terça-feira, 29 de outubro de 2019

Região de Aveiro | O DESASSOREAMENTO DOS CANAIS DA RIA, NOS DIVERSOS FÓRUNS


O Movimento de Amigos da Ria de Aveiro – MARIA - tem tido uma intensa atividade, por forma a estarem informados do andamento da Empreitada de Desassoreamento dos Canais da nossa Ria.
Os responsáveis do MARIA desejam estar esclarecidos sobre o andamento e a forma como estão a ser executadas as dragagens e os meios disponibilizados para a execução dos trabalhos, nas quatro frentes em simultâneo. As dragas de sucção hidráulica estão distribuídas pelos Canais de Ovar, Murtosa, Boco/Ílhavo e Mira/Costa Nova.
O Desassoreamento dos Canais da Ria é considerado de muito interesse e, absolutamente, imprescindível para contrariar a tendência natural do assoreamento de alguns canais e a Polis Litoral merece o nosso aplauso pelo empreendimento.
Estivemos em 24 de Outubro de 2019, na Fábrica da Ciência Viva, a assistir a uma Mesa Redonda e a interpelar os oradores. Como sempre o Dr. João Miguel Dias da UA, deliciou-nos com a sua visão sobre o assoreamento da Ria e o Eng. Luís Bandeira, da Polis Litoral, apresentou uma súmula dos locais a dragar e dos meios disponibilizados.
Estivemos interventivos colocando diversas perguntas, que já se encontram plasmadas noutros artigos nossos, pelo que nos abstemos de as repetir.
No dia seguinte, dia 25, Paulo Ramalheira e Humberto Rocha tiveram uma intervenção na Rádio Terra Nova, em que foram expostas as suas dúvidas e a esperança de que a dragagem possa incluir os acessos às Marinas dos Desportistas Náuticos e que haja uma continuidade, ou pelo menos acções regulares, que garantam a navegabilidade da Ria de Aveiro.
O áudio dessas Conversas da Manhã do Espaço MARIA está disponível no site da RTN, pelo que também não nos alongamos neste artigo.

Humberto Rocha



Região de Aveiro | DESASSOREAMENTO DOS CANAIS DA RIA DE AVEIRO POLIS LITORAL - VISITA AO CANAL DO BOCO - VAGOS


A empreitada de Desassoreamento dos Canais da Ria de Aveiro está em velocidade de cruzeiro, abarcando 4 frentes, designadamente, nos canais de Ovar, da Murtosa, de Mira/Costa Nova e do Boco/Ilhavo/Vagos.
Foi efectuada, em 21 de Outubro, uma visita pela Polis Litoral, pela CIRA e pelos autarcas às dragagens em Vagos, a sul da Ponte de Água Fria, com apresentação do andamento da obra, com possibilidade de colocação de dúvidas e perguntas pelos jornalistas e utilizadores da Ria.
Humberto Rocha como utilizador da Ria e Presidente da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré -ANRGN- considera de muito interesse e, absolutamente, imprescindível, a empreitada de Desassoreamento dos Canais da Ria de Aveiro e felicita a Polis Litoral pelo empreendimento.
Colocou perguntas que gostaria de ver esclarecidas:
  1. Estando previsto que o desassoreamento vai ser executado, exclusivamente, com dragas de sucção hidráulica, parece haver dificuldade em remover os montes de craca (Thorácica), de consistência calcária, a sul da Ponte da Gafanha-Aveiro no Canal do Boco/Ílhavo?
Como vai ser solucionado este problema?
Foi respondido que o empreiteiro terá de resolver o problema, possivelmente, utilizando outro tipo de draga. Assim o esperamos.
  1. Como vão assegurar o caudal ecológico nos troços terminais dos canais do Boco e de Mira, para sul da Ponte Vagos/Fareja e Ponte da Vagueira, dado que as dragas, atualmente em trabalhos, parecem demasiado grandes?
Foi respondido que vai ser utilizada uma draga mais pequena.
  1. Vão ser dragados os acessos às Marinas, de acordo com o Projeto de Desassoreamento da Ria, que prevê que “Em todos os canais e esteiros, assegurou-se a ligação aos diversos cais, sempre que possível e justificado”?
Quanto a justificação, nada mais justificado, pois as Marinas têm cais de atracação para muitos barcos de recreio e outros. E pensamos que é possível, pois estamos a falar no acesso à Marina e não na dragagem da Bacia da Marina.
Esperamos que a empreitada tenha em conta os desportistas náuticos e que possam, livremente, entrar e sair, practicamente, em todas as marés.

Humberto Rocha



Oeste | FESTIVAL ART&TUR TROUXE OS MELHORES FILMES DE TURISMO A TORRES VEDRAS

A 12.ª edição do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo realizou-se em Torres Vedras, entre 22 e 25 de outubro. O festival deu a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas a nível nacional e internacional, com a exibição de 80 filmes.
O ART&TUR começou por se realizar em Barcelos, tendo no ano transato iniciado a sua itinerância pela Região Centro, com a passagem por Leiria. Viseu e Aveiro são as próximas cidades a acolher este festival.
A 12.ª edição teve início em Santa Cruz, no dia 22, com uma homenagem ao poeta Kazuo Dan, seguindo-se uma sessão dedicada aos melhores filmes de surf, que decorreu no Noah Surf House.
A sessão de boas-vindas realizou-se no dia seguinte, marcando o início da programação no Teatro-Cine de Torres Vedras. O momento contou com a presença de Francisco Dias, diretor do festival ART&TUR, Bruno Manique, presidente da Centro de Portugal Film Commission - CPFC, Rita Cadima, vice-presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
O dia ficou ainda marcado pelo início da conferência internacional "Marketing turístico e gestão de marcas de destino", que decorreu durante os três dias do evento, com sessões em simultâneo no Teatro-Cine de Torres Vedras e no auditório do edifício Paços do Concelho
Ao longo dos três dias do festival, foram exibidos 80 filmes e realizaram-se várias sessões da conferência internacional, contabilizando no total cerca de 700 assistências. Já a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no dia 25 de outubro, levou cerca de 200 pessoas até ao Teatro-Cine de Torres Vedras.
331 filmes, oriundos de 52 países, estiveram em competição na edição deste ano, sendo 219 submetidos à competição internacional e 112 à nacional. Coube a um júri internacional, composto por peritos de 15 países, eleger os vencedores nas diversas categorias.
Na competição internacional, o grande vencedor foi Bheki the Mbhaco Maker, um filme que promove a cultura sul-africana, dirigido por Teboho Mahlatsi e produzido por Gavin Joubert, Marc Harrison e Wakhile Sithole.
Ocean – the art of dining., do realizador Eduardo de Sousa (Flavour Productions), conquistou o grande prémio na competição nacional. Esta produção apresenta o restaurante algravio Ocean, que conta com duas estrelas Michelin.
No ART&FACTORY, o vencedor foi o filme Living it Together, produzido por  Marco Calábria, Bruno Nishino, Leandro Miranda e Alcides da Costa Júnior. Este foi um concurso que desafiou quatro equipas de produção audiovisual a produzir filmes em Torres Vedras, durante a semana que antecedeu o início do evento. Do ART&FACTORY, resultaram mais três filmes: AssentaTorres Vedras, An awaiting adventure for you e Sound of Center.
Nesta edição, o público também pôde escolher os seus favoritos, através de uma votação online. O filme Turismo Centro Portugal – Are You Ready?, realizado por Pedro Vieira e produzido pela Slideshow, foi eleito como o melhor filme de turismo na competição internacional, contabilizando 1.555 votos.
Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor, com 1.272 votos, foi A vida ao centro, realizado por Raquel Oliveira Martins e produzido pela Câmara Municipal da Marinha Grande.
Já nos documentários, venceu o filme O Mestre da Farinha, realizado por Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produzido por Fartura – Comidas do Brasil, que conseguiu obter 693 votos.
Sublinhe-se que o ART&TUR é uma das 17 etapas do circuito do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT em que se decide, anualmente, os dez melhores filmes de turismo do mundo. O festival é, desde 2008, membro oficial deste comité, que promove a excelência na promoção turística audiovisual a nível mundial, premiando e reconhecendo os melhores filmes produzidos para promover um destino ou produto turístico.

Vencedores da 12.ª edição do ART&TUR:

Prémios Escolha da Público

Melhor Filme Turismo – Competição Internacional

Turismo Centro Portugal – Are You Ready? (1555 votos)

Melhor Filme Turismo – Competição Nacional

A vida ao centro (1272 votos)

Melhor Documentário

O Mestre da Farinha (693 votos)

ART&FACTORY

Vencedor 

Living it Together - Equipa do Brasil (liderada por Marco Calábria)

Menção Honrosa

Sound of Center - Equipa do Japão (liderada por Tsuyoshi Kigawa)

Menção Honrosa

Assenta - Equipa do Japão (liderada por Naoyuki Matsudaira)

Competição Nacional

Destinos Turísticos: Regiões

1º lugar – Região de Leiria – Vem, só faltas tu!
2º lugar – Ribatejo

Destinos Turísticos: Cidades/Locais

1º lugar – Em Cada Passo, um Sentido
2º lugar – A vida ao centro

Destinos Cinematográfico

1º Lugar – Porto Film Commission – A location for every story
2º Lugar – Baião –Terra Milenar

Turismo Cultural

1º lugar – Turismo Universidade de Coimbra – Serenata a Coimbra
2º lugar – Museu do Brincar

Eventos e Congressos

1º lugar – Algarve Chefs Week – Street Food
2º lugar – Festival de Street Art Viseu 2018

Gastronomia

1º lugar – Tavira Genuína e Inspiradora
2º lugar – Região de Coimbra | Região Europeia de Gastronomia 2021 | A Million Food Stories

Restaurantes

1º lugar – Ocean – The art of dining.
2º lugar – Fifty Seconds


Hotéis & Resorts

1º lugar – O Lugar Onde se ReEncontram – Vila Galé Hotéis
2º lugar – The Turn Key Club

Ecoturismo

1º lugar – Alto Minho Destino Sustentável TOP 100 – Green Destinations
2º lugar – Algarve Bonito por Natureza – Monchique

Turismo de Natureza

1º lugar – Pampilhosa da Serra – Centro Comercial da Natureza
2º lugar – Parque das Serras do Porto

Turismo Ativo

1º lugar – Grande Rota do Guadiana – GR15
2º lugar – Abutres 2019 Trail World Championships

Experiências Memoráveis

1º lugar – A sua viagem começa aqui
2º lugar – Montalegre, o Reino Maravilhoso

Lugares de Sonho

1º lugar – Identidade de um território
2º lugar – How Far Do You Go?

Sítios Património da Humanidade

1º lugar – Tomar – Seu Próximo Destino
2º lugar – Sintra – Portugal

Prémio Diretor do Festival

À Conquista do Pau de Sebo

Melhor Documentário

Sérgio Cosme – The Guardian Angel of Nazaré

Grande Prémio Nacional

Ocean – The art of dining.

Competição Internacional

Anúncios publicitários

1º lugar – Madrid Embraces You – Museum
2º lugar – Mindfulness In Austria’s Nature

Campanhas Publicitárias

1º lugar - Insiders Guide To Riga
2º lugar - Legends of Catalonia

Destinos Turísticos: Países

1º lugar - Bheki the Mbhaco Maker
2º lugar - Italia: where “WOW” belongs

Destinos Turísticos: Regiões

1º lugar - Turismo Centro Portugal - Are You Ready?
2º lugar - Green Azores Outdoor Stories

Destinos Turísticos: Cidades

1º lugar - Undiscovered Taipei
2º lugar - Insiders Guide To Riga

Locais de Rodagem 

1º lugar - Porto Film Commission - A location for every story
2º lugar - Yoron Island Japan in 8K HDR

Turismo Cultural

1º lugar - Madrid Embraces You - Museum
2º lugar - Avani: Lisbon Hot Spots with Cuca Roseta

Eventos e Congressos

1º lugar - Acting For Cannes, Acting For You
2º lugar - Europeade 2018

Enoturismo

1º lugar - Alentejo Enotourism
2º lugar - Enoturismo Galicia. Alma, corazón y vino

Turismo Gastronómico

1º lugar - Fifty Seconds
2º lugar - El Amor Existe

Turismo Ativo

1º lugar - Green Azores Outdoor Stories
2º lugar - Fall In Love With This Land

Surf

1º lugar - The Flow - An Eisbach Story
2º lugar - Life Rolls On: Back to the Water

Ecoturismo

1º lugar - Gran Canaria, Fairytale Island
2º lugar - Arriving Together

Atrações Naturais

1º lugar - Green Azores Outdoor Stories
2º lugar - Zambezi - Children of the River

Atrações Culturais

1º lugar - Undiscovered Taipei
2º lugar - Niigata - A Hidden Gem

Sítios de Património Mundial

1º lugar - The bread, the wings and the sword
2º lugar - Bom Jesus do Monte, Braga - A Sanctuary in the Sky

Turismo Sustentável

1º lugar - Fall In Love With This Land
2º lugar - Overberg Meander

Desenvolvimento Sustentável

1º lugar - Sides of a Horn
2º lugar - America First - Nature Last

Experiências Memoráveis

1º lugar - 40th Anniversary Of Madrid Pride
2º lugar - Niigata - A Hidden Gem

Experiências Imersivas

1º lugar - Zambezi - Children of the River
2º lugar - Gefangen auf dem Königstein

Programas de Televisão

1º lugar - Projeto Contrafluxo
2º lugar - We Welcome

Arte, Música e Cultura

1º lugar - Amazônia Groove
2º lugar - Parasol Peak

Biografias

1º lugar - Alone through Iran - 1144 miles of trust
2º lugar - Le Passeur de la Nahanni

Aventuras, expedições e viagens

1º lugar - The Spirit Of Flatness
2º lugar - Go Explore - The Legendary Bujang Senang

Etnografia e Sociedade

1º lugar - Tribes on the Edge
2º lugar - Tuna on Tour

Ambiente e Ecologia

1º lugar - A Sustainable Journey
2º lugar - Voices From Home

Natureza e Vida Selvagem

1º lugar - Adventure of a lifetime - Home to Formosa Rock Monkeys
2º lugar - Identidade de um território

Documentários Curtos (até 30’)

1º lugar - The Spirit Of Flatness
2º lugar - A Sustainable Journey

Documentários (até 90’)

1º lugar - Overbooking
2º lugar - Aotearoa - We Are All Made Of Stars

Melhor WebDoc

Wildlings

Melhor Filme Ibérico

Green Azores Outdoor Stories

Melhor Filme Europeu

Italia: where “WOW” belongs

Melhor Filme Asiático

Niigata - A Hidden Gem

Melhor Filme Sul-americano

O Mestre da Farinha

Melhor Filme Africano

Bheki the Mbhaco Maker

Melhor Documentário

Tribes on the Edge

Grande Prémio Internacional

Bheki the Mbhaco Maker

Fotografia: ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo

Negócios | AHRESP vai certificar os melhores restaurantes da Região de Aveiro

Resultado de imagem para AHRESP vai certificar os melhores restaurantes da Região de Aveiro
  • Programa "SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos" já selecionou os restaurantes de eleição nas Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.
     

  • Segue-se a Região de Aveiro, onde a AHRESP vai realizar três Sessões de Esclarecimento gratuitas.

AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal de Portugal vai avançar para a certificação dos melhores restaurantes da Região de Aveiro. A iniciativa, que tem o apoio do Turismo Centro de Portugal, do Turismo de Portugal e da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro, insere-se no programa “SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos”, que já certificou estabelecimentos de restauração dos territórios de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.
O programa “SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos” foi criado com o propósito de afirmar o património gastronómico português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística e num produto estratégico e competitivo para as empresas e para o país.
Para poderem exibir nas suas instalações uma placa distintiva e um diploma do programa, os estabelecimentos selecionados necessitam de cumprir uma extensa lista de requisitos, que vão desde a formação e o desempenho dos colaboradores às boas práticas de higiene e segurança alimentar, passando pela acessibilidade e segurança. A qualidade e origem das matérias-primas, o empratamento e apresentação final do prato, a execução culinária e a apreciação aromática e degustativa são igualmente elementos preponderantes na avaliação dos estabelecimentos candidatos.
Este programa é um instrumento promocional muito importante para os restaurantes, porque certifica a alta qualidade da sua oferta, atraindo mais visitantes, e incentiva outros restaurantes a elevar a fasquia da sua oferta”, afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.
A AHRESP vai organizar sessões de esclarecimento na Região de Aveiro, para dar a conhecer aos restaurantes as vantagens de se candidatarem ao programa SELEÇÃO. As sessões de esclarecimento vão ter lugar em Ovar (31 de outubro, 16h00, Escola de Artes e Ofícios), Sever do Vouga (5 de novembro, 16h00, Auditório da Biblioteca Municipal) e Aveiro (18 de novembro, 16h00, Auditório da Biblioteca Municipal).
As inscrições nas sessões de esclarecimento são gratuitas e podem ser efetuadas no website da AHRESP, em https://ahresp.com/o-associado/o-programa-selecao-gastronomia-e-vinhos
Melhores restaurantes de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra já foram distinguidos
A certificação dos melhores restaurantes da Região de Aveiro segue-se às distinções dos melhores estabelecimentos das CIM Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.
Viseu Dão Lafões foi o primeiro território a receber o programa SELEÇÃO, em 2016 e 2017. No total, inscreveram-se 44 restaurantes, dos 14 concelhos desta CIM, tendo 30 recebido o diploma. A cerimónia de entrega, presidida pela secretária de Estado do Turismo, teve lugar no Teatro Viriato, em Viseu.
Seguiu-se a Região de Coimbra, em 2018 e 2019. Aqui, receberam a distinção 85 restaurantes, representantes dos 19 municípios. Os diplomas foram entregues numa cerimónia no Convento São Francisco, em Coimbra, igualmente na presença da secretária de Estado do Turismo. Foi também distribuído um guia de bolso com os restaurantes contemplados.
Os restaurantes já distinguidos no programa SELEÇÃO são os seguintes:
Região Viseu Dão Lafões
Aguiar da Beira - O Tenreiro.
Carregal do Sal - Hotel Restaurante Salinas.
Castro Daire - Rodízio Beirão.
Mangualde - Hotel Rural Mira Serra; Valério.
Nelas - Hotel Urgeiriça; Zé Pataco.
Penalva do Castelo - Casa da Ínsua.
Santa Comba Dão - A Lampreia; Nova Cidade; O Chafariz.
São Pedro do Sul – Camponês; S. Tiago; Telheiro da Ana.
Tondela - 3 Pipos.
Vila Nova de Paiva - O Trapalhão.
Viseu –  Casa Arouquesa; Cervejaria Antártida; Dux Palace; Forno da Mimi & Rodízio Real; Mesa da Sé; Mesa de Lemos; Montebelo Viseu Hotel & SPA; Muralha da Sé; Quinta da Magarenha; Rodízio do Gelo; Santa Eulália; Santa Luzia.
Vouzela - Mira Serras; Quinta da Cavada.

Região de Coimbra
Arganil - A Grelha.
Cantanhede - Cabana do Pastor (Murtede); Faisão (Tocha); Feiticeiro da Cidade (Cantanhede); Júlia Duarte (Murtede); Marquês de Marialva (Cantanhede); O Verdadeiro Pingão (Ançã).
Coimbra - A Taberna; Albatroz; Cervejaria Praxis; Cervejaria Via Lusitânia; Cordel Maneirista; D. Duarte II; Dom Espeto; Dux Petiscos e Vinhos; Dux Taberna Urbana; Fangas Maior; Fangas Mercearia & Bar; Fornos de São Domingos; Janelas do Mondego; Munich; Munich Dois; Nacional; Napolitano; Neptuno; Norton; O Açude; O Garfinho à Portuguesa; O Pipo; O Trovador; Panorama - Hotel D. Luís; Pedro & Inês - Quinta das Lágrimas; Piscinas do Mondego; Refeitro da Baixa; Sete; Solar do Bacalhau; Tasca de Santana; Temudus Dois; Toscana.
Condeixa-a-Nova - Bairradino dos Leitões; O Paço da Vila; O Regional do Cabrito; Pousada de Condeixa; Restaurante .Come; Tinella.
Figueira da Foz – Bijou; Caçarola Dois; Casa Marquinhas (Lavos); Fernando's Hideaway; O Marégrafo; O Peleiro (Paião).
Lousã - Casa Velha; O Burgo; O Tó dos Frangos; Sabores da Aldeia (Candal); Villa Lausana.
Mealhada - Churrasqueira Rocha; O Castiço; Octávio dos Leitões (Ventosa do Bairro).
Mira - Alpendre Tapas & Bar; Keep Calm; Real.
Miranda do Corvo - Museu da Chanfana; Zé Padeiro.
Montemor-o-Velho - Dona Raquel; Manjar do Tojal (Pereira); Patinhos (Carapinheira).
Mortágua - Aldeia Sol; Lagoa Azul.
Oliveira do Hospital - Cristina (Aldeia Formosa), João Brandão (Aldeia das Dez); L'Artista (Catraia de S. Paio); O Gouveia (Lajeosa); Olea - Museu do Azeite (Bobadela).
Pampilhosa da Serra - O Buke - Villa Pampilhosa Hotel.
Penacova – Piscinas.
Penela - D. Sesnando; HD Duecitânia (Ponte do Espinhal).
Soure - Aroma & Delícia.
Tábua – Verdelhão.
Vila Nova de Poiares - A Estrela da Mó; A Grelha.


Leiria | XVII Feira do Mel chega ao Mercado de Sant’Ana no domingo

O Centro Cultural Mercado de Sant’Ana recebe, no próximo domingo, dia 3 de novembro, entre as 10h00 e as 21h00, a XVII Feira do Mel, onde os produtores associados da Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste (AARL) vão apresentar o mel da região e outros produtos apícolas.

Nesta XVII edição, o público será desafiado a escolher o melhor mel da Feira, numa sessão de provas para atribuição do prémio “a escolha do público”.

Durante a manhã, irá decorrer uma aula de yoga e à tarde, pelas 14 horas, realiza-se o Seminário “Pequenos investimentos nas explorações agrícolas - Apoios à Apicultura”, no Auditório Artur Manuel dos Santos, seguindo-se, a partir das 15:30, momentos de grande animação com o Grupo de concertinas da Barrenta.

A Feira do Mel é um evento que se realiza na cidade de Leiria desde 1989, organizado pela AARL, com o apoio do Município de Leiria, no âmbito da valorização da apicultura, como atividade representativa do território.

Carregal do Sal | “NATAL É NO CARREGAL” - Concurso de Montras – inscrições de 2 a 26 de novembro

A Câmara Municipal de Carregal do Sal vai realizar mais uma edição do Concurso “Natal é no Carregal!”
Depois do sucesso do ano transato, a Autarquia reedita a iniciativa e mantém os termos de participação como forma de promover e dinamizar o comércio local.
Assim, uma vez mais, a Câmara vai premiar as melhores Montras de Natal e habilitar quem fizer compras no comércio local a vouchers de diversos montantes.
Se possui ou explora um estabelecimento comercial no Concelho, decore a sua Montra e habilite-se a ganhar 1 Smartphone, 1 LCD ou um Jantar para 2 pessoas!
Inscreva-se entre 2 e 26 de novembro, no portal do Município acedendo a Serviços On-line, na secção Fichas de Inscrição Online ou presencialmente no Gabinete de Apoio ao Empresário da Autarquia, no horário de funcionamento dos serviços.
AGENDA de NOVEMBRO

Região Centro | Anadia marca presença no Festival de Gastronomia de Santarém

Anadia vai estar presente, como Município convidado, no 39ª Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o mais antigo Festival de Gastronomia do país, que se encontra a decorrer até domingo, dia 3 de novembro, na Casa do Campino.
O dia 1 de novembro, feriado nacional, vai ser o dia em que o Município de Anadia será o alvo de todas as atenções, com um espaço próprio para promover o que de melhor se faz no concelho e na região, desde o enoturismo à cultura.
Num espaço totalmente dedicado ao Município, entre as 12h00 e as 24h00, Anadia vai ter a oportunidade de apresentar as principais iguarias gastronómicas, a doçaria tradicional e os néctares bairradinos, com enfoque nos espumantes, bem como dar a conhecer as suas principais atrações turísticas.
Haverá uma área dedicada à degustação gastronómica, com a presença de alguns chefs, onde os visitantes poderão provar as principais iguarias da região, desde o leitão assado à Bairrada, cabidela, negalhos, entre outros pratos confecionados na hora com produtos endógenos. Por outro lado, estão também previstas algumas provas de vinhos comentadas.
Numa outra zona do stand, os forasteiros poderão adquirir doces tradicionais, produtos endógenos, bem como vinhos e espumantes da Bairrada.
A animação cultural desse dia também estará a cargo do Município de Anadia, com a presença em palco do Grupo Incantus, da Cerca-S.Pedro (Avelãs de Cima). A animação volante, de hora a hora, estará por conta do grupo de bombos “Bate Forte”, de Vilarinho do Bairro, e dos Groovart.
De referir ainda que o Festival Nacional de Gastronomia tem um papel fundamental na preservação do património gastronómico português.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ INAUGURA MONUMENTO QUE HOMENAGEIA DADORES DE SANGUE


Na manhã do passado domingo, dia 27 de outubro, foi inaugurado o Monumento ao Dador de Sangue, numa cerimónia no Jardim da Biblioteca Municipal. 

Há muito ambicionado, este monumento tem como propósito simbólico homenagear todos os dadores de sangue e o Grupo Humanitário de Dadores de Sangue da Covilhã. 

Susana Pereira, sócia do Grupo, criou um monumento que, nas palavras do Presidente da direção Manuel Carrola, “é composto por duas partes: uma mais austera, simbolizando a vida dura dos dadores e outra mais suave, uma gota que gira em torno do eixo, que quebra essa rigidez e através do movimento simboliza a vida”. O responsável agradeceu este reconhecimento aos “dadores de ontem, hoje e amanha” por parte da Câmara Municipal da Covilhã. 

Vítor Pereira, Presidente do Município, aproveitou a ocasião para garantir “tudo fazer para requalificar a sede do Grupo e criar melhores condições para que este prossiga o trabalho abnegado e altruísta que tem vindo a desenvolver”. O autarca afirmou que a inauguração deste Monumento ao Dador de Sangue se constitui como “um gesto simbólico, mas muito genuíno de agradecimento”.

Figueiró dos Vinhos | Pinhais do Zêzere realiza Sessão de Divulgação sobre o PDR2020



No próximo dia 4 de novembro, segunda-feira, pelas 17 horas, decorre no CENTRO INVESTE – Figueiró dos Vinhos, uma Sessão de Divulgação promovida pela Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento relacionada com dois avisos de candidaturas ao PDR2020 que se encontram abertos até dia 2 de dezembro.

Trata-se das Medidas 10.2.1.1 - Pequenos investimentos nas explorações agrícolas e 10.2.1.2 - Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas geridas pelo PDR2020 - GAL – Pinhais do Zêzere, vocacionadas para o setor agrícola e acerca das quais poderá ficar a saber mais informações.

A entrada não carece de inscrição.

Coimbra | Escola de treino sobre aerogéis na FCTUC


O Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acolheu, durante três dias da última semana, uma Training School sobre a temática dos aerogéis, no âmbito da Ação COST AERoGELS “Advanced Engineering and Research of aeroGels for Environmental and Life Sciences”.

A iniciativa reuniu 41 formandos e 17 formadores de 17 países. Ao longo dos três dias, decorreram várias aulas, sessões práticas em laboratório e mesas redondas onde, através da partilha de conhecimento, foram explorados temas emergentes relacionados com os aerogéis.

Esta “escola de treino”, que contou também com a participação de formadores da vertente tecnológica, teve como principal objetivo oferecer formação intensiva a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira, contribuindo ainda para a consciencialização sobre as aplicações de aerogéis por parte da comunidade científica e sociedade, em particular nas áreas da remediação ambiental e da economia circular.

Cristina Pinto

Alentejo | Câmara de Évora reforça fiscalização do estacionamento


A Câmara Municipal de Évora tem vindo a reforçar a fiscalização noturna e ao fim-de-semana do estacionamento no Centro Histórico, em parceria com a PSP, desde o início do ano, procurando com esta medida combater o estacionamento abusivo, com a edilidade a dar resposta, desta forma, ao sem número de reclamações por parte dos residentes, que, vítimas de estacionamento ilegal, se viam impossibilitados de parquear as suas viaturas nas respetivas áreas de residência.

Em termos numéricos, de salientar que, de janeiro a setembro deste ano, foram feitas um total de 1255 autuações por parte dos fiscais da CME e dos elementos da esquadra de trânsito da PSP, verificando-se que gradualmente um cada vez maior número de condutores respeita a sinalética, ou seja estacionando apenas nas zonas de parque pago, retirando o respetivo ticket, libertando, por outro lado, as zonas de residentes.

Desde que iniciaram a fiscalização noturna e ao fim de semana, os fiscais municipais já autuaram um total de 700 viaturas que se encontravam estacionadas indevidamente nas zonas destinadas aos residentes.

Mundo | Reino Unido não vai a eleições. Câmara dos Comuns rejeita antecipação pela terceira vez

Resultado de imagem para Reino Unido não vai a eleições. Câmara dos Comuns rejeita antecipação pela terceira vez
SIC NOTICIAS
Proposta do Governo de Boris Johnson necessitava de dois terços dos votos na Câmara dos Comuns.
A Câmara dos Comuns rejeitou esta segunda-feira, pela terceira vez, a moção proposta pelo Governo de Boris Johnson para antecipar as eleições no Reino Unido, para o dia 12 de dezembro. Houve 299 votos a favor (eram precisos 434) e 70 contra, o que falha a maioria de dois terços necessária.
Este resultado já era esperado, dado que os Trabalhistas tinham na prática um direito de veto, que exerceram, abstendo-se. O partido liderado por Jeremy Corbyn afirma desejar eleições antecipadas, mas apenas as aceita quando já não houver possibilidade de uma saída da União Europeia (UE) sem acordo.
Boris Johnson já reagiu à votação garantindo que, esta terça-feira, vai apresentar uma proposta simples de antecipação das legislativas, que os Liberais-Democratas e o Partido Nacional Escocês (SNP) estarão dispostos a apoiar. De acordo com o líder conservador, após estar garantido o adiamento do Brexit até 31 de janeiro de 2020, não há desculpas para rejeitar uma ida a votos.
Uma moção simples necessita apenas de uma maioria simples, tornando o voto contra ou abstenção dos Trabalhistas irrelevante. Porém, uma proposta deste género dá menos controlo aos Conservadores, uma vez que está sujeita à anexação de emendas. “Não irei permitir que esta paralisia e esta estagnação continuem”, sublinhou Boris Johnson.
A rejeição das eleições antecipadas é mais um episódio da aparentemente interminável história do Brexit. No debate antes da votação, o primeiro-ministro disse que “por todo o país há uma convicção geral de que este Parlamento está acabado”, acreditando por isso que o seu partido pode ganhar lugares no Parlamento em futuras eleições, que lhe permitiriam ratificar finalmente um acordo de saída da UE. Aliás, o governante também anunciou que não vai levar o seu acordo do Brexit a votação na atual Câmara dos Comuns.
RR