quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Jornalista Miriam Leitão: ”Lutei contra a ditadura, sim! Hoje eu peço perdão ao Brasil pela porcaria que fiz”

”Lutei contra a ditadura, sim! Tomei borrachadas, grávida com 18 anos, engoli gaz lacrimogênio, corri da cavalaria na Av. São João em direção à Praça Antonio Prado e à Praça da Sé. Participei das perigosas assembleias dos sindicatos, onde milicos escondidos na massa guardavam na memória o rosto dos mais exaltados. Arrisquei o emprego, pichei muro com o slogan “Abaixo a Ditadura”. Distribui panfletos. Morri de medo. Chorei quando anunciaram a devolução do poder ao povo: eu e mais alguns milhões. Hoje, vendo pessoas morrendo em filas de hospitais, bandidos matando por R$ 10, pessoas andando feito zumbi nas ruas por causa das drogas, adolescentes que não sabem quanto é 6 x 8, meninas de 14 anos parindo filhos sem pais, toda a classe política desse país desfilando uma incompetência absurda, o nosso país sendo ridicularizado por tantos escândalos… Eu peço perdão ao Brasil pela porcaria que fiz… Deveria ter ficado em casa.”
REAJUSTE DE APOSENTADORIA
Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o bolsa família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda SOMOS mais de trinta milhões de aposentados! Não podemos admitir que distribuam o nosso dinheiro a quem nunca trabalhou;( esta é a lei ?!.) Se você repassar para somente 2 amigos nas primeiras horas, em 28 horas toda a população brasileira de aposentados vai tomar conhecimento deste ABSURDO.
Não deixe de repassar, ao menos a 2 amigos; é o suficiente para gerar esta progressão dos números.

Via: jornaldopais.com.br

Um caçador de orquídeas passará pela Biblioteca Municipal de Cantanhede…

O livro “A estrambótica aventura do senhor Martius Von Gloeden. O caçador de orquídeas”, de Carlos Roberto Loiola, será apresentado na tarde de sábado, dia 20 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Juiz de Direito, o autor vem do Brasil justamente para fazer a apresentação do seu livro, que foi o vencedor da quarta edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira.
O livro é editado pela Gradiva, contando com o importante apoio do Município de Cantanhede, e é a estreia como romancista, do autor.
Criado pelo Município de Cantanhede para estimular a criação literária e, simultaneamente, homenagear um dos grandes vultos da literatura portuguesa do século XX, o Prémio Literário Carlos de Oliveira, de periodicidade bienal, é aberto à participação de autores de qualquer dos países de língua oficial portuguesa, que podem concorrer com apenas uma obra, inédita e não editada, em prosa narrativa (conto ou romance). Com um valor de 5.000 euros, o prémio é integralmente suportado pela autarquia, que, nos termos do regulamento, assegura também a edição da obra vencedora.
A apresentação estará a cargo de Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre, professor de literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, desde a primeira hora, membro do júri do Prémio Literário Carlos de Oliveira
A cerimónia acontecerá pelas 16:00 horas deste sábado.
Mira Online com Município de Cntanhede

