segunda-feira, 15 de maio de 2017

Venezuela: Oposição organiza concentrações em pelo menos 100 localidades contra Maduro

Resultado de imagem para Venezuela: Oposição organiza concentrações em pelo menos 100 localidades contra MaduroA oposição venezuelana realizou, durante várias horas, concentrações em pelo menos 100 localidades do país, no âmbito de uma ação de protesto contra o regime do Presidente Nicolás Maduro.
Em Caracas, os manifestantes partiram de 20 pontos distintos em direção à autoestrada Francisco Fajardo, em Altamira (leste), impedindo a circulação de viaturas nos dois sentidos, numa ação que se prolongou por sete horas.
No interior do país, no Estado de Mérida (670 quilómetros a sudoeste de Caracas), a Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) reprimiu, com gás lacrimogéneo uma concentração de opositores na Avenida 16 de Setembro e, segundo o presidente da câmara de Mérida, Carlos Garica, várias pessoas foram detidas pelas autoridades, entre elas o dirigente estudantil Carlos Ramírez, da Universidade de Los Andes.
Também em Carabobo (150 quilómetros a oeste da capital) há registo da detenção de pelo menos 14 pessoas e número indeterminado de feridos, em El Trigal, depois de a polícia atacar os manifestantes com gás lacrimogéneo, apesar de ter antes chegado a um acordo com eles para manter fechada somente uma faixa de rodagem.
Em Táchira, 850 quilómetros a sudoeste da capital, os produtores de gado uniram-se ao protesto da oposição e levaram vacas para a estrada, ofereceram leite e queijo fresco aos manifestantes e participaram depois na confeção de um cozido.
Fontes não oficiais dão conta de que pelo 95% dos estabelecimentos comerciais de Coloncito não abriram hoje as portas e que o transporte público de passageiros esteve paralisado.
Em Barquisimeto, no Estado de Lara, 380 quilómetros a oeste da capital, os manifestantes bloquearam a estrada principal de Cardenalito, apesar de tentativas das forças de segurança para dispersar o protesto.
A nordeste da Venezuela, na Ilha de Margarita, centenas de pessoas concentraram-se na avenida Juan Bautista Arismenti, tendo a ação sido reprimida com disparos de balas de borracha e gás lacrimogéneo pela Guarda Nacional Bolivariana.
As manifestações contra e a favor do Presidente Nicolás Maduro intensificaram-se desde o passado dia 01 de abril, depois de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ter divulgado duas sentenças que limitavam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assumia as funções do parlamento.
Os protestos da oposição visam ainda a convocação de uma Assembleia Constituinte, feita a 01 de maio por Nicolás Maduro.
Dados oficiais dão conta de que pelo menos 38 pessoas já morreram nestas ações.
Todavia, segundo o Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social, entre 01 de abril e 07 de maio, pelo menos 44 pessoas morreram em ações relacionadas com os protestos.

Fonte: MadreMedia com Lusa

VAGOS – ESCOLAS BÁSICAS DE LOMBOMEÃO E DA QUINTÃ ASSALTADAS

Para além de portas forçadas e janelas partidas na escola da Quintã não se registou mais nenhum prejuízo. Já em Lombomeão os alegados assaltantes terão levado dinheiro.
Os ATL's das escolas básicas da Quintã e de Lombomeão foram alegadamente assaltados, julga-se que durante o fim de semana.
Para além de portas forçadas e janelas partidas na escola da Quintã não se registou mais nenhum prejuízo. Segundo a professora Giovana vão continuar a acionar as mesmas medidas de precaução.
"Não temos grande coisa a fazer. É continuar a acionar o alarme", sublinha. A docente avançou ainda que, segundo a GNR, os alegados assaltantes terão saltado a vedação de um terreno anexo e acionado mesmo o alarme com a tentativa de abrir a porta.
Na impossibilidade de entrar pela porta, os ladrões optaram por partir uma janela mas os prejuízos terão ficado por aí uma vez que este espaço, gerido pela Associação de Solidariedade Social e Cultural de Santo André de Vagos, não continha dentro nada de valor. Já em Lombomeão os prejuízos foram maiores.
Apesar de não avançar com valores Mary Martins conta-nos que foi furtado dinheiro e garante que depois de“casa arrombada, trancas à porta”. Nesta escola os presumíveis ladrões terão entrado por uma janela da casa de banho.

Fonte: Vagosfm

Sexo feminino presente na colheita de sangue de Montargil






Satisfação, pelos resultados angariados, foi como a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – saiu de mais uma brigada, desta feita em Montargil. Ao Centro de Saúde, desta localidade do concelho de Ponte de Sor, encaminharam-se 37 voluntários. Realce-se que 21 dos presentes eram mulheres (56,8 %).
Levados a cabo os exames de saúde, nem todos os presentes puderam contribuir com um pouco de si, mas sempre foram três dezenas as unidades reunidas.
Um homem doou sangue pela primeira vez. E também houve uma inscrição no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea.
O almoço convívio teve lugar num restaurante local e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Montargil.



