mais se destacaram e contribuíram em 2022 para o sucesso do projeto BUPi - Balcão Único do Prédio.

O júri contemplou a CIM Viseu Dão Lafões com o galardão principal da iniciativa, o “Grande Prémio BUPi”. Este prémio distingue a Entidade “que mais se destacou de forma transversal nas várias dimensões do projeto durante o ano”. A juntar a este prémio, a CIM arrecadou ainda o prémio “Ambiente”, assim como duas menções honrosas nas categorias "Inovação" e "Proximidade".

A nível de Municípios, a região esteve também em destaque, com Viseu a conquistar o 2.º prémio na categoria “Produtividade”, enquanto Tondela arrecadou o 3.º prémio. Na categoria “Cidadão Primeiro”, Viseu Dão Lafões viu Oliveira de Frades receber o 1.º prémio, enquanto Sátão arrecadou o 3.º prémio na mesma categoria.

No que concerne a Técnicos Habilitados, na categoria “Produtividade”, Fábio Santos, de Oliveira de Frades, destacou-se ao conquistar o 1.º prémio, tendo Pedro Figueiredo, de Vouzela, recebido o 2.º prémio.

A entrega dos prémios aconteceu no contexto do encontro anual BUPi 2023.

O BUPi - Balcão Único do Prédio é uma plataforma eletrónica dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades de forma simples e gratuita.

Desde junho de 2021 que estão em funcionamento Balcões Únicos do Prédio nos 14 municípios associados da CIM Viseu Dão Lafões. Além destes, foram ativados 18 balcões de atendimento itinerante BUPi, compostos por equipas móveis de cadastro que percorrem todo o território da CIM, freguesia a freguesia.

Para Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “foi com enorme satisfação que recebemos estes nove prémios. Estas conquistas são sempre bem-vindas, na medida em que refletem a seriedade e o sentido de missão com que a CIM encara todos os projetos em que está envolvida. O nosso compromisso passa por continuar a trabalhar de forma a criar valor para o nosso território".

O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, considera que “este prémio é um reconhecimento justo do grande empenho que a CIM Viseu Dão Lafões colocou, desde o primeiro momento, na implementação deste projeto no seu território”.

“O BUPi é um instrumento valioso de mapeamento, planeamento e ordenamento do espaço rural que colocámos ao serviço da população e que tem alcançado excelentes resultados. Aproveito a ocasião para felicitar os municípios e os técnicos municipais premiados, sabendo que estes prémios são resultado de um esforço das equipas dos 14 municípios e que premeia a estratégia conjunta que definimos para a implementação deste importante projeto para o nosso território”, acrescenta Nuno Martinho.

Miguel Fernandes

Workshop “Gamelão de Porcelana e Cristal” em Vila de Rei 15-19 Maio | Agrupamento de Escolas de Vila de Rei


Entre 15 e 19 de maio, o projeto FÔLEGO promove o workshop “Gamelão de Porcelana e Cristal” para alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei. Durante o horário escolar, a comunidade escolar poderá aprender a tocar neste “instrumento musical coletivo” criado pela Companhia de Música Teatral (CMT) – o Gamelão de Porcelana e Cristal – sob orientação da mesma.
Constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grês, vidro e cristal, o Gamelão é simultaneamente um objeto único do ponto de vista visual, uma autêntica escultura, que será instalado no pátio exterior do Agrupamento de Escolas. Concebido pela CMT no âmbito do projeto Opus Tutti, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, este instrumento tem contribuído para tornar a prática musical acessível a todos, “afinando pessoas, pássaros e flores”.
A CMT é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Neste trabalho musical, são usadas estratégias exploratórias e criativas, bem como criados mecanismos de estruturação de ideias musicais não dependentes de notação - e que se baseiam na ideia de colaboração e comunicação interpessoal. Porque a construção do espírito cívico começa na cooperação.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO alia as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso
Mais sobre o Gamelão de Porcelana e Cristal: consultar www.musicateatral.com em


24 de maio | 17h00 | presencial (Auditório H1 da ESAC) e online. “A integração das DRAP nas CCDR: o território e os efeitos sobre os agricultores” em debate na ESAC

