terça-feira, 6 de junho de 2023

Programa contemplou o lugar do Seixo – Real CASTELO DE PAIVA IMPLEMENTOU A PRIMEIRA “ ALDEIA SEGURA “


No âmbito do Programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras", o Município de Castelo de Paiva implementou no passado dia 1 de Junho, a primeira "Aldeia Segura", localizada no lugar do Seixo da freguesia de Real, que apresenta uma população de 22 habitantes.
O evento contou com a presença, do Presidente da Câmara Municipal, José Rocha, do Vice Presidente José António Vilela e da Vereadora Liliana Vieira, para além do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Eng.º Sérgio Barros, e do 2.º Comandante Orlando Rodrigues, bem como, do presidente da Junta de Freguesia de Real Carlos Rocha, do Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, Joaquim Rodrigues, do Presidente da Associação Humanitária BVCP, Manuel Fonseca e demais elementos da Direcção, sendo que a GNR esteve representada pelo Cabo Luís Moreira.
A iniciativa teve como objectivo optimizar as intervenções das entidades competentes nesta matéria e sensibilizar a população local, sendo sinalizado o local de abrigo, bem como foram dados esclarecimentos sobre os objectivos do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” para sensibilizar e instruir a população para os comportamentos a adoptar em caso de incêndio, ao mesmo tempo que foi apresentado o Oficial de Segurança Local, que será o elo de ligação na operacionalização do programa, em caso de necessidade.
O Programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras “, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, destina-se a estabelecer medidas estruturais para protecção de pessoas e bens e dos edifícios na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando os pontos críticos e locais de refúgio, e visa ainda promover a sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoprotecção e de preparação face a incêndios, por forma a reforçar a sua segurança.
Para o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, “ a implementação da primeira aldeia segura no nosso território é de extrema importância para a prevenção e para a segurança das pessoas, em especial nas aldeias mais isoladas, e reflete a concretização de um compromisso assumido no início do mandato, sempre a pensar na segurança dos nossos cidadãos “.

Covilhã | A CRIANÇA E O AMBIENTE


O Município da Covilhã, através da Biblioteca Municipal da Covilhã e do Projeto “EU SOU +”, promove a IV edição da iniciativa A CRIANÇA E O AMBIENTE , ao longo do mês de junho, entre os dias 5 e 30 de junho de 2023, com múltiplas atividades que terão lugar na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Sob o mote “Planeta A, Vamos Salvá-lo!”, as crianças participantes serão desafiadas a resolver um conjunto de problemas ambientais, tendo em vista a recuperação da sustentabilidade dos nossos ecossistemas.

A iniciativa destina-se a grupos escolares de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, sendo o transporte assegurado com recurso ao autocarro da Câmara Municipal da Covilhã (27 lugares).

As sessões/visitas concretizam-se no período da manhã (9h00m – 10h30m; 10h30m-12h00m ) ou no período da tarde (14h30m-16h00m).

A planificação das ações prevê um período de uma pausa para a reposição de energias, sendo que cada participante deverá trazer o seu próprio lanche devidamente acondicionado, bem como chapéu de sol.

A participação dos grupos implica a prévia inscrição, através do e-mail biblioteca@cm-covilha.pt, sendo as marcações realizadas por ordem de chegada.

Covilhã | CORTE DE TRANSITO | AVENIDA FREI HEITOR PINTO E ESTRADA DO SINEIRO | FASE 4


Na sequência do início dos trabalhos, correspondendo à 4ª fase da empreitada de obras de “Requalificação Urbana do Espaço Público na Avenida Frei Heitor Pinto e Estrada do Sineiro, na Covilhã”,.
Por motivos logísticos e devido à necessidade de se abrir uma nova frente de trabalho, vai dar-se inicio na próxima quarta-feira, dia 7 de junho, à 4ª Fase, mais cedo do que o previsto e será executada em sessenta dias (60), durante os meses de junho e julho, na Estrada do Sineiro, entre o cruzamento com a Rua Dr. José Valério da Cruz e o cruzamento com a Rua José Caetano Júnior, ficando este troço interdito ao trânsito automóvel, exceto para cargas e descargas, moradores e utilizadores do Pólo IV da UBI – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, processando-se o desvio do trânsito, no sentido descendente, pelos seguintes arruamentos:

1ª Alternativa - Sentido para Av. Frei Heitor Pinto - Cruzamento da Estrada do Sineiro com a Rua José Caetano Júnior, Rua José Caetano Júnior, Rua Dr. Alberto Rato, Avenida de Santarém, rua Dr. Júlio Maria da Costa e Avenida Frei Heitor Pinto.

2ª Alternativa - Sentido para Estada do Sineiro (Residência Académica) - Cruzamento da Estrada do Sineiro com a Rua José Caetano Júnior, Rua José Caetano Júnior, Rua Dr. Alberto Rato, Avenida de Santarém, Rua Dr. José Valério da Cruz e Estrada do Sineiro.

3ª Alternativa - Sentido Praça do Municipio - Cruzamento da Estrada do Sineiro com a Rua José Caetano Júnior, Rua José Caetano Júnior, Rua Gregário Geraldes, Rua Ruy Faleiro e Praça do Municipio.

O desvio do trânsito, no sentido ascendente, (sentido Estrada do Sineiro/Pólo IV da UBI), vai processar-se pelos seguintes arruamentos:

– Cruzamento da Estrada do Sineiro com a Rua Dr. José Valério da Cruz, Avenida de Santarém, Rua Dr. Alberto Rato, Rua José Caetano Júnior e Estrada do Sineiro (junto do Pólo IV da UBI).

Esta sinalização será mantida até à conclusão dos trabalhos, com as alterações e renovações consideradas necessárias. Será colocada e implementada a sinalização temporária e indicação dos desvios alternativos.

