segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Matou a sogra porque a confundiu com amante da ex-companheira

O Tribunal de Guimarães

O arguido, de 70 anos, disse que estava escuro e que não viu em quem estava a bater

O homem acusado de matar a sogra à paulada em Fontarcada, Póvoa de Lanhoso, disse hoje em tribunal que a sua intenção era apenas dar "duas cacetaditas" no alegado amante da sua ex-companheira.

No início do julgamento, no Tribunal de Guimarães, o arguido, de 70 anos, disse que, na altura dos factos, estava escuro e que, por isso, acabou por não ver em quem estava a bater.

Acabou por atingir na cabeça a sogra, de 90 anos, que estava acamada, provocando-lhe a morte.

Segundo alegou, a sua intenção não foi matar, mas apenas dar "duas cacetadidas" no seu alegado "rival".

Após o crime, foi ver um jogo de futebol para um café e depois foi para casa dormir, sem saber que tinha matado alguém. Só de madrugada é que foi "informado" pela Polícia Judiciária de que teria assassinado a sogra.

"Vieram-me logo as lágrimas aos olhos", confessou, num depoimento confuso, contraditório e muitas vezes incongruente.

O arguido está acusado de um crime de homicídio qualificado. Os factos remontam a 18 de fevereiro de 2016, quando o arguido foi a casa da ex-companheira e se apercebeu de um "vulto" numa das camas.

Suspeitando que seria o amante da sua ex-companheira, desferiu duas pauladas na cabeça, segundo o Ministério Público "com violência".

O arguido alegou que o homem em questão teria uns 50 anos e, fisicamente, "dava quase o dobro" dele. Em tribunal, disse que, da forma como desferiu as pauladas, se, em vez da sogra, tivesse atingido o "rival" este não teria morrido.

Anteriormente, o arguido e o alegado amante da ex-companheira já teriam trocado uns murros e, a partir daí, o "rival" andaria a ameaçá-lo, pelo que decidiu andar sempre com um pau de quase 80 centímetros de comprimento no carro, para se defender.

No dia do homicídio, e após abandonar o local onde atingiu a vítima, deitou fora o pau que usara. "Já não precisava dele para nada", alegou.

Disse que nunca se conformou com a decisão da ex-companheira de acabar com o relacionamento que mantinham há 15 anos. "Eu gostava dela e ainda gosto dela. Eu não estava convencido de que estava separado", disse ainda.

Fonte:DN

Eu, Psicóloga: 10 lembretes sobre a vida para você ter em mente quando se sentir um inútil

A vida muitas vezes pode ser difícil e  algumas vezes perdemos a esperança, ficamos desencorajados e não conseguimos descobrir o que fazermos para sairmos desta situação.

Em momentos como esses, precisamos nos lembrar das coisas que aprendemos, das coisas que já superamos em nossas vidas, e dos conselhos dos amigos e familiares. Aqui estão alguns lembretes para você ter em mente que vão te ajudar a passar por uma má fase e te ajudar a levantar:

1- Oportunidades estão em toda parte.

A cada novo dia o mundo oferece inúmeras oportunidades. Seu trabalho é perceber, estar aberto e fazer o melhor uso delas. Rubem Alves já dizia: A gente fica esperando que a alegria haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria...e não chega porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora.

2-Há pessoas que podem apoiá-lo e motivá-lo.

Talvez você esteja cercado por pessoas tóxicas, que só pensam em si mesmas, são negativas, queixam-se da vida, nunca escutam você, não respeitam seus objetivos e constantemente fazem você se sentir para baixo.

Você não precisa deles. Na verdade, se você continuar vivendo em torno deles, você não vai atingir seus objetivos ou se sentir mais feliz. Por isso não se esqueça que há outras pessoas com os mesmos interesses que os seus , grupos que você pode participar, amigos que você pode fazer. Então se levante e encontre-os.

3- Se você não gosta de algo em você, você sempre pode mudá-lo.

Não se sinta triste ou desmotivado se você odeia seu corpo, não é produtivo, não tem uma habilidade, não gosta de seu estilo, não está confiante ou são muito tímidos para falar com novas pessoas.

