O Município de Pombal promove este ano quatro dias de animação nas Comemorações do Dia Mundial da Criança, que decorrerão de 31 de maio a 3 de junho sob o mote “Vamos Brincar Juntos!”, com entrada gratuita
Destinada a crianças dos zero aos 17 anos, a proposta programática decorrerá durante o fim-de-semana, e permitirá às famílias pombalenses uma animação diversificada, centrada nas crianças, e através da qual se pretende criar um ambiente com propostas variadas e lúdicas no Jardim do Cardal, no Jardim das Tílias e no Largo da Biblioteca.
Depois do sucesso da edição de 2018, o Município regressa este ano com uma proposta que contempla dois espaços lúdicos distintos: no Jardim do Cardal, onde será instalado um espaço de brincadeiras, com jogos tradicionais, que representam um divertimento ativo e saudável para os mais novos, onde podemos destacar jogos como tração à corda, corrida de sacos, estafeta, prancha coletiva e insuflável, contemplando também um percurso de obstáculos, permitindo às crianças um são convívio em espaço público, ao ar livre.
Para além disso, e indo ao encontro dos gostos de outras faixas etárias, a programação terá à disposição dos jovens e adolescentes um espaço radical no Largo da Biblioteca, com uma conjunto de atividades radicais, com destaque para a instalação de uma parede de escalada, um slide e um espaço de airbungee.
Numa organização que conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Pombal, a animação tem início no dia 31 de maio, com as Pombalíadas, evento dirigido às escolas e jardins-de-infância da Freguesia de Pombal.
Um dos destaques da programação decorrerá no dia 2 de junho, no Jardim do Cardal, onde será apresentado o Musical da Disney, que reunirá diferentes personagens, de diferentes filmes da Disney. Com hora marcada para as 17H30, o espetáculo promete levar até aos novos a magia do universo Disney.
Nesse dia, para complementar a animação proposta para os mais novos e para as suas famílias, o Jardim das Tílias receberá um piquenique, onde os participantes são convidadas a trazer uma manta e a sua merenda, num momento que se pretende seja de partilha entre as famílias, num momento que contará com a presença da Minnie, do Mickey, do Pato Donald e do Pateta.
No dia 3, fechando a proposta programática do Município para estas comemorações, o Jardim do Cardal receberá novamente o Musical da Disney, num espetáculo dedicado à Educação Alimentar, com músicas alusivas a esta temática, que decorrerá no âmbito dos projetos “Heróis da Fruta” e “Vamos criar uma Horta”, tendo como público-alvo as escolas e jardins-de-infância que participaram, ao longo do ano letivo, naqueles dois projetos.
Ao longo dos dias 1 e 2 de junho os mais novos terão à disposição, para além do Parque Radical no Largo da Biblioteca, várias estações de animação no Jardim do Cardal, com insufláveis, pinturas faciais, xadrez gigante, passeios a cavalo, espaço discoteca, caça ao tesouro, dança, jogos tradicionais, aulas de yoga para famílias, demonstrações de karaté e perícia de andebol.
Para além da Junta de Freguesia de Pombal, as comemorações do Dia Mundial da Criança contam com a parceria do Planeta dos Gaiatos, da GNR, da escola de dança Danspirit, dos Jogos do Hélder, do Núcleo de Desporto Amador de Pombal e do xadrezista pombalense, Jorge Barrento.
A edição deste ano das Comemorações do Dia Mundial da Criança representa um investimento municipal de 12.750,00 euros.