segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Marinha Grande | CLUBE MÓNICA ROSA COMEMOROU 6.º ANIVERSÁRIO

 No passado sábado, dia 25 de novembro de 2023, em São Pedro de Moel, realizou-se a gala comemorativa do 6.º aniversário do Clube de Atletismo Mónica Rosa (CAMR).
O evento contou com a presença do vereador do desporto da Câmara Municipal, João Brito; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria das Neves; da presidente do CAMR, Mónica Rosa; e o representante da ADAL - Atletismo de Leiria, Mário Soares.

O vereador João Brito enalteceu o trabalho do clube que contribui para o desenvolvimento físico e emocional de crianças e jovens através da prática do atletismo e manifestou a disponibilidade do Município, que cedeu instalações no Estádio Municipal à associação para a constituição da sua sede, em novembro do ano passado, para continuar a apoiar e a incentivar a respetiva atividade.

A festa, destinada essencialmente aos jovens atletas do clube, decorreu com grande animação, tendo havido lugar a várias homenagens.

O CAMR é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 16 de outubro de 2017. Tem como objetivo a promoção e divulgação da prática do atletismo, junto dos associados nas vertentes de formação, ensino, rendimento e recreação.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | IPCA TEC SUMMIT proporciona aos estudantes o contacto com grandes empresas de tecnologia

 A primeira edição da IPCA Technology, Education and Companies (TEC) SUMMIT: Semana da Tecnologia já arrancou, com a participação de 14 grandes empresas da área tecnológica.
Na abertura, que decorreu no Altice Fórum Braga, João Vilaça, Pró-Presidente do IPCA para a Investigação e Inovação, salientou a estreita ligação do IPCA às empresas, que se materializa em eventos como este e que se traduz em inovação, tanto do ponto de vista da investigação que é produzida, como da aplicabilidade da mesma, fazendo com que os estudantes tenham acesso a um ensino mais prático e adaptado às reais necessidades do mercado de trabalho.
Já Carlos Silva, Administrador da InvestBraga, referiu que “o IPCA é um dos principais agentes de inovação” do Quadrilátero, parabenizando a instituição “pela inovação que traz para as empresas e pela articulação constante com as mesmas, o que torna o projeto do IPCA diferenciador”. Carlos Silva aproveitou ainda para anunciar que a IPCA TEC Summit terá uma nova edição em 2024, mais uma vez com o apoio da InvestBraga.
O primeiro dia deste evento, que decorre até ao dia 30 de novembro, contou ainda com oradores da Bosch Car Multimedia, Festo e Cari/BIM+.
Nos próximos dias, os participantes poderão assistir, no Polo do IPCA de Braga, às comunicações de prestigiadas empresas como AWS, Bresimar Automação S.A., CARI, Cegid Primavera, DStelecom, DSTsolar, ESI Robotics, Fujitsu Technology Solutions Lda., Natixis in Portugal e Universal Robots, nas sessões agendadas para o auditório do Polo do IPCA de Braga. Os temas abordados incluem automação, robótica, mecânica, pneumática, redes, cloud, inteligência artificial, condução autónoma, energias renováveis, telecomunicações, digitalização e construção civil.
A IPCA TEC SUMMIT surge no âmbito do Ano Europeu das Competências, uma iniciativa da União Europeia para promover uma mentalidade de requalificação e melhoria de aptidões, ajudando as pessoas a adquirir as capacidades adequadas para empregos de qualidade. O IPCA tem-se assumido como impulsionador de inovação, transferência de conhecimento e interação com a sociedade, priorizando a aquisição das competências necessárias, por parte dos seus estudantes, para fazer face aos desafios que as empresas apresentam, salientam os professores João Borges e Cláudia Rodrigues, coordenadores da IPCA TEC SUMMIT e docentes da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), do IPCA.
Com este evento, o IPCA proporciona, assim, aos seus estudantes, desde o primeiro ano, uma visão mais ampla e prática, alinhada com as exigências das sociedades modernas, tanto no ambiente académico quanto no empresarial, promovendo uma maior inclusão e preparação para um futuro de sucesso.
Este evento foi organizado pela ETeSP do IPCA, contando com a parceria da InvestBraga, e com a atuação dos estudantes do Conservatório de Música de Barcelos.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

BOGDAN ZAPOROZHETS COMPETE NO CAMPEONATO NACIOAL DE INVERNO DE NATAÇÃO ADAPTADA


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhede esteve envolvida na edição de 2023 do Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada que teve lugar em Rio Maior no passado dia 25 de novembro.
Bogdan Zaporozhets competiu em representação da SCC numa competição que teve 148 atletas em representação dos 35 clubes envolvidos.
O atleta da Coletividade de Cantanhede venceu os 100 bruços na Classe SB7-Séniores e obteve ainda a 3ª posição nos 50 livres na ClasseS10-Séniores.


ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM 23 PÓDIOS NO CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES DE PISCINA CURTA