Terá que ser mantida a sinalização de trabalhos na via ou de estreitamento da mesma, durante o tempo em que decorram os trabalhos, independentemente se for em horário laboral ou pós laboral, ou durante o período noturno, e de fim semana ou feriados

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES – SILVES RUNNERS PROMOVE PARTICIPAÇÃO NO GLOBAL RUNNING DAY – DIA MUNDIAL DA CORRIDA

 O Município de Silves, através do Centro de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners, irá promover a participação dos munícipes do concelho, no Global Running Day – Dia Mundial da Corrida, que terá lugar no próximo dia 7 de junho, em Armação de Pêra (lota).
São duas distâncias, 5 km a caminhar, pelas 18h30, e de 10 Km a correr, pelas 19h30, que os participantes poderão escolher e praticar atividade física. A iniciativa tem como objetivo  levar as pessoas a ter um estilo de vida ativo e, neste dia, realizar a distância mínima de 5km, desfrutando das paisagens do litoral do Concelho de Silves a caminhar ou a correr.
Os interessados em participar nesta prova, poderão fazer a sua inscrição previamente em http://cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20134 com o Silves Runners ou no início do dia da atividade. Ao participar, deverá vir com o equipamento necessário: calçado e vestuário confortável, boné, água e o telemóvel para poder aderir ao desafio do Global Ruuning Day - Dia Mundial da Corrida no Strava, em https://www.strava.com/challenges/Virtual-NYRR-Global-Running-Day-5K-2023 , e registar a sua atividade. 
O telefone 282 440 271 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do Sector de Desporto da Câmara Municipal de Silves disponíveis para efeitos de recolha de informações adicionais.
Venha viver uma experiência memorável com os Silves Runners!

Aveiro celebra o Dia Mundial Arte Nova com programa de quatro dias; Novos audioguias e app infantil disponíveis nos Museus de Aveiro

 De 8 a 11 de junho, quinta-feira a domingo, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a comemoração da Festa Arte Nova, cujo Dia Mundial se celebra a 10 de junho, com a realização de várias atividades. Aveiro é Cidade Arte Nova Portuguesa de referência e por isso a CMA decidiu que o seu Museu Arte Nova terá entradas gratuitas nos quatro dias de Festa.
Do programa, destaque para a Ópera “La Traviata” de Verdi por Ópera de Bolso no dia 10 de junho, sábado, com sessões às 17h00 e 21h30 na Praça da República.

“LA Traviata” de Verdi será apresentada uma versão readaptada e explicada. O libreto desta ópera, escrito por Francesco Piave foi baseado no romance “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas Filho.

A Festa Arte Nova inicia, então, no dia 8, quinta-feira, com visita guiada que iniciará pelas 10h00 no Museu Arte Nova. “Deambular pelas Letras. À procura do alfabeto na Arte Nova de Aveiro” é uma visita-jogo que irá percorrer alguns edifícios para os participantes descobrirem as inscrições existentes.

De tarde, a visita guiada partirá, também do Museu Arte Nova, e irá sensibilizar para os materiais empregues na Arte Nova Aveirense e nos seus elementos decorativos. “Natureza feita de pedra, ferro e azulejo. As matérias primas no movimento Arte Nova”, tem hora marcada para as 16h00.

Estas duas visitas guiadas irão repetir-se nos restantes dias das comemorações, isto é, de 8 a 11 de junho.

Ainda no dia 08, às 18h00, no Museu Arte Nova, será apresentado o Concerto para flautas a solo, interpretado e comentado por João Ramos Marta. Trata-se de um concerto que explora os elementos no período barroco, no rococó e prossegue até ao início do sáculo XX, já no âmbito da Arte Nova.

Sexta-feira, dia 09, às 21h30, terá lugar o Concerto “Frequências e Movimentos em Aveiro” por Herlander Sousa e Pedro Rodrigues na Galeria da Antiga Capitania. Este concerto irá transportar o público para um retrato sonoro de um mundo de beleza e emoção.

Nesse mesmo dia, será lançada a exposição online “A Belle Époque e o bilhete postal”, uma coleção no Arquivo Municipal de Aveiro. Fica disponível até ao dia 30 de setembro em http://arquivo.cm-aveiro.pt<http://arquivo.cm-aveiro.pt/> .

Por último, no dia 11, domingo, às 16h00, terá lugar o espetáculo de circo contemporâneo “Coreto Con(vida) ao Largo” de Cláudia Nóvoa, no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima.

II – Novos audioguias e app infantil disponíveis nos Museus de Aveiro

Desde o início do mês de junho que os Museus de Aveiro disponibilizam novos audioguias de utilização gratuita para apoio à visita em português, inglês, francês e castelhano.

Passa a estar igualmente disponível uma aplicação destinada ao público infantil, que poderá ser descarregada gratuitamente, com vídeos, fotografias e áudios, que ajudará os mais novos a explorar os Museus e as suas coleções – um desafio para descoberta e aprendizagem em família. Os Audioguias e a aplicação infantil foram projetos apoiados pelo Programa ProMuseus 2021

O visitante da Cidade poderá ainda optar por aceder a uma nova aplicação que permite explorar os Museus de Aveiro e o mapa “Á Descoberta da Cidade”, que inclui os principais edifícios de interesse arquitetónico e histórico. Para usufruir desta aplicação, igualmente gratuita, basta digitar o endereço ZOOMGUIDE.APP. Ao aceder à aplicação o visitante terá apenas de apontar o telemóvel para o espaço/peça que deseja conhecer e chegar a toda a informação disponível sob a forma de imagem, texto, áudio e/ou vídeo. A aplicação permite ainda partilhar os resultados dessa pesquisa através das redes sociais ou simplesmente guarda-los na sua biblioteca.