Na Filarmónica do Crato a 20 de maio

A ADBSP realiza brigadas proximamente: no Crato a 20 de maio (desta feita vamos estar na sede da Filarmónica - Rua António José de Almeida, 2 – 4); em Santo António das Areias (Marvão), na Casa do Povo, a 03 de junho.
Atenção que a colheita nos Bombeiros de Monforte, inicialmente marcada para meados de Junho, foi reagendada para 15 de julho.
Sempre em sábados e da parte da manhã.
Estamos em: www.facebook.com/groups/AdbsPortalegre


José Rui Rabaça

RAPINAGEM...

A Operação Lava Jato segue firme na caça de corruptos e corruptores que estraçalharam a economia do país. Ainda há muito por fazer...
Ainda há muito safado dormindo tranquilo e considerando que tudo vai acabar em pizza... Não vai, não!
E o país continua meio apalermado com tanta sujeira, mentira e enganação. E aqueles que criaram esta crise sem precedentes na história de nossa república, simplesmente não possuem legitimidade para soluciona-la. Competência muito menos!
Tentou-se muita coisa... O PAC Programa de Aceleração de Crescimento, por exemplo teria sido uma beleza caso não houvesse corruptos e corruptores... Mas os governos Lula e Dilma só criaram obras no país e no exterior, para desviar dinheiro para seus próprios bolsos... Os orçamentos de qualquer coisa era x no início e 3 ou 4 ou 5 x no final da obra... Isso quando concluíam a obra...
Nós carecemos tanto de infra estrutura... Nós temos tanto a realizar para fazer este país competitivo e próspero... E estamos praticamente paralisados com 14 milhões de desempregados...
Porque o dinheiro sumiu! Onde esta o dinheiro que estava aqui? A rapinagem grassa... E engorda ínfima parcela da massa... Aquela parcela que acha que precisa saquear tudo que é possível...
Pobre gente... Por que não leem a Bíblia? E quando leem, porque não mudam procedimentos?
E Thor? Thor não quer pagar a fiança de 54 milhões de reais para livrar o pai da cadeia... Eike está sendo frito em pouca banha... Que dureza para quem ansiava ser o homem mais rico do planeta...
As coisa mudam... Tudo muda... Apenas Deus permanece sempre o mesmo...
Bom, Justo, Fiel!
Indubitavelmente, estamos vivendo tempo de grandes mudanças no Brasil!
Ícones outrora venerados como pai dos pobres, ou coisa do gênero, encontram-se cercados por todos os lados, porque é impossível enganar a todos o tempo todo...
Alguns têm cérebro, e o usam... Para o bem ou para o mal!
Mas, o quadro de desencanto é meio assustador porque os interrogatórios avançam e os principais mentores desta situação de caos permanecem em liberdade...
Haja paciência... E eles não querem largar o osso... E se esforçam para restabelecer seus domínios...
Querem arrasar ainda mais uma terra já bastante arrasada. A debacle, a ruína brasileira não pode continuar... Principalmente porque o governo Temer está fazendo coisas importantes: A reforma da Previdência, por exemplo é absolutamente urgente, e visa garantir a sustentabilidade do sistema eliminando os privilégios de classes privilegiadas. As classes pobres lutam contra seus próprios interesses quando dizem NÃO a reforma previdenciária...
E Lula só fala o que o povo por ele enganado, quer ouvir... É um IRRESPONSÁVEL!
Se Lula for presidente outra vez, o país irá quebrar... Dinheiro não aguenta tanto desaforo...
E eu, como cidadão brasileiro, não aguento tanta hipocrisia...

Curitiba, 14 de maio de 2017.

Aldeia do Xisto - Aigra Nova - Góis - Distrito de Coimbra

imagem não exibida
Vale a pena passear pelas ruelas, retribuir o afetuoso cumprimento e experimentar o afável acolhimento dos habitantes da aldeia.

De malha urbana simples, de construção baixa e à base de xisto, Aigra Nova divide-se em três pequenas ruas, que a atravessam.