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe no dia 24 de maio de 2023, às 17h00, em formato presencial (Auditório H1) e online, a conferência-debate “A integração das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Rural (CCDR): o território e os efeitos sobre os agricultores”. O evento é uma organização conjunta da ESAC, Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e Colégio Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros.
O objetivo desta conferência-debate é fazer uma reflexão sobre as consequências da integração das DRAP nas CCDR, nomeadamente ao nível da gestão e desenvolvimento dos territórios rurais e da relação dos agricultores com a Administração, atendendo a que, face aos grandes desafios que se colocam à Agricultura, e num contexto de implementação do PEPAC, é crucial a forma como serão aplicadas as políticas públicas ao nível dos territórios, com as suas especificidades e condicionantes locais, ganhando especial importância a proximidade dos agricultores à Administração.
A integração das DRAP nas CCDR trará riscos?; a agricultura perderá influência e recursos perante as prioridades da saúde e da educação?; haverá dispersão ou concentração dos técnicos, com consequência no serviço público prestado aos agricultores?; poderá haver um efeito reativo de concentração de algumas competências, até aqui desconcentradas nas DRAP?; promoverá uma maior coordenação das políticas públicas de desenvolvimento local?; haverá sinergias positivas na concentração de recursos nas CCDR, com efeitos positivos na eficácia do serviço público?; poderá contribuir para um maior equilíbrio entre regiões e uma maior coesão territorial?: estas são algumas das questões que estarão em debate no evento.
Aos participantes, quando solicitado, será emitido certificado de participação.

“GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES” SERÁ TEMA DE AÇÃO DE FORMAÇÃO, EM SILVES

 Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal de Silves acolherá no próximo dia 2 de maio, uma ação de formação subordinada à temática “Grandes Histórias para pequenos leitores”. A iniciativa, dinamizada por Paula Cusati, é dirigida a Técnicos de Biblioteca, Professores Bibliotecários e Educadoras sem custo associado, estando sujeita a inscrição prévia até dia 30 de abril.
Porque Vir ao mundo significa ser acolhido num ninho de palavras; Sem esse ninho, muito do desenvolvimento global da criança se perderá; Ver como possibilitar o acesso, desde a mais tenra idade, à leitura do mundo, à linguagem e à literatura que o narra; analisar criticamente e selecionar um conjunto de materiais de qualidade para a mediação de leitura com pré-leitores, atentando nas suas características e maturação; refletir acerca da importância da leitura partilhada e dialogada, bem como do envolvimento das famílias,  são os conteúdos programáticos desta iniciativa, que no final da ação de formação, pretende-se que fiquem desenhadas uma série de possíveis atividades de mediação leitora com os mais pequenos.
As vagas são limitadas, e no final da atividade os formandos ficarão com um certificado de participação.
Horário:
09h30 – 12h30
14h00 – 17h00
O telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para inscrições e fornecimento de informações adicionais.

 

Manteigas | 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023. Fase Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

 
Realizou-se no dia 26 de abril, em Manteigas, a 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal, da região da CIMBSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela).
Estiveram a concurso 131 alunos, divididos por 4 escalões: 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
Após a prova escrita que teve lugar na Escola C+S de Manteigas foram apurados as cinco melhores provas para a denominada Prova de Palco. Esta prova, composta pela leitura de um texto e por uma prova de argumentação, realizou-se no Auditório Municipal que encheu quase por completo. A acompanhar os alunos estiveram os respetivos professores das várias escolas e também marcaram presença muitos pais e encarregados de educação que, com a sua presença, quiseram incentivar e apoiar os seus educandos.
Lista de alunos apurados para a fase final:

1.º Ciclo
Maria Regina Esteves Mendes - Fundão
Maria Beatriz Neta de Abrantes Saraiva - Pinhel
2.º Ciclo
Martim Gonçalves - Fundão
João Henrique Ferrão Oliveira - Celorico da Beira
3.º Ciclo
Lua Afonso - Covilhã
Matilde Brito - Fundão
Ensino Secundário
Margarida Costa Álvaro - Seia
Mariana Queimada - Celorico da Beira


Aveiro celebra o Feriado Municipal de 04 a 14 de maio

 Eventos, Concertos para Famílias, Exposições, Homenagens e Inaugurações marcam 11 dias de comemoração por todo o Município

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o programa das Comemorações do Feriado Municipal que decorre de 04 a 14 de maio, destacando-se, como habitualmente a Sessão Solene Comemorativa e a Procissão em honra de Santa Joana de Aveiro, no dia 12 de maio, sexta-feira.