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhedense, esteve presente na edição de 2023 do Campeonato Regional de Juvenis Juniores e Seniores de Piscina Curta.
Participaram nesta competição 137 atletas em representação de 13 clubes, tendo a comitiva da SCC sido composta por 7 atletas juvenis e um sénior conquistando 23 pódios ao longo das 4 sessões, que tiveram como palco as piscinas municipais Rui Abreu em Coimbra.
Do lado da coletividade de Cantanhede no setor feminino, os maiores destaques vão para Leonor Cavaleiro que se sagrou campeã distrital em Juvenil A nos 200 e 400 estilos, tendo ainda alcançado a 2ª posição nos 100 estilos, 100 e 200 costas e a 3ª posição nos 50 costas, ainda no mesmo escalão Ana Lucas sagrou campeã distrital nos 200 bruços e obteve a 3ª posição nos 50 e 100 bruços e nos 400 Estilos.
Ainda neste escalão, regista-se o resultado alcançado pela estreante Gabriela Silva, que viria a obter a 2ª posição nos 200 livres.
Em Juvenil B, Maria Fernandes sagrou-se campeã distrital nos 50 mariposa e foi 3ª nos 100 livres, neste escalão a sua colega de equipa, Leonor Sinal, viria a obter a 2ª posição nos 100 e 200 estilos.
No setor masculino, o maior destaque vai para Rodrigo Silva, que se sagrou campeã distrital em Juvenil A nos 100 estilos e 100 bruços, obteve o 2º lugar nos 100 costas e 200 estilos e foi 3º nos 200 costas. Francisco Sousa em Juvenil B foi campeão distrital nos 400 livres, 2º nos 200 estilos e 3º nos 100 mariposa.
Esta prova foi a última competição, para os atletas garantirem presença no Torneio Zonal de Juvenis que se realizar nos próximos dias 15,16 e 17 de dezembro em Bragança.
Do lado da Sociedade Columbófila 4 atletas conseguiram mínimos de participação, nomeadamente Leonor Cavaleiro, Maria Fernandes, Martim Pascoal e Rodrigo Silva, foram os atletas que garantiram os TAC´s necessários para a prova.


Sorteio de prémio surpresa atingidas as 20 adopções. Croa Intermunicipal de Castelo de Paiva e Cinfães promove Campanha de Adopção no periodo de Natal

 
Sob o lema “ Um presente para a vida toda “, o CROA Intermunicipal de Castelo de Paiva e CinfãesCentro de Recolha Oficial de Animais, está a desenvolver, neste período festivo do Natal, uma Campanha de Sensibilização e Adopção, esperando que alguém se lembre dos animais que permanecem neste espaço de recolha e lhes dê a possibilidade de se juntar a uma família.
Nesta campanha de adopção, o CROA Intermunicipal assegura a todos os animais que venham a ser adoptados, a esterilização, a vacinação antirrábica, a primeira desparasitação interna e externa e ainda, a colocação de Microchip e respectivo registo no SIAC.

Neste contexto, o CROA Intermunicipal de Castelo de Paiva e Cinfães elaborou um sorteio especial para contemplar os interessados nestas adopções, e assim que, foram atingidas as 20 adopções, será sorteado um adoptante para um belíssimo prémio surpresa.

Conforme refere o Veterinário Municipal, Dr. Antonio Borges, espera-se que esta campanha de sensibilização seja um sucesso e sejam feitas adopções responsáveis, na perspectivas dos animais se enquadrarem bem na família de acolhimento e vivam felizes e bem estimados.

O prémio a atribuir será apenas revelado no dia anterior ao do sorteio, e a data do sorteio será revelada assim que sejam atingidas as 20 adopções.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO INAUGURA EXPOSIÇÃO “DUAS PAIXÕES”

 O Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Duas Paixões”, da autoria do artista António Pedro, no próximo domingo, 3 de dezembro, pelas 16h00, que vai estar patente no Foyer do Teatro Stephens.
Trata-se de uma exposição de obras de António Pedro Marques Neto Rosa, natural da Marinha Grande, que, como hobbie, desde sempre se dedicou ao desenho e à pintura com aguarela, explorando mais recentemente outras técnicas, entre as quais se destacam a colagem de pedras e de vidro. As obras em exposição foram realizadas com recurso a tinta da china aguarelada e colagem de vidro pintado.
A mostra está patente de 3 de dezembro a 28 de janeiro de 2024, podendo ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | FILME-CONCERTO INFANTIL EXIBIDO NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, exibe a sessão de cinema infantil “Filmes da Terra do Pai Natal”, no próximo dia 1 de dezembro (feriado), às 16h00, com interpretação da banda sonora ao vivo, pelo grupo “Space Ensemble”, num espetáculo integrado na programação de Natal organizada pelo Município.
O Natal é tempo de magia e de conhecer a terra de onde vêm todos os presentes. O Space Ensemble interpreta uma banda sonora original para as curtas-metragens finlandesas do realizador Heikki Prepula (Canguru Gussy e outras fábulas) e episódios do filme Turilas & Jäärä (2001), dos realizadores Ismo Virtanen e Mariko Härkönen.
Através de um arsenal sonoro completo, que inclui serrote e theremin, guitarras e harpa, mesa e balões, este filme-concerto guia-nos por uma viagem incrível, onde nos são revelados detalhes importantes sobre a Finlândia, com referências óbvias à terra do Pai Natal.
FICHA ARTÍSTICA
Piano - Sérgio Bastos
Harpa - Eleonor Picas
Saxofones / Melódica / Berbequim - João Martins
Bateria / Marimba - João Tiago Fernandes
DJ Set / Eletrónica - Nuno Alves
Guitarra / Theremin - José Miguel Pinto
Composição Musical - João Martins, Sérgio Bastos, José Miguel Pinto, Henrique Fernandes, Ana Veloso e João Tiago Magalhães
Público-alvo: M/3
Duração: 60 minutos
Preço: 5 euros
Horário da bilheteira: de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL “DESENRASCANÇO” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Desenrascanço” (the act of disentangling yourself from a difficult situation using available means), pelo coletivo de artistas Melt Club, do Reino Unido, no próximo dia 1 de dezembro de 2023, pelas 14h30, que contará com a atuação da Escola Rosalles Ballet.
Desenrascanço, palavra que não tem tradução direta para o inglês, alude às circunstâncias em que se desenvolveu tanto a cidade da Marinha Grande, como a primeira exposição internacional do coletivo de artistas Melt Club, baseado em Londres. Ambos surgiram a partir de soluções pouco ortodoxas, nascidas da necessidade, aninhadas no solo a partir do qual germinou um conjunto de obras específicas para o local.

