segunda-feira, 5 de setembro de 2016

UM ASTERÓIDE PASSOU A RASAR A TERRA (E SÓ SE SOUBE NO ÚLTIMO INSTANTE)


 


(dr) Detlev van Ravenswaay

Um asteróide de 35 metros passou invulgarmente perto da Terra, e foi detectado pelos cientistas apenas no último momento.
A 27 de agosto, astrónomos do Centro de Planetas Menores (MPC) da União Astronómica Internacional, uma instituição norte-americana encarregada de compilar observações de asteróides e cometas, descobriram um asteróide a que chamaram 2016 QA2,
Segundo o Science Alert, este asteróide, que tem entre 16 e 42 metros de largura, chegou ao seu ponto mais perto da Terra no dia seguinte à sua detecção, a 28 de agosto.
Nessa data, o asteróide esteve a apenas 0,22 distâncias lunares da superfície do nosso planeta, aproximadamente 85 mil quilómetros.
Ou seja, o asteróide passou a cerca de um quinto da distância da Terra à Lua, que é de 384.403 quilómetros.
Uma distância de cerca de 100 mil quilómetros é considerada segura pelos cientistas, mas outro aspecto chama a atenção: como é que um objeto celeste relativamente grande e tão próximo esteve quase a escapar da vista dos astrónomos?
A NASA estima que mais de 90% dos Near-Earth Objects (os “objetos próximos da Terra”) com diâmetro superior a um quilómetro tenham sido descobertos.
No entanto, até agora, terão sido detectados apenas 30% dos NEO com 160 metros, e 1% dos NEO de 30 metros de diâmetro.
Estas rochas espaciais são demasiado pequenas para serem detectadas a não ser quando se encontram a uma distância suficientemente perto, mas suficientemente grandes para causar danos em caso de impacto.
Segundo explica o Gizmodo, o 2016 QA2 tem uma órbita elíptica incomum, que cruza as regiões planetárias de Mercúrio, Vénus e Marte, pouco visível a partir da Terra.
A órbita elíptica do asteróide 2016 QA2
Em suma, a Terra viveu para ver mais um nascer do Sol, e disse adeus a mais uma rocha espacial.
ZAP

A UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
p style="margin: 0px 0px 17px; line-height: 22px; padding-left: 30px;">ZAP

COLEÇÃO DE CÉREBROS DE VÍTIMAS DO NAZISMO DESCOBERTA NA ALEMANHA


 
Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.
Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.
Uma coleção de cérebros de vítimas do nazismo foi descoberta durante a reconstrução do Instituto de Psiquiatria Max Planck em Munique, na Alemanha.
A descoberta foi feita em 2015, mas foi divulgada recentemente por uma estação de rádio do exército israelita.
De acordo com uma publicação do Instituto, os cerca de 100 cérebros humanos encontrados pertenciam ao neuro-cientista alemão Julius Hallervorden, que terá sido chefe do departamento de neuropatologia, em 1938, antes de iniciar experiências macabras durante a Segunda Guerra Mundial.
Os investigadores sugerem que Hallervorden recebia amostras cerebrais de Josef Mengele – um médico alemão conhecido pelas experiências com prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz – logo, os cérebros deverão pertencer a prisioneiros executados e doentes mentais.
Josef Mengele, conhecido como “o Anjo da Morte“, realizou experiências terríveis durante o período nazista – que incluíam tentativas de mudar a cor dos olhos através de injeções de substâncias químicas em crianças e diversas amputações.
O diretor do Centro Internacional de Pesquisa do Holocausto, Dan Macham, afirmou que a descoberta divulgada não é completamente surpreendente.
“Sabemos que as experiências foram realizadas e que nem tudo foi apagado e enterrado. Quem pensa que este capítulo está completamente terminado está enganado”, adiantou.
O Instituto está a examinar as amostras recolhidas e os restos mortais identificados irão ser enterrados numa vala comum com os nomes na lápide.
“Devemos reconhecer a nossa responsabilidade, e o nosso dever é dar uma identidade aos mortos”, explicou o presidente do Instituto, Martin Stratmann.
Entre 1940 e 1945, o Instituto Kaiser Wilhelm – que é atualmente o Instituto de Psiquiatria Max Planck – recebeu e examinou várias centenas de cérebros das vítimas dos assassinatos em massa que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, o maior genocídio do século XX.
BZR, ZAP