Feriado Municipal regressa aos Paços do Concelho
Depois de três anos sem se realizar no Edifício Sede da CMA, a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal volta ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde já não se realizava, desde 2019, devido à pandemia de Covid-19.
A Cerimónia está marcada para 11h30, do dia 12 de maio, com início na Praça da República, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido, às 11h45, pela Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.
A Eucaristia na Sé de Aveiro realiza-se pelas 10h00 e a procissão terá início pelas 16h00 na Sé de Aveiro.

Celebrações começam a 04 de maio
A programação inicia com a Reunião de Câmara Pública, no dia 4 de maio pelas 15h30, no edifício da nova Escola da Póvoa do Paço e participação do público pelas 17h30.
Dia 06 maio, será também o momento para se assinalar o Dia Nacional do Azulejo com a realização de atividades dedicadas ao Património Azulejar, destacando-se a visita à obra de intervenção de conservação e restauro do Painel Azulejar dos artistas Jeremias Bandarra e José Augusto, localizado nas escadarias do Mercado Manuel Firmino, com início agendado para as 15h30.

Open City – Edição Open Avenue acolhe a inauguração
da Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Para dia 13 de maio está agendada a inauguração da requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, enquadrada no âmbito da 2.ª edição do Open City, edição que terá o epicentro de eventos e espetáculos na nova Avenida Lourenço Peixinho. Trata-se de um investimento da CMA de 4.346.879€, que foi executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A..
Open City / Edição Open Avenue contará com a apresentação de múltiplos eventos, num convite para que todos saiam à nova e requalificada Avenida, entre as 10h00 e as 23h00. Durante o dia 13 de maio a Avenida será palco para artistas, instituições e agentes culturais, numa reunião de música, dança, teatro, cinema, artes visuais e diversas outras áreas, reveladas tanto em lugares convencionais, como em locais improváveis.

Toda a programação
A 05 de maio terá início a edição de maio do Aveiro Beer Fest no Mercado Manuel Firmino, um evento que juntará dezenas de cervejeiras e com programa próprio, que se estende até dia 07 de maio.
A dança faz parte do programa com o já usual ECADAv - Encontro com a Dança, com a apresentação de vários grupos de dança de Aveiro. Será no dia 07 de maio, domingo, no Centro de Congressos de Aveiro.
Destaque ainda para a realização da Assembleia Municipal Jovem nos dias 9 e 10 de maio, no edifício da Antiga Capitania, que irá contar com a participação de dezenas de alunos dos Estabelecimentos de Ensino de Aveiro.
Informamos ainda que, como habitualmente, de 05 a 12 de maio, o Convento de Jesus estará aberto ao culto com visitação do Circuito Monumental dedicado a Santa Joana de Aveiro.