Iniciando o seu processo de criação com a história da região, o Melt Club reviveu o outrora extenso Pinhal do Rei, numa instalação têxtil que destaca a relação intrínseca da cidade com a sua floresta. Além de oferecer uma solução para a erosão das terras agrícolas, o pinhal foi um recurso abundante de material para a produção de vidro e para a comunidade emergente liderada pela indústria. Consequentemente, o Pinhal tornou-se um local de tensão entre o acaso ecológico e a tomada de decisões humanas – é aqui que Desenrascanço tem suas raízes.
Acompanhando a exposição serão realizados uma série de workshops, onde os visitantes terão a oportunidade de aplicarem técnicas artísticas para expressarem as suas próprias experiências relativas à contínua e coletiva história de trezentos anos da Marinha Grande.

Melt Club é um coletivo sediado em Londres, Reino Unido, formado em 2021 por um grupo de artistas e curadores que se conheceram enquanto estudavam na Central Saint Martins, University of the Arts London. Este nome, Melt Club, oferece uma breve visão do seu processo: um grupo acima do indivíduo, contendo múltiplas práticas que se fundem em suas exposições.

Para Desenrascanço, os artistas participantes são: • Aline Bittar Kunzel (BR) - @abkunzel • Alex Blackbourn (GB) - @alexblackbourn • Christina Da’Prato-Shepard (GB) - @christina_dps • Sebastian Elborn (GB) - @elborns • Tallulah Jones (GB) - @tooeyjones • Maggie Pavlova (BG) - @mags.pavlova • Maite Pereda (MX) - @_maitepereda • Katie Saunders (GB) - @artwork_bykatie

A exposição “Desenrascanço” estará patente no Museu Joaquim Correia, de 1 de dezembro de 2023 a 20 de abril de 2024, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Boas Festas em Aveiro 2023/2024

 Iluminação de Rua, a Casa do Pai Natal, a Magia do Natal, a Passagem de Ano e o Sabores com Tradição entre os principais destaques
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o “Boas Festas em Aveiro” regressa esta sexta-feira, dia 01 de dezembro, com um programa para famílias que se estende até 15 de janeiro de 2024, celebrando assim, o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho.

A abertura da edição 2023/24 do Boas Festas em Aveiro será feita, como já é tradicional, com o acender da Iluminação de Rua e da Árvore de Natal com um espetáculo piromusical, no Cais da Fonte Nova, no dia 1 de dezembro, pelas 18h30.

A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da Árvore de Natal será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício em simultâneo dos sinos das Torres sineiras do centro histórico. Haverá ainda o Desfile de Pais Natais em Barcos Moliceiro, que parte da Capitania em direção à Fonte Nova e integrará o espetáculo “Eis que chega o Natal!”. Este momento será coroado com um espetáculo piromusical, seguido da abertura da Casa do Pai Natal com a Parada de Natal.
Arranque da programação da Capital Portuguesa da Cultura
Um dos maiores destaques do programa do “Boas Festas em Aveiro” é o arranque da programação da Capital Portuguesa da Cultura com a Passagem de Ano no dia 31 de dezembro a partir das 22h00 na zona do Canal Central e Antiga Capitania.
Aveiro despede-se de 2023 e dá as boas-vindas a 2024 numa festa que celebra a chegada do Ano Novo e de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura. Entre Rossio e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, recém qualificados, usando o leito do Canal Central e as fachadas Arte Nova, Aveiro transforma-se num palco único no País, que acolherá um fantástico espetáculo de muita luz, som, cor e alegria, acolhendo em festa o início de “Um Ano como Palco, Num cenário Infinito”.

Principais destaques
O Cais da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal onde poderá visitar o Pai Natal e ser entregue a Carta ao Pai Natal. Aos sábados, domingos, feriado (8 de dezembro) e dia 22 dezembro das 11h00 às 19h00 e de segunda a sexta-feira, exceto dia 22, das 17h00 às 19h00

Na presente edição do “Boas Festas em Aveiro”, as propostas de Natal são variadas e passam por um Espetáculo de Videomapping, Concertos de Boas Festas nas igrejas de Aveiro, Contos Encantados em espaços municipais, A Magia de Natal com espetáculos para toda a Família no Centro de Congressos e Artes de Rua.
Os Concertos de Boas Festas têm início no dia 2 de dezembro na Igreja das Carmelitas com “Fá Sentido | Ensemble Vocal Feminino”, a 7 de dezembro será a vez da Sé de Aveiro, com o Grande Coro pelos Coros de Aveiro, a 8 de dezembro, na Igreja do Carmo, com “Ars ad Hoc” de Arte no Tempo, a 15 de dezembro, na Igreja da Misericórdia contaremos com “Cupertinos” da Fundação Cupertino de Miranda e a fechar, a 16 de dezembro, na Igreja da Vera Cruz, com TetrAcord’Ensemble.
Também no dia 2 de dezembro, sábado, vão percorrer as principais artérias do Centro da Cidade de Aveiro, mais de 1200 atletas, na edição 2023 da Corrida São Silvestre, que integra uma caminhada de 5 km e uma prova de 10 km. A caminhada, com início agendado para as 17h15, contará com a participação de cerca de 300 pessoas, enquanto que a corrida principal, tem início agendado para as 18h30.

