sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Instituto do Sangue apela à dádiva de sangue mais raro

Tem sangue 0- e A-? Então vá fazer uma doação
VÍTOR RIOS/GLOBAL IMAGENS
Apelo é do presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação

O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), Helder Trindade, apelou hoje aos portugueses com tipo de sangue 0- e A- para fazerem as suas dádivas, contribuindo para que doentes e hospitais tenham um verão tranquilo.

Helder Trindade ressalvou que, "neste momento, quer em termos nacionais, quer em termos do IPST", as reservas de sangue estão "estáveis" e "são confortáveis", com "mais de sete a dez dias, para a maior parte dos grupos" sanguíneos.

Contudo, como "o mês de agosto é complicado para a colheita", "aproveito para deixar este alerta aos dadores que são A- e 0-", que são os dois grupos problemáticos, disse Helder Trindade aos jornalistas, no final de uma visita ao centro de transplantação do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde acompanhou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

O apelo aos dadores não regulares, para que "aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas, permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos, [e] o ISPT esteja tranquilo", assim como os hospitais, sublinhou.

"Diria que estamos bem - acrescentou Helder Trindade -, mas, no sangue, temos de manter sistematicamente este alerta e, sobretudo, em relação a estes dois grupos", concluiu.
_____________________

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!



Crónica de uma joalharia com história… e que nunca se verga ao infortúnio!

DSC_0002
A história desta casa já é bastante longa!
No início dos anos 50 do século passado, Narciso Patrão António, um simpático e muito educado cidadão recentemente falecido, abriu uma oficina de relógios em Mira, bem próximo de onde está localizada a caixa d´água.
Depois de poucos anos, instalou-se onde está, até hoje, localizada a sua loja. Na altura, ele "fazia a volta pelo país todo" em trabalho ambulante, como afirma o seu filho Hélder Patrão, ainda de uma forma sentida e saudosa, que deixa escapar quando fala do seu pai.
Hélder assumiu ao lado do pai, o negócio, fazem agora 24 anos. De lá para cá, este "comerciante que podia ter sido pediatra", segundo suas palavras, sempre trabalhou nisto e, garante, "vai ser assim até ao fim"! Apesar de todas as dificuldades inerentes à crise que, "desde 2003 fez com que o negócio decrescesse, até chegar ao ponto como está atualmente: estabilizado, mas... por baixo!".
Mas, como se não bastassem os frutos de uma crise que nunca mais passa, também os amigos do alheio têm, ao longo do tempo, feito tudo para complicar ainda mais as contas da casa... e, a mais recente foi no passado final de semana!
Este foi o terceiro assalto sofrido desde 2013. No primeiro, feito à mão armada em plena luz do dia, os ladrões nada levaram porque uma senhora vendo o que estava a acontecer, do lado de fora da loja, pediu aos bombeiros que passavam, que ligassem a sirene da ambulância! Uma astúcia que resultou, pois os bandidos trataram de fugir para não mais voltarem...
A segunda vez foi cerca de um ano depois, e aconteceu durante a noite. Naquela altura levaram joalharia de prata, num valor bastante considerável.
A terceira... bem, a terceira aconteceu entre o sábado a tarde e a madrugada de domingo para segunda-feira, pois Hélder, ao abrir a loja pela manhã para iniciar o trabalho deparou-se com uma cena que o deixou de tal forma abalado, que não foi capaz de ligar à GNR... quem o fez foi uma cliente, dado o estado de choque em que o comerciante ficou!
As dúvidas permanecem. Quem terá sido? Em qual horário os ladrões terão conseguido entrar na loja? Nada se sabe, por agora! As única certezas que existem são as de que o fizeram "entrando pela parte de trás, tendo cortado uma barra de ferro bastante forte, com maçarico", diz ele, para além lamentar o facto de terem sido roubados "duzentos e cinquenta mil euros em peças, que estavam dentro do cofre... levaram tudo o que ali havia!".
Resta agora ao proprietário, "seguir em frente, não abater-me de vez por mais este infortúnio e, quem sabe, esperar que o material roubado, ou uma parte dele, possa ser recuperado...".
Este homem de fibra, conhecido por todas as pessoas de Mira e de uma vasta região, tem pela frente um caminho difícil a percorrer... mas, quem com ele partilha, conhece-o suficientemente bem para saber que ele dará a volta por cima, mais uma vez. Hélder Patrão não vira a cara à luta e continua ali, sempre pronto para atender bem a todos os que passam pela sua loja. Este é o segredo: apesar da tristeza da perda do pai e do percalço do assalto, ele não irá se abater... continuará a fazer o seu destino como fez até agora!