Este conjunto diversificado de meios de disponibilização de informação traduzem uma forte aposta da CMA no acesso à Cultura e na promoção da inclusão.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Silves | RUA FRANCISCO PABLOS, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 7 DE JUNHO

O Município de Silves informa que a Rua Francisco Pablos, em Silves, estará encerrada à circulação automóvel no dia 7 de junho, entre as 09h00 e as 13h00, na sequência da execução de trabalhos em obra particular.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Em Silves | GEOPALCOS APRESENTA TERRA SUL E DANCENEMA NO MOINHO DO RODETE A 17 DE JUNHO

 O Moinho do Rodete será o pano de fundo da primeira sessão desta temporada do Geopalcos em Silves, trazendo Terra Sul e a Companhia Dancenema, no próximo dia 17 de junho, pelas 21h30, a este local de singular importância histórica. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
Neste serão, os Terra Sul - composto pelos músicos Vítor Bacalhau (guitarra blues) e Ricardo Martins (guitarra portuguesa) unidos num projeto marcado por diferentes abordagens musicais e estilos, alienado a sonoridade habitual da guitarra portuguesa com a da guitarra blues – juntam-se à Associação Cultural Dancenema, que aposta na dança como liberdade de expressão artística; num espetáculo de fusão imperdível. 
 
Apesar de gratuita, a entrada é limitada a 150 pessoas e requer inscrição prévia, até às 23h59 do dia 16 de junho, através do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt, com indicação do nome das pessoas a inscrever.
 
De referir que o Município de Silves disponibiliza transporte até ao local, com saída do parque de estacionamento ribeirinho (junto à instalação de escalada com o lettering “Silves”), no dia do espetáculo, às 20h30. Todas as informações acerca do transporte serão fornecidas após a inscrição, através de email de confirmação enviado pela autarquia.
Relembramos que Geopalcos é um evento conjunto dos municípios de Silves, Loulé e Albufeira, que liga arte, ciência e natureza no território Geoparque Algarvensis. Pensado a partir da colaboração e participação das populações e do desafio a artistas e cientistas para pensar o (a partir do) território, como um lugar de criação, de pensamento, de inquietação e de deslumbramento, o Geopalcos decorre até dia 29 de junho, semeando Arte e Cultura pelo território, candidato a património mundial da UNESCO.
O telefone 282 440 856 (chamada para a rede fixa nacional) é o contacto do sector de Cultura disponível para o fornecimento de informações adicionais acerca da iniciativa.

RUA DA LIBERDADE, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 7 DE JUNHO


O Município de Silves informa que a Rua da Liberdade , em São Bartolomeu de Messines, estará encerrada à circulação automóvel no dia 7 de junho, entre as 14h00 e as 18h00, na sequência da execução de trabalhos em obra particular.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

No próximo sábado. Cantanhede recebe Encontro de Clássicos Ingleses

 
Cantanhede acolhe no próximo sábado, 10 de junho, o 3.º Encontro Ingleses do Centro, que reúne carros clássicos e pré-clássicos de marcas inglesas como Jaguar, MG, Triumph, Land Rover, Ford, Austin-Healey, Mini e Austin Morris, entre outras. Trata-se de veículos históricos, alguns dos quais avaliados em muitos milhares de euros.
A comitiva chega a Cantanhede pelas 12h00, sendo recebida na Câmara Municipal de Cantanhede.
Segue-se um programa social que se estende pelo concelho durante todo o dia, e que se inicia com a visita à coleção particular de motos antigas de Henrique Sobral, que antecede o almoço no restaurante ADIAFA.
Pelas 15h30, a comitiva segue para a freguesia de Covões, onde será recebida pela direção da Filarmónica de Covões, que está a celebrar o 155.º aniversário.
A última paragem é a freguesia de Ançã, onde a partir das 18h00 decorre uma visita à vila histórica. No final, será servido um Ançã d`Honra.
A organização é do núcleo de Coimbra INGLESES do CENTRO e conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais o Municípios de Cantanhede.



Marinha Grande | 145 MIL PESSOAS NAS FESTAS DA CIDADE 2023

 As Festas da Cidade 2023, organizadas pelo Município da Marinha Grande, de 2 a 4 de junho, no Parque da Cerca, foram participadas por cerca de 145 mil pessoas. O evento foi considerado o melhor de sempre, pelo número de pessoas que participou e pelas que estiveram envolvidas na organização.
No balanço deste grande evento, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, refere que “assistimos, com orgulho, à melhor edição de sempre das Festas da Cidade, que assinalaram um aumento do número de visitantes; com melhoria nas condições logísticas do seu funcionamento; o acréscimo da área coberta da tenda da gastronomia, de 100 para 130 metros de comprimento, foi disso exemplo; a participação do comércio e empresas locais e uma programação diversificada e assente na divulgação do que temos de melhor no concelho, permitiu aos visitantes usufruir de um espaço de animação e lazer com uma oferta para públicos distintos”.

A vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, considera que “a qualidade da programação e a aposta num projeto identitário, permitiu trabalhar a cenografia do espaço à volta do património, material e imaterial do vidro, tornou o evento distinto”. Realça ainda “o papel relevante das associações culturais, desportivas, recreativas e instituições sociais, a quem coube a dinamização do espaço gastronómico e doçaria. O envolvimento da comunidade artística local, músicos e atores, atribuiu um caráter diferenciador a esta iniciativa”.
Este ano, a programação teve como cabeças de cartaz Bispo, Fernando Daniel e GNR, num conjunto de atuações que envolveu mais de 250 artistas, entre nacionais e locais. Existiram, também, atividades infantis e radicais, sensibilização ambiental e pedagógica, ações de promoção de saúde e bem-estar, mostra de artesanato, divulgação de associações, comércio e empresas, áreas da gastronomia e da doçaria.
O Município agradece publicamente aos seus colaboradores e da Junta de Freguesia da Marinha Grande; aos voluntários das associações; a todos os parceiros sociais, culturais, do ambiente e da saúde; entidades civis e religiosas; forças de segurança e proteção civil; ACIMG; empresas; e cidadãos envolvidos, que tudo fizeram para garantir a qualidade da edição deste ano, que considera ser o melhor de sempre.

SILVES ASSINALA JORNADAS EUROPEIAS DE ARQUEOLOGIA DE 16 A 18 DE JUNHO

 As Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) serão assinaladas, de 16 a 18 de junho, pelo Município de Silves, com a preparação de um programa comemorativo que inclui visitas guiadas a locais de relevante interesse arqueológico no concelho. A participação é gratuita.