Outro dos principais destaques é o programa “A Magia do Natal” com a apresentação de cinco espetáculos dirigidos a toda a família, todos no Centro de Congressos de Aveiro: no dia 7 de dezembro às 15h00, “O Pior Casting de Sempre” porPersil Noir; no dia 27 de dezembro, pelas 18h30, a proposta recai para “As Zirolinas e a Ceia de Natal” pela Arteriso Teatro e Animação; no dia 28 de dezembro, às 18h30 com “The Greatest Show Circus Experience” com direção Artística Jonatas Cardinali; no dia 29 de dezembro pelas 18h30 “Uma história de Natal no Centro da Terra” pela O Som de Algodão e, por fim, no dia 30 e dezembro às 18h30 será o espetáculo “Mariana e o Natal mágico” pela Palco Central
O programa inclui o ”Concerto de Ano Novo 2024, Clássica After Hours” pela Orquestra Filarmonia das Beiras, Martim Sousa Tavares e Pedro Lima, no dia 1 de janeiro às 18h00 e no dia 2 pelas 21h30 e o Concerto de Reis, pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, ambos no Teatro Aveirense.
As sessões de Contos Encantados decorrem em diferentes espaços municipais. A ligar todas estas ações temos as Artes de Rua que vão acontecer de 2 de dezembro a 15 de janeiro, em dois percursos na Cidade: (percurso 1: ESTAÇÃO >> Rossio e percurso 2: Praça Marquês de Pombal >> Largo Dr. Jaime Magalhães Lima). As Artes de Rua vão envolver vários tipos de performances, desde o circo, o teatro de rua, e música. Na música vamos ter apresentações mais tradicionais com os grupos de cantares de Aveiro e coros, outras menos tradicionais como a Bossa Nova, Jazz, Gospel. Destaque para a realização no dia 8 de dezembro, pelas 15h00, do espetáculo “Circoreto” pela Companhia Nuvem Voadora na Praça da República. O ponto de partida para este espetáculo começa numa estrutura ambulante, o CIRCORETO, que vai ser inaugurada. Uma celebração repleta de peripécias cómicas e surrealistas, que nos transpõem ao universo popular através duma abordagem clownesca, circense e poética.
As Feiras que acontecem durante o ano vão continuar a acontecer durante o período do “Boas Festas em Aveiro”, assim, em dezembro vamos ter Mercados de Natal.
De 2 de dezembro 2023 a 15 de janeiro de 2024, na ESTAÇÃO, aos sábados e domingos, entre as 16h30 e as 18h00, haverá “Provas e Degustações”, um Momento Doce em Aveiro”, uma experiência de degustação de Vinho Licoroso Bairrada com Ovo Mole de Aveiro pelo valor de 5,00€ por pessoa, organizado pela Rota da Bairrada e Comissão Vitivinícola da Bairrada, e pela APOMA (Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro).

Aveiro, Sabores com Tradição
“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional. A realizar-se de 1 de dezembro 2023 a 15 de janeiro 2024, esta é uma marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mítica “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.

Festas de São Gonçalinho de Aveiro
As Festas de São Gonçalinho de 10 a 15 de janeiro de 2023, como habitualmente, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, que é da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho. A Câmara Municipal de Aveiro é entidade parceira deste evento.

De destacar que a Programação assenta predominantemente em artistas, agentes e tecido associativo do setor cultural e criativo atuante em Aveiro, contribuindo-se, assim, para o desenvolvimento cultural sustentado da Região.


1 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Imagens do site do município

Câmara de Águeda entrega “Chapéu de Ouro” a Pedro Machado

 Galardão reconhece o trabalho realizado ao longo de 17 anos à frente da Turismo Centro de Portugal
A Câmara Municipal de Águeda entregou a Pedro Machado, anterior Presidente da Turismo Centro de Portugal, o galardão “Chapéu de Ouro do Município de Águeda”. Cerimónia encerrou, no sábado, no Centro de Artes de Águeda, as VIII Jornadas Internacionais de Turismo.
Este prémio é “um reconhecimento de todo um trabalho” em defesa do turismo, na sua promoção e capacitação e que “acompanhámos durante estes anos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, que entregou o galardão, juntamente com Edson Santos, Vice-Presidente; Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda; e Jorge Sampaio, em representação da atual direção da Turismo Centro de Portugal.
Nesta cerimónia, que finalizou dois dias dedicados ao turismo e à promoção dos territórios, Jorge Almeida salientou a importância deste setor. “Vivemos num país fantástico, onde temos uma qualidade de vida ao nível dos melhores do mundo”, disse, destacando Águeda como uma cidade que “pulsa de vida, está cheia de pessoas que vêm ver as nossas ruas fantásticas e o Pai Natal – o grande e o pequeno – e faz-nos acreditar que vale a pena continuar a investir e fazer sempre mais e melhor”.
Pedro Machado salientou “a honra e privilégio” de receber esta distinção por parte do Município de Águeda, a quem agradeceu a “cumplicidade, parceria e cooperação ao longo destes 17 anos”, que tornou possível “criar coisas extraordinárias”.
Destacou Águeda como exemplo na promoção do território, nomeadamente pelo festival “extraordinário” que é o AgitÁgueda, que, a par de outros na esfera da Turismo Centro de Portugal, demonstram “o alcance e dimensão que o Centro e a marca Portugal traçaram nos últimos anos”, apontando os próximos como “anos de consagração”.
Para Pedro Machado, “o movimento que se vê quando entramos aqui na cidade (Águeda)” é uma das evidências de que “esta é uma indústria forte, que com as suas parcerias internacionais, traz desenvolvimento, riqueza e coesão”.
Este chapéu é, concluiu, “um símbolo de ouro daquilo que é hoje Águeda, esta região e o país extraordinário em que vivemos”.
Refira-se que o Chapéu de Ouro visa distinguir pessoas, individuais ou coletivas, que através do seu trabalho na área do turismo, tenham contribuído para o desenvolvimento deste setor e dos territórios. A cada ano, o júri seleciona projetos ou personalidades/entidades que se destacam no contexto local, regional ou até mesmo nacional.