A nascente e o clima ameno são propícios à prática agrícola e aos vastos pastos. Nesta aldeia viva há hortas, gado, burros e muitas atividades que prometem surpreender. #Góis#Portugal 

Foto da capa do perfil
Fonte...
R. 4 8, Portugal

Monte Real: PSD propõe abertura à aviação civil

Resultado de imagem para Monte Real: PSD propõe abertura à aviação civil
Como alternativa ao aeroporto de Lisboa e para acelerar o desenvolvimento turístico e de negócios do centro litoral e interior do País, o PSD defende a conversão da Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, numa infraestrutura destinada à aviação civil.
 O PSD, como alternativa ao aeroporto de Lisboa e para acelerar o desenvolvimento turístico e de negócios do centro litoral e interior do País, defende a conversão da Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, numa infraestrutura destinada à aviação civil, avança o partido na sua newsletter. Em abril, os social-democratas dirigiram uma pergunta ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, através da qual alertaram para a importância deste projeto.
Num projeto de resolução, o PSD recomenda ao Governo que “desenvolva as ações necessárias para que a Base Aérea de Monte Real possa ser transformada num aeroporto que permita a utilização de voos civis”, nomeadamente voos de baixo custo, refere o partido liderado por Pedro Passos Coelho.
Para o PSD, “o dinamismo económico, com a proximidade ao Santuário de Fátima, onde se deslocam anualmente cerca de 4 milhões de pessoas, e as potencialidades da região Centro justificam esta solução. A utilização da base militar para fins civis iria constituir um projeto âncora que iria beneficiar os distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Santarém e Aveiro”. Os sociais democratas referem que a vinda do Papa Francisco a Portugal, com passagem pela Base Aérea de Monte Real, “constitui a demonstração mais recente de que aquela infraestrutura reúne condições para adaptar-se a fins civis e comerciais”, diz o PSD.
A criação de um aeroporto na região Centro tem sido preconizada por várias entidades.
Os deputados do PSD recordam que “a Assembleia da República, por várias vezes, mostrou a sua opinião favorável à concretização deste projeto, aprovando projetos de resolução recomendando ao Governo a abertura da Base Aérea de Monte Real (BA 5) à aviação civil”.
Na última década foram promovidas várias reuniões envolvendo autarcas, movimentos de cidadãos e empresários defensores das vantagens da abertura ao tráfego civil da base aérea de Monte Real, lembra o PSD.

Fonte: Jornal Económico

Dívida Total do Município de Mira aumentou mais de 25% de 2013 a 2016 Contas à Moda de Mira

Resultado de imagem para Municipio de MiraQuem conhece os Gandareses, e os Mirenses em especial, sabe que somos um povo humilde, sério e trabalhador, caraterísticas ancestrais que remontam a um passado de grande esforço e labuta, com fortíssimas ligações à Terra e ao Mar. É em nome dos nossos conterrâneos, e do futuro do nosso concelho, que não podemos ficar impávidos e serenos a observar este desnorte em que se encontra a Gestão Financeira do Municipio de Mira, camuflado por uma propaganda profissional.
É certo que estamos em ano de eleições e que estamos já bastante próximos do dia em que os Mirenses vão ser chamados a pronunciar-se sobre o futuro que desejam para o seu concelho. Contudo, é tão importante apresentar propostas para o próximo mandato autárquico como avaliar o mandato que agora finda.
Para proceder a essa avaliação, é fundamental responder a uma questão de fundo. Estamos, hoje, em melhor ou pior situação do que aquela em que o Partido Socialista deixou a Câmara Municipal, em 2013? No que à gestão financeira diz respeito, a resposta é, inequivocamente, estamos muito pior.
Convidamos todos os Mirenses a consultar o site da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a verificarem a realidade no que concerne aos valores que aqui discutimos sobre a Câmara Municipal de Mira. Infelizmente, os números não são animadores, mas não podemos dizer que sejam surpreendentes. Qualquer Mirense mais atento, certamente, já desconfiava que tantas consultadorias, pareceres, avenças, estudos, assessores políticos e outras formas de “alimentar clientela politica” não podia ter outro desfecho.
Vamos então a factos: a Câmara Municipal de Mira tem hoje uma Despesa Total superior à que tinha em 2013. No curto espaço de 3 anos viu aumentar quase todas as rubricas referentes à Despesa, como as que dizem respeito às Despesas com PessoalDespesas Correntes ou Despesas com Aquisição de bens e serviços, entre outras. Já quanto à Dívida Total do Município de Mira, esta aumentou mais de 25% entre 2013 e 2016, representando um acréscimo de mais de 865.000€ em apenas três anos.
Perante esta realidade, o que faz a máquina de propaganda do atual executivo? Anuncia que a “Câmara Municipal de Mira reduz dívida em 9,4%”, e que as contas de 2016 fecharam com menos 329 mil euros de dívida total, o que representa uma diminuição de 9,4% face ao ano anterior.”
É preciso ter muito descaramento para, perante os atuais números, se vangloriar com a diminuição da divida total referente a 2015. O que esperávamos ouvir deste executivo é a justificação para um aumento da divida total, em mais de 865.000€ em apenas 3 anos. O que esperávamos ouvir deste executivo era a justificação para o Municipio de Mira ter descido 40 lugares no Índice de Transparência Municipal, da Associação Cívica Transparência e Integridade, de 2013 a 2016.
Chega de propaganda, exigimos uma Gestão Financeira da Câmara Municipal rigorosa, transparente, equilibrada e sustentável. Os Mirenses merecem muito mais!