O primeiro dia de jornadas, 16 de junho, abre com a atividade “O Coração do Museu”. Com sessões às 10h00 e às 16h30, esta ação terá lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves e pretende dar a conhecer a reserva dos materiais no museu - sejam eles as cerâmicas, os metais, os líticos, entre outros - num ambiente controlado e protegido, de forma a enriquecer o conhecimento daquele que é o trabalho técnico orientado para a exposição e divulgação do conhecimento que começa numa escavação arqueológica e acaba numa vitrina.
 
Com sessões às 10h00 e às 17h00, Dia Aberto no Bairro do Progresso é o nome da visita acompanhada que terá lugar a 17 de junho. Partilhar com o público o ambiente da escavação arqueológica levada a cabo no Bairro do Progresso, servindo de pretexto para falar acerca da história da cidade e sobre o contributo da arqueologia para a sua construção, bem como as novas descobertas de arqueologia medieval islâmica existentes na cidade de Silves são os principais objetivos desta atividade. As sessões decorrem ao ar livre, na escavação do Bairro do Progresso onde se poderá observar aquela que é a sequência de trabalhos correspondentes a uma escavação arqueológica, sendo os participantes convidados a observar as diversas tarefas inerentes à profissão, incluindo trabalhos de escavação, registo gráfico e fotográfico.
 
As comemorações das JEA culminam com um passeio pelo Circuito Arqueológico da Amorosa-Pedreirinha, no dia 18 de junho, às 10h00, com passagem pelas duas necrópoles Alto Medievais com sepulturas escavadas na rocha, pelas ruínas de um monumento megalítico e pelo sítio do Monte Rosso; numa paisagem dominada pelos afloramentos de grés. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do telefone  282 440 854 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço de correio eletrónico arqueologia@cm-silves.pt.
Relembramos que as Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de meia centena de países europeus e têm lugar anualmente no terceiro fim-de-semana de junho. Destinam-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico, visando, ainda, promover a constituição de uma rede de intervenientes no domínio da arqueologia em todos os países membros do Conselho da Europa.
O Município de Silves convida todos a associarem-se às comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia e a participarem nas diversas propostas programadas para estes dias.

 

Marinha Grande | ARQUIVO MUNICIPAL PROMOVE DIA ABERTO

 O Arquivo Municipal da Marinha Grande promove o Dia Aberto, para ser visitado pelo público, no dia 9 de junho, às 15h00, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, com o objetivo de dar a conhecer o seu trabalho e exibir documentos antigos únicos.
Na Marinha Grande, a efeméride será marcada com um Dia Aberto às instalações com os objetivos de sensibilizar o público para a importância do arquivo municipal; sensibilizar os benefícios dos arquivos como instrumento da preservação da memória coletiva; exibir documentos únicos na construção da história da Marinha Grande; e realizar a visita à parte técnica, centro de digitalização e depósitos.
Esta iniciativa destina-se a escolas do 3º ciclo, que farão a visita às 10h00 e 11h00; e ao público em geral, às 15h00. A participação é gratuita, sujeita a marcação prévia, através do email arquivo.municipal@cm-mgrande.pt
O Dia Internacional dos Arquivos foi proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em novembro de 2007, no Québec. Esta data foi a escolhida por ter sido a 9 junho 1948, que a UNESCO criou o ICA. É celebrado anualmente e procura sublinhar a importância dos arquivos e, o seu papel fundamental na sociedade. Os arquivos são lugares incomparáveis de descoberta, ensinam-nos e documentam o passado e, abrem-nos a mente para novas ideias.


Praça Marquês de Marialva com animação durante cinco dias. Cantanhede combina gastronomia com jazz

 
Vão ser cinco dias imperdíveis em Cantanhede. A feira de gastronomia e artesanato “Tapas & Papas", que inicia já esta quarta-feira, 7 de junho, é complementada este ano com o Happy Jazz Day – Dixieland Cantanhede, que no próximo dia 10 de junho, traz as peculiares sonoridades do Dixieland às ruas da cidade. Em paralelo, decorre a primeira edição do festival "Street Gaming Cantanhede", que reunirá adeptos de videojogos de todo país.
A “Tapas & Papas" decorre entre 7 a 11 de junho, no jardim municipal contíguo à Praça Marquês de Marialva e visa divulgar e promover duas vertentes ancestrais da cultura local: a gastronomia e o artesanato.
Esta mostra é proporcionada por 18 artesãos da freguesia, com trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro, pintura, trabalhos decorativos e afins, resultando num certame promocional e difusor de mesteres, artifícios e tradições que se vão perdendo no tempo.
Na vertente gastronómica, o evento conta com a apresentação de sabores e aromas da região, que as coletividades da freguesia se aprumam a levar à mesa os apreciados petiscos da rica tradição culinária da Bairrada e da Gândara.
O programa de animação musical e cultural também é diversificado, com insufláveis, música, dança, cinema e folclore, com a presença de bandas filarmónicas e grupos emergentes.
No sábado, chega o Happy Jazz Day, que traz às ruas de Cantanhede as alegres melodias e os contagiantes ritmos do Dixie, que não deixam ninguém indiferente.
Tendo em conta o caráter bienal, o Município não quis deixar de celebrar este ano o grande Festival Internacional Dixieland, com um dia especial dedicado a este evento de grande alcance cultural e artístico que, além de ser único em Portugal, possui características distintivas e suscita o maior interesse junto de públicos diferenciados, razão pela qual irá atrair muitos visitantes”, explica o vice-presidente do Município, que adianta: “a expectativa é enorme, pois desde o primeiro ano em que Cantanhede organizou o Festival Internacional de Dixieland, este tem vindo a reunir mais gente e a conquistar novos públicos”.
Cantanhede recebe cinco bandas (quatro nacionais e uma formação oriunda de Bolonha, Itália), cujos sons se farão ouvir logo pela manhã em diversos pontos e artérias da cidade, juntando-se todos na Praça Marquês de Marialva.
No período da tarde, serão as praias concelhias e a Piscina Natural de Ançã a notar a sua marcante presença, levando a Ançã, Cadima (Olhos da Fervença), Ourentã (Sete Fontes) e Tocha (Praia da Tocha) as sonoridades vibrantes do jazz de rua.
O dia termina com a apresentação em palco das bandas Seven Dixie, Xaral’s Dixie, Roaring Emily Jazz Band e a icónica formação Dixie Gang. Este momento terá lugar no jardim da Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade.