Cidade de Edison, nos EUA, celebra 35 anos de carreira de artista Fernando Silva

A cidade de Edison, no estado americano de Nova Jérsia, organiza, até 28 de fevereiro, uma exposição que celebra os 35 anos de carreira do artista plástico português Fernando Silva.
A exposição abriu esta semana no Edison Arts Center, com a presença do presidente da Câmara da cidade, Tom Lankey, tem o título "Soul of Portugal" ("Alma de Portugal"), e reúne 33 aguarelas.
"Em 2018, celebro 35 anos de exposições públicas. Para isso, foram planeadas diferentes manifestações de arte, em diferentes locais, e a convite de diversas entidades", explicou o artista à Lusa.
Depois de Edison, Fernando Silva vai mostrar 16 telas a óleo na Kean University, em Nova Jérsia, de 26 de maio a 28 de setembro. A exposição terá o título "Metamorfoses".
Fernando Silva, de 65 anos, regressa depois à Murtosa, de onde é natural, para celebrar a sua carreira com três exposições: uma de fotografia, outra de retrospetiva do seu trabalho e outra com o título "Varinas, Pescadores e Bacalhoeiros".
"Neste momento, também estou a executar um monumento sobre a família americana, que será inaugurado em junho para celebrar os 20 anos do Edison Arts Society, e será instalado num dos parques públicos da cidade", explicou o artista.
Um dos mais importantes trabalhos de Fernando Silva são dois grandes murais de azulejos, contando a história de Edison e os seus protagonistas, que foram inaugurados no ano passado, na entrada do complexo municipal.
Os murais, constituídos por 400 azulejos feitos a mão, demoraram um ano a ser construídos e pintados.
Fernando Silva, que vive nos Estados Unidos há 22 anos, fez parte da Força Aérea, em Portugal, e fez uma licenciatura em design urbano, tendo estuado escultura e cerâmica.
Desde o começo da carreira, já participou em exposições individuais e coletivas em França, Espanha, Suíça, Alemanha, Ucrânia, Brasil e alguns países africanos, além de Portugal e dos Estados Unidos.
Também ilustrou livros de poesia e desenhou cenários para peças de teatro.

Fonte: MadreMedia/Lusa

ACR Basquetebol - Seniores - ACR - AD Galomar


FAURECIA CELEBRA LA APERTURA DEL NUEVO CENTRO DE I&D EN SILICON VALLEY


por Yesica Flores
Faurecia, uno de los proveedores de equipo automotriz más grandes del mundo, celebró el día de hoy la apertura de su “Tech Center” en Silicon Valley. Las nuevas instalaciones apoyarán las actividades de Innovación y Desarrollo mundiales de la empresa y ampliarán su red de innovación ya existente mediante el fortalecimiento de sus relaciones con los fabricantes de automóviles, start-ups y las principales universidades en la región.
Una misión principal de la nueva ubicación será la aceleración de nuevas y disruptivas tecnologías en las áreas estratégicas de enfoque de la empresa: la Movilidad Sustentable y la Cabina del Futuro. Con este nuevo centro, Faurecia refuerza su compromiso de construir un ecosistema de innovación líder para abordar la importante transformación de la industria automotriz.
“Ya que desempeñamos un papel clave en la transformación de nuestra industria, hemos reconocido la necesidad de estar cerca de los líderes del pensamiento y los disruptores de todo el mundo, entre ellos clientes y socios por igual ", declaró Guillaume Peronnet, Vicepresidente de Estrategia de Faurecia Norteamérica. "Nuestra presencia en Silicon Valley nos permite posicionarnos estratégicamente entre las empresas de tecnología y automotrices y continuar identificando los desafíos y soluciones del futuro de la movilidad. Estamos orgullosos de agregar a Silicon Valley a nuestro ecosistema de innovación mundial.”
La sede de Faurecia en Silicon Valley es la primera de las plataformas de innovación del Grupo. Otras se crearán en ciudades clave en todo el mundo para acelerar la innovación y el tiempo de comercialización en los sectores clave para el Grupo. Las instalaciones también son un centro clave para el desarrollo de la Cabina del Futuro con clientes locales. El centro tecnológico emplea a más de 30 expertos dedicados a abordar los futuros desafíos de movilidad. El centro tecnológico también albergará a uno de los equipos de Inteligencia Artificial del Grupo.
Además de funcionar como centro de innovación, las instalaciones de Silicon Valley apoyarán a Faurecia Ventures, que se dedica a acelerar la adquisición de tecnologías a través de inversiones en start-ups y colaboraciones que contribuyan a nuestra oferta de productos para la Vida Inteligente A Bordo y la Movilidad Sustentable.