A candidatura de Manuel Martins à Câmara Municipal de Mira

Feira da Saúde 2017 dia 20 de Maio na Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré

Horário
10h00 - 18h00
Localização
Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré (Centro Cultural)
Organização
Câmara Municipal de Ílhavo

A ADASCA - Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro à semelhança dos anos anteriores vai estar presente, não para fazer sessão de colheitas de sangue, sim, com material para informação e sensibilização sobre dádiva de sangue e medula óssea, incluindo a oferta de alguns brindes.

Quem foi à edição do ano anterior sabe que existe a possibilidade de beneficiar de um conjunto de rastreios gratuitos.


J. Carlos

Colheita de sangue dia 17 de Maio entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida, seja, para continuar a viver se a solução do problema de saúde passa por uma transfusão ou derivados sanguíneos.

Para o mês de Maio vão decorrer colheitas de sangue nos dias 17 e 31 entre as 15 horas e as 19:30 horasdia 27 entre as 9 horas e as 13 horas, todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-seacompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” (Bezerra de Menezes).

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Perguntas e respostas (e perguntas sem resposta) sobre o ciberataque

P
 
 
4.0 Tecnologia, inovação e empreendedorismo
 
 
  João Pedro Pereira  
Desde sexta-feira que computadores em todo o mundo estão a ser alvo de um ataque em larga escala, que tenta extorquir dinheiro às vítimas. Este tipo de ataque não é novo, mas o alcance está a ser inédito. As notícias têm-se sucedido em catadupa e ainda há muitos contornos por definir. Para quem esteja perdido no meio da informação, aqui fica um resumo do que se passa.
Como funciona o ataque?
software malicioso (chamado WannaCry, WannaCrypt ou uma variante deste nome) espalha-se por email (quando um anexo é aberto) e propaga-se também de um computador infectado para outros computadores aos quais este esteja ligado. Afecta computadores com o sistema operativo Windows, da Microsoft.

Uma vez instalado nos computadores, o software encripta muitos tipos de ficheiros, fazendo com que os utilizadores deixem de ter acesso à informação. Entre os ficheiros afectados estão documentos do Word, Excel e Powerpoint, bem como tipos de imagem comuns (com extensões como gif, jpg e png), ficheiros de som e de vídeo.
Numa mensagem mostrada nos computadores afectados, os atacantes exigem um pagamento de 300 dólares por computador (275 euros), feito na divisa digital bitcoin. Se o pagamento não for feito em três dias, o montante pedido duplica. A mensagem ameaça apagar os ficheiros ao fim de sete dias. É por exigir um resgate (ransom, em inglês) que este tipo de software se chama ransomware.
Qual a dimensão do ataque?
É difícil saber com precisão e o software ainda poderá vir a infectar mais computadores que ainda não tenham sido protegidos. A Europol (o serviço europeu de polícia) estimava este domingo que tinham sido afectados 200 mil computadores numa centena de países. Na sexta-feira, a estimativa era de 75 mil computadores – o que mostra que o ataque se continuou a disseminar já depois de o alerta ter sido lançado.

Algumas grandes empresas surgiram nas notícias como tendo sido vítimas do ataque, mas haverá uma miríade de outras que podem ter sido afectadas e cuja situação nunca será tornada pública – desde aquelas que, por questões de reputação, não querem revelar terem sido vítimas, até às muitas pequenas empresas que estão fora do radar dos media.
Quem foi afectado?
Entidades de topo o o tipo. Um dos casos mais críticos aconteceu no Reino Unido, onde vários hospitais viram os computadores serem infectados. O episódio levou a que alguns serviços deixassem de funcionar e a que doentes tivessem de ser transferidos. Em declarações à BBC, o ministro da Defesa britânico disse que o Serviço Nacional de Saúde tinha sido avisado no passado da possibilidade de ciberataques e que recebera milhões de libras para melhorar os sistemas informáticos. Muitos computadores ainda usam o Windows XP, uma versão antiga do Windows, para a qual a Microsoft já não oferece suporte.

Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde não registou incidentes, mas, preventivamente, deixou de aceitar emails vindos de entidades externas. Já a PT admitiu ter sido atacada, embora garantindo que não foram postos em causa os serviços aos clientes. Várias outras empresas optaram por tomar medidas preventivas, como desligar os computadores ou cortar o acesso à Internet. A Polícia Judiciária disse ao PÚBLICO:  “Não podemos dizer se são dezenas ou centenas, são essencialmente operadores de comunicação”.
Entre outras entidades afectadas estão a operadora espanhola Telefónica, a Renault (algumas fábricas em França tiveram de suspender a produção), a distribuídora FedEx, nos EUA, e o Ministério da Administração Interna da Rússia.
Quem são os atacantes?
Não são conhecidos. As autoridades estão a investigar.