Exposições “Aveiro no Feminino: toponímia”, “Os Animais na Arte Nova” e “I Love Aveiro”
No dia 09 de maio, abre pelas 19h00, no Museu da Cidade, Aveiro no Feminino: toponímia, a primeira de uma trilogia de exposições que pretende contribuir para uma maior visibilidade do universo feminino em Aveiro e do seu papel estruturante na construção da cidade e da comunidade. A presente exposição aborda a temática da toponímia feminina relacionando-a com a ocupação do território, com as vivências sociais do quotidiano citadino e com as figuras que, ao longo do tempo, se destacaram na Sociedade Aveirense.
No dia 10, quarta-feira, pelas 19h00, ocorrerá a abertura da Exposição “Os Animais na Arte Nova” no Museu Arte Nova. Os animais são frequentemente utilizados como motivo decorativo na corrente Arte Nova, destacando-se as aves e os insetos. As borboletas e as libelinhas, no universo dos insetos, são muito exploradas devido às potencialidades decorativas das suas asas em filigrana, enquanto que os pavões são atraentes pela sua plumagem impactante e cores vistosas. São estes os elementos que poderão ser apreciados nesta exposição que poderá ser visitada até ao dia 24 de setembro.
No dia 11 de maio, quinta-feira, às 18h30, será inaugurada a exposição a “Exposição “I Love Aveiro”, no Museu de Aveiro / Santa Joana, uma mostra retrospetiva que conjuga memória, contemporaneidade, cultura e criatividade. Ficará patente até ao dia 2 de julho.
Nesta ocasião será apresentado o pré-programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
Concertos
Como habitualmente o programa integra vários concertos. De salientar a organização de dois concertos:

No dia 10 de maio, às 21h30, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresentará o Grande Concerto a Santa Joana, no Teatro Aveirense;
No dia 11, véspera do Feriado Municipal, terá lugar o Concerto Evocativo à Padroeira da Cidade pela Tuna de Santa Joana, pelas 21h30, na Igreja das Carmelitas.
O programa completo poderá ser consultado no site da CMA. Participe e acompanhe tudo nas redes sociais do Município.


PODER DA PALAVRA E DA MÚSICA É CELEBRADO EM CONCERTO “MAIS ALTO!”

 Espetáculo encerra comemorações do 25 de Abril em Silves
As comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril em Silves terminam no próximo dia 6 de maio, com o espetáculo musical “Mais Alto!”, pelas 16h00, no Teatro Mascarenhas Gregório. Dirigido a crianças e jovens, mas aberto aos mais graúdos, este concerto pretende celebrar o poder da palavra e da música, utilizando uma abordagem pedagógica em torno do conceito e da prática da democracia. A entrada é livre.
Da autoria de Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa, Isabel Minhós Martins e Sérgio Nascimento, “Mais Alto!” é um hino à democracia, apresentando-a como um encontro entre todas as pessoas para construir uma sociedade melhor, de liberdade, onde convivem diferentes vozes e opiniões.
Ambiente saudável, cuidados de saúde, salários justos, escola de qualidade, paz, igualdade e diversidade são os temas prioritários revisitados por um cancioneiro em língua portuguesa, numa viagem que não vai deixar o público infanto-juvenil indiferente, ao ensinar que a música pode ajudar a mudar o mundo, relembrando que a democracia é um processo inacabado, exigindo cuidado e aperfeiçoamento, para se chegar cada vez mais longe e mais alto.
 
De referir que este concerto está em digressão desde março de 2022, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, tendo levado já mais de meia centena de espetáculos a 35 cidades de todo o país; sendo Silves o primeiro Município algarvio que recebe este musical produzido pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

 