Águeda | VIII Jornadas Internacionais de Turismo confirmam “sucesso” da aposta no território

 Durante dois dias foram debatidas ideias, apresentados projetos e boas práticas e promovidos diferentes territórios e eventos
As VIII Jornadas Internacionais de Turismo, promovidas pela Câmara Municipal de Águeda, envolveram, durante dois dias (sexta-feira e sábado), no Centro de Artes de Águeda, um amplo painel de dezenas de oradores de Portugal, Cabo Verde, Cuba, Marrocos, S. Tomé e Príncipe e Inglaterra, que partilharam ideias, projetos, experiências e boas práticas.
Com um programa intenso, onde foram traçados caminhos “sem fronteiras, com tempo”, neste encontro internacional foram discutidos temas relevantes para a atualidade do setor, na região e país, nomeadamente no que respeita à sustentabilidade, à cultura, à gastronomia, aos eventos e financiamentos e onde não faltou a demonstração de projetos inovadores e originais.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, destacou precisamente a inovação e originalidade constantes que Águeda apresenta a cada ano, nos eventos que se tornaram imagem de marca do concelho, da região e até do país. “Águeda, há uns anos, apesar de ter as suas riquezas, como a Pateira, a zona serrana, a gastronomia e o setor empresarial, não tinha potencial em termos turísticos. Se fôssemos vender esta imagem não seríamos bem-sucedidos, mas hoje somos”, disse, enaltecendo a capacidade que o Município tem, com uma equipa “extraordinariamente pequena”, de conseguir fazer “coisas incríveis”.
“Temos conseguido graças a uma força de trabalho, a uma criatividade e inovação permanentes, e a um arrojo que só nos pode levar a bons sítios. As evidências estão aí”, disse, apontando o exemplo do “Águeda é Natal”, com “uma magia que sabemos redescobrir a cada ano, esta novidade e a adesão das pessoas que com os seus sorrisos felizes fazem valer a pena todo o investimento que fazemos”.
É, acrescenta, este “arrojo que temos no Natal e durante o verão, com o AgitÁgueda, que nos catapultam com os vários reconhecimentos que nos vão fazendo, com uma imagem que é marca da cidade, da região e também de Portugal”, disse Jorge Almeida, avançando que Águeda é finalista Top 5 do Prémio Nacional de Turismo, promovido pelo Expresso e BPI, que será entregue na próxima quarta-feira, em Lisboa.
Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, presente na abertura das VIII Jornadas Internacionais de Turismo, elogiou Águeda no contexto regional e nacional pelo saber-fazer. “Águeda tem sido um caso de estudo na promoção do território”, disse, sublinhando o contributo que Águeda dá para “dar emoção e felicidade às pessoas e permitir mergulhar numa experiência emotiva”.
É esta viagem pelos “sentidos” que é proporcionada a cada evento realizado em Águeda e que foi, mais uma vez, demonstrada em dois dias de jornadas de turismo. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, em jeito de conclusão, agradeceu todos os que “apertaram os cintos” e fizeram “esta viagem connosco, partilhando as suas ideias e projetos”.
“Pudemos ver imagens incríveis, conhecer o que de melhor se faz no país e no mundo, projetos sustentáveis e boas práticas”, disse, acrescentando que “saímos mais ricos e com vontade de viajar” e agradecendo a Cuba pela parceria nestas Jornadas de Turismo. “Queremos continuar estas ligações e parcerias que nos permitem criar ainda mais condições para que os nossos territórios sejam mais conhecidos e usufruídos”, concluiu Edson Santos.
Este ano, Cuba foi o país convidado das Jornadas de Turismo e Niurka Perez, Conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba para Portugal, disse “estar encantada com a magia desta cidade. Águeda é também um lugar único, cheio de espaços únicos para descobrir artistas e obras de arte urbana que são uma referência nacional e internacional”. A responsável, que apresentou as mais-valias turísticas do seu país, agradeceu o convite para estar presente nestas jornadas e “caminhar debaixo da luz dos guarda-chuvas coloridos e por nos permitir desfrutar do maravilhoso espetáculo e da magia do Pai Natal”.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Ana Sofia Pinheiro

 

MARINHA GRANDE RECEBE ANIMAÇÃO DE NATAL

 

A magia do Natal vai regressar à Marinha Grande, através das muitas atividades de animação promovidas pelo Município, para assinalar a quadra natalícia, que decorrem de 28 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.
A Câmara Municipal pretende dinamizar o centro tradicional e promover o comércio local, através de iniciativas destinadas à comunidade local e aos visitantes, que integram espetáculos culturais, Casa do Pai Natal, Mercadinho, Carrossel Parisiense, Presépio Tradicional, exposições, Pista de Gelo Ecológica, equipamentos infantis, oficinas nos museus municipais e iluminação decorativa.

O programa apresenta ações direcionadas às famílias, que decorrem no centro tradicional da cidade, cujas ruas são animadas com música ambiente. Pretende-se, assim, uma maior atratividade das pessoas à Marinha Grande, quer para visita aos espaços municipais, quer para incentivar à realização de compras no comércio tradicional, durante o período natalício.
À semelhança do ano passado, para a tradicional iluminação de Natal, o Município tomou a decisão de recorrer a tecnologia LED de baixo consumo. A iluminação de Natal vai estar distribuída nas três freguesias do concelho, como forma de estimular a passagem pelo comércio e a circulação pelos espaços envolventes, tornando-os mais atrativos nesta época.

De entre os vários elementos da iluminação, destaque para a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao interior, no Parque da Cerca; e para as decorações em 3D, instaladas no Centro Tradicional da cidade e no Parque da Cerca.