Comentário: uma descoberta macabra a todos os níveis. Como pode ser possível os homens ditos inteligentes, racionais praticarem actos tão bárbaros contra outros seres humanos cuja diferença pouco mais reside na forma como pensam (pensavam)?
Ai mundo, cada vez estás pior...
J. Carlos

NOVO PRESIDENTE DO BRASIL JÁ DEU EMPREGO À MULHER


 
Beto Barata / PR
O presidente do Brasil, Michel Temer, e a mulher, a jurista Marcela Temer
O presidente do Brasil, Michel Temer, e a mulher, a jurista Marcela Temer
Pouco depois de Dilma Rousseff ter sido destituída do cargo de presidente do Brasil, Michel Temer passou de vice-presidente a chefe de Estado. E já deu emprego à mulher.
Jurista, de 32 anos, Marcela Temer vai passar a estar à frente da associação ‘Criança Feliz’, destinada a dar ajuda médica a menores carenciados. Desconhece-se, contudo,se irá receber salário ou não.
“Ela virá para a área social. Vai trabalhar intensamente”, anunciou Temer numa entrevista ao programa da Globo ‘Fantástico’.
‘Criança Feliz’ vai ficar a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social, portanto do Governo, e será lançado no final deste mês. O objetivo é ajudar até quatro milhões de crianças, entre os zero e os 4 anos, no Brasil.
É mãe e tem todos os predicados para ajudar nesta área”, disse um funcionário do presidente Temer ao jornal ‘O Globo’.
O programa será aplicado inicialmente em dez cidades, mas pretende-se que se estenda para os mais de 5 mil municípios do país. No próximo ano, o orçamento previsto é de mais de 82 milhões de euros.
Marcela Temer, conhecida por “bela, recatada e do lar”, irá ter um trabalho complicado, se atendermos ao clima político tenso no Brasil, especialmente depois da tomada de posse de Temer, do PMDB, na presidência.
Comentário: assim vai o mundo dos ditos políticos sérios. ACORDA POVO, está a ser comido à má fila.
J. Carlos

ADVOGADO DE JOVEM AGREDIDO ACUSA RTP DE ABUSO POR ENTREVISTA NÃO AUTORIZADA


 
RTP
Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal
Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal
O advogado de Rúben Cavaco, o jovem violentamente agredido por dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal, acusa a RTP de ter falado com o seu cliente sem autorização.
Este sábado, no dia em que o jovem completou 16 anos, a RTP transmitiu uma reportagem em que entrevista Rúben Cavaco, a partir da casa dos avós, em Sacavém, onde se encontra a recuperar.
“Deixei claro a quem ia fazer o trabalho que só podiam falar com a mãe. Qualquer conversa com o Rúben estava fora de questão. Garantiram-me, sob compromisso de honra, que assim seria. Mas, aproveitando-se da bondade da mãe e de eu não estar presente, falaram com ele, gravaram a conversa e emitiram-na. Uma autêntica vergonha”, afirmou o advogado Santana Leonardo aoCorreio da Manhã.
Segundo o advogado, Rúben não pode falar sobre o processo, “não só porque não está em condições físicas nem psicológicas”, mas também “por o caso se encontrar em segredo de justiça“.
“Quando soube o que se passou, liguei para a RTP e pedi para não passarem as declarações. Fi-lo ontem e hoje. Não quiseram saber. Emitir a reportagem foi um completo abuso e uma grande traição”, concluiu, em declarações dadas este sábado ao CM.
A mãe de Rúben, Vilma Boto, garante que desconhecia o compromisso da RTP com o advogado e que, por isso, permitiu que falassem com o filho.
A RTP esclarece que “o testemunho foi autorizado e acompanhado pela mãe e com a concordância do jovem”, acrescentando que “a RTP protegeu o jovem e não expôs o seu estado físico”. A estação defende que “a relevância do testemunho deve-se ao facto de o jovem ser um elemento importante num processo que adquiriu contornos especiais e que envolve a diplomacia de dois países”.
ZAP

A UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

SE PORTUGAL NÃO SAI DO EURO ESTÁ CONDENADO, DIZ NOBEL DA ECONOMIA


 
Joseph Stiglitz, Nobel da Economia de 2001, no World Economic Forum em Davos, 2009.
Joseph Stiglitz, Nobel da Economia de 2001, no World Economic Forum em Davos, 2009.
O Nobel da Economia Joseph Stiglitz defendeu que o melhor caminho para Portugal será sair do euro, já que se permanecer na moeda única irá ter dificuldades no futuro.
“Acho que a Europa, como um todo, devia começar a pensar num divórcio amigável com alguns países, para estes pensarem em formas para lidar com a saída. Não será um processo imune a dificuldades. Custa mais a Portugal ficar do que sair do euro“, disse o economista em entrevista à Antena 1.
Segundo Joseph Stiglitz, caso Portugal permaneça na moeda única “está condenado”, salientando que a Europa “não tem, nem vai ter condições políticas para fazer as mudanças necessárias” e, como tal, aconselha os portugueses a sair do euro.
“Acho que cada vez é mais claro que ficar é mais custoso do que sair“, referiu, lembrando que a ideia de ficar tem sido defendida “com base na esperança de que haverá uma posição mais suave na Alemanha”.
No entanto, Stiglitz clarificou que as políticas de austeridade prescritas pelos alemães “vão continuar mesmo que a teoria económica e até o Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstrem, claramente, que a austeridade nunca irá funcionar“.
O economista lembrou que a saída do euro daria a Portugal condições para “crescer, criar emprego e um processo de restruturação da dívida“, sublinhando que, “apesar de ser duro”, uma vez a “dívida estruturada, a moeda cresceria”.
Joseph Stiglitz, professor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, foi distinguido com o Nobel da Economia em 2001.
ZAP / Lusa

GOVERNO PODE CANCELAR UMA PARTE DOS REEMBOLSOS PREVISTOS AO FMI


 


Manuel de Almeida / Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno,
O ministro das Finanças, Mário Centeno,
A presidente da Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), Cristina Casalinho, revelou que os reembolsos ao FMI poderão ser cancelados este ano.
Em entrevista ao Jornal de Negócios, publicada na sua edição desta segunda-feira, a presidente afirma estar orçamentado reembolsar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) 6,6 mil milhões de euros, mas que há a possibilidade de 2,6 mil milhões “não serem utilizados para amortização”.
Cristina Casalinho refere que parte dos 6,6 mil milhões de euros “depende da venda de um conjunto de ativos financeiros, que originalmente tinham a expetativa de arrecadação de quatro mil milhões” e que “havia um contributo financeiro de 2,6 mil milhões de euros”, existindo a possibilidade de, “pelo menos”, este último montante não ser utilizado “para amortização ao FMI”.
“Os 2,6 mil milhões de euros, que de alguma forma faziam parte do compromisso de financiamento, estão assegurados. Ao nível do financiamento que foi incluído no programa, acreditamos que é exequível. Agora, estes 2,6 mil milhões [previstos para o FMI] podem ter outros destinos“, explica.
A responsável acrescenta, contudo, que compete ao Governo definir prioridades, “portanto, a orientação será da tutela em relação a qual é o destino que será dado”.
Na entrevista ao Negócios, em que refere que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos não terá impacto no financiamento deste ano, Casalinho afirma também que, “para além da questão do financiamento de origem dos fundos, o que as autoridades europeias e o FMI têm sempre dito é que estes pagamentos não podem pôr em causa o nível desejável da almofada de liquidez”.
Questionada se continua confiante na execução orçamental, a presidente do IGCP refere que “não há nenhum sinal de que os 2,5% – a meta que a Comissão Europeia definiu – não serão cumpridos”, acrescentando que, “mesmo que se afigure algum deslize, não se afigura que seja surpreendente”.
“O entendimento da nossa equipa que acompanha a execução orçamental é que está dentro da nossa margem de erro“, sustenta.
Nesta entrevista, que foi feita uma semana depois do anúncio da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Casalinho adiantou ainda não estar prevista até ao final do ano nova emissão das Obrigações do Tesouro do Rendimento variável (OTRV) e que está já a ser pensado um novo “conjunto” de novos produtos de retalho.
/Lusa

A UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Parque de estacionamento colapsa em Israel

Resultado de imagem para Parque de estacionamento colapsa em Israel
Decorrem as operações de socorro para tentar resgatar 20 pessoas que estão desaparecidas depois de um silo automóvel em construção ter colapsado, em Tel Aviv.
Uma operação de resgate decorre neste momento em Tel Aviv. As primeiras informações dão conta do colapso de um parque de estacionamento em construção, na segunda cidade mais populosa de Israel.
Os primeiros números dão conta de 18 pessoas já levadas para o hospital e os Serviços de Emergência Israelitas falam em outras 20, que podem estar debaixo dos escombros.
As autoridades israelitas isolaram a área para facilitar o transporte de ajuda.
O voluntário da organização United Hatzalah, Moshe Levy, citado pela agência AFP diz que no local "observei muitos feridos que ainda estavam conscientes e saíram dos escombros por conta própria".
"O teto do estacionamento parece ter desabado. Enquanto as ambulâncias atendiam os feridos, avisaram-no que existiam desaparecidos, provavelmente bloqueados nos escombros", completou.
O acidente aconteceu em Ramat Hahayil, uma zona comercial no norte da cidade.

Fonte:sapo
Foto:DN

Litoral Centro – Comunicação e Imagem
Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

DGS sugere aumentar preço dos refrigerantes para reduzir consumo de açúcar

Resultado de imagem para DGS sugere aumentar preço dos refrigerantes para reduzir consumo de açúcar
Taxar bebidas açucaradas com baixo valor nutricional é uma das estratégias sugeridas pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-geral da Saúde (DGS), com vista à diminuição do consumo de açúcar em Portugal.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão diária de açúcares não ultrapasse 10% do total da energia diária consumida ou seja 200 calorias ou 50 gramas de açúcar.
Estima-se que em Portugal, com base em dados do Instituto Nacional de Estatística (2014), a disponibilidade de açúcar seja de 94 gramas por habitante, ou seja 376 calorias por dia, praticamente o dobro das recomendações do organismo das Nações Unidas.
"A taxação sobre determinado tipo de alimentos e bebidas com menor valor nutricional é uma das várias possibilidades sugeridas pela OMS e que têm vindo a ser adoptadas recentemente a nível internacional", recorda a equipa de especialistas deste programa da Direção-Geral da Saúde nas conclusões de uma revisão científica sobre o tema, um documento publicado sexta-feira (02/09).
"Uma eventual taxação do açúcar nas bebidas açucaradas pode caminhar a par de uma estratégia de promoção pública do consumo de água e das suas vantagens para a saúde", defendem os especialistas.
"Uma revisão de estudos sobre a elasticidade dos preços dos alimentos estimou que um aumento de 10% no preço dos refrigerantes será capaz de reduzir o seu consumo em cerca de 8 a 10%", lê-se ainda no documento.

sapolifestyle
Foto: publico
______________________________

Quis vingar-se do ex-namorado mas pegou fogo ao carro errado

dr
Uma norte-americana da Florida foi detida no fim de semana sob a acusação de fogo posto, por ter ateado um incêndio na mala de um carro que julgava ser do ex-namorado.
Carmen Chamblee, de 19 anos, vive momentos conturbados por estes dias. Não só ficou sem namorado, como os seus planos de vingança foram água abaixo e deixaram-na numa cela de prisão.
Depois de ter sido filmada a pegar fogo a um Honda que julgava ser do antigo namorado, Carmen foi detida pelas autoridades, sob acusação de fogo posto, e acabou por descobrir que os seus esforços de vingança foram em vão. O carro que destruiu pertence a outra pessoa.
Thomas Jennings, o proprietário de uma carcaça carbonizada de um automóvel, garante não conhecer a mulher que o deixou sem carro, numa vingança que correu mal.
Chamblee foi presente a um juiz domingo de manhã sob a acusação de fogo posto.
JN
Foto: DR