Quanto dinheiro já foi pago em “resgates”?
Em geral, as empresas de segurança informática estão a aconselhar a que o pagamento não seja feito. Em parte, porque não é certo que permita reaver o acesso aos ficheiros; mas também porque incentivaria este género de ataques.

Foi criada uma conta no Twitter que monitoriza os pagamentos feitos aos atacantes em bitcoins (o sistema das bitcoins ajuda ao anonimato, mas todas as transacções entre as várias “carteiras” são vistas para qualquer pessoa que esteja na rede, mesmo que não sejam conhecidos os donos dessas “carteiras”). Às 17h desta segunda-feira, tinham sido pagos cerca de 54 mil dólares (49 mil euros), um montante relativamente baixo dado o número de computadores infectados.
O que fez o “herói acidental” que abrandou a propagação do ataque?
A imprensa tem referido um “herói acidental”, que ajudou a abrandar a disseminação do Wanna Cry, sobretudo nos EUA. Trata-se de um profissional de segurança informática, que não quer ser identificado e que (muito embora o próprio descreva a situação como tendo tido alguma sorte à mistura) começou na sexta-feira a analisar e a tentar travar o WannaCry.

Este profissional descobriu que o software continha uma referência a um domínio (ou seja, um endereço de Internet, como google.com; neste caso, muito mais longo: iuqerfsodp9ifjaposdfjhgosurijfaewrwergwea.com). Como o domínio não existia, decidiu registá-lo (custou menos de onze dólares), algo que diz ser um procedimento habitual neste tipo de casos. O objectivo era para perceber o que acontecia se o software se conseguisse ligar ao endereço. Mais tarde percebeu que o software fora programado para parar a execução caso conseguisse estabelecer uma ligação àquele domínio.
Inicialmente, isto foi descrito como uma forma de os atacantes pararem o ataque se quisessem (bastava-lhes para isso registar e ter activo o domínio). No entanto, o profissional de segurança informática explica que provavelmente se tratava de uma forma de tentar dificultar a análise do software por terceiros.
O caso, contudo, não se fica por aqui: já há variantes do software a circular que foram modificadas para não pararem a execução por causa daquele domínio.
A Microsoft pode fazer alguma coisa?
Já fez. A 14 de Março, a empresa tinha lançado uma actualização do Windows, classificada como crítica, e que visa corrigir a falha – chamada EternalBlue – que permite a proliferação do WannaCry. No entanto, nem todos os utilizadores actualizam os respectivos computadores.

Na sexta-feira, na sequência do ataque, a Microsoft decidiu, numa medida de excepção, disponibilizar uma actualização para sistemas para os quais já praticamente não dá suporte, como é o caso dos Windows XP e Windows Server 2003.
Qual é a relação entre o ataque e a Agência Nacional de Segurança dos EUA?
O WannCry usa uma ferramenta que faz parte do que ficou conhecido como o ciber-arsenal da Agência Nacional de Segurança. Algumas destas ferramentas foram roubadas àquela agência por um grupo de hackers que se intitula The Shadow Brokers e que, depois de não as ter conseguido vender, as disponibilizou gratuitamente.

Digno de nota

- Investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, criaram um sistema que permite usar tinta barata para transformar qualquer superfície numa área sensível ao toque. Teoricamente, a tecnologia até pode ser usada na pele humana.
- Já cedeu à curiosidade, clicou em títulos do que desconfiava ser essencialmente lixo digital e ainda por cima acabou em páginas recheadas de má publicidade? O Facebook quer minimizar o impacto destes sites e vai passar a despromover as páginas que tenham conteúdo de pouca qualidade e anúncios enganadores, chocantes, com imagens sexualmente sugestivas ou, simplesmente, em excesso.
- Um dia, os seus óculos poderão dizer-lhe que o hambúrguer que tem à frente já é demais. A Microsoft patenteou uns óculos de realidade aumentada que poderão apresentar informação e conselhos nutricionais directamente nas lentes. A informação vai desde dicas para uma dieta equilibrada, até ingredientes a que os seus amigos são alérgicos e que não deverá incluir no jantar que está a preparar para eles.
4.0 é uma newsletter semanal dedicada a tecnologia, inovação e empreendedorismo. O conteúdo patrocinado nesta newsletter não é responsabilidade do jornalista. Críticas e sugestões podem ser enviadas para jppereira@publico.pt. Espero que continue a acompanhar.

Macroscópio – Para além dos três “efes”

15394f37-d15a-4db8-9900-7c4008f236fe.jpg

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!