PROGRAMAÇÃO DA ANIMAÇÃO DE NATAL:

28 DE NOVEMBRO | TERÇA-FEIRA

MUSEU DO VIDRO
28 de novembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024
10h00 | DEIXA QUE TE CONTECONTOS, HISTÓRIAS E LENDAS EM VIDRO SOPRADO
Por Coleção ViCO (Galiza, Espanha)
Esta exposição de adornos de Natal em vidro da Coleção ViCO remete-nos para o imaginário da literatura infantil, convidando-nos a recordar algumas das histórias e contos da nossa infância, mas também a conhecer outros contos e lendas infantis de diferentes culturas.
Entrada: 1,50 euros (normal)| 0,75 euros (com desconto).
Patente de 25 de novembro até 4 de fevereiro de 2024.

1 DE DEZEMBRO | SEXTA-FEIRA

MUSEU JOAQUIM CORREIA
14h30 | Inauguração da exposição têxtil Desenrascanço”, do coletivo MELT CLUB (UK)
Com a participação de Rosalles Ballet
Desenrascanço, palavra que não tem tradução direta para o inglês, alude às circunstâncias em que se desenvolveu tanto a cidade da Marinha Grande como a primeira exposição internacional do coletivo de artistas Melt Club, baseado em Londres.
Iniciando o seu processo de criação com a história da região, o Melt Club reviveu o outrora extenso Pinhal de Leiria numa instalação têxtil que destaca a relação intrínseca da cidade com a sua floresta. Buscando uma solução para o desafio prático de transportar obras de arte através de um continente, esta exposição utiliza a versatilidade do tecido como alicerce para as criações.
Através da costura gestual, o Melt Club reuniu as diferentes abordagens e perspetivas dos seus artistas para criar uma representação coletiva da Marinha Grande, fundindo passado e presente.
Para Desenrascanço, os artistas participantes são: Aline Bittar Kunzel, Alex Blackbourn, Christina DaPrato-Shepard, Sebastian Elborn, Tallulah Jones, Maggie Pavlova, Maite Pereda e Katie Saunders.
Patente de 1 de dezembro de 2023 a 20 de abril de 2024
De quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
TEATRO STEPHENS
16h00 | Filmes da Terra do Pai Natal
O Natal é tempo de magia. Tempo de conhecer a terra de onde vêm todos os presentes. O Space Ensemble interpreta uma banda sonora original para as curtas-metragens finlandesas do realizador Heikki Prepula (Canguru Gussy e outras fábulas) e episódios do filme Turilas & Jäärä (2001), dos realizadores Ismo Virtanen e Mariko Härkönen. Através de um arsenal sonoro completo, que inclui serrote e theremin, guitarras e harpa, mesa e balões, este filme-concerto guia-nos por uma viagem incrível onde nos são revelados detalhes importantes sobre a Finlândia, com referências óbvias à terra do Pai Natal.
Preço: 5 euros
Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO VIDRO – EDIFÍCIO DA RESINAGEM
17h15 | Inauguração do Presépio de Filipe Ferreira
Animação de Rua com os Multicolor Led – animação em andas
O Presépio Tradicional de Filipe Ferreira regressa pelo 9º ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no Centro Histórico da Cidade.
Visitas comentadas ao Presépio por Filipe Ferreira, mediante marcação prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt e sujeitas à disponibilidade.
Entrada gratuita.
Patente até 7 de janeiro de 2024
De quarta a domingo e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

JUNTO AO LAGO DO PARQUE DA CERCA
18h00 | Inauguração da iluminação de Natal | com início na Árvore de Natal Gigante, seguido de visita ao Centro Tradicional da Marinha Grande
Horário: diariamente, das 17h30 às 02h00
Drum Led
Banda de percussão, onde o ritmo dos tambores se entrelaça com as artes performativas, numa sincronia perfeita

2 DE DEZEMBRO | SÁBADO
PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Os Duendes estarão à tua espera na casa do Pai Natal para decorares uma bola de Natal. Podes levar para a tua casa ou deixar na casa do Pai Natal!
Comboio Elétrico de Carril
Este ano vais poder divertir-te num comboio de Natal. Não percas a oportunidade, pois os duendes de Natal vão deixar todas as crianças andar gratuitamente neste espetacular comboio.

Horário:
Quartas, Quintas e Sextas - das 14h00 às 20h00
Sábados, Domingos e Feriados - das 11h00 às 20h00
Dia 24 de dezembro - das 11h00 às 16h00

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
Este espaço contará com uma Pista de Gelo Ecológica, um espaço único, de diversão e de espetáculos.
Vem daí! Junta-te à Festa!
Horário:
Quarta e Quinta – 15h00 às 20h00
Sexta - das 15h00 às 22h00
bado e Domingo - das 11h00 às 22h00
24 e 31 de dezembro, das 11h00 às 16h00

MUSEU JOAQUIM CORREIA
14H00 | Workshop de Pintura Colaborativa (infanto-juvenil)
Por Coletivo Melt Club (Aline Bittar Kunzel, Sebastian Elborn, Katie Saunders)
Exercícios de desenho e pintura.
Inscrição prévia até ao dia 30 de novembro, através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573318.

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
No âmbito da programação do Natal, este ano focada na promoção do comércio local e no apoio às pessoas, valorização e fruição do espaço urbano tradicional, o Município contemplou uma dimensão dedicada ao associativismo com um espaço reservado às associações. Pretende-se dar a conhecer à população as atividades de cada uma das associações, através da venda de produtos que realizam no âmbito das suas atividades.
Horário:
Sextas - das 17h00 às 20h00
Sábados, Domingos e Feriados - das 14h00 às 20h00
Dia 24 e 31 - das 11h00 às 16h00
25 de Dezembro – atividades encerradas.

14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL
Espaço dedicado às crianças com atividades diferentes todos os dias. Aqui podes encontrar muita animação: insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, malabaristas e um mundo gigante de brincadeiras.
Horário: 14h30 às 18h00
Dias 24 - 11h00 às 16h00

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA
No “Largo da Fantasia” encontras muita animação: insufláveis, pinturas faciais, malabaristas e um mundo gigante de brincadeiras…além de que tens à tua espera um Duende gigante e a sua casa “cogumelo”, para poderes tirar as tuas fotos. Não te esqueças de fazer como o Duende e ler um livro durante as férias de Natal!
Horário: 14h30 às 18h00
Dia 24 de dezembro: 11h00 às 16h00

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30|COMBOIO DE NATAL
O Comboio de Natal vai transitar pelas Ruas da Marinha Grande, transportando as crianças nas suas carruagens.
Para o passeio ser mais agradável contamos sempre com a presença de dois amigos…Estás curioso? Vem e junta-te a nós para um passeio pelas ruas da Marinha grande!
Horário:
bados, domingos e feriados - das 14h30 às 18h30
Dia 24 de dezembro - das 11h00 às 13h00/14h00 às 16h00

BIBLIOTECA MUNICIPAL (sala infantil)
15h00 | ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA: HISTÓRIAS E CONTOS DE NATAL
Por Liliana Gonçalves
Sessão de histórias e contos para crianças e famílias. Serão contadas e recontadas histórias, não só tradicionais, mas também contemporâneas, com especial destaque para os contos de Natal, onde o desenvolvimento do gosto pela leitura terá especial enfoque, não deixando de destacar o desenvolvimento do espírito critico e da imaginação.
A sessão é também importante no que diz respeito ao fortalecimento dos laços afetivos das famílias participantes na medida em que existe um momento de partilha na reflexão conjunta sobre as histórias contadas.
Inscrição prévia, através do telefone do email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573322.

MUSEU JOAQUIM CORREIA
16h00 | Workshop de Pintura Colaborativa (adultos)
Por Coletivo Melt Club (Aline Bittar Kunzel, Sebastian Elborn, Katie Saunders)
Exercícios de desenho e pintura.
Inscrição prévia até ao dia 30 de novembro, através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573318.

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
18h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
Coro da Escola Pátio da Inês

3 DE DEZEMBRO | DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

FOYER DO TEATRO STEPHENS / MUSEU DO VIDRO
16h00 | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “DUAS PAIXÕES”
Exposição de obras de António Pedro Marques Neto Rosa, natural da Marinha Grande, que como hobbie desde sempre se dedicou ao desenho e à pintura com aguarela, explorando mais recentemente outras técnicas, entre as quais se destacam a colagem de pedras e de vidro. As obras em exposição são realizadas com recurso a tinta da china aguarelada e colagem de vidro pintado.
Patente até 28 de janeiro de 2024
Terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30)

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
18h30 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
Grupo de Cavaquinhos Musicordem
O Grupo "MusicOrdem" é um grupo de cavaquinhos Marinhense, formado a 3 de abril de 2017. Presentemente, é constituído por 21 executantes e vozes. Ensaia semanalmente na Colectividade SBR 1º de janeiro - Ordem, sob a orientação do maestro Bruno Santos. É um grupo de seniores, já aposentados e partilha o gosto pela música. Gosta de cantar, tocar, conviver e ocupar o tempo livre de uma forma agradável, procurando assim envelhecer saudavelmente.
MUSEU JOAQUIM CORREIA
18h30 | 26.º Aniversário do Museu Joaquim Correia - Visitas Literárias
Dramaturgia, encenação e representação: Teatro à Solta
Inscrição prévia até ao dia 4 de dezembro, através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.

8 DE DEZEMBRO | SEXTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

MUSEU JOAQUIM CORREIA
17h00| MUSEUS IMAGINÁRIOS: VISITA DANÇADA AO MUSEU JOAQUIM CORREIA
Por Inesa Markava
Público em geral. Inscrição prévia até dia 6 de dezembro através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.

9 DE DEZEMBRO |SÁBADO
MUSEU JOAQUIM CORREIA
10h00 (crianças) | OFICINA DE EXPLORAÇÃO E FELTRAGEM DE LÃ: Da Lã Nasce…”
Formadora: Patrícia Pinho
Inscrições prévias em museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573 318.

TEATRO STEPHENS
11h30| Teatro. A Menina Que Não Cabia Numa Caixa Quadrada, da Companhia Lua Cheia
Preço: 5 euros
Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00|CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

MUSEU JOAQUIM CORREIA
15h00 (adultos) | OFICINA DE EXPLORAÇÃO E FELTRAGEM DE LÃ: Da Lã Nasce…”
Formadora: Patrícia Pinho
Inscrições prévias em museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573 318.
BIBLIOTECA MUNICIPAL
15h00 | ESPETÁCULO INFANTIL
A HORA DO PRESÉPIO – TRILOGIA DE ESTÓRIAS
O Burro Tobias”, A Manjedoura Treme-Treme” e A Estrela Cintilante
Por Ricardo Martins e Joana Silva, do projeto “Há voz e guitarra”
A tradicional história do presépio remete-nos para a jornada de Maria e José até ao nascimento do menino Jesus.
Mas, na verdade, deles já tudo sabemos. Ficaremos a conhecer as aventuras de três personagens pouco faladas e nada conhecidas da epopeia de Belém. Embarcaremos numa viagem com o carismático e bonacheirão Burro Tobias, que usará o seu calor para aquecer o bebé; a assustada e lutadora Manjedoura Treme-Treme, que embalará o menino com o seu tremelicar; e a empertigada e mandona Estrela Cintilante que a todos iluminará e guiará em direção à sua missão: salvar Jesus!
O espetáculo contará com a narração musicada desta trilogia de Estórias, com momentos de interação com o público-alvo, sendo assim um espetáculo lúdico-musical. A sonoplastia em conjunto com a interpretação da banda sonora original e ainda de temas por todos conhecidos nesta quadra natalícia farão deste um momento de partilha e conexão com os mais novos, que levarão consigo na memória estórias e sairão a trautear a música do Burro Tobias ou ainda a rir-se das piadas da Manjedoura Treme-Treme.
A participação da sessão é livre, sujeita a inscrição prévia, através do telefone da BM, 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.
O espetáculo lúdico-musical contará com a narração musicada de uma trilogia de estórias.
Inscrição prévia, através do telefone do email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573322.
10 DE DEZEMBRO |DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00|CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00|PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00|MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00| ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30|COMBOIO DE NATAL