Francisco Ferra
Mira Online | Agosto 26, 2016 às 4:39 pm | Categorias: Repórter Online

Défice orçamental cai 543 milhões de euros até julho


O défice orçamental, registado em contas públicas, atingiu os 4.980,6 milhões de euros até julho, uma melhoria de 542,8 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado, segundo a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

De acordo com a síntese de execução orçamental hoje divulgada pela DGO, esta evolução do défice das administrações públicas entre janeiro e julho "resultou de um crescimento da receita (2,8%) superior ao da despesa (1,3%)".

Já o saldo primário (que exclui os encargos com a dívida pública) foi de 315,5 milhões de euros até julho, "valor que compara favoravelmente com o registado no período homólogo", um défice de 585,1 milhões de euros.

No entanto, comparando o défice de julho com o valor registado em junho, houve um aumento de 2.113,4 milhões de euros, uma vez que, no primeiro semestre, as administrações públicas registaram um défice de 2.867,2 milhões de euros e, no final do mês de julho, este valor subiu para os 4980,6 milhões de euros.

Este défice de 4.980,6 milhões de euros deveu-se a um crescimento de 2,8% da receita, que foi superior ao da despesa, que aumentou 1,3% nos primeiros sete meses deste ano.

Segundo a DGO, o comportamento da receita "reflete principalmente o aumento da receita fiscal e contributiva", ao passo que a evolução da despesa "resultou do acréscimo dos encargos com os juros da dívida do Estado e das despesas com pessoal parcialmente compensados pelo decréscimo registado na despesa com subsídios à formação profissional, com aquisições de bens e serviços correntes e de capital, bem como com prestações de desemprego".

Assim, a melhoria do saldo das administrações públicas "ficou a dever-se principalmente ao aumento dos excedentes da Segurança Social (em 261 milhões de euros) e da Administração Regional e Local (em 236,6 milhões de euros) e, em menor magnitude, à diminuição do défice da Administração Central (em 45,2 milhões de euros)".

Considerando apenas a administração central e da Segurança Social, o défice destes dois setores ascendeu a 5.452,3 milhões de euros até julho (uma melhoria de 306,2 milhões de euros face aos mesmos meses de 2015) e o défice primário foi de 294,2 milhões de euros (uma melhoria de 668,7 milhões de euros).

A despesa da administração central e da Segurança Social cresceu 1,5% até julho e a despesa primária aumentou 0,8% neste período por comparação aos primeiros sete meses do ano passado.

A DGO explica este aumento sobretudo com a despesa com pessoal e as transferências, "em particular as relativas ao pagamento de pensões e à entrega de contribuições ao Fundo Único de Resolução pelo Fundo de Resolução nacional", e destaca que a despesa com juros e outros encargos aumentou 7,6%.

No que se refere à despesa com pessoal, verificou-se um aumento de 3,3%, "resultado em parte influenciado pelo perfil de pagamento de encargos relativos à contribuição das entidades empregadoras públicas para os sistemas de segurança social, tendo em consideração os prazos legais para as entidades procederem à entrega destes montantes".

Já a receita da administração central e da Segurança Social aumentou 2,6% até julho, um desempenho que ficou a dever-se ao comportamento da receita contributiva (que aumentou 1,2 pontos percentuais), da receita fiscal (+ 0,9 pontos) e também, "embora em menor grau", à receita não fiscal e não contributiva (+0,4 pontos).

A DGO indica que houve um "abrandamento do ritmo de crescimento da receita" em julho, que estava a crescer 3% até junho, e justifica este desenvolvimento com o comportamento da receita fiscal, "que cresceu 1,6% quando, no primeiro semestre, tinha aumentado 2,7%".

Em 2016, o Governo de António Costa espera reduzir o défice orçamental, em contas nacionais, para os 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e estima também arrecadar mais de 40.000 milhões de euros em impostos.

Os números divulgados pela DGO são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa.

No entanto, a meta do défice fixada é apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em contas nacionais, a ótica dos compromissos, que é a que é tida em consideração pela Comissão Europeia para aferir o cumprimento das regras orçamentais europeias.

 Fonte: JN
_____________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Apresentação Oficial na Feira de São Mateus

III edição da EDP Meia Maratona do Dão

É apresentada esta segunda-feira, 29 de Agosto, a partir das 17 horas, na Praça do Viriato na Feria de São Mateus, a terceira edição da EDP Meia Maratona do Dão – Corrida da Emoção, que faz parte do circuito Running Wonders – Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais. A cerimónia conta com a presença do executivo municipal, principal Parceiro Institucional do evento, que conta com Organização da GlobalSport.

O circuito Running Wonders projeta Portugal e as suas mais distintas regiões no mapa mundial do Turismo Ativo e atrai alguns dos melhores atletas nacionais da especialidade em competição, assim como reúne atletas de várias nacionalidades, prometendo a realização em Viseu ser mais um grande sucesso.

Esta aposta da cidade de Viseu nos grandes eventos desportivos é vista pelo presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, como ‘uma oportunidade valiosa para projetar a marca da Região do Dão e da cidade de Viseu no país e no mundo’.

O evento terá cobertura integral de todo o evento por parte da TVI e TVI24, aguardando-se um sucesso semelhante às provas do Douro Vinhateiro e de Guimarães realizadas em maio e junho passados, oferecendo uma das maiores projeções mediáticas da sua história.

As inscrições para a EDP Meia Maratona do Dão podem ser realizadas através do site www.runningwonders.comnos balcões da Agência Abreu ou nos diversos parceiros locais O circuito Running Wonders tem por missão preservar e partilhar, através da prática desportiva, os territórios classificados pela UNESCO como patrimónios mundiais. Viseu integra este prestigiado circuito no contexto da candidatura que agora desenvolve e que a organização das Running Wonders apoia.

Certos de que não deixaremos de contar com a vossa distinta e prestigiada presença,  
Com elevada estima, consideração e amizade,
Cumprimentos RUNNING WONDERS EDP

_____________________

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Ministério Educação garante vagas no pré-escolar apenas no ensino público

Resultado de imagem para Ministério Educação garante vagas no pré-escolar apenas no ensino público
A tutela de Tiago Brandão Rodrigues diz que o processo de colocação destes alunos está a decorrer com “tranquilidade”

A duas semanas do arranque do ano letivo faltam ainda colocar 10% de alunos do pré-escolar, que este ano passou a ser gratuito para crianças a partir dos 4 anos.

Mas a tutela de Tiago Brandão Rodrigues diz que o processo de colocação destes alunos está a decorrer com “tranquilidade”.

Em comunicado o Ministério da Educação (ME) explica que está a decorrer o processo de distribuição dos alunos mas, apenas em escola pública.

Os pais dos 10% de alunos por colocar, todos da região da Grande Lisboa, estão a ser contactados à medida que surja uma solução para o aluno na escola pública.

Caso os pais não concordem com a solução apresentada pela tutela de Tiago Brandão Rodrigues podem optar por colocar as crianças numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ou no ensino privado mas, sem qualquer apoio do Estado.

Isto porque o diploma que define os critérios da distribuição de vagas para o pré-escolar “não se aplica à rede solidária”. Além disso, lembra a tutela, as escolas do pré-escolar com IPSS “têm as suas regras próprias de colocação das crianças e de constituição de listas de espera” que “não se relacionam diretamente com a existência de vaga ou não na rede pública”.

Desta forma, lê-se no documento “não há encaminhamento de crianças entre redes, ou seja, cabe aos encarregados de educação optarem pela rede pública, por uma IPSS ou por uma oferta privada, e não o Ministério da Educação que faz tal distribuição”

jornal i

_____________________


INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Hoje começam as Festas da Ermida!

DSC_0012
O Grupo FAX dará, esta noite, o primeiro espetáculo das Festas em Honra de Nossa Senhora do Ó, na Ermida.
Este é o primeiro de 4 dias e noites onde esta terra, que se situa num dos limites do Concelho de Mira, atrairá até a si muitos habitantes locais e não só.
Conhecida como uma Festa bastante tradicional, a Ermida fará de tudo para que seus créditos sejam justificados, novamente.
Compareça! Traga a família e os amigos... e, divirta-se!
Mira Online | Agosto 26, 2016 às 2:58 pm | Categorias: Locais

Hora de Fecho: Tapar ou destapar? Guerra ao burkini em 3 questões

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FRANÇA 
Onde é que começou a guerra aos símbolos religiosos? Proibir é eficaz? Então e o hábito de uma freira? Três perguntas respondidas com a ajuda de três especialistas.
O Conselho de Estado decidiu esta sexta-feira suspender a proibição da utilização do burkini em Villeneuve-Loubet, uma decisão que deverá fazer jurisprudência para todos os casos de proibição.
É benfiquista, apaixonado por motocross e um craque no snooker, mas tem "falta de empenho" na escola. Rúben, agredido pelos filhos do embaixador iraquiano, ficou no centro de uma polémica diplomática.
O advogado do jovem agredido por dois irmãos iraquianos disse que a PJ já desenvolveu diligências para ouvir Rúben Cavaco, que continua internado no hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O Inter de Milão está à espera de João Mário ainda esta tarde e anunciou-o no Twitter. A transferência poderá ficar concluída ainda esta sexta-feira.
Treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, disse hoje que Rafa, cuja saída para o Benfica está num impasse, foi convocado para visita de sábado ao Estoril-Praia, da terceira jornada da I Liga.
Cristiano Ronaldo, a recuperar da lesão da final do Euro 2016, ficou de fora da convocatória. As grandes novidades são André Silva e João Cancelo. A seleção joga contra Gibraltar a 1 de setembro.
ABC News divulga um vídeo arrepiante da jovem de 26 anos que foi morta pelo Estado Islâmico. O vídeo, que foi enviado aos pais algumas semanas depois do sequestro, mostra a jovem a pedir ajuda.
Depois de oito dias sob fogo nas redes sociais, a artista diz-se "arrependida" por ter usado "linguagem horrível" para descrever tribos indígenas australianas.
Presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, dá a entender que uma nova subida das taxas de juro nos EUA pode estar mais próxima. Possivelmente, já em setembro. 
Opinião

Rui Ramos
Catarina Martins não está arrependida, tal como Jerónimo de Sousa não está arrependido. Não têm uma única razão para isso. A actual maioria parlamentar foi a maior vitória política do PCP e do BE.

Miguel Tamen
Considerado o modo como a maioria de nós joga às cartas é bem possível que afinal o façamos por outras razões: por exemplo, para conversar com pessoas parecidas connosco. 

Pedro Vaz Patto
Não pode exigir-se dos muçulmanos que deixem de o ser para se integrarem nas sociedades europeias. Deve é exigir-se-lhes que respeitem outras culturas e identidades, como pretendem serem respeitados.

Helena Garrido
Afinal a CGD vai ter menos capital público do prometido, vai envolver privados e o resto são alquimias. As soluções prometem problemas para a Caixa, para o restante sector bancário e para Portugal.

José Manuel Fernandes
É fácil ser Catarina Martins, e não é por causa dos arrependimentos. É fácil porque não é preciso ter um discurso coerente, apenas seguir os ventos que sopram e repetir os lugares comuns mais na moda.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

La efervesencia incierta de Snapchat


Tu integridad vale más que 24 horas o 10 segundos de entretenimiento
La aparente autodestrucción de tus fotos en Snapchat no es lo que tú crees…

México, Agosto 2016. El origen de la palabra privacidad se encuentra enmarcado en el latín del verbo privare (privar), dando a su vez origen a privatus que se define como “aquello que no es público” (Fuente: Definicionde). Un concepto que es ignorado actualmente por muchos, siendo la tecnología y las aplicaciones industrias importantes que debería reconsiderarlo.
Screenshot a tus snaps es la mínima preocupación que debes tener, hay cosas peores. La famosa aplicación de Snapchat cobra popularidad entre los jóvenes, pues se alinea a sus valores, gustos, modus vivendi e incluso su identidad. Su fugacidad y capacidad de mandar mensajes divertidos instantáneos convierte una forma de comulación en un medio más de entretenimiento. Un estudio publicado por Harvard en 2015, reafirma el liderazgo de Facebook como la red social favorita de los Millennial de entre 18 y 29 años, con un 83% de usuarios. Snapchat (33% de usuarios) lucha y alcanza con rapidez a sus competidoras directas como Instagram con 44% de usuarios.
Sin embargo, ¿Es realmente fugaz el contenido y funcionalidad de esta app? ¿Los momentos que compartes a través de ella son personales?¿Realmente aseguran tu privacidad con su “aparente” autodestrucción de mensajes en determinado tiempo? La misma empresa creciente como red social lo decretó en su portal oficial desde 2014: “Cuando das tus datos de identificación a una aplicación, estás permitiendo que cualquier desarrollador, incluso uno que sea un criminal, tenga acceso a tus datos y pueda enviar información como si fuera tú".
Siendo en ese mismo año protagonista de un escándalo, donde se publicaron miles de fotos enviadas por usuarios de manera privada, violando su integridad, identidad e imagen pública. Snapsaved fue la aplicación no legar que permitió a ciberdelincuentes transgredir la privacidad de usuarios de esta famosa aplicación de mensajería instantánea, esto gracias a que el API fue hackeado.
Para entender mejor como funcionó el robo de fotografías de Snapchat hay que entender cómo funciona el API. Uno de sus objetivos principales es brindar ciertas funciones de uso general, es decir es la llave que abre la puerta de la aplicación y permite su uso; en sí una aplicación es la implementación de determinada API.
A pesar de que las publicaciones de Snapchat tienen fecha de caducidad, quien haya hackeado el API puedo substraer todo tipo de datos disponibles en ese momento exacto. De cualquier modo es importante recordar que cualquier dato o contenido que se suba a red es de dominio público para quien sepa encontrar la “llave y la puerta”, ya que el uso de aplicaciones y plataformas nos conectan a miles de servidores al día y cualquier elemento que pase por ahí se queda almacenado.
Mariel Cuervo, fundadora de la iniciativa “Para Un Internet Seguro”, afirma que sí es preocupante la efervescencia incierta de Snapchat, sin embargo hay otras consecuencias negativas a las cuales podemos estar susceptibles gracias a la forma de operar de esta app:
• Indicios de tu día a día: Si eres fanático de publicar cada paso que das en Snap, también documentas tiempos, ubicaciones y dinámica cotidiana. No sabes a ciencia cierta quien puede hacer mal uso de esa información.
• Abriendo puertas a extorsionadores: La sextorsión es una práctica que ha ido en aumento y que aplicaciones como esta han alimentado, pues la supuesta idea de privacidad da “seguridad” de compartir fotos que no se atreverían a enviar a cualquiera.
• Cómplice o víctima de ciberbullying: Volvemos de nuevo a la seguridad que la fugacidad de Snapchat brinda a ciberdelincuentes, creyendo ingenuamente que toda evidencia de violencia será eliminada por completo después de 24 horas.

Snapchat no es la primera y ni la última aplicación donde puede peligrar nuestra identidad, esto pasa en cualquier plataforma donde compartimos lo más íntimo de nuestra vida; si nuestros secretos peligran en odios de amistades parlanchinas, Internet no es el mejor aliado en quien confiar. Con esto no se quiere quitar crédito a los avances tecnológicos ni aterrorizar a los nativos digitales; al contrario es importante difundir una cultura de navegación sana y disfrutar de comunicación y entretenimiento fusionado, siempre informados de la contra parte negativa a la cual puedes enfrentarte, con el fin de saber cómo actuar ante un conflicto.
Acerca de “Para Un Internet Seguro”

“Para Un Internet Seguro” iniciativa respaldada por SAINT (empresa dedicada al desarrollo de tecnologías de seguridad web, filtrado web y administración de contenido) que nace en Tijuana, busca cambiar la falta de conciencia por educación a través de pláticas y conferencias sobre las situaciones más comunes entre los internautas: redes sociales, grooming, pornografía y ciberbullying.
Yesica Flores | agosto 26, 2016 a las 12:33 pm | Etiquetas: Snapchat | 

Areal da Praia de Mira “livre” de 56 litros de beatas de cigarros, em 15 dias

Praia de Mira Sem Beatas
Uma parceria entre várias entidades, Câmara Municipal de Mira, Portugal sem Beatas, Tara recuperável, Associação Bandeira Azul Europa e Associação Portuguesa do Lixo Marinho e concessionários dos bares/apoios de praia, deu origem a um projeto piloto que decorreu na Praia de Mira, no período de 1 a 15 de Agosto.
Nos Concessionários da Praia de Mira, o utente da praia podia apanhar um cinzeiro de praia e, no final, depositar as respetivas beatas no “minibeatão” do Portugal sem Beatas, que se encontrava nessa mesmo concessionária.
O projeto Portugal sem Beatas aparece porque existe uma grande preocupação ambiental em reduzir este tipo de lixo, uma vez que é bastante tóxico.
Alguns dados preocupantes que nos fizeram pensar de forma mais atenta relativamente a este lixo:

- São produzidos 11 milhões de cigarros por minuto em todo o mundo;
- As beatas são o tipo de lixo mais gerado em todo planeta;
- A decomposição parcial pode demorar até 20 anos, libertando cerca de 4700 substâncias poluidoras, que podem contaminar 2 L de água;
- Aves e peixes confundem beatas com alimento e morrem;
- As crianças não entendem porque não devem brincar ou meter beatas na boca;
- 7000 Beatas por minuto vão parar ao chão em Portugal, estas são arrastadas pelas águas das chuvas e vão parar ao Mar;

Agradecemos a todos os fumadores que  colaboraram  nesta causa, procurando preservar o ambiente e a vida das gerações vindouras.O Município de Mira agradece, também,  todo e qualquer  gesto que, preservando o ambiente, ajude a manter as suas praias na lista das praias galardoadas com a Bandeira AzuL!
beatao
Mira Online | Agosto 26, 2016 às 3:47 pm | Categorias: Locais
_____________________

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

EUA: Atacar casal gay com água a ferver valeu-lhe 40 anos de cadeia

EUA: Atacar casal gay com água a ferver valeu-lhe 40 anos de cadeia
Crime ocorreu no estado norte-americano da Georgia. Foi aplicada a pena máxima.
Martin Blackwell, um homem no estado da Georgia, foi condenado a 40 anos de cadeia após um ataque com água a ferver que deixou queimaduras graves nas duas vítimas, em Fevereiro.

As vítimas, Marquez Tolbert, de 21 anos, e Anthony Gooden, de 24, são um casal gay que estava a dormir quando foi acordado de forma violenta: Martin Blackwell atirou-lhes água a ferver. Tolbert passaria 10 meses internado devido às queimaduras. Gooden passou um mês no hospital e a dada altura teve de estar mesmo em coma induzido, devido às dores e tratamentos.

Conta o New York Times que a Georgia é um dos poucos Estados em que a lei não configura o crime de ódio. Ainda assim, a pena pesada – a máxima que poderia ser aplicada – é vista como precedente para outros casos futuros.

O casal estava a dormir num quarto em casa da mãe de Gooden, uma das vítimas. O agressor era o companheiro da mãe de Gooden e ia por diversas vezes àquela casa.

Em tribunal, o juiz realçou a frieza do crime, lembrando que Martin Blackwell teve muito para mudar de ideias, o que ainda assim não impediu que entrasse de rompante no quarto.

Martin Blackwell ainda desdramatizou o assunto. “Eles vão ficar bem”, disse aos investigadores, acrescentando que era “apenas um pouco de água quente”. Já a defesa procurou alertar para a mentalidade “antiquada” do condenado. O caso, no entanto, terminou com uma pena de 40 anos de cadeia para Martin Blackwell.

noticiasaominuto


__________________________

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Comboio histórico do Douro já transportou 5.677 turistas este ano

Resultado de imagem para Comboio histórico do Douro já transportou 5.677 turistas este ano
O comboio histórico do Douro já transportou 5.677 passageiros nesta época marcada pelo regresso da locomotiva a vapor e numa altura em que faltam realizar 15 viagens até ao final da campanha, disse hoje fonte da CP.

A CP deu início em Junho à campanha 2016 do comboio histórico do Douro, que prevê a realização de 40 viagens até 22 de Outubro, com partida da estação de Peso da Régua, distrito de Vila Real, até ao Tua, distrito de Bragança.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela CP, até à última circulação, realizada na quarta-feira, foram transportámos 5.677 clientes (ida e volta) em 26 circulações, com uma taxa média de ocupação de 85,9%.

Faltam ainda realizar 15 circulações até ao final da época.

Em 2015, foram realizadas 30 circulações e transportados 6.202 clientes, com uma taxa de ocupação média de 81,3%, enquanto, em 2014, foram concretizadas 18 viagens e contabilizados 3.384 clientes.

A CP referiu que os dados mostram que o comboio histórico "tem crescido e tem aumentado a sua capacidade de atrair clientes, uma vez que o aumento das circulações foi acompanhado do aumento da taxa média de ocupação".

A edição deste ano fica marcada pelo regresso da locomotiva a vapor que foi alvo de uma "intervenção inovadora" para substituir o carvão pelo diesel.

Outra das novidades é a possibilidade de os passageiros fazerem a viagem na cabina, junto do maquinista e do fogueiro, com um bilhete especial que tem um custo de 300 euros.

O programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de 90 com uma composição constituída pela locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e por cinco carruagens antigas em madeira.

Em 2013, a CP procedeu a um conjunto de alterações à locomotiva a vapor com o objetivo de tornar o "comboio mais eficiente do ponto de vista operacional e energético" e mais "sustentável economicamente".

A empresa explicou que a histórica locomotiva foi alvo de uma "inovadora intervenção" de forma a "substituir a anterior logística implicada (escolha do carvão, seu armazenamento, carregamento e alimentação da caldeira), pelo simples abastecimento do diesel".

Com esta alteração, a máquina "fica melhor adaptada às exigências energéticas e ambientais do século XXI", já que os 1500 quilos de carvão que eram consumidos por viagem de ida e volta (Régua-Tua) são substituídos por cerca de 400 litros de gasóleo.

A nova caldeira é uma reprodução da original e permite "um funcionamento da locomotiva com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio".

O comboio parte da Régua e segue até ao Tua, com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.

Durante todo o trajeto, há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais e ainda um brinde com vinho do Porto.


A primeira paragem é efetuada na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.

_________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Reservas de Sangue só para quatro dias! ADASCA preocupada


As reservas de sangue dos tipos O-, B-, e AB- tem uma duração de apenas quatro dias alerta o IPST.
Os restantes grupos sanguíneos 0+, A+, A-, B+ e AB+ encontram-se com reservas suficientes para as necessidades aproximadamente sete dias, não provocando grandes preocupações.
A ADASCA preocupada com a situação tem agendadas para o mês de Setembro oito sessões de colheitas nas seguintes datas:

-Dias 7, 9  (6ª. Feira), 14, 21 e 28 das 16 horas às 20 horas, Dias 3, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas, também disponíveis no sitewww.adasca.pt, todas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.
Dia 31 de Agosto vai decorrer uma sessão de colheitas entre as 16 horas e as 20 horas no Posto Fixo.
 

Mira Online | Agosto 26, 2016 às 9:26 am | Categorias: Locais 

Central da EDP de Sines e a ETAR de Matosinhos são as mais poluentes by Mira Online

Resultado de imagem para Associação ZERO
A Associação ZERO identificou as instalações que mais contaminam o ar e a água de Portugal. Os dados são relativos a 2014, mas só agora foram divulgados.

A Central Termoelétrica de Sines é a unidade que mais polui o ar em Portugal, enquanto a poluição dos recursos hídricos é liderada pela estação de tratamento de águas residuais de Matosinhos, segundo a Zero.

A Associação Sistema Terrestre Sustentável - Zero analisou os dados reunidos pela Agência Europeia do Ambiente (EEA na sigla em inglês) para as instalações em Portugal e fez dois 'rankings'.

Nas emissões atmosféricas, a lista tinha 280 instalações e um total de 29 poluentes, e no meio aquático, foram avaliados dados de 56 instalações para 27 poluentes.

De acordo com Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO, no que respeita ao ar, as cinco primeiras instalações têm na primeira posição a Central Termoelétrica de Sines, da EDP, seguida de duas fábricas de pasta de papel, da Portucel, em Setúbal e Cacia, respetivamente, depois a Unicer, em Leça do Balio, e em quinto lugar uma cimenteira, da Cimpor, em Alhandra.

Resultado de imagem para Central Termoeléctrica de SinesAinda na poluição atmosférica, seguem-se outras indústrias na área da refinação -a Petrogal-, novamente a pasta de papel, madeiras e alimentação animal.

Quanto à poluição dos recursos hídricos, são sobretudo estações de tratamento de águas residuais e em primeira lugar está a ETAR de Matosinhos [Porto], em segundo a de Alcântara, em Lisboa, em terceiro a de Ribeira de Moinhos, em Sines, que recebe muitos efluentes industriais, em quarto a Sanest, na Costa do Estoril, e em quinto lugar a ETAR Norte, do sistema SIMRIA, em Aveiro.

Na lista dos poluidores da água, seguem-se as ETAR ou empresas relacionadas com a indústria, nomeadamente na área da pasta de papel.

Francisco Ferreira exortou ainda as empresas a reduzirem as suas emissões poluentes.

O trabalho, apresentado, pela ZERO analisou a posição de cada unidade relativamente à emissão de cada poluente e de acordo com a informação obrigatória que as empresas têm de reportar a nível nacional e internacional.

A central de Sines "é uma instalação extremamente significativa em termos de poluição do ar e ocupa a primeira posição nas emissões de dióxido de carbono, de fluoretos e de compostos inorgânicos de flúor e de mercúrio", descreveu.

Na poluição da água, referiu o ambientalista, "há casos significativos de emissão de metais pesados, por exemplo, a ETAR de Matosinhos ocupa a primeira posição nas emissões de cádmio, cobre, cianeto, chumbo e níquel", mas, a de Alcântara ocupa a primeira posição em outros compostos "problemáticos, os chamados poluentes orgânicos persistentes, alguns deles carcinogénicos".

Entre os poluentes, está o dióxido de carbono, um gás de efeito de estufa responsável pelas alterações climáticas, metais pesados, emitidos para o ar ou para a água, ou compostos que podem enriquecer em demasia o meio aquático com nutrientes, como o azoto ou o fósforo.

Estes poluentes podem ter efeitos nos ecossistemas ou na saúde humana, ou em ambos.

Um relatório da EEA, divulgado em junho, dava conta que 10 países da União Europeia continuavam em 2014 a ultrapassar os limites nacionais de emissão de poluentes do ar, mas Portugal, tal como o conjunto dos 28, cumpria as metas.

Quanto aos recursos hídricos, num acórdão divulgado em meados de Junho, o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) condenou Portugal, além do pagamento da quantia fixa de três milhões de euros, a uma sanção pecuniária compulsória de 8.000 euros por dia de atraso no cumprimento da diretiva relativa ao tratamento das águas residuais urbanas, em Vila Real de Santo António (Algarve) e Matosinhos.

TSF / Lusa


Foto: Global Imagens

 ________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!