Empresas Gazela da Região Centro distinguidas em Águeda

 Cerimónia prestou homenagem às 104 empresas galardoadas pela CCDRC com os Prémios Gazela, referentes a 2022
“Somos dos municípios que mais empresas Gazela tem e esta é uma homenagem a Águeda e aos nossos empresários”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre a cerimónia de entrega do galardão, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e que escolheu Águeda para acolher esta sessão.
Estão sediadas em Águeda quatro empresas que conquistaram o Prémio Gazela 2022, uma distinção que premeia as empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, o que “demonstra a força do nosso tecido empresarial”, reforçou o Edil, lembrando que Águeda tem um universo industrial com 750 fábricas, com um volume de faturação de cerca de dois mil milhões de euros anuais.
Águeda é, defende, “um ótimo exemplo para o país e para esta região a que nos orgulhamos de pertencer” e estar, neste dia, rodeado de empresários que têm esta visão empreendedora, “é motivador”.
Numa associação do nome do prémio – Gazela – ao futuro, Jorge Almeida desejou que as empresas, tal como animal selvagem, encontrem “espaço aberto para correr e ir mais longe”.
Ontem, em Águeda, naquela que foi a 10.ª edição dos Prémios Gazela, foram distinguidas 104 empresas de toda a Região Centro, sendo quatro do concelho, a saber: Profincom PVC, Lda; RCN – Innovation in Aluminium Systems, Lda; Triangle´s – Cycling Equipments, S.A.; e YoungSource – Electronics, Lda.
“Parabéns às nossas empresas e aos nossos empresários por mais esta distinção”, concluiu Jorge Almeida.
As 104 empresas premiadas representam mais de 4.500 postos de trabalho, um volume de faturação de mais de mil milhões de euros e um volume de exportação de quase 900 milhões de euros. “São números significativos que revelam a importância que as vossas empresas têm para a região e para o país”, disse Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, para quem esta cerimónia representa uma celebração “do valor (das empresas), das vossas equipas e famílias”.
“Esta sala prova que, em qualquer altura da nossa vida podemos, se tivermos força, energia e nos rodearmos das pessoas certas, iniciar um negócio”, declarou a governante que se afirmou “orgulhosa” pelo desempenho demonstrado por estas empresas.
Esta cerimónia foi, reforçou, “um reconhecimento de que em Águeda há um grande dinamismo. Este é o ano em que temos o maior número de empresas Gazela e uma parte delas concentra-se aqui em Águeda”, disse.
Também Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, destacou a “festa” para as empresas da Região Centro que representa a entrega deste galardão. Um evento “simples e simbólico” que presta homenagem às empresas que “são fundamentais para a criação de riqueza, de postos de trabalho, para as exportações e para contribuírem para o desenvolvimento da região”.
A dirigente reiterou que a escolha do local para acolher este evento recaiu sobre Águeda, um concelho que “marca pontos na região pelo seu dinamismo e as ‘Gazela’ são mais uma componente” dessa característica diferenciadora.
De referir que esta noite de homenagem, para além da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, contou com a presença de Jorge Brandão (POE Centro), Nuno Mangas (Presidente do COMPETE), do Executivo Municipal de Águeda, dos presidentes das câmaras municipais de Ílhavo e Viseu, respetivamente João Campolargo e Fernando Ruas, bem como de representantes de associações empresariais da Região Centro.

Ana Sofia Pinheiro

SENSIBILIZAÇÃO SOBRE VESPA ASIÁTICA NA MARINHA GRANDE

 No dia 3 de maio, pelas 18h30, realiza-se na sede da Junta de Freguesia da Marinha Grande uma ação de sensibilização com o tema "Deteção e Combate à vespa velutina-Impacto na Atividade Apícola”, aberta a todos os interessados.
A ação será dinamizada pela Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste, sendo comparticipada pelo POSEUR e apoiada pela CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria; Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e pela Junta de Freguesia da Marinha Grande.

Proença-a-Nova | Municípios podem contribuir para ordenamento integral do território

 
Os municípios podem tornar-se mais do que parceiros das várias entidades que a nível nacional são responsáveis pelo Ordenamento do Território, tornando-se decisores ativos sobre esta matéria na área concelhia. A ideia foi defendida pelo Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território durante o Encontro Anual BUPi 2023 “Mapear o futuro – conhecer – valorizar – inovar” que decorreu no dia 26 de abril na Batalha, durante o painel “Que territórios para o futuro?”. Carlos Miguel considera necessário “mudar o paradigma” e “aproximar do poder local estas decisões”. Atualmente, os Municípios – através do Plano Diretor Municipal – já têm uma palavra a dizer sobre o ordenamento urbano dos seus territórios, mas que termina quando a matéria é o solo rural e florestal. Na sua perspetiva, o BUPi – Balcão Único do Prédio – é um ponto de partida para criar instrumentos para o bom planeamento de um território que é dinâmico. “Como em tudo na vida, o conhecimento só nos ajuda. Neste caso concreto em que estamos a falar de cadastro e de planeamento, é impossível, na minha ótica, nós planearmos o território sem termos um cadastro atualizado”, referiu.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e interveniente neste painel, considera importante e necessária esta delegação de competências relacionadas com o ordenamento do território nos municípios, referindo que as autarquias estão dotadas de técnicos com competências para responderem aos desafios deste território dinâmico em que a preocupação, para além de o gerir, será de criar valor. “Se não criarmos valor no território, se não gerarmos riqueza com ele, as pessoas saem, fica desertificado”, afirmou. Defendeu ainda a possível criação de Planos Diretores Florestais em que seja possível intervir na área concelhia na sua totalidade, sendo fundamental ter o cadastro realizado. O Município de Proença-a-Nova foi uma das dez autarquias piloto que acolheu o BUPi, em 2017, e aquele que registou mais matrizes, até porque a maior parte do concelho não estava cadastrado. Atualmente, são as quatro AIGPs em curso no concelho que estão a dar uma resposta à tão necessária transformação da paisagem, no caminho da sustentabilidade territorial.
A este respeito, Fernanda do Carmo, diretora-geral da Direção Geral do Território, adiantou que atualmente as 70 AIGPs existentes no país abarcam 141 mil hectares “que estão a ser trabalhados por agentes locais”. A juntar ao BUPi, estão a ser desenvolvidos projetos como o Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo, a Carta de Ocupação do Solo e a remuneração dos sistemas dos ecossistemas a 20 anos, com financiamento do Fundo Ambiental. O objetivo é o mesmo: criar riqueza para os territórios. Também Nuno Banza, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, considera fundamental “trazer para a discussão a importância do mundo rural”, implementando políticas que transformem a paisagem. “Transformar a paisagem é de facto muito difícil porque nós assistimos a décadas de abandono do mundo rural”. Quanto às AIGPs, este projeto está a permitir “infraestruturar o país com uma rede primária de faixas de interrupção de matéria combustível”. Virgínia Manta, Engenheira Geógrafa e Coordenadora do Balcão BUPi Coimbra e também interveniente neste painel, comparou o balcão do BUPi ao processo de preenchimento do IRS que, há alguns anos, era totalmente em papel e atualmente, depois de ser totalmente online, até já possibilita a entrega do IRS automático. As mais valias de se fazer o registo e a georreferenciação das propriedades seguirá um caminho semelhante.
Durante o Encontro Anual foram ainda entregues os Prémios BUPi referentes a 2022 tendo o Município sido distinguido com uma menção honrosa na categoria Comunicação.

Barcelos | Open IPCA: mais de 1500 estudantes encheram o Campus do IPCA. Dia aberto do IPCA bate recorde de participantes