13 DE DEZEMBRO |QUARTA FEIRA

EDIFICIO DA RESINAGEM
De 13 a 22 de dezembro
14h00 às 17h00
ESTÚDIO POEIRASGLASS
DEMONSTRAÇÕES DE FABRICO DE VIDRO SOPRADO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual.
Atividade de participação gratuita promovida pelo Município da Marinha Grande.

15 DE DEZEMBRO |SEXTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Comboio Elétrico de Carril

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE
Horário:
Quarta, Quinta e Sexta - das 14h00 às 20h00
Sábado, Domingo - das 11h00 às 20h00
Dias 24 e 31 - das 11h00 às 16h00

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 22h00|PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
17h00 às 20h00|MERCADINHO DE NATAL

16 DE DEZEMBRO |SÁBADO

MUSEU JOAQUIM CORREIA
10h00 às 13h00 | Viagens na Arte - História Informal das Artes e dos Ofícios: Idade Média, Renascimento e Neoclassicismo, por João Correia
Público em geral (a partir dos 16 anos). Inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Já preparaste a carta ao Pai Natal? Aproveita, e vem entregá-la pessoalmente! Não percas a oportunidade! E ainda tiras uma foto com ele!
Comboio Elétrico de Carril

BIBLIOTECA MUNICIPAL (sala infantil)
14h30 | ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA: HISTÓRIAS E CONTOS DE NATAL, Por Liliana Gonçalves
Sessão de histórias e contos para crianças e famílias. Serão contadas e recontadas histórias, não só tradicionais, mas também contemporâneas, com especial destaque para os contos de Natal, onde o desenvolvimento do gosto pela leitura terá especial enfoque, não deixando de destacar o desenvolvimento do espírito critico e da imaginação.
A sessão é também importante no que diz respeito ao fortalecimento dos laços afetivos das famílias participantes na medida em que existe um momento de partilha na reflexão conjunta sobre as histórias contadas.
A participação das sessões é livre, sujeita a inscrição prévia, através do telefone da BM, 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.
Inscrição prévia, através do telefone do email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573322.

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
15h30 | Parada de Natal
Chegada do Pai Natal
Aldeia Mágica” - Uma Aldeia de Duendes encantada, isolada do Mundo durante todo o ano, onde as tradições natalícias ganham vida de uma maneira extraordinária. Liderados pelo Pai Natal, este famoso e habilidoso carpinteiro, os moradores aguardam ansiosamente pelo Natal. O Condutor da charrete guia os aldeões curiosos pelas ruas iluminadas pela gambiarra, enquanto a animada Banda da aldeia preenche o ar com melodias encantadas e a Madame Sino ecoa pela aldeia a vontade de festejar. Todos os moradores saem à rua para celebrar, transformando qualquer local num cenário de conto de fadas durante esta época natalícia. A talentosa Cozinheira enche a atmosfera com aromas tentadores, e transforma qualquer sítio num paraíso de sabores, enquanto o Alfaiate equilibrado no seu rolo de linhas, cria roupas magicas para todos os aldeões. O Madeireiro com o seu grande serrote, vem equilibrado em dois troncos para chegar aos ramos mais altos.
A magia do Natal chega às Ruas, e o Pai natal traz uma surpresa para todos! Não percam!

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00| ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
 14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30|COMBOIO DE NATAL

17 DE DEZEMBRO |DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

20 E 21 DE DEZEMBRO |QUARTA E QUINTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 20h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

22 DE DEZEMBRO |SEXTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL

23 DE DEZEMBRO |SÁBADO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Já preparaste a carta ao Pai Natal? Aproveita, e vem entregá-la pessoalmente! Não percas a oportunidade! E ainda tiras uma foto com ele! vem bem agasalhado, porque vai haver queda de neve junto à casa do Pai Natal!
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

24 DE DEZEMBRO |DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 16h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 16h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 16h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 16h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 16h00| ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA
PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
11h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 | COMBOIO DE NATAL

27 DE DEZEMBRO |QUARTA FEIRA

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE
28 DE DEZEMBRO | QUINTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 20h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

29 DE DEZEMBRO |SEXTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
30 DE DEZEMBRO |SÁBADO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 |CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00| LARGO DA FANTASIA

31 DE DEZEMBRO |DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 16h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 16h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 16h00 |CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 16h00 | MERCADINHO DE NATAL
ATIVIDADES PARALELAS

VIEIRA DE LEIRIA

Dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro | Largo da República
Mercadinho de Natal
Mostra de artesanato e produtos regionais, pelas associações da freguesia.
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Apoio: Câmara Municipal Marinha Grande

MOITA
2 a 31 de dezembro | 14h00 às 20h00
Largo da Capela da Moita
Mercadinho de Natal