É verdade. Sábado parece ter sido “escrito por um romancista, daqueles que não se preocupam com a verosimilhança, que não se importam de guardar todos os clímaxes improváveis para a mesma página”, como escreveu Bruno Vieira Amaral no Observador. Ou, dito de outra forma, “esgotámos o nosso stock de improbabilidades para os próximos séculos”. E não é por ser cínico que não regresso hoje ao dia dos três “efes”, a a velhíssima trilogia tão bem evocada por Alexandre Borges na crónica O Salvador e a Senhora do Marquês, o texto mais partilhado de toda a internet este domingo. Vou dar descanso a estes temas e optar por um caminho muito diferente. Já vão ver como.
 
Primeiro, para vos chamar a atenção para a importante eleição que ontem teve lugar no mais populoso dos estados da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestefália, umas eleições ganhas pela CDU de Angela Merkel. O significado político deste resultado é enorme: não só votam neste estado um quinto dos alemães que, em Setembro, terão de escolher se Merkel sucede a Merkel, como é deste estado o seu opositor social-democrata, Martin Schulz, como se tratava de um bastião do SPD (que governo este estado em 46 dos últimos 51 anos). Na leitura dos analistas depois deste resultado já não pode falar-se de “efeito Schulz” e a chanceler parece mesmo destinada a conseguir um quaro mandato consecutivo. Deixo-vos duas dessas análises:
  • Schulz fairytale turns into a nightmare for Germany’s SPD , a análise de Wolfgang Munchau no Financial Times (texto Premium, só para assinantes). Pequena passagem: “There are still four months to go until the federal elections, which is a long time even by the standard of German politics. But it would now take a miracle for the SPD to turn this around once again. Mr Schulz would have to acquire a programme in a hurry. The new French president, Emmanuel Macron, built up his agenda over a period of years. No comparable work has taken place within the SPD. The rise in the poll ratings for the SPD was not a gift, but a short-term credit that has now expired. The shift in German politics is so extreme — for now — that the CDU may end up being able to form a coalition with the liberal Free Democcrats and the Greens at federal level, leaving the SPD in opposition. In that case, expect a shift to right: continued fiscal discipline, no softening on Germany’s hard line on eurozone reform, and less readiness to engage with Mr Macron. Genuine eurozone reform will have to wait until the SPD is in power, with an explicit mandate to carry it out. That moment just receded further into the future.”
  • State Election Loss Has Merkel Challenger on the Ropes, a análise da revista Der Spiegel: “The new SPD leader, celebrated as a savior when he arrived in January, now finds himself in the position of trying to convince his party, and German voters at large, that Merkel's victory in September is not inevitable. And that will be extremely difficult. Indeed, he and the SPD will likely need a minor political miracle.”
 
