terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e ANJE juntaram jovens da região para iniciativa sobre Programa Erasmus+


Sessão gerou debate animado sobre a importância da participação dos jovens no apoio às reformas políticas.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões organizou hoje, dia 14 de fevereiro, uma sessão sobre o Programa Erasmus+ Youth in Action destinada a jovens, numa parceria com a ANJE - Agência Nacional de Jovens Empresários.

O objetivo desta sessão passou por fomentar o diálogo entre jovens, decisores locais/regionais e peritos na área da Juventude (Youth Experts), no sentido de desenvolver as competências-chave nos jovens, de forma a que sejam ativos na vida cívica e democrática e assumam o controlo do seu futuro; para além disso, pretende-se incentivar a participação dos jovens no processo de tomada de decisão e contribuir para a reformulação das políticas de juventude nacionais, regionais e locais, ao nível do empreendedorismo, emprego, educação e inclusão social.

Este momento de partilha juntou jovens de Viseu Dão Lafões entre os 18 e 30 anos, Técnicos Municipais da Juventude e Decisores Políticos.

Durante a sessão, que decorreu na Casa do Adro, em Viseu, sede do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, os participantes tiveram a oportunidade de se juntar em grupos, os quais procuraram apresentar soluções e desenvolver propostas para as problemáticas levantadas. Depois, apresentaram essas soluções aos decisores regionais, o que resultou em propostas de solução integradas.

Com o objetivo de envolver jovens de toda a região nesta iniciativa, o EUROPE DIRECT manteve reuniões prévias com os municípios de Viseu Dão Lafões, de modo a dar a oportunidade a cada concelho de sugerir participantes.

O Erasmus+ é o programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, assim como o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.

Segundo José Carlos Almeida, responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, "com esta sessão que, atendendo à participação e envolvimento de todos os presentes, consideramos um sucesso, o EUROPE DIRECT voltou a aproximar a Europa dos jovens, cumprindo a sua missão de ponto de contacto da UE com a região".

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), “iniciativas como esta, promovida em conjunto com a ANJE, são muito importantes para escutar os jovens da região e conhecer as suas motivações, preocupações e necessidades no contexto europeu atual. São excelentes instrumentos para os ajudar na transição para a vida adulta, de forma consciente e dotados de espírito crítico”.

A realizar no espaço do CICL. ESTUDANTES DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE APRESENTAM EXPOSIÇÃO EM CASTELO DE PAIVA

 De forma a divulgar a história, a cultura, a gastronomia e atracções turísticas do arquipélago de São Tomé e Príncipe, os alunos da turma do Curso Técnico Profissional de Informação e Animação Turística, a frequentar formação profissional na Urbe Consultores Associados Ldª, apresentaram recentemente, no espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local – CICL, uma exposição denominada “ Téla Non, Kuá Nón, Nossa Terra, Coisa Nossa “.
Na apresentação realizada a 9 de Fevereiro, os formandos falaram de tradições e da beleza da sua terra, bem como do potencial turístico deste arquipélago africano, localizado no Golfo da Guiné, na costa equatorial, assim como deram a conhecer algumas das suas principais referências gastronómicas e culturais do país.
Na próxima Quarta-Feira, dia 15, os estudantes são tomenses realizam nova apresentação no CICL, a partir das 14h30, numa iniciativa que está aberta a toda a comunidade paivense.


Carlos Oliveira

 

Marinha Grande | DUAS MIL CRIANÇAS PARTICIPAM NO DESFILE DE CARNAVAL ESCOLAR

Cerca de 2000 crianças, desde o ensino pré-escolar ao 2º ciclo, vão participar no tradicional Desfile de Carnaval, que acontece na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro, das 10h00 às 11h30, no Parque da Cerca, na Marinha Grande.
O desfile conta com a participação das escolas públicas e privadas dos ensinos pré-escolar, 1º e 2º ciclos das freguesias de Marinha Grande e Moita. Este ano, a animação das crianças é assegurada por um DJ, 17 mascotes caracterizadas de figuras da Disney e duas andas.

O corso tem início às 10h00, no Parque da Cerca, junto à praça “meia-lua” junto ao lago, onde vai existir um palco móvel para atuação de um DJ. Segue até à Avenida Infante D. Henrique, para retornar imediatamente à esquerda, em direção à Rotunda do Rotary (junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários). Os participantes vão depois em direção à Praça Guilherme Stephens, sempre pela estrada, para entrar no Jardim Stephens, contornando os edifícios da EPAMG, da Biblioteca Municipal e do Arquivo Municipal, até à meia-lua junto ao lago do Parque da Cerca, onde termina com a atuação do DJ.

Em Vieira de Leiria, haverá um corso de Carnaval das escolas das freguesias, que tem início às 10h00, no Largo da República.

Os Desfiles das Escolas são organizados pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas do concelho, Juntas de Freguesia da Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

Porto de Mós | Fernando Rosas – ‘48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime'

 No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2022-2024) em Porto de Mós, o ano de 2023 tem como tema “«não se pode falar disso» - controlo social, repressão e censura no Estado Novo” e elege como objetivo central debater e divulgar as formas de repressão utilizadas pelo Estado Novo que visavam reprimir movimentos sociais, políticos ou laborais que representassem uma ameaça à sobrevivência do regime. As modalidades e instrumentos aos quais o sistema político dominante recorria eram diversos, incluindo a violência preventiva (utilizando a expressão de Fernando Rosas), até à ação atenta e vigilante da PIDE, apoiada numa extensa rede de informadores. A estas, juntava-se a atuação sistemática da Censura, com efeitos profundos na imprensa, na produção artística e na literatura e, ainda, em sentido lato, a guerra e a emigração a salto, que faziam pairar sobre a população o peso da separação forçada por via da mobilização militar ou da clandestinidade. Juntavam-se as múltiplas formas de discriminação sistemática das minorias religiosas, étnicas ou sexuais e as consequências da falta de oportunidades e da pobreza que afetava a generalidade da população.
Com vista a potenciar o debate esclarecido sobre estes temas fundamentais, o ciclo de conferências Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro? pretende convidar renomados investigadores a proferirem conferências nos temas da sua especialidade. Além de permitir à população local o contacto próximo e a partilha de conhecimento com investigadores reconhecidos no panorama nacional, esta atividade pretende também afirmar as comemorações em Porto de Mós no contexto regional, através da criação de oportunidade para a discussão e debate com a população, partindo de intervenções de grande mérito científico e reconhecimento público e mediático.
A segunda sessão contará com a presença de Fernando Rosas, professor catedrático jubilado no departamento de História da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Investigador no Instituto de História Contemporânea da mesma instituição, do qual foi fundador e Presidente da Direcção entre 1994 e Fevereiro de 2013.
A sessão terá lugar no dia 24 de fevereiro, pelas 21h00, no Auditório da Central das Artes, com a temática "48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime". Para além da partilha de conhecimento, haverá lugar ao debate e troca de ideias com os presentes.
A sessão contará, ainda, com a presença da Arquivo Livraria, que disponibilizará obras sobre esta temática.
No decorrer de todo o mês de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Porto de Mós terá em destaque, também, as obras que tem disponíveis sobre o 25 de Abril.
 
Patrícia Alves

Proença-a-Nova | Máquinas florestais autónomas mais perto de trabalhar no território

 

A ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra e o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta juntaram-se à Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul para acrescentar valências a um equipamento florestal adquirido por esta entidade para trabalhar nos municípios da sua área de intervenção: Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei e Mação (Sertã já dispõe de equipamento idêntico) em limpezas florestais, manutenção de caminhos, corta-fogos ou gerir os combustíveis em torno das habitações e dos aglomerados populacionais.

Na prática estão a ser acrescentadas novas valências à máquina que, quando concluídas, permitirão o seu funcionamento sem a presença de um operador. “O que instalámos é um sistema sensorial composto por três tipos diferentes de perceção: temos câmaras em toda a volta do dispositivo, sensores térmicos e sensor laser”, explica Carlos Viegas, da ADAI. Estes sensores permitirão que a máquina se adapte ao terreno que está a limpar, evitando obstáculos e avaliando a cada momento o terreno em que está a operar. É ainda capaz de identificar a presença de seres vivos através dos sensores térmicos.

O objetivo é dotar a máquina de inteligência e de funcionamento autónomo, através da sua pré-programação: “ao colocarmos este tipo de automatismos não estamos a dizer que vamos tirar completamente as pessoas do terreno, elas vão ser sempre necessárias, o que podemos é maximizar a sua capacidade de trabalho”, acrescenta Carlos Viegas. Esta é uma forma, por exemplo, de responder à falta de mão de obra neste sector. “A nível internacional estamos na linha da frente neste tipo de tecnologias”, acrescenta. Alfredo Dias, do SerQ e Universidade de Coimbra, acrescenta que em cada demonstração que for feita vão sendo apresentadas novas funcionalidades que ainda estão a ser desenvolvidas e melhoradas. Na sua perspetiva, “nós só poderemos contribuir para resolver o problema dos incêndios com recurso à tecnologia porque com recurso à força humana temos uma batalha muito difícil e com muitas derrotas pelo caminho”.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca a colaboração entre entidades que permite que o conhecimento circule das universidades para o terreno, neste caso no problema dos incêndios rurais que continuará a aumentar, até pelas alterações climáticas que “vão traduzindo eventos mais gravosos e recorrentes, com ciclos cada vez mais curtos”. As faixas de interrupção de combustível e a limpeza em redor dos aglomerados populacionais são fundamentais nesta estratégia. Este equipamento poderá agora ser utilizado nestes casos, na utilização conjunta que for feita em articulação com os outros municípios em função da “priorização da sua atividade”.

A demonstração deste equipamento foi realizada no dia 10 de fevereiro junto ao Aeródromo Municipal e contou com a presença das várias entidades envolvidas neste projeto Forest 4 Future, financiado pelo Centro 202, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, dos presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho e ainda de público ligado a este sector de atividade.

Proença-a-Nova | Semana das Profissões destaca Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas

 

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova promoveu a Semana das Profissões entre os dias 6 e 10 de fevereiro, realizando atividades específicas de informação escolar e profissional e potencializando a articulação entre a escola e o futuro do mercado de trabalho. Para além de envolver os alunos dos cursos profissionais, a iniciativa teve como objetivo promover o ensino profissional existente no Agrupamento, nomeadamente os cursos de gestão de equipamentos informáticos – em funcionamento o primeiro ano, de informática - instalação e gestão de redes e de restaurante/bar, estes dois no segundo ano. No último dia da iniciativa, Jorge Santos, coordenador dos cursos profissionais do Agrupamento, destacou o empenho dos alunos – “porque fizeram um trabalho extraordinário” -, e a ligação destes cursos ao território: “estamos a apostar porque temos iminente que a informática e a restauração para o território onde nós estamos são as áreas que neste momento têm mais procura. Proença-a-Nova não pensa em áreas que não façam sentido”, referiu.

Durante a Semana das Profissões realizaram-se atividades como a 2ª edição do concurso de pastelaria, em que participaram a ETPZP - Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e a Escola Tecnológica e Profissional do Sicó; jogos internet segura e robótica; workshops sobre utilização avançada de correio eletrónico, montagem de um computador ou sobre que computador escolher na hora de comprar um novo; três workshops técnicos alusivos à vertente da informática, tendo como destinatários os alunos do 8º ano; apresentação de cidadania digital e segurança na internet, que decorreu na EB da Sobreira Formosa; “Internet - afinal como é que funciona?”, que contou com a presença de docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia”; “Chandeleur en musique”, que consiste na preparação, confeção e organização de um serviço alusivo a uma tradição francesa de comer crepes; ou o colóquio “fake news”, dinamizado pela jornalista Lídia Barata, do jornal “Reconquista”, entre outras.

Decorreu ainda um colóquio com antigos alunos do Agrupamento, nomeadamente Gabriela Ribeiro (curso profissional de técnico de comércio); Ana Marques (curso profissional de técnico de animador sociocultural); Pedro Mendonça (curso profissional de técnico de gestão e programação de equipamentos informáticos) e Hugo Catarino (curso profissional de tecnologias e informática), que resultou numa conversa aberta sobre muitas das dúvidas e alguns dos mitos que se debatem nos dias de hoje sobre o ensino profissional.

Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta da ULSNA recebe viatura eléctrica

 A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta (ECSM-PA) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA, EPE) recebeu, no passado dia 3 de fevereiro, uma viatura eléctrica que vai ajudar na prestação de cuidados mais próximos à população.
Esta equipa, coordenada pela Dra. Catarina Agostinho, médica psiquiatra da ULSNA, tem como objetivo principal prestar cuidados diferenciados de saúde mental à comunidade. Através da proximidade com a população, torna-se possível entender melhor o contexto social em que os utentes vivem, permitindo que as intervenções sejam melhor direcionadas para a recuperação e integração familiar e social dos utentes com problemas ao nível da saúde mental.

A ECSM-PA tem como área de intervenção os concelhos de Arronches, Campo Maior, Monforte, Elvas, Sousel, Fronteira e Portalegre, garantindo assim o apoio a mais de 60 mil habitantes do distrito de Portalegre.

Este sistema de cuidados de saúde é ainda articulado com os Cuidados de Saúde Primários (CSP), a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e outras estruturas relevantes das comunidades da área de intervenção.

ULSNA

Sessão sobre a importância da atividade física em Gavião

 O serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro de Saúde de Gavião realizou, no passado dia 2 de fevereiro, uma apresentação às turmas do 10º e 12º ano do Agrupamento de Escolas do Gavião sobre o tema “A atividade física como promotora do bem-estar físico e mental”.

     Em colaboração com a UCC do Gavião e com o Agrupamento de Escolas, esta sessão teve como mote o facto de as novas tecnologias levarem cada vez mais os adolescentes a adotar comportamentos sedentários que conduzem a problemas físicos e mentais, como a má postura, o excesso de peso ou depressão. Esta apresentação teve como objectivo sensibilizar os jovens para a importância da atividade física para o seu bem-estar, tanto físico como mental.
     Segundo a OMS, o conceito de “Saúde” é definido por um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas pela ausência de doença. O exercício físico desempenha um papel fundamental: no combate ao excesso de peso; no fortalecimento do sistema imunitário, dos ossos e das articulações; no aumento da força e da resistência muscular; na diminuição do stress; no combate à ansiedade; e na melhoria do desempenho escolar.

     No final da sessão, vários alunos voluntariaram-se para demonstrar alguns dos exercícios que aprenderam, demonstrando interesse pelo tema apresentado.

ULSNA

“A prevenção de quedas nos idosos” em Alter do Chão

 No âmbito da parceria com a Universidade Sénior do Concelho de Alter do Chão, a equipa de enfermagem da UCSP Alter do Chão desenvolveu, no passado dia 1 de fevereiro, uma ação de promoção da Saúde com o tema “A Prevenção de Queda nos Idosos”.
Esta ação de sensibilização decorreu sob a orientação da enfermeira de família Vânia Bochechas e contou com a participação de duas alunas do 3º ano de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre, Sofia Rego e Romana Pereira, no âmbito da unidade curricular de Ensino Clínico de Enfermagem Comunitária.

A sessão, com uma componente maioritariamente prática, permitiu aos participantes ficar a conhecer vários factores de risco e formas de prevenir as quedas. Através de alguns exercícios, puderam ainda assimilar de forma interativa várias medidas simples e eficazes para evitar estes acidentes domésticos.

ULSNA

Ação sobre prevenção da gravidez na adolescência na Escola Secundária de Ponte de Sor

 ​A equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil realizou, no passado dia 19 de janeiro, uma sessão de educação para a saúde sobre a prevenção da gravidez na adolescência junto dos alunos do 9ºano da Escola Secundária de Ponte de Sor.
Esta sessão sobre educação sexual abordou ainda temas como a adolescência, a puberdade, o planeamento familiar e os métodos contracetivos. A sessão foi solicitada pelo gabinete de Saúde do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e contou com a participação de 24 estudantes, que demonstraram muito interesse pelo tema.

Para além dos elementos da UCC de Ponte de Sor/Montargil a sessão foi também dinamizada por três alunos que se encontram a estagiar nesta unidade de saúde: dois alunos da licenciatura em Enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre e uma aluna de mestrado em Enfermagem do Instituto Politécnico de Setúbal.

ULSNA

X TORNEIO CIDADE DE CANTANHEDE E VII TORNEIO JOAQUIM PADILHA JÁ TEM DATAS PARA A SUA REALIZAÇÃO

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com a colaboração da Direcção Geral, agendou a realização do X - Torneio Cidade de Cantanhede, para a tarde do próximo dia 3 de junho, sábado.

A referida competição, que este ano assinala a 10ª edição, terá lugar no Complexo de Piscinas Municipais da cidade de Cantanhede, contando para o efeito, com o alto patrocínio do Município de Cantanhede, que nos últimos anos se tem afirmado como um parceiro de grande relevo.

O Torneio é dirigido aos nadadores dos escalões de Infantis, juniores e seniores, dos clubes convidados, sendo no final atribuído aos clubes que atinjam os 3 lugares do pódio, troféus e prémios monetários, sendo igualmente entregue um troféu a todos os restantes clubes participantes nesta competição.

Para o dia seguinte, 4 de junho, domingo, com início pelas 9h30, está agendada a realização do VII – Torneio Joaquim Padilha, destinado a homenagear uma das figuras de maior referencia na natação regional, no mesmo local e dirigido em exclusivo ao escalão de cadetes, sendo igualmente premiados os 3 primeiros clubes classificados no fim da competição.

16 Eco-Escolas do concelho viram reconhecido o seu desempenho. Escola Técnico Profissional e Escola Básica Cantanhede-Sul hastearam a Bandeira Verde

Depois da Escola Secundária Lima-de-Faria, a Bandeira Eco-Escolas foi hasteada na Escola Técnico Profissional de Cantanhede e na Escola Básica Cantanhede-Sul, perante a comunidade escolar dos respetivos estabelecimentos de ensino e na presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que tutela a área da Educação.
Recorde-se que são 16 as Eco-Escolas do concelho de Cantanhede que viram reconhecido o seu desempenho no ano letivo 2021/2022.
No caso da Escola Técnico Profissional, o ato simbólico do hastear da Bandeira Verde decorreu pela 9.ª vez em 13 anos de participação consecutiva e foi testemunhado pela diretora da escola, Catarina Pessoa, pelos estudantes envolvidos no projeto e pela professora coordenadora Catarina Soares.
Já na sessão que decorreu Escola Básica Cantanhede-Sul, que participa neste programa de educação ambiental há 14 anos, estiveram presentes o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, a representante da Direção do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Rosália Reis, as professoras coordenadoras Manuela Ramos e Carla Marques, além de toda a comunidade escolar.
Ao intervir nos estabelecimentos de ensino, o vice-presidente da Câmara Municipal destacou a importância deste programa nas escolas do concelho, “enquanto projeto educativo que privilegia a Educação Ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania, e neste caso com especial importância por hastear também numa Escola Técnico Profissional”.
Depois de elogiar os alunos, pessoal docente e não docente, assim como os pais e encarregados de educação, o autarca reafirmou que “uma Eco-Escola é um agente de mudança, promotor de mais cidadania, e determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta, a nossa Casa comum, é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo”.
As Bandeiras Verdes agora hasteadas distinguem o trabalho realizado pelos alunos das escolas em prol da preservação do meio ambiente.
O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

CONSTITUÍDO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA DA MARINHA GRANDE

 O Conselho Municipal de Segurança (CMS) da Marinha Grande foi constituído no passado dia 6 de fevereiro, na reunião realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, para a tomada de posse dos cerca de 30 elementos que o constituem e para a aprovação da proposta de regulamento de funcionamento.
Esta nova entidade de âmbito municipal tem como finalidade sinalizar, analisar e aconselhar sobre problemas com impacto direto ao nível da segurança das pessoas e bens, ou que nesta possam interferir, de forma a identificar soluções articuladas a nível local.
O CMS pretende promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social; avaliar os dados relativos ao crime de violência doméstica; analisar a sinistralidade rodoviária, apostando na prevenção; e potenciar a participação ativa dos cidadãos e das instituições locais na resolução dos problemas de segurança pública.
Integram o Conselho Municipal de Segurança:
- O presidente da Câmara Municipal;
- O vereador responsável pelo acompanhamento das questões de segurança;
- O presidente da Assembleia Municipal;
- A presidente da Junta de Freguesia de Marinha Grande;
- O presidente da Junta de Freguesia de Moita;
- O presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria;
- Um representante do Ministério Público da Comarca;
- Os comandantes das forças de segurança com competência na área territorial do município;
- O responsável pela Polícia Judiciária com competência na área territorial do município;
- O responsável pelos serviços municipais de proteção civil;
- O comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Marinha Grande;
- O comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria;
- Representante das entidades com atividade no setor cultural;
- Representante das entidades com atividade no setor social;
- Representante das entidades com atividade no setor desportivo;
 - Um representante dos estabelecimentos de ensino público e um representante dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo que operem no território do município;
- Um representante dos setores económicos com maior representatividade;
- Representante das estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica situadas no Município;
- Representante, da área do município, das organizações no âmbito da segurança rodoviária;
- Um representante dos estabelecimentos de ensino público e um representante dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo que operem no território do município;
- Um representante dos setores económicos com maior representatividade;
- Representante das estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica situadas no município;
- Representante, da área do município, das organizações no âmbito da segurança rodoviária.

O Conselho pode ainda convidar a participar nas suas reuniões entidades e personalidades cuja intervenção considere relevante em função de alguma matéria específica e cuja representatividade não esteja assegurada.


RUA DA PORTA DA AZÓIA, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 20 DE FEVEREIRO, ENTRE AS 14H00 E AS 16H00

 Corte afetará parcialmente a Rua Dom Afonso III
O Município de Silves informa que a Rua da Porta da Azóia, em Silves, estará encerrada à circulação automóvel no próximo dia 20 de fevereiro (2.ª feira), entre as 14h00 e as 16h00, na sequência de betonagem em obra particular. Este corte de trânsito afetará parcialmente a Rua Dom Afonso III, sendo o trânsito desviado para a Rua Nova da Boa Vista.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Alvaiázere | Reviver uma época em autocolantes: anos 80 - exposição temporária

 A presente exposição temporária, patente ao público no Museu Municipal de Alvaiázere, e intitulada “Reviver uma época em autocolantes: anos 80”, pretende ser uma mostra que retrata a “época de ouro” dos autocolantes. 

Nesta mostra figuram 205 autocolantes de concelhos do distrito de Leiria e de Santarém. Além dos autocolantes de Alvaiázere, também estão representados os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Pombal, Ansião, Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere. 

Esta exposição apresenta-se como um autêntico regresso ao passado e às memórias de um objeto tão simples e acessível que, no entanto, marcou uma geração. 

Pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 11h e as 17h; e aos fins-de-semana, das 11h às 13h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

Instituto Pedro Nunes no TOP 10 das melhores incubadoras do Mundo

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN-Incubadora) encontra-se no top dez das Melhores Incubadoras do Mundo, na categoria University Business Incubators. É a única portuguesa na lista. O ranking, correspondente ao biénio 2021-2022, é conduzido pela UBI Global, uma entidade sueca de investigação e consultoria, reconhecida por avaliar e reunir as melhores incubadoras a nível mundial. 
O Instituto Pedro Nunes, mantém e consolida assim a posição  como uma das dez Melhores Incubadoras do Mundo promovidas por universidades, que havia alcançado em edições anteriores do mesmo ranking, o último dos quais publicado em 2019.
A classificação atribuída resulta de um estudo comparativo, o UBI World Benchmark Study 2021-2022, que selecionou 109 programas de incubação e aceleração de um universo de 1895 programas, localizados em 56 países, com o objetivo de destacar e apresentar o desenvolvimento da indústria de incubação, bem como mostrar as suas tendências em tecnologia e o impacto no ecossistema das startups e na economia. O ranking da UBI Global é construído a partir da análise de 21 indicadores-chave de desempenho, como Desenvolvimento da Economia, Retenção de Talento, Acesso a Fundos, acesso a redes de parceiros nacionais e internacionais, entre outros.
“Ser reconhecido como um dos dez melhores programas de Incubação de Empresas Universitárias no mundo tem um significado muito importante para toda a nossa equipa, a nossa Universidade e, é claro, os nossos empreendedores, porque são as verdadeiras estrelas e os principais responsáveis por isso. É uma honra, de facto, fazer parte deste grupo exclusivo de incubadoras incríveis em todo o mundo e ter a oportunidade de partilhar experiências e aprender com todas elas. O benchmark feito pela UBI Global é uma ferramenta essencial para ajudar a avaliar e continuar a melhorar permanentemente o nosso programa", afirma Paulo Santos, Diretor Executivo da IPN-Incubadora.
Também para João Gabriel Silva, Presidente do IPN e da IPN-Incubadora, “a atribuição desta distinção, mais uma vez, comprova que apoiar o desenvolvimento de projetos altamente diferenciados, muitos provindos de conhecimento gerado na Universidade de Coimbra, mas também com outras origens  locais, nacionais e internacionais, é uma estratégia vencedora, não só para nós, mas também para a cidade - região de Coimbra e para o país. É uma honra e uma responsabilidade ver o nosso esforço ser reconhecido, consistentemente, neste ranking”.
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, considera ser "um grande orgulho para a Universidade de Coimbra que a sua incubadora atinja um patamar tão elevado no panorama mundial dos programas de incubação, especificamente no grupo das incubadoras universitárias, o que mostra que o conhecimento gerado na UC, que o IPN canaliza para o tecido económico, é de valia mundial."
Pela Incubadora do IPN, que já apoiou o nascimento e desenvolvimento de mais de 400 empresas de base tecnológica desde 1995, já passaram algumas das mais destacadas empresas tecnológicas de Portugal, como a FEEDZAI, a Critical Software, a WIT Software, a Crioestaminal, a Active Space Technologies ou a Take the Wind, entre muitas outras referências do panorama empreendedor português nos últimos 25 anos.
Além da Universidade de Coimbra, também o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra são parceiros da Incubadora do IPN. Este nível de desempenho converte o IPN numa entidade de referência europeia no apoio a empreendedores tecnológicos e atraiu, por exemplo, o interesse da ESA — Agência Espacial Europeia, que, desde 2014, lhe confiou a criação e gestão do seu programa de incubação e empreendedorismo baseado em tecnologias espaciais no nosso país, o ESA BIC Portugal.

Imagens: IPN - Incubadora

WSL World Tour - Teresa Bonvalot despede-se do Havai com 17.º posto

Foto: Teresa Bonvalot (Crédito: WSL)

Havai (13/02/2023) – Teresa Bonvalot concluiu, esta segunda-feira, a participação na segunda etapa do Circuito Mundial de Surf da World Surf League com um 17.º posto final, depois de não ter passado qualquer ronda em Sunset Beach. Após ter conseguido o 9.º posto em Pipeline, a campeã nacional despediu-se do Havai com uma derrota nas repescagens.

Teresa esteve na água em duas ocasiões no dia inaugural da etapa havaiana, mas em nenhuma delas se conseguiu encontrar com o mar. A surfista portuguesa esteve em ação logo no primeiro heat do campeonato, onde foi derrotada pela australiana Molly Picklum e pela brasileira Tatiana Weston-Webb, não conseguindo mais que 0,67 pontos.

A campeã nacional voltou à água na ronda de repescagem, onde enfrentou a havaiana Gabriela Bryan e a norte-americana Caroline Marks. Teresa não conseguiu melhorar a performance anterior e acabou eliminada, com um score de 0,77 pontos.

Teresa Bonvalot regressa, agora, a Portugal, onde no início de Março acontece a terceira etapa do circuito mundial de 2023. A surfista portuguesa ainda não tem a presença garantida em Peniche, mas poderá beneficiar do estatuto de primeira suplente, caso alguma das surfistas atualmente lesionadas não recupere a tempo.

Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

CONSULTA PÚBLICA DAS PROPOSTAS DE ATRIBUIÇÃO DE NOVA TOPONIMIA NAS FREGUESIAS DE SILVES E DE ALCANTARILHA DECORRE ATÉ 13 DE MARÇO

 O Município de Silves informa que decorre, até ao próximo dia 13 de março, o período de consulta pública das propostas de atribuição de toponímia na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra e na freguesia de Silves. As propostas foram apresentadas pela Comissão de Toponímia, tendo sido alvo de deliberação em reunião de Câmara ocorrida a 9 e a 23 de janeiro último, respetivamente.
Na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra é proposta a atribuição do topónimo “Rua Torcato da Luz” ao arruamento que liga a Rua 25 de Abril à interseção da Rua de Trás com a Travessa 25 de Abril, em Alcantarilha.
No caso da freguesia de Silves são propostas mais de uma centena de atribuições de topónimos em arruamentos e rotundas da cidade e da localidade do Enxerim, de onde se poderá destacar a criação da avenida do Enxerim (ER 124 – até à rotunda da Cruz de Portugal); da rotunda das Descobertas (junto ao complexo das Piscinas Municipais); da avenida Diogo de Silves – EN 124 (que ligará a rotunda da Cruz de Portugal à rotunda da FISSUL) e da avenida Cilpes – EN 124 (que ligará a rotunda da FISSUL à interseção da ER124 com a antiga Estrada Real - estrada agora designada por rua das Duas Estradas).
Os interessados poderão consultar o processo no portal do Município (através dos editais n.º 8 e n.º 10, disponíveis em https://www.cm-silves.pt/pt/9637/editais-2023.aspx) ou, presencialmente, na Divisão de Obras Municipais e Trânsito, sita na Rua da Sé, n.º 6, em Silves; podendo apresentar, até dia 13 de março, sugestões sobre quaisquer questões que possam ser consideradas relevantes, devendo fazê-lo por via eletrónica através do email obras.municipais@cm-silves.pt ou por via postal através de ofício endereçado à Presidente da Câmara Municipal de Silves, Largo do Município, 8300 -117 Silves.

Alunos do secundário são “Engenheiros Químicos por um dia” na Universidade de Coimbra

 

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai receber, na próxima quinta e sexta-feira (16 e 17 de fevereiro), diversos alunos do ensino secundário que terão a oportunidade de ser “Engenheiros Químicos por um dia”.

Vestidos a rigor, vão poder colocar as “mãos na massa” em pleno laboratório e, desta forma, experienciar um dia da vida de um engenheiro químico, profissão que envolve muita engenharia e tecnologia de ponta. Nesta ação as experiências a realizar pelos alunos serão devidamente ajustadas, tanto quanto possível, ao nível de conhecimento que trazem, estando alinhadas em temas muito diversos.

Sendo “Engenheiros Químicos por um dia”, os estudantes podem desenvolver baterias ou células fotovoltaicas; preparar nanomateriais para fins médicos ou ambientais; construir biossensores ou materiais para pensos; produzir materiais poliméricos biodegradáveis; descontaminar águas; entre outras atividades científicas. Todas estas tarefas serão devidamente acompanhadas por cerca de 50 investigadores, que integram os grupos/centro de investigação associados ao DEQ, nomeadamente o BioMark@UC, o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) e o Polymer Synthesis & Characterization (PolySyc).

De acordo com os docentes do DEQ, Luísa Durães e Jorge Pereira, «esta ação pretende, sobretudo, dar a conhecer aos alunos a realidade da investigação e do conhecimento na área da Engenharia Química, desmitificando as dificuldades e os receios que os estudantes possam sentir quando se coloca a possibilidade de enveredar pelo ramo das ciências e da tecnologia.

«Certos do sucesso do evento, continuamos a motivar os alunos do nosso país para uma aprendizagem focada no mundo das Ciências, da Engenharia e da Tecnologia, num sentimento de missão cumprida ao ver o brilho no olhar dos nossos jovens, em sinal de “Eureka”», garante a docente Goreti Sales.

A atividade “Engenheiro Químico por um dia” surgiu na sequência de um desafio do Externato Ribadouro, no Porto, que manifestou interesse em dar a conhecer aos seus alunos a realidade experimental da investigação no ensino superior. Numa convergência imediata entre este interesse do Externato e a vontade da Universidade de Coimbra em fazer chegar o conhecimento científico e tecnológico aos alunos do ensino secundário, estabeleceu-se há um ano um protocolo de colaboração.

Neste âmbito, o DEQ já recebeu a visita de cerca de duas centenas de alunos do secundário, que vivenciaram este dia como um engenheiro químico, tendo ficado «altamente motivados a saber mais sobre os trabalhos que experienciaram», concluem.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Câmara de Águeda promove partilha de boas práticas com parceiros europeus do Projeto DIRTT

 Encontro reuniu parceiros de vários países europeus que partilharam os seus conhecimentos sobre os trilhos de BTT

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, entre 6 a 8 de fevereiro, uma reunião transnacional no âmbito do Projeto DIRTT (Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training), que contou com a participação de 15 pessoas de vários países, nomeadamente Suíça, Dinamarca, Noruega, Inglaterra e Itália, onde houve troca de boas práticas entre todos os parceiros.
“É o segundo ano consecutivo que acolhemos mais um encontro desta rede de parceiros internacionais, que reflete o nosso envolvimento ativo na partilha de conhecimento, ao mesmo tempo que promovemos as nossas melhores práticas, os nossos trilhos espalhados pelo concelho e os equipamentos criados neste âmbito, como o Centro de BTT, onde inclusive decorreu uma visita prática ao local”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver diretrizes na construção de trilhos BTT com uma estrutura educacional que atenda às necessidades de profissionais e voluntários nos setores de planeamento, design, construção, manutenção e gestão de trilhos BTT.
Trata-se, refere o também Vereador do Desporto, "de um projeto pioneiro”, de que o Município de Águeda faz parte deste a sua génese (2019), que tem em atenção as melhores práticas mundiais para a construção de trilhos, de forma sustentável, e “permite responder às necessidades dos praticantes de BTT ou dos que usam os trilhos de uma forma lúdico-desportiva".
Como referido, o projeto DIRTT foi  criado em 2019, sendo liderado pela Noruega (Fagskolen i Viken - Escola Profissional) e que contou com parceiros da Holanda (International Mountain Bicycling Association Europe – IMBA), Escócia (Scottish Cyclists Union – órgão regulador da modalidade de ciclismo na Escócia), Suíça (BikePlan – empresa para desenvolvimento de destinos turísticos de bicicleta), Dinamarca (Danske Gymnastik og Idreaetsforeninger – organização desportiva sem fins lucrativos), Noruega (Opplysningskontoretfor Terrengsykling) e Portugal (Câmara de Águeda), envolvendo construtores de trilhos (voluntários e profissionais), provedores de educação, municípios e destinos turísticos.
Na primeira fase do projeto, de 2019 a 2022, o DIRTT recebeu um apoio de 386.000 euros para o desenvolvimento de uma estrutura educacional e um programa de estudo para trilhos de BTT, o que originou a primeira educação formal da Europa para planeamento, construção e manutenção de trilhos de BTT em Fagskolen I Viken (Noruega). O programa foi lançado em setembro de 2022 com um total de 25 alunos de 12 países diferentes, com uma componente prática a ocorrer em Águeda.
O sucesso deste projeto, com satisfação demonstrada por todos os parceiros, resultou na sua continuidade, com a Comissão Europeia a renovar o financiamento a 100%, no âmbito do Programa  Erasmus+, dotando 400 mil euros para que o DIRTT seja transformado num programa de certificação de construtores de trilhos em toda a Europa, com lançamento previsto para 2025/2026.
A par do Município de Águeda, participam mais dois parceiros do concelho, a Escola Secundária Marques de Castilho e a empresa Trailtools, Lda, que contarão com 129.500 euros do financiamento total atribuído para o desenvolvimento de atividades em Águeda.
Esta segunda fase, designada de DIRTT 2.0, teve início em janeiro deste ano e decorrerá até dezembro de 2026, tendo como objetivo principal a certificação internacional, coordenada pela IMBA Europe e sustentado pelo grupo de trabalho do consórcio: Fagskolen i Viken, líder do projeto, DGI (Dinamarca), Município de Águeda (Portugal), Scottish Cycling / DMBinS (Reino Unido), Edinburgh Napier University (Reino Unido), Bike Plan AG (Suiça), OFT (Noruega), TrailTools Unipessoal LDA (Portugal) e Escola Secundária Marques de Castilho (Portugal).
Esta certificação procura dotar o programa educacional de reconhecimento das competências do setor, garantindo assim qualidade na sua formação, bem como da sua aplicabilidade nos diferentes ofícios da construção de trilhos, um pouco por toda a Europa.
Na linha de ação deste projeto internacional, o Município de Águeda promove habitualmente, em conjunto com outros parceiros, sessões de partilha de boas práticas, de que é exemplo a reunião desta semana e que contou com a presença de representantes dos vários parceiros de vários países (e outros em formato online) e também da Escola Secundária Marques de Castilho, que integra esta nova fase do projeto.
Neste primeiro encontro, para além da análise do processo de certificação, foram discutidas as adaptações curriculares nas escolas para implementarem o programa DIRTT como via profissionalizante. Nesta que foi a primeira reunião da nova fase do projeto, foram ainda traçadas as metas até 2026, entre as quais se contam a inclusão (desporto adaptado) e as preocupações de sustentabilidade (ambiental, social e económica).