Proença-a-Nova | Hábitos de alimentação saudável e atividades ao ar livre marcaram o Dia da Criança

 
A Praia Fluvial da Aldeia Ruiva foi o cenário das comemorações do Dia da Criança, a 1 de junho, que, simultaneamente, assinalaram o Dia do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Slide, voleibol, festa da espuma, escalada, canoagem, jogos tradicionais, matraquilhos humanos, trampolins e insufláveis foram algumas das atividades ao ar livre propostas e que fizeram as delícias dos mais novos.
Este ano o Município quis despertar as crianças do concelho para a importância de manter hábitos de alimentação saudável, com a oferta aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo uma lancheira com um livrinho de receitas saudáveis, no âmbito do projeto “O meu lanche é saudável” enquadrado na ação “1.14 Oficina da Saúde e Bem-Estar” do PIICIE 2.0.
“A alimentação é determinante para o desenvolvimento saudável e para o crescimento, o progresso cognitivo e o estado global de saúde das crianças. Este manual pretende traçar linhas orientadoras para a promoção de uma alimentação saudável que se quer integrada num conceito mais abrangente onde se inclui, por exemplo, a prática regular de exercício físico. A partir de hoje, desafio-vos a encherem esta lancheira com opções saudáveis e igualmente saborosas e que partilhem essa responsabilidade com os vossos pais, educadores, familiares e membros da comunidade. O vosso contributo de hoje terá frutos nos adultos de amanhã”, incentivou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.
O Município ofereceu também aos encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo o livro “Crianças Felizes” da autora Magda Gomes Dias, juntamente com a inscrição gratuita num workshop dado pela autora. Dividido em dois encontros online, dia 13 e 15 de junho, os encarregados de educação terão a oportunidade de falar sobre a temática da parentalidade positiva com a própria autora do livro. Esta atividade está enquadrada na ação “1.15 Academia da Parentalidade” do PIICIE 2.0.
Recorde-se que estas atividades foram financiadas através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0 (PIICIE 2.0), cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.





TOCHA: Progresso e Vida comemorou o dia Mundial da Criança

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança, a Progresso e Vida da Tocha proporcionou às suas crianças muita alegria e diversão.  
Os festejos tiveram início no dia 31 de maio com um espetáculo musical sensorial: “Malas e Fraldas” dinamizado pela professora de música do Projeto Catrapum Catrapeia,
No dia 1 de junho, na sequência de uma parceria realizada entre a Progresso e Vida e a Junta de Freguesia da Tocha, as crianças foram presenteadas com um insuflável e uma animadora. Pinturas faciais, modelagem de balões e jogos fizeram as delícias dos mais pequeninos.
As celebrações terminaram em grande, na sexta-feira, com um dia dedicado ao teatro. De manhã, os alunos do 11º ano da escola ETPC representaram a história do Coelhinho Branco e de tarde a companhia de teatro Miniatro exibiu a peça “O gato das botas”.
Também os séniores presentearam as crianças oferecendo uma bonita tela elaborada por eles.
À festa não faltou o Progresso e Vida de Honra

 

O céu de junho de 2023

 Durante a maior parte deste mês de junho de 2023, é possível observar todos os planetas visíveis a olho nu. Para os madrugadores, Mercúrio aparece um pouco à direita do nascer do Sol e rente ao horizonte, mesmo antes do amanhecer. O planeta não estará muito alto no céu, pelo que para o ver é preciso visão desimpedida para o horizonte, virado a Este.
Também Júpiter e Saturno estão visíveis de madrugada, mas vão aparecendo cada vez mais cedo, com Júpiter a nascer por volta das 04h30 no início do mês e por volta das 02h45 no fim do mês. Já Saturno, nasce por volta das 02h15 no início do mês, mas começa a ver-se por volta da meia-noite e meia no fim do mês.
Ao anoitecer vemos os restantes planetas, com Vénus, na sua versão “estrela” da tarde, visível mesmo antes do anoitecer, a Oeste. No final do mês este planeta, que se estava a afastar do Sol, no céu, inverte o sentido e inicia o caminho de aproximação à nossa estrela.
Quanto à Lua, logo no dia 4 atinge a fase da lua cheia e 3 dias depois atinge o apogeu, ou seja, o ponto de maior aproximação à Terra da sua órbita mensal, a cerca de 364 mil quilómetros do nosso planeta.
No dia 10 de junho, dia Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, a Lua, que nasce por volta das 2 da manhã, passa a cerca de 5 graus do planeta Saturno. Na tarde desse dia, quem passar pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, poderá ver a estreia ao público de “O Céu d’Os Lusíadas”, a nova sessão imersiva de produção própria, sobre as mais emblemáticas partes e as imensas referências astronómicas na obra épica de Camões, além das efemérides astronómicas que ocorreram durante a vida do poeta.
No dia 14, a Lua em minguante passa a cerca de 0,3 graus de Júpiter, ao amanhecer. Um pouco à esquerda destes astros “colados” está o enxame de estrelas das Plêiades, também conhecido em Portugal como o “sete-estrelo”, que este mês começa novamente a ser visível, ao amanhecer. Dois dias depois, um fino minguante da Lua passa cerca de 2 graus abaixo das Plêiades e 6 graus acima do planeta Mercúrio. No dia 17, a Lua está cerca de 6 graus à esquerda deste planeta e no dia seguinte atinge a fase de lua nova.
E dia 21, às 15h57, ocorre o solstício (de verão no hemisfério Norte). Este é o dia em que o Sol vai estar mais tempo acima do horizonte e na sua passagem a Sul, ao meio-dia, vai estar mais alto no céu de todo o ano. Este é o dia mais longo do ano: Na cidade de Coimbra, por exemplo, o Sol nasce às 06h04 e põe-se às 21h07, demorando 15 horas e 03 minutos a percorrer o céu. Mas apesar de este ser o dia em que o nosso hemisfério recebe mais energia do Sol, não é o dia mais quente do ano, pois as temperaturas continuam a subir durante algumas semanas, devido à inércia térmica da Terra.
Ao anoitecer do dia 22, Marte vai estar a meio entre a Lua a Vénus. Os três astros, visíveis ao anoitecer, vão estar contidos numa área menor do um punho, observado à distância de um braço estendido.
E quase a fechar o mês, no dia 26, a Lua atinge o quarto crescente.
Boas observações.
 
*Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
**Apimprensa

Exploração do espaço e das ciências planetárias em evento interativo na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

 A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a organizar, no âmbito do projeto GeoPlaNet Erasmus+ Strategic Partnership, um evento especialmente desenhado para professores e alunos do ensino secundário sobre a área da exploração espacial e ciências planetárias.
A iniciativa decorre na FCUP na tarde de 20 de junho e conta com atividades interativas e demonstrações sobre missões espaciais e uso da realidade virtual, bem como palestras curtas.
Neste evento, coordenado na FCUP pelos docentes do Departamento de Física e Astronomia, Teresa Seixas e Manuel Silva, participarão investigadores das universidades parceiras do projeto: Nantes, Chieti-Pescara, Padova, Coimbra e Porto.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia.
 
Sobre o GeoPlaNet
projeto GeoPlanet Strategic Partnership foi criado, em 2016, pelo Laboratoire de Planétologie et Géosciences da Universidade de Nantes, visando dar resposta à inexistência de formação na área de Geociências Planetárias, a nível europeu.
Este projeto conta, atualmente, no âmbito de uma parceria estratégica do projeto Erasmus+, com um consórcio de cinco Universidades Europeias – nas quais se inclui a Universidade do Porto – com competências complementares em Astrofísica e Astronomia, em Geologia Planetária e em Ciências Planetárias e da Terra, e, ainda, uma startup especializada em Realidade Virtual (VR).
Em representação da FCUP, participam no projeto os docentes Teresa Seixas e Manuel Salgueiro Silva, do DFA, também investigadores no Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC).
 
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Apimprensa

Afonso Duarte: a ambição de ser europeu

 
O poeta que exaltou a génese cósmica da natureza, a celebração panteísta da vida, a reposição da democracia, a ambição de ser europeu e a supremacia dos grandes valores universais

Por António Valdemar *
A poesia afirma-se na palavra que desperta outra palavra, mais outra e outras mais enquanto se manifesta o ímpeto da comunicação e o diálogo interior. Fixa o que surpreende o poeta a cada momento: as pulsões da terra na sua diversidade, o voo e o canto dos pássaros, a exuberância das árvores e das flores; o curso dos rios, a inquietação do mar e a interrogação dos astros. Recorre também à memória da infância e da adolescência, à vulnerabilidade da condição humana, ao encontro com o mundo e ao seu permanente desconcerto. É a vida inteira em tudo o que é deslumbramento e em tudo o que é  o seu contrário.
Um dos grandes poetas do século XX, Afonso Duarte (1884-1958) nasceu na Ereira, uma das ramificações do concelho de Montemor-o-Velho, próximo da Figueira da Foz. Integra-se no Baixo Mondego, onde nasceram escritores, poetas, artistas, mestres universitários e outras personalidades de evidência cultural, política e social. Basta citar: Fernão Mendes Pinto e Jorge de Montemor; Manuel Fernandes Tomaz, líder da revolução liberal; o filósofo Joaquim de Carvalho; os poetas Afonso Duarte, João de Barros e Santiago Prezado; os pintores Manuel Jardim, Cândido da Costa Pinto e Eduardo Nery; o crítico literário João Gaspar Simões; os cineastas João César Monteiro e José Mário Grilo.
O itinerário de Afonso Duarte pode, assim, resumir-se: fez o ensino primário na Ereira e Alfarelos e o ensino secundário e universitário em Coimbra. Licenciado em Ciências Físico-Naturais, lecionou em Vila Real de Trás os Montes, em Lisboa e, sobretudo, em Coimbra. Todas estas cidades deixaram-lhe reminiscências inapagáveis. Todavia, uma das marcas mais profundas ocorreu na altura em que foi incorporado no serviço militar, durante a participação de Portugal na primeira Guerra Mundial: ficou paraplégico e, até à morte, com a mobilidade extremamente reduzida.

Projeção Literária
A revelação literária de Afonso Duarte, num órgão de projeção nacional, verifica-se a partir de 1912, na revista Águia, dirigida, no Porto, por Teixeira de Pascoaes. Também em 1912 funda, em Coimbra, a revista Rajada, que reúne poetas, ensaístas e artistas plásticos que viriam a salientar-se na cultura e na política: Alberto Veiga Simões,  crítico, historiador, diplomata de carreira e ministro dos Negócios Estrangeiros; Nuno Simões, advogado, ministro de várias pastas na Primeira República, que nunca deixou de escrever nos jornais, ocupando-se da aproximação cultural luso-brasileira. Almada Negreiros, que procurava, então, concluir o Liceu em Coimbra, apresenta na Rajada alguns dos seus primeiros desenhos.
Apoiado por João de Barros – ainda em 1912 – Afonso Duarte tem editado em Lisboa o primeiro livro Cancioneiro das Pedras. Coloca-nos perante a relação possessiva com a terra, o rio, o mar: «canto o amor de meus campos e baldios / meu casal que é uma ilha aos quatro ventos». A Ereira com os rigores de inverno fica, por completo,  transformada: «As cheias vindas às casas! / tudo afoga em dilúvio, ervilhal e giesta, /do próprio lar as brasas! /o vento assopra ao desamparo, o vento grita, / como um louco varrido! /A Aldeia é um gemido. (…) «Asa do vento, como vens distante? E o vento avança, o vento diz: mais longe!». A exaltação entre o real e o imaginário, feita de árvores, de pedras e de rios, vai prosseguir noutros livros revistos e selecionados, em 1929, num único volume «Os 7 Poemas Líricos». Predominam os três reinos da natureza. Tema que vai perdurar na criação poética e nas investigações etnográficas sobre os usos, os costumes e as tradições locais: Um Esquema do Cancioneiro Popular Português e O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa.