Depois desta rapidíssima incursão pela actualidade, a minha opção de fundo de hoje foi para a selecção de um conjunto de textos longos, sobre temas variados, unidos apenas pela sua qualidade. Se esta noite as televisões ainda continuarem cheias dos três “efes”, aqui ficam algumas alternativas de leitura:
  • Meia Culpa - A história completa do maior massacre de sempre, é uma reportagem/investigação de Miguel Pinheiro e João Francisco Gomes, do Observador, na qual se revisita com a ajuda de recursos multimédia o crime de 16 de abril de 1997, em Amarante, uma cidade que não voltou a ser a mesma depois daquela trágica madrugada: “O ataque ao Meia Culpa foi um dos golpes que acabaram em definitivo com a vida noturna de Amarante, antes tão popular, garante hoje António Almeida. Atualmente a viver e a trabalhar em Espanha, o antigo dono do Meia Culpa só lamenta que tudo tenha acabado desta forma. “Eu podia estar muito bem na vida financeiramente. Na altura dava para todos, o negócio em Amarante dava para todos”, comenta. “Amarante teve vida, era das cidades do norte de Portugal que tinha mais vida, mas perdeu muito com o incêndio no Meia Culpa. Hoje, Amarante é bom para dormir. Já não é nada.”
  • Suicidas do catolicismo, uma evocação de João Bénard da Costa a propósito do oitavo aniversário do seu desaparecimento, um belo ensaio de Henrique Raposo (com paywall). Eis passagem interessante, relativa à conturbada relação de Bénard com o catolicismo: “1958-1959 foi o ponto sem retorno. A ideia de que aqueles que iam à missa não podiam criticar Salazar começou a fazer parte do passado, até porque esta revolta era alimentada por uma geração de escritores católicos franceses que procuravam anular a traição de Maurras e Barrès. Falo de Maritain, claro, mas também de Mauriac e sobretudo Bernanos. Bernanos foi para católicos como Bénard aquilo que Orwell foi para jovens de esquerda como Vasco Pulido Valente. Se Orwell ensinou a Pulido Valente que “ser de esquerda” não era o mesmo que apoiar a violência jacobina (Espanha) ou comunista (URSS), Bernanos ensinou a Bénard que “ser católico” não era o mesmo que apoiar os ditadores que alegadamente defendiam os valores cristãos (Franco, Salazar). Com Orwell e também com Camus, Pulido Valente procurou restabelecer a ligação entre esquerda e liberdade, recusando o caminho totalitário da maioria dos intelectuais de esquerda desta geração. Com Bernanos e também com Maritain e Mauriac, Bénard e companhia procuraram restabelecer a ligação entre catolicismo e a liberdade, recusando a fusão entre catolicismo e salazarismo.”
  • Un himno sin letra y otros símbolos patrios que dividen a los españoles, um interessante texto onde o El Pais onde vários historiadores revisitam alguns símbolos espanhóis que, por Espanha ser composta por várias nacionalidades e memórias muitas vezes conflituantes não têm, nunca tiveram, o mesmo grau de consenso que os nossos símbolos nacionais, para citar só um exemplo. O hino espanhol, por exemplo, é só música, não tem letra: “Todo el mundo era consciente de que la ausencia de letra de la Marcha real impedía emocionar al público, así que hubo varias propuestas para ponerle una; pero ninguna se oficializó, por desidia o por desacuerdos internos. Hoy esa carencia podría verse como una ventaja, dado el bochorno que producen algunos himnos nacionales, guerreros y anacrónicos”, notou Javier Moreno Luzón. Tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe de nós.
  • Europe’s new political divisions é um dossier de fundo preparado por Tony Barber, do Financial Times, sobre as novas clivagens que estão a surgir na Europa e que já não seguem as linhas de fractura do passado – para além da divisão clássica esquerda/direita, ou das clivagem norte/sul dos tempos da crise, emerge agora uma nova divisão leste/oeste em torno dos valores democráticos e nacionais: “The contrast between the warmth with which western Europe greeted Mr Macron’s victory and the more muted response in parts of central and eastern Europe underscores a widening gap between many of the older EU states in the west and newer ones in the east. There is no neat line that divides Europe down the middle, but clashing national interests, values and visions of the future create the risk that some countries in each half of the continent will drift in opposite directions, endangering the EU’s unity over the long run. The frictions between west and east are part of two emerging trends that disturb the European politicians who still invoke the objective of a “Europe whole and free” outlined by former US president George HW Bush in May 1989, as the cold war drew to a close.”
  • The Doctor Will See Your Iguana Now, o texto que escolhi para fechar a selecção de hoje é uma reportagem surpreendente sobre mais um lado surpreendente de uma cidade sempre surpreendente, Nova Iorque. Uma Nova Iorque rendida aos animais de estimação – é a “pet city” –, sendo que estes não têm de ser cães ou gatos, papagaios ou hamster, uma vez que tudo serve. No Center for Avian and Exotic Medicine recebem-se as mais variadas criaturas, daquelas que não se imaginava a partilhar um apartamento com vista para o Central Parque, mas que partilham mesmo: “On this Thursday morning not long ago, patients were stacked up in their cages: a guinea pig with hair loss, a rabbit unable to move its bowels, and the irascible iguana, now relaxing behind a sign that said “Use Caution Lunges.” Others waited in recovery: a hedgehog newly minus one eyeball, and a chinchilla who sacrificed a leg to the bars of her cage.” Talvez fosse altura de alguém traduzir para os donos de tão variadas “pets” a crónica Desumano é equivaler o cão ao homem, de novo de Henrique Raposo, mas agora na Renascença.
 
Mas por hoje é tudo. Não perturbo mais aquilo que parece ser a imensa felicidade de tantos – a felicidade que naturalmente partilho, e que me tocou muito no passado sábado, não escondo –, mas sem deixar de procurar ter os pés bem assentes no chão. De facto é mesmo possível que tenha esgotado “o nosso stock de improbabilidades para os próximos séculos”.
 
Bom descanso e boas leituras, mesmo continuando os festejos e a alegria. 

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Tetracampeão recebido em festa na Câmara Municipal de Lisboa

Resultado de imagem para Tetracampeão recebido em festa na Câmara Municipal de Lisboa
O plantel do Benfica foi hoje recebido na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente Fernando Medina, numa homenagem da autarquia aos tetracampeões nacionais.
“O campeão voltou!”, disse Medina, que considera que esta vitória do clube é “o espelho desta ambição da cidade de Lisboa”. O presidente da Câmara de Lisboa aproveitou o discurso para enaltecer não só os adeptos, mas também o presidente do clube, afirmando que  “ganhar quatro campeonatos seguidos só é possível (…) com um trabalho profundo, metódico e consistente de toda uma organização”.
Aos adeptos, o autarca disse: “É também vosso o mérito desta conquista. Parabéns Benfica!”
 O presidente do clube, Luís Filipe Vieira, também teve o seu ‘tempo de antena’, em que elogiou a aposta da autarquia de Lisboa no desporto, salientando ainda que este campeonato “é um tetra histórico”.
“O tetra que conquistámos é o resultado de muito trabalho”, disse o líder dos encarnados. “O Benfica nasceu grande, cresceu grande e afirma-se cada vez mais grande”.
O vice-presidente da FPF e ex-jogador do clube, Humberto Coelho, também comentou o resultado, em declarações à BTV, afirmando que “foi um ótimo campeonato, muito bem disputado. Penso que o Benfica ganhou bem, foi a equipa mais regular. Está de parabéns. Eu ganhei três seguidos mais cinco sem ser seguidos. Foi uma bela geração. Estes jogadores também conseguiram fazer um feito histórico”.
A comitiva segue depois para um jantar no Palácio de Xabregas.