Hora de Fecho: "Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
'Saco azul' pagou cerca de 98 mil euros ao chairman da TAP, pais e irmão. Pagamentos a familiares eram frequentes no GES. Objetivo era a “dissimulação de fluxos”, diz o MP. Frasquilho garante que não.
O presidente eleito do PSD vai reunir-se com Pedro Passos Coelho esta quinta-feira, às 15h, na sede nacional do partido, em Lisboa.
Centeno foi a Berlim na primeira visita oficial como presidente do Eurogrupo e recebeu o apoio do ministro interino Peter Altmaier, mas com um aviso: a Alemanha vai manter-se fiel aos seus princípios.
A direção do CDS decidiu incluir a imagem de Ribeiro e Castro na fotogaleria do site alusiva à história dos congressos. Decisão surge depois de o partido ter sido acusado de "revisionismo histórico".
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
Os dois países estão em conversações desde 9 de janeiro e concordaram desfilar juntas na cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos de Inverno, sob a mesma bandeira.
A falha de Arraiolos era desconhecida dos cientistas. Poderão existir outras provocadas pela pressão da placa africana, mas o número de sismos não parece estar a aumentar.
Fez-se desentendido e perguntou à polícia a razão das perseguições. Acusou um vizinho de tráfico de droga. Tudo para distrair as autoridades. Quase resultou: só foi apanhado mais de um ano depois.
Há quanto tempo o casal mantinha os filhos acorrentados? Qual a justificação dos pais? Porque não viam os avós os netos há vários anos. Alguém da família tinha conhecimento do que se estava a passar?
Dylan Farrow, filha adotiva de Woody Allen, deu uma entrevista ao canal norte-americano CBS, para falar da altura em que o realizador alegadamente a violou. A conversa é emitida esta quinta feira. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Os efeitos positivos são visíveis: aumenta-se a liberdade das pessoas, reconhecendo que são adultos capazes de tomar decisões, e aumentam-se as receitas fiscais em centenas de milhões de dólares.

Maria João Marques
António Costa aparentemente congeminou uma forma de resolver os problemas de Mário Centeno nas finanças públicas através da cobrança de multas infindáveis por excesso de velocidade nas cidades.

Rui Ramos
O PSD ameaça deixar de concorrer com o PS, para passar a ser um rival do PCP e do BE, como um pequeno lóbi parlamentar da governação socialista. Mas a vida não será mais fácil entre os pequeninos. 

Laurinda Alves
No dia em que o mundo parar para escutar a sabedoria dos mais velhos, como esta Orquestra e este público pararam para ouvir Pressler tocar, seremos muito mais felizes.

José Manuel Fernandes
A missão da oposição à direita do PS é mostrar que há outro caminho para Portugal, menos refém das clientelas do Estado. Não é apenas ambicionar substituir o Bloco e o PCP como parceiros menores do PS
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Los bonos tienen una función incluso en un repunte de la renta variable