 O IPCA cresce a olhos vistos e a prova disso é o crescente interesse dos estudantes do ensino secundário em participar no Open IPCA. Os mais de 1500 estudantes chegaram de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto) e usufruíram das várias atividades que ilustram o ensino praticado em cada Escola do IPCA: ESG (Escola Superior de Gestão), EST (Escola Superior de Tecnologia), ESD (Escola Superior de Design) , ESHT (Escola Superior de Hotelaria e Turismo) e ETeSP (Escola Técnica Superior Profissional).
Acompanhados pelos seus professores, os estudantes visitantes tiveram a oportunidade de ser guiados pela comunidade estudantil do IPCA que, além de os ajudar na realização das atividades e de lhes dar a conhecer o Campus, também deu o seu testemunho e esclareceu dúvidas sobre o que é ser estudante nesta Instituição.
Apareceram no Campus ainda vários estudantes que se inscreveram de forma individual, mas que não deixaram escapar esta oportunidade de viver de perto esta experiência.
Os participantes foram presenteados com momentos musicais protagonizados pelos grupos académicos do IPCA: Tuna Mista do IPCA, Tuna Feminina do IPCA e Tuna Académica do IPCA.
No que toca aos estudantes visitantes, as experiências proporcionadas pelo IPCA foram muito satisfatórias. “Estas experiências dão-nos novas maneiras de ver o mundo lá fora e dão a conhecer o que podemos esperar do ensino superior. Pode estar aqui a minha escolha para o futuro”, disse Rita Silva, aluna do 12.º ano da Escola Secundária Alcaides Faria (Barcelos).
A mesma opinião partilha a professora Paula Faria, da Escola Secundária Martins Sarmento (Guimarães), que ficou bastante agradada com a sua primeira visita ao Open IPCA. “Considero estas iniciativas muito importantes. Até para desmistificar um pouco as mentalidades do ensino politécnico, eu própria tinha esse pensamento, mas depois de conhecer o IPCA como o vi hoje, vejo aqui uma boa opção para os nossos estudantes seguirem os seus estudos”, refere partilhando que os seus estudantes saem deste dia com a mesma opinião.
Gabriel Lima, estudante do IPCA, considera a experiência como voluntário no Open IPCA bastante gratificante. “Eu sou embaixador do IPCA e já estou habituado a representar a instituição em divulgações nas escolas e feiras de formação. Já no ano passado participei, e é sempre bom ajudar os colegas que podem ser potenciais estudantes do IPCA”.
Nas palavras da professora Oscarina Conceição, que este ano coordenou a Comissão da Organização deste evento, o que se viu neste dois dias “é o trabalho de meses, eu diria que é o trabalho de 365 dias. Todas estas atividades foram pensadas pelas escolas, discutidas com a direção e envolveram toda a comunidade académica na sua preparação, culminando nestes dois dias intensos, durante os quais recebemos mais de 1500 estudantes”, refere a organizadora que mencionou ainda a vertente pedagógicas destes dias.
Entre as várias atrações e atividades, os participantes tiveram acesso a vários jogos interativos levados a cabo pela EST; visitas aos laboratórios de design organizados pela ESD; simuladores de gestão e quizz´s que valiam prémios ao cargo da ESG; showcookings e feiras de marketing sob alçada da ESHT e visita à oficina de mecânica e CNC (Controlo Numérico Computadorizado) e metrologia dinamizada pela ETESP.
Este ano a mostra teve como grande novidade, além das atividades, a Feira Internacional na Sala 24 que contou com a participação do Stund Council RUN-EU do IPCA, com o Gabinete de Relações Internacionais, com o Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, com o Future Advanced Skills Academy (FASA) e com o Europe Direct de forma a dar a conhecer aos visitantes as potencialidades que vão encontrar na instituição.
Esta é uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA, que é já uma referência no panorama do ensino superior público, sendo uma instituição cada vez mais procurada.

Ana Teixeira

Marinha Grande | TERTÚLIA DEBATE DESPORTO COMO VIA PARA A INCLUSÃO

 O Município da Marinha Grande e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) realizam a tertúlia “O Desporto como via para a inclusão”, no dia 8 de maio, pelas 18h00, no Edifício da Resinagem, cuja entrada é livre.
A ação gratuita, será creditada pelo IPDJ - IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, para Treinadores de Desporto, com  0,4 unidades de crédito, com o nº64235479 devendo ser efetuada a inscrição através do link https://forms.gle/Qbr4pfGFQoMS42sU9

A Tertúlia terá a participação e moderação de técnicos da FPDD, de  testemunhos de boas práticas com a intervenção de praticantes, dirigentes e/ou treinadores ligados ao desporto para pessoas com deficiência. Destina-se a dirigentes de clubes, coletividades, instituições, associações; técnicos da área do desporto e da reabilitação.

O Projeto IDI, da FPDD propõe-se criar momentos de discussão e partilha de ideias acerca da importância e vantagens da prática desportiva regular nas PcDI assim como a partilha de estratégias e recursos necessários à criação de um Programa Desportivo e de um movimento de auto-representantes.

Este sábado, a partir das 22h00, na Praça Marquês de Marialva. Cancioneiro de Cantanhede apresenta “As Voltas que o Ouro Dava…”

 

Um espetáculo cultural que gravita em torno da importância do ourives ambulante no quotidiano de vivências do povo português nos finais do século XIX é a proposta do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede para este sábado, 29 de abril, a partir das 22h00, na Praça Marquês de Marialva.
As Voltas que o Ouro Dava…” é o nome do espetáculo que sobe ao palco no âmbito das comemorações dos 40 anos do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, assinalados este ano, e que está em linha com o desafio a que o Grupo se propôs no sentido de alterar o paradigma de apresentação do folclore e das tradições seculares, para captar novos públicos, nomeadamente os mais jovens.