Tudo isso pode ser mudado. Primeiro você tem quer querer e depois saber o porquê você está fazendo determinada coisa e ser coerente. Se você não gosta de algo, se você realmente quer melhorar sua vida e se tornar uma versão melhor de si mesmo, mude, comece dando um pequeno passo a cada dia.

4- Nada é tão ruim quanto parece.

Muitos de nós temos a forte tendência em dramatizar situações e muitas vezes achamos que elas parecem piores quando na verdade tudo não é tudo isto, pois toda situação além de ser temporária e pode ser mudada. Tenha isso em mente.

5- A vida é simples.

Então pare de complicá-la.

Abandone suas expectativas irreais, pare de tentar adivinhar o que as pessoas querem dizer e perguntar diretamente. Jogue fora todos os pertences que você não usou ultimamente e faça algum espaço em seu apartamento.

Deixe de lado o passado e o futuro e concentre-se no agora. Elimine as tarefas de sua lista que alguém pode terminar, ou que não são urgentes, ou não têm nada a ver com seus objetivos e as coisas que você quer na vida. Foque no simples. Ame mais, beba água e não se esqueça do protetor solar.

6- Você não precisa fazer ou ter qualquer coisa em particular para ser feliz.

Muitas pessoas procuram a felicidade em fontes exteriores - sentem um vazio dentro delas e tentam enchê-lo amando alguém e passando todo seu tempo com ele, fazendo compras, festejando, mudando para outro lugar, mudando sua aparência, etc. E eles se sentem ainda pior depois disso.

Isso porque a felicidade pode ser encontrada apenas no interior. E esse vazio é um sinal de que você não fixou seu relacionamento consigo mesmo - você se não ama, aprecia, aceita e escuta a si mesmo.

Comece a fazer isso, comece o que você já tem e aprecie  as pequenas coisas, e você verá o mundo de um ponto de vista diferente - você vai encher os seus dias com gratidão e contentamento, e felicidade virá.

7- Falhas e erros são bênçãos.

Temos que parar de pensar que o erro é algo ruim na nossa vida. Falhar é a prova a maior de tentar, significa que você está fazendo algo com sua vida e isso o põe à frente da maioria das pessoas, que estão apenas sentadas  em casa, pensando no que querem da vida com medo de errarem.

Tentar algo e não ter êxito faz você mais experiente, mais forte, e permite que você saiba o que você não deve fazer na próxima vez. E se você aprender como encontrar a lição nela e não desistir, você eventualmente alcançará o sucesso.

8- Se for importante, você arrumará tempo.

Sejamos sinceros, a vida tem tudo a ver com a priorização. Se você diz que não tem tempo para algo, então não é tão importante para você. Porque se fosse, você descobriria uma maneira de ganhar tempo. Então nunca diga que você está muito ocupado para passar tempo com sua família, fazer o que você ama ou então.

Nossas prioridades se resumem em três coisas: interesse, disposição e tempo. Se você não possui disposição para encontrar tempo é porque nunca existiu real interesse.

9- Deixe ir tudo que te faça mal

Deixar ir é um processo doloroso, mas necessário. Ele ajuda você a libertar sua mente da carga e das dores do passado. Isto vale para tudo. Se algo não te acrescenta nada de bom, abra mão. Você não precisa. Você não irá se curar voltando para quem te machucou ou para o que te deixou em pedaços. Portanto, deixe ir.

10- Todo dia é uma chance de começar de novo.

Isso é um grande fato e eu adoro lembrar-me disso sempre que me sinto mal. É verdade. Não importa quantas vezes você falhou, quão ruim você se sentiu ontem e que dificuldades você passou, amanhã é outro dia, e você decide como iniciá-lo e como gastá-lo.

Por Debora Oliveira

Colheita de Sangue 18 de Janeiro das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


               

Dêem mais sentido à vida

Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do Cartão de Cidadão de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, nos Centros de Saúde (cuidados primários), agora também nos hospitais públicos através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… e a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2017 EM AVEIRO?
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133  

Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano 2017 pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt, podendo ser consultado no site indicado acima.

J. Carlos

Comemorações do 18 de Janeiro de 1934 Marinha Grande recorda movimento operário


Resultado de imagem para Comemorações do 18 de Janeiro de 1934 Marinha Grande recorda movimento operário
Esta semana comemora-se o 83º aniversário do movimento operário do 18 de janeiro de 1934 com exposições, conferência e o concerto de Pedro Abrunhosa, organizados pela Câmara Municipal da Marinha Grande. 

Com estas iniciativas, o Município pretende homenagear os operários e cidadãos marinhenses que participaram neste movimento, tendo-se constituído então como precursores da revolução do 25 de Abril de 1974.

O programa das comemorações do 18 de janeiro de 1934 é o seguinte:

17 de janeiro . terça-feira
17h30 às 23h00 . Praça Guilherme Stephens 
Vídeo-projeção alusiva à efeméride

18 de janeiro . quarta-feira 
Entrada gratuita nos Museus

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 . Foyer da Casa da Cultura
Apresentação de trabalhos alusivos ao 18 de janeiro de 1934 realizados pelos alunos das escolas do ensino básico do concelho

15h00 . Auditório da Resinagem
Excerto da peça de teatro “Menino de Vidro”, pela Oficina Teatro & Arte
Representação relativa ao 18 de Janeiro de 1934
Classificação etária: M/6
Entrada gratuita

15h30 . Auditório da Resinagem 
Conferência “O 18 de Janeiro de 1934”
Presença de:
Carlos Silva, secretário-geral da UGT;
Edmundo Pedro, histórico resistente do Movimento Operário e lutador pela Democracia em Portugal durante todo o período do Estado Novo; 
Hermínio Nunes, autor do livro “Antecedentes sociais do 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande”.

17h00 . Museu Joaquim Correia
Abertura da exposição fotográfica “100 Anos de Fotografia”

21h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens
Concerto com Pedro Abrunhosa

Teatro/improvisação para o público infanto-juvenil vai passar pelo Teatro-Cine de Torres Vedras

“Improcontos” vai passar pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 22 de janeiro, pelas 16h.

Este teatro/improvisação, criado e interpretado por Marco Luna da Compañía Petíteres, consiste numa “atividade criativa e recreativa onde os próprios espetadores participam ativamente na construção destes improcontos. A capacidade de criar em conjunto, estimulando a imaginação e as técnicas de improvisação, são os elementos mais importantes deste espetáculo, onde todos possuem um papel relevante na construção de pequenas histórias improvisadas, para contar e partilhar…”.
O preço dos bilhetes para este espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 2 euros.

Câmara Municipal de Torres Vedras

Estarreja já respira Carnaval!

A Câmara Municipal de Estarreja e a Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) apresentaram a edição de 2017 do Carnaval de Estarreja, numa conferência de imprensa que decorreu no Café-concerto do Cine-Teatro no dia 12 de janeiro. 

“O principal evento do concelho” absorve um “investimento considerável” que ultrapassa os 300 mil euros, conforme adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja. Para Diamantino Sabina, o Carnaval está a crescer e a organização está a dar “passos afirmativos” para um evento maior, mais qualificado e mais atrativo. 

A transformação começará este ano com melhorias no acolhimento do público, na estratégia de comunicação, a nível logístico e na programação. “Os visitantes vão ser muito bem recebidos” sublinha o Vereador da Câmara Municipal, João Alegria.

O responsável expressou um dos principais objetivos da programação deste ano e que passa pelo envolvimento da comunidade, por exemplo ao proporcionar visitas aos espaços onde tudo começa, concebendo um programa designado por “Fábrica da Fantasia”, cujo objetivo é mostrar  o processo de trabalho que os Grupos de Folia e as Escolas de Samba desenvolvem nas suas sedes. Estas visitas aos bastidores do carnaval decorrerão nos dias 11 e 19 de fevereiro, quando os preparativos estão em fase de ebulição, e a participação é gratuita e sujeita a inscrição para carnavalcomunica@cm-estarreja.pt, até dia 8 de fevereiro.

Outro toque de chamada, muito dirigido à comunidade, é o projeto “Toc’Acordar”, que pretende juntar músicos e não músicos, gentes de todos os lugares, pequenos e graúdos, à volta de um projeto de percussão onde os interessados participam em oficinas que resultarão numa parada e espetáculo de palco no dia 25 de fevereiro. Um projeto de percussão criativa com a assinatura dos Crassh. “Façam barulho, com alegria e espírito de Carnaval”, convida João Alegria.

Recuperando tradições, a chegada dos reis vai acontecer em noite de Marchas Luminosas (dia 22) na Estação da CP e os bailes de Carnaval assumirão um papel fundamental na noite de segunda-feira, dia 27 de fevereiro. O “Giro de Bailes” começa no tradicional baile de farnel dos Bombeiros Voluntários, passa pelo Cine-Teatro com música ao vivo do angolano Chalo Correia e termina com o concerto de Forró Miór na Praça Francisco Barbosa. A festa entra pela noite dentro nos bares da cidade.

Outra das inovações deste ano passa pela integração do Cine-Teatro que durante estes dias passa a ser um CTE Folião. Pelo seu palco passarão nomes como Eduardo Madeira, Hugo Sousa e João Seabra, numa produção exclusiva denominada “Estarreja Comedy Show” agendada para dia 11, e António Zambujo que brinda o Carnaval de Estarreja com ritmos da MPB ao cantar Chico Buarque no dia 18. 

O Carnaval Infantil será o primeiro grande desfile a sair à rua onde os mais pequenos brincam ao Entrudo, estando contabilizada para já uma participação de 1200 figurantes no dia 19 de fevereiro.

Nas sedes dos grupos de Carnaval, “vão-se desenvolvendo os seus enredos e já se perdem noites em Estarreja”, diz Pedro Mendes, Presidente da Associação do Carnaval de Estarreja. “O investimento dos grupos é brutal” e Pedro Mendes antevê um Grande Corso ainda mais espetacular com a presença de 5 escolas de samba e 7 grupos de folia. Para tal contribuirá o aumento do subsídio direto da Câmara, visto como “extremamente importante” para reforçar a qualidade com que se apresentam os grupos. “Estão criadas as condições para que seja um grande Carnaval. Estamos a trabalhar nesse sentido”, sublinha.

O preço dos bilhetes para os Grandes Corsos, que se realizam a 26 (domingo de Carnaval) e 28 de fevereiro (terça-feira), mantem-se, sendo de 5€ para a entrada e 5€ para as bancadas, e podem ser adquiridos a partir de 1 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura (mais informações aqui). 



A Lókas é a simpática mascote do Carnaval

Durante a sessão foi apresentada a imagem do Carnaval que retrata um elemento visual e simbólico relacionado com o concelho. A ilustração inspirada na espécie Lutra-lutra, a comum lontra, saiu da toca, onde se esconde durante todo o ano, para festejar o Carnaval e transformar-se no que quiser com a ajuda das máscaras e fantasias. Assim nasce a nova mascote do Carnaval de Estarreja, a brincalhona e simpática Lókas.


“Rostos do nosso Carnaval” valoriza os protagonistas

“Rostos do nosso Carnaval” é um projeto já lançado nas redes sociais e que está a ter um feedback muito positivo. Com esta iniciativa, a organização quer valorizar as pessoas que fazem o Carnaval, seja do passado, do presente ou do futuro do evento que tanto orgulha e está enraizado nesta população. Com estes vídeos pretende-se dar a conhecer rostos cujas histórias podem ser desconhecidas pela maioria mas merecem ser partilhadas e vividas por todos. A organização aceita sugestões, basta enviar um e-mail para carnavalcomunica@cm-estarreja.pt e explicar porque razão essa pessoa pode ser um “Rosto do nosso Carnaval”!



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja

Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 
Tlm. 925651656 | Web www.cm-estarreja.pt


Grupo Cénico de Direito atua a 21 de janeiro Cine-Teatro Actor Álvaro exibe teatro

O Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria, é palco da exibição da peça “A Casa de Bernarda Alba”, pela companhia de teatro Cénico de Direito, no dia 21 de janeiro (sábado), pelas 21h30.

A iniciativa é organizada pelo Teatresco Grupo de Teatro, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A sinopse da peça refere que “depois de enviuvar pela segunda vez, Bernarda Alba impõe às suas cinco filhas um rigoroso luto de oito anos. Quando Angústias, a primogénita e única filha do primeiro marido, herda uma enorme fortuna e atrai a atenção de Pepe Romano, o mais omnipresente e ausente personagem desta história, geram-se entre as irmãs sentimentos e tensões com consequências trágicas...”.

A Casa de Bernarda Alba é “uma tragédia, severa e simples, como a classificou o próprio Lorca: a tragédia das mulheres das aldeias espanholas, acorrentadas a preconceitos e mitos que um convencionalismo social, tão cruel como vazio de valores, defende a toda a custa, mesmo que cause a anulação do ser humano”.


Ficha artística:
Encenação: Pedro Wilson
Produção: Cénico de Direito
Elenco: Carina Rito, Mónica Rodrigues, Andreia Susano, Mónica Alves, Maria Antónia Silva, Joana Pinto, Joana Gomes da Silva, Analdina Pereira, Susana Mourão, Filipe Vasques


Preço: 3 euros (bilhetes à venda no dia do espetáculo)

Exposição coletiva Galeria Municipal inaugura em Vieira de Leiria

No próximo dia 20 de janeiro (sexta-feira), pelas 19h00, é inaugurada a Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Marinha Grande que assinala este facto através da abertura da exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar”, que reúne obras de 24 artistas convidados pelo artista vieirense Aquilino Ferreira.

Integra-se nas comemorações do centenário da restauração do concelho da Marinha Grande, ocorrida no dia 20 de janeiro de 1917, através da qual foi alcançada a sua autonomia política, económica, social e cultural.

A exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar” apresenta trabalhos de pintura dos seguintes artistas:


Aquilino Ferreira
Bruno Neto
Catherine Morisseau
Mutes
César Carvalho
Conceição Ruivo
F. Maria Prosa
Fátima Ferreira
Fernanda Curado
Ferreira Barbosa
Helena Poinha
José Eliseu
José Silva
Isabel Pereira
Lemos Djata
Milena Soares
Olinda Colaço
Rui Moco
Stélia
Sophie Cravo
Ulrich Hilmer
Zacarias
António Santos
Margarida Lopo.


A mostra está patente na Galeria Municipal de Vieira de Leiria, de 20 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 22h00, e ao sábado e domingo, das 15h0 às 23h00.

Tony Vitorino homenageado na Galeria

A Galeria Tony Vitorino vai funcionar num espaço que já acolheu a Fonoteca Municipal  e dedicar-se-á à apresentação de exposições e outras formas de criação artística na área das artes visuais.

Foi atribuída a designação de Tony Vitorino, como forma de homenagear este pintor vieirense associando o seu nome a um espaço de promoção e divulgação artística.

António Rodrigues Vitorino – mais conhecido por Tony Vitorino – nasceu em 5 de abril de 1938, na Praia da Vieira, e faleceu em 21 de janeiro de 2002. Teve formação em Belas Artes na Escola António Arroio e realizou exposições em diversos países onde viveu - para além de  Portugal, também França, Alemanha, entre outros, - onde representou, através da sua obra, a cultura vieirense e a arte xávega da Praia da Vieira.

A Galeria tem como objetivos a dinamização e divulgação cultural e artística, na perspetiva da valorização das artes visuais e da cultura local e regional, garantindo a sua fruição; a promoção de eventos relacionados com as temáticas associadas ao concelho e à região; a descentralização da arte e cultura portuguesas, valorizando a afirmação da arte portuguesa e a divulgação da internacional, apostando na formação de públicos e incentivando à criação artística.

Estão previstos o desenvolvimento de parcerias com instituições nacionais e estrangeiras interessadas na prossecução de objetivos comuns; a implementação de um programa anual de eventos diversificados, principalmente exposições de artes visuais, não excluindo outro tipo de eventos como workshops, cursos, palestras, entre outros, com duração variável, dependendo da sua natureza, objetivos e mais-valias.

Albergaria-a-Velha assiste ao nascimento de nova equipa de ciclismo

Albergaria-a-Velha vai assistir ao nascimento de uma nova equipa de ciclismo, que conta com o Albergariense Edgar Pinto como chefe de fila. No próximo sábado, dia 21 de janeiro, o Cineteatro Alba é palco da apresentação ao público e à imprensa da LA Alumínios–Metalusa– BlackJack.

 Nascida a partir da antiga LA Antarte, a nova equipa mantém o patrocinador principal, a L.A. Alumínios, e conta agora com novos apoios da Metalusa, empresa do ramo dos componentes metálicos, instalada na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha desde 1990, e da BlackJack, empresa de fabricantes de rodas de bicicletas, com sede em Eixo, Aveiro. A Câmara Municipal é o apoiante institucional, tendo disponibilizado as instalações para a sede do Clube de Ciclismo FJP que detém a formação de ciclismo.

A apresentação da LA Alumínios–Metalusa–BlackJack decorre no sábado, em dois momentos distintos. O Espaço Café-Concerto acolhe durante a tarde uma conferência destinada à imprensa, enquanto a Sala Principal recebe à noite, às 21h00, um concerto acústico dos Anjos, que tem lugar depois da apresentação dos ciclistas. Os bilhetes têm o preço único de dez euros.

  O Presidente da Câmara Municipal destaca a importância do surgimento de uma equipa desta dimensão no Município, “não só por trazer de volta um dos filhos da casa, o Edgar Pinto, que fez várias temporadas no estrangeiro, mas também porque vai ser possível lançar o nome de Albergaria por todo o País, sendo um motivo de atração e orgulho para o nosso Concelho”.

António Loureiro destaca ainda um outro aspeto, que é o facto de a LA Alumínios–Metalusa– BlackJack vir a contar com uma equipa de paraciclistas. “Quando apoiámos a realização da Volta a Albergaria, em 2014, que é organizada pelo Clube de Albergaria, a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, pediu que fosse realizada uma prova de paraciclismo, uma forma de apoiar e relevar as pessoas com deficiência, uma competição inclusiva que permitisse juntar os principais atletas da modalidade. A prova foi realizada, faz parte da competição nacional desde essa altura e revelou-se um sucesso”, explicou o Presidente da Câmara.

  A LA Alumínios–Metalusa–BlackJack vai estar em três frentes em simultâneo. O ciclismo de estrada é a grande aposta, mas vai ter presença no BTT e no Paraciclismo, tendo já contratado Telmo Pinão, que esteve em evidência nos últimos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Além de Edgar Pinto, a equipa Albergariense já anunciou as contratações de Luís Afonso, João Matias, Carlos Santos, Joaquim Gonçalves, César Fonte e Hugo Sancho. A direção desportiva está a cargo de José Augusto Silva, que tem ao seu lado Fernando Pinto e Paulo Silva, enquanto Pedro Pinto é o mecânico da equipa. A estreia vai ser já em fevereiro, na Volta ao Algarve, e a LA Alumínios–Metalusa–BlackJack promete bater-se de igual para igual com as restantes equipas nacionais.

Chineses preferem falar “distinto senhor” e “madame” em lugar de “camarada”


Chineses preferem falar “distinto senhor” e “madame” em lugar de “camarada”

Luis Dufaur (*)

Aluna do ciclo primário faz saudação quotidiana à sua professora. Antigos costumes voltam e restabelecem a hierarquia e a ordem.

Uma das práticas mais simbólicas do radical comunismo chinês está desaparecendo de facto. Não é a primeira que morre, mas é uma das mais sensíveis para a metafísica igualitária socialista.
Falando para os 90 milhões de membros do Partido Comunista Chinês, o presidente Xi Jinping enviou uma única e fundamental mensagem:
Não me chamem de presidente, não me chamem de secretário do partido. Chamem-me ‘camarada’” (“tongzhi” em chinês).
O igualitário tratamento de “camarada” foi obrigatório e universal na China marxista, escreveu o “The New York Times”.
Porém, hoje o tratamento de “tongzhi” ganhou conotações sexuais e afetivas, sendo típico no relacionamento entre o público LGBT, explicou o jornal nova-iorquino.
Por isso, o Centro de Pequim para LGBT se autodenomina Beijing Tongzhi Zhongxin, ou Centro Camarada de Pequim.
Mao (centro esquerda) quis fazer a igualdade completa entre 'camaradas' na Revolução Cultural.






























O povo chinês não quer saber de todo esse igualitarismo e na vida prática abandonou a vulgar fórmula.
Afinando com a tendência popular, a Secretaria de Transporte Municipal de Pequim divulgou circular em fins de maio de 2016 recomendando aos motoristas e cobradores de não mais tratarem os passageiros de “camaradas”, informou a mídia oficial.
Utilizar o termo camarada para se dirigir ao público não é apropriado”, explicou um funcionário da prefeitura ao jornal oficial “Jornal para a Juventude de Pequim”.
Desde essa data, nos ônibus da cidade só se ouve falar de “senhoras” e “senhores”. Mas também de “amiguinhos” para as crianças, de “alunos”, se estão indo à escola, e de “estudantes” para ao maiorzinhos.
Para os estrangeiros vale “jovem senhorita”, “bela senhora”, “distinto senhor” e até “mestre” (categoria que na Revolução Cultural foi cruelmente chacinada). Também se pode ouvir o requintado “madame”.
A recomendação oficial para a terceira idade é de tratar de “mestre ancião” ou “senhor ancião”. A exceção é para os saudosistas da velha guerra de classes comunista, que ainda usam o macacão único maoísta. Estes podem ser tratados de “velhos camaradas”, noticiou o jornal “La Vanguardia” de Barcelona.
O termo “camarada” veio da União Soviética, para exprimir maior igualdade. Mas na última década passou a ser usado como sinônimo de homossexual, diz “La Vanguardia”.
Até o tradutor de Google adotou o novo uso. Os caracteres de “tongzhi guanxi” — literalmente “relacionamento camarada”— são traduzidos por “relacionamento homossexual”, observou o “The New York Times”.
Por isso, os chineses mais jovens sentem-se envergonhados quando alguém se dirige a eles usando “camarada”.
Tudo acontece como se a revolução homossexual fosse a mais autêntica continuadora da revolução comunista que exterminou mais de cem milhões de seres humanos no século XX.
Ninguém mais na rua usa o termo evocador dos anos sinistros. Ele pode ser ouvido nas sessões solenes da cúpula do Partido Comunista e se encontra em escritos e discursos oficiais dos líderes marxistas. E mais nada.
Mas nos níveis inferiores do mesmo partido é comum ouvir “chefe” “diretor”, “grande pai”, e até “irmão”.

Um dos problemas – observa o jornal nova-iorquino – é que a mudança no tratamento muda a consideração mútua entre as pessoas, inclusive dentro do partido, porque se sentem hierarquizadas, respeitadas e reconhecidas pelo que elas são.
Alunos do curso primário agradecem a seus pais por tê-los enviado à escola.
O espírito revolucionário recua na China

Em sentido contrário, os cidadãos percebem o rebaixamento que sofriam com o igualitário “camarada” no regime comunista.
Na ultima reunião geral do ano do Partido Comunista, o Comitê Central emitiu uma instrução dizendo que “todos os membros do partido têm que se tratar reciprocamente de ‘camaradas’”.
Os especialistas comentaram essa imposição com muito ceticismo e acham que a instrução não vai mudar muita coisa.
Hoje, todos os que entram no partido andam à procura de dinheiro”, disse o escritor e historiador Zhang Lifan. “Você já não pode chamar essas pessoas de camaradas”.
E referindo-se ao “camarada máximo Xi Jinping” e ao cerne duro do partido, Zhang comentou com ironia: “Você pode dizer que todos os membros do partido são camaradas. Mas há uns que são mais camaradas que os outros”.
Esses tiranizam o povo que lhes está dando as costas na vida cotidiana.

          ( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM