segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A nossa missão | Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea


A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula , acaba de comemorar um ano de existência, e como é da praxe desta instituição, não houveram foguetórios, nem nada que outros estão habituados a fazer quando toca a festarolas. A missão para que foi criada esta Plataforma tem funções bem definidas na área da Dádiva do Sangue e da Medula Óssea, sem alardes mas num trabalho silencioso, já muito se tem realizado e só assim sem atropelos , sem oportunismo , sem difamações, sem mentiras, sem folclore, mas com um trabalho profícuo de análise, um intenso contacto com dadores federados ou independentes de todo o País , com educação e respeito por todos, iremos cumprindo a nossa missão. Tem esta Plataforma caminhos bem definidos e que contamos levar a bom porto, a saber:

1– Uma abertura total a todos os dadores federados ou independentes, ás instituições da área da Dádiva de Sangue e Medula Óssea, Associações de Bombeiros, Lions, Clubes Rotários, Autarquias Municipais, Paroquias, Corpo Nacional de Escutas Escoteiros de Portugal, Guias de Portugal, Empresas, Sociedade Civil , numa palavra , todos que possam contribuir para o melhoramento e o associativismo da dádiva , desde que estejam irmanados no ideal desta Plataforma, pois todos somos poucos para tão grande marco de solidariedade.
2—Estando esta Plataforma juridicamente legalizada, junto das Entidades Oficiais e registada no Ministério da Saúde e Instituto Português do Sangue e da Transplantação, exige o mesmo grau de paridade que as federações existentes, no que concerne a ser ouvida e integrar Comissões sempre que sejam criadas e onde sejam definidas directrizes para o melhoramento da Dádiva, e da Dignificação do Dador.
3—Exige igualmente o mesmo grau de paridade definido para as federações existentes, na mesma igualdade de obtenção de benefícios financeiros anuais e pontuais.
4—Considerando que para se obterem as exigências nos pontos nº 3/4 é necessária uma intervenção junto das entidades competentes, vai esta Plataforma de imediato enviar ás mesmas, correspondência oficial sobre a matéria em causa.
5—É primordial que esta Plataforma deixe de ser ignorada por algumas entidades, e passe de imediato a ocupar o lugar que lhe compete, pois o trabalho a realizar na dádiva de sangue e medula óssea é imenso , sem folclores ou golpes de ilusionismo barato, mas com trabalho sério e união, se calcem as luvas e se trabalhe pois á trabalho para todos desde que terminem os oportunismos.

6—Esta Plataforma não é nem será um clube de alguns, mas sim a realidade de uma abrangência a nível nacional, onde todos os dadores têm lugar, voz e um apoio constante desde que as suas intenções e pensar estejam enquadradas no ideal desta instituição Os dadores de sangue e medula óssea estarão sempre em primeiro lugar. É tempo desta Plataforma ocupar o lugar a que tem direito.

José Passos

Presidente da Direcção da Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula

Assinar de cruz?

Editorial
Assinar de cruz nunca mais, assinamos uma única vez na 2ª Convenção, por acreditar no projecto e nas pessoas, e fomos enganados.

O projecto até era bom as pessoas é que não, conforme se verificou com o andar do tempo, eram lobos com pele de cordeiro, portanto após essa experiência, assinar de cruz ou cheques em branco está fora de questão.

Esse triste episódio, e depois o comportamento dessas pessoas ao longo do tempo e a sua postura nas 3ª e 4ª Convenção, demonstrou que não se deve assinar de cruz sem que uma avaliação profunda nos mostre uma confiança a toda a prova.

Quem vê caras não vê corações e quem veste pele de cordeiro pode esconder um corpo de maldade, mentira, infâmia e oportunismo, pelo que todo o cuidado é pouco na hora de confiar em alguém.

Confiar nesta nossa Associação, face ás tristes experiências anteriores, só nos nossos Amigos e esses estão assinalados, são de confiança extrema , com provas dadas ao longo do tempo, esses sim merecem todo o nosso respeito e confiança sem limites.

Portanto não contem com esta instituição para assinar de cruz ou cheques em branco, pois gato escaldado de agua fria tem medo, e só nos enganam uma vez.
Para nós aqui a Dignificação do Dador é prioridade, porque ele merece a nossa confiança, ele é que dá sangue.

JP  
Fonte: Boletim Informativo da Ass. Dadores do Distrito
de Viana do Castelo


Exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar” Pintura, escultura e fotografia na Galeria de Vieira de Leiria


Até ao dia 19 de fevereiro, a Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria, tem patente a exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar”.

A mostra apresenta obras de pintura, escultura e fotografia de 26 artistas convidados pelo artista vieirense Aquilino Ferreira. É organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e integra-se nas comemorações do centenário da restauração do concelho, ocorrido no passado dia 20 de janeiro de 1917.

A exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar” apresenta trabalhos dos artistas:
Aline Ferreira, António Santos, Aquilino Ferreira, Bruno Neto, Catherine Morisseau, César Carvalho, Conceição Ruivo, F. Maria Prosa, Fátima Ferreira, Fernanda Curado, Fernando Crespo, Ferreira Barbosa, Helena Poinha, Isabel Pereira, José Eliseu, José Silva, Lemos Djata, Margarida Lopo, Milena Soares, Mutes, Olinda Colaço, Rui Moco, Sophie Cravo, Stélia, Ulrich Hilmer, Zacarias.

A exposição pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 22h00, e ao sábado e domingo, das 15h00 às 23h00.

Exposições, ateliês e espetáculos | Roteiro Cidadania em Portugal na Marinha Grande



A Câmara Municipal da Marinha Grande acolhe o Roteiro Cidadania em Portugal, de 20 a 24 de fevereiro, através de iniciativas dirigidas à população e cuja participação é gratuita.

O Roteiro Cidadania em Portugal decorre desde o dia 24 de outubro de 2016 até 30 de junho de 2017, sendo uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Consiste num desafio das redes e comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação. 

Tem como objetivos:
PARAR para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade;
PENSAR, conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas;
- AGIR em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos/as os/as agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

O Roteiro Cidadania em Portugal a realizar na Marinha Grande tem o seguinte programa:

20 de Fevereiro . segunda-feira
10h00 e 14h30 - Praça Guilherme Stephens . Marinha Grande
Carrinha “Roteiro Cidadania em Portugal” - Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Uma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, vão apoiar a dinamização de atividades propostas por parcerias locais e pôr o país a pensar e a agir sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

20 e 22 de Fevereiro . segunda-feira e quarta-feira
10h00 e 14h30 . Edifício da Resinagem
Ateliers para o 1º ciclo «Viver em Igualdade» destinados aos Agrupamentos de Escolas da Marinha Grande


21 de Fevereiro . terça-feira
10h30 e 14h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens
NÃO CHOVE DE BAIXO PARA CIMA com interpretação de Sandra José
Sessões destinadas aos Agrupamentos de Escolas da Marinha Grande (2º ciclo e secundário)
Sinopse |
Uma sala, uma mulher, uma professora, marcada pelas marcas de uma mãe que já não está, que "às vezes preferia não ter cara, nem voz, nem corpo. Não ter nada, só ter costas". Não chove de baixo para cima marca a fronteira entre a loucura e a lucidez, entre o amor e ódio, entre o passado e o presente, onde a violência emocional se transforma e nos transforma. Não chove de baixo para cima retrata a vida de uma mulher que vive obcecada pelos traumas vividos na infância causados por uma mãe esquizofrénica. Este espetáculo mostra, de uma forma crua e dura, uma proposta de futuro para alguém vítima física e emocionalmente de violência doméstica na infância.
Ficha Artística e Técnica |
Texto e interpretação: Sandra José
Conceção do espetáculo: Sandra José
Imagem: Carlo Alves
Iluminação: Sérgio Gaspar
Classificação Etária | M/12
Duração | 55m
Preço| Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala)

21 a 24 de fevereiro
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria - EB2 Padre Franklin (alunos do 5º ano)
“Vida Terrestre”
Análise de textos e visualização de vídeos sobre o Objetivo 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.

22 de fevereiro . quarta-feira
10h10 . Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria 
Workshop “Cartão de Cidadão” 
Destinado a alunos do 4º ano, com o objetivo de desenvolver noções de cidadania. Enquadra-se no objetivo 16 dos ODS's - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

22 de fevereiro . quarta-feira
14h30 .  Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
“Coração sorridente”
Tarde de animação no Lar de Idosos de Vieira de Leiria, com música e dinâmicas de risoterapia. Enquadra-se no objetivo 3 dos ODS's - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

24 de fevereiro . sexta-feira
14h30 . Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria - Escola Secundária José Loureiro Botas
“Workshop de SBV (suporte básico de vida)" 
Destinado a alunos do ensino secundário. A atividade está enquadrada no Objetivo 3, dos ODS’s.

24 de fevereiro . sexta-feira
21h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens 
NÃO CHOVE DE BAIXO PARA CIMA com interpretação de Sandra José
Espetáculo destinado ao público em geral
Sinopse |
Uma sala, uma mulher, uma professora, marcada pelas marcas de uma mãe que já não está, que "às vezes preferia não ter cara, nem voz, nem corpo. Não ter nada, só ter costas". Não chove de baixo para cima marca a fronteira entre a loucura e a lucidez, entre o amor e ódio, entre o passado e o presente, onde a violência emocional se transforma e nos transforma. Não chove de baixo para cima retrata a vida de uma mulher que vive obcecada pelos traumas vividos na infância causados por uma mãe esquizofrénica. Este espetáculo mostra, de uma forma crua e dura, uma proposta de futuro para alguém vítima física e emocionalmente de violência doméstica na infância.
Ficha Artística e Técnica |
Texto e interpretação: Sandra José
Conceção do espetáculo: Sandra José
Imagem: Carlo Alves
Iluminação: Sérgio Gaspar
Classificação Etária | M/12
Duração | 55m
Preço | Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala)

Cine-Teatro Actor Álvaro “Evaporação dos Pássaros” em Vieira de Leiria


O Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria, exibe a peça “Evaporação dos Pássaros”, interpretada pelo grupo de teatro Colectivo Prisma (Lisboa), no dia 18 de fevereiro (sábado), pelas 21h30.

A iniciativa é organizada pelo Teatresco Grupo de Teatro, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Evaporação dos Pássaros, originalmente chamada Sim, Senhor!, foi escrita em 1988 de um só fôlego e reescrita em 2000. A versão que suporta o atual espetáculo foi objeto de uma adaptação dramatúrgica pelo Colectivo Prisma.

Sinopse:
“Evaporação dos Pássaros” é uma experiência dramatúrgica em torno do poder e da liberdade. Dois homens a que convencionamos chamar Senhor e Criado estão confinados a um lugar de onde parecem não conseguir sair. O espaço cénico – em forma de arena imperfeita – remete-nos para uma casa anoitecida em fim de festa. 
Em redor tudo se evapora, com a aparente excepção das prisões e armadilhas em que cada um deles se vai colocando. E é através de mimetismos vários, alterações no equilíbrio de forças e jogos de inesperada malícia que nos surgem navegações à vista por entre os domínios da resistência humana.

Classificação etária: M/ 16 anos
Duração aprox.: 80’
Preço: 3 euros (bilhetes à venda no dia do espetáculo)

Candidaturas até 10 de fevereiro Atividade física para a terceira idade

Até ao dia 10 de fevereiro, estão abertas as candidaturas para o Programa de Funcionamento da Atividade Física para a 3ª Idade promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

O Programa destina-se maioritariamente a pessoas com idade superior a 65 anos, com o objetivo de promover a prática de hábitos de vida saudáveis, facilitando, em parceria, o acesso da população idosa à prática de atividades físicas e desportivas, de forma solidária e inclusiva.

Esta iniciativa aplica-se à atribuição de apoios ou benefícios a entidades que desenvolvam atividades no concelho da Marinha Grande, sendo exigidos como requisitos estar legalmente constituída, ter a sua sede social no concelho, desenvolver com carácter regular ou pontual atividades no concelho e revestir forma jurídica a que seja inerente a não prossecução de fins lucrativos.

O valor do apoio financeiro é de 1500 euros, destinado exclusivamente ao pagamento das despesas com recursos humanos, aquisição de materiais de apoio às aulas e despesas necessárias à implementação do programa.

As candidaturas devem ser apresentadas até 10 de fevereiro de 2017, na Divisão de Cidadania e Desenvolvimento da Câmara Municipal da Marinha Grande. Devem conter formulário de candidatura integralmente preenchido; declarações comprovativas da situação contributiva regularizada, emitidas pela Segurança Social e Finanças; e relatório de contas atualizado com respetiva ata de aprovação.

As demais condições do Programa de Funcionamento da Atividade Física para a 3ª Idade estão disponíveis para consulta no sítio de internet da Câmara Municipal, no endereço www.cm-mgrande.pt.

Obras municipais | Concursos para mais de 1 milhão e 750 mil euros de investimento


A Câmara Municipal da Marinha Grande tem a decorrer concursos públicos para a requalificação de arruamentos, remodelação e ampliação de redes de abastecimento de água e a reabilitação do estabelecimento de restauração e bebidas do Jardim Luís de Camões, que representam um investimento superior a 1.750.000,00 euros.

Estão abertos os concursos públicos para adjudicação de várias empreitadas para a beneficiação da Rua e Travessa das Andorinhas, a conservação e reabilitação de pavimentos no lugar das Trutas e a requalificação da Rua Nova do Moinho de Cima. Estão igualmente a concurso a remodelação da rede de abastecimento de água na Rua Santa Isabel, Rua do Salgueiro e Rua D. João Pereira Venâncio e a ampliação da rede de abastecimento de água na Rua Casal dos Claros, no Pilado, assim como a reabilitação do espaço de restauração e bebidas situado no Jardim Luís de Camões.

Rua e Travessa das Andorinhas

A requalificação da Rua e Travessa das Andorinhas visa dotar os dois arruamentos de todas as infraestruturas de modo a garantir o seu funcionamento adequado, assim como reabilitar os pavimentos e garantir adequada acessibilidade à mobilidade condicionada.

Este projeto tem como preço base 772.222,80 euros e tem como principal objetivo servir a população com sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e requalificar a rede de abastecimento de águas existente.

Rua Nova do Moinho de Cima

A Câmara Municipal pretende intervir na Rua Nova do Moinho de Cima e arruamentos adjacentes constituídos pela Rua José Alves Júnior e ligação da Rua da Indústria Metalúrgica à Rua Nova do Moinho de Cima.

A obra de requalificação da Rua Nova do Moinho de Cima e infraestruturas de saneamento dos arruamentos adjacentes pretende dotar os arruamentos confinantes de infraestruturas de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais e reformular a rede de abastecimento de água. Visa-se ainda tornar o arruamento de características adequadas ao acesso a pessoas com mobilidade reduzida e promover uma melhoria na segurança rodoviária e pedonal. A intervenção está orçada em 453.363,00 euros.

Rua Santa Isabel, Rua do Salgueiro e Rua D. João Pereira Venâncio

Decorre o concurso público para a remodelação da rede de abastecimento de água na Rua Santa Isabel, Rua do Salgueiro, Rua D. João Pereira Venâncio, Rua Ilha do Corvo, Rua Casal da Formiga, Travessa do Salgueiro, Travessa Santa Isabel, Bairro Santa Isabel, Rua da Figueira, parte da Rua Manuel Pereira Roldão e parte da Rua Guilherme Pereira Roldão.

Pretende-se remodelar a rede de abastecimento de água, dado que a conduta existente encontra-se em mau estado de conservação, através de um investimento estimado de 174.456,30 euros.

Pavimentos das Trutas

A conservação e reabilitação de diversos pavimentos nas Trutas prevê dotar os arruamentos de adequadas condições de circulação de veículos e de condições de segurança dos seus utilizadores. O projeto está orçado em 171.028,50 euros.

Serão pavimentadas com betão betuminoso: Rua Circular, Rua de Óbidos, Rua do Jardim; Rua da Cabine das Trutas, Rua da Manilharte, Rua Moinho d’Amélia, Rua da Beira Baixa, Rua da Sociedade Desportiva e Cultural das Trutas e Rua do Alto Douro.

Rua Casal dos Claros

A Câmara Municipal irá proceder à ampliação da rede de abastecimento de água na Rua Casal dos Claros, no Pilado, através da implantação de aproximadamente 494 metros de conduta, que permitirá o abastecimento de água a dois edifícios de habitação existentes. O preço base do concurso é de 49.000,40 euros.

Estabelecimento de restauração e bebidas

O estabelecimento de restauração e bebidas do Jardim Luís de Camões carece de uma intervenção que abrangerá a correção de barreiras físicas e funcionais, renovação das suas infraestruturas, otimização energética, substituição de materiais de revestimento e arranjos exteriores. Prevê-se que a empreitada represente um investimento de 219.921,73 euros.

Curso de Nadador Salvador em Figueiró dos Vinhos

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, consciente da importância acrescida que tem vindo a assumir a atividade de nadador salvador, no contexto das  áreas  da Segurança e Socorro, vai promover durante os meses de março e abril próximos, o Curso de Nadadores Salvadores na sua edição de 2017.
As inscrições decorrem até 7 de março através do e-mail smpcff@cm-figfoz.pt ou gabdesporto@cm-figueirodosvinhos.pt, o exame de admissão será a 10 de março e o curso irá decorrer entre 17 de março e 20 de abril.

Figueiró dos Vinhos, 6 de fevereiro de 2017 

Telf. 236 559 558
Telm. 916206446

Laura Alho apresenta último romance na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

A autora Albergariense Laura Alho regressa à Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha no sábado, 11 de fevereiro, para apresentar o último romance, “Anjos Negros”. Com início às 16h30, a sessão está integrada no “Encontros com Letras”, um projeto municipal que visa promover obras de autores locais. A entrada é livre.

 “Anjos Negros” é um romance policial que parte de uma vaga de crimes rituais. Um assassino em série, que se denomina Anjo Negro, ameaça Lisboa e deixa bilhetes singulares, revelando uma missão clara – eliminar todos aqueles que considera “indignos”. Num cenário repleto de simbologias e histórias entrelaçadas, os inspetores Lima e Newton são confrontados com uma investigação de contornos muito estranhos. Marta Brandão, uma conceituada psicóloga forense, é chamada para ajudar a identificar o Anjo Negro. Mas será que o assassino atua sozinho? Será possível existirem dois Anjos Negros?

 Laura Alho é natural de Albergaria-a-Velha e reside em Santa Joana, Aveiro. É doutorada em Psicologia, mestre em Psicologia Forense e pós-graduada em Criminologia. É formadora certificada e professora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Enquanto investigadora conta com várias publicações e participações nacionais e internacionais.

Estreou-se como autora de romances em 2014 com “Um Paraíso no Inferno”, que apresentou na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha em abril do mesmo ano. Quase três anos depois, regressa com um romance policial. Ambas as obras são publicadas pela Chiado Editora.


TOC'ACORDAR Projeto de Percussão Criativa com os CRASSH - Inscrições terminam


Junte-se à festa do Carnaval e faça parte da Orquestra Toc’Acordar Estarreja, onde se pretende juntar músicos e não músicos, gentes de todos os lugares, pequenos e graúdos!

O Espetáculo sai à rua no sábado de Carnaval, 25 de fevereiro, com uma parada desde o Cine-Teatro de Estarreja até à Praça Francisco Barbosa.


As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até dia 7 de fevereiro.

Workshops/ oficinas CRASSH Style
Cine-Teatro de Estarreja
8 fevereiro 20h30-23h
15 fevereiro 20h30-23h 
20 fevereiro 20h30 (ensaio geral)
25 fevereiro 16h (ensaio de colocação - Praça Francisco Barbosa)


Idade mínima: 6 anos, com acompanhante até aos 10 anos (obrigatório)

Inscrições até dia 7 fevereiro!
Participação gratuita




Imagens de http://crassh.pt/

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Seu corpo é acido ou alcalino?

Há muitos sinais que seu corpo está muito ácido,e há formas de alcalinizá-lo rapidamente! 

O nosso corpo precisa ter o pH ligeiramente alcalino, uma vez que a acidez é prejudicial à saúde, porque a acidez é propícia para o desenvolvimento de bactérias, fungos, leveduras, que são o agente causal de muitas doenças.
Para evitar essa situação, o próprio organismo se encarrega de retirar os minerais dos órgãos vitais e dos ossos para neutralizar o pH, numa tentativa de diminuir a acidez.
Assim, nessas condições, podemos ficar carentes de cálcio, sódio, potássio e magnésio.
Qualquer pessoa pode contribuir com o bom funcionamento de seu corpo, evitando o consumo de alguns alimentos ácidos, como:
- Carne (principalmente em excesso)
- Laticínios
- Açúcar
A acidose de seu organismo pode causar:
- Gengivas sensíveis que inflamam com facilidade.
- Deficiência imunológica.
- Ciática, lombalgia e rigidez do pescoço.
- Problemas respiratórios, com falta de ar e tosse.
- Doenças por fungos (como cândida).
- Fadiga crônica, falta de disposição para tudo.
- Problemas cardiovasculares, má circulação sanguínea e redução de oxigênio no organismo. (Hipoxia)
- Problemas cardíacos, arritmia, taquicardia.
- Obesidade e diabetes.
- Infecção na bexiga e nos rins. (A salsa é fantástica para curar)
- Envelhecimento precoce.
- Náuseas, vômitos e diarreia nos casos mais extremos de acidose.
- Osteoporose, ossos frágeis.
- Dores de cabeça, e sonolência.
- Dores nas articulações, dores musculares e acúmulo de ácido láctico causando câibras frequentes.
- Alergias diversas.
O pH normal para todos os fluidos do corpo é alcalino, exceto o do estômago.
Nosso organismo é capaz de neutralizar a acidez do sangue, porém, esta não é uma alternativa saudável, porque prejudica outros sistemas do corpo, levando a problemas graves.
O seu pH sanguíneo, pode variar de 6,75  a 7,25, mantendo-se num estado saudável.
A melhor forma de equilibrar o pH do sangue é pela alimentação.
Nós não conseguimos reconhecer os alimentos alcalinos apenas pelo sabor, o limão, por exemplo, embora muita gente pense que ele é ácido, quando o digerimos, torna-se alcalino.
O cálcio, o ferro, o magnésio, o potássio e o sódio são os principais minerais alcalinizantes, assim, os alimentos que são ricos nestes minerais são excelentes para a saúde porque elevarão o pH sanguineo.
No entanto, é bom saber que a maioria dos alimentos são compostos por minerais ácidos e alcalinos simultaneamente, e o que precisamos saber é o que predomina mais.
Nosso corpo é perfeito porém, qualquer desequilíbrio é prejudicial. O excesso de alcalinidade também é muito ruim.
Como equilibrar o pH do sangue?
1. Verifique o seu pH regularmente (exame de sangue)
2. Se sua alimentação for muito acidificante, beba muita água. 
3. Diminua o consumo de alimentos ácidos
4. Substitua, de vez em quando, um almoço tradicional por salada com folhas verdes, cebola e temperada com limão. 
5. Consuma folhas de acelga, alface, repolho, couve e aipo/salsão
6. Evite consumir alimentos processados.
7. Evite refrigerante, açúcar e café.
8. Adicione sucos caseiros com frutas da estação, em sua dieta.
O alimento que consumimos tem impacto direto sobre a nossa saúde.
Portanto, cuide-se! A vida é um dom maravilhoso e pessoas que se cuidam poderão viver acima de cem anos. Talvez, bem mais que isso... UHUH!

João António Pagliosa
Curitiba, 06 de fevereiro de 2017.

Espetáculo de teatro infantil “A Meias…” sobe ao palco do Cineteatro Alba

O Cineteatro Alba apresenta no próximo sábado, 11 de fevereiro, “A Meias…”, um espetáculo de teatro infantil que explora a linguagem clown e a mímica para criar uma aventura divertida em família. A sessão tem início às 11h00 e a entrada é gratuita para crianças até aos dez anos

“A Meias…” propõe uma viagem à infância de cada um, onde as brincadeiras e o faz de conta ganham significado na partilha e na entreajuda. Ao som de uma caixa de música, o público assiste aos encontros e desencontros de duas personagens, desprendidas de modos e maneiras, que mostram até onde vai a audácia quando a aventura nos chama.

  Produzido pela Companhia Kopinxas, “A Meias…” conta com as interpretações de Ângelo Castanheira e Eduardo Dias, que partilham também a encenação do espetáculo. A voz off é de Vanda Fernandes e a partitura da caixa de música de Rogério Fernandes. Os figurinos são de Irene Oliveira.

O bilhete normal para o espetáculo custa quatro euros, mas as crianças até aos dez anos têm entrada gratuita. O preço do bilhete para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens Sub 23 é de dois euros.

  A Companhia Kopinxas foi criada em 1999 e tem desenvolvido projetos artísticos nas áreas de teatro de rua, circo, teatro para a infância, teatro cómico, clown e criações comunitárias. Para além dos espetáculos, realiza formações para diferentes públicos, como o pré-escolar, jovens, idosos ou indivíduos portadores de deficiência. No palco, na rua ou numa sala de formação, a companhia Kopinxas promove a espontaneidade, resgatando o espaço para o jogo, sem preconceitos.