Assim, “As Voltas que o Ouro Dava…” vem na linha de outras propostas do Cancioneiro de Cantanhede, como “Renascentia Folklore” (2021) e “40 Dias do Entrudo à Páscoa” (2022).
O evento deste sábado conta com a participação especial do Rancho Típico de São Mamede Infesta (Matosinhos) e do Grupo Folclórico e Etnográfico de São José da Lamarosa (Coruche).

As Voltas que o Ouro Dava…” demonstra, por outro lado, que o folclore pode conviver, em harmonia, com novas tecnologias audiovisuais sem ferir a essência dos valores tradicionais.
Com o cenário em preparação, prevê-se elevada afluência do público, muito à semelhança do que aconteceu no último espetáculo.
O evento conta com o apoio do Município de Cantanhede, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Fundação INATEL e Federação do Folclore Português.







Ana Moura conquista melhor álbum e galardão da crítica nos prémios Play

A cantora Ana Moura conquistou o título de melhor álbum do ano, com o disco "Casa Guilhermina", o prémio da crítica e o de melhor artista feminina na quinta edição dos prémios da música portuguesa Play.
Já o prémio de melhor artista masculino foi para Ivandro, que também arrecadou a distinção de canção do ano, a única categoria com votação do público, por “Lua”.
A cerimónia, que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, aplaudiu ainda, de pé, Sérgio Godinho, distinguido com o prémio Carreira “pelo percurso artístico de invejável longevidade, que há quase 50 anos se vai entrecruzando com a própria história do país”, como indicou a organização.
O músico de “A Noite Passada” assistiu ainda, ladeado pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que lhe entregou o prémio, a um tributo, prestado pela banda Os Assessores com Jorge Palma, Manuela Azevedo e Diogo Piçarra, que interpretaram alguns dos temas mais conhecidos de Godinho.
No discurso de agradecimento, Godinho sublinhou a “pujança e a diversidade” da música portuguesa atual: “Não só não nos podemos queixar da falta de música como a música corre em nós”.
Logo de seguida, Filomena Cautela, uma das anfitriãs da cerimónia, disse falar por muitos na sala quando se dirigiu a Pedro Adão e Silva para apelar para que a quota de música portuguesa na rádio volte aos 30% em que esteve até ao começo do ano passado, arrancando um aplauso ao público presente.
Horas antes, o prémio de melhor grupo foi atribuído à dupla Calema, dos irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira.
“Tudo Recomeça”, de Aldina Duarte, foi considerado o melhor álbum de fado e, no jazz, “Chasing Contradictions”, do Ricardo Toscano Trio, venceu o prémio de melhor disco.
Na música clássica, o título coube a “Lamentationes Hebdomadæ Sanctæ”, do Ensemble Bonne Corde. O prémio Lusofonia foi conquistado pelo tema “Dançarina”, de Pedro Sampaio com MC Pedrinho, enquanto o melhor videoclipe foi “Caro”, de X-Tense com Slow-J, realizado por Gonçalo Carvoeiras e X-Tense. Já o prémio de artista revelação foi entregue a Nena.
Os prémios Play são promovidos pela SAPM — Associação Prémios da Música, criada pela Audiogest e pela GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

Madremedia/Lusa

Continua o risco elevado de incêndio em Portugal Continental. Faro e Castelo Branco em perigo máximo

Os concelhos de Tavira, no distrito de Faro, e Proença-a-Nova, em Castelo Branco apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
O IPMA colocou também mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.
Mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Lisboa, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança estão também hoje em perigo elevado de incêndio.
Desde o início do ano houve 2.252 fogos florestais e arderam 7.499 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente, com céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região Sul, possibilidade de ocorrência de precipitação fraca e dispersa nas regiões Norte e Centro, vento fraco e descida da temperatura máxima.

Madremedia