Quercus quer campanhas eleitorais mais limpas, CNE apoia

Resultado de imagem para Quercus quer campanhas eleitorais mais limpas, CNE apoia
A associação ambientalista Quercus pediu à Comissão Nacional de Eleições (CNE) maior controlo sobre o material usado em campanhas eleitorais (biodegradável) e que haja prazos para a remoção da propaganda, tendo a CNE prometido sensibilizar o parlamento.
De acordo com um comunicado hoje divulgado pela Quercus, a CNE respondeu ao pedido afirmando que vai "partilhar essas preocupações com a Assembleia da República", no próximo relatório de atividade, recomendando que os partidos políticos, nas atividades de propaganda, "assegurem o cumprimento da lei no que respeita à utilização de materiais biodegradáveis na afixação e inscrição de mensagens".
Diz a Quercus que no apoio à propaganda eleitoral são utilizados materiais de natureza diversa, desde o papel a plástico, "que acabam por permanecer nos locais onde foram colocados por um período alargado de tempo, após a conclusão do período eleitoral".
Esses materiais pelo efeito das intempéries acabam por se degradar e fragmentar em pedaços pequenos que, por efeito do vento, são levados para outros locais, "acabando por afetar os ambientes por onde vão passando, como por exemplo o meio marinho", alerta ainda a Quercus.
Carmen Lima, do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, explicou à Lusa que se pretende com o pedido evitar nas eleições autárquicas do próximo ano a utilização de materiais de propaganda não biodegradáveis, e também limitar a exposição dos mesmos após o fim da campanha. A responsável defende que a lei devia estabelecer o prazo de um mês para a sua retirada do material.
A lei que regula a matéria é de 1988 mas não estipula um prazo para a remoção do material de campanha, embora já exija a utilização de material biodegradável (mediante alteração introduzida pela lei 23/2000).
Segundo o artigo quarto, número dois, da lei, desde o ano 2000 "é proibida a utilização, em qualquer caso, de materiais não biodegradáveis na afixação e inscrição de mensagens de publicidade e propaganda".
Compete às autarquias aplicar as multas, em caso de não cumprimento da lei. Apesar de a proibição de usar material não biodegradável ter 16 anos Carmen Lima admite que é senso comum que nem sempre a lei tem sido cumprida e que também não são punidos os prevaricadores.
"Não se cumpre a lei, há muita diversidade de materiais, que não são removidos, e cada um tem efeitos diferentes a nível do ambiente", salientou a responsável.
Para a Quercus, disse também, "a lei pode ser melhorada, atribuindo prazos para a remoção da propaganda" e levando também a um "maior controlo das autarquias" sobre a utilização de material biodegradável.

Porque a verdade é que, apesar da lei, "muitas vezes" o material de campanha é feito de plástico. Carmen desconhece que algum partido alguma vez tenha sido multado por não usar material biodegradável. Depois de uma busca na internet e de contactos com algumas autarquias a Lusa também não encontrou casos de multas aplicadas a quem não respeita a lei 97/88.

Militar morre em exercício no curso de Comandos

Resultado de imagem para Militar morre em exercício no curso de Comandos

Um militar morreu no domingo à noite devido a um "golpe de calor" depois de um treino do curso de Comandos, informou hoje o Exército, sem precisar o local.

De acordo com uma nota do Exército português, o militar, que frequentava o 127.º curso de Comandos, sentiu-se "indisposto durante uma prova de tiro (tiro reativo)" tendo sido de imediato assistido pelo médico que acompanhava a instrução, que lhe diagnosticou "um golpe de calor".
Por esse facto determinou a saída do militar da instrução e a sua transferência para a enfermaria de campanha, onde terá ficado em observação, segundo a mesma nota.
Como após o jantar a situação clínica do militar piorou, o médico optou pela sua retirada para um hospital, mas acabou por morrer após uma paragem cardiorrespiratória antes de chegar a ser transferido.
Segundo o Exército, houve ainda um outro militar que se sentiu indisposto na instrução técnica de combate (progressão no terreno), ao qual também foi diagnosticado com "golpe de calor" e retirado, numa primeira fase para a enfermaria de campanha, e mais tarde, cerca das 23:40 para o hospital do Barreiro.
O General Chefe do Estado-Maior do Exército ordenou já um inquérito para apurar as causas em que o "trágico acontecimento ocorreu", pode ler-se ainda na nota, que adianta também que a Polícia Judiciária militar já se encontra a tomar conta da ocorrência.
Lusa
Foto:RTP
_______________________