Oposição democrática
Dividiu-se entre Coimbra e a Ereira. Regressava sempre à Ereira, mesmo quando residia em Coimbra. Colaborador permanente da Seara Nova, Afonso Duarte identifica-se com a doutrinação e a crítica, desenvolvida a partir de 1921, por aquele grupo e cuja revista – na síntese de Raul Proença – incentiva a formação de “uma opinião pública nacional que exija e apoie as reformas necessárias”. Para garantir “os interesses supremos da nação, opondo-se ao espírito de rapina das oligarquias dominantes e ao egoísmo dos grupos, classes e partidos”. Reclamava a urgência de “contribuir acima das Pátriasa união de todas as Pátrias, uma consciência internacional bastante forte para não permitir novas lutas fratricidas”.
A luta pela reposição das liberdades constitucionais, a defesa da República, a rejeição da ditadura determinou, em 1932, o afastamento inexorável de Afonso Duarte da função pública. Tem mais tempo para frequentar as tertúlias, nos cafés de Coimbra, pontos de encontro de conspiração e debate das várias tendências da  oposição. Vitorino Nemésio, Jacinto Soares de Albergaria e Eduino de Jesus são, por exemplo, alguns dos açoreanos que mantiveram relações próximas. Tive o privilégio de o conhecer – conforme ficou documentado numa carta para Jacinto Soares de Albergaria – e o privilégio de passar um fim de semana na Ereira.
Afonso Duarte estabeleceu a ponte entre a sua geração e as gerações seguintes. Sem romper com Teixeira de Pascoais, que enaltece em todas as homenagens – «Saúdo-te nos Ares, não na desventura/ da Terra onde apodrecem as raízes:/Pois as estrelas sabem o que dizes, / os Deuses te mantêm na sua Altura» – passou a ser reconhecido como um dos mestres da geração da Presença (Régio, Torga, Nemésio, Branquinho da Fonseca, Adolfo Casais Monteiro). Também será, anos depois, um dos mestres  da geração do Novo Cancioneiro, os neorrealistas (Carlos de Oliveira, Cochofel, Joaquim Namorado) que, na revista Vértice, se destacaram no protesto social e político, ligados ao marxismo e, muitos deles, ao Partido Comunista, ora como militantes, ora como compagnons de route.

Interpelação Politica
Tem Afonso Duarte uma produção literária contínua. A publicação, em 1947, do livro de poemas Ossadas, acentua o renome literário. Optou por uma linguagem despojada e concisa: «Poemas breves/ como o instante da flor/ que nasceu para morrer». E os exemplos são numerosos: «uma só rosa vale o roseiral. /Porque me escreves longo o teu poema? /O inspirado instante sem igual/ acaso não será hora suprema?»
A geração do Orpheu, em especial a obra ortónima e heterónima de Fernando Pessoa assumem, nos anos 40 e 50, projeção nacional e internacional. Permanecia, contudo, entre nós, a resistência acerca da autenticidade dos símbolos e dos mitos que fundamentam a Mensagem; os rasgos torrenciais de Álvaro de Campos na Ode Marítima e na Ode Triunfal; e no poema Tabacaria (publicado em 1933, na Presença). Introduziu numa expressão original do registo do tempo, do sentimento de incerteza, da sensação de vazio, da solidão e incompreensão em face de tudo que rodeava e envolvia o próprio Fernando Pessoa.
Numa alusão a estas ruturas que vão consolidar a modernidade portuguesa, Afonso Duarte rejeita «o estilo enovelado dos poetas fáceis». Não se afasta do modelo  literário que exaltava a Ereira e Coimbra: « É na poesia lírica dos rios, / – no sarcasmo das rugas da montanha – no que me enche de mar, seu sonho e desvario—que o meu retrato vivo se desenha”. A interpelação política, com exigências morais e cívicas, surge nas Ossadas e nos outros livros que publica: «Honra. Brio. Dignidade: Onde estais? Quem vos Preza?». Enfrentava a política e políticos que governavam o País: «Lembram-me bichos, carochas, centopeias, /Musgo, paredes húmidas, bolores, / ao pensar na pobreza! Ideias. E causam-me suores

Terra Natal
O poeta foi tudo isto e, ao mesmo tempo, mantinha a ambição de ser europeu. O ano de 1949 não apagara os horrores da Segunda Guerra Mundial e, no plano interno, sucediam-se as polémicas em torno do movimento criado devido à candidatura presidencial de Norton de Matos. A oposição encontrava-se retalhada. A PIDE multiplica as prisões em todo o país. É neste ano que Afonso Duarte escreveu um dos seus mais conhecidos sonetos, Terra NatalMuito mais do que um soneto é uma proclamação: «E cá mesmo no extremo Ocidental / duma Europa em farrapos, eu /quero ser Europeu: quero ser Europeu/num canto qualquer de Portugal.» Reportando-se à situação do país e da sua própria situação como português e poeta, orgulhoso das suas origens, acrescenta: “Um presídio será, mas é meu berço! /nem noutra língua escreveria um verso/ que me soubesse ao sal desta harmonia.
Afonso Duarte tem publicadas as suas Obras Completas, mas falta uma antologia dos poemas mais significativos para termos acesso direto à amplitude do poeta que manteve uma cidadania participativa, procedeu à celebração panteísta da vida, à força cósmica da natureza e convocava a permanência efetiva no quotidiano dos grandes valores universais.
 

*Jornalista, carteira profissional número UM; sócio efetivo da Academia das Ciências
**Apimprensa

JOÃO CAVADAS E CATARINA MARQUES COMPETIRAM EM SOURE

 
A vila de Soure na tarde do dia 3 de junho, voltou a ser palco de mais uma etapa do Circuito de Corrida 4 Estações Portugal, que teve o seu início pelas 19h00 e com partida nos Paços do Concelho, organizada mais uma vez pela ADR4Eventos em parceria com a Câmara Municipal de Soure.
A competição apresentou dois desafios, uma corrida de 10 km com passagem pelas principais artérias da vila de Soure e uma caminhada com cerca de 5 km, realizando-se ainda uma prova dedicada ao escalão de “Kids”, pelas principais artérias de Soure.
O circuito, como o nome indica, engloba competições que se dividem pelas quatro estações do ano e tornou-se uma referência para os amantes da corrida de estrada e é destinada a atletas federados e não federados.
Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 10km,
Tendo a atleta Catarina Marques, alcançado a 13ª posição na classificação geral individual feminina e a 4ª posição no escalão de F40.
João Cavadas, no final de cumprir os 10 km, alcançou o 181º lugar na classificação geral masculino e o 23º lugar no escalão M55.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA PARTICIPARAM NO TRAIL DOURO MONTEMURO ULTRA TRILHOSÉ

 
Realizou-se no passado dia 4 de junho a prova de Trail runnig Douro Montemuro Ultra Trilhosé , organizado pela Associação Desportiva Cinfães que decorreu no concelho de Cinfães, integrando 3 distâncias de trail e 1 caminhada.
Participaram 9 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nas diversas distâncias, pontuáveis para o Circuito Nacional de Trail Ultra, Trail e Trail Sprint da ATRP, tendo na competição de Trail Ultra, na distância de 50km, o atleta José Santos, alcançou o 7º lugar na classificação geral masculino e o 2º lugar no escalão M40 e Nuno Ribeiro, o 77º lugar masculino e o 22º no escalão M40.
Na distância de 25km, Otília Costa, alcançou a 16ª posição na classificação geral feminina e a 3ª posição no escalão F40, José Machado, 28º masculino, 9º M40
e Nuno Almeida, 84º masculino, 18º M45.
No Trail Sprint na distância de18km, Claudia Ferreira, alcançou a 53ªposição na classificação geral feminina e a 14ª posição no escalão FSen, Pedro Cardoso, 23º masculino, 2º M45 e Nelson Almeida, 148º masculino, 33º MSen, participando ainda a atleta Anabela Almeida na caminhada de 10 km.
Coletivamente, a equipa da Sociedade Columbófila, alcançou na prova de 25km, o 9° lugar e na prova de 18km o18° lugar.
Destaque para os 3 pódios individuais dos atletas José Santos, Otília Costa e Pedro Cardoso. 

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


VII TORNEIO DE NATAÇÃO JOAQUIM PADILHA


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou no passado domingo dia 04 de junho, em parceria com o Município de Cantanhede a 7ª edição do Torneio Joaquim Padilha, homenageando dessa forma o maior vulto da natação concelhia e uma das grandes referências regionais e nacionais da modalidade.
O evento contou com a participação de 120 atletas em representação de 11 clubes oriundos das associações distritais do Centro Norte de Portugal (Aveiro) e Coimbra.
Numa manhã de muita alegria e boa disposição os jovens atletas em competição proporcionaram momentos de grande entusiasmo nas bancadas que estiveram repletas de público.


X - TORNEIO DE NATAÇÃO CIDADE DE CANTANHEDE

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou no passado dia 03 de junho, em parceria com o Município de Cantanhede, a 10ª edição do Torneio Cidade de Cantanhede.
O evento contou com a participação de 200 atletas em representação de 16 clubes oriundos das associações distritais do Norte de Portugal (Porto), Centro Norte (Aveiro), Coimbra e Leiria, tendo-se vivido uma tarde de intensa competição, que teve como palco as excelentes condições que oferece o Complexo Municipal de Piscinas de Cantanhede.
Em termos desportivos, nomeadamente em termos individuais, destaca-se os prémios conquistados pelos atletas Rodrigo Reis (CNAC) que venceu a Melhor Marca Masculina, enquanto que Carolina Fernandes (CNGalitos /Bresimar) vencia a Melhor Marca Feminina.
Em termos coletivos, o vencedor foi o CNAC, em 2º lugar o CNGALITOS/Bresimar e em 3º o Condeixa AQ, já a coletividade organizadora obteve a 5ª posição.

Cantanhede | No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto!, Biblioteca Municipal promoveu sessão teatro para pais e filhos

 
Mais de uma centena de pessoas assistiram no passado domingo, dia 4 de junho, à sessão de encerramento da primeira temporada do projeto de teatro “Famílias em palco”.
Em palco, para representar o conto “O Cuquedo e um amor que mete medo”, de Clara Cunha, estiverem as crianças, Camila Ratola, Carolina Teixeira, Laura Almeida, Mafalda Corte-Real, Sofia Coelho e Valentim Cruz. Na representação do segundo conto, “O Grufalão”, de Julia Donaldson, estiveram em palco Alina Pato, Cláudia Gomes, Gil Gaspar, Guadalupe Cavazos, Vera Mendes e Vera Parreiral, pai e mães de algumas das crianças.
Promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, a atividade dedicada à arte cénica criada por este equipamento cultural desde janeiro último, integra o projeto de promoção de leitura “Ao sábado… há conto!”, e tem como principal objetivo fomentar junto de crianças, pais e encarregados de educação.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é o mais recente projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede que promove, aos sábados, quinzenalmente, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em horários que permitem a pais e avós acompanharem os filhos a este espaço cultural.
A segunda temporada desta iniciativa terá início na segunda quinzena de setembro, no mesmo modelo, com novas e interessantes atividades de animação de leitura e não só. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt