segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS TIROU A SÁTIRA DA CARTOLA


O céu estava limpo e a temperatura não podia ser melhor: era tudo o que os foliões desejavam para este domingo, em que milhares de pessoas saíram à rua para o primeiro corso diurno do Carnaval de Torres Vedras. Às máscaras inspiradas pelo tema "Magia e Fantasia"- dos arco-íris com o seu pote de ouro a coelhos a sair da cartola, até aos Aladinos no seu tapete voador - juntaram-se seis carros alegóricos que desfilaram pela primeira vez esta tarde.

António Costa foi uma das figuras da política nacional que não escapou ao lápis dos criadores dos carros alegóricos. Se num carro o primeiro ministro é um ilusionista cuja varinha mágica tenta controlar um polvo desgovernado (os seus tentáculos estrangulam a justiça, a saúde e até os motoristas de materiais perigosos), noutro António Costa faz malabarismo com os políticos da oposição: Rui Rio, Francisco Rodrigues dos Santos, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins.

Donald Trump e Jair Bolsonaro tentam cavalgar um dragão que até deita fumo pela boca numa guerra contra o planeta Terra, enquanto Kim Jong-um faz testes nucleares nas suas costas. Já no carro dedicado à política local, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras ergue a bandeira das ciclovias enquanto cavalga um grande cavalo alado branco e cor de rosa e é perseguido pelos "ciclistas" da oposição.

Os futebolistas portugueses também não escaparam à sátira dos criadores: num toque de magia, Eusébio, Figo e Cristiano Ronaldo exibem as Bolas de Ouro atribuídas pela FIFA, enquanto João Félix, na última cartada deste baralho, aguarda a conquista do galardão.

"Por um planeta mais verde" é o carro alegórico que simboliza a preocupação do Carnaval de Torres Vedras com as questões ambientais. Depois de ter desfilado no Rossio aquando da visita da Real Embaixada Verde a Lisboa, o carro integra agora os corsos do Carnaval "mais português de Portugal". No corso deste domingo também se encontravam 12 "ecopontos humanos". Uma ação da Novo Verde que contou com os foliões para fazer uma recolha seletiva de resíduos, alertando para a importância de uma atitude ambiental mais consciente.

Os seis carros alegóricos criados para esta edição juntaram-se ao Carro dos Reis, onde os Reis do Carnaval de Torres Vedras se deixaram levar pela folia, saudando o povo folião que saiu à rua este domingo. Mas o primeiro corso diurno deste ano contou, ainda, com os carros espontâneos criados por associações, grupos carnavalescos e foliões que demonstraram que a criatividade não tem limites. Autênticas "obras" que aliam mecânica, engenho e imaginação e que irão desfilar pelo centro da cidade até às 23h00.

A TVI, televisão oficial do Carnaval de Torres Vedras, voltou a marcar presença na cidade, com o programa "Somos Portugal" a ser transmitido a partir do Carnaval "mais português de Portugal".

Durante a noite, a animação é garantida pelos DJ's Carnaval na Praça Machado Santos e na Praça Sagres (Jardins de Santiago), entre as 22h00 e as 4h00. Na segunda-feira, o programa continua com um dos momentos mais aguardados pelos foliões torrienses: o Corso Trapalhão tem início às 21h00 e promete mostrar de que é feita a espontaneidade que caracteriza o Carnaval de Torres Vedras.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e produção da Promotorres E.M. Patrocínio: Sagres, Paladin e Água do Vimeiro. Televisão Oficial: TVI. Rádio Oficial: RFM. Certificação Ambiental: Eco Evento Valorsul, Novo Verde e Loving the Planet. Parceiros institucionais: Oeste Portugal e Green Destinations.

REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA EB1 DO BONSUCESSO


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) através de despacho do seu Presidente, José Ribau Esteves, autorizou o ajuste direto para a elaboração do projeto de reabilitação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso, em Aradas, com convite à empresa Octógono, projeto Lda., pelo valor de 18.500€ (+ IVA).

A Escola Básica do Bonsucesso apresenta algumas debilidades a todos os níveis (segurança, qualidade do espaço e conforto), que serão colmatadas com a qualificação das quatro salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e as duas salas do Pré-Escolar, para além de todos os restantes espaços interiores e exteriores.

Reabilitação do Parque Escolar Municipal
Depois de na última semana a CMA ter avançado com o concurso público para a construção da EB1 da Póvoa do Paço e da Quintã do Loureiro, prossegue com intensidade o trabalho de recuperação do Parque Escolar Municipal de acordo com a nova Carta Educativa do Município.

Além destas escolas, estão ainda previstas intervenções na Escola EB1 de Azurva, EB1 do Solposto, EB1 das Barrocas (todas em fase final de projeto), além da EB1 de Esgueira, que vai integrar os Alunos da atual Escola do 1.º Ciclo de Esgueira – Cardadeiras, no edifício Aires Barbosa e construção de um novo edifício para a educação pré-escolar, de forma a integrar as Crianças dos vários Jardins de Infância de Esgueira.


II – QUALIFICAÇÃO DO RECREIO, GALERIAS, COBERTURAS E REVESTIMENTO DE EDIFICIOS DO CENTRO ESCOLAR DE SANTIAGO
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu avançar com o ajuste direto para elaboração do projeto para o recreio coberto e as galerias, coberturas de três edifícios e revestimento do Centro Escolar de Santiago, com convite à empresa A400 – projetistas e Consultores de Engenharia, Lda., pelo valor de 20.000€ (+ IVA). A decisão foi tomada através de despacho do Presidente, Ribau Esteves.

Esta obra acontece no seguimento da necessidade de demolir, por grave degradação da estrutura, a cobertura do recreio e das galerias, bem como a necessidade de substituir a cobertura de três edifícios e a colocação de revestimento nas paredes do núcleo mais antigo do Centro Escolar.

CARNAVAL — Algumas frases para reflexão

“Ao mesmo tempo em que os pecadores, nestes dias [de carnaval] mais do que em outros, renovam todos os ultrajes descritos no Evangelho, quer a Igreja que roguemos pela conversão de tantos infelizes, nossos irmãos. Acaso não temos motivos suficientes para isso?”
Santo Afonso Maria de Ligório
.
“Nestes dias de carnaval, conheci um grande acúmulo de castigos e pecados. O Senhor deu-me a conhecer num instante os pecados do mundo inteiro cometidos nestes dias. Desfaleci de terror; e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia divina, admirei-me de Deus permitir que a humanidade exista”.
Santa Faustina Kowalska
.
“Ai do mundo por causa dos escândalos […], mas ai do homem que os causa”.
São Mateus – 18, 7

ABIM

É mentira. Não falta dadores nos locais de colheitas de sangue

Recentemente a presidente do Conselho Directivo do IPST emitiu um comunicado, dando conta de que as reservas de sangue estavam abaixo do que é desejável, nomeadamente alguns tipos de sangue.

Todos os anos estes comunicados são reincidentes, as justificações são sempre as mesmas. O que chega ao nosso conhecimento, e tendo em conta a experiência que nos assiste, estamos perante uma notória deficiente administração das brigadas que são enviadas para os locais de colheitas de sangue, o que nos leva a pensar que, ninguém acredita no trabalho que é desenvolvido no terreno pelas associações (não escrevo em representação de ninguém).

Ninguém do IPST ou dos Centros Regionais de Sangue e Transplantação reconhece os erros, falhas. Surgiu assim uma especialidade: irresponsabilidade, culpa continua solteira.

À conta de tudo o que acontece, surgem as federações a  esgrimir argumentos, pronunciando-se em nome próprio, dando uma no cravo outra na ferradura. Tudo fazem para aparecer de bicos de pé na imprensa, quiçá mais preocupados com o fato e gravada, do que, propriamente com o que está mal neste reino da dádiva de sangue. A sede de aparecer num órgão de imprensa qualquer é louca.

Aconteceu ontem (dia 23 de Fevereiro), os dadores que compareceram no Salão da Junta de Freguesia de Cacia no foram todos atendidos, porquê: por falta de material para a recolha de sangue, imagine-se. Será que esgotou no armazém? 

A ADASCA, entidade organizadora da mesma, promoveu a sua divulgação no decorrer de dois eventos que se realizam todas as quintas-feiras, tendo distribuído centenas de folhetos.

Compareceram cerca 51 candidatos para a dádiva de sangue, destes foram aprovados 48, 2 suspensos, 5 doaram sangue pela primeira vez, 1 eliminado por limite de idade.


Podiam ter sido atendidos os 60 candidatos, não foram, porquê: porque não havia kits para a recolha de sangue, imagine-se, portanto, a necessidade não é assim tanta como fazem crer nos comunicados.

É mentira. Não faltam dadores nos locais de colheitas, falta organização, e respeito por quem se disponibiliza para ser solidário, muitos deles sofrem penalizações pelas empresas onde trabalham.

Os dadores sentem falta de respeito pela forma como são atendidos por alguns administrativos, no acto da inscrição. Porque não se registam as pessoas que compareceram no local da colheita e que não foram atendidas? Não interessa? Compareceram no local. São descartáveis?

Acordem enquanto é tempo!

Joaquim Carlos




Agricultores do Baixo Mondego têm até hoje para se candidatarem a apoios ao regadio

Resultado de imagem para Agricultores do Baixo Mondego têm até hoje para se candidatarem a apoios ao regadio
Os agricultores do Baixo Mondego têm até hoje para se candidatarem a apoios, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, para a melhoria da eficiência dos regadios existentes.
De acordo com um aviso publicado na página da internet do PDR, as candidaturas devem ter em vista a reabilitação de infraestruturas, estações elevatórias e centrais hidroelétricas, a melhoria da gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas e da segurança das infraestruturas, bem como a introdução de tecnologias eficientes.
“A área geográfica elegível corresponde aos limites do Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego” e a dotação orçamental é de um milhão de euros, lê-se no documento.
Apenas é admitida a apresentação de uma candidatura por beneficiário.
Os apoios são concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável e as candidaturas devem ser submetidas através do ‘site’ do PDR (www.pdr-2020.pt) ou do Portugal 2020 (www.pt-2020.pt).
O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência da decisão de Comissão Europeia em dezembro de 2014 e visa o apoio às atividades do setor agrícola assente numa gestão eficiente dos recursos.
Lusa
Foto: Revista Voz do Campo

Transplantes hepáticos em Coimbra. Admissão de novos doentes suspensa há cinco meses

Resultado de imagem para Transplantes hepáticos em Coimbra. Admissão de novos doentes suspensa há cinco meses
Suspensa a admissão de novos doentes no programa de transplantes hepáticos de adultos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Há cinco meses que não entram novos doentes em lista de espera.
A notícia faz manchete esta segunda-feira no jornal Público — disponível online com acesso limitado.
Escreve o diário que surgimento de uma bactéria multirresistente no internamento, em 2019, e a falta de recursos humanos limitaram os transplantes de fígado em adultos apenas aos casos urgentes de doentes já internados.
O Instituto Português do Sangue e Transplantação (ISPT), que em dezembro fez uma auditoria à Unidade de Transplantes Hepáticos, adiantou ao jornal que “desde dezembro de 2019” não entram novos doentes em lista de espera para a realização de transplantes hepáticos.
Questionado pelo Público sobre quando se prevê o reinício da actividade normal, o IPST diz aguardar “o plano de restruturação e de implementação das medidas aconselhadas no relatório da auditoria”.
O presidente do conselho de administração do CHUC, Fernando Regateiro, justifica que a Unidade de Transplantes Hepáticos (UTH) está a ser reestruturada, com o objectivo de se criarem “as melhores condições de resposta”. Já o bastonário da Ordem dos Médicos prometeu fazer “uma visita ao serviço em breve” ao Centro Hospitalar.
Madremedia

Vagos em Ação Júnior – Páscoa 2020

Resultado de imagem para Vagos em Ação Júnior – Páscoa 2020
A Câmara Municipal de Vagos, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vagos e a União de Freguesias de Vagos e Santo António, encontra-se a organizar o Programa Municipal Vagos em Ação Júnior - Páscoa 2020 (VEAJ).
O programa compreende dois momentos distintos, proporcionando às crianças e aos jovens um vasto leque de atividades visando novas aprendizagens, a aquisição de competências pessoais e sociais, bem como a promoção de estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos.
O 1º Momento decorre de 30 de Março a 3 de Abril de 2020 e o 2º Momento decorre de 6 a 9 de Abril de 2020.
Estão previstas atividades aquáticas, jogos infantis, dança, jogos desportivos, workshops, origamis, jogos de tabuleiro, canoagem, visitas, caminhada, caça ao ovo da Páscoa, entre outras atividades.
Com a presente atividade, o Município de Vagos pretende responder às necessidades de ocupação das crianças e dos jovens no período de férias escolares da Páscoa.
O campo de férias destina-se, exclusivamente, a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos de idade e funcionará em dias úteis, das 9h30 às 17h30, podendo o acolhimento ser realizado a partir das 8h00 e até às 18h30. As inscrições devem ser realizadas na Piscinas Municipais de Vagos e Calvão, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h45 às 12h30 e 15h00 às 21h30, e sábados das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00 (neste caso, apenas em Vagos), até ao dia 14 de Março de 2020 para o 1º Momento e até 21 de Março de 2020, para o 2º Momento.
No ato da inscrição deverá ser entregue a ficha de inscrição devidamente preenchida, e a declaração assinada pelo encarregado de educação a autorizar o regresso a casa sozinho ou com pessoa autorizada (fornecida pela CMV).
A realização das inscrições no VEAJ - Páscoa 2020 é condicionada à existência de vagas (mínimo de 20 participantes e máximo de 120 participantes), podendo o processo ser encerrado previamente uma vez atingido o limite de vagas disponíveis.

Porteira portuguesa entra na corrida eleitoral em Paris

Loulou, como é conhecida entre os amigos, tem-se destacado pelos eventos que organiza no bairro onde vive. No ano passado, juntou cerca de mil pessoas e o evento ficou como referência na capital francesa.
Lourdes Rodrigues é porteira no 17.º bairro de Paris e vai entrar na corrida eleitoral na capital francesa. O objetivo é mostrar que ser porteira é um trabalho "como outro qualquer".
Geoffroy Boulard, atual presidente da Câmara do 17.º bairro, pediu um encontro com Lourdes Rodrigues – ou Loulou, como é carinhosamente conhecida por todos – para saber se esta estaria interessada em integrar a sua lista de recandidatura às eleições que decorrem a 15 e 22 de Março.
"Pediu uma reunião comigo porque vê que eu sou uma pessoa que organizo eventos e estou sempre a juntar pessoas, mais do que a dividi-las. Trabalho como voluntária na delegação da solidariedade. Se eu faço isto aqui há tantos anos, dou tanto tempo, ele disse que também posso dar de outra maneira", contou a porteira portuguesa aos jornalistas.
Lourdes Rodrigues aceitou o convite. Nos últimos anos, esta porteira tem vindo a ganhar destaque pelas iniciativas que organiza na sua rua e no seu bairro, especialmente a festa dos vizinhos – que acontece todos os meses de maio e junta os vizinhos que raramente se cruzam um pouco em todos os bairros de Paris.
No ano passado juntou cerca de 1.000 pessoas e tornou-se um evento de referência na capital.
"Vamos apresentar as nossas listas nas próximas semanas e no 17.º bairro vamos ter uma candidata portuguesa, que eu conheço há muitos anos e está muito envolvida no seu bairro. Ela está num lugar elegível. Para mim, é importante abrir a lista a personalidades que fazem muito pelos outros", afirmou Geoffroy Boulard.
Boulard é um autarca de direita, afiliado com o partido Les Republicains e recandidata-se nas listas de Rachida Dati, candidata da direita à Câmara Municipal de Paris.
Como uma grande metrópole, Paris está depois dividida em 20 bairros e cada um tem um presidente da Câmara próprio, equivalente às juntas de freguesia em Lisboa. No entanto, a escala parisiense é muito maior. Só no 17.º bairro vivem quase 170 mil pessoas e o preço por metro quadrado chega a mais de 10 mil euros.
Para Lourdes Rodrigues, que não tem experiência política, esta é uma oportunidade também para mostrar outras facetas da sua profissão.
"Ser porteira é um emprego como outro qualquer. Eu não me considero como aquelas porteiras de antigamente que tinham de se calar, não podiam dizer nada. No dia de hoje não é assim, sinto que é um emprego como outro qualquer. Até valorizo mais", indicou Lourdes Rodrigues.
Caso seja eleita, a portuguesa quer promover a rede de porteiras solidárias, na qual tem vindo a trabalhar, e apostar no embelezamento do seu bairro.
Lusa