Fonte: Jornal Económico
Foto: Pedro Nunes/Reuters

Lúcia, Jacinta e Francisco — frases para reflexão

Centenário de Fátima

A Jacinta tinha um porte sempre sério, modesto e amável, que parecia traduzir a presença de Deus em todos os seus actos, próprio de pessoas já avançadas em idade e de grande virtude. Não lhe vi nunca aquela demasiada leviandade ou entusiasmo próprio de crianças pelos enfeites e brincadeiras”

(Lúcia)


“Penso no inferno e nos pobres pecadores… O inferno! O inferno! Que pena eu tenho das almas que vão para o inferno! E as pessoas lá vivas a arder como lenha no fogo!… Ó Lúcia, porque será que Nossa Senhora não mostra o inferno aos pecadores? Se eles o vissem, já não faziam mais pecados para não irem para lá”

(Jacinta)


“Não chore, Jacinta. Nossa Senhora nos disse para fazermos sacrifícios pelos pecadores e esse é um sacrifício que podemos oferecer”

(Francisco)


Fonte: ABIM

SIMPÓSIO – O INDUSTRIAL RESPONSÁVEL

O Município de Vagos vai promover, no dia 19 de maio, no NEVA – Núcleo Empresarial de Vagos, um simpósio subordinado ao tema “O Industrial Responsável”, com o objetivo de ajudar a compreender as alterações resultantes da última revisão do quadro legal respeitante ao licenciamento industrial.
Este Simpósio vai envolver empresários e entidades intervenientes no processo de licenciamento industrial, bem como na fiscalização do exercício da atividade, na discussão do tema eleito, contribuindo para o esclarecimento das obrigações e procedimentos associados ao Sistema da Indústria Responsável (SIR).
Os destinatários deste Simpósio serão sobretudo, investidores, exploradores de atividades industriais, quadros técnicos dos municípios, quadros técnicos de outras entidades coordenadoras, responsáveis técnicos da atividade industrial e, projetistas.
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória, até dia 17 de maio de 2017, no seguinte link: http://bit.ly/simposiolicenciamentoindustrial.
Oradores de diversas entidades apresentarão os seguintes temas: “SIR – UM ZERO COM OUTROS ZEROS” apresentado por Marcelo Caetano Delgado, Jurista - Diretor de Departamento de Coordenação Geral da Câmara Municipal de Chaves; “SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL – OBRIGAÇÕES DO INDUSTRIAL; REQUISITOS TÉCNICOS” apresentado por Carlos Santos Perpétua, Técnico Superior do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.; o “LICENCIAMENTO ÚNICO DE AMBIENTE”  apresentado por Alexandra Gonçalves, Técnica Superior da Divisão de Licenciamento Único de Ambiente - Departamento de Gestão do Licenciamento Ambiental da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.; “REQUISITOS MÍNIMOS DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE” apresentado por Luís Simões, Inspetor Superior Principal da ACT; a “APROVAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS E CONSEQUENTE ATRIBUIÇÃO DE NÚMERO DE CONTROLO VETERINÁRIO, OBRIGAÇÕES LEGAIS E REGULAMENTARES” apresentado por Nuno Alexandre Nazário Miguel, médico veterinário da Direção - Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV); e “O LICENCIAMENTO INDUSTRIAL NO BALCÃO DO EMPREENDEDOR” apresentado por Jorge Lagarto, Técnico Superior da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
No final, segue-se uma Mesa Redonda sobre o tema LICENCIAMENTO INDUSTRIAL – PERSPETIVA DO INVESTIDOR, com a participação de Carlos Neves, Administrador das empresas J. PRIOR, LDA., PRIFER, LDA; Elisabete Pequeno, Responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho e Ambiente da empresa GRESTEL, S.A.; Fernando Rocha, Responsável pela Gestão e Manutenção das Infraestruturas da empresa RIABLADES, S.A.; Francisco Proença, Administrador da empresa COSTA VERDE, S.A.; José Carlos Lopes, Projetista  e Vítor Santos, Administrador da empresa FERNETO, S.A.
A sessão de abertura será realizada por Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos e Vítor Santos, Presidente do NEVA – Núcleo Empresarial de Vagos e a sessão de encerramento estará a cargo de Jorge Marques dos Santos, Presidente do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.