por Yesica Flores
Por: Aiden Geysen, Estratega de Inversiones Sénior, Vanguard Investment Strategy Group
Muchas de las decisiones que tomamos como inversionistas para estructurar y administrar nuestras carteras, pueden provenir de nuestra experiencia de vida. Por ejemplo, si usted está navegando en un velero y cambia el viento, tiene que volver a ajustar las velas o hasta cambiar el rumbo.
Cambiar la estrategia para adaptarse a las condiciones predominantes puede tener perfecto sentido. Sin embargo, cuando se trata del comportamiento del inversionista, lo que tiene más sentido intuitivo en realidad puede ser contraproducente para lograr nuestros objetivos a largo plazo.
Este período prolongado de política monetaria expansiva para combatir el crecimiento económico bajo y la inflación, tuvo como resultado, un repunte de la renta variable de varios años y los rendimientos de los bonos cayendo cerca de mínimos históricos.
Posiblemente como era de esperarse, muchos inversionistas se alejaron de los bonos y aumentaron su exposición a las inversiones de renta variable. También hay muchos que están aumentando su exposición a inversiones en efectivo e inversiones alternativas como los bienes raíces. Sin embargo, las inversiones en efectivo y las inversiones alternativas tienen distintas características y es necesario entender los riesgos antes de seguir esa opción.
La función de los bonos
En una cartera, una exposición diversificada a los bonos de alta calidad tiene una función importante ya que ofrece una defensa contra los períodos de volatilidad del mercado de renta variable. Los bonos también pueden ser una cobertura efectiva contra la inflación a largo plazo, con expectativas de inflación más alta reflejadas en rendimientos más altos que los bonos.
Vale la pena explorar si estas relaciones son todavía relevantes en las condiciones extraordinarias que hay actualmente, o si 'esta vez es diferente'.
Hay una opinión popular que dice que con los rendimientos bajos de los bonos en oferta actualmente, deja de haber el beneficio de correlación que ha habido entre las acciones y los bonos. Hay poca evidencia que respalde esto, con las correlaciones bajas a negativas entre las inversiones de renta variable y los bonos que se mantienen durante este período de rendimientos muy bajos.
El aumento en los precios de los bonos y la caída correspondiente en los precios de las inversiones de renta variable durante el voto del brexit, nos proporcionaron un ejemplo práctico del beneficio de tener bonos de alta calidad en la cartera. Japón nos brinda un ejemplo más perdurable de la relación persistente entre los bonos y las acciones durante un período de varias décadas con rendimientos bajos.
Por ejemplo, el aumento en los precios de los bonos y la caída correspondiente en los precios de las inversiones de renta variable después del referéndum del brexit de 2016 en el Reino Unido proporcionó una ilustración práctica del beneficio de tener bonos de alta calidad. Japón nos brinda un estudio de caso más perdurable de la relación persistente entre los bonos y las acciones durante un período de varias décadas con rendimientos bajos.
La relación entre inversiones de renta variable y bonos sigue siendo verdadera para una cartera con diversificación amplia entre estos dos tipos de inversiones. En el caso de los bonos, una combinación de vencimientos y tipos de deuda puede ayudar a mantener una cartera equilibrada a medida que cambian las condiciones, algunas veces rápidamente.
¿Realmente el dinero en efectivo es el rey?
Aunque el dinero en efectivo también puede mostrar una correlación baja con las inversiones de renta variable, a diferencia de los bonos es más adecuado como un vehículo a corto plazo para liquidez o ahorro más que una inversión a plazo más largo.
A pesar del entorno de rendimientos bajos de los bonos, los bonos con fechas más prolongadas todavía proporcionan una compensación adicional a los inversionistas superior a la tasa de efectivo, que es conocida como la prima de plazo. Aunque los bonos pueden tener rendimientos bajos a negativos en el caso de tasas en aumento, la reinversión de un cupón más alto y el beneficio de la capitalización compuesta significa que los inversionistas con un período de tiempo mediano a largo están mejor eventualmente conservando los bonos, aun en un caso de tasas en aumento.
Esta función protege a largo plazo a los bonos contra la inflación creciente. Tener dinero en efectivo también cuesta a los inversionistas las ganancias potenciales en el caso de
más caídas en los rendimientos, ya que no hay un incremento correspondiente de precios a diferencia de los bonos.
Es necesario entender las inversiones alternativas
Otro sustituto de los bonos recetado con frecuencia en el entorno actual son las inversiones alternativas, que es una categoría amplia compuesta de cualquier inversión, desde fondos de cobertura hasta crédito a corto plazo o activos reales, que incluyen bienes raíces o infraestructura.
Aunque muchas de estas inversiones pueden tener una menor exposición al riesgo de mercado, introducen a la cartera otras características como el riesgo de liquidez, la falta de transparencia, la complejidad y el riesgo alfa, el riesgo que surge cuando el rendimiento de una inversión depende de la habilidad de un administrador o inversionista más que de los resultados del mercado como un todo.
Esto no invalida el lugar de las inversiones alternativas en una cartera, aunque los inversionistas deben entender las implicaciones de cómo es probable que afecten a la cartera cada uno de estos riesgos en los distintos casos. Durante los períodos de estrés en el mercado de renta variable, es improbable que las alternativas ofrezcan el tipo de protección que presentan los bonos.
Aunque hay muchas formas válidas de establecer una cartera para cumplir con los objetivos individuales de un inversionista, es injustificada mucha de la ansiedad que está relacionada con los bonos. Cuando se trata de fuentes de diversificación de la cartera, los bonos continúan siendo una opción válida para los inversionistas con un plazo mediano a largo.
Aun en el entorno inusual de mercado que hay actualmente, antes de embarcarse en un curso distinto, los inversionistas deberían considerar las implicaciones potenciales de riesgo y rendimiento que pueden surgir de una estrategia de sobre ponderar las inversiones en efectivo o las alternativas. Aunque estas clases de activos pueden tener una función en una cartera, la mejor estrategia es aquella que mantiene el rumbo en todas las condiciones.

Roger Torrent eleito presidente do Parlamento da Catalunha

Resultado de imagem para Roger Torrent eleito presidente do Parlamento da Catalunha
O parlamento catalão elegeu esta quarta-feira Roger Torrent como presidente, com os 65 votos dos três grupos independentistas, enquanto o candidato do Cidadãos, partido mais votado nas eleições regionais de dezembro, recebeu 56 votos.
A eleição do novo presidente do 'parlament' decorreu à segunda volta e contou com votos favoráveis dos independentistas, que totalizam 70 lugares - 34 dos JxCat (Juntos Pela Catalunha, direita separatista), 32 de ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) e quatro da CUP (Candidatura de Unidade Popular, extrema-esquerda antissistema).
A votação teve ainda nove votos em branco.
Torrent foi eleito por maioria simples na segunda votação, depois de não ter alcançado a maioria absoluta necessária para ser escolhido na primeira votação, uma vez que não contou com os votos dos cinco deputados independentistas eleitos que se encontram na Bélgica fugidos à justiça espanhola - Carles Puigdemont (ex-chefe do Governo catalão), Clara Ponsatí e Lluís Puig (JxCat) e Antoni Comín e Meritxell Serret (ERC).
Além disso, três deputados independentistas estão em prisão preventiva - Oriol Junqueras (ERC, anterior vice-presidente do executivo regional), Joaquim Forn e Jordi Sánchez (JxCat) -, mas puderam votar por procuração.
Roger Torrent, nascido em 1979 em Sarrià de Ter (Girona), cujo município lidera desde 2007 e que na última legislatura exerceu o cargo de porta-voz adjunto do Junts pel Sí no 'parlament', sucede assim na presidência da câmara catalã a Carme Forcadell, que na semana passada anunciou que não pretendia regressar ao cargo por estar envolvida em processos judiciais devido ao processo de secessão da Catalunha.
Os deputados do Junts per Catalunya e da ERC colocaram esta quarta-feira laços amarelos na sua bancada no parlamento regional, em referência aos oito deputados ausentes, bem como na tribuna de convidados, recordando o presidente da organização do Òmniun Cultural, Jordi Cuixart, em prisão preventiva em Madrid há três meses.
Lusa
Foto: Alberto Estevez/EPA

3 detidos em flagrante por furto em 25 veículos

O Comando Territorial de Aveiro, Destacamento Territorial da Santa Maria da Feira, no dia 14 de Janeiro, em Argoncilhe – Santa Maria da Feira, deteve três homens com idades compreendidas entre os 21 e os 27 anos, por furtos em interior de veículos automóveis.
Após a denuncia de vários veículos terem sido alvo de furto nas imediações de um estabelecimento de diversão noturna, as patrulhas desenvolveram diligências no intuito de localizar os autores, pelo que detetaram, em flagrante delito, três indivíduos a consumar mais um furto em veículo, originando uma perseguição apeada aos mesmos, o que culminou na sua detenção.  
Os suspeitos partiam os vidros dos automóveis no intuito de furtarem os bens do seu interior, tendo-se registado 25 veículos danificados. Os bens furtados foram recuperados e entretanto entregues aos legítimos proprietários, nomeadamente, diversos tablets, equipamentos informáticos, telemóveis, dinheiro e cartões de crédito, entre outros.
Os detidos, todos com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, foram presentes ao Tribunal judicial de Santa Maria da Feira.

360º- Afinal, quanto é que Miguel Frasquilho e a família receberam do saco azul do GES? E a falha desconhecida que causou o sismo de Arraiolos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... soube-se quanto recebeu mesmo Miguel Frasquilho e a sua família do saco azul do GES. A resposta é: quase o dobro do que já se sabia. Foram 97.950 euros, entre 2006 e 2011, divididos por 11 cheques e 6 transferências bancárias entregues ao atual charmain da TAP (um dos muitos altos funcionários do BES que tiveram depois cargos relevantes no governo, AR e empresas públicas), mas também aos seus pais e irmão. O Ministério Público acha que o objetivo era a “dissimulação de fluxos”. Frasquilho diz que se trata apenas do pagamento dos prémios anuais. A investigação é do Luís Rosa.
A PGR está a seguir com atenção as queixas sobre o polémico programa SuperNanny da SIC e confirma que já existe um processo sobre a criança filmada. Mas a controvérsia ganhou uma dimensão tal que a Ana Cristina Marques foi perceber o que pode acontecer aos pais, à psicóloga e ao próprio programa. Lá fora, também não têm faltado polémicas.

A segunda metade do Estoril-FC Porto joga-se a 21 de fevereiro às 18 horas. Só não se sabe ainda onde. A segurança das estruturas do estádio Coimbra da Mota levantou ontem várias dúvidas depois de se verem as fotos de como o chão abateu e se abriram fissuras enormes nas paredes. Segundo um antigo vereador do Desporto, a Câmara de Cascais e o clube sabiam desde sempre dos riscos, já que aquela é uma zona instável num leito de cheias, mas a autarquia nega. Especialistas falam em problemas estruturais e dizem que o sismo de segunda-feira não podia causar tais danos. Mas a verdade é que, da lã de vidro na Luz à pala de Alvalade, não faltam casos semelhantes no desporto português.

Por falar do sismo, ficaram várias questões por responder depois do abalo de 4.9 sentido de Espanha a Leiria na segunda-feira. Afinal, a falha que passa por Arraiolos era desconhecida. E o facto de estarmos a ser comprimidos pela placa africana pode estar a rachar o país. Mas o maior risco ainda vem mesmo do Banco de Gorringe. Está tudo explicadinho numa dúzia de respostas dos especialistas ouvidos pela Vera Novais e pela Marta Leite Ferreira.

Nos jornais da manhã, destaque para o Montepio. Porque o Público diz que o banco recusou dar dados para a avaliação pedida pela Santa Casa, e o Eco acrescenta que o caso pode acabar em Bruxelas, tantas as dúvidas que levanta. A partir das 9h30, o ministro Vieira da Silva estará no Parlamento dar explicações sobre o tema.


Depois da polémica sobre a não renovação do mandato à Procuradora-Geral da RepúblicaMarcelo (que não perde o timing) recebe hoje Joana Marques Vidal.

Outra informação importante 
É a história que está a chocar os EUA e o mundo. Como foi possível ninguém perceber que uma família aparentemente perfeita mantinha os 13 filhos acorrentados às camas e esfomeados? A Carolina Branco andou pelas redes sociais do casal e leu tudo sobre o tema para contar como entre viagens à Disney e casamentos em Vegas, o nº160 de uma rua pacata algures na Califórnia escondia uma casa de horrores. Os Turpin estão acusados de 9 crimes de tortura e 10 de abusos de menores.

Por cá, é ainda o 'novo' PSD que domina a atualidade política. Rui Rio deu a primeira entrevista como líder à RTP, dizendo que o país “ganhava muito” se fossem aproveitados “traços comuns” entre PSD, PS e CDS. Quanto à questão que mais se fala, a mudança de líder parlamentar, Hugo Soares atirou a questão para mais tarde, tal como o próprio Rio, que sublinhou que até ao congresso ainda é Passos quem manda. Para Marcelo, o que interessa mesmo é uma "oposição forte".

No CDS, uma surpresa: o partido está a ser acusado de práticas estalinistas e revisionismo. Tudo porque apagou a foto de Ribeiro e Castro da fotogaleria dos congressos.

No que diz respeito a finanças (as pessoais)o David Almas recorda quais os fundos de investimento que mais dinheiro deram aos investidores portugueses em 2017. Só um valeu mais de 50%.

Os médicos continuam sem acordo com o Governo e ameaçam com uma nova greve de três dias em março.

Na Catalunha, os independentistas desafiam a lei e tentam formar governoO Juntos Pela Catalunha e a Esquerda Republicana chegaram a um consenso para propor em conjunto o nome de Carles Puigdemont para o (re)ocupar o cargo de presidente da Generalitat (não se sabe se a partir de Bruxelas). Ele recusou delegar o seu voto na sessão de constituição do parlamento catalão, que vai ser presidido por Roger Torrent, após a ameaça de Rajoy.





Os nossos especiais

Há mitos sobre a educação que estão a viciar as crianças em tecnologia. O alerta global foi dado por dois investidores da Apple que pediram à empresa para combater a dependência dos mais novos dos iPhone's. E a Ana Cristina Marques, que como já devem ter percebido se preocupa com estes temas de miúdos, leu e falou com os maiores especialistas que lhe garantiram que as crianças não precisam de smartphones para estimular a inteligência.

A nossa opinião

  • Maria João Marques escreve em defesa dos "políticos indolentes" e contra mais um limite, agora o de 30km/h nas cidades: "António Costa aparentemente congeminou uma forma de resolver os problemas de Mário Centeno nas finanças públicas através da cobrança de multas infindáveis por excesso de velocidade nas cidades".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a legalização da canábis para fins terapêuticos: "Os efeitos positivos são visíveis: aumenta-se a liberdade das pessoas, reconhecendo que são adultos capazes de tomar decisões, e aumentam-se as receitas fiscais em centenas de milhões de dólares".
Notícias surpreendentes

Faltam uns meses, mas sabe bem só de pensar no sol e nos cocktailsO Lisbon Bar Show regressa em maio, e vai trazer bartenders de renome internacional, masterclasses, food court e estrelas Michelin.

Mas há coisas pelas quais não podemos esperar. E depois dos 30, é melhor levar mesmo a sério os hábitos de belezarecomendados pela Helena Magalhães.

Outro conselho: cuidado com as micro-traições. Este é um novo conceito psicológico usado para caracterizar aquelas atitudes nas redes sociais que podem arruinar uma relação. Ficam 17 sinais da infidelidade online.

Espero que não nos traia, e continue a ler o Observador. Vai encontrar toda a informação que precisa e muitos destes conselhos úteis. 

Uma boa quarta-feira e despeço-me com uma homenagem a Madalena Iglesias, a menina bonita da rádio e da canção que morreu ontem aos 78 anos
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Ananases com cocaína: uma apreensão insólita

Nove pessoas foram detidas numa operação conjunta da PJ e de autoridades espanholas
Resultado de imagem para AnanasesCerca de 745 quilos de Cocaína foram apreendidos em Portugal e Espanha. Eles estavam escondidos dentro de ananases, que vinham em contentores desde a América latina até os dois países.
Tendo recebido o nome de "Operação Japy", este combate ao tráfico acabou por resultar na detenção de nove elementos de várias nacionalidades, na apreensão de cerca de 400 mil euros e de 10 viaturas. Foi, também, desmantelado um laboratório utilizado para a adulteração e o corte da cocaína, segundo comunicado da PJ.
A investigação deste grupo organizado, com caráter transnacional e que se dedicava reiteradamente à introdução, no continente europeu, de elevadas quantidades de cocaína produzida na América do Sul, iniciou-se em Espanha e decorre desde abril do ano passado", diz a nota da PJ, que realça a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira.
A investigação ainda